You are on page 1of 6

TICA

Prof. WAGNER RABELLO JR

"A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta".(VALLS, lvaro L.M. O que tica. 7a edio Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

Conceito de tica - Etimologicamente falando, tica vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo i ifi d C d l i significado: Conduta, ou relativo aos costumes. tica o conjunto de normas de comportamento e formas de vida atravs do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

Diferena entre tica e moral: tica o principio, moral so aspectos de condutas especificas; tica temporal temporal, moral temporria; tica universal, moral cultural; tica a pratica, moral a Teoria.

Decreto 1.171 de 1994 (pontos relevantes): CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas

II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, que , no ter q decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal.

III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade finalidade, na conduta do servidor pblico pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

VIII - Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se estabilizar se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao.

XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica.

XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao.

Seo II Dos Principais Deveres do Servidor Pblico XIV

c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo g sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las;

Seo III Das Vedaes ao Servidor Pblico XV - E vedado ao servidor pblico; d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar i regular l d it por qualquer l o exerccio de di direito pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico;

n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

(ESAF APO 2010)

44- Em decorrncia do que dispe o Decreto n. 1.171/94 (Cdigo de tica), aos servidores pblicos civis do Poder Executivo Federal, vedado: a) embriagar-se. privilegiadas obtidas no mbito b) ) fazer uso de informaes p g interno do servio, em benefcio de suas funes. c) participar de grupos anti-semitas. d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas. e) exercer outra atividade profissional. Gabarito: C

(ESAF MPOG APO 2008) 79- O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 40, da Constituio Federal. De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, esto corretos todos os enunciados abaixo, exceto:

a) a funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, no se confunde com a vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada em nada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional funcional. b) dever do servidor pblico resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, de interessados e de outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las.

c) toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. d) dever do servidor pblico cumprir, de acordo com as normas do servio e as instrues superiores, as tarefas de seu cargo ou funo, tanto quanto possvel, com critrio, segurana erapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

e) a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, , na conduta do servidor pblico, p , que q poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

(ESAF MPOG EPPGG 2009)

20- No exerccio da funo, o servidor pblico civil do Poder Executivo Federal afronta o Cdigo de tica Profissional quando: a) diante de duas opes, escolhe sempre a melhor e i vantajosa t j a mais para o b bem comum. b) exige de seus superiores as providncias cabveis contra ato ou fato contrrio ao interesse pblico de que lhes tenha dado cincia.

Gabarito: A

c) representa contra superior hierrquico, no caso de comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal. d) ) apresenta-se p inadequadas. ao trabalho com vestimentas

e) facilita a fiscalizao, por quem de direito, de seus atos ou servios. Gabarito: D

You might also like