You are on page 1of 3

PRIMEIRA VIAGEM MISSIONRIA (CAP.

13 14) PAULO, BARNAB E JOO MARCOS Logo depois de serem comissionados pelo Esprito Santo, a igreja de Antioquia enviou Paulo e Barnab em sua primeira viagem missionria. Essa viagem comeou em 46 e terminou em 48 d.C. O ponto de partida da primeira viagem foi Antioquia da Sria (At 13.14). Selucia era uma cidade porturia, onde Paulo e seus companheiros embarcaram. ANTIOQUIA --------------------------- SELUCIA SELUCIA ----------------------------- SALAMINA (na ilha de CHIPRE) Em Salamina anunciaram a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus (cap. 13.5). SALAMINA ---------------------------- PAFOS (na ilha de CHIPRE) Em Pafos (cap. 13.6 12) o procnsul ouviu a pregao e chamou em particular Paulo e Barnab pois procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas um homem chamado Barjesus (um falso profeta) tentou impedir que o procnsul tivesse sua f firmada atravs da palavra. Ento Paulo cheio do Esprito Santo trouxe para aquele homem uma palavra de confronto contra ele e seu pecado e um castigo por seus atos, pois o que Barjesus estava fazendo no era contra Paulo mas contra o Senhor. E com isso ele ficou cego por um tempo. E vendo o procnsul o que aconteceu, creu e ficou maravilhado da doutrina do Senhor. PAFOS ----------------------------------- PERGE Em Perge Joo Marcos resolve voltar para Jerusalm. PERGE ----------------------------------- ANTIOQUIA DA PISDIA Em Antioquia Paulo estava na sinagoga e tendo a oportunidade de falar aos judeus, comeou a pregar sobre Jesus Cristo, mostrando que Ele o Messias citado pelos profetas e que atravs Dele h remisso dos pecados e salvao. Mas os judeus recusaram essa pregao e perderam a oportunidade, mas os gentios entenderam e creram nessa palavra (...alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor cap. 13.48). Com isso a palavra foi divulgada por toda aquela provncia, mas depois os judeus os lanaram fora de seus limites. Os discpulos estavam cheios de alegria e do Esprito Santo. ANTIOQUIA DA PISDIA ---------- ICNIO Em Icnio (cap. 14.1-5) eles falavam com ousadia acerca do Senhor e foi permitido que por suas mos se realizassem sinais e prodgios para dar testemunho da palavra. Com isso a cidade ficou dividida, onde uns eram a favor dos apstolos e outros eram a favor dos judeus. Sabendo de um motim contra eles, os apstolos fugiram.

ICNIO ----------------------------------- LISTRA

Em Listra eles pregaram o evangelho e curaram um aleijado. Por causa dessa cura, a multido achava que Paulo e Barnab eram deuses e queriam fazer sacrficios a eles. Mas os apstolos no aceitaram e os exortaram a se converterem ao Deus Vivo e com isso impediram que os sacrifcios ocorressem. Mas uns judeus de Antioquia e Icnio convencendo a multido, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade achando que estava morto. Mas Paulo se levantou entrou na cidade e com Barnab foi para Derbe. LISTRA ------------------------------------ DERBE Em Derbe anunciou o evangelho e fez muitos discpulos. DERBE ------------------------------------- LISTRA, ICNIO E ANTIOQUIA Os apstolos voltaram s cidades que j tinham passado, para visitar e encorajar os novos cristos (cap. 14.22). Tambm precisavam organizar a liderana das igrejas locais, escolhendo lderes espirituais que seriam capazes de ajudar a igreja a crescer, pois a igreja s cresce adequadamente sob o comando de lderes guiados pelo Esprito Santo. PISDIA ------------------------------------- PERGE Novamente anunciaram a palavra em Perge. PERGE -------------------------------------- ATLIA ATLIA ------------------------------------ ANTIOQUIA De volta a Antioquia, onde tinham sido recomendados a fazerem a obra que j haviam cumprido, chegaram e reuniram a igreja para relatarem quo grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira os olhos aos gentios a porta da f. (cap. 14.26-27). CONCLUSO Paulo no possua os recursos de que dispomos na atualidade e fez muito. Ele andava, na maioria das vezes, a p, ou em velhas embarcaes martimas, ocasio em que enfrentou diversos perigos, tanto dos salteadores, nas estradas, como nos mares, por causa das tempestades e dos piratas. Em todas as viagens que empreendeu, Paulo sofreu muitas perseguies, no entanto, em vez de reclamar, ele glorificava a DEUS. Por tudo o que sofreu, durante o exerccio do seu ministrio como apstolo dos gentios, tornou-se o modelo para todos ns. Ento precisamos orar, buscar a direo divina e realizar a obra que o Senhor JESUS nos confiou, desde o momento em que o aceitamos como nosso Salvador.

1 Viagem missionria: - Equipe: Paulo, Barnab e Joo Marcos (este at Chipre) - Estratgia: pregao aos judeus e aos gentios - Durao: cerca de 2 anos, de 46-48 d.C.; - Cidades e principais eventos: a. Roteiro de ida:

You might also like