You are on page 1of 71

Turbinas e compressores

Treinamento de capacitao

Compressores alternativos

I. Concepo e Aplicaes

Os compressores alternativos, tambm conhecidos popularmente como compressores de pisto, geralmente so utilizados em todo o parque industrial cuja aplicao bastante ampla, principalmente nas industrias qumicas, petroqumicas e de petrleo. Basicamente existem duas verses destes equipamentos que so chamados: 1). Compressores lubrificados. 2). Compressores no lubrificados. Tambm existem duas categorias para as mais variadas aplicaes: 3). Compressores de ar comprimido 4). Compressores de gs e/ou de processo

I. Concepo e Aplicaes

1). Compressores de ar:


a) Lubrificados: (nos cilindros) So utilizados na indstria para consumo de ar comprimido em geral onde a presena de leo no afete o produto.

b) No lubrificados: (isentos de leo nos cilindros) Geralmente estes so utilizados na indstria alimentcia, farmacutica, qumica, petroqumica, etc., onde no pode haver qualquer contaminao de leo com o produto, bem como tambm nos casos de ar comprimido a ser utilizado para instrumentao, comandos, painis de controle pneumticos, etc.

I. Concepo e Aplicaes
2). Compressores de Gs e/ou Processo:

Os compressores de gs e/ou de processo Lubrificados ou no so utilizados geralmente na indstria qumica, petroqumica e de petrleo, inclusive nas refinarias de petrleo.

Estes equipamentos, considerando que comprimem gases num processo contnuo, nas indstrias qumicas e petroqumicas os cuidados com a manuteno e operao devem ser dobrados, pois os mesmos operam com os mais variados tipos de gases, presses altas, inclusive alguns deles extremamente txicos como o caso do H2S HCL, etc., e tambm alguns deles so explosivos, correndo o risco de intoxicaes e acidentes.

II. Principio de Compressor Alternativo


Corpo de acionamento: Este conjunto, atravs do virabrequim, bielas, cruzetas e hastes (chamado conjunto de fora) faz com que os pistes sejam movimentados dentro dos cilindros, e dai o fator de compresso.

Cilindros (1 e 2 estgios): Estes tem a funo de receber o ar ou gs a uma determinada presso (presso x) e descarrega-la a uma presso maior (presso y).

Resfriador intermedirio (intercooler): Todo ar ou gs comprimido na descarga de cada estgio tem a sua temperatura aumentada e a funo do resfriador intermedirio baixar a temperatura antes de entrar no segundo estgio e assim sucessivamente.

II. Principio de Compressor Alternativo

Exemplo de um compressor horizontal, de 2 estgios ( 1 e 2 estgios) com resfriador intermedirio (inter-cooler).

II. Principio de Compressor Alternativo


As figuras abaixo mostram o principio bsico de um cilindro montado (duplo efeito), lubrificado com todos detalhes e montagem de peas no conjunto necessrias para sua operao, tais como: Cmaras de fluxo do gs suco e descarga; Cmara de compresso (camisa, pisto e anis de compresso); Cmara de refrigerao; Vlvulas de suco, posicionamento de montagem com a indicao do fluxo, mostrando inclusive o sistema do atuador de comando para abertura de vlvula (unloader); Vlvulas de descarga, posicionamento de montagem e indicao do fluxo; Indicao dos pontos de lubrificao (superior e inferior); Sistema de engaxetamento na haste (mostrando inclusive configurao e tipo de anis de selagem);

II. Principio de Compressor Alternativo

iii. Vlvulas

Iv. Anis de pisto

Anis guia e anis de compresso no metlicos so sempre utilizados obrigatoriamente em cilindros no lubrificados evitando assim o atrito metal a metal.

Iv. Anis de pisto

Anis de compresso:
A presso atua sobre a face do anel de compresso mantendo o mesmo colado na face da canaleta do pisto, vedando na mesma.

Esta presso tambm atua no interno do anel jogando o mesmo contra o dimetro da camisa (cilindro), ocorrendo assim a devida selagem em L (face da canaleta do pisto / anel e externo do anel com interno da camisa).

Iv. Anis de pisto

Anis Guia:

Em mquinas com cilindros no lubrificados estes so fabricados em materiais termo plsticos, Teflon com cargas especiais PEEK, Durowear, etc.

Desta forma se evita o contato metal a metal entre pisto e camisa, que se isto ocorrer em poucos minutos de funcionamento sem lubrificao estes componentes tero danos e prejuzos enormes.

Iv. Anis de pisto

Existem dois tipos de anis guia:

A) Anis guia inteirios


Chamados tambm de anis guia cinturados, so anis montados com interferncia entre o interno do anel e o fundo da canaleta do pisto. Desta forma o anel fica sempre abraando o dimetro da canaleta do pisto mantendo sempre a devida folga entre o externo do anel guia montado e interno da camisa.

Iv. Anis de pisto

B)

Anis guia abertos

Os anis guia abertos devem ser sempre fabricados com rasgos de balanceamento (chamados tambm de rasgos equalizadores de presso). Estes rasgos devem estar nas faces das laterais dos anis ou no dimetro e em muitos casos nos dois (nas faces e no externo). A finalidade destes rasgos evitar que os anis guia faam o papel de anel compresso, pelo fato de serem abertos a presso tende a atuar da mesma forma que o anel de compresso e considerando que a profundidade da canaleta e a espessura radial dos anis guia muito menor, fatalmente ocorrer deformao, desgaste e extrudamento do anel e tambm alargamento e deformao da canaleta do pisto.

Iv. Anis de pisto


CILINDRO

PISTO

ANEL GUIA FECHADO ANEIS DE COMPRESSO

ANEL GUIA ABERTO

Iv. Anis de pisto

ANEL GUIA ABERTO

Iv. Anis de pisto


CERTO
CILINDRO ANEL GUIA COM RASGOS DE BALANCEAMENTO

ERRADO

Sistema de Compresso (pisto, anis guia e de compresso e cilindro)

v. lubrificao
Lubrificao no cilindro: Recomenda-se para a maioria dos casos , pelo menos, dois pontos de lubrificao (parte superior e parte inferior). A lubrificao somente na parte superior fica deficiente devido que o maior atrito e desgaste entre pisto e camisa ocorre na parte inferior. Com a lubrificao na parte inferior aumenta a eficincia de lubrificao diminuindo o atrito e o desgaste entre ambos.

v. Lubrificao

O desenho a seguir mostra todo o circuito de lubrificao forada, desde a bomba principal, passando por todos os mancais, casquilhos, biela, pino / bucha do p da biela, cruzeta, sapatas at a guia da cruzeta.

Esta lubrificao feita atravs da bomba de leo principal acionada diretamente pelo eixo de manivelas. Este desenho tambm mostra a montagem e acoplamento do lubrificador mecnico que lubrifica os cilindros acionado diretamente pelo eixo da bomba de leo principal.

v. lubrificao
Lubrificao dos componentes de acionamento:

Conjunto do Corpo de acionamento/Crter (tambm chamado como conjunto de fora)

v. lubrificao

Sistema de lubrificao

vi. Funcionamento - fluxo no cilindro

vII. Componentes do compressor

A figura a seguir mostra compressor horizontal parcial, com todos os detalhes, todas as carcaas e componentes mveis e de desgaste com a posio de montagem e descrio de cada componente.

vii componentes DO compressor


anel de compresso cabeote externo anel guia camisa
SUCO

selagem pino da cruzeta intermediria cabeote interno corpo intermedirio guia da cruzeta tampa do carter entrada N2
PI (15 PSIG)

carcaa principal (carter)

pisto

entrada N2
PI (18-20 PSIG)

haste do pisto cruzeta

biela

casquilho

Vent p/ flare

PI

10-15PSIG 2PSIG MAX

DESCARGA

selagem principal

Vent p/ flare

selagem do sistema raspador de leo Dreno Vlvula Normalmente fechada

virabrequim

cilindro Coletor de condensado

vii componentes DO compressor

vIIi. Sistemas de selagens

O sistema de selagens ilustrados, garantem melhor vedao de gs, criando algumas barreiras antes de chegar ao crter. Neste caso com a injeo de N2 (gs inerte) os vazamentos residuais de gs so direcionados para o flare e queimados, evitando assim poluio do ambiente, riscos de acidentes e intoxicaes dependendo do tipo de gs. Este sistema um dos tipos da API-618, obrigatrio para compressores de gs e/ou de processo. A seguir, veremos principais pontos e detalhes que evitam ao mximo os pequenos vazamentos e impedir que estes gases cheguem at o crter e pelo respiro para atmosfera:

viIi. Sistemas de selagens


viII . I - SELAGEM PRINCIPAL Esta selagem tem injeo de N2 nos dois ltimos jogos de anis tipo WAT, sem folga axial em forma de cunha para compensar a dilatao axial ficando uma cmara entre ambos quase que estanque a uma presso de 15 PSIG. Como a presso do flare normalmente no mximo 2 PSIG e as vezes chega a ser vcuo e a presso de N2 na ultima cmara de 15 PSI, cria-se uma barreira direcionando o gs residual do produto, misturando-se com pequeno volume de N2 para o canal vent na parte inferior e dai para o coletor de condensado/flare e dreno. Ainda o eventual e pequeno vazamento de gs (N2) misturado com o gs do produto passa para a cmara espaadora no cabeote interno, e pela parte superior deste, direcionado para o flare, uma vez que a selagem secundria uma barreira mais forte.

vIIi. Sistemas de selagens

Selagem Principal com injeo de nitrognio

vIIi. Sistemas de selagens


LUB N2

VENT

vIIi. Sistemas de selagens


vIII . II Selagem intermedi intermediria

Esta selagem, neste caso no tem injeo de N2, porem tambm, so dois jogos de anis tipo WAT em forma de cunha sem folga axial para obter boa estanqueidade e evitar que o nitrognio (N2) acumulado na cmara interna do corpo intermedirio (presso entre 10-15 PSIG) seja desperdiado.

O objetivo principal desta selagem criar uma barreira eficiente para evitar que os gases (residual do produto + N2) provenientes se selagem principal na cmara espaadora do cabeote interno passe para o crter.

Considerando que a presso interna no corpo intermedirio maior (10-15 PSIG) que a presso do flare ( 2 PSIG max. ) no cabeote interno, garante-se o objetivo anteriormente citado.

vIIi. Sistemas de selagens

vIIi. Sistemas de selagens


vIii . Iii Selagem do Sistema raspador de leo

Esta selagem tem dupla finalidade, uma delas a raspagem e a selagem de leo do crter/guia cruzeta, e a outra criar a principal barreira para evitar que o eventual residual do gs de produto se propague e chegue at o crter. Neste caso alem do sistema de raspagem de leo adicionada uma caixa metlica, e independente para a introduo de anis de selagem (jogo tipo AL) com dupla vedao sem folga axial em forma de cunha para permitir a dilatao axial dos anis e garantir a devida estanqueidade do gs de N2. Como pode ser observado nessa figura, existe a injeo de N2 nesta caixa adicional que dever ficar confinado a uma presso entre 18-20 PSIG. Com tudo, algum pequeno vazamento que eventualmente ocorra de um lado fica acumulado na cmara interna do corpo intermedirio entre 10-15 PSIG, e do outro lado vai para o crter que por se tratar de um gs inerte no trs nenhum inconveniente.

vIIi. Sistemas de selagens

ix. Concepo tratamentos da haste


REGIO ENDURECIDA SUPERFICIALMENTE (REGIO DAS SELAGENS)

CAMADA ENDURECIDA SUPERFICIALMENTE:


TRATAMENTOS USADOS: -- TEMPERA POR INDUO -- NITRETAO GASOSA -- APLICAO DE CARBONETO DE TUNGSTENIO

NUCLEO BENEFICIADO

ROSCA CORTADA

ROSCA CORTADA

ROSCA ROLADA

Crista deformada

Arrancamento de filete

Condio normal

x. Concepo DE ALINHAMENTO DA HASTE

x. Concepo DE ALINHAMENTO DA HASTE

x. Concepo DE ALINHAMENTO DA HASTE

x. Concepo DE ALINHAMENTO DA HASTE

BIELA CORRETA

BIELA EMPENADA

x. PROCEDIMENTO PARA VERIFICAO DO CRUSH DO CASQUILHO DOS MANCAIS FIXOS NO CARTER

x. PROCEDIMENTO PARA VERIFICAO DO CRUSH DO CASQUILHO DE BIELA

xI. Indicao e registro de folgas de montagem

Montagem tpica do conjunto de acionamento mecnico:

Na montagem das peas e componentes mveis e de desgaste devem ser observados todas as folgas de montagem e registradas em formulrio prprio seguindo sempre as instrues dos manuais do fabricante da mquina. Como exemplo mostramos a figura a seguir dando alguns exemplos das principais folgas a serem consideradas.

xI. Indicao e registro de folgas de montagem

As figuras a seguir indicam todas as folgas dos componentes mveis e de desgaste. A - Conjunto de acionamento mecnico. B Sistema de compresso

A - Conjunto de acionamento mecnico.

B Sistema de Compresso

DIM. FD FA FA1 EMT G G1

DESCRIO FOLGA DIAMETRAL ( EXTERNO ANEL GUIA / CILINDRO ) FOLGA AXIAL ( ANEL DE COMPRESSO ) FOLGA AXIAL ( ANEL GUIA ) EXCESSO MNIMO PARA TROCA ( ANEL GUIA ) GAP MONTADO ( ANEL DE COMPRESSO ) GAP MONTADO ( ANEL GUIA )

VALORES 0,30 0,40 0,65 0,85 0,80 1,00 0,25 8,00 9,00 7,50 8,50

xII. Roteiro de verificaes com indicao E periodicidade de manuteno preventiva


1.000 Horas 2.000 Horas 3.000 Horas 4.000 Horas 5.000 Horas 6.000 Horas x 7.000 Horas x

EVENTOS
Temperatura (suco e descarga) por cilindro. Presso (suco e descarga) por cilindro. Vibraes / Rudos. Verificao de fluxo: gua de refrigerao e lubrificao das camisas. Verificao do nvel no crter (nota 1). Funcionamento do lubrificador e nvel de leo. Operao das correias (quando aplicvel). Teste de lmpadas do painel (quando aplicvel). Inspeo externa nas vlvulas (nota 5). Correia: verificao do estado e esticamentos (quando aplicvel). Verifique o funcionamento de sistema de dreno de gs e de condensado. Vazamento do gs e leo atravs das selagens. Verificao do estado do leo (contaminao) (nota 2). Troca de leo, filtro e limpeza do crter (nota 3).

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

8.000 Horas

500 Horas

Semanal

Dirio

xII. Roteiro de verificaes com indicao E periodicidade de manuteno preventiva


Plano bsico de verificaes e roteiro de manuteno preventiva com a periodicidade das intervenes. Aplicao: Compressores alternativos de ar, gs e/ou de processo.
1.000 Horas 2.000 Horas 3.000 Horas 4.000 Horas 5.000 Horas 6.000 Horas x x x 7.000 Horas 8.000 Horas x x x x x x x x x x x x 500 Horas Semanal Dirio

EVENTOS
Verificao/limpeza do filtro suco de ar. Troque se necessrio (nota 6) (quando aplicvel). Verificao das vlvulas (abertura) (nota 6). Verificao do rod run-out das hastes. Deflexo do eixo de manivelas. Folga axial do eixo de manivelas. Verificao da folga diametral entre moente e casquilho (trocar casquilho se necessrio). Folga entre pino da cruzeta e bucha do p da biela (trocar se necessrio). Folga entre guia e cruzeta. Verificao do gap e folga axial dos anis de compresso. Medio dos dimetros das camisas e pistes. Verificao da folga diametral entre anis guia e camisa. Verificao de folgas diametrais entre cilindros e pistes.

x x x

x x

x x x x

xII. Roteiro de verificaes com indicao E periodicidade de manuteno preventiva


Plano bsico de verificaes e roteiro de manuteno preventiva com a periodicidade das intervenes. Aplicao: Compressores alternativos de ar, gs e/ou de processo.
1.000 Horas 2.000 Horas 3.000 Horas 4.000 Horas 5.000 Horas 6.000 Horas x x x 7.000 Horas 8.000 Horas x x x x x x x x x x 500 Horas Semanal Dirio

EVENTOS
Abertura e inspeo dos anis de selagem e caixas (nota 6). Verificao dos anis raspadores de leo e caixas (nota 6). Verificao do pressostato do leo do crter com simulao de parada. Verificao da vibrao do motor e anlise dos rolamentos. Verifique e limpe o filtro de ar de controle (quando aplicvel). Resfriadores intermedirios e posteriores (abertura e limpeza geral) (nota 4). Limpeza da tubulao de suco. Limpeza das camaras da gua de refrigerao (cilindros e cabeotes) (nota 4). Limpe o reservatrio do lubrificador das camisas. Verificao do munho / moente do eixo de manivelas. Verificao dos casquilhos.

x x x

x x x x x x

Notas: 1) Completar nvel de leo quando necessrio. 2) Se o leo apresentar contaminao: Verifique e elimine a causa, limpe o crter, troque o filtro e o leo. 3) Efetuar troca de leo e limpeza do crter nas primeiras 200 e 600 horas de operao. 4) Diminua o perodo se as condies encontradas no forem aceitveis. 5) Verifique a existncia de rudos estranhos e ou temperaturas fora de limites aceitveis, troque a vlvula se necessrio. 6) Altere o perodo se necessrio de acordo com as condies encontradas ou deixadas.

Fotos

Engecrol Turbinas e Compressores R: Pedro Stancato, 350 Campinas - So Paulo Cep: 13082-050 www.engecrol.com.br (19) 3216.4557

You might also like