You are on page 1of 15

6. A Codificao, a escola da exegese e o positivismo jurdico como abordagem avalorativa.

PANDECTISMO
Na Alemanha, Bernhard Windscheid foi o autor do Tratado de Pandectas, que deu origem ao movimento que ficou conhecido como pandectismo, por dedicar-se pesquisa dos Pandectas ou Digesto de Justiniano. Esse movimento encarava a lei como um produto resultante da histria de um povo e da vontade racional do legislador. Ocupando uma posio intermediria entre a compreenso do esprito de um povo, como manifestao da lei, e o mais puro apego ao texto da lei, o pandectismo supera a Escola Histrica e influencia, de modo decisivo, o surgimento da codificao, na Frana, psrevoluo.

AO CDIGO DE NAPOLEO E AS POSITIVISMO JURDICO NA FRANA


O significado histrico do Cdigo A codificao justiniana e a napolenica.

ORIGENS
de

DO

Napoleo.

Em 1804, entrou em vigor, na Frana, o Cdigo de Napoleo, que produziu uma profunda influncia no desenvolvimento do pensamento jurdico moderno e contemporneo. Como efeito, a ideia da codificao surgiu, por obra do pensamento iluminista, na segunda metade do sculo XVIII e atuou no sculo passado: portanto, h apenas dois sculos o direito se tornou direito codificado. O Cdigo de Napoleo teve uma influncia fundamental na legislao e no pensamento jurdico dos ltimos dois sculos. Somente com a legislao napolenica temos um cdigo propriamente dito, tal como o entendemos hoje, isto , um corpo de normas sistematicamente organizadas e expressamente elaboradas.

Escola da Exegese
Era constituda pelos comentadores dos Cdigos de Napoleo, principalmente o Cdigo Civil de 1804. Fundava-se na concepo da perfeio do sistema normativo, na ideia de que a legislao era completa e de que, na generalidade da lei, encontrava-se soluo para todas as situaes jurdicas.

Consequncia desse entendimento era afirmar Bugnet que no conhecia o Direito Civil, pois s ensinava o Cdigo de Napoleo, enquanto Demolombe fixava como divisa, como profisso de f. A Escola da Exegese via na lei escrita a nica fonte do Direito, expresso mesmo do Direito Natural. Adotava como mtodo de interpretao, o literal, orientado para encontrar na pesquisa do texto a vontade ou inteno do legislador. Somente quando a linguagem fosse obscura ou incompleta, o intrprete lanaria mo do mtodo lgico. A funo do jurista consistia em extrair plenamente o sentido dos textos legais para aprender o significado deles. Negava valor aos costumes e repudiava a atividade criativa. Os mais estremados representantes da escola, como Blandeau, que, em face de situaes no previstas pelo legislador, deveria o juiz abster-se de julgar. Outros, porm, menos radicais, aceitavam, nessas hipteses, o uso da analogia como mecanismo de integrao do Direito. Aftalin, Olano e Vilanova destacam, como caracterstica da Escola Exegese, um positivismo avalorativo, estatal e legalista. Esse positivismo avalorativo identifica todo o Direito como o Direito Positivo. Razes histricas, polticas, econmicas e psicolgicas explicam o positivismo legal acentuado a que chegou a Escola da Exegese:

a) a legislao sobre a qual se ergueu foi produto da burguesia, classe recentemente chegada ao poder e ciosa de que seu direito explicitava o prprio Direito Natural;

b) a legislao napolenica vinha de ser editada e, como sempre ocorre, tendem os cdigos a ser tidos, pela poca em que surgem, como obra completa e acabada;

c) o racionalismo do sculo XVIII, que alcanou o sculo seguinte, gerou o amor da simetria, da construo lgica que, no Direito, encontra sua expresso maior nos Cdigos;

d) a doutrina da irrestrita separao dos poderes (o juiz o porta-voz da lei Montesquieu) fruto de desconfiana do homem burgus, tornava intolervel

que penetrasse o judicirio na esfera do Legislativo atravs de uma interpretao das leis que no fosse rgida, literal.

Representantes franceses da Escola da Exegese, todos com obras publicadas: Jean Charles Demolombe (1804 1887) Raymond Troplong (1795 1865) Victor Napolen Marcad (1810 1854) Charles Antoine Marie Barbe Aubry (1803 -1883) Charles Frderic Rau (1803 1877) Marie Pierre Gabriel Baydry Lacantinerie ( 1837 1913 ) O belga Franois Laurent ( 1810 1887 ) O Alemo Karl Solomone Zachariae (1769 1843) Zachariae, no obstante alemo, ensinou o Cdigo de Napoleo na Universidade de Heidelberg, quando as provncias esquerda do Reno foram anexadas Frana. Escreveu sobre o Cdigo de Napoleo um tratado (1808) que veio a ser a primeira sistematizao do Direito Civil Francs. Baudry Locantinerie foi o ltimo grande representante da Escola. A influncia da Escola da Exegese ainda hoje est presente nos setores reacionrios do pensamento jurdico.

A Escola da Exegese: seus maiores expoentes e suas caractersticas fundamentais


A Escola da Exegese deve seu nome tcnica adotada pelos seus primeiros expoentes no estudo e exposio do Cdigo de Napoleo. A interpretao exegtica sempre o primeiro modo com qual se inicia a elaborao cientfica de um direito que tenha sido codificado. O primeiro estudo do Cdigo de Napoleo no qual abandonada a ordem legislativa com o intuito de seguir-se uma ordem diferente, fixadas segundo critrios cientficos, deve-se a um alemo, Karl S. Zachariae. Quando o Tratado sobre o Direito Civil Francs de Zachariae foi traduzido pela primeira vez para o francs, os tradutores (Mass e Verg), para adequar a obra s concepes predominantes na Frana, abandonaram a ordem sistemtica e retornaram ordem do Cdigo. A histria da Escola da Exegese pode ser dividida, segundo Bonnecase, em trs perodos: Os Primrdios (1804 1830), o Apageu (1830 1880) e o Declnio (de 1880 at o fim do sculo passado - sculo XIX). Segundo Bonnecase, os maiores expoentes dessa escola, cujas obras apareceram precisamente durante a segunda fase de sua histria: Alexandre Duranton - Foi professor em Paris - Obra fundamental: Curso de Direito Francs Segundo o Cdigo Civil (em 21 volumes publicados entre 1825 e 1837).

Charles Aubry e Frdric Charles Rau

- Foram professores na Universidade de Estrasburgo - Um binmio Indissolvel - Obra fundamental: Curso de Direito Civil Francs (em cinco volumes, publicados na sua primeira edio entre 1838 e 1844).

Jean Ch. F.Demolombe - Obra fundamental: Curso do Cdigo de Napoleo (em 31 volumes, publicados entre 1845 e 1876).

Troplong - Obra fundamental: O Direito Civil Explicando Segundo a Ordem dos Artigos do Cdigo (em 27 volumes, publicada a partir de 1833).

Os caracteres fundamentais da Escola da Exegese podem ser fixados em cinco aspectos:

A) Inverso das Relaes Tradicionais entre o Direito Natural e o Direito Positivo. Aubry e Rau, embora no negando a existncia de certos princpios absolutos e imutveis, anteriores e superiores a toda legislao positiva, afirmam que o Direito Natural no constitui um corpo completo de preceitos absolutos e imutveis, visto que tais princpios absolutos so muito vagos e podem ser determinados somente pelo Direito Positivo, ao qual exclusivamente se deve dirigir o jurista; particularmente caracterstica a opinio de Demolombe, segundo a qual, embora existindo o Direito Natural distinto do Positivo, ele irrelevante para o jurista enquanto no for incorporado lei:
O jurisconsulto no deve se prender a um modelo mais ou menos perfeito, a um tipo mais ou menos ideal;... O direito natural, para ele, no

sempre o melhor, nem o mais excelente; mas o direito natural possvel, praticvel, realizvel aquele, sobretudo, que se conforma e se assimila melhor ao esprito, aos princpios e s tendncias gerais da legislao escrita; e eis por que penso que sempre nessa mesma legislao que necessria atingir, diretamente ou indiretamente, todas as regras das solues jurdicas (Bonnecase).

Demolombe efetua uma inverso tipicamente positivista das relaes entre Direito Natural e Direito Positivo. Em lugar de mensurar a validade do Direito Positivo com base a sua conformidade com o Natural, afirma que este ltimo tanto mais relevante quanto seja consagrado pelo primeiro. Esta inverso leva diretamente a uma formulao logicamente contraditria, no momento em que o autor diz que o Direito Natural no necessariamente o melhor direito, dado que a prpria definio de Direito Natural comporta a ideia da sua excelncia e da sua superioridade relativamente ao Direito Positivo. A Escola da Exegese impulsiona a concepo tradicional das relaes entre o Direito Natural e o Direito Positivo tambm com respeito a outro problema, o da aplicabilidade em via subsidiria do Direito Natural em caso de lacunas no Direito Positivo.

B) Um segundo aspecto representado pela concepo rigidamente estatal do direito, segundo a qual jurdicas so exclusivamente as normas postas pelo Estado, ou, de qualquer forma, que conduzam a um reconhecimento por parte dele. Tal concepo implica no princpio da onipotncia do legislador; este princpio no coincide com a negao genrica do Direito Natural, porque importa tambm a negao de todo tipo de Direito Positivo diferente daquele posto na lei, como o direito consuetudinrio, o direito judicirio e principalmente o direito cientfico. As seguintes afirmaes de Mourlon podem ser consideradas uma smula das concepes do juspositivismo francs sobre o problema das fontes do direito:
Para o jurisconsulto, para o advogado, para o juiz existe um s direito, o Direito Positivo... que se define: o conjunto das leis que o legislador promulgou para regular as relaes dos homens entre si... As leis naturais ou morais no so, como efeito, obrigatrias enquanto no forem sancionadas pela lei escrita... Ao legislador s cabe o direito de determinar, entre regras to numerosas e, s vezes, to controvertidas

do Direito (Bonnecase)

Natural,

aquelas

que

so

igualmente

obrigatrias.

Fica, portanto claro que, segundo a Escola da Exegese, a lei no deve ser interpretada segundo a razo e os critrios valorativos daquele que deve aplic-la, mas ao contrrio, este deve submeter-se completamente razo expressa na prpria lei;

C) Um terceiro aspecto do positivismo jurdico Francs: a interpretao da lei fundada na inteno do legislador. Trata-se de uma concepo da interpretao que tem grande importncia na histria e na prtica da jurisprudncia. perfeitamente coerente com os postulados fundamentais da Escola da Exegese: Se o nico direito aquele contido na lei compreendida como manifestao escrita da vontade do Estado, torna-se ento natural conceber a interpretao do direito como a busca da vontade do legislador naqueles casos nos quais ela no deflui imediatamente do prprio texto legislativo, e todas as tcnicas hermenuticas so empregas para atingir tal propsito. Distingue-se a vontade do legislador em vontade real e vontade presumida; busca-se a vontade real do legislador no caso em que a lei disciplina efetivamente uma dada relao, mas tal disciplinamento no fica claro a partir do texto da lei; busca-se, em contrapartida, a vontade presumida do legislador, quando este se omitir em regular uma dada relao. Contrape-se interpretao fundada na vontade do legislador perto do fim do sculo passado a interpretao fundada na vontade da lei. O primeiro mtodo se baseia numa concepo s ubjetiva da vontade da lei (entendida como a vontade do legislador que a ps historicamente), liga interpretao da lei ao momento de sua emisso e comporta, portanto, uma interpretao esttica e conservadora;

O segundo se baseia numa concepo objetiva da vontade da lei (entendida como o contedo normativo que a lei possui em si mesma, prescindindo das intenes dos seus autores), desvincula a interpretao progressiva ou evolutiva, isto , uma interpretao que leva em conta a mudana das condies histrico-sociais.

D) A identificao do direito com a lei escrita traz como quarto aspecto o culto do texto da lei, pelo qual o intrprete deve ser rigorosamente e, podemos bem dizer, religiosamente subordinado s disposies dos artigos do Cdigo. Esta posio exemplarmente expressa nas seguintes palavras de Demolombe:
A minha mxima, a minha profisso de f : os textos acima de tudo! Eu publico um Curso do Cdigo de Napoleo; tenho, portanto por finalidade interpretar, explicar o prprio Cdigo de Napoleo, considerado como lei viva, como lei aplicvel e obrigatria, e a minha preferncia pelo mtodo dogmtico no impedir de tomar sempre por base os prprios artigos da lei.

E) O ltimo aspecto da Escola da Exegese o respeito pelo princpio da autoridade. Esse recurso ao princpio da autoridade ainda comumente praticado no campo do direito, e, tal princpio de mxima importncia para compreender a mentalidade e o comportamento jurdicos. Tal recurso no se deve a um mau hbito dos juristas, mas prpria natureza do direito, que uma tcnica de organizao social, que deve estabelecer, de modo obrigatrio para todos os concidados, o que lcito e o que no . Se os juristas devessem proceder exclusivamente com base em afirmaes racional ou empiricamente verificveis, no poderiam cumprir sua funo, visto que no seria sempre possvel chegar a um juzo unnime, cientificamente fundado, sobre o que lcito e o que no . Por isso torna necessrio atribuir a uma pessoa qualquer o poder de estabelecer o que justo e o que injusto, de modo que sua deciso no possa ser colocada em discusso. Na Escola da Exegese o recurso ao princpio da autoridade particularmente pronunciado no s pelo absoluto respeito que seus expoentes tm pela lei, como tambm pela grande autoridade d qual gozaram alguns dos primeiros comentadores do Cdigo, cujas afirmaes foram adotadas pelos juristas posteriores como se fossem outros tantos dogmas. A Escola da Exegese analisada no utilizada o arcabouo terico do jusnaturalismo, com exceo do conceito de sistema, que exerce papel de fundamental importncia na formulao do embrionrio direito positivo. Os positivismos podem prescindir de fundamentos naturalistas, pois, aps a positivao, conta-se com o pressuposto de que toda lei decorre da vontade do legislador, do poder de ditar regras para vida social. Esse movimento culminar na obra cientfica de Hans Kelsen que criar a base para posterior desenvolvimento cientfico do positivismo jurdico, no sculo XX.

O POSITIVISMO JURDICO AVOLORATIVA DO DIREITO

COMO

ABORDAGEM

O positivismo jurdico como postura cientfica frente ao direito: juzo de validade e juzo de valor
O positivismo jurdico nasce do esforo de transforma o estudo do direito numa verdadeira e adequada cincia que tivesse as mesmas caractersticas das cincias fsico-matemticas, naturais e sociais. A caracterstica fundamental da cincia consiste em sua avaloratividade, isto , na distino entre juzos de fato e juzos de valor e na rigorosa excluso destes ltimos do campo cientifico: a cincia consiste somente em juzos de fato. Juzos de Fato - representa uma tomada de conhecimento da realidade - tem apenas a finalidade de informa (comunicar a outro a minha constatao). Juzo de Valor - representa uma tomada de posio frente realidade - possui a finalidade no de informar, mas de influir sobre o outro. A cincia exclui do prprio mbito os juzos de valor, porque ela deseja ser um conhecimento puramente objetivo da realidade, enquanto os juzes em

questes so sempre subjetivos (ou pessoais) e consequentemente contrrios exigncia da objetividade. O cientista moderno renuncia a se pr diante da realidade com uma atitude moralista ou metafsica, abandona a concepo teleolgica (finalista) da natureza (segundo a qual a natureza deve ser compreendida como prordenada por Deus a certo fim) e aceita a realidade assim como , procurando compreend-la com base numa concepo puramente experimental (que nos seus primrdios uma concepo mecanicista). O positivismo jurdico assume uma atitude cientfica frente ao direito, ele estuda o direito tal qual , no tal qual deveria ser. O positivismo jurdico represente, portanto, o estudo do direito como fato, no como valor. O direito, objeto da cincia jurdica, aquele que efetivamente se manifesta na realidade histrico-social; o juspositivista estuda tal direito real sem perguntar se alm deste existe tambm um direito ideal (como aquele natural). Essa atitude contrape o positivismo jurdico ao jusnaturalismo, que sustenta que deve fazer parte do estudo do direito real tambm a sua valorao com base no direito ideal. A validade de uma norma jurdica indica a qualidade de tal norma, segundo a qual existe na esfera do direito ou, em outros termos, existe como norma jurdica. Dizer que uma norma jurdica vlida significa dizer que tal norma faz parte de um ordenamento jurdico real, efetivamente existente numa dada sociedade. O valor de uma norma jurdica indica a qualidade de tal norma, pela qual est conforme o direito ideal (entendida como sntese de todos os valores fundamentais nos quais o direito deve se inspirar); A posio jusnaturalista sustenta que para uma norma ser vlida deve ser valorosa (justa); nem todo direito existente portanto direito vlido, porque nem todo justo. Conceito de juspositivismo Uma norma jurdica justa pelo nico fato de ser vlida (isto , de provir da autoridade legitimada pelo ordenamento jurdico para pr normas). habitual distinguir e separar nitidamente o conceito de validade daquele valor (pode, de fato, haver um direito vlido que injusto e um direito justo por exemplo, o direito natural que invlido); ainda no excluindo a possibilidade de formular um juzo sobre valor do direito, este sustenta que tal juzo se afasta do campo da cincia jurdica. Esta ltima deve se limitar a formular um juzo de validade do direito, isto , assegurar a sua existncia jurdica.

Cincias do direito e filosofias do direito: definies avalorativas e definies valorativas

A filosofia do direito pode consequentemente, ser definida como o estudo do direito do ponto de vista de um determinado valor. Como definies cientficas e definies filosficas: as primeiras definies fatuais, ou avalorativas, ou ainda ontolgicas, isto , definem o direito tal como ele . As segundas definies ideolgicas, ou valorativas, ou deontolgicas, isto , definem o direito tal como deve ser para satisfazer certo valor. Os positivistas jurdicos no aceitam as definies filosficas. Definies Valorativas: caracterizam-se pelo fato de possurem uma estrutura teleolgica, a saber, definem o direito como um ordenamento que serve para conseguir certo valor. Uma das mais tradicionais definies filosficas a que define o direito em funo da justia (isto , como ordenamento que serve para a realizao da justia).

Esta definio claramente deontolgica ou valorativa, visto que a lei definida em relao a um fim particular, o bem comum; de onde, deste ponto de vista, a lei de um tirano quoad exeraitium (isto , do tirano que exerce o poder para a prpria vantagem pessoal e no para o bem comum) no uma lei verdadeira. Ainda aqui o direito definido em funo de um valor que este deve realizar, mesmo que este valor no seja nem a justia, nem o bem comum, mas a liberdade individual; a liberdade (mais precisamente a liberdade externa, como a ausncia de impedimento) o valor que, segundo a concepo liberal teorizada por Kant, o Estado deve garantir atravs do ordenamento jurdico. Filosfica O direito a atividade dirigida criao de meios capazes de impedir atentados expanso da individualidade, que se realiza no mundo histrico. Cientfica A lei pode... ser considerada de dois modos: No primeiro, pode ser considerada em si, enquanto mostra somente o que justo ou o que injusto, vantajoso ou nocivo ... Pode-se, em seguida considerar a lei ainda de outro modo, segundo o qual pela sua observncia dado um preceito coativo ligado a uma punio ou a uma recompensa serem atribudas neste mundo, ou segundo seja derivada de tal preceito; e somente quando considerada deste ltimo modo chamada de lei e o propriamente.

Como se v, Marslio distingue o significado deontolgico da lei da ontologia. Se o primeiro sentido (imprprio) a lei indica o que justo e o que injusto, no segundo sentido (que o prprio) a lei indica somente uma realidade fatual, isto , um comando do Estado que se faz valer coativamente. Por esta razo, nem todos os conhecimentos verdadeiros das coisas justas e dificilmente benficas so leis, quando no foram emanadas mediante um comando coativo que imponha a sua observncia, ou no foram feitas por meio de um comando, mesmo se, em seguida, tal conhecimento verdadeiro seja certamente necessrio para haver uma lei perfeita. Na verdade, mesmo conhecimentos falsos das coisas justas tornam-se s vezes leis, se dado o comando para sua observncia ou so feitas por meio de tal comando. Um exemplo pode ser encontrado em alguns pases brbaros, onde tido como norma justa ser absolvido da culpa e da punio civil um homicida, desde que pague certa soma por tal delito. Ora, esta norma ... absolutamente injusta e, consequentemente, as leis desses brbaros no so absolutamente perfeitas.

A partir desta passagem resulta que para Marslio: a) o que justo no de per si o prprio direito; b) o justo no um requisito essencial da lei, visto que a ausncia da justia no exclui a juridicidade da norma; c) o justo serve para distinguir no tanto a lei da no-lei, mas sim a lei perfeita da lei imperfeita, isto , a justia incide no sobre a juridicidade mas o sobre o valor lei; Encontramos, ento, neste autor, pela primeira vez, uma definio neutral do direito, que o liga ao poder soberano e quela expresso tpica desse poder, que a coero. O direito a tcnica social que consiste em obter a desejada conduta social dos homens mediante a ameaa de uma medida de coero a ser aplicada em caso de conduta contrria.

Positivismo Jurdico e Realismo Jurdico: a definio do direito como norma vlida ou como norma eficaz
O positivismo jurdico, definindo o direito como um conjunto de comandos emanados pelo soberano, introduz na definio o elemento nico da validade, considerando por tanto como normas jurdicas todas as normas emanadas num

determinado modo estabelecido pelo ordenamento jurdico, prescindindo do fato de estas normas serem ou no efetivamente aplicadas na sociedade: na definio do direito no se introduz assim o requisito de eficcia. insuficiente a definio do direito baseado no requisito nico da validade, sendo necessrio, pelo contrrio, introduzir tambm o requisito da eficcia. O direito, observa essa escola, uma realidade social, uma realidade de fato, e sua funo ser aplicado: logo, uma norma que no seja aplicada, isto , que no seja eficaz, no , consequentemente, direito. A doutrina desta corrente, que conhecida com o nome de escola realista do direito, pode ser resumida da seguinte maneira: direito o conjunto de regras que so efetivamente seguidas numa determinada sociedade. Os juspositivistas enfocam o direito pelo ngulo visual do dever ser, considerado assim o direito como uma realidade normativa; os realistas enfocam o direito do ngulo visual do ser, considerando assim o direito como uma realidade fatual. O jurista, ao desenvolver a sua atividade, se coloca diante do direito de um ponto de vista normativo, considera as normas jurdicas no plano do dever ser: ele, antes de estudar o contedo de uma norma ou de um instituto jurdico, se pergunta se eles so vlidos, mas no se indaga tambm se so eficazes, isto , se ou em qual medida foram, so ou sero aplicados. Falando de eficcia, os realistas se referem ao comportamento dos juzes, daqueles que devem fazer respeitarem as regras de conduta imposta aos cidados. Normas jurdicas so, pois, aquelas que os juzes aplicam no exerccio de suas funes. O problema de se dever considerar o direito do ponto de vista da validade (do dever ser) ou da eficcia (do ser), pode portanto ser reformulado: qual o verdadeiro ordenamento jurdico ? O do legislador, embora no aplicada pelos juzes, ou o dos juzes, embora no seja conforme s normas postas pelo legislador ? Para os realistas, deve-se responder afirmativamente a segunda alternativa: o direito verdadeiro somente aquele que aplicado pelos juzes; as normas que procedem do legislador, mas que no chegam ao juiz, no so direito, mas um mero flatus vocis, Kantorowicz Um estudioso alemo emigrado na Inglaterra, que une, portanto, ao rigor cientfico dos alemes a clareza e a brevidade prprias dos ingleses - por exemplo, define o direito como: o conjunto das regras da conduta externa, de cuja aplicao o juiz est encarregado

O formalismo como caracterstica da definio juspositivista do direito


A definio do positivismo (em sendo estrito) e a do realismo jurdico, em sua diversidade, tm um elemento em comum: so definies anti-ideolgicas, definies que no fazem referncia a valores ou fins que seriam prprios do direito. Deste ponto de vista, ambas podem ser qualificadas como definies positivistas (em sentido lato), em contraposio s definies ideolgicas ou valorativas, que (sempre em sentido lato) podem ser qualificadas como jusnaturalista. O direito pode disciplinar todas as condutas humanas possveis, isto , todos os comportamentos que no so nem uma tcnica social, que serve para influir na conduta humana. Uma norma que ordene um comportamento necessrio ou proba um comportamento impossvel ou proba um comportamento necessrio seria v. Este modo de definir o direito pode ser chamado de formalismo jurdico; a concepo formal do direito define portanto o direito exclusivamente em funo da sua estrutura formal, prescindindo completamente do seu contedo isto , considerada somente como o direito se produz e no que ele estabelece. Entende-se por formalismo tico a pura e simplesmente no cumprimento do dever imposto pela lei, qualquer que seja esta, qualquer que seja seu contedo (neste sentido se fala tambm de concepo legalista da moral).

Referncias:
Positivismo Jurdico Autor: Norberto Bobbio 1996

Como Aplicar o Direito Autor: Joo Baptista Herkenhoff 1994

You might also like