You are on page 1of 15

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO NGELO

CURSO DE BIOMEDICINA

ALAN NORO KUHN

ATUAO DO BIOMDICO NA POLCIA FORENSE

Santo ngelo 2010

ALAN NORO KUHN

ATUAO DO BIOMDICO NA POCIA FORENSE

Projeto de pesquisa apresentado disciplina de Metodologia cientfica aplicada sade do Segundo Bimestre do curso de Biomedicina. IESA 2010

Orientadora: Prof. Lisiane Fachinetto

Santo ngelo 2010

Sumrio
Sumrio.................................................................................................................. 6 1. TEMA.................................................................................................................. 8

2. DELIMITAO..................................................................................................... 8 3. OBJETIVOS.......................................................................................................... 8 3.1-Objetivo Geral............................................................................................... 8 3.2-Objetivos especficos..................................................................................... 8 4. JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 8 5. FUNDAMENTAO TERICA...............................................................................9 Anlise de DNA.................................................................................................... 9 Anlises toxicolgicas ...................................................................................... 10 5.2 ANLISE DE DNA............................................................................................ 12 REFERNCIAS....................................................................................................... 13 5.3 EXAMES TOXICOLGICOS...............................................................................13 REFERNCIAS....................................................................................................... 17 CONCLUSO......................................................................................................... 17

PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA

Biomedicina na polcia forense.

2. DELIMITAO Quais exames laboratoriais so feitos pelo Biomdico na polcia forense?

3. OBJETIVOS 3.1-Objetivo Geral Pesquisar quais so os exames laboratoriais realizados pelo Biomdico na polcia forense. 3.2-Objetivos especficos

Apresentar a atuao do biomdico na realizaes de anlises de DNA na polcia forense.

Avaliar alguns dos exames toxicolgicos utilizados na polcia forense como mtodos de determinar a concentrao de lcool etlico.

4. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa bibliogrfica tem como objetivo, demonstrar como a Biomedicina, atravs da anlise do DNA e anlises toxicolgicas, pode ser decisiva na deciso de um juiz em um julgamento de um criminoso, ou para desvendar casos em que a polcia forense responsvel por coleta de provas para serem apresentadas em jri.

Para que isso seja possvel, o Biomdico devera trabalhar na polcia forense, ou polcia cientfica. A polcia Forense a entidade que visa aplicar tcnicas cientficas dentro de um processo legal, quando h suspeitas que no houve morte natural. Envolvem uma vasta equipa de analistas e cientistas, que analisa minuciosamente todos os vestgios deixados no local do crime e as marcas deixadas no corpo da vtima. Ela especializada em produzir a prova tcnica, ou prova pericial, por meio da anlise cientfica de vestgios produzidos e deixados durante a prtica de delitos. Ela tambm edita normas, aes conjuntas e implementa polticas de atendimento populao. Aos Institutos de Criminalstica, dirigidos por Peritos Criminais, compete a realizao de exames periciais, pesquisas e experincias no campo da Criminalstica, dos quais incluem a informtica, engenharia, reconstituies, balstica, documentoscopia, impresses latentes, fontica, levantamentos topofotogrficos e papiloscpicos nos locais de crime e em sinistros envolvendo patrimnio pblico. Tm por atribuio auxiliar a Justia, fornecendo provas tcnicas sobre locais, coisas, objetos, instrumentos e pessoas, para a instruo de processos criminais. O Biomdico, na percia criminal, estuda o corpo ou objeto envolvido no delito, refaz o mecanismo do crime para saber o que ocorreu, examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais, entre outras coisas.

5. FUNDAMENTAO TERICA

Anlise de DNA O primeiro caso em que foram utilizadas amostras de DNA na soluo de um crime foi ocorrer pela primeira vez somente em 1986, no assassinato de duas garotas e Leicestershire, na Inglaterra. Deste momento em diante, o processo tem sido melhorado e modernizado. Atualmente os biomdicos que fazem estas anlises podem identificar desde a cor do cabelo at prever a cor de sua pele e suas caractersticas faciais em um tempo consideravelmente curto.

O equipamento utilizado para a deteco da reao em cadeias de polimerases, ou PCR, utiliza a forma como o DNA cria cpias de si mesmo, dando aos peritos, rplicas do DNA que podero ser analisadas. Este avano na tecnologia gentica tem ajudado tambm na resoluo de casos que permaneciam sem soluo h anos. Os chamados casos frios esto sendo reabertos e investigados. Atravs de modernas tcnicas forenses alguns casos acontecidos em 1950, ou antes, esto sendo solucionados.

Anlises toxicolgicas A toxicologia a cincia que estuda os efeitos adversos de substncias qumicas nos organismos vivos. Ao longo da histria da humanidade as drogas e frmacos foram usados em razo de seus efeitos benficos e desejados. Os primeiros estudos sobre mecanismos de toxidade das substncias qumicas s se tornaram mais conhecidos a partir da dcada de 1960. Desde esta poca, tambm j se conhecia a possibilidade de os frmacos produzirem graves reaes adversas. Esta cincia dividida em duas grandes reas especializadas de extrema importncia para o Perito Criminal e para o Sistema de Justia Criminal, a Toxicologia Forense e a Toxicologia Social. A Primeira, a toxicologia forense, combina procedimentos da qumica analtica e da toxicologia geral. Ela trabalha com os aspectos mdico-legais do uso de substncias qumicas danosas ao homem. A ela cabe assistir as investigaes post mortem, a fim de estabelecer as causas e circunstncias da morte. Inicialmente, a toxicologia forense limitava-se a estabelecer a origem de determinada substncia qumica utilizada em determinado delito. O toxicologista atuava diretamente no exame de substncias extradas do cadver com a inteno de pesquisar o agente txico, ou na identificao de substncias qumicas presentes nos mais diversos eventos. Atualmente, o campo de atuao mais abrangente, estendendo-se desde as percias no vivo e no morto, at circunstncias prprias de sade pblica, como falsificao ou adulterao de medicamentos e acidentes com substncias qumicas em massa, em casos de acidentes ou dolo.

Existe uma grande variedade de amostras que podem ser analisadas na toxicologia forense, tais como rgos retirados na necropsia, fluidos biolgicos obtidos do vivo e do morto, substncias qumicas naturais, sintticas, orgnicas e inorgnicas, lquidos e slidos. O exame toxicolgico dever buscar a presena de qualquer substncia qumica exgena presente na amostra que obtida da percia. A segunda, a toxicologia social, tem enorme importncia nos estudos das substncias qumicas que determinam danos, com a dependncia fsica e psquica. Na toxicologia social, estudada a interao das drogas com os indivduos, o meio social em que vivem e as consequncias de determinadas drogas aos usurios. Esta ltima ser apresentada neste trabalho nos mtodos analticos da concentrao do lcool no organismo. ALCOOL ETLICO As primeiras informaes sobre o uso do lcool datam do sculo II a.C. A sua difuso generalizada permite que se formulem hipteses sobre por que o lcool a droga de eleio, a qual outros psicotrpicos vem sobrepor, mas no substituir. Deve-se citar tambm, que o lcool uma substncia lcita, portanto, mesmo que haja uma legislao prpria que regulamente e restrinja o seu uso, os problemas da ilegalidade e do estigma no esto presentes, o que faz que um nmero maior de usurios tenha acesso. O lcool uma droga que no ser humano produz, ao lado do efeito depressor, uma no menos bvia ao euforizante, traduzida predominantemente por desinibio comportamental, hilaridade, expresses afetivas aumentadas e diminuio da autocrtica. O seu uso traz consigo vrios problemas, sendo um deles o alcoolismo, que se relaciona com seu consumo crnico. Estima-se que o nmero de alcooltras grande, de 5 15% em vrios pases. O lcool metabolizado no organismo numa velocidade em torno de 0,2 gramas por quilo peso por hora. importante saber que a embriaguez vai depender da quantidade de lcool ingerida, bem como do fato de esta pessoas estar em jejum ou no, pois a presena de alimentos no estmago retarda a absoro e ainda a velocidade da ingesto. Os efeitos que o lcool causa no organismo com intoxicao aguda so:

Perodo de euforia: completa extroverso, perda da autocrtica. Perodo Mdico-legal: diminuio das faculdades mentais, falta de coordenao motora e falta de autocontrole. Perodo comatoso: comea com arrefecia, atmia, midrase, pulso lento, hipotenso, hipotermia, exaltao das funes digestivas, como nuseas e vmitos, e a morte ocorre por parada respiratria.

5.2 ANLISE DE DNA Em 1984 Alec John Jeffreys e colaboradores desenvolveram na Universidade de Leicester, na Inglaterra, uma tcnica que permitia identificar marcadores genticos to especficos quanto as impresses digitais que se obtm na datiloscopia, chamada impresses digitais genticas do DNA- Fingerprints O DNA o elemento que contm todas as informaes genticas de cada indivduo, com caractersticas nicas, assim como nas impresses digitais. Esta tcnica estribada nos chamados minissatlites, regies do DNA feitas da repetio de pequenas sequncias dispersas em grande nmero entre o genoma humano. Existem diferentes grupos de minissatlites que compartilham quase as mesmas, ou at mesmo as mesmas sequncias bsicas de aminocidos. O material analisado pode ser desde uma gota de sangue at esperma, cabelo, saliva ou pele. Com partculas de DNA, obtidas atravs de bombardeios de raios, obtm-se as estruturas genticas dos supostos criminosos ou pai e filho, no caso do exame de paternidade, pois, com exceo de gmeos univitelinos, o DNA de cada indivduo forma um padro especfico, a chamada impresso digital gentica. A impresso digital gentica pode ser obtida tambm, usando as chamadas enzimas de restries, que como verdadeiras tesourinhas qumicas, cortam o gene em stios especficos, seccionando o DNA em segmentos que se dispe em padres. Os segmentos, de tamanho varivel, espalhados sobre uma superfcie gelatinosa e submetidos ao de uma corrente eltrica, movimentam-se velozmente em linha reta. Alguns desses segmentos so denominados regies hipervariveis e contm sequncias especficas chamadas stutters, as quais,

imersas em uma soluo que contenha sondas qumicas radioativas, recebem radioatividade que imprime a imagem da fila de fragmentos numa chapa de raios X. De acordo com especialistas, a nica e remota possibilidade de erro no caso de comparao de estruturas genticas de gmeos idnticos. Afora isso, a probabilidade de indivduos que no so parentes terem a mesma impresso digital do DNA de apenas uma para cinco quatrihes, ou seja, praticamente zero. Para irmos, essa qualidade de provvel de um pra cem milhes. Dessa forma, a nova tcnica de comparao de genes, quando os laboratrios de percia do pas estiverem aparelhados para o teste de impresso gentica, responder, sem nenhuma duvida, com total preciso, dispensando os demais mtodos de identificao de identificao at hoje empregados.

REFERNCIAS Croce, Delton; Croce, Delton Jr. MANUAL DE MEDICINA LEGAL; 6 ed. rev. So Paulo: Saraiva,2009. Gentica forense ao servio da Justia <http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx? content_id=511050>. A Biomedicina a servio da investigao policial <http://www.crbm1.com.br/bio59/pericia_59.asp> Biomedicina Forense e Criminal <http://biomedicinacomangelica.blogspot.com/2008/06/biomedicina-forense-ecriminal-o-que.html>

5.3 EXAMES TOXICOLGICOS Sero apresentadas agora, algumas das tcnicas para medir a concentrao de lcool etlico no organismo, bem como algumas anfetaminas e drogas modificadoras do SNC.

DETERMINAO DO ALCOOL ETLICO NO ORGANISMO MTODOS DE AMOSTRAGEM DE AR EXALADO Uma avaliao real da concentrao de lcool no sangue pode ser obtidase for analisando o ar alveolar, pois somente no nvel dos alvolos que ocorre um completo equilbrio entre o lcool presente no pulmo e no sangue. Por tanto, apenas analisando o ar alveolar que se podem obter medidas precisas de alcoolemia. de fundamental importncia, que a amostra de ar no seja coletada assim que o indivduo tenha tomado seu ltimo gole, pois a concentrao obtida no equipamento seria muito alta, devido ao lcool residual remanescente na boca. Por isso, importante que a coleta seja feita em, no mnimo, 15 minutos, preferencialmente 20, aps o ltimo gole, para assegurar que todo o lcool presente na boca tenha sido absorvido. Os sistemas de amostragem de ar da maioria dos etilmetros so projetados para aceitar para a anlise somente o ar alveolar. As amostras de ar da boca ou das partes superiores do trato respiratrio so normalmente rejeitadas automaticamente por estes instrumentos. Para assegurar uma amostra apropriada de ar, aquela da regio dos alvolos, esta deve consistir de um sopro interrupto at quase uma expirao completa. Desta forma o equipamento rejeita a primeira parte do ar, que consiste numa mistura com baixa concentrao de lcool, e aceita para anlise o ar proveniente dos alvolos, que o que contm a maior concentrao. Este um mtodo de coleta ativa. denominado ativo, pois requer a cooperao do indivduo. Neste caso, o equipamento exige que o individuo sopre apropriadamente atravs de um bocal descartvel, fornecendo uma amostra de ar alveolar. PRINCIPIO DE DETECO POR CLULAS ELETROQUMICAS De forma simples, a clula eletroqumica para a determinao do lcool consiste de uma camada porosa, quimicamente inerte, revestida em ambos os lados por uma fina camada de platina. A camada porosa impregnada com uma soluo

acida eletroltica e uma conexo eltrica aplicada s duas superfcies de platina. Este conjunto montado num estojo plstico com um orifcio que permite a introduo da amostra de ar. Neste sistema, o lcool presente na amostra eletroquimicamente oxidado para produzir um fluxo de eltrons, ou seja, uma corrente eltrica. Quanto maior a quantidade de lcool, maior o fluxo formado, gerando uma resposta eltrica quantitativa. Os instrumentos com este tipo de deteco apresentam as seguntes vantagens: Alta especificidade analtica para o lcool etlico; Alta exatido, especialmente em baixas concentraes de lcool; Resposta linear numa ampla variao de concentrao; No exige fonte de energia externa para operao normal, apenas uso de baterias; Longa durabilidade; Alta confiabilidade em diversas condies de campo.

Dentre algumas desvantagens, podem-se citar: Relativo alto custo por unidade; Dificuldade temporria em zerar o equipamento aps repetidas medidas de lcool em altas concentraes; Necessidade de calibrao peridica.

ABSORO POR INFRAVERMELHO Os equipamentos com deteco por espectrofotometria infravermelha operam pelo princpio de que molculas orgnicas absorvem luz infravermelha (IV) em vrios comprimentos de onda, dependendo de sua composio atmica e de sua estrutura molecular. A quantidade de radiao absorvida depende da concentrao da substncia absorvente presente em uma amostra, sendo uma medida desta. A amostra de ar alveolar introduzida em uma cmara, na qual passa uma fonte de luz IV num comprimento de onda selecionado. Se a amostra contiver lcool, a

intensidade de luz que passa atravs da clula diminui. O decrscimo do sinal IV que alcano o detector uma medida quantitativa da concentrao dessa substncia na amostra de ar. Alguns equipamentos utilizam sistemas de medida mais especficos para lcool pelo uso de filtros pticos. Os analisadores de ltima gerao incorporam dois comprimentos de onda para aumentar a especificidade para a molcula de etanol. A maior vantagem desta tecnologia alcanar especificidade e exatido em baixas concentraes de etanol; alia-se a isso sua rapidez, possibilidade de anlises em sequncia e fcil operao. Alm disso, os equipamentos atuais aceitam somente amostras de ar alveolar e, se a amostragem no for adequada, o equipamento rejeita e invalida o teste. So equipamentos para serem utilizados em lugares fixos, normalmente acoplados a sistemas computadorizados, fornecendo resultados impressos e com cpias. Suas desvantagens so seu alto custo e fato de no poderem ser facilmente transportados para utilizao em campo, a no ser em unidades mveis. SEMICONDUTORES Este sistema de deteco consiste em uma base de um xido metlico aquecido a uma temperatura de cerca de 300C, na qual aplicada uma voltagem para produzir uma pequena corrente de fundo. A magnitude dessa corrente determinada pela condutividade da superfcie da base, que pode ser afetada pela presena e concentrao de qualquer substncia nela adsorvida. Portanto, quando o lcool entra em contato de com essa superfcie, adsorvido, alterando a resistividade desta e, consequentemente, a corrente. Esta alterao na corrente dependente da concentrao de lcool na amostra. Este efeito puramente fsico: no especfico para a molcula de lcool. No apresenta uma resposta linear, a sensibilidade diminui em funo do tempo e sua vida til raramente passa de um ano. A resposta dos semicondutores influenciada pela presso parcial de oxignio atmosfrico, variando em sensibilidade devido s alteraes climticas e altitude. s vezes, os semicondutores so oferecidos como sendo os de clulas eletroqumicas.

CROMATOGRAFIA A GAS Nesta tcnica, a amostra de ar colhida em um balo apropriado de volume conhecido. Posteriormente, o lcool separado de amostras de ar por meio de uma microextrao em fase slida e quantificando por cromatografia em fase gasosa. Resumidamente, essa tcnica envolve a introduo de uma pequena amostra de substncia de interesse dentro de uma coluna aquecida, onde se passa um gs de arraste. Os componentes da amostra so separados conforme passam pela coluna e atingem o detector em tempos diferentes, sendo, assim, caracterizados e quantificados. Apesar de ser uma tcnica de alta seletividade, no vantajosa quando comparada a outras disponveis para determinao de etanol no ar; isso devido ao seu alto custo, necessidade de pessoal especializado e preparao prvia da amostra. Entretanto, tem sido a tcnica de eleio para determinao das concentraes de lcool no sangue.

REFERNCIAS Passagli, Marcos; TOXICOLOGIA FORENSE: TEORIA E PRTICA; Millenium Editora- Campinas, SP; 2007

CONCLUSO Esperamos ento, que a biomedicina, associada polcia forense e tecnologia, consiga resolver um numero cada vez maior de casos de crimes, onde normalmente os criminosos sairiam impunes, e as famlias ficariam sempre com alguma dvida sobre os acontecimentos. Esta a biomedicina, trazendo mais justia para a saciedade atual.

REFERNCIAS

Croce, Delton; Croce, Delton Jr. MANUAL DE MEDICINA LEGAL; 6 ed. rev. So Paulo: Saraiva,2009. Gentica forense ao servio da Justia <http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx? content_id=511050>. A Biomedicina a servio da investigao policial <http://www.crbm1.com.br/bio59/pericia_59.asp> Biomedicina Forense e Criminal <http://biomedicinacomangelica.blogspot.com/2008/06/biomedicina-forense-ecriminal-o-que.html> Site do Instituto Geral de Percias do Rio Grande do Sul < http://www.igp.rs.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=28> Passagli, Marcos; TOXICOLOGIA FORENSE: TEORIA E PRTICA; Millenium Editora- Campinas, SP; 2007

You might also like