You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE COMUNICAO, TURISMO E ARTES DISCIPLINA: LEGISLAO E TICA EM RADIALISMO PROFESSOR: JOSINALDO MALAQUIAS ALUNA:

RHAYRA PRISCILLA MORAES NBREGA 11013078

CONCENTRAO DOS MEIOS DE COMUNICAO E CORONELISMO ELETRNICO

Joo Pessoa 2013

O termmetro que mede a democracia numa sociedade, o mesmo que mede a participao da populao na comunicao. Herbert de Souza (Betinho)

1. Contexto Histrico

A utilizao dos meios de comunicao de massa como prtica de manipulao do poder tem sido constante na histria. A publicidade nazista orquestrada pelo Ministro da Informao de Hitler, Joseph Goebbels, por exemplo, o retrato fiel dessa fora ideolgica adquirida pelos veculos da mdia no decorrer desse processo. Teoricamente, a mdia retratada como um meio democrtico e formador de senso crtico, capaz de transmitir informao, educao e lazer. No entanto, esses meios de comunicao de massa encontram-se nas mos de figuras detentoras do poder e tornam-se uma ferramenta de exmia importncia para o exerccio do sistema capitalista. Alm disso, a credibilidade adquirida historicamente pelos meios de comunicao de massa transforma tudo aquilo que veiculado como transparente, verdadeiro e viabiliza o controle e o monoplio dessas figuras pblicas e pertencentes ao alto escalo nacional: Quem detm a informao, detm o fator central de desenvolvimento e a capacidade de coero social. Segundo o pensador italiano Norberto Bobbio,

(...) o poder supremo est nas mos de um restrito grupo de pessoas propensamente fechado, ligadas entre si por vnculo de sangue, de interesse ou outros, e que gozam de privilgios particulares, servindo-se de todos os meios que o poder ps ao seu alcance para os conservar. (2007, p. 835).

2. Concesses de Rdio e Televiso e o coronelismo eletrnico Mas, afinal, como age a lei acerca das concesses de rdio e televiso? Na verdade, essas concesses so, em teoria, pblicas. Pela Constituio brasileira, esta considerada um servio outorgado, quer dizer, que no se tem poder de apropriao, mas concesso pblica por um determinado tempo, viabilizando a educao, a arte e a cultura de forma gratuita. um servio pblico como outro qualquer.

Todavia, sabemos que no funciona bem dessa forma. De acordo com o Portal Transparncia Brasil, entre 1997 e 2010, 21% dos senadores e 10% dos deputados federais so concessionrios de rdios e TV. Tambm, Dados da Federao Nacional dos Jornalistas revela que nove famlias (Marinho, Bloch, Abravanel, Saad, Frias, Mesquita, Levy, Civita e Nascimento Britam) controlam cerca de 90% de tudo o que os brasileiros leem, ouvem e veem atravs dos meios de comunicao social, conforme dados da Federao Nacional de Jornalistas. E foi a partir desse conceito de oligarquia e controle social no mbito miditico que surgiu o coronelismo eletrnico, termo que faz referncia s relaes de clientelismo nas reas rurais dominadas pela figura do coronel autoritrio. Agora, os interesses familiares e as lideranas polticas so produzidos para a populao, perpetuando a caracterstica social brasileira de construo histrica pela tica do poder e da dominao. A pesquisadora Suzy dos Santos, conceitua o termo coronelismo eletrnico como
O sistema organizacional da recente estrutura brasileira de comunicaes, baseado no compromisso recproco entre poder nacional e poder local, configurando uma complexa rede de influncias entre o poder pbico e o poder privado dos chefes locais, proprietrios dos meios de comunicao (SANTOS; 2006).

J o jornalista e socilogo Vencio Lima (2007) delineia o coronelismo eletrnico,


As emissoras de rdio e televiso do origem a um tipo de poder agora no mais coercivo, mas criador de consensos11 polticos. So esses consensos que facilitam (mas no garantem) a eleio (e a reeleio) de representantes em nvel federal, deputados e senadores que, por sua vez, permitem circularmente a permanncia do coronelismo como sistema. Ao controlar as concesses, o novo coronel promove a si mesmo e aos seus aliados, hostiliza e cerceia a expresso dos adversrios polticos e fator importante na construo da opinio cujo apoio disputado tanto no plano estadual como no federal. No coronelismo eletrnico, portanto, a moeda de troca continua sendo o voto, como no velho coronelismo. S que no mais com base na posse da terra, mas no controle da informao vale dizer, na

capacidade de influir na formao da opinio pblica. (LIMA; LOPES, 2007, p. 3).

Como dito anteriormente, a maioria das concesses de rdio e televiso pertencem, direta ou indiretamente, a lderes polticos. No entanto, as igrejas tambm adquiriram um monoplio alarmante dessas concesses, com nfase nos meios de radiodifuso. A Igreja Renascer em Cristo, por exemplo, fundada por Estevam Hernandes, em 2003, comprou 14 concesses de rdio FM e duas concesses de TV, somando um investimento de mais de R$ 9 milhes. Outro exemplo o da Igreja Pentecostal Deus Amor, fundada pelo pastor David Miranda, que contabilizou com a Junta Comercial de So Paulo 11 empresas em nome de pastores e at mesmo de fiis, as quais concorriam, no mesmo ano, a 649 concesses. Em pases com altos ndices de analfabetismo e m distribuio de renda, o poder dos meios de comunicao toma propores ainda maiores. A ideia que se tem da mdia como algo que busca o interesse social, o senso crtico se esvai devido busca de interesses mercadolgicos.

3. Os detentores da Mdia

A Organizao Roberto Marinho e a ditadura militar

A famlia Marinho representante da Rede Globo e de outras 115 emissoras geradoras e afiliadas, assistidas em 99,84% dos 5.043 municpios. Os primeiros passos na construo desse conglomerado de mdia e entretenimento deu-se em 1962, quando Roberto Marinho assinou um contrato de colaborao entra a Globo e o grupo TimeLife, ferindo a lei que at ento impedia a entrada de capital estrangeiro em meios de comunicao. O poder adquirido pela Globo repercutiu, incisivamente, na escolha de representantes do pas, como no caso mais famoso sobre a manipulao do Jornal Nacional ao debate de Lula e Fernando Collor, em 1989, em que este foi eleito presidente da Repblica vale salientar que, da mesma forma que a Globo construiu um ideal do candidato, foi capaz de desconstruir e, no fim das contas, desviar-se das crticas.

Desde ento, a Rede Globo e seu padro de qualidade tornaram-se um referencial para o povo brasileiro. No entanto, desde o seu surgimento, a emissora foi grande formadora de opinio controversa, como quando, por exemplo, apoiou a ditadura militar de 64, que abarcou tambm inmeros investimentos em telecomunicaes, que at ento caminhava a passos lentos, viabilizando, por exemplo, a compra de televisores a crdito. Em 1969 ia pela primeira vez ao ar o Jornal Nacional, visto por muitos na poca, como o porta-voz da ditadura.

Edir Macedo e a Rede Record de Televiso

Em 9 de novembro de 1989, com ajuda de outros empresrios, adquiriu de Slvio Santos a direo da TV Record, de forma ilegal devido a ausncia de uma prvia aprovao das autoridades federais. Nos anos seguintes, comprou os estdios da atual Line Records, o parque grfico Universal Produes, responsvel pela edio da Folha Universal desde 1992. Tornou-se proprietrio da Record News e da Rede

Aleluia, em 2010, formada atualmente por 72 emissoras de rdio. Foi apontado pela revista Forbes como o pastor mais rico do Brasil, tendo estimado seu patrimnio em janeiro de 2013 em quase 2 bilhes de reais. O pastor e proprietrio da segunda maior emissora de TV aberta do Brasil acusado de crimes como lavagem de dinheiro, evaso de divisas, formao de quadrilha, falsidade ideolgica e estelionato contra fiis para a obteno de recursos para a igreja. Claramente percebe-se, na argumentao de Edir Macedo, um poder de persuaso que o retrata como um cone para os membros das igrejas evanglicas, em especial a Igreja Universal do Reino de Deus, a qual ele congrega. Segundo ele, seu dogma e de todos os seus fiis de que precisamos ter f para "investir em Deus". Deus concede prosperidade econmica a quem nEle confia.

4. Democratizao da Comunicao

Como falado anteriormente, o acesso informao e aos meios de comunicao um direito pblico inalienvel que, no entanto, se regulamenta apenas em teoria. Contudo, para que isso acontea necessrio uma regulamentao das leis de concesses e seu cumprimento, permitindo populao no apenas o consumo, mas a

capacidade de produzir contedo de interesse social, educar e criar seres com carter crtico e opinativo. Apenas com a descentralizao desse coronelismo eletrnico que se perpetua no cenrio nacional podemos atingir o objetivo pleno do acesso informao, de cultura, de interao social, em detrimento ao clientelismo, relao de troca de favores e de barganhas polticas tpicas dos tempos de voto de cabresto.

REFERNCIAS

CALDAS, Graa. O latifndio do ar: mdia e poder na nova Repblica. E-book Ctedra Unesco/Metodista, 2011. GUARESCHI, Pedrinho A. Mdia e Cidadania in Mdia, educao e cidadania. Editora Vozes, 2005. GOULART, Alexander. A mais polmica edio do Jornal Nacional. Disponvel em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_mais_polemica_edicao_do_j ornal_nacional> Acesso em 7 de Abril de 2013. MENDONA, Fabola; REBOUAS, Edgard. Oligarquia, coronelismo e coronelismo eletrnico: A radiodifuso como arma para manuteno e ampliao do poder. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/premios/2009/FabiolaMendonca.pdf> Acesso em 7 de Abril de 2013.

You might also like