You are on page 1of 49

Administrao Financeira e Oramentria Viso Geral da Administrao Financeira

Slide 1-1

Objetivos de aprendizagem
1. Definir finanas, as principais reas de finanas e as oportunidades de carreira disponveis nessa rea, bem como as modalidades jurdicas de organizao de empresas. 2. Descrever a funo da administrao financeira e sua relao com a teoria econmica e a contabilidade. 3. Identificar as atividades fundamentais do administrador financeiro da empresa. 4. Explicar por que a maximizao da riqueza, e no a maximizao do lucro, a finalidade da empresa e como as questes de agency esto relacionadas a ela.
Slide 1-2

FINANAS

MERCADO FINANCEIRO

FINANAS CORPORATIVAS

FINANAS PESSOAIS

Slide 1-3

O que so Finanas?
Pode-se definir Finanas como a arte e a cincia de administrar fundos. Praticamente todos os indivduos e organizaes obtm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanas ocupa-se do processo, instituies, mercados e instrumentos envolvidos na transferncia de fundos entre pessoas, empresas e governos. Finanas a aplicao de uma srie de princpios econmicos e financeiros objetivando a maximizao da riqueza da empresa e do valor das suas aes.

Slide 1-4

O que so finanas?
No nvel macro, as finanas so o campo de estudo de instituies financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema financeiro, tanto nos Estados Unidos quanto no mercado internacional. No nvel micro, as finanas so o estudo do planejamento financeiro, da gesto de ativos e da captao de fundos por empresas e instituies financeiras. A administrao financeira pode ser descrita de maneira sucinta com o auxlio do seguinte balano:
Slide 1-5

O que so finanas?
Nvel macro
Balano 31 de dezembro de 19xx
Passivos e patrim nio lquido Passivos circulantes Contas a pagar Instituies financeiras a pagar

Ativos: Ativos circulantes Caix a e aplicaes Contas a receber Estoques

Capital de giro

Capital de giro Total de passivos circulantes

Passivos de longo praz o Total de ativos circulantes Ativos fix os Ativos fix os (valor bruto) Menos: depreciao acum. Total de passivos Patrimnio lquido: Capital (aes ordinrias) gio na venda de aes Lucros retidos

Decises de investimento

Fundo de comrcio O utros ativos de longo praz o Total de ativos fix os Total d e ativos

Total de patrim nio lquido

Decises de financiamento

Passivos e p atrim n io lq u id o

Slide 1-6

O que so finanas?
Um sistema financeiro bem desenvolvido a base e uma caracterstica essencial de qualquer nao desenvolvida moderna. Mercados financeiros, intermedirios financeiros e administrao financeira so os componentes importantes. Mercados e intermedirios financeiros facilitam o fluxo de fundos de poupadores a investidores. A administrao financeira envolve o uso eficiente de recursos financeiros na produo de bens.

Slide 1-7

Servios financeiros
A rea de servios financeiros aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de servios de assessoramento e produtos financeiros a indivduos, empresas e rgos governamentais. As oportunidades de carreira incluem trabalho em bancos, planejamento financeiro para pessoas fsicas, investimentos, imveis e seguros.

Slide 1-8

Administrao financeira
A administrao financeira se preocupa com as tarefas do

administrador financeiro de uma empresa. O administrador financeiro gere ativamente a rea financeira de qualquer tipo de organizao, seja ela pblica ou privada, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos. A crescente globalizao tem aumentado a complexidade da funo de administrao financeira. Novas condies econmicas e regulatrias tambm tornam mais complexa a funo de administrao financeira.

Slide 1-9

Oportunidades de carreira

Slide 1-10

A funo de administrao financeira


O porte e a relevncia da funo de administrao financeira dependem do tamanho da empresa. Nas pequenas empresas, a funo financeira geralmente desempenhada pelo departamento de contabilidade. medida que a empresa cresce, a funo financeira se transforma em um departamento separado, diretamente ligado ao presidente da empresa, com a superviso do diretor financeiro.
Slide 1-11

Conselho de Administrao

Presidente do Conselho e Diretor Executivo Geral

President ee Diretor Geral de Operaes

Diretor de Marketing

Diretor Financeiro

Diretor de Produo

Tesoureiro

Controlador

Gerente de Caixa

Gerente de Crdito

Gerente de Planejamento Fiscal

Gerente de Contabilidade de Custos

Gastos de Capital

Planejamento Financeiro

Gastos de Capital

Planejamento Financeiro

Slide 1-12

Decises de Administrao Financeira


O administrador financeiro deve preocupar-se com trs tipos bsicos de questes: Oramento de Capital; Estrutura de Capital; Administrao do Capital de Giro. Estas trs reas de administrao financeira oramento de capital, estrutura de capital e administrao do capital de giro so muito amplas. Cada uma delas inclui uma variedade de tpicos.

Slide 1-13

Decises de Administrao Financeira


Oramento de Capital: Processo de planejamento e gesto dos investimentos de uma empresa a longo prazo. Nessa funo o administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa superior a seu custo de aquisio. Em termos amplos, isto significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.
Slide 1-14

Decises de Administrao Financeira


Estrutura de Capital: Combinao de capital de terceiros e capital prprio existente na empresa. O administrador financeiro tem duas preocupaes, no que se refere a essa rea. Primeiramente, quanto deve a empresa tomar emprestado? Em segundo lugar, quais so as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Alm destas questes, o adm. financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, tambm, cabe ao adm. financeiro a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomar emprestado.
Slide 1-15

Decises de Administrao Financeira


Administrao do Capital de Giro: Capital de giro so os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gesto do capital de giro de uma empresa uma atividade diria que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operaes e evitar interrupes muito caras.

Slide 1-16

Atividades bsicas do administrador financeiro

Slide 1-17

A funo de administrao financeira


Relao com a teoria econmica
O

campo das finanas est intimamente relacionado ao da

economia. Muitas vezes, as finanas so chamadas de economia financeira. Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouo econmico dentro do qual atuam para poderem reagir s mudanas de condies ou se anteciparem a elas.
Slide 1-18

A funo de administrao financeira


Relao com a teoria econmica
O princpio econmico fundamental usado pelos administradores financeiros a anlise marginal, segundo a qual uma deciso financeira deve ser tomada apenas quando os benefcios adicionais superam os custos adicionais.

Slide 1-19

A funo de administrao financeira


Relao com a contabilidade
As atividades financeiras (tesoureiro) e contbeis (controller) esto intimamente relacionadas e com freqncia se sobrepem. Em empresas de pequeno porte, o controller comumente ocupa a funo financeira.

Slide 1-20

A funo de administrao financeira


Relao com a contabilidade
Uma diferena importante em termos de perspectiva e nfase entre finanas e contabilidade que os contadores geralmente usam o regime de competncia, ao passo que as finanas se concentram em fluxos de caixa. A importncia dessa diferena pode ser ilustrada com o exemplo a seguir.

Slide 1-21

A funo de administrao financeira


Relao com a contabilidade
Estas foram as atividades da Nassau Corporation no ano passado:
Vendas $ 100.000 (um iate vendido, 100% a receber)

Custos $ 80.000 (pagos integralmente aos fornecedores)

Compare as diferenas, em termos de desempenho, entre o regime de competncia e o fluxo de caixa.


Slide 1-22

A funo de administrao financeira


Relao com a contabilidade
DEMONSTRAO DO RESULTADO COMPETNCIA Vendas Menos: custos Lucro (prejuzo) lquido $ 100.000 (80.000) $ 20.000 CAIXA $ (80.000) $(80.000) 0

Slide 1-23

A funo de administrao financeira


Relao com a contabilidade
Finanas e contabilidade tambm diferem no que diz respeito tomada de decises. Enquanto a contabilidade se preocupa basicamente com a coleta e a apresentao de dados financeiros, o administrador financeiro se interessa principalmente pela anlise e interpretao dessas informaes para fins de tomada de decises. O administrador financeiro usa esses dados como ferramenta bsica de tomada de decises com relao a aspectos financeiros da empresa.
Slide 1-24

Objetivo das empresas


Para administrao financeira, o objetivo

econmico das empresas a maximizao de seu valor de mercado. O investimento feito por proprietrios de empresas devem produzir um retorno compatvel com o risco assumido. A gerao de lucro e caixa importante para que uma empresa cumpra sua funo social.
Slide 1-25

Atividades Empresariais
Segundo a natureza: > operaes > investimentos > financiamentos

Atividades de operaes: existem em funo do negcio da empresa. Atividades de investimentos: relativas a aplicaes de recursos em carter temporrio ou permanente. Atividades de financiamentos: refletem os efeitos das decises tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operaes e de investimentos.
Slide 1-26

Modalidades bsicas de organizao de empresas

Slide 1-27

Outras organizaes com responsabilidade limitada

Slide 1-28

Estrutura de uma sociedade por aes

Slide 1-29

Administradores + Empregados

Figura 1.1 Viso de empresa como sistema de gerao de lucro.


Slide 1-30

Objetivo da empresa
Maximizao do lucro?
Receita de vendas Menos: custos Lucro lquido $ 100.000 Entrada de caixa $ $ $ 100.000 80.000 20.000

80.000 Menos: sada de caixa $ 20.000 Fluxo lquido de caixa $

A maximizao do lucro no leva em conta as diferenas em termos de nveis de fluxos de caixa, sua distribuio no tempo e o risco desses fluxos de caixa.

Slide 1-31

Objetivo da empresa
Maximizao da riqueza do acionista
Por

qu?

Porque a maximizao da riqueza do acionista leva adequadamente em conta os fluxos de caixa, a distribuio dos fluxos no tempo e seu risco, o que pode ser ilustrado por meio da seguinte equao de avaliao:
Nvel e distribuio de fluxos de caixa no tempo Risco de fluxos de caixa
Slide 1-32

Preo da ao = Dividendos futuros Retorno exigido

Objetivo da empresa
Maximizao da riqueza do acionista
Tambm pode ser descrita por meio do seguinte diagrama de fluxo:

Slide 1-33

Objetivo da empresa
Valor econmico adicionado (EVA)
O valor econmico adicionado (EVA) uma medida popular utilizada por muitas empresas para determinar se um investimento proposto ou existente contribui de maneira positiva para a riqueza dos acionistas. O EVA calculado subtraindo dos lucros operacionais lquidos de um investimento o custo dos fundos utilizados para financi-lo. Investimentos com EVA positivo aumentam a riqueza do acionista, e aqueles com EVA negativo diminuem sua riqueza

Slide 1-34

Objetivo da empresa
E quanto aos grupos de interesse?
Os

outros grupos de interesse incluem todos os indivduos com algum vnculo econmico direto com a empresa, como:
funcionrios; clientes; fornecedores; credores; proprietrios.

Esse ponto de vista, que leva em conta os outros grupos de interesse, indica que a empresa deve fazer um esforo deliberado para evitar aes prejudiciais riqueza desses grupos. Diz-se que essa uma viso socialmente responsvel.
Slide 1-35

Objetivos da Administrao Financeira


Maximizao de Lucro: este talvez seja o objetivo empresarial mais freqentemente citado, mas no um objetivo muito preciso. O objetivo mais geral da administrao financeira maximizar o valor de mercado do capital dos proprietrios existentes, no importando se a empresa uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por aes. Em qualquer delas, as boas decises financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietrios.

Slide 1-36

Objetivos da Administrao Financeira


Pode-se dizer que a administrao financeira tem trs objetivos bsicos: Manter a empresa em permanente situao de liquidez, como condio bsica ao desenvolvimento de suas atividades. Uma empresa apresenta boa liquidez quando seus ativos e passivos so administrados convenientemente. O importante manter os fluxos das entradas e sadas de caixa sob controle e conhecer antecipadamente as pocas em que ir faltar numerrio.

Slide 1-37

Objetivos da Administrao Financeira


Obter novos recursos para planos de expanso, com base em estudos de viabilidade econmico-financeira e aos menores custos. a empresa deve ser perpetuada e, para tanto, tem de realizar investimentos em tecnologia, novos produtos, etc., que podero sacrificar a rentabilidade atual em troca de maiores benefcios no futuro. A grande concorrncia existente nas modernas economias de mercado obriga as empresas a se manterem tecnologicamente atualizadas. Nenhuma pode sentir-se segura em uma boa posio, porque a qualquer momento algum concorrente poder surgir com um produto melhor e mais barato. Deste modo, as empresas so impelidas a desenvolverem continuamente novos projetos e a tomarem decises sobre a sua implantao. Normalmente isto significa a necessidade de vultuosas somas adicionais de recursos e uma elevao no risco do empreendimento. O retorno deve ser compatvel com o risco assumido. Maior risco implica a expectativa de maior retorno.

Slide 1-38

Objetivos da Administrao Financeira

Assegurar o necessrio equilbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expanso de acordo com as possibilidades de obteno de recursos, prprios ou de terceiros.

Slide 1-39

Decises Financeiras Bsicas


Investimentos: A preocupao primordial diz respeito avaliao e escolha de alternativas de aplicao de recursos nas atividades normais da empresa. Consiste ainda num conjunto de decises visando dar empresa a estrutura ideal em termos de ativos fixos e correntes para que os objetivos da empresa como um todo sejam atingidos. Nessa rea, o enfoque bsico a obteno do maior resultado (retorno) possvel, dado o risco que os proprietrios da empresa esto dispostos a correr.

Slide 1-40

Decises Financeiras Bsicas


Financiamento: O que se deseja fazer definir e alcanar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composio dos investimentos. preciso compreender, desde j, que a funo financeira, cuja finalidade assessorar a empresa como um todo proporcionando-lhe os recursos monetrios exigidos, no determina, por isso mesmo, quais as aplicaes a serem feitas pela empresa. Isto decorre dos objetivos e das decises da administrao e/ou dos proprietrios da empresa em um nvel mais alto. administrao financeira resta conseguir os recursos necessrios para financiar essa estrutura de investimento ao mais baixo custo possvel.
Slide 1-41

Decises Financeiras Bsicas


Utilizao (destinao) do lucro lquido: H uma rea de decises tambm comumente conhecida pelo nome de poltica de dividendos, que se preocupa com a destinao dada aos recursos financeiros que a prpria empresa gera em suas atividades operacionais e extraoperacionais. nesta rea que surgem as indicaes mais claras do inter-relacionamento das reas de investimento, financiamento e utilizao do lucro lquido. O interrelacionamento deve-se ao fato indiscutvel de que o lucro retido pela empresa (ou seja, o lucro no pago sob a forma de dividendos em dinheiro) constitui-se numa de suas fontes de recursos.
Slide 1-42

O papel da tica
Definio de tica
tica o conjunto de padres de conduta ou julgamento moral tem-se transformado numa questo fundamental tanto em nossa sociedade quanto na comunidade financeira. As violaes ticas geram enorme publicidade. A publicidade negativa produz, em geral, impactos tambm negativos sobre uma empresa.

Slide 1-43

O papel da tica
Anlise dos aspectos ticos Para avaliar a viabilidade tica de uma ao proposta, deve-se
perguntar: A ao arbitrria ou caprichosa? Concentra-se injustamente em um
indivduo ou grupo? A ao viola os direitos morais ou legais de algum indivduo ou grupo? A ao est de acordo com os padres morais aceitos? Existem alternativas de ao que tenderiam a causar menos danos efetivos ou potenciais?

Slide 1-44

O papel da tica
tica e preo da ao
Os programas de comportamento tico procuram: reduzir a ocorrncia de litgios e os custos judiciais;
manter uma imagem positiva da empresa; aumentar a confiana dos acionistas; conquistar a lealdade, o comprometimento e o respeito dos diversos grupos de interesse vinculados empresa.

O resultado esperado de tais programas um impacto positivo sobre o preo da ao da empresa.


Slide 1-45

Questes de agency
O problema de agency
Sempre que um administrador detm menos de 100% do capital da empresa, h um possvel problema de agency. Teoricamente, os administradores deveriam atuar de acordo com a maximizao da riqueza do acionista. Entretanto, eles tambm se preocupam com sua riqueza pessoal, com a segurana de seu emprego, com benefcios indiretos e com seu estilo de vida. Isso pode fazer com que os administradores no atuem de maneira a sempre beneficiar os acionistas da empresa.
Slide 1-46

A questo de agency
Soluo do problema
Foras de mercado, como os principais acionistas e a ameaa de conquista de controle por outra empresa, ajudam a pressionar os administradores a se preocuparem com o desempenho da empresa. Custos de agency podem garantir que os administradores atuem de acordo com os interesses dos acionistas.

Slide 1-47

A questo de agency
Soluo do problema
Exemplos incluem restries ou monitoramento do comportamento dos administradores, bem como a montagem de esquemas de remunerao que alinhem os interesses deles aos dos acionistas. Entretanto, estudos recentes no tm sido capazes de encontrar uma forte relao entre remunerao de executivos e preo da ao.
Slide 1-48

Referncias Bibliogrficas
GITMAN, Lawrence J.. Princpios de Administrao Financeira. 10 ed. So Paulo: Prentice-Hall, 2004. ASSAF NETO, Alexandre & LIMA, Fabiano Guasti. Curso de Administrao Financeira. 1 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

Slide 1-49

You might also like