You are on page 1of 3

QUIMICA LUCAS FIALHO

Apoio Didti co Ficha de Contedo

Apoio Didatico Ficha de Contedo

CEDECOM - Preparando para o Vestibular Prof. Lucas Fialho HTTP://WWW.QUIMICALUCASFIALHO.TK/

A MATRIA 1. O que matria Matria a composio fundamental do universo. Basicamente, a matria tudo que ocupa o lugar no espao em qualquer um dos trs estados fsicos (slido lquido e gasoso). A Matria pode ser homognea ou heterognea. 2. Os estados da matria A matria pode ocupar o espao de 3 formas :

A matria e suas propriedades

SLIDO Os compostos slidos so o mais estveis espacialmente, pois, as partculas da matria tem pouco (vibraes) ou nenhum movimento (zero absoluto( 273,15C)); No existe adaptao da matria ao espao. O espao que se adapta a matria; Assumem formaes compactas. Blocos; No sofre compresso Difcil de ser perfurado As partculas esto fortemente atradas entre si.

LQUIDO Os compostos lquidos so menos estveis espacialmente, pois as partculas da matria possuem mais energia para se movimentar o que no acontece no estado slido onde as partculas tem muito menos energia; Deslocamento constante pelo espao Existe adaptao parcial ao espao; Assumem formas achatadas; Pode ser facilmente perfurado; As partculas ainda possuem atrao entre si; Pode ser parcialmente comprimido.

GASOSO Os compostos gasosos so altamente instveis. Uma verdadeira desordem, pois as partculas possuem grande quantidade de energia o que permite seu deslocamento; Deslocamento constante pelo espao; Adaptao TOTAL ao espao;

Apoio Didatico Ficha de Contedo Assumem a forma do espao; No apresenta resistncia a perfurao; As partculas possuem nenhuma ou pouqussima atrao entre si. Pode ser comprimido e expandido facilmente

Agora pense numa seringa, num balo de festa, num copo com gua, numa caneta e perceba como estas informaes nos ajudam a entender melhor o que acontece em nosso cotidiano.

3. Calor e movimento das partculas Para que ns realizemos as atividades cotidianas precisamos nos alimentar para ter energia. As partculas funcionam da mesma forma: precisam de energia para se mover. Como essa energia chega a partcula chamada de calor.

CALOR O FLUXO DE ENERGIA ENTRE AS PARTICULAS. O MOVIMENTO DA ENERGIA.


Quando dizemos que estamos com calor devido h um dia quente e bem ensolarado, estamos na verdade querendo dizer que o estamos recebendo a energia luminosa que vem do sol. No ? essa transio da energia que damos o nome de calor. O Aumento da temperatura proveniente do deslocamento da energia do corpo com mais energia para o com menos energia com o objetivo de ambos entrarem em um equilbrio trmico (ficarem com a mesma temperatura).

ATENO :CALOR NO O MESMO QUE TEMPERATURA.

So caractersticas de partculas com pouca energia: Pouco movimento Baixa temperatura

So caractersticas de partculas com muita energia: Muito movimento Alta temperatura

4. Propriedades da matria A matria possui muitas propriedades que do caractersticas especificas para cada utilidade. Para engenharia o estudo das propriedades da matria fundamental para criar e construir coisas.

Apoio Didatico Ficha de Contedo Densidade o Densidade a razo entre a massa e o volume, ou seja, quanto de matria tem por espao. Exemplo: Tenho 10 kg de algodo em um recipiente de um 1L e tenho em outro recipiente de tambm 1L, 5kg de ferro. Quem mais denso? o Para determinar a densidade usa-se a seguinte expresso

Dureza

a resistncia a deformaes permanentes. A dureza caracterstica da matria slida e est diretamente ligada a atrao entre as partculas.
Tenacidade

a energia mecnica necessria para levar um material a ruptura. Quanto mais energia a matria precisar para se quebrar menos TENAZ ela . No confunda Tenacidade com Dureza!
Tenso superficial

um efeito fsico que ocorre na camada superficial de um lquido levando a sua superfcie a se comportar como uma membrana elstica. Compostos lquidos com grande densidade tendem a apresentar grande tenso superficial. Contudo a agua apresenta grande tenso mesmo tendo baixa densidade isto devido s ligaes de hidrognio que sero vistas mais a frente..

Viscosidade

a resistncia que um lquido oferece quando tentamos movimenta-lo. Mel, leo de cozinha e xampu so exemplos decompostos viscosos. Vale lembrar que todos os compostos oferecem viscosidade a nica diferena que uns so mais viscosos (mel) e outros menos viscosos (agua).

You might also like