You are on page 1of 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTRIA ARQUEOLOGIA E HISTRIA

PRIMEIRA VERIFICAO DE APRENDIZAGEM

Professor: Dr. Arno Alvarez Kern Acadmico: Tiago Reszka Piaceski

Turma: 149 Semestre: 2005/1

Porto Alegre 2005

A cincia social de grande importncia nos dias de hoje, tal qual foi continuamente num passado no muito distante, a Arqueologia. Atravs da construo e da modelagem do passado, apresenta como finalidade estudar as sociedades humanas de outrora. Por meio, de seus vestgios como sua estrutura, costumes, prticas, assim como seu progresso ao longo do tempo. Por muito tempo, o estudo da arqueologia fundamentava-se em materiais escritos, o que denominado de fatos arqueolgicos, nada mais era do que a descrio de medir e a de numerar os objetos encontrados. A seguir vinha a sua classificao, com a organizao, a coleta de dados, o processamento dos dados, anlise e a sintetizao, relacionados com o material. Entretanto, a nova arqueologia nos diz, que por detrs dos artefatos descobertos existem os homens com suas relaes sociais, relao do homem com o homem e com a natureza, e seu modo de vida e de pensar. Esta cincia em nossos dias tem a tica de recuperar os objetos, e conseqentemente uma compreenso tal qual era o real funcionamento do mesmo para aquela sociedade, ou seja, tentando buscar uma interpretao daquele artefato no seu contexto e, com isso para uma melhor explicao se alia a Histria, buscando tambm nos documentos histricos uma forma de aproximao da verdade, para esta compreenso dos elementos inseridos em sua conjuntura social. Com esta jovem percepo da arqueologia transformando-se numa cincia. Deste modo, com uma viso inovadora da explanao de uma cultura material, passa alcanar uma coexistncia interdisciplinar entre ela, a Arqueologia, e a Histria. Portanto a arqueologia modificou-se numa cincia social complementar s demais, j que atuam em meio ao estudo das sociedades humanas, portanto tem finalidades similares.

No entanto, entre as diferentes fontes destas duas disciplinas, passa-se a existir uma tendncia qual teria primazia, a escrita ou a material? As duas so criaes intelectuais da mesma cultura. O material seria a decorrncia do trabalho e dos esforos humanos para obteno do objeto e, que as pessoas desta cultura sem imaginar, que para ns hoje denominamos de artefato. De outro lado, temos a escrita que uma reproduo ideolgica da realidade desta mesma cultura, composta em forma de documento. A resposta se faz vislumbrar na prpria pergunta que o somatrio de ambas as fontes, ou seja, deste modo relacionando o material com seu contedo, de modo a chegar o mais perto da elucidao do stio em pauta. Assim chegamos a uma importante questo, qual seria a importncia do estudo desta cincia social na universidade? Aps tudo que foi dito se pode perceber a importncia desse estudo, est em sermos capazes de avaliar no somente as relaes humanas, mas todo o conjunto de sua estrutura social, econmica, religiosa e cultural, atravs de indcios arqueolgicos e capacitados a compreender seu desenvolvimento. Ainda que com problemas para atingir a um modo adequado de trabalho, e de criar conceituaes persuasivas para produzir certa concordncia em uma cincia que convive muitas contestaes. Pois Arqueologia trata do estudo das sociedades, atravs da cultura material fabricada e utilizada pelas mesmas. Assim sendo a Arqueologia importante porque, juntamente com a Histria pode-se assim fazer uma ponte com a realidade atual vivenciada pela humanidade, ou seja, atravs da arqueologia podemos estudar no s as sociedades antigas, mas tambm as atuais. O que podemos concluir que entendemos que a arqueologia conseguiu transpor barreiras e ocupar o seu espao, instituindo o seu valor no estudo do passado pela cultura material.

You might also like