You are on page 1of 7

Citologia

A fronteira das clulas

No mundo de hoje, comum pensarmos em um pas como sendo uma poro de terra delimitada espacialmente das demais pela presena de uma fronteira. Vamos pensar no caso do Brasil. Estamos rodeados de mar em metade do nosso territrio e, na outra metade, fazemos fronteira terrestre com outros nove pases da America do Sul. Em suas fronteiras, todos os pases instalam uma alfndega, que uma repartio governamental de controle do movimento de entradas e sadas das pessoas e de mercadorias para o exterior ou deles provenientes. Com as clulas no diferente. Cada uma delas tem uma rea de fronteira, representada pela membrana plasmtica e, nesta rea, as clulas tambm possuem o seu posto alfandegrio, as protenas. Assim como nas aduanas das fronteiras entre os pases, essas protenas so as responsveis pelo reconhecimento de substncias vindas de dentro ou de fora da clula como, por exemplo, hormnios. O trabalho realizado por uma clula semelhante ao que acontece em uma fbrica, como a de televisores, por exemplo. Atravs de portes, d-se a entrada de diversos tipos de peas destinadas as linhas de montagem. Para a fabricao e a montagem dos aparelhos, so necessrios energia e operrios habilitados. preciso, ainda, um setor de embalagem para preparar a expedio do que produzido e uma diretoria para comandar todo o complexo fabril e manter o relacionamento com o mundo externo. Tudo dentro dos limites representados pelo muro da fbrica.

A clula possui setores semelhantes aos de uma fbrica. Um limite celular, representado pela membrana plasmtica, separa o contedo da clula, o citoplasma, do meio externo. O citoplasma, constitudo por organides e hialoplasma (ou citosol), um material viscoso representa o setor produtivo. Um ncleo contendo o material gentico representa a diretoria da clula.

Os limites da clula viva


Uma clula viva um compartimento microscpico, isolado do ambiente por pelo menos uma barreira: a membrana plasmtica. Est uma pelcula extremamente fina e delicada, que exerce severa fiscalizao sobre todas as substncias e partculas que entram e saem da clula.

Dada a relativa fragilidade da membrana plasmtica, a maioria das clulas apresenta algum tipo de envoltrio que d proteo e suporte fsico membrana. Entre esses envoltrios destacam-se o glicoclix, presente na maioria das clulas animais, e a parede celulsica, presente em clulas de plantas e de algumas algas. Glicoclix

Se isolssemos uma clula de nosso corpo, notaramos que ela esta envolta por uma espcie de malha feita de molculas de glicdios (carboidratos) frouxamente entrelaadas. Esta malha protege a clula como uma vestimenta: trata-se do glicoclix (do grego glykys, doce, acar, e do latim calyx, casca envoltrio).

Diversas funes tm sido sugeridas para o glicoclix. Acredita-se que, alm de ser uma proteo contra agresses fsicas e qumicas do ambiente externo, ele funcione como uma malha de reteno de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada clula. Confere s clulas a capacidade de se reconhecerem, uma vez que clulas diferentes tm glicoclix formado por glicdios diferentes e clulas iguais tm glicoclix formado por glicdios iguais.

Parede celulsica
As clulas vegetais possuem um envoltrio externo, espesso e relativamente rgido: a parede celulsica, tambm chamada membrana esqueltica celulsica; Paredes celulsicas primrias e secundria Clulas vegetais jovens apresentam uma parede celulsica fina e flexvel, denominada parede primria.

A parede primria elstica, de modo a permitir o crescimento celular. Depois que a clula cresceu e atingiu o tamanho e a forma definitivos, forma-se a parede secundria, mais espessa e rgida. A celulose que constitui a parede secundria secretada atravs da membrana plasmtica, e se deposita entre esta e a superfcie interna da parede primria, na qual adere fortemente.

Constituio da parede celulsica


A parede das clulas vegetais constituda por longas e resistentes microfibrilas do polissacardeo celulose. As microfibrilas celulsicas se mantm unidas por meio de uma matriz formada por glicoprotenas (protenas ligadas a aucares), hemicelulose e pectina (polissacardeos).

A estrutura molecular da parede celulsica aplica o mesmo princpio do concreto armado, no qual longas e resistentes varetas de ferro esto mergulhadas em uma argamassa de cimento e pedras. Na parede celular, as microfibrilas de celulose correspondem s varetas de ferro do concreto, enquanto as glicoprotenas e os polissacardeos da matriz correspondem argamassa.

Membrana celular
(ou membrana plasmtica ou membrana citoplasmtica ou plasmalema)
Toda a clula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmtica. A membrana plasmtica to fina (entre 6 a 9 nm) que os mais aperfeioados microscpios pticos no conseguiram torn-la visvel. Foi somente aps o desenvolvimento da microscopia eletrnica que a membrana plasmtica pode ser observada. Nas grandes ampliaes obtidas pelo microscpio eletrnico, cortes transversais da membrana aparecem como uma linha mais clara entre duas mais escuras, delimitando o contorno de cada clula.

Constituio qumica da membrana plasmtica

Estudos com membranas plasmticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes so fosfolipdios, colesterol e protenas. por isso que se costumam dizer que as membranas plasmticas tm constituio lipoprotica.

A organizao molecular da membrana plasmtica


Uma vez identificados os fosfolipdios e as protenas como os principais componentes moleculares da membrana, os cientistas passaram a investigar como estas substncias estavam organizadas.

O modelo do mosaico fludo


A disposio das molculas na membrana plasmtica foi elucidada recentemente, sendo que os lipdios formam uma camada dupla e contnua, no meio da qual se encaixam molculas de protena. A dupla camada de fosfolipdios fluida, de consistncia oleosa, e as protenas mudam de posio continuamente, como se fossem peas de um mosaico. Esse modelo foi sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido. Os fosfolipdios tm a funo de manter a estrutura da membrana e as protenas tm diversas funes. As membranas plasmticas de um eucaricitos contm quantidades particularmente grande de colesterol. As molculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipdica e devido a seus rgidos anis planos de esterides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipdica menos fluida.

Funes das protenas na membrana plasmtica


As protenas da membrana plasmtica exercem grandes variedades de funes: atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros tneis que permitem a passagem de substncias para dentro e para fora da clula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substncias que levam alguma mensagem para a clula, favorecem a adeso de clulas adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.

Protenas de adeso: em clulas adjacentes, as protenas da membrana podem aderir umas s outras. Protenas que facilitam o transporte de substncias entre clulas. Protenas de reconhecimento: determinadas glicoprotenas atuam na membrana como um verdadeiro selo marcador, sendo identificadas especificamente por outras clulas. Protenas receptoras de membrana. Protenas de transporte: podem desempenhar papel na difuso facilitada, formando um canal por onde passam algumas substncias, ou no transporte ativo, em que h gasto de energia fornecida pela substncia ATP. O ATP (adenosina trifosfato) uma molcula derivada de nucleotdeo que armazena a energia liberada nos processos bioenergticos que ocorrem nas clulas (respirao aerbia, por exemplo). Toda vez que necessria energia para a realizao de uma atividade celular (transporte ativo, por exemplo) ela fornecida por molculas de ATP. Protenas de ao enzimtica: uma ou mais protenas podem atuar isoladamente como enzima na membrana ou em conjunto, como se fossem parte de uma linha de montagem de uma determinada via metablica. Protenas com funo de ancoragem para o citoesqueleto.

Transporte pela Membrana Plasmtica

A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substncias e no por outras define sua permeabilidade. Em uma soluo, encontram-se o solvente (meio lquido dispersante) e o soluto (partcula dissolvida). Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos: a) Permevel: permite a passagem do solvente e do soluto; soluto; b) Impermevel: no permite a passagem do solvente nem do

soluto; alguns tipos

c) Semipermevel: permite a passagem do solvente, mas no do d) Seletivamente permevel: permite a passagem do solvente e de de soluto.

Nessa ltima classificao se enquadra a membrana plasmtica. A passagem aleatria de partculas sempre ocorre de um local de maior concentrao para outro de concentrao menor (a favor do gradiente de concentrao). Isso se d at que a distribuio das partculas seja uniforme. A partir do momento em que o equilbrio for atingido, as trocas de substncias entre dois meios tornam-se proporcionais. A passagem de substncias atravs das membranas celulares envolve vrios mecanismos, entre os quais podemos citar:

Transporte passivo

Osmose

Difuso simples Difuso facilitada

Transporte ativo

Bomba de sdio e potssio

Endocitose e exocitose

Fagocitose

You might also like