You are on page 1of 36

Profa. Ma.

Valquria Miwa Hanai Yoshida

Patentes na rea de Biotecnologia

Biotecnologia Viso de mercado

Biotecnologia

Mapa do Mercado

Patentes

"A vida s pode ser compreendida olhando-se para trs, mas s pode ser vivida olhando-se para frente." Soren Kierkegaard

Biotecnologia O que e onde se aplica?

Fonte: Joaquim Albensio Gomes da Silveira - UFC

Biotecnologia
No sentido amplo, biotecnologia uma rea de aplicao da biologia para fins tecnolgicos e comerciais. a utilizao de organismos vivos para a gerao de novos produtos, processos ou servios visando agregar valor, renda e bem estar na populao. No sentido restrito ou da biotecnologia moderna, significa um conjunto de tcnicas e processos de manipulao de clulas ou de microorganismos passando pelo nvel de transformao do DNA, visando obteno de novos produtos, processos ou servios que agreguem valor, renda e bem estar na populao. A biotecnologia moderna uma rea nova de explorao do homem para fins comerciais, com aplicao nos diversos setores da economia tais como: sade humana, sade animal, agropecuria, meio ambiente, indstrias e prestao de servios.

Mapa da Biotecnologia no Brasil

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br em 27/06/2011

Patentes

Somos todos inventores!

O que patente?

O que patente?

Proteo legal, temporria, concedida pelo Estado ao inventor ou ao seu titular, dando a este o direito de impedir terceiros de usar, produzir ou realizar qualquer atividade comercial com o bem protegido, sem o seu consentimento. Em contrapartida, o inventor deve descrever o contedo tcnico.

O que patente?

A pesquisa e o desenvolvimento para elaborao de novos produtos (no sentido mais abrangente) requerem, a maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto atravs de uma patente significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preo mais baixo, uma vez que eles no foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteo conferida pela patente , portanto, um valioso e imprescindvel instrumento para que a inveno e a criao industrializvel se torne um investimento rentvel.

Tipos de patentes

Patente de Inovao
Inovao Incremental Inovao Radical

Modelo de utilidade

Estratgias de inovao

Inovao Incremental aquela em que o novo produto incorpora alguns novos elementos em relao ao anterior, entretanto, sem alterar as funes bsicas do produto. Este tipo de inovao requer um baixo investimento, assim sugerindo, do ponto de vista mercadolgico, ser melhor. Inovao Radical caracteriza-se por uma ruptura completa com os produtos existentes para satisfazer uma funo.

Inovao incremental
Grande parte das inovaes incremental. No so produtos ou servios capazes de revolucionar um mercado ou quebrar paradigmas. O mosqueto um exemplo disso. Ao substituir um sistema de molas por ims, a empresa Black Diamond criou e patenteou um sistema de autotravamento que simplifica a utilizao do equipamento sem comprometer a segurana do usurio.

Inovao radical
J a inovao radical refere-se criao de um produto completamente novo. Em algumas situaes, a nova mercadoria leva ao desuso de outra que exercia funo semelhante. Foi o que aconteceu com o DVD, que substituiu o videocassete. Em outros casos, a nova inveno coexiste com a antiga. O lanamento da televiso, por exemplo, diminuiu as vendas de rdios, mas o aparelho no se tornou obsoleto.

Quais so os requisitos que toda patente deve atender?

Atividade inventiva Novidade Aplicao industrial Suficincia descrita

Atividade inventiva

A proposta completamente diferente do conhecimento do estado da tcnica e que qualquer tcnico no assunto no consiga imaginar. Indcios que podem indicar AI: Efeito obtido pela inveno ou modelo: se
o invento resulta em efeito significativamente vantajoso em relao ao estado da tcnica temos indcio de atividade inventiva.

Tempo que decorreu entre a criao do invento e a divulgao do estudo do estado da tcnica mais prximo: quanto
maior for o prazo razovel supor que no se trata de uma decorrncia bvia do estado da tcnica.

Reduo dos custos: se o invento permite a


obteno de um produto ou processo com a mesma qualidade ou eficincia do estado da tcnica, porm com um custo mais reduzido.

Novidade

Um invento considerado novo quando no tiver sido revelado ao pblico, isto , no tiver sido divulgado de alguma forma, escrita ou falada, em qualquer meio de comunicao, apresentado em feiras e at mesmo comercializado em qualquer parte do mundo. As patentes depositadas ou concedidas em outros pases, ou qualquer publicao anterior que descreva a matria descrita em um documento de patente, caracterizam a falta de novidade de um invento.

Aplicao industrial

o requisito que determina que o invento deva ser passvel de fabricao para o consumo, atravs da produo em srie, ou pelo menos, aplicado em um ramo da indstria.

Suficincia descrita

Descrever clara e suficientemente o seu objeto, a fim de possibilitar a sua realizao por um tcnico no assunto e indicar, quando for o caso, a melhor forma de execuo.

Patentes em Biotecnologia
No Brasil, a Lei de Propriedade Industrial (Lei n 9279/96), em vigor desde 14/05/97, probe (Art. 18, alnea III) a concesso de patentes para "o todo ou parte de seres vivos, exceto os microrganismos transgnicos que atendam aos requisitos de patenteabilidade - novidade, atividade inventiva e aplicao industrial previstos no art. 8 e que no sejam mera descoberta".

Patentes em Biotecnologia
Ainda, no pargrafo nico do Artigo 18, definido, para fins da Lei que "microrganismos transgnicos so organismos, exceto o todo ou parte de plantas ou de animais, que expressem, mediante interveno humana direta em sua composio gentica, uma caracterstica normalmente no alcanvel pela espcie em condies naturais".

Patentes em Biotecnologia
Os Estados Unidos concedem patente para plantas desde 1930 e para animais desde o incio da dcada de 80, embora mantenham restries para patenteamento de invenes na rea humana, onde apenas algumas situaes especiais so consideradas patenteveis, como por exemplo, o sequenciamento de genes para produo de protenas comercializveis.

Patentes em Biotecnologia
A Comunidade Europia, que se posicionou muito fortemente contra o patenteamento de plantas e animais, j reviu sua lei, no sentido de conceder patente para esse tipo de inveno. Conforme a Diretiva 94/44/EC para a Proteo Legal de Invenes Biotecnolgicas, que entrou em vigor em 30/07/98, passou a ser permitido o patenteamento de plantas e animais incluindo os transgnicos, desde que a inveno no ficasse restrita a uma variedade particular de planta ou animal.

Como pesquisar o estado da tcnca?

Busca em Base de Dados

Gratuitas nacionais
http://www.inpi.gov.br http://www.patentesonline.com.br/ http://www2.periodicos.capes.gov.br/portugu es/index.jsp?urlorigem=true
O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) uma base de dados restrita a documentos depositados no Brasil. Os depsitos partir de 1 de agosto de 2006 podem ser encontrados na ntegra.

Gratuitas internacionais
http://www.uspto.gov/ http://worldwide.espacenet.com/
http://www.jpo.go.jp/

Comerciais
http://www.wipo.int/ http://www.delphion.com/
Os escritrios comerciais so pagos por tempo de permanncia e/ou tipo e quantidade de patentes consultadas e/ou baixadas. Normalmente no utilizado pelo pesquisador, pois muito oneroso, mas utilizado por escritrios de patente.

Como escrever um pedido de patente?

Fundamentos da escrita de um pedido de patente

Ttulo Descrio da matria motivo da patente Descrio do estado da tcnica Descrio dos pontos deficientes do estado da tcnica Definir os objetivos da inveno Relacionar as figuras nos desenhos Descrio detalhada da inveno Reivindicaes

Como o processo de patente?

Processo de patente

Para uma compreenso adequada do significado dos investimentos relativos proteo por meio das Patentes, vamos seguir o estabelecido pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), bem como as normas do prprio INPI.

As quatro etapas do processo

Identificao, Pesquisas e Elaborao do Pedido de Patente Publicaes do INPI na Revista da Propriedade Industrial - RPI, que ocorrem, no mnimo, em duas etapas: 1 perodo de sigilo e 2 divulgao do teor da Patente Pedido de Exame Tcnico, Anlise e publicao de Deciso do INPI Concesso de Patente e sua Manuteno atravs da quitao de anuidades.

You might also like