You are on page 1of 8

Fora Magntica de Lorentz

01. Uma carga eltrica puntiforme de 1,0 . 10-5C passa com velocidade 2,5 m/s na direo perpendicular a campo de induo magntica e fica sujeita a uma fora de intensidade 5,0 . 10-4N. a) Determine a intensidade deste campo. b) Faa um esquema representando as grandezas vetoriais envolvidas. 02. (U. F. UBERLNDIA - MG) A figura mostra a tela de um osciloscpio onde um feixe de eltrons, que provm perpendicularmente da pgina para seus olhos, incide no centro da tela. Aproximando-se lateralmente da tela dois ims iguais com seus respectivos plos mostrados, verificar-se- que o feixe:

03. (FATEC) Ao vdeo de um televisor encostam-se as faces polares de um im, conforme o esquema abaixo (face norte em cima, face sul para baixo). A imagem se distorce com desvio: a) para a esquerda b) para a direita c) para cima d) para baixo e) a imagem no se distorce 04. (PUC) Um feixe de eltrons incide horizontalmente no centro do anteparo. Estabelecendo-se um campo magntico vertical para cima, o feixe de eltrons passa a atingir o anteparo em que regio? a) regio 1 b) regio 2 c) segmento OB d) segmento OA e) regio 3 05. (UNESP) Uma partcula com carga eltrica positiva desloca-se no plano Z - X na direo d - b, que diagonal do quadrado a, b, c, d indicado na figura (1). possvel aplicar na regio do movimento da carga um campo magntico uniforme nas direes dos eixos (um de cada vez), como mostrado nas figuras (2), (3) e (4).

Em quais casos a fora sobre a partcula ser no sentido negativo do eixo Y? a) Somente no caso 2. b) Nos casos 2 e 4. c) Somente no caso 3. d) Nos casos 3 e 4. e) Somente no caso 4. 06. (MED - ITAJUB) I. Uma carga eltrica submetida a um campo magntico sofre sempre a ao de uma fora magntica. II. Uma carga eltrica submetida a um campo eltrico sofre sempre a ao de uma fora eltrica. III. A fora magntica que atua sobre uma carga eltrica em movimento dentro de um campo magntico, sempre perpendicular velocidade da carga. Aponte abaixo a opo correta: a) Somente I est correta. b) Somente II est correta. c) Somente III est correta. d) II e III esto corretas. e) Todas esto corretas. 07. (UFRS) No interior de um acelerador de partculas existe um campo magntico muito mais intenso que o campo magntico terrestre, orientado de tal maneira que um eltron lanado horizontalmente do sul para o norte, atravs do acelerador desviado para o oeste. O campo magntico do acelerador aponta: a) do norte para o sul b) do leste para o oeste c) do oeste para o leste d) de cima para baixo e) de baixo para cima 08. (PUC) Um eltron num tubo de raios catdicos est se movendo paralelamente ao eixo do tubo com velocidade 107 m/s. Aplicando-se um campo de induo magntica de 2T, paralelo ao eixo do tubo, a fora magntica que atua sobre o eltron vale: a) 3,2 . 10-12N b) nula c) 1,6 . 10-12 N d) 1,6 . 10-26 N e) 3,2 . 10-26 N

Resolues:
01. 01. a) B = 20T 06 - D 02 - B 07 - E 03 - A 08 - B 04 - C 05 - B

Fontes de Campos Magnticos


01. (UNESP) Um fio longo e retilneo percorrido por uma corrente eltrica constante I e o vetor induomagntica em um ponto prximo ao fio tem mdulo B. Se o mesmo fio for percorrido por uma corrente eltrica constante igual a 3I, o valor do mdulo do vetor induo magntica, no mesmo ponto prximo ao fio, ser: a) B/3 b) B c) 2B d) 3B e) 6B 02. (UNESP) A figura abaixo representa um condutor retilneo, percorrido por uma corrente I, conforme a conveno indicada. O sentido do campo magntico no ponto P, localizado no plano da figura, : a) contrrio ao da corrente; b) saindo perpendicularmente da pgina; c) entrando perpendicularmente na pgina; d) para sua esquerda, no plano do papel; e) para sua direita, no plano do papel. 03. (SANTA CASA) Dois fios dispostos como indica a figura, determinam as quatro regies do plano. As correntes eltricas I', I'', pelos condutores, podem produzir campos de intensidade nula: a) Somente em (I) b) Somente em (II) c) Somente em (III) d) Em (II) e (IV) e) Em (I) e (III) 04. (FUND. CARLOS CHAGAS / PUC - BA) Uma espira circular percorrida por uma corrente eltrica contnua, de intensidade constante. Quais so as caractersticas do vetor campo magntico no centro da espira? a) constante e perpendicular ao plano da espira. b) constante e paralelo ao plano da espira. c) No centro da espira nulo. d) varivel e perpendicular ao plano da espira. e) varivel e paralelo ao plano da espira. 05. (OSEC) Nos pontos internos de um longo solenide percorrido por corrente eltrica contnua, as linhas de induo do campo magntico so: a) radiais com origem no eixo do solenide; b) circunferncias concntricas; c) retas paralelas ao eixo do solenide; d) hlices cilndricas; e) no h linhas de induo pois o campo magntico nulo no interior do solenide. 06. (OSEC) As espiras adjacentes de um solenide no qual circula uma corrente eltrica: a) repelem-se mutuamente; b) atraem-se mutuamente; c) no exercem nenhuma ao mtua; d) possuem uma tenso induzida; e) n.d.a

07. (CESESP - PE) Dois fios longos e paralelos, colocados a uma pequena distncia um do outro, so percorridos por correntes de intensidade i1 e i2. Nestas condies, pode-se afirmar que: a) A fora magntica induzida ser de atrao se as correntes tiverem o mesmo sentido e de repulso se tiverem sentidos opostos. b) A fora magntica induzida ser sempre de atrao. c) A fora magntica induzida ser sempre de repulso. d) No aparece fora alguma entre os condutores desde que as correntes tenham a mesma intensidade e o mesmo sentido. e) No aparece fora alguma entre os condutores desde que as correntes tenham a mesma intensidade e o mesmo sentido. 08. (USP) Dois fios retilneos, percorridos por uma corrente i, de mesma intensidade e sentido em ambos os fios, so dispostos paralelamente entre si. Considere as proposies: I. A fora magntica que estabeleceu entre eles tende a aproxim-los. II. Uma carga eltrica pontual, lanada ao longo do plano mdio perpendicular ao plano dos fios, no desviada de sua trajetria qualquer que seja sua localizao no plano. III. Os fios tendem a girar um em volta do outro. (so) verdadeira(s) a(s) proposio(es): a) I e II b) II e III c) Apenas I d) Apenas II e) Apenas III 09. (FESP) Dois condutores retilneos muito longos e paralelos so percorridos por correntes de mesma intensidade. Podemos afirmar que: a) s existem pontos onde o campo magntico resultante nulo, se as correntes tiverem sentidos opostos; b) s existem pontos onde o campo magntico resultante nulo, se as correntes tiverem o mesmo sentido; c) existem pontos onde o campo magntico resultante nulo qualquer que sejam os sentidos das correntes; d) no existem pontos onde o campo magntico resultante nulo quaisquer que sejam o sentido das correntes; e) n.d.a 10. (FATEC) Em uma fbrica existe um condutor reto e horizontal fixo ao teto, no meridiano local. Por baixo do condutor situa-se uma mesa, na qual repousa uma bssola comum. O condutor percorrido por corrente eltrica dirigida de sul para norte. A corrente gera um campo que age sobre a agulha da bssola. a) O campo, devido corrente, exerce na bssola fora dirigida de sul para norte. b) O campo, devido corrente, exerce na bssola fora dirigida de norte para sul. c) O plo norte da bssola desvia-se para leste. d) O plo norte da bssola desvia-se para oeste. e) n.d.a.

Resolues:
01 - D 06 - B 02 - C 07 - A 03 - D 08 - C 04 - A 09 - B 05 - C 10 - D

Fora Magntica sobre Condutor Retilneo


01. (FAAP) Um condutor retilneo de comprimento l = 0,20 m, percorrido por uma corrente i = 2,0 A, imerso em um campo magntico uniforme de induo B = 2,0 . 104T. Determinar a intensidade da fora magntica que atua sobre o condutor nos casos: a) o condutor disposto paralelamente s linhas de induo do campo; b) o condutor disposto perpendicularmente s linhas de induo do campo. 02. (MACKENZIE) Um condutor retilneo de comprimento 0,5 m percorrido por uma corrente de intensidade 4,0 A. O condutor est totalmente imerso num campo magntico de intensidade 10-3 T, formando com a direo do campo um ngulo de 30. A intensidade da fora magntica que atua sobre o condutor : a) 103 N b) 2 . 10-2 N c) 10-4 N d) 10-3 N e) Nula 03. No esquema, o condutor AB permanece em equilbrio na posio indicada quando atravessado por corrente. Sendo B = 0,1 T a intensidade do vetor induo, P = 0,1 N o peso do bloco suspenso e 1m o comprimento do condutor imerso no campo, determine: a) o sentido da corrente AB; b) a intensidade da corrente.

04. (F. E. SANTOS) O condutor AB contido no plano da figura, de comprimento l = 10 cm percorrido por uma corrente de 5A numa regio de induo magntica uniforme de intensidade 0,01 T. Podemos concluir que: a) no h fora magntica sobre o condutor; b) a fora magntica pode ser calculada pois no se conhece o ngulo entre o condutor e a induo magntica; c) a fora magntica tem intensidade 5 . 10-3N; d) a fora magntica tem intensidade 5 . 10-4N; e) a fora magntica tem intensidade 5N.

05. (OSEC) Um fio condutor com a forma mostrada na figura percorrido por uma corrente de 2,0 A de a para b. Sobre ele atua o campo magntico de 1,0 tesla no sentido do eixo z. A fora total que age sobre o fio de: a) 0,06 N b) 0,08 N c) 0,1 N d) 1,0 N e) n.d.a.

6. (E. E. MAU) Um condutor retilneo, de massa m = 10 g por metro linear, mantido horizontal na direo Leste - Oeste. Neste local, pode-se considerar a induo magntica terrestre horizontal e de valor B = 5 x 10-5 T. a) Que corrente deveria circular pelo condutor, se isso fosse exeqvel, para que, retirando-se o seu apoio, ele permanecesse em equilbrio? b) Qual o sentido desta corrente?

Resolues
01. a) zero b) 8,0 . 103 N 02. D 03. a) A para B b) 1 A 04. C 05. C 06. a) 2 . 103A b) Oeste para Leste

Induo Eletromagntica
01. (UEMT - LONDRINA) A respeito do fluxo de induo, concatenado com um condutor eltrico, podemos afirmar que a fora eletromotriz induzida: a) ser nula quando o fluxo for constante; b) ser nula quando a variao do fluxo em funo de tempo for linear; c) produz uma corrente que refora a variao do fluxo; d) produz uma corrente permanente que se ope variao do fluxo, mesmo quando o circuito estiver aberto; e) produzir corrente eltrica somente quando o circuito estiver em movimento. 02. (UFMG) A corrente eltrica induzida em uma espira circular ser: a) nula, quando o fluxo magntico que atravessa a espira for constante; b) inversamente proporcional variao do fluxo magntico com o tempo; c) no mesmo sentido da variao do fluxo magntico; d) tanto maior quanto maior for a resistncia da espira; e) sempre a mesma, qualquer que seja a resistncia da espira. 03. (FAAP) Num condutor fechado, colocado num campo magntico, a superfcie determinada pelo condutor atravessada por um fluxo magntico. Se por um motivo qualquer o fluxo variar, ocorrer: a) curto circuito b) interrupo da corrente c) o surgimento de corrente eltrica no condutor d) a magnetizao permanente do condutor e) extino do campo magntico 04. (UEMT - LONDRINA) O im aproximado ao ncleo de ferro numa trajetria que segue a linha tracejada, mantendo-se sempre o plo norte esquerda. Durante essa operao, verifica-se que o ponteiro do galvanmetro G se desloca para a direita. Selecione a alternativa que supere as omisses nas afirmaes que seguem:

1. Enquanto o im mantido em repouso sobre o ncleo, o ponteiro do galvanmetro ______________. 2. Quando o im retirado, de volta sua posio original, o ponteiro do galvanmetro ____________. a) desloca-se para a direita; desloca-se para a esquerda. b) permanece em repouso; desloca-se para a direita. c) permanece em repouso; desloca-se para a esquerda. d) desloca-se para a esquerda; desloca-se para a direita. e) desloca-se para a direita; permanece em repouso. 05. (U. F. VIOSA - MG) As figuras abaixo representam uma espira e um im prximos. Das situaes abaixo, a que NO corresponde induo de corrente na espira aquela em que: a) a espira e o im se afastam; b) a espira est em repouso e o im se move para cima; c) a espira se move para cima e o im para baixo; d) a espira e o im se aproximam; e) a espira e o im se movem com a mesma velocidade para a direita. 06. (MACKENZIE) A figura representa uma espira circular de raio r, ligada a um galvanmetro G com "zero" central. O im F pode mover-se nos sentidos C ou D. Considere as afirmativas: I. Se o im se aproximar da espira, aparecer na mesma uma corrente com o sentido A. II. Se o im se afastar da espira, aparecer na mesma uma corrente com o sentido A. III. Se os plos do im forem invertidos e o mesmo se aproximar da espira, aparecer na mesma uma corrente com sentido B. Assinale: a) S a afirmativa I correta. b) S a afirmativa II correta. c) So corretas as afirmativas I e III d) So corretas as afirmativas II e III e) n.d.a 07. (U. F. UBERLNDIA - MG) Quando o fio mvel da figura deslocado para a direita, aparece no circuito uma corrente induzida i no sentido mostrado. O campo magntico existente na regio A: a) aponta para dentro do papel b) aponta para fora do papel c) aponta para a esquerda d) aponta para a direita e) nulo 08. (PUC - RS) Duas espiras, 1 e 2, de cobre, de forma retangular e colocadas no plano de pgina esto representadas abaixo. Haver uma corrente eltrica induzida na espira 2, circulando no sentido horrio, quando na espira 1 circula uma corrente eltrica. a) constante no sentido anti-horrio; b) constante no sentido horrio; c) no sentido anti-horrio e esta corrente estiver aumentando de intensidade; d) no sentido anti-horrio e esta corrente estiver diminuindo de intensidade; e) no sentido horrio e esta corrente estiver diminuindo de intensidade.

09. (ITA) A figura representa um fio retilneo pelo qual circula uma corrente de i ampres no sentido indicado. Prximo do fio existem duas espiras retangulares A e B planas e coplanares com o fio. Se a corrente no fio retilneo est crescendo com o tempo pode-se afirmar que: a) aparecem correntes induzidas em A e B, ambas no sentido horrio; b) aparecem correntes induzidas em A e B, ambas no sentido anti-horrio; c) aparecem correntes induzidas no sentido anti-horrio em A e horrio em B; d) neste caso s se pode dizer o sentido da corrente induzida se conhecermos as reas das espiras A e B; e) o fio atrai as espiras A e B 10. (OURO PRETO) Uma espira metlica deslocada para a direita, com velocidade constante v = 10 m/s, em um campo magntico uniforme B = 0,20 Wb/m2. Com relao figura abaixo, quando a resistncia da espira 0,80 e, a corrente induzida igual a: Dados: CF = 20 cm a) 0,50 A b) 5,0 A c) 0,40 A d) 4,0 A e) 0,80 A

Resoluo:
01 - A 06 - C 02 - A 07 - A 03 - C 08 - D 04 - C 09 - C 05 - E 10 - A

You might also like