You are on page 1of 34

Capitulo 4 Camada Fsica do Padro ISDB-T

4.1 Introduco
O processo de transmisso para radiodifuso terrestre de TV Digital do padro ISDB-T responsvel por transformar as informaes digitais em sinais adequados para o envio atravs do canal de comunicao. Assim sendo, o objectivo deste captulo descrever e explicar a funo de cada bloco que compe o processo de transmisso. Far-se- uma introduco dos aspectos principais da camada fsica do padro ISDB-T, focalizando os parmetros essenciais, e apresentando expresses que nos permitiro determinar aos parmetros envolvidos. Logo a seguir detalhado o funcionamento de cada bloco que compe o diagrama em blocos da camada fsica do padro ISDB-T e so apresentados os aspectos que justificam o emprego de cada bloco.

4.2 Principais Aspectos da Camada Fsica do Padro ISDB-T


O objectivo da televiso digital a transmisso de sinais de vdeo, udio e dados. Os sinais de vdeo e udio so digitalizados, codificados e multiplexados juntamente com dados complementares para formar um fluxo de bits que contm todas as informaes que devem ser transmitidas. Este fluxo de bits chamado TS (Transport Stream). Um ou mais TS so remultiplexados de forma a se criar um nico fluxo BTS (Broadcast Transport Stream) e que alimentar o processo de transmisso. O BTS ser submetido uma srie de processos de codificao de canal e modulao, de modo a viabilizar a recepo do sinal nas faixas de VHF e UHF, nos mais variados cenrios de radiodifuso [26] [27].

42

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Na etapa de codificao de canal so utilizados dois cdigos corretores de erros concatenados com o objectivo de melhorar o desempenho em termos da taxa de erro de bits (BER). Existem dois nveis de codificao, onde no primeiro nvel o cdigo chamado de cdigo externo e no segundo nvel chamado de cdigo interno. A informao protegida ento dividida em milhares de portadoras, formando um sinal OFDM. O processo de gerao deste sinal utiliza o mtodo IFFT (Transformada Rpida de Fourier Inversa), usada nos sistemas digitais de banda larga. O ISDB-T utiliza a multiplexao por diviso em portadoras de frequncias ortogonais com segmentao de banda chamada BST-OFDM (Multiplexao por Diviso de Frequncias Ortogonais com Transmisso de Banda Segmentada) para permitir flexibilidade de operao e robustez com a selectividade em frequncia do canal. A flexibilidade se deve a segmentao de banda, que permite ao sistema atender a diferentes servios, como a recepo fixa, porttil e mvel. A transmisso destes servios de forma simultnea chamada de transmisso hierrquica. A robustez contra a selectividade em frequncia do canal se deve ao uso de mltiplas portadoras e do intervalo de guarda introduzido [2]. O espectro de frequncia reservado a TV no nosso pas de 8 MHz. Usando o padro ISDB-T este espectro divido em 14 partes, onde 13 partes sucessivas so empregadas na transmisso de sinais e uma parte reservada como banda de guarda entre canais adjacentes. Cada uma das 13 partes do espectro de transmisso consiste num bloco de portadoras chamado segmento OFDM que ocupa numa largura de faixa dada por: (4.1) onde BWc a largura de banda do canal de TV, igual a 8 MHz, para o caso de Angola. Cada camada hierrquica composta por um ou mais segmentos OFDM. Os 13 segmentos OFDM podem ser agrupados em ate 3 grupos hierrquicos distintos, chamados de camadas A, B e C. O segmento OFDM a principal unidade da transmisso BST-OFDM no domnio da frequncia. Assim, um segmento OFDM pode operar com parmetros prprios no estgio de codificao de canal, tais como ordem de modulao, taxa de cdigo interno e profundidade do entrelaador temporal [12]. Os segmentos so numerados em ordem crescente de 0 12, onde o segmento 0 posicionado no centro do espectro de transmisso, sendo por isso chamado de segmento central. Os segmentos seguintes so posicionados esquerda e direita deste segmento, de tal forma que, os segmentos mpares ficam posicionados esquerda do segmento central e os segmentos pares ficam posicionados direita.
43

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

As camadas hierrquicas A, B e C so sucessivamente organizadas de acordo com a ordem crescente dos segmentos. Para o servio de recepo mvel, apenas um segmento utilizado, o segmento central. Este submetido a um estgio de codificao de canal com parmetros configurveis. Assim, o servio de recepo mvel designado como camada A. Este servio tambm chamado de recepo parcial, pois possvel receber o segmento central utilizando apenas a parcela central do espectro do smbolo OFDM. No ISDB-T os smbolos transportados por cada portadora podem ser modulados para a demodulao diferencial ou coerente. Caso alguma camada use demodulao diferencial, tal camada deve ser posicionada antes da camada que utilizar demodulao coerente, ocupando desta forma, os segmentos mais prximos do centro do espectro de transmisso. Assim, em funo dos diferentes servios, os segmentos que formam as camadas hierrquicas A, B e C devem ser organizadas na ordem: recepo mvel, modulao com demodulao diferencial e modulao com demodulao coerente, que sero descritas mais adiante. Cada segmento OFDM formado por portadoras que transportam dados, portadoras pilotos que auxiliam na estimao do canal, portadoras auxiliares e portadoras que transportam informaes de controle e configurao do processo de transmisso. O conjunto de portadoras de dados que da origem ao segmento OFDM chamado segmento de dados. Antes da insero das portadoras acima referidas, os segmentos de dados so organizados em ordem ascendente e agrupados consecutivamente para formar as camadas hierrquicas, como mostra a Figura 4.1.

Espectro de transmisso = 7,43 MHz Figura 4.1: Organizao dos segmentos para a transmisso hierrquica [2] O esquema de modulao BST-OFDM pode ser configurado para operar em trs modos de transmisso com diferentes nmeros de portadoras ocupando a mesma banda. A taxa til de transmisso no depende do modo de operao, ou seja, no depende do nmero das portadoras. A alterao dos parmetros de codificao de canal ou do intervalo de guarda altera a taxa til transmitida e a proteco

44

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

adicionada aos dados transmitidos. Esta taxa til pode variar de 374,47 Kbps 2383,04 Kbps dependendo da configurao desejada. A Tabela 4.1 mostra os principais parmetros do processo de transmisso, a partir dos quais possvel calcular todos os demais parmetros [28]. Primeiro deve-se definir o modo de operao e o intervalo de guarda, os quais se aplicam a todos os segmentos OFDM. Cada camada hierrquica deve especificar a quantidade de segmentos, a ordem de modulao, a taxa do cdigo interno e a profundidade do entrelaador temporal. Tabela 4.1: Principais parmetros do ISDB-T
Padro ISDB-T
N de camadas N de segmentos OFDM Banda do segmento OFDM (BWs) Comprimento do quadro OFDM Frequncia de amostragem IFFT (fs) Portadoras por segmento () Nmero de amostras IFFT (N) Intervalo de guarda (IG) Mtodo de modulao Taxa de cdigo interno (Rcc) Profundidade do entrelaador o temporal (I)

Modo 1 (2k)

Modo 2 (4k)

Modo 3 (8k)

3 13 571.428... kHz 204 smbolos por quadro (2048/189).106 = 10.835 MHz 216 432 4096 8192 1/4 1/8 1/16 1/32 DQPSK QPSK 16-QAM 64-QAM 1/2 2/3 3/4 5/6 7/8 0 0 0 4 2 1 8 4 2 16 8 4 108 2048

O nmero total de portadoras activas em cada modo de operao igual a soma das portadoras de todos os segmentos OFDM mais uma unidade, ou seja: (4.2) onde o nmero de portadoras por segmento OFDM. O espaamento entre as portadoras dado por: (4.3) A frequncia de amostragem para a realizao da IFFT define a temporizao de todo processo de transmisso de TV Digital. O perodo de amostragem para a IFFT igual ao inverso da frequncia de amostragem, ou seja: (4.4)

45

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

A IFFT usa N portadoras para a realizao da IFFT, onde aproximadamente 69% das portadoras transmitem informaes e o resto so portadoras nulas. Assim, a durao til de um smbolo OFDM dado por: . (4.5)

Como vimos no capitulo anterior, um intervalo de guarda inserido entre dois smbolos para evitar a interferncia entre smbolos. O intervalo de guarda consiste de uma parcela do fim do smbolo OFDM que copiada para o seu incio. Esta parcela, IG, uma fraco do tempo do smbolo. Desta forma, a durao do intervalo de guarda dado por: . A durao total do smbolo OFDM dada por: . (4.7) (4.6)

Logo, a cada intervalo de um novo smbolo OFDM transmitido, resultando numa taxa de smbolos OFDM dada por: (4.8) A taxa de smbolos OFDM depende especificamente do modo de operao e do intervalo de guarda. O segmento de dados, que corresponde ao conjunto de portadoras que transportam dados em um segmento OFDM, formado por 96, 192 ou 384 portadoras nos modos de operao 1, 2 ou 3, respectivamente. Cada portadora carrega um smbolo serial proveniente da modulao empregada. Assim, a taxa til de smbolos seriais por segmento de dados dada por: (4.9) onde o nmero de portadoras por segmentos de dados. A vazo de cada segmento no se altera com a mudana de , pois a relao entre o nmero de portadoras por segmento de dados e o nmero de portadoras utilizadas para a realizao da IFFT no depende do modo de operao, sendo: (4.10) Desta foram, a taxa til de smbolos seriais pode ser dada como: (4.11)

46

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Os parmetros mostrados at agora se aplicam a todos os segmentos que compe o smbolo OFDM. Os parmetros apresentados a partir de agora, so determinados para cada camada hierrquica individualmente. A taxa total de bits transmitida pelo segmento de dados dada por: (4.12) onde a ordem da modulao da camada x.

O cdigo interno um dos cdigos usados para proteger a informao atravs da insero de bits de redundncia. A insero dos bits de redundncia diminui a vazo til do sistema. A taxa de bits na entrada do codificador convolucional dada por: (4.13) onde a taxa de cdigo interno da camada x.

O codificador Reed Solomon, chamado de codificador externo, insere bytes de redundncia com o objectivo de proteger a informao, como falado anteriormente. Este codificador opera com blocos de entrada de 188 bytes de um pacote TS e insere 16 bytes de redundncia, gerando um pacote de 204 bytes. A taxa til em um segmento de dados da camada x dada por: (4.14) Relacionando as equaes (2.11), (2.12), (2.13) e (2.14) temos [17] [29] [30]: (4.15) Esta equao permite determinar a taxa til de dados em um segmento (ou para os treze segmentos) para qualquer configurao no processo de transmisso do padro ISDB-T. Essas so apresentadas na Tabela A.1 e A.2 do Anexo A.

4.3 Processo de Transmisso no Padro ISDB-T


O processamento realizado na camada fsica do padro ISDB-T iniciado com a insero de redundncia pelo codificador externo. Aps esta codificao realizada a diviso dos pacotes em at trs caminhos referentes s camadas hierrquicas. Em cada um destes caminhos realizada a codificao de canal e o mapeamento da modulao. Logo depois os sinais destes trs caminhos so combinados e passam pelos processos de entrelaamento no tempo e na frequncia. O processamento seguinte referente formatao do quadro OFDM e do sinal OFDM no domnio do tempo.

47

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

A Figura 4.2 mostra o diagrama de blocos do sistema de transmisso de TV digital do padro ISDB-T [28].

TS
Remultiplexao de TS Cdigo Externo RS(204,188)

Diviso de TS em Camadas

Aleatorizador

Ajuste de atraso

Entrelaador de Bytes

Aleatorizador

Ajuste de atraso

Entrelaador de Bytes

Aleatorizador

Ajuste de atraso

Entrelaador de Bytes

Entrelaador no Tempo Entrelaador na Frequncia

Codificador Interno

Estruturao do Quadro OFDM

Combinador de nveis Hierrquicos

Ajuste de Atraso Entrelaador de bit Mapeador

Codificador Interno

Ajuste de Atraso Entrelaador de bit Mapeador Ajuste de Atraso Entrelaador de bit Mapeador

IFFT

Intervalo de Guarda

Codificador Interno

Portadoras Piloto (SP, CP) Portadoras Controle (TMCC) Portadoras Auxiliares (AC)

Figura 4.2: Diagrama em blocos do processo de transmisso do ISDB-T [28]

4.3.1 Pacotes de Dados do MPEG-2 TS


As informaes de vdeo, udio e dados transportadas em TS proveniente do multiplexador MPEG-2 so formatadas em pacotes de 188 bytes. Os primeiros 4 bytes de cada pacote formam o cabealho com informaes de sincronismo, identificadores e controladores das informaes do pacote. Os 184 bytes restantes transportam informaes de vdeo, udio, dados ou tabelas de controle. O primeiro byte de cada cabealho, denominado de byte de sincronismo, tem sempre o mesmo valor 47H. A taxa de cada TS pode variar de acordo com os diversos fatores inerentes ao sistema MPEG-2, que envolvem desde a qualidade e resoluo dos sinais de vdeo transportados at a quantidade de programas multiplexados. A taxa de bits mxima transportada pelo sistema de transmisso terrestre de TV Digital 30,979 Mbps, conforme (2.15) para MX= 64, IG=1/32, rx=7/8 em todos os segmentos.

48

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Alm de operar com um TS proveniente do multiplexador MPEG-2, o sistema de transmisso de TV Digital pode operar com um TS j remultiplexado, nomo veremos a partir de agora.

4.3.2 Remultiplexao de TS e Transmisso Hierrquica


Na entrada do sistema de transmisso realizada a remultiplexao dos TSs que sero transmitidos. No processo de remultiplexao, os TSs de entrada so convertidos num nico TS de sada, com uma taxa de gerao quatro vezes maior que a frequncia IFFT (4fs bps). Esta converso necessria para que garantir que o quadro de multiplexao, formado por um nmero inteiro de pacotes TS, possua a mesma durao de um quadro OFDM [12]. O modo de operao e o intervalo de guarda determinam a durao do smbolo OFDM e a durao do quadro OFDM. O quadro de multiplexao uma estrutura que estabelece a sequncia de pacotes que so introduzidos atravs da etapa de codificao de canal de cada camada hierrquica. No processo de remultiplexao, a cada pacote de 188 bytes so adicionados mais 16 bytes nulos extras, formando assim, 204 bytes por pacote. O TS resultante do processo de remultiplexao chamado de BTS (Broadcast Transport Stream) e montado obedecendo a estrutura de um quadro de multiplexao. Os primeiros 8 bytes extras inseridos no processo de remultiplexao informam em que camada o pacote deve ser transmitido, o posio do mesmo dentro do quadro de multiplexao e outras informaes de controle. Nos 8 bytes extras restantes podem ser inseridos bytes de paridade para proteger o pacote. A redundncia tem o objectivo de corrigir possveis erros ocorridos entre o remultiplexador e o sistema de transmisso. O quadro de multiplexao define um nmero inteiro de pacotes que sero transmitidos em um quadro OFDM. Desta forma, existe um alinhamento, ou sincronismo, entre o quadro de multiplexao e o quadro OFDM, onde o byte de sincronismo do primeiro pacote do quadro de multiplexao define o ponto inicial das informaes que sero transportadas e o ultimo byte de paridade do ltimo pacote do quadro de multiplexao define o ponto final das informaes no quadro OFDM. Alm das informaes sobre a camada hierrquica na qual o pacote pertence, o remultiplexador insere tambm as informaes de configurao do sistema de transmisso. Isto feito introduzindo pacotes no quadro de multiplexao, chamados IP (Information Packet Pacotes de Informao). Este IP carrega todas as informaes de configurao das etapas de codificao de canal das camadas

49

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

hierrquicas do sistema de transmisso. Esse pacote ocupa a posio de um pacote nulo na organizao do quadro de multiplexao de modo a no alterar a taxa de bits. Este pacote descartado no processo de diviso do TS em camadas hierrquicas. A insero do pacote IP prov uma forma de configurao do sistema de transmisso sem a necessidade do uso de outro canal para transmitir tais informaes, uma vez que o remultiplexador possivelmente estar localizado no estdio e o sistema de transmisso localizado em algum ponto remoto, propicio a radiodifuso do sinal. No caso onde o sinal de entrada um TS e o remultiplexador est dentro do modulador, esses pacotes IP no sero gerados, pois o sistema de transmisso receber essas informaes por alguma interface de configurao. Caso seja utilizado um BTS para alimentar o sistema de transmisso, o pacote IP analisado para prover a configurao das etapas de codificao de canal das camadas hierrquicas. A durao de um quadro OFDM dada por: (4.16) O quadro de multiplexao formado usando uma taxa de 4fs bps. A durao de um pacote dada por: (4.17) Assim, o nmero de pacotes TS em um quadro de multiplexao dado por: (4.18) A taxa mxima suportada pelo sistema de transmisso menor que a taxa usada no processo de remultiplexao de TS. Como foi dito antes, nem todos os pacotes de 204 bytes tem informao til, assim nem todos sero transmitidos. Estes pacotes nulos so inseridos com dois objectivos distintos. Primeiro, compatibilizar a converso de taxa na formao do quadro de multiplexao. O segundo complementar a taxa de entrada de TSs com taxa menor do que a especificada para a camada hierrquica em que ser transmitida. A quantidade de bits transmitida por segmento, na durao de um quadro de multiplexao dada por: (4.19)

50

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Dessa forma, o nmero de pacotes TSs por segmento OFDM, na durao de um quadro OFDM, dada por: (4.20) Em cada quadro de multiplexao um segmento de dados transmite NPS pacotes TS, o que resulta numa taxa til de bits de RBX. Cada quadro de multiplexao formado por NPQ pacotes TS. A ordem de ocorrncia dos pacotes uteis e dos pacotes nulos determinada pelo nmero de segmentos, pela taxa do cdigo interno, pela modulao de cada camada hierrquica e por um receptor modelo. De forma a garantir que a sequncia de reproduo dos pacotes seja ordenada no receptor, define-se um modo de operao, estipulando indirectamente o arranjo dos pacotes. Com essa metodologia, o remultiplexador organiza os pacotes TS na sequncia em que eles sero reconstitudos no receptor. Assim, o equipamento receptor ser capaz de reproduzir os pacotes na ordem correcta, sem a necessidade de insero de informao sobre a posio do pacote no quadro de multiplexao por parte do transmissor. A igualdade na durao do quadro de multiplexao e do quadro OFDM permite ao receptor obter o sincronismo do TS baseado na sincronizao do sinal OFDM, simplificando o processo de sincronismo no receptor.

4.3.3 Cdigo Externo


O primeiro cdigo corretor de erros empregado na etapa de codificao de canal o Reed Solomon, e tem a funo de proteger os dados. O cdigo Reed Solomon representado pelo formato RS(n, k, t), onde k a entrada, n a sada e t a capacidade de correco de erros. No processo de transmisso do padro ISDB-T, utilizado como entrada k=188 bytes e n=204 bytes de sada. A distancia mnima pode ser calculada por: dmin=n-k+1. (4.21)

Este cdigo possui 16 smbolos de paridade=n-k e a capacidade de correco dada por: . (4.22)

Esse cdigo RS(204, 188) apresenta uma capacidade de correco de 8 smbolos quaisquer no bloco de 204 smbolos. Caso a taxa de erro de bit aps o decodificador interno for menor que 210-4, o cdigo externo capaz de reduzir os erros para 10-11.

51

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Os 16 bytes nulos inseridos no pacote durante o processo de remultiplexao devem ser retirados para a insero dos bytes de paridade. O codificador RS deve operar de forma conjunta com o dispositivo de diviso do TS em camadas hierrquicas, pois os bytes que sero retirados para a insero da redundncia devem ser analisados por esse dispositivo para que o pacote seja encaminhado para a camada hierrquica correcta. A Figura 4.3 ilustra um pacote de dados originado na sada do codificador Reed Solomon.
204 bytes Sinc . 187 Bytes de dados 188 bytes 16 bytes de paridade

Figura 4.3: Pacote com Reed Solomon RS(204, 188, 8) [17]

4.3.4 Diviso do TS em Camadas Hierrquicas


O dispositivo de diviso dos pacotes TS retira os 16 bytes extras do pacote remultiplexador e realiza uma anlise sobre os 8 primeiros bytes para determinar para qual camada o pacote deve ser encaminhado. O pacote contendo 188 bytes transferido para o codificador RS, que ir inserir os bytes de paridade que o protegero. Antes de encaminhar o pacote codificado para a camada hierrquica especificada, o dispositivo de diviso de TS realiza um reposicionamento dos bytes de sincronismo. O byte de sincronismo retirado da primeira posio do pacote e reinserido na ltima posio do pacote, tal como mostram as figuras 4.4 a) e 4.4 b). Como resultado desse reposicionamento, o alinhamento entre o quadro de multiplexao e o quadro OFDM definido anteriormente, alterado. Dessa forma, o ponto que define o incio das informaes transportadas no quadro OFDM passa a ser o byte que assumiu a posio do byte de sincronismo do primeiro pacote do quadro de multiplexao e o ponto final passa a ser o byte de sincronismo do ltimo pacote do quadro de multiplexao.
204 bytes Sinc . 187 Bytes de dados a) 187 Bytes de dados b) 16 bytes de paridade Sinc 16 bytes de paridade

Figura 4.4 Reposicionamento do byte de sincronismo. a) Pacote antes do reposicionamento do byte de sincronismo b) Pacote depois do reposicionamento do byte de sincronismo [17]

52

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Aps o reposicionamento dos bytes, os pacotes so encaminhados para cada uma das camadas hierrquicas a que se destinam, com o objectivo de sofrerem os processos subsequentes de codificao de canal. Os pacotes nulos, que haviam sido inseridos para compatibilizar a converso de taxa no processo de remultiplexao, so descartados. Os pacotes teis e os pacotes nulos que foram introduzidos para complementar a taxa de dados do TS, so conduzidos adiante. O pacote IP que foi introduzido no acto da formao do quadro de multiplexao tambm descartado.

4.3.5 Aleatorizador de Dados


Os pacotes criados pelo codificador MPEG-2 podem apresentar sequncias repetidas de zeros e uns (bits), que podem concentrar energia em algumas frequncias do espectro de transmisso, causando interferncia intersimblica. Para uniformizar a distribuio de energia no espectro usado um circuito que gera uma sequncia de bits pseudoaleatria, PRBS (Pseudo Random Bits Sequence). Os bits gerados pelo circuito gerador PRBS so utilizados para aleatorizar todos os bits dos pacotes, com a excepo dos bits que compe o byte de sincronismo. Os geradores PRBS so implementados a partir de registradores de deslocamento com realimentao determinados por polinmios primitivos, onde o tamanho da sequencia gerada dada por NPN=2u -1, onde u a ordem do polinmio gerador, que igual ao nmero de flip-flops. O polinmio usado no ISDB-T dado por: f(x)=X15 + X14 + 1 A Figura 4.5 apresenta o circuito do gerador PRBS.
+

(4.23)

D 1

D 2 Sada

D 3

D 4

D 5

D 6

D 7

D 8

D 9

D 10

D 11

D 12

D 13

D 14

D 15

Figura 4.5: Gerao do polinmio PRBS [17] Assim, os 203 bytes restantes de cada pacote TS devem passar por uma operao binria XOR com os bits gerados pelo gerador PRBS. A operao XOR executada a nvel de bit, exigindo a converso de paralelo para serial dos bytes do pacote TS. A operao XOR comea pelo bit mais significativo do primeiro byte do pacote, que inicia o quadro de multiplexao. Durantes os bytes de sincronismo, embora no seja executada a operao XOR, o gerador PRBS continua o deslocamento de bits na mquina de estados. A cada incio do quadro de multiplexao o gerador PRBS deve ser inicializado com a sequncia 100101010000000 [17].

53

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

4.3.6 Ajuste de Atrasos e Entrelaador de Bytes


O canal de transmisso para a radiodifuso dos sinais de TV Digital apresenta interferncias e distores que degradam os sinais transmitidos e acarretam erros em rajada (sucessivos). Dentre as diversas distoroes presentes nesse tipo de canal as principais so os multipercurso e o ruido impulsivo. A ocorrncia de sinais que chegam em diferentes instantes de tempo no receptor, provenientes de mais de um percurso entre a antena transmissora e a receptora, caracteriza os mltiplos percursos. O rudo impulsivo possui fontes naturais e artificiais. Esse tipo de rudo ocorre principalmente devido ao chaveamento eletromecnico, ignio de motores, descargas atmosfricas, exploses solares e raios. Canais que provocam erros de bytes em rajada que ultrapassam a capacidade de correco dos cdigos corretores de erros exigem que alguns artifcios sejam usados para minimizar tal efeito. Uma tcnica que permite espalhar os erros de bytes ocorridos em rajada, e desta forma, potencializar a actuao dos cdigos corretores de erros o entrelaamento de smbolos. O objectivo tentar transformar o canal com memria num canal sem memoria, aumentado assim, o desempenho dos cdigos corretores de erros. O ISDB-T realiza o entrelaamento dos bytes j codificados e aleatorizados usando um entrelaador convolucional, que permite realizar a disperso dos bytes utilizando uma menor quantidade de memoria. O entrelaador tem 12 caminhos e cada caminho presenta mltiplos atrasos de 17 bytes. O primeiro caminho no apresenta nenhum atraso, o segundo apresenta 17 bytes de atraso, o terceiro apresenta 34 bytes de atraso, e assim por diante at o dcimo segundo caminho, que apresenta o atraso mximo de 187 bytes, como mostra a Figura 4.6.

Figura 4.6: Entrelaador e desentrelaador [12] O desentrelaador usado na recepo apresenta o formato inverso do entrelaador mostrado. O processo completo causa o mesmo atraso em todos os 12 caminhos, como pode-se ver na figura 4.8. consequentemente, o atraso serial total provocado

54

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

pelos dois dispositivos igual a soma de todos os atrasos dos 12 caminhos. O atraso serial total de 2244 bytes. Essa quantidade de bytes equivale a 11 pacotes TS de 204 bytes. Esse atraso exigiria, no processo de recepo, o descarte dos 11 pacotes TS iniciais em todas as camadas hierrquicas utilizadas. Esses pacotes 11 pacotes iniciais representam dados sem utilidade, da o facto de serem descartados. Para compensar esse atraso e evitar que os receptores demandem o uso de memrias inserido um atraso para ajuste antes do entrelaador de byte de cada camada hierrquica. O atraso total para cada camada, ou seja, atraso de ajuste mais o entrelaador equivalente a durao de um quadro OFDM. Assim, basta descartar o quadro OFDM inicial completamente, sem a necessidade de usar dispositivos de armazenamento. de salientar aqui que, o modo de operao, o nmero de segmentos, o mtodo de modulao e a taxa de cdigo convolucional determinam um atraso especfico para cada camada quando usada a transmisso hierrquica.

4.3.7 Cdigo Interno


O segundo cdigo corretor de erros empregado na etapa de codificao de canal o cdigo convolucional, sendo denominado de cdigo interno. O processo de codificao realizado sobre os bits de informao atravs de um processo de convoluo. Os cdigos convolucionais so especificados atravs de trs parmetros: a que representa o nmero de bits de informao, b q eu representa o nmero de bits codificados e K que representa a profundidade do codificador. A razo entre a quantidade de bits de informao e a quantidade de bits codificados define a taxa de codificao, que dada por: (4.24) A Figura 4.9 apresenta o diagrama em blocos do codificador convolucional do padro ISDB-T. Para este padro so especificados cinco taxas de codificao, permitindo diferentes graus de proteco dos bits de informao. Essas taxas de codificao so geradas a partir do codificador convolucional de taxa de r=1/2 e de um circuito de puncionamento. O codificador convolucional usado no ISDB-T possui uma entrada e duas sadas, onde cada uma das sadas formada pela soma modulo-2 de bits especficos do registrador de deslocamento, tal como mostrado na Figura 4.7. A cada bit de informao que deslocado para dentro do registrador de deslocamento so gerados 2 bits codificados na sada.

55

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Figura 4.7: Codificador convolucional [12] O puncionamento uma tcnica que realiza a retirada de alguns bits codificados, aumentando a taxa de codificao. Com essa tcnica so geradas as outras taxas de cdigo especificadas no subsistema de transmisso de TV Digital: 2/3, 3/4, 5/6 e 7/8.

4.3.8 Ajuste de atraso, Entrelaador de Bit e Mapeamento


A sequncia de bits serial proveniente do puncionador deve ser entrelaada a nvel de bit antes de passar pelo processo de mapeamento. O entrelaamento visa espalhar os erros ocorridos em rajada que podem exceder a capacidade de correco do decodicador [28]. O processo de entrelaamento de bits tambm implica em um atraso incidente sobre a sequncia de bits na sada do sistema de recepo. Com o mesmo objetivo de evitar a necessidade do uso de memrias nos receptores para compensar o atraso, realizado um processo de ajuste de atraso no transmissor, que torna o atraso total inserido igual a 2 smbolos OFDM. O combinador de camadas hierrquicas dever descartar uma quantidade de smbolos correspondente 2 smbolos OFDM antes de iniciar a formao do quadro OFDM. Este descarte uma forma de compensar a latncia introduzida pelo entrelaador de bits. A Figura 4.8 apresenta a congurao usada para o entrelaamento e o mapeamento dos bits em smbolos seriais.

Figura 4.8: Entrelaamento de bits e mapeamento dos smbolos seriais [28] Para cada esquema de mapeamento usado um entrelaador de bit diferente, onde a quantidade de caminhos do entrelaador a mesma quantidade de bits carregada por cada smbolo serial. Independente do esquema de mapeamento usado,

56

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

o processo de entrelaamento e desentrelaamento acarreta sempre o mesmo atraso total de 120 smbolos seriais. A quantidade de smbolos de ajuste depende diretamente do modo de operao, da ordem da modulao e da quantidade de segmentos OFDM usados em cada camada hierrquica. A Tabela 4.2 apresenta os tipos de mapeamentos previstos para o ISDB-T e o nmero de bits por smbolo para cada caso. Tabela 4.2: Tipos de mapeamento Mapeamento N de bits por smbolo DQPSK 2 QPSK 2 16-QAM 4 64-QAM 6 Veremos nos prximos pargrafos um breve estudo das constelaes e os blocos de entrelaamentos usados no ISDB-T, para cada um dos mapeamentos apresentados na Tabela 4.2. DQPSK (Chaveamento de Fase em Quadratura Diferencial) A modulao DQPSK foi prevista para melhorar o desempenho de receptores mveis e portteis. Tem a caracterstica de transmitir suas informaes na diferena de fase entre dois smbolos consecutivos [12] [31] [32]. O esquema para o mapeamento DQSPK apresentado na Figura 4.9. Sua funo transformar uma sequncia serial de bits em dois fluxos distintos, identificados por I (componente de fase) e Q (componente de quadratura). Aps a separao acontece o entrelaamento, que a introduo de um atraso de 120 bits no canal Q em relao ao canal I, sendo ambos transmitidos para o prximo bloco.

Figura 4.9: Entrelaamento de bits e circuito modulador DQPSK [28] O calculador de fase converte os 2 bits, sendo um da componente I e outro da componente Q, em uma fase, e os insere num deslocador de fase. Este estgio tem a funo de somar duas fases sucessivas, obtendo-se as diferenas de fases no tempo, cada uma relacionada com os bits de entrada.

57

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

A modulao DQPSK utiliza oito smbolos deslocados de /4 radianos para carregar a informao de 2 bit, e a cada transmisso, somente 4 deles so usados, e na transmisso seguinte apenas os outros 4 smbolos so usados. Assim, somente deslocamentos de /4 e 3/4 so possveis, como mostra a Figura 4.10.

Figura 4.10: Constelao DQPSK [12] Pode-se notar a existncia de duas constelaes distintas no mesmo mapa, cada uma com quatro smbolos, utilizadas em tempos diferentes e desfasadas de /4. Essa caracterstica nos permite afirmar que a modulao DQPSK composta de oito smbolos. QPSK (Chaveamento de Fase em Quadratura) O esquema de mapeamento QPSK semelhante ao DQPSK, pois uma derivao dele. Aqui, a sequncia serial tambm dividida em dois canais paralelos, I e Q, e o processo de entrelaamento tambm insere um atraso de 120 bits na componente Q em relao a componente I. A diferena destes dois sistemas de modulao QPSK codifica os bits em fases com referncia fase zero (0) [12] [31] [32]. O QPSK um esquema de modulao coerente, pois as informaes transmitidas esto contidas na fase do smbolo referente ao ponto inicial, ou seja o 0, e no mais na fase do smbolo anterior. A constelao QPSK apresenta quatro smbolos, representando cada um dos pares de bits possveis. A Figura 4.11 mostra a constelao QPSK usada no ISDB-T, indicando os pares de bits correspondentes a cada smbolo da constelao e os nveis utilizados nas componentes I e Q.

Figura 4.11: Constelao QPSK [12] O processo de diviso de canal e entrelaamento apresenta-se na Figura 4.12.

58

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Figura 4.12: Entrelaamento de bits e circuito modulador DQPSK [28] 16-QAM (Modulao de amplitude em quadratura de 16 nveis) O esquema de mapeamento do 16-QAM um pouco diferente aos esquemas apresentados anteriormente, no que tange aos processos de separao da sequncia dos bits e entrelaamento. Enquanto no DQPSK e QPSK a sequncia separada em dois fluxos distintos, o 16-QAM necessita de 4 fluxos distintos, pois cada smbolo dessa constelao formado por 4 bits. Assim, o esquema de entrelaamento adaptado para inserir um atraso diferente em cada um dos diferentes fluxos de informaes, tal como mostra a Figura 4.13 [12] [31] [32].

Figura 4.13: Entrelaamento de bits e circuito modulador 16-QAM [28] O 16-QAM tambm um tipo de modulao coerente, formado por 16 smbolos, mas diferente do QPSK, que se restringe e a guardar a informao de fase do smbolo, o 16-QAm armazena as informaes de fase e de amplitude simultaneamente. O mapa desta constelao apresentado na Figura 4.14, onde pode-se constatar a existncia de smbolos com amplitudes distintas e fases iguais, assim como smbolos com fases distintas mas de igual amplitude.

Figura 4.14: Constelao 16-QAM [12]

59

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

64-QAM (Modulao de amplitude em quadratura de 64 nveis) O 64-QAM semelhante ao 16-QAM. A diferena entre eles apenas o nmero de bits que compe cada smbolo, e consequentemente, o nmero de smbolos da constelao. Em uma constelao de 64 smbolos, necessita-se de 6 bits para representar cada smbolo, como mostra a Figura 4.15. Assim, a sequncia serial dividida em seis fluxos de bits independentes [12] [31] [32].

Figura 4.15: Constelao 64-QAM [12] No entrelaamento, os atrasos inserem-se proporcionalmente aos fluxos de, como mostrado na Figura 4.16.

Figura 4.16: Entrelaamento de bits e circuito modulador 64-QAM [28] Nas constelaes apresentadas, a distncia entre smbolos adjacentes sempre a mesma. Como resultado, o aumento da ordem da modulao acarreta um aumento da potncia mdia do sinal transmitido. Com o objetivo de manter sempre o mesmo nvel de sada, independente da modulao usada, deve ser realizada uma normalizao dos valores do sinal complexo Z, onde Z=I + jQ. A normalizao obedece a Tabela 4.3 que determina um fator de normalizao para cada modulao.

60

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Tabela 4.3: Factor de normalizao de nvel das modulaes Modulao da portadora Factor de normalizao DQPSK Z/ QPSK Z/ 16-QAM Z/ 64-QAM Z/ Com esse procedimento de normalizao garante-se que a etapa de amplificao de potncia do transmissor seja excitada com um sinal de mesma intensidade, independente da ordem de modulao utilizada.

4.3.9 Configurao do Segmento de Dados e Combinao em Camadas Hierrquicas


Cada um dos smbolos seriais provenientes do mapeador organizado numa estrutura de segmentos de dados para ser transmitido. O segmento de dados corresponde ao conjunto de portadoras que transportam informaes em um segmento OFDM, sendo formado por 96, 192 ou 384 portadoras nos modos de operao 1, 2 ou 3, respectivamente. Alm das portadoras que carregam os smbolos provenientes do mapeador, o segmento OFDM tem portadoras piloto, portadoras auxiliares e portadoras de controle e congurao, cujas funes sero descritas adiante [17]. Os segmentos de dados so numerados de 0 a 12, tal como mostra a Figura 2.2a. A formao do segmento de dados obedece uma estrutura que estabelece a maneira como os smbolos seriais so alocados a cada uma das portadoras. Os smbolos Si, j, k , onde i indica o ndice da portadora no segmento de dados, j indica o nmero do smbolo OFDM dentro do quadro OFDM e k indica o nmero do segmento de dados, formam um segmento de dados tal como mostra a Figura 4.17.

Figura 4.17: Configurao do segmento de dados [27] As informaes provenientes de uma mesma camada hierrquica utilizam os mesmos parmetros no estgio de codicao de canal, inclusive a ordem de

61

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

modulao. Essas informaes, na forma de smbolos seriais, modulam as portadoras do grupo de segmentos de dados especicado para essa camada hierrquica. Cada smbolo que sai do circuito modulador atribudo a uma portadora do grupo de segmento de dados da camada em questo. A atribuio ocorre em ordem ascendente, da portadora 0 at a portadora ( 1), e do primeiro segmento de dados at o ltimo segmento de dados do grupo. Aps atribuir smbolos a todas as portadoras, de todos os segmentos de dados do grupo do j-simo smbolo OFDM, o processo reinicia pela portadora 0 do primeiro segmento de dados do (j+1) - simo smbolo OFDM. O processo de organizao dos smbolos seriais em segmentos de dados realizado em todas as camadas hierrquicas. Uma vez que os smbolos esto organizados em segmentos de dados, feita uma combinao de todos os segmentos. Os 13 segmentos de dados so combinados, em ordem ascendente, da portadora 0 do segmento 0 at a portadora (1) do segmento 12, tal como mostra a Figura 4.18. As (13 ) portadoras decorrentes da combinao dos 13 segmentos de dados compreendem a quantidade de portadoras que transportam informaes dentro de um smbolo OFDM.

Figura 4.18: Combinao hierrquica dos segmentos de dados [27]

4.3.10 Entrelaamento no Tempo e na Frequncia


Os segmentos de dados, que compreendem a parcela de informao do smbolo OFDM, so entrelaados no domnio do tempo e da frequncia com o objectivo de minimizar os erros em rajada introduzidos pelo canal d transmisso. O entrelaador temporal baseado na arquitetura do entrelaador convolucional, sendo que a sua

62

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

funo de inserir atrasos entre as portadoras dos segmentos, de forma que no seja transmitida mais de uma sequncia de dados num mesmo momento, ainda que estejam em portadoras diferentes. Esta operao essencial, visto que uma sequncia de smbolos implicar a perda de um pedao da informao, pois os cdigos no conseguiro recupera-la. O entrelaador espalha os dados no domnio do tempo quando insere diferentes atrasos, e assim que ocorre a proteco dos erros contra o desvanecimento em larga escala, visto que no haver mais sequncia de smbolos corrompidos. Os atrasos so inseridos nas portadoras pelo entrelaador no tempo, sequencialmente em cada segmento. A disposio dos segmentos, bem como a ordem seguida para a insero dos atrasos, apresentada na Figura 4.19. de realar que, para cada novo segmento a sequncia reiniciada.

Figura 4.19: Entrelaamento temporal [27] A dimenso do atraso inserido definida por meio da varivel I, que assume valores predeterminados, como mostra a Tabela 4.4. Esta deciso tomada com base no modo de transmisso adoptado e o grau de proteco escolhido para combater os efeitos do desvanecimento. Quanto maior o valor de I, maior ser o atraso, e consequentemente mais protegido fica o sinal transmitido.

63

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Tabela 4.4: Ajuste de atraso feito pelo entrelaador Modo 1 Modo 2 Modo 3
I 0 4 8 16 N de smbolos de ajuste 0 28 56 112 N de smbolos atrasados 0 2 4 8 I 0 2 4 8 N de smbolos de ajuste 0 14 28 56 N de smbolos atrasados 0 1 2 4 I 0 1 2 4 N de smbolos de ajuste 0 109 14 28 N de smbolos atrasados 0 1 1 2

O processo de entrelaamento no domnio da frequncia realizado somente aps uma diviso dos segmentos de dados. Como ilustra a Figura 4.19, o segmento de dados referente ao servio de recepo parcial conduzido por um caminho prprio. Os segmentos de dados que operam com a modulao DQPSK so conduzidos por um segundo caminho. Os segmentos que empregam modulao coerente so conduzidos por um terceiro caminho. Essa diferenciao ocorre por dois motivos. O primeiro se deve ao servio de recepo parcial que opera com apenas um segmento e no pode ter seus smbolos embaralhados com outros segmentos. O segundo se deve s diferentes estruturas do quadro OFDM, para os diferentes mtodos de modulao: diferencial e coerente. Sinais de diferentes camadas hierrquicas que operam com mtodos de modulao semelhantes so sempre direcionados para o mesmo caminho, exceto se uma das camadas atender ao servio de recepo parcial. O entrelaador no domnio da frequncia opera em trs etapas distintas, que agem sobre os trs caminhos diferentes, tal como mostra a Figura 4.20.

Figura 4.20: Entrelaador na frequncia [27] O primeiro entrelaamento ocorre entre os smbolos de diferentes segmentos de dados. Os segmentos de dados de diferentes camadas hierrquicas, que usam mtodos de modulao semelhantes, so embaralhados juntos. Esse entrelaamento feito usando uma tcnica chamada entrelaamento em bloco. No entrelaamento em bloco usada uma matriz, onde a escrita ocorre em ordem ascendente nas c colunas e a leitura ocorre em ordem ascendente nas l linhas, o que resulta numa operao sobre um bloco de (c l) smbolos. O segmento de dados que atende o servio de recepo parcial no sofre esse processo de entrelaamento por ser um segmento de recepo isolada.

64

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

A matriz de entrelaamento usa l linhas, referentes quantidade de segmentos de dados que sero entrelaados, e c colunas, referentes quantidade de portadoras em cada segmento de dados. O processo de leitura dos smbolos feito aps o preenchimento completo da matriz. A sequncia de smbolos na entrada e na sada da primeira etapa do entrelaador mostrada na Figura 4.21.

Figura 4.21: Entrelaador entre segmentos de dados. a) Arranjo dos smbolos antes do entrelaamento b) Arranjo dos smbolos depois do entrelaamento [12] Os dois processos posteriores de entrelaamento ocorrem entre smbolos de um mesmo segmento de dados. O segundo processo realizado atravs de um deslocamento cclico dos smbolos dentro do segmento de dados. A quantidade de smbolos que deslocada em cada segmento de dados depende da k - sima posio do segmento. No segmento de ndice 0 no ocorre deslocamento. Esse processo de entrelaamento dado por:
[ ]

(4.25)

A sequncia de smbolos na entrada e na sada do bloco de deslocamento cclico de smbolo mostrada na Figura 4.22.

Figura 4.22: Deslocamento cclico [12] O terceiro processo de entrelaamento feito atravs da aleatorizao dos smbolos das portadoras obedecendo tabelas. Essas tabelas apresentam a posio do smbolo serial antes e depois da aleatorizao. Todos os segmentos de dados usam a mesma tabela para aleatorizar os smbolos dentro dos segmentos de dados. As Tabelas A.3, A.4 e A.5 do Anexo A, apresentam a relao entre as posies das portadoras antes e depois do processo de aleatorizao para os 3 modos.

65

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

4.3.11 Estruturao do Quadro OFDM


Os entrelaamentos no tempo e na frequncia nalizam o processamento da etapa de codicao de canal. O procedimento seguinte consiste em inserir portadoras piloto, portadoras auxiliares e portadoras de controle e congurao nos segmentos de dados gerando, dessa forma, os segmentos OFDM numa estrutura de quadro OFDM. A estruturao do quadro OFDM dene as posies onde as portadoras piloto, as portadoras auxiliares e as portadoras de controle e congurao sero inseridas em cada um dos treze segmentos. Para cada tipo de modulao existe uma estrutura de quadro OFDM diferente. A exibilidade do sistema permite o uso de ambos os mtodos de modulao, simultaneamente. Nesse caso, cada segmento OFDM obedece a estrutura denida para o tipo de modulao empregada. Cada segmento de dados, formado por 96, 192 e 384 portadoras nos modos 1, 2 e 3, respectivamente, ao receber as portadoras piloto, auxiliares e de controle e congurao formam segmentos OFDM com 108, 216 e 432 portadoras. Os parmetros de um segmento do quadro OFDM em canais de 8 MHz (largura dos canais de TV em Angola) podem ser vistos na Tabela 4.5 [28]. Tabela 4.5: Parmetros de um segmento do quadro OFDM Modo 1 (2k) Modo 2 (4k) Modo 3 (8k)
8000/(14108)=5,291 KHz 108 108 96 96 9 0 0 1 1 5 2 2 0 4 QPSK DQPSK 16-QAM 64-QAM 189s 47,25s (1/4) 23,625s (1/8) 11,813s (1/16) 5,906s (1/32) 48,195ms (1/4) 43,375ms (1/8) 40,966ms (1/16) 39,761ms (1/32) 8000/14 = 571,428KHz 8000/(14216)=2,645..KHz 216 192 18 0 2 4 0 QPSK 16-QAM 64-QAM 216 192 0 1 10 4 9 DQPSK 8000/(14432)=1,322..KHz 432 384 36 0 4 8 0 QPSK 16-QAM 64-QAM 432 384 0 1 20 8 19 DQPSK

Modo

Largura de banda Espao entre portadoras Total Dados Nmero de SP portadoras CP TMCC AC1 AC2 Modulao Smbolo por quadro Tamanho do smbolo Intervalo de Guarda

Durao do quadro

Frequncia IFFT Cdigo interno Cdigo externo

204 378s 756s 94,5s (1/4) 189s (1/4) 47,25s (1/8) 94,5s (1/8) 23,63s (1/16) 47,25s (1/16) 11,813s (1/32) 23,63s (1/32) 96,39ms (1/4) 192.78ms (1/4) 86.751ms (1/8) 173.502ms (1/8) 81.931ms (1/16) 163.863ms (1/16) 79.522ms (1/32) 159.043ms (1/32) 2048/189 = 10.835 MHz Codificador convolucional (1/2, 2/3, 3/4, 5/6, 7/8) RS (204, 188)

66

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Nas subseces seguintes sero descritas as portadoras piloto, as portadoras auxiliares as portadoras de controle e configurao, inseridas durante a formao da estrutura do quadro OFDM [33]. Portadoras Piloto As portadoras piloto so importantes para ajudar o receptor no processo de demodulao do sinal recebido, pois so utilizadas para recuperar o sincronismo de frequncia e para estimar a resposta em frequncia do canal de comunicao, possibilitando uma equalizao do sinal recebido. Existem dois tipos de portadoras piloto que so usadas em situaes distintas, de acordo com o tipo de modulao empregada: as portadoras contnuas e as portadoras espalhadas. As portadoras piloto contnuas (CP) so utilizadas somente quando selecionada a modulao com demodulao diferencial. A portadora CP ocupa sempre a mesma posio dentro do segmento OFDM, independente da posio do segmento OFDM no espectro. A primeira portadora de um segmento que utiliza modulao com demodulao diferencial sempre a portadora CP. As portadoras piloto espalhadas (SP) so especicadas para serem usadas com as modulaes com demodulao coerente. As portadoras SP so inseridas a cada intervalo de 12 portadoras no sentido ascendente das portadoras. A modulao empregada nas portadoras piloto CP e SP a BPSK (Binary Phase Shift Keying) e os bits transmitidos nessas portadoras so fornecidos por uma sequncia pseudoaleatria cujo polinmio dado por: (4.26) A Figura 4.23 apresenta o circuito gerador desta sequncia. O i-simo bit da sequencia de sada, Wi, utilizado como referencia.

Figura 4.23: Circuito gerador PRBS para portadoras piloto A Tabela 4.6 apresenta a relao entre a amplitude da portadora piloto e o bit que deve ser transmitido. Tabela 4.6: Modulao das portadoras piloto Valor Wi Amplitude do sinal modulado (I, Q) 1 (- 4/3, 0) 0 (+4/3, 0)

67

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Portadoras Auxiliares As portadoras auxiliares (AC) so utilizadas para carregar informaes adicionais. De acordo com a estrutura do quadro quantidades diferentes de portadoras AC sal utilizadas. Quando utilizada modulao com demodulao diferencial, as portadoras AC so divididas em AC1 e AC2. As portadoras AC1 ocupam as mesmas posies na estrutura de quadro OFDM, independentemente do mapeamento usado. As portadoras AC so distribudas de forma no equidistantes com relao a frequncia para reduzir o impacto da selectividade em frequncia do canal nas informaes transmitidas por estas portadoras. As portadoras AC ocupam sempre a mesma posio dentro do segmento OFDM empregado no dependendo de qual smbolo est sendo transmitido dentro do quadro. As Tabelas A.6, A.7 e A.8 no Anexo A, apresentam as posies das portadoras nos modos de operao 1, 2 e 3. A modulao usada nas portadoras AC a DBPSK. A taxa transportada pelas portadoras AC depende do modo de operao e do intervalo de guarda utilizados. Portadoras de Controle e Configurao As portadoras de controle e configurao so chamadas de portadoras TMCC e so usadas para informar o receptor sobre os parmetros de configurao usados na transmisso. As informaes transmitidas nas portadoras TMCC so agrupadas em e 204 bits, onde cada bit de informao transportado em um smbolo OFDM do quadro. Desse modo, a cada quadro OFDM realiza-se a transmisso de todos os bits de controle e configurao. Dentre os 204 bits que compe as informaes transmitidas nas portadoras TMCC, 122 bits so bits de configurao e 82 so bits de paridade gerados por um cdigo de bloco cclico. O cdigo utilizado e os bits de configurao sero detalhados mais a frente. A modulao empregada nas portadoras TMCC a DBPSK com amplitude determinada pela Tabela 4.6. A referencia para a modulao diferencial dada pelo isimo bit da sequncia Wi, correspondente posio da portadora TMCC. Essa referncia chamada e usada como o primeiro bit transmitido pela TMCC. As informaes transmitidas na forma diferencial ( at ) so geradas a partir do grupo de 203 bits (B1 at B203) e da referencia Wi. Desta forma, temos: , k= 1, 2, 3203, (4.27)

68

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

onde

,e

representa a soma mdulo 2.

Os 122 bits de controle e configurao da TMCC so divididos em campos com funes especificas, tal como mostra a Tabela 4.7. As configuraes das trs camadas hierrquicas so transmitidas em dois conjuntos de campos, informando ao receptor sobre as configuraes atuais e as configuraes futuras. O envio das configuraes futuras garante que o receptor continue demodulando o sinal mesmo quando houver alteraes dos parmetros. Tabela 4.7: Configurao dos bits da TMCC Atribuio dos Descrio bits B0 Referncia para demodulao diferencial B1 - B16 Sinal de sincronizao (SS0=0011010111101110, SS1=1100101000010001) B17 B19 Identificao do tipo de segmento (diferencial=111, coerente=000) B20 B21 Identificao do sistema B22 B25 Contador de troca de parmetros B26 Sinal de alarme de emergncia B27 Sinal de recepo parcial Informao B28 B40 Parmetros da camada A actual B41 B53 Parmetros da camada B B54 B66 Parmetros da camada C B67 Sinal de recepo parcial Informao B68 B80 Parmetros da camada A futura B81 B93 Parmetros da camada B B94 B106 Parmetros da camada C B107 B109 Correco do factor do desvio de fase B110 B121 Reservado B122 B203 Bits de paridade Para cada camada hierrquica so transmitidos: a modulao empregada, taxa de codicao, a profundidade do entrelaador temporal e a quantidade de segmentos OFDM. Um conjunto de 16 bits usado como sincronismo do sinal TMCC e do quadro OFDM. Esse sincronismo faz uso de duas palavras complementares na aritmtica binria, que se alternam a cada quadro. O conjunto de bits B1 at B16 forma essa palavra de sincronismo. Os bits B17 B19 so usados para sinalizar a modulao usada no segmento OFDM em que est presente a portadora TMCC. A modulao com demodulao diferencial

69

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

indicada por 111, caso contrrio usado 000para modulao com demodulao coerente. No Japo, o sistema de radiodifuso de udio digital utiliza a mesma estrutura de transmisso do sistema de TV Digital. Desse modo, o propsito do sistema de transmisso (rdio ou televiso) sinalizado por dois bits, B20 e B21, de acordo com a Tabela 4.7. Para evitar uma interrupo na demodulao do sinal recebido devido a uma alterao dos parmetros de transmisso, so especificados quatro bits para sinalizar o momento da transio. Os bits B22, B23, B24 e B25 indicam quantos quadros restam antes da mudana dos parmetros de configurao. Caso no exista nenhuma mudana de configurao, os bits B22, at B25 so mantidos em 111. O bit B26 usado como alarme de emergncia, podendo ser usado para alertar a populao em caso de catstrofes como terremotos, maremotos, etc. O estado 0 indica que o alarme est desligado e o estado 1 indica que o alarme est acionado. O conjunto de bits B27 at B66 carrega todas as conguraes das camadas hierrquicas (referentes a modulao empregada, a taxa de codificao a profundidade do entrelaador temporal e a quantidade de segmentos OFDM) utilizadas na transmisso do sinal atual. O grupo de bits B67 at B106 carrega todas as novas conguraes que sero usadas no transmissor, caso exista necessidade de alterao. As informaes transmitidas no conjunto de bits B27 at B66 so repetidas nos bits B67 at B106, caso no exista alterao dos parmetros de transmisso. O bit B27 usado para indicar se o servio de recepo parcial est disponvel no sinal transmitido. Este bit informa que o servio de recepo parcial est sendo utilizado, quando em 1. O conjunto de bits B20 B121 carregam as informaes de congurao do transmissor, no dependendo do tipo de estrutura usada no quadro. Devido existncia de vrias portadoras TMCC no smbolo OFDM, o receptor utiliza essa caracterstica repetitiva como uma forma de redundncia para tomar uma deciso mais segura sobre as conguraes usadas no transmissor. Alm desse fato, a modulao DBPSK utilizada nas portadoras TMCC, se comparada, s modulaes utilizadas nas portadoras de dados, apresenta uma menor probabilidade de erro. O uso de um cdigo corretor de erros torna essa probabilidade de erro ainda menor nessas portadoras. Essas caractersticas somadas permitem que o receptor consiga recuperar as informaes de congurao do transmissor em condies de relao sinal-rudo inferiores relao sinal-rudo necessria para demodular as portadoras de dados.

70

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

As posies onde as portadoras TMCC sero inseridas nos segmentos OFDM que utilizam modulaes com demodulao diferencial no modo 1, 2 e 3 so apresentadas nas Tabela A.9, A.10 e A.11, respectivamente no anexo A. As posies onde as portadoras TMCC sero inseridas nos segmentos OFDM que utilizam modulaes com demodulao coerente no modo 1, 2 e 3 so apresentadas nas Tabela A.11, A.12 e A.13, respectivamente no anexo A. Denidas as funes das portadoras inseridas na formao do quadro, so apresentadas a seguir as estruturas referentes a cada tipo de modulao disponvel. Estrutura do Segmento OFDM para Modulao com Demodulao Diferencial Na estrutura de quadro usada para o mtodo de modulao com demodulao diferencial so inseridos trs tipos de portadoras nos segmentos de dados: as portadoras CP, as portadoras AC, divididas em AC1 e AC2, e as portadoras TMCC. A Figura 4.24 ilustra esta insero.

Figura 4.24: Configurao do segmento OFDM para modulao com demodulao diferencial [12] O smbolo representa o smbolo dentro do segmento de dados, aps o entrelaamento. O ndice k j no aparece pois as portadoras AC e TMCC ocuparo uma posio diferente. Estrutura do Segmento OFDM para Modulao com Demodulao Coerente Na estrutura de quadro usada para o mtodo de modulao com demodulao coerente so inseridos trs tipos de portadoras nos segmentos de dados: as portadoras SP, as portadoras AC, na forma das portadoras AC1, e as portadoras TMCC. A Figura 4.25 ilustra esta insero.

71

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Figura 4.25: Configurao do segmento OFDM para modulao coerente [12] O smbolo representa o smbolo dentro do segmento de dados, aps o entrelaamento. O ndice k tambm aqui j no aparece pois as portadoras AC1 e TMCC ocuparo uma posio diferente.

4.3.12 IFFT
No mapeamento, um conjunto de bits convertido em um smbolo complexo (Z=I+jQ) da constelao empregada. A componente real, I, que representa o sinal em fase, modula uma portadora co-senoidal, enquanto a componente imaginria, Q, que representa o sinal em quadratura, modula uma portadora senoidal, onde ambas portadoras possuem a mesma frequncia k. O somatrio de todas as portadoras moduladas pelos smbolos complexos forma o sinal OFDM, e pode ser expresso por:

(4.28)

O ISDB-TB especica 2048 para o modo 1, e 4096 e 8192 portadoras para os modos 2 e 3, respectivamente. Essa quantidade de portadoras inviabiliza a gerao do sinal OFDM atravs do uso de osciladores de frequncia, uma vez que todos devem estar em perfeito sincronismo para atender o critrio de ortogonalidade entre eles. Essa diculdade superada atravs da aplicao de tcnicas de processamento digital de sinais. Ao analisar (4.28) conclui-se que a mesma pode ser considerada como uma srie de Fourier, onde as componentes em fase I e em quadratura Q, so os coecientes desta srie. Assim, (4.28) pode ser reescrita como [30]:

], (4.29)

onde Re(.) a real de (.).

72

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Ao amostrar o sinal s(t) apresentado em (4.29) a uma taxa de fs amostras por segundo, possvel representar o sinal OFDM por:

},

(4.30)

onde d o ndice temporal das amostras do sinal OFDM. Em (4.30) nota-se que o sinal OFDM amostrado pode ser obtido realizando a IDFT (Inverse Discrete Fourier Transform) dos smbolos Zk. Dessa forma, os smbolos Zk podem ser vistos como o espectro de amplitudes do smbolo OFDM, sd. A quantidade de operaes envolvidas na IDFT aumenta de forma quadrtica com o aumento do nmero de portadoras, mas o tempo necessrio para realizar estas operaes aumenta exponencialmente, ao ponto de inviabilizar a gerao do sinal OFDM quando o nmero de portadoras for elevado. Para contornar essa diculdade utilizado um algoritmo que permite realizar o clculo da IDFT de maneira eciente. Este algoritmo denominado de FFT (Fast Fourier Transform). O uso da FFT reduz o tempo de cmputo do sinal OFDM, desde que o nmero de portadoras empregado seja dado por: N = 2p , onde p um nmero inteiro maior que zero. Embora os algoritmos mais utilizados para implementao da transformada discreta de Fourier utilizem um nmero da base 2 para ser ecientes, existem outras tcnicas para o cmputo da DFT que no possuem essa restrio. Assim, a expresso corrigida, que permite a gerao correta do sinal OFDM utilizando o mtodo da IFFT, dada por: (4.31)

{
sendo,

},

(4.32)

{
(4.33) onde, k o ndice da portadora. n o nmero do smbolo. K o nmero total de portadoras (modo 1 = 1404; modo 2 = 2809; modo 3 = 5617).

73

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

Ts o tempo de durao do smbolo OFDM. Tg o tempo de durao do intervalo de guarda. Tu o tempo de durao da parte til do smbolo OFDM. fc a frequncia central sinal RF. Kc o nmero da portadora correspondente frequncia central do sinal de RF (modo 1 = 702; modo 2 = 1404; modo 3 = 2808) c(n, k) o n-simo smbolo complexo transmitido na k-sima portadora.

4.3.13 Intervalo de Guarda


Como j se falou antes, mltiplos percursos podem provocar perdas significativas do sinal, causando a interferncia intersimblica ISI. Uma maneira de minimizar a ISI aumentar a durao do smbolo transmitido. A adio de um intervalo de guarda entre smbolos OFDM evita essa interferncia entre smbolos adjacentes. A princpio, bastaria manter o sinal nulo durante todo o tempo de guarda, mas essa abordagem causaria um recrescimento espectral indesejado [30]. A alternativa empregar o conceito de prexo cclico. O intervalo de guarda consiste de uma parcela do m do smbolo OFDM que copiada para o seu incio, resultando em um tempo de guarda que minimiza a introduo de variaes abruptas no smbolo, tal como mostrado na Figura 4.26.

Figura 4.26: Insero do intervalo de guarda em um smbolo OFDM [12] Normalmente, o intervalo de guarda utilizado dado por uma fraco da durao do tempo de smbolo til. Quanto maior o intervalo de guarda utilizado, maior ser disperso temporal tolerada pelo sistema. Como a banda de transmisso disponvel xa, a utilizao de um intervalo de guarda resultar numa menor eficincia espectral e, por consequncia, numa menor vazo de dados suportada pelo sistema.

74

Cap. 4: Camada Fsica do Padro ISDB-T

A insero do intervalo de guarda aumenta o espaamento entre as portadoras. Isto significa que o smbolo OFDM acrescido do intervalo de guarda apresenta interferncia entre portadoras denominada de ICI (Inter Carrier Interference). Essa interferncia suprimida com a remoo do tempo de guarda. Deste modo, o prefixo cclico deve ser retirado antes do sinal ser entregue ao dispositivo que realiza o processo inverso da IFFT no receptor. O ISDB-T um padro que oferece uma grande exibilidade de operao atravs do uso de segmentao de banda e robustez contra seletividade do canal devido ao uso de mltiplas portadoras e intervalo de guarda nos smbolos OFDM. As diversas conguraes possveis permitem denir uma soluo de compromisso entre vazo de dados e desempenho de taxa de erro de bit de acordo com as caractersticas do canal de comunicao em uso. Os ajustes de atraso implementados em cada um dos entrelaadores, baseados numa arquitetura convolucional, demonstram o interesse em minimizar custo e complexidade nos receptores, atravs de um mnimo aumento de custo no modulador.

75

You might also like