You are on page 1of 20

COMENTA

De acordo com o enunciado do problema, temos que, para cada centmetro cbico do material, existe uma massa de 1g. Logo, acrescentando 50g ao bloco, temos, por uma regra de trs simples:

Note que o volume aumenta de 50cm3.

COMENTA Segundo o enunciado do problema, temos: potncia = c . v3, onde c uma constante e v, a velocidade do navio. 2

a) Como c um fator constante, temos:

Note que a velocidade inicial do navio ser aumentada por um fator 3. b) Para a energia cintica (Ec), podemos afirmar que:

Dividindo (II) por (I), temos que:

Note que energia cintica ser aumentada por um fator 9.

COMENTA Note que, de acordo com a figura: De 0 a t1 movimento retilneo uniforme, executado de forma progressiva com uma velocidade de mdulo v0. De t1 a t2 movimento retilneo uniformemente variado e retardado, pois a acelerao se ope velocidade da bola nesse trecho. Denominemos a velocidade final da rampa de vf, de modo que vf < v0. A partir de t2 movimento retilneo uniforme, executado de forma progressiva com uma velocidade de mdulo vf. De acordo com as anlises feitas anteriormente, temos que, graficamente:

Posio versus Tempo

Velocidade versus Tempo

Acelerao versus Tempo

COMENTA a) Da figura, temos que: Espao efetivamente percorrido (s): Tempo de percurso (t): Logo, a velocidade escalar mdia ser dada por:

b) Para determinar a velocidade vetorial mdia, precisamos conhecer o vetor deslocamento, logo:

Ento, temos que:

COMENTA Note que as duas bolas executam um movimento de queda livre. Orientaremos o sentido para cima. Para a bola A, temos: Para a bola B, que largada 1s depois, temos:

Na coliso, os dois objetos atingiro a mesma posio final, ou seja, yA = yB. Logo, temos que:

COMENTA Adotando um sistema de eixos coordenados, temos:

De acordo com esse sistema de referncia, as funes da posio do movimento do projtil da arma so: * * Funes do movimento do alvo: * *
0

No momento em que o projtil atinge o alvo, temos que xp = xA e yp = yA, logo:

Do tringulo hachurado no sistema de coordenadas, temos que: Logo, nesse instante, a ordenada do projtil dada por: Note que: Como so sempre as mesmas. Duas condies garantem essa igualdade: * O cancelamento de significa fisicamente que esse termo no interfere na situao do problema. * O fator surge da mesma forma nas ordenadas do alvo e do projtil, logo, ele no interfere na possibilidade do encontro, apesar de influenciar no valor do instante de encontro. Logo, a nica condio para que o projtil sempre atinja o alvo que seja verdadeira a expresso h = x .tg, pois ela garante a coincidncia das ordenadas (yp, yA) do alvo e do projtil. Ento, para que o alvo seja atingido, a velocidade do projtil deve estar orientada para o alvo no instante do disparo. A resposta SIM. as ordenadas do projtil e do alvo

COMENTA a) Com a presena dos air bags e do cinto de segurana, temos os seguintes dados: m = 60kg v0 = 15m/s v=0 s = 1m Da equao de Torricelli, temos: Da segunda Lei de Newton, temos que: b) Sem a presena dos elementos de segurana, nas mesmas condies, o motorista desacelera em s = 5mm = 5.103m. Logo:

10

COMENTA Do grfico da figura, temos que: fat(esttico) = 4600N fat(cintico) = 4000N a) Para o veculo de massa 1000kg em uma superfcie horizontal, temos:

11

Analogamente, para o atrito cintico ou dinmico:

b) Lembre-se de que o movimento ocorre somente quando o atrito dinmico, logo: Para v0 = 108km/h = 30m/s, d = 0,40 e g = 10m/s2, temos:

12

COMENTA No movimento analisado, a fora de tenso no barbante atua como resultante centrpeta, logo: T = FCP T =

Analisando cada situao, temos: a) b) c) d) Comparando as tenses, temos: Tb < Ta = Td < Tc

13

COMENTA Da Gravitao Universal, sabemos que a fora gravitacional atua como resultante centrpeta, logo:

Note que, quanto menor o raio de rbita, maior a velocidade orbital do satlite. Logo, a velocidade de rbita do satlite aumenta.

14

COMENTA a) A acelerao gravitacional que atua na esfera livre origina-se da esfera fixa, logo:

b) Para a esfera livre, temos:

15

COMENTA a) Identificando as foras no corpo da figura, temos que:

A fora resultante
FR FCP mV R
2

atua como centrpeta, temos que:

Da figura acima, temos:

b) Da expresso
T 2R 2R R 2 v g.tg R.g.tg

16

COMENTA a) Como o atrito uma fora dissipativa, parte da energia mecnica se transforma em energia trmica. Outra parte da energia mecnica transformada em energia sonora. b) Nesse caso, a energia mecnica vai sendo convertida em energia trmica (devido fora de resistncia do ar). Note que a energia cintica se mantm constante, enquanto que a energia potencial gravitacional se reduz com o tempo.

COMENTA a) No ponto mais baixo da trajetria, temos:

A trajetria lembra a mesma de um lanamento horizontal, pois, nesse instante, a nica fora atuante a fora peso. Lembre-se de que, por inrcia, a massa tende a continuar com a mesma velocidade na direo horizontal do movimento. b) No ponto mais alto da trajetria, a massa possui uma velocidade nula. Logo, ao cortar a corda, seu movimento (da massa) ser de queda livre. Lembre-se da primeira Lei de Newton ou Lei da Inrcia.

17

COMENTA Analisando o fenmeno em dois instantes quaisquer, temos:

18

Para o objeto linear, temos: x h cotg 1 = 1 tg 1 = x1 h x h cotg 2 = 2 . tg 2 = x2 h Para a imagem, do objeto, temos: y tg 1 = 1 D y tg 2 = 2 D Para a imagem, podemos escrever que:

vH vH

h.D.v. t2 x1 .(x1 v. t) 2h.v. t2 x1(x1 v. t)

Obs.: O sinal negativo significa que, medida que o objeto possui um movimento progressivo, a imagem apresenta um movimento retrgrado quando adotamos um sistema de eixos coordenados. 19

COMENTA Na primeira experincia, como o sistema no est termicamente isolado, o equilbrio trmico ocorrer em um intervalo de tempo menor em relao ao modelo idealizado da questo. Na segunda experincia, em virtude de qualquer metal possuir uma condutibilidade trmica maior do que o vidro, haver uma reduo de tempo em relao primeira experincia, ou seja, a gua entra em equilbrio trmico rapidamente com o ambiente exterior. Logo, traando as trs curvas em apenas um grfico, temos:

20

You might also like