You are on page 1of 22

Artigos

Persp. Teol. 37 (2005) 315-336

CATEQUESE E COMUNIDADE CRIST

Juan A. Ruiz de Gopegui SJ

RESUMO:

O artigo, aps analisar as diversas etapas da renovao catequtica, sugere que muitas das dificuldades que a catequese experimenta nascem da falta de conscincia de que a comunidade eclesial o sujeito principal da catequese. Sem negar o ministrio especfico dos catequistas, isso significa que toda a vida da comunidade sua estruturao comunitria, suas celebraes litrgicas, sua ao missionria, seus servios sociais e atitudes polticas deve ser catequese viva, contribuindo para o crescimento da f de cada membro da comunidade. Exige tambm a interao entre o ministrio especfico dos catequistas e a vida da comunidade, que por sua vez dever refletir o que transmitido nas catequeses especficas. No nvel universal: Renovao conciliar da Igreja e Catequese renovada se condicionam reciprocamente.

PALAVRAS-CHAVE: evangelizao, catequese renovada, catequese querigmtica, catequese narrativa, iniciao crist. ABSTRACT: After analysing the various steps of catechesis renewal, the article suggests that much of its difficulties come from not being aware that the ecclesial community is the main subject of the catechesis. Without denying the specific ministry of catechist, it means that the whole community life its communal structure, liturgical celebrations, missionary action, social services, and political attitudes should be an active catechesis, contributing to the faith growing of each member of the community. It demands an interaction between the specific ministry of catechists and community life, which by its nature shall reflect what is communicate in the specific catechesis. In the universal level: Conciliar renewal of the Church and catechesis renewal should be intrinsically connected. KEY-WORDS: evangelization, renewal catechesis, kerygmatic catechesis, narrative catechesis, Christian Initiation.
315

A catequese como iniciao vida em Cristo


catequese pode ser considerada como um dos elementos do processo, mais amplo, da evangelizao. Giraria em torno tentativa, sempre renovada, da formulao da totalidade da f e da vida da Igreja dentro do universo cultural de uma pessoa e da sua comunidade. O processo da evangelizao o processo da tradio da f. O que a comunidade crist recebe do seu fundador e deve transmitir ao longo da histria no um sistema doutrinal, mas uma vida: Continuai a caminhar no Cristo Jesus, o Senhor, tal como o recebestes (Col 2,6). Mas, como afirma a exortao apostlica Catechesi Tradendae 1, bem depressa se comeou a chamar catequese ao conjunto dos esforos envidados na Igreja para fazer discpulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus o Filho de Deus, a fim de que, mediante a f, tenham a vida em seu nome, para os educar e instruir quanto a esta vida e assim edificar o Corpo de Cristo. A Igreja nunca cessou de consagrar a tudo isto as suas energias. Assim concebida, a catequese identifica-se praticamente com a evangelizao, embora salientando o aspecto de formulao da vida crist numa linguagem significativa para algum que sempre est geogrfica e historicamente situado. Os primeiros cristos chamavam a f de caminho: um estilo de caminhar na histria configurado por Cristo, uma vida em Cristo, assim caracterizada no apenas por ter como modelo o caminhar do Cristo, mas por proceder constantemente do Senhor ressuscitado, da sua ao atravs do Esprito. A Igreja recebe esta vida e a transmite. Receber (paralambno) e transmitir (paraddomi) so os verbos consagrados no Novo Testamento para designar o processo da tradio da f (pardosis)2. Por envolver a transmisso de uma vida que tem sua origem em Cristo, a evangelizao no pode ser reduzida comunicao de uma mensagem ou de uma doutrina. Ela abrange toda a vida da Igreja: o servio da Palavra, o servio dos sacramentos e o servio da caridade ou ao transformadora do mundo, pelo Evangelho3. A catequese, mesmo quando considerada apenas como um dos elementos constitutivos da evangelizao, deve necessariamente acompanhar todo o seu processo. A vida humana, sendo necessariamente linguagem, busca

JOO PAULO II, Exortao Apostlica Catechesi tradendae, 1979, n. 1. Tratei disto mais extensamente em Catequese e Tradio da F, em Sntese Poltica Econmica Social, n. 11 (1977) 13-16. 3 Evangelizar constitui, de fato, a graa e a vocao prpria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graa, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifcio de Cristo na santa missa, que o memorial da sua morte e gloriosa ressurreio. PAULO VI, Exortao Apostlica Evangelii nuntiandi, n. 14.

316

incessantemente exprimir-se em palavras coerentes. A vida crist conseqentemente se traduz numa doutrina. A didaqu ou doutrina crist no mais do que a expresso, em linguagem coerente, da f ou da vida em Cristo, num horizonte cultural determinado. Sendo os horizontes culturais sempre diversos, e a vida crist um processo nunca terminado da ao do Esprito nos coraes humanos, no pode existir formulao da f que possa ser dita simplesmente a doutrina crist, de forma que bastasse sua simples repetio para garantir a autenticidade da vida crist. Podem existir formulaes normativas da doutrina crist, mas elas no podem ser ditas simplesmente a doutrina crist. A doutrina apostlica, fixada nos escritos do Novo Testamento, a norma da doutrina crist. Mas esses escritos, no obstante sua normatividade para a f da Igreja, no dispensam as comunidades crists de paciente e sempre renovada hermenutica, sob pena de cair no fundamentalismo, que a mais perniciosa deturpao das crenas religiosas. Devido ao carter dos escritos neotestamentrios, a sua utilizao como norma da doutrina crist sumamente complexa. A Igreja teve que recorrer a frmulas auxiliares para o reto exerccio da normatividade bblica. Surgiram assim os credos ou smbolos da f que tratam de expressar em frmulas breves o essencial da doutrina neotestamentria. Tais formulaes no dispensam da necessidade da explicitao e desenvolvimento do seu contedo em escritos mais longos, situados no contexto cultural das pessoas e das comunidades. Sendo a f dom de Deus, resposta suscitada por seu Esprito no corao de algum agraciado com uma Palavra divina, reconhecida como tal no santurio recndito e sagrado da conscincia, a evangelizao e a catequese no podem ser mais do que preparao dos caminhos do Senhor. Como a etimologia do termo catequese sugere, suas palavras so apenas propedutica para que outra palavra possa ecoar no corao do ouvinte das palavras da Igreja: a Palavra de Deus4. A Igreja antiga sabia muito bem disso quando instituiu o catecumenato, no como mera doutrinao, mas como iniciao gradual vida de uma comunidade chamada a viver pelo Esprito do Cristo, o Filho de Deus. Com a novidade escandalosa que isso pressupe: afirmar que Outro ser dentro de ns est vivendo nossa vida, dando-lhe um sentido que trans-

4 Katekhein: instruir com palavra, fazer ressoar. Em grego profano, a palavra catequese conserva seu primitivo significado de retumbar, ressoar (cf. ekho, eco). No h duvida de que dele deriva seu significado corrente no uso eclesistico: a mensagem de Deus soa diante dos humanos ou ressoa, segundo as palavras do ofcio litrgico prprio dos Apstolos, tomadas do salmo 18: in omnem terram exivit sonus eorum (seu prego saiu por toda a terra). J.A. JUNGMANN, Catequtica, Barcelona: Herder, 1966, p. 13.

317

cende todas as aspiraes humanas. Atravs dele olhamos o mundo e nele o mundo nos oferecido e confiado como tarefa e misso. Objetivo ltimo da catequese preparar a experincia, sempre pessoal e singular, embora sempre no seio de uma comunidade evangelizadora, do encontro com Deus em Jesus Cristo5. Paulo intuiu perfeitamente o que isso significa, em contraste com a concepo farisaica da instituio religiosa. Ao ser iniciado em uma vida guiada pelo Esprito de Cristo, abre-se ao cristo o caminho para a liberdade em relao a toda instituio humana e s suas leis, porque no existe outro Senhor seno Deus, nem mais lei do que a lei do Esprito. Isso se aplica tambm instituio eclesial e faz, da mensagem de Jesus Cristo, Evangelho boa nova. A Igreja existe do Evangelho e para o Evangelho, e no o Evangelho por causa da Igreja e para a Igreja. Iniciar vida na comunidade crist iniciar a uma vida de relao ntima com o Mistrio do prprio Deus revelado em Jesus Cristo, que abre novas formas de relacionamento com o irmo e com o mundo. Essa a fora e o atrativo da Palavra que deve ressoar nas palavras da catequese, palavras que giram sempre em torno evocao da memria de Jesus. Essa fora, que o sopro do Esprito, lembrando e atualizando as palavras de Jesus, levou muitos dos iniciados na vida guiada pelo Esprito de Cristo a enfrentar corajosamente a perseguio e a morte, para no perder uma vida, que ao revelarse como vida de Deus no corao humano, revela-se como vida eterna.

O declnio da catequese como iniciao: ambigidades da aliana do Evangelho com o poder


Com o advento da cristandade medieval, na qual o indivduo tornava-se membro da Igreja pelo fato de ser sdito do Imperador, a ao lenta do testemunho cristo de uma comunidade e o processo prolongado do catecumenato, como iniciao vida da comunidade crist, foram substitudos pela exposio sumria das verdades crists a povos rudes e guerreiros, seguida de converses e batismos em massa. Na medida em que a sociedade, como um todo, manteve instituies e costumes que ajudavam a transmisso da f, a vida crist continuou a dar frutos. Mas, aos poucos, ao faltar uma iniciao mais profunda e personalizada vida eclesial, a experincia crist degenerou facilmente em prtica rotineira e vazia. A pregao era, com freqncia, descuidada pelos procos,
5

No meu livro Conhecimento de Deus e Evangelizao: estudo teolgico-pastoral em face da pratica evangelizadora na Amrica Latina. So Paulo: Loyola, 1977, trato de deduzir desse princpio os fundamentos da configurao da catequese.

318

ou se perdia no acessrio. Quando existiu, o seu contedo deixou de lado a narrao das grandes linhas da histria da salvao, que se davam por supostas, centrando-se na exposio de verdades particulares: as virtudes e os vcios, as devoes aos santos, a prtica de determinados sacramentos. O modelo de Igreja da cristandade, apoiado na aliana entre o poder espiritual e poder temporal, comeava a manifestar a ambigidade do anncio do Evangelho a partir da tica do poder. O primeiro fruto amargo dessa ambigidade foi a separao das Igrejas do Oriente e do Ocidente, conseqncia da ruptura de Roma com Constantinopla. Desde o sculo XIII, surgiram no ocidente cristo insistentes e repetidas vozes de carter proftico, convidando a Igreja converso ao Evangelho. Espirituais e msticos, por um lado, telogos, por outro, propugnavam uma configurao eclesial mais evanglica. Lamentavelmente muitas dessas vozes foram silenciadas e at sufocadas na fogueira o mais triste dos extremismos a que a impossvel aliana entre o poder e o anncio da boa nova aos pobres pde chegar6 . No sculo XVI, esses movimentos de converso encontraram em Martinho Lutero devido a sua profunda e emotiva religiosidade, ao vigor do seu pensamento teolgico, alimentado na meditao assdua da Escritura, e paixo de sua ao reformadora uma voz capaz de mobilizar os anseios de reforma que vinham fermentando durante sculos.

Luzes e sombras da reforma: conseqncias para a catequese


Infelizmente os males da cristandade tinham chegado a tal ponto e os condicionamentos da aliana com o poder eram tamanhos, que os impulsos de reforma tiveram a triste conseqncia da diviso da Igreja do Ocidente. Ambos os lados da contenda reconhecem hoje a culpa. Ambos sabem pedir perdo. Sabero, no entanto, caminhar para uma verdadeira converso?7 Neste estudo interessam-nos as conseqncias dessa situao para a catequese, ou seja, para o processo de iniciao crist. Lutero propunha com clareza meridiana dois princpios fundamentais da vida crist. O primeiro: a salvao no se consegue por gestos rituais, ou
7 Ver o excelente documento do GRUPO DE DOMBES, Pour la conversion des glises, Paris: Centurin, 1991, tambm em Documentation Catholique, n 2033 e 20034 (1991) 733-753 e 781-790. 6 Jan Hus (1370-1415) pagou com a condenao fogueira sua contestao eclesiolgica, que propugnava uma reforma da Igreja necessria e urgente. Cinco sculos depois, um telogo catlico pde escrever um artigo intitulado Jan Huss De Ecclesia precursor of Vatican II (D. DIDOMIZIO, ThSt 60 [1999] 247-260).

319

prticas religiosas, como peregrinaes, esmolas, novenas, indulgncias, mas se recebe de Deus, como dom gratuito, pela f em Jesus Cristo. O segundo: toda autoridade na Igreja est submetida Palavra de Deus ser cristo obedecer Palavra de Deus. A primazia da Palavra divina para a vida crist induziu Lutero a traduzir a Bblia ao alemo. Mas ciente de que a Bblia, quando no interpretada na tradio eclesial, poderia servir a qualquer propsito como nariz-de-cera, diante da situao de ignorncia de grande parte do clero e conseqentemente do povo, julgou oportuno redigir e publicar dois compndios de doutrina crist: Catecismo maior para o clero e Catecismo menor para o povo8. Este ltimo, com breves frmulas para a orao. Graas difuso da imprensa eles, junto com a Bblia em vernculo, tornaram-se a base da instruo paroquial e da religio familiar. A liturgia, que comeava tambm a ser celebrada na lngua materna dos fiis e dava nfase explicao das leituras bblicas, contribuiu igualmente para a formao e a apropriao do evangelho pelos fiis. A reforma de Lutero era moderada. No pretendia mais do que renovar a Igreja: torn-la mais evanglica. De forma alguma queria Lutero fazer uma outra Igreja paralela. Se, por uma srie de circunstncias, acabou rejeitando a obedincia ao Papa, o fez motivado pelo dever de conscincia de obedecer Palavra de Deus, embora na radicalizao da Reforma intervieram tambm outras causas de carter social e poltico. Os benefcios que a Reforma trouxe catequese decorrem certamente da sua intuio central: iniciar vida crist como encontro com a gratuidade da Palavra de Deus feita carne em Jesus Cristo, salvao para a vida humana, conforme o testemunho da Escritura. Os malefcios foram a conseqncia trgica da diviso da Igreja. No pretendida num primeiro momento, aceita depois como sada de emergncia, consolidou-se finalmente e se tornou o maior escndalo para a credibilidade do Evangelho de Jesus Cristo, a ponto que o telogo protestante Pannenberg pde afirmar: Longe dos reformadores a inteno de separar da Igreja catlica umas Igrejas evanglicas particulares. Essa foi uma sada de emergncia. Originariamente a Reforma pretendia renovar toda a Igreja. A existncia de uma Igreja evanglica e reformada representa, assim, no o triunfo, mas o fracasso da reforma9.

Uma interessante notcia histrica sobre os catecismos e outros compndios de doutrina crist encontra-se na Introduo, de V. Pires Martins, ao Catecismo Romano, Petrpolis: Vozes, 1962 2, pp. 16-49. 9 W. PANNENBERG, Reformation und Einheit der Kirche, in: IDEM, Ethik und Ekklesiologie. Ges. Aufstze gen 1977, 255; vgl. zum Ganzen ders., Christentum in einer skularisierten Welt (Freiburg 1988), Ebd. 256. Citado por K. KOCH, Tragik oder Befreiung der Reformation? Unzeitgeme berlegungen aus kumenischer Sicht, Stimmen der Zeit 117 (1992/4) 234-246.

320

O telogo catlico, por sua vez, v-se constrangido a reconhecer a insuficincia, quando no o fracasso, da reforma romana, que, ao tornar-se incapaz de acolher as legtimas propostas reformatrias de Lutero e configurar-se como contra-reforma, no foi capaz de encontrar uma resposta que alcanasse a raiz profunda dos males que afligiam a Igreja. A reforma tridentina, ao opor-se reforma protestante que se propunha atingir os nveis institucional e doutrinal da Igreja, centrou-se na reforma moral e disciplinar, especialmente do clero. Tivesse sido ouvido por Roma o premente apelo de Lutero por um Conclio, ou tivesse Lutero escutado Roma quando esta tarde demais! se dispunha a ceder, a reforma da Igreja poderia ter encontrado o seu caminho10. Mas, como afirmou acertadamente Albert Brandenburg em 1969, somente com o Vaticano II veio a resposta da Igreja romana aos apelos de Lutero11. A reforma romana reconheceu o protesto luterano da falta de contato do povo de Deus com a Palavra divina e empenhou-se em incentivar a pregao, declarada pelo Conclio de Trento como o mais importante mnus ou dever ministerial dos Bispos. Normas disciplinares bem precisas foram dadas a respeito da explicao do evangelho e da catequese. Catecismos12 foram escritos para incentivar a formao crist. Em muitas parquias, comeou-se e ensinar o catecismo aos domingos de tarde. O preconceitos do carter sacro e intocvel do latim como lngua litrgica, que perdurou at as vsperas do Vaticano II, impediu reforma catlica medidas que teriam atingido melhor o mago da crise. Tais teriam sido a proclamao da Palavra na liturgia e a celebrao dos sacramentos em lngua verncula. Dessa forma perpetuou-se durante sculos a carncia da integrao da catequese no processo global da evangelizao, do qual a liturgia parte essencial. Embora tanto na Igreja romana como nas Igrejas reformadas, devido s circunstncias de que falvamos, a nfase da catequese recasse na instruo, as Igrejas reformadas, ao celebrar a liturgia em lngua verncula, se aproximavam mais da prtica antiga da catequese como iniciao vida

10 Tivesse sido levada a termo a reforma catlica, to necessria, ter-se-ia tirado reforma protestante sua razo de ser como afirmava j no sculo XVI o humanista Gerhard Lorich, K. KOCH, art.cit., p. 235. 11 A. BRANDENBURG, Luther gegenwrtig. Katholische Lutherstudien, Paderborn, 1969, p. 146. Cit. por K. KOCH, art. cit. p. 235. 12 Catecismos anteriores ao Conclio de Trento reconhecem o que havia de positivo no protesto da Reforma: o valor da f como comeo e fundamento da salvao. Insistem na integridade da f, mas tambm no ato mesmo da f e a sua significao religiosa, como entrega pessoal e confiada a Deus. Em 1566 aparece o Catecismo Romano, redigido por decreto do Conclio e publicado por ordem de Pio V. Na sua redao intervieram S. Carlos Borromeu e vrios telogos da ordem dominicana. Nas suas linhas aparece em relevo o pensamento central do cristianismo: o desgnio salvador que parte de Deus. A influncia da polmica com protestantismo nele muito menor do que se poderia esperar, dado o contexto da sua publicao.

321

da comunidade. Mas ao ser rompida a unidade da Igreja de Jesus Cristo, configurada a partir de ento em diversas confisses antagnicas, abria-se caminho privatizao da f e conseqente proliferao de novas confisses crists. E isso foi fatal para o Evangelho chamado a ser fermento transformador da sociedade. Porque se verdade que o Evangelho constitui a Igreja, e no o contrrio, no o menos que o Evangelho agrega Igreja de Jesus Cristo, convocada por Deus, que enquanto tal deve ser una, como proclamam no smbolo da f todas as confisses crists. A Igreja ps-tridentina tentou enfrentar essa anomalia com uma catequese apologtica, que considerava hereges todos os que estavam fora de suas fronteiras e assim poder compreender-se com a nica verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Esta fico s ser desmentida oficialmente pelo Conclio Vaticano II que, ao referir-se aos cristos de outras confisses, j no os denomina hereges, mas irmos separados e no afirma sem mais que a Igreja catlica romana a Igreja de Jesus Cristo, mas apenas mais modestamente que nela subsiste a Igreja de Jesus Cristo. Nesse contexto, para criar, nas diversas confisses, a conscincia da pertena Igreja de Jesus Cristo, acentuou-se o aspecto de instruo da catequese instruo marcada ideolgica e apologeticamente pela controvrsia e os catecismos adquiriram importncia crescente. A descristianizao crescente da sociedade foi pondo a descoberto a fragilidade dessa catequese. Comearam a aparecer diversas tentativas de renovao, que certamente, junto com outros movimentos renovadores movimento litrgico, movimento ecumnico, movimento teolgico, movimento bblico, Ao Catlica prepararam o hmus em que pde germinar o ambicioso projeto do carismtico Joo XXIII de uma renovao global da vida da Igreja, que, para tanto, deveria realizar-se num clima de dilogo entre as diversas confisses crists.

Conseqncias para a renovao da catequese do aggiornamento do Vaticano II


A catequese como iniciao vida na Igreja una de Jesus Cristo s poderia encontrar seu caminho numa proposta de reforma da Igreja que retomasse os legtimos anseios da fracassada Reforma do sculo XVI e iniciasse um processo capaz de superar a tragdia da diviso da originada. As sucessivas renovaes da catequese bblica, doutrinal, metodolgica, querigmtica , apesar de seus mritos inegveis, se mostraram e continuaro a se mostrar insuficientes enquanto no caminharem junto com a renovao da Igreja que, na intuio proftica de Joo XXIII, tinha a pretenso do progressivo aggiornamento da Igreja de Jesus Cristo, fragmentada em confisses antagnicas. O conclio Vaticano II assim como os dilogos ecumnicos, que nele encontraram apoio e incentivo, so um teste322

munho eloqente da vontade e da capacidade de reforma da Igreja de Jesus Cristo. Cabe, porm, perguntar-se at que ponto as Igrejas, como um todo, esto acolhendo esse testemunho. Compreende-se facilmente por que, aps mais de quarenta anos de inegveis esforos de renovao da catequese, os seus frutos mostram-se ainda muito limitados. Sendo a catequese iniciao vida na Igreja una de Jesus Cristo, sua renovao envolve a renovao da mesma Igreja. O conclio Vaticano II, embora respondesse de alguma forma, como foi dito, ao pedido de Lutero de convocar um Conclio geral da Igreja no Ocidente, no podia ser tal no momento da convocao, porque isso suporia, nas diversas confisses crists, a conscincia de uma Igreja na qual as diferenas deixassem de configurar-se como antagnicas, para se apresentarem como expresses reconciliadas da pluralidade cultural de uma s f. Ao convocar um conclio geral da Igreja catlica romana, convidando como observadores representantes das Igrejas Orientais Ortodoxas e de confisses reformadas, Joo XXIII abriu o caminho s Igrejas, talvez sem ter clara conscincia de todas as implicaes para a uma autocompreenso capaz de superar os estreitos limites que elas tm de si mesmas em conseqncia das divises seculares que as separam. Abrir as janelas do Vaticano ao sopro do Esprito significava confiar-se e disto o papa Joo era bem consciente quele cujo Esprito como o vento que sopra onde quer, ouve-se o seu rumor, porm no se sabe de onde vem nem para onde vai (Jo 3,8). E assim aconteceu a uma Igreja que na aula conciliar iria dispondo-se, no sem tenses, a renascer do Esprito. Os que podem ter entrado na aula conciliar com a conscincia de que a confisso da sua Igreja era a verdadeira, contraposta s confisses das outras, embora evidentemente com o propsito de ouvir respeitosamente as razes dos outros, se confessam no encerramento solene do Concilio, irmos separados da nica Igreja de Jesus Cristo, dispostos a continuar uma caminhada que possa conduzir algum dia a convocao de um Conclio ecumnico da futura una, sancta, catholica Ecclesia (visvel!) de Jesus Cristo. Nesse dia as diversas confisses da nica f, sem ter perdido a razo de ser que as suscitou, mas certamente com as correes surgidas no dilogo ecumnico, tero perdido seu carter divisor possibilitando a unidade visvel, na diversidade reconciliada, da Igreja de Jesus Cristo. Um sonho? A viso da Igreja do Conclio permitia aos mais clarividentes acalentar esse sonho. A Constituies dogmticas Lumen Gentium, sobre a Igreja, e Dei Verbum, sobre a Revelao divina, os decretos Orientalium Eclesiarum, sobre as Igrejas Orientais, e Unitats Redintegratio sobre o Ecumenismo, embora nem sempre chegando s ltimas conseqncias das afirmaes bsicas (obscurecidas s vezes por concepes remanescentes de uma eclesiologia herdada das controvrsias no resolvidas da Reforma) abrem horizontes ilimitados para a renovao da Igreja.
323

Os movimentos renovadores que possibilitaram o Conclio cobraram novo impulso. A renovao bblica e litrgica e a renovao da catequese adquiriram fora surpreendente. Quem no lembra a repercusso da semana internacional de Catequese em Medelln, que precedeu e em grande parte inspirou os documentos do Episcopado Latino-americano? Seguiram-se Puebla e Santo Domingos13 . E em nvel de Igreja universal, os Snodos sobre Evangelizao e Catequese, com os documentos pontifcios deles emanados14 . Tudo no meio de tenses que a renovao conciliar suscitava e que no pode menos de refletir-se em algum desses documentos. O movimento ecumnico progrediu tambm. Mas no mbito da conscincia geral das Igrejas houve um retraimento. Os progressos que certamente continuam at hoje so fruto, em grande parte, da persistncia de grupos restritos e especializados. Quem, a quarenta anos de distncia da concluso do Conclio, quiser fazer um balano dos resultados do esforo renovador da catequese, possivelmente sentir-se-ia decepcionado. Em algumas comunidades caminhou-se muito, certamente. Em outras, tem-se a impresso de que o resultado no corresponde aos esforos. Em muitos ambientes manifesta-se abertamente um recuo com relao s esperanas nascidas nos anos que se seguiram ao Conclio. Um diagnstico que queira atingir o cerne da problemtica envolvida ter que centrar-se no tema da comunidade crist como catequese viva, tema que envolve este outro mais amplo: a Igreja una de Jesus Cristo como catequese viva15 . Dito de outra forma: a catequese, como iniciao vida em Cristo no seio de uma comunidade, que, enquanto crist, presena, num lugar, da totalidade da Igreja de Jesus Cristo, s poder atingir seu objetivo de forma satisfatria se for obra de toda a comunidade. A funo do catequista no pode ser mais do que um dos muitos fatores que concorrem para o resultado dum processo que exige o envolvimento de toda a vida de uma comunidade que, em comunho com todas as comunidades crists espalhadas pelo mundo, deve testemunhar, com transparncia, a

13

Em Medelln foi proposta uma catequese libertadora para os povos da Amrica Latina. A 3 Conferncia Geral do Episcopado Latino-Americano leva adiante as propostas de Medelln insistindo na necessidade de Evangelizar as cultura. Cf. A evangelizaco no presente e no futuro da Amrica Latina. Concluses da III Conferncia Geral do Episcopado latino-americano. A 4 Conferncia, em Santo Domingos, propugna uma catequese querigmtica, inculturada e transformadora. 14 Exortao Apostlica Evangelii nuntiandi do Papa Paulo VI, de 8 de dezembro de 1975. Exortao Apostlica Catechesi tradendae do papa Joo Paulo II, de 16 de outubro de 1979. 15 A crise da catequese se apresentar ento como crise das comunidades crists. Ver uma reflexo neste sentido, aplicada parquia, em N. METTE, La communaut chrtienne comme catchse vivant, em Lumen Vitae LV/2 (2000) 139-148. No mbito universal, caminhar para ser catequese viva implica para a Igreja caminhar para superar as divises, fazendo do empenho ecumnico uma das dimenses essenciais da sua pastoral.

324

gratuidade da salvao oferecida em Jesus Cristo a toda a humanidade. Somente assim, o anncio do Evangelho se revelar como boa notcia para todos. Fala-se com freqncia em crise da formao religiosa e da catequese. Procura-se a razo dessa crise nos condicionamentos do homem moderno. Tenta-se, s vezes, adaptar o Evangelho, como objeto de consumo, s demandas das pessoas modeladas pela sociedade. H fragmentos de verdade nessas anlises, mas no ser atingida a raiz da crise enquanto no se perguntar pela fidelidade da comunidade evangelizadora ao Evangelho de Jesus Cristo.

A comunidade crist como catequese viva


O Rito da Iniciao Crist dos Adultos, que restaura o catecumenato em vrias etapas, mostra bem como toda a comunidade crist responsvel pela catequese. Durante a segunda e a terceira etapas, tempo do catecumenato propriamente dito o ncleo da catequese consiste na celebrao da liturgia da Palavra, junto com a comunidade. claro que dever haver tambm alguma catequese especial, ministrada pelos sacerdotes, diconos ou catequistas, ou outros leigos", para uma melhor compreenso dessa celebrao e das suas implicaes na vida crist, mas tudo convergir para o momento da celebrao litrgica da Palavra, no qual tem lugar a iniciao escuta e acolhida de uma Palavra pronunciada pelo prprio Deus no corao do catecmeno, em comunho incipiente com a comunidade. Fazer, no seio da comunidade, a experincia espiritual de reconhecer e acolher uma Palavra, cuja origem, para alm dos lbios humanos que a proclamam, remonta ao Deus vivo, o cerne irrenuncivel da iniciao crist. Para essa experincia concorrem os gestos sacramentais que acompanham o processo do catecumenato e de maneira mais incisiva no tempo da terceira etapa: a eleio. Na quarta etapa do catecumenato, a iniciao escuta da Palavra divina torna-se catequese mistaggica, ou seja, explicao da mistagogia ou iniciao aos mistrios que teve lugar ao longo de todo o processo do catecumenato, concebido como iniciao progressiva vida da comunidade crist. Os sagrados mistrios da morte e ressurreio do Senhor, os sacramentos pascais, celebrados solenemente na Viglia Pascal, so aprofundados na celebrao litrgica da Eucaristia durante o tempo Pascal. No se trata do trmino do processo de iniciao, mas do comeo de uma vida que dever prolongar-se ao longo de toda a existncia. O crescimento da experincia espiritual que com toda propriedade pode ser chamada de mstica do memorial da morte e ressurreio do Senhor, ajudar a aprofundar a experincia vivida na noite pascal do banho Batismal e da Consagrao ao Cristo com o santo Crisma. J mostrei em outro artigo, que
325

o processo de iniciao crist dos adultos pode inspirar e configurar o processo de iniciao crist das crianas batizadas em tenra idade, que so a maioria em nossas comunidades16 . Pois bem, se for assim, fica patente que o sujeito principal da catequese a comunidade crist, por ser sujeito da celebrao litrgica como afirma a Constuio Sacrosanctum Concilium sobre a Liturgia. Da qualidade da celebrao da Liturgia, da sua autenticidade, da sua transparncia depende em grande parte o resultado da catequese como iniciao permanente vida crist. E isto obriga a afirmar que depende da qualidade da vida toda da comunidade crist porque os sacramentos so sinais de realidades que acontecem na vida toda.

Comunidade crist num contexto de pluralismo religioso


No panorama em que se encontra hoje o indivduo, perante o pluralismo anrquico de ofertas religiosas, a funo catequtica da comunidade crist, integrando a ao especfica dos catequistas com a ao toda da comunidade, torna-se mais necessria e tambm mais complexa. O catequista anuncia Jesus Cristo, mas este s pode ser encontrado na comunidade crist que cr, vive e celebra o Mistrio de sua presena reveladora de Deus. no seio dessa comunidade que se d o encontro com o Cristo e a resposta da f. Quem escuta o anncio de Jesus Cristo, perdido na multiplicidade de propostas religiosas, das quais muitas apelam ao seu nome, explcita ou implicitamente perguntar: Onde O encontro de verdade? O catequista no pode responder outra coisa seno : Venha e veja, conduzindo o indivduo comunidade atravs de um processo de iniciao. A imagem de Cristo apresentada pelo conjunto da vida da comunidade catequese, celebraes litrgicas, servio da justia e da caridade ser decisiva no processo da iniciao. A f crist autntica e adulta surge quando uma pessoa reconhece, na figura de Jesus Cristo, presencializada significativamente pelo testemunho eclesial do querigma, o prprio Deus dirigindo-se a ela e convidando-a a estabelecer com Ele uma relao de amor. Reconhecer Deus significa reconhecer, implcita ou explicitamente, a reposta ltima s perguntas que a existncia pe. A experincia de Deus envolve a totalidade da experincia humana. Por ser experincia do sentido radical da totalidade da existncia, deve ser pensada como conscincia de uma Presena transcendente que penetra toda outra presena particular, dando-lhe o sentido ltimo, ou seja, como Presena onipresente. Isto significa que a experincia de Deus, na atual condio humana sempre mediada pela experincia dos outros e do mundo.

16

Iniciao Crist, em Revista de Catequese 23/91 (2000) 5-18.

326

Eis por que a catequese para conduzir a uma experincia de Deus, capaz de amadurecer com o amadurecimento da vida, ter que ajudar a pessoa compreenso progressiva da sua existncia e do mundo que a circunda. dentro dessa viso de si e do mundo, que a figura de Jesus Cristo, apresentada pelo conjunto da vida da comunidade evangelizadora, dever ser reconhecida como Palavra de Deus que pede uma resposta de entrega incondicional.
Embora a f seja encontro com a pessoa do Cristo, fala-se de figura porque o encontro pessoal sempre mediado por uma figura que o resultado do conjunto de meios proclamao da palavra bblica, catequese, testemunho de vida, formas de orao empregados pela comunidade na sua misso evangelizadora.17

A f sempre um caminhar, um processo. A forma do processo ser diferente conforme se trate de criana, adolescente ou adulto e conforme as circunstncias do entorno familiar e de todo o contexto social. Isso coloca a comunidade crist em estado de misso permanente e de constante reflexo sobre a prpria f. O grande desafio para a catequese do futuro ser a integrao na comunidade dos diversos aspectos que compem sua misso de iniciar vida crist. No existem frmulas mgicas, mas a continuidade do paciente e nunca terminado caminho de renovao empreendido a partir do Conclio Vaticano II em todos os nveis da vida eclesial. No se trata de propor novas metodologias ou novos contedos catequticos que viessem substituir as anteriores, mas de recolher o longo e fecundo caminho de renovao, nos seus diversos aspetos pedaggico, querigmticonarrativo, proftico, ecumnico e integr-los progressivamente com a totalidade da vida da comunidade crist. Nesse processo a catequese influenciar a vida da comunidade a sua liturgia, a sua pastoral, os seus engajamentos scio-polticos e a vida da comunidade influenciar a catequese18.

Recordando os passos da renovao catequtica


Lembremos brevemente algumas das etapas da renovao catequtica e suas contribuies que devem permanecer e ser levadas adiante.
17 A reflexo sobre este problema de teologia fundamental da Evangelizao de grande fecundidade para encontrar caminhos de configurao da catequese nas diversas idades e ambientes culturais. Tratei disto, sobretudo em relao com o contexto latino-americano, em Conhecimento de Deus e Evangelizao, op. cit., pp. 69-164. 18 Lamentavelmente em muitas ocasies a funo da catequese confundiu-se com a funo do ensino religioso. A falta de clareza no objetivo de ambas impediu o progresso. O ensino religioso deve respeitar o pluralismo de crenas e por isso sua principal funo mostrar como o encontro com o Mistrio transcendente realiza-se atravs das diversas concretizaes histricas das religies. A catequese supe uma primeira adeso, ou ao menos um incipiente desejo de aderir a uma comunidade de f e por isso essencialmente iniciao vida dessa comunidade. No pode ser mera informao sobre a doutrina.

327

1. Renovao metodolgica.
Comea nos alvores do sculo XX, embora tenha precedentes anteriores. Nascida num contexto em que o ensino da religio tinha-se deslocado da parquia para a escola, carrega at hoje algumas das conseqncias do seu lugar de origem. Preocupa-se sobretudo com aplicar ao aprendizado religioso os avanos pedaggicos do ensino escolar. A memorizao das perguntas e respostas do catecismo e a explicao sucinta das mesmas so substitudas pelo mtodo progressivo ou evolutivo, chamado tambm psicolgico19. Partindo-se de alguma imagem, estria ou experincia da criana, fcil de ser apreendida de forma intuitiva, desenvolvem-se as afirmaes doutrinais do catecismo. Suas conquistas perduram at hoje. Suas limitaes nascem de no levar suficientemente em conta a diferena que existe entre o aprendizado de conhecimentos profanos e a pedagogia da f. O movimento querigmtico que veio depois ajudou a refletir sobre esta pedagogia especfica. No momento atual as reflexes metodolgicas so estudadas sob o ngulo da comunicao da f, integrando os aspetos teolgicos da tradio da f com os avanos das cincias ou artes da comunicao.

2. Movimento querigmtico.
A corrente querigmtica da renovao da catequese, indo alm do mtodo de ensino dos contedos do catecismo, questiona os prprios contedos. No enquanto verdades doutrinais, corretas e vlidas num compndio de teologia, mas inadequadas num instrumento que, por definio, destina-se comunicao da f. A catequese tem como funo fazer ressoar a Palavra de Deus no dilogo da comunidade crente com os que esto sendo iniciados vida de f. Como afirmado na Exortao apostlica Catechesi tradendae (n 6) somente Cristo ensina; qualquer outro que ensine, o faz na medida em que seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar pela sua boca. Num contexto em que a f j no pressuposto necessrio da insero na sociedade, o catecismo como conjunto de verdades que devem ser cridas, de sacramentos que devem ser recebidos e de preceitos que devem ser praticados, torna-se incapaz de fazer ressoar a Palavra divina, feita carne em Jesus Cristo, como boa nova de salvao, proposta liberdade humana20.

19

Conhecido como Mtodo de Munique, por ter sua origem no Movimento catequtico que teve lugar nessa cidade. Cf. J.A. JUNGMANN, Catequtica, Barcelona, Herder, 1966, pp. 40ss. 20 A publicao do Compndio do Catecismo da Igreja Catlica no, deve de forma alguma, substituir o processo que deve ser sempre culturalmente situado da evangelizao, como o Papa Bento XVI afirma no discurso de 28 de Junho de 2005, apresentando-o

328

Como mostra A. Fossion21, a renovao querigmtica provoca um trplice deslocamento em relao ao catecismo tradicional. A catequese concebida como processo de comunicao: anncio de uma mensagem e convite a responder livremente pela f. A adoo de um estilo narrativo. A catequese centra-se na narrao da Histria da salvao que tem seu cume em Jesus Cristo. A ateno pessoa do destinatrio da mensagem.

3. nfase antropolgica
No caminhar da corrente querigmtica da catequese em alguns ambientes, enfatiza-se a ateno pessoa do destinatrio. Procuram-se experincias da vida cotidiana que possam oferecer um meio favorvel recepo da mensagem como boa nova e assim possibilitar a livre resposta da f22. Quando a ateno ao indivduo projetada no seu contexto cultural, fala-se de inculturao da catequese. A prpria histria da tradio da f mostra uma diferena notvel entre os escritos da f cujos primeiros destinatrios so os judeus, e aqueles que se dirigem ao mundo greco-romano.

4. Catequese narrativa
De alguma forma toda catequese querigmtica, como foi dito, adota um estilo narrativo. Centra-se na Histria da Salvao. A corrente da catequese denominada narrativa enfatiza a narrao da histria de Jesus23. Teve um desenvolvimento nos ambientes da frica em que predomina a cultura oral sobre a cultura escrita.

6. Catequese histrico-proftica
A prpria dinmica da catequese querigmtica, centrada na proclamao da boa nova de Jesus, nos contextos de gritante desigualdade e injustia social, levou a acentuar o carter proftico do querigma cristo. Nesses contextos, o anncio da mensagem de Jesus s pode apresentar-se como

como o modelo para o qual olhar incessantemente, em vista de encontrar a exposio harmoniosa e autntica da f e da moral catlica, e como o ponto de referncia, que deve estimular o anncio da f e a elaborao dos Catecismos locais (http://www.vatican.va). 21 A. FOSSION, La catechse dans le champ de la communication. Ses enjeux pour la inculturation de la foi. = Cogitatio Fidei, n. 156, Paris: Cerf, 1990, pp. 168 s. 22 Sobre as implicaes antropolgicas da catequese ver: J. GEVAERT, Antropologia e Catechesi, Torino-Leumann: Elle Di Ci, 1971. 23 Cf. J.A. RUIZ DE GOPEGUI, O processo narrativo na catequese. Linguagem e interpretao, in M. PASSOS (org.), Uma Histria no Plural. 500 anos do movimento catequtico brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1999, pp. 183-200.

329

boa nova denunciando profeticamente as injustias e anunciando uma nova ordem social. A Semana Internacional de Catequese de Medelln foi o ponto da partida desta corrente catequtica que no poder ser abandonada sem trair o Evangelho d'Aquele que proclamou bem-aventurados os pobres.

5. Catequese de adultos inspirada no catecumenato antigo


Anteriormente, nas semanas internacionais de catequese de Bangkok (1962) e Katigondo (1964) tinha-se refletido sobre a catequese em contexto missionrio. Inspirando-se no catecumenato da Igreja antiga, propem-se trs etapas no processo catequtico. Uma primeira etapa chamada de prevangelizao, fundamentalmente dialogal, na qual, partindo principalmente da experincia e das aspiraes da pessoa humana, se buscaria despertla para o sentido de Deus, prembulo necessrio para a acolhida de uma possvel mensagem divina. S depois poder-se-ia pensar numa segunda etapa , chamada de Evangelizao em que seria proposta de maneira sucinta e global a Histria da Salvao culminando no anncio de Jesus Cristo e o seu chamado converso. Aps a converso ao Evangelho, viria a terceira etapa, denominada de catequese, que, desenvolvendo e aprofundando a mensagem crist, conduziria firmeza na f e plena integrao na comunidade crist. V-se uma certa correspondncia dessas etapas com as etapas do catecumenato antigo. A introduo do Rito da Iniciao Crist de Adultos, promulgado em 1972, para responder ao pedido do Conclio Vaticano II de restaurao do Catecumenato, distingue quatro etapas no processo de Iniciao crist: A Evangelizao e o Pr-catecumenato, o Catecumenato, o tempo da purificao e iluminao, a iniciao aos sacramentos e o tempo da Mistagogia. Sem pretender enrijecer a distino das etapas de pr-evangelizao, evangelizao e catequese, no h dvida de que ela traz luz a muitos dos problemas apresentados catequese numa cultura ps-crist. Por outro lado, ao deslocar o centro da reflexo da catequese da infncia e da adolescncia para a catequese de adultos24, d-se um passo decisivo para a compreenso do processo catequtico em todas idades.

24

No documento Catequese Renovada, aprovado pelos Bispos do Brasil na 21a Assemblia Geral, em 15 de abril de 1983, afirma-se: A Catequese comunitria de adultos, longe de ser apndice ou complemento, deve ser o modelo ideal e a referncia, a que se devem subordinar todas as outras formas de atividade catequtica. Ela deve receber uma ateno prioritria em toda parquia e comunidade eclesial de base, n. 120.

330

Algumas causas da insatisfao com os resultados da renovao catequtica


O desenrolar da renovao catequtica, aqui apresentado demasiado sucintamente, mostra a complexidade de fatores envolvidos no processo catequtico. Eles devem ser conjugados harmonicamente de forma criativa, em dilogo permanente com os destinatrios da catequese e seu entorno sociocultural. As causas de no terem produzido os resultados esperados podem ser mltiplas e no devem conduzir sensao de fracasso e menos, como acontece s vezes, decepo com os novos caminhos, atribuindo a eles os resultados escassos, e tentativa de restaurar os antigos como soluo s dificuldades que a catequese experimenta apesar dos esforos de renovao. Vrios fatores podem ser assinalados na origem dessas dificuldades: 1) O primeiro e talvez o mais decisivo a crescente descristianizao da sociedade e o pluralismo anrquico de ofertas religiosas, que encontra mercado fcil num povo carente de recursos materiais e de valores autnticos e seduzido pela oferta massiva dos bens de consumo, atravs da propaganda que desrespeitosamente invade os lares. A acelerao vertiginosa das transformaes da sociedade exige uma constante renovao dos meios de evangelizao. 2) A renovao ps-conciliar da catequese implica a renovao da comunidade crist em todos os nveis eclesiais e, como sabido, a recepo do aggiornamento proposto pelo Vaticano II est longe de ter chegado a todos eles. Os movimentos de restaurao que surgiram como reao renovao conciliar afetaram tambm a catequese. O aggiornamento conciliar s ser autntico se concebido dinamicamente. A pretenso de responder aos apelos do mundo moderno, em contnua transformao, exige respostas que acompanhem essa vertiginosa transformao. 3) A formao dos catequistas freqentemente deixa muito a desejar. O entusiasmo dos anos que seguiram o Conclio arrefeceu, conseqncia tambm do fator indicado no item anterior a respeito da recepo do Conclio. O susto suscitado pela implicaes da renovao eclesial proposta pelo Conclio, teve um impacto negativo no mbito da renovao da catequese.
Os Institutos Superiores de Pastoral Catequtica, surgidos no Brasil aps o Conclio, acabaram desaparecendo por no terem apoio suficiente da hierarquia eclesistica quando no a oposio aberta. Interveio tambm a falta de conscincia eclesial da importncia da catequese e da complexidade da reflexo por ela exigida. A ausncia de Estudos Superiores na rea da catequese e a nfase dada aos cursos de Teologia para o povo, mostra que a catequese continua a ser considerada assunto de crianas e a formao de

331

catequistas questo de simples recursos pedaggicos. Esse ponto deveria ser objeto de sria reflexo da Igreja no Brasil. Falta uma reflexo em nvel superior sobre evangelizao e catequese. A complexidade do seu objeto, que dever conjugar reflexo teolgica, exegtica, antropolgica, cultural e cincias da comunicao, em dilogo interdisciplinar, pe em evidncia que no basta acrescentar umas elementares noes de metodologia os conhecimentos teolgicos para responder aos grandes desafios que o mundo contemporneo apresenta evangelizao.

4) A catequese no pode ser considerada apenas como um setor da vida eclesial, aos cuidados de um grupo especializado (necessrio certamente). Exige o empenho e envolvimento de toda a comunidade. Em primeiro lugar, claro, de quem preside a comunidade. Na Exortao Apostlica Catechesi tradendae, dirigindo-se aos bispos o Papa lhes diz: carssimos Irmos, tendes neste campo uma misso particular nas vossas Igrejas; sois a os primeiros responsveis pela catequese, os catequistas por excelncia (n 63). 5) Destinatrios da catequese no so apenas as crianas e os adolescentes, mas toda a comunidade. Os adultos em primeiro lugar, j que os pais so os responsveis primeiros da iniciao crist dos filhos. Constata-se com freqncia o fato dos pais enviarem os filhos catequese paroquial, enquanto eles prprios raramente freqentam com eles a assemblia dominical. As crianas o lamentam perante os catequistas e apontam essa situao incmoda como motivo de no serem assduas celebrao da comunidade. Os recentes documentos oficiais urgem a necessidade de uma catequese permanente. Todas estas causas apontam para o centro nevrlgico da renovao catequtica: a comunidade evangelizadora.

Integrao dos diversos aspectos da renovao catequtica na vida da comunidade


Sem negar o ministrio especfico dos catequistas para as diversas idades, a comunidade eclesial parquia ou comunidade de base deve tomar conscincia de ser ela, como um todo, o sujeito da catequese. Isto significa que toda sua vida sua estruturao comunitria, suas celebraes litrgicas, sua ao missionria, seus servios sociais e atitudes polticas deve ser catequese viva, contribuindo para o crescimento da f de cada membro da comunidade. Exige tambm que todos esses aspetos da vida da comunidade reflitam o que transmitido nas catequeses especficas. Haver dessa forma uma interao recproca entre os esforos renovadores da catequese e a configurao da vida da comunidade. Bastem alguns

332

exemplos, apresentados apenas como esboos sugestivos. Cada um deles requereria um amplo desenvolvimento. A catequese querigmtico-narrativa bem mais do que a aplicao do mtodo pedaggico de contar histrias de forma interessante. uma catequese que se inspira no processo da gnese da f crist e da doutrina crist, que o mesmo processo da formao dos escritos bblicos. O Credo cristo, como o Credo israelita, no consiste numa doutrina abstrata. Ele a narrao da criao do mundo e do homem em Cristo, da sua redeno e da sua transfigurao no Cristo morto e ressuscitado, pelo poder do Esprito de Deus. Pois bem, se uma comunidade opta por essa forma de catequese, por fidelidade s suas origens bblicas e apostlicas, deve configurar suas celebraes em consonncia com ela. As celebraes litrgicas a eucaristia e os outros sacramentos devem refletir a mesma estrutura da catequese querigmtico-narrativa, mostrando com transparncia uma comunidade escuta da Palavra viva de Deus, feita carne em Jesus Cristo. Uma comunidade que, ao fazer memria dos eventos fundantes da sua f, se deixa transformar por eles. Configurada em todas as dimenses de sua vida presente pelos mistrios que celebra, se torna presena sacramental para o mundo da ao salvfica do Cristo. Isto tem inmeras implicaes impossveis de desenvolver aqui. Em primeiro lugar: as celebraes dos sacramentos, salvo rarssimas excees, deveriam realizar-se na assemblia dominical. Deveriam mostrar de forma intuitiva, sem necessidade de muitos comentrios, o mistrio que significam. As homilias que acompanham as celebraes deveriam ser narrativas, no sentido teolgico expressado anteriormente, e mistaggicas, introduzindo ao mistrio celebrado. Uma catequese que segue o Ritual de Iniciao Crist de Adultos, no caso (cada vez mais freqente) de adultos que pedem o batismo, e nele se inspira tambm no processo de iniciao crist de crianas batizadas em tenra idade, iniciar as criana a ouvir a Palavra de Deus apoiando-se principalmente no Evangelhos e na freqente celebrao de atos litrgicos, que conduzam resposta da f, exigida pelos sacramentos de iniciao recebidos antes de que se tenha capacidade de dar uma resposta pessoal. Mas ao mesmo tempo exigir da comunidade mudanas na celebrao do batismo de crianas. Quando uma comunidade comea a realizar o batismo de crianas na assemblia dominical, em diversas etapas para que transparea a fora de cada um dos ritos fundamentais, essa comunidade percebe-se gradualmente como instrumento da ao do Cristo, seu sacramento, seu Corpo. As crianas, j crescidas, que freqentemente participam com os pais da celebrao do batismo de outras crianas, vo sendo iniciadas muito natural333

mente nos mistrios celebrados com eles quando nens. A experincia tem mostrado que a prtica consegue, em pouco tempo, levar assimilao e interiorizao dos mistrios cristos o que repetidas explicaes doutrinais no alcanavam25 . J o primeiro gesto de acolhida e o sinal da cruz, feito em diversas partes do corpo, inspirado no Ritual da Iniciao Crist dos Adultos, e j previsto como possibilidade no novo ritual do batismo de crianas, manifesta comunidade, mais do que qualquer doutrinao, o seu envolvimento no gesto. Acolher uma criana e marc-la em todo seu ser com o sinal da cruz, significa comprometer-se a ajud-la a crescer na vida sob esse sinal de amor e de contradio, atravs de gestos que tm no Senhor a sua origem e a sua fora. O Senhor marca com o sinal da cruz a criana sem sombra nenhuma de mgica porque o faz atravs do gesto do seu corpo eclesial, que se prolongar em outros gestos posteriores, capazes de suscitar na criana, mais tarde, a acolhida pessoal da ao de Cristo. A uno com o leo dos catecmenos sacramento do Cristo, enquanto invocao do dom do Esprito de fortaleza, nos lbios e no gesto de uma comunidade que ao faz-lo sabe-se comprometida na iniciao progressiva da criana vida filial e fraterna do Filho, no meio de um mundo em que a tentao e a iluso de ser como deuses ameaa constantemente a vida filial e fraterna dos filhos de Deus. O banho nas guas batismais manifesta a purificao do pecado que o cristo dever experimentar ao longo da sua existncia, de diversas formas e por diversas aes penitenciais, mas sempre como dom de Cristo, surgindo do batismo. A uno com o santo crisma, que exprime a consagrao ao Cristo, sacerdote, profeta e rei, incorporando o batizado ao povo proftico, sacerdotal e servidor do reino de Deus no mundo, no inaugura uma experincia que dever ir desabrochando ao longo da vida, como a flor brota do boto, no seio da comunidade crist e com sua ajuda ao longo da vida? Uma catequese histrico-proftica s se apresentar como verdadeira se realizada por uma comunidade comprometida nas lutas para a superao das gritantes injustias sociais de nosso povo. Poderiam ser considerados outros muitos aspetos da interao recproca entre catequese e comunidade crist. Queremos apenas, para terminar, chamar a ateno para um aspecto, s vezes esquecido, que se apresenta, no pluralismo religioso de nosso dias, como condio indispensvel para

25

Tratei disto mais extensamente no artigo citado anteriormente Iniciao Crist, Revista de Catequese 23/91 (2000) 5-18.

334

a credibilidade do Evangelho. A catequese e, conseqentemente, a comunidade evangelizadora devem ser ecumnicas e abertas o dilogo interreligioso . Isto tem muitas implicaes. Iniciar vida na Igreja una de Jesus Cristo num contexto de inmeras confisses crists que apelam ao seu Nome, significa iniciar no reconhecimento da culpa de todas elas, por essa situao anti-evanglica, em esprito de abertura e dilogo com aquelas comunidades eclesiais que anseiam e procuram a unidade da Igreja de Jesus Cristo e de compreenso e tolerncia (embora crtica) com as outras. Com relao s religies no crists, significa ajudar o olhar da f a reconhecer a pluralidade de caminhos da providncia divina para a salvao universal proclamada por Cristo. Isto deve ser feito desde os alvores do processo de iniciao crist, que s irradiar sua luz reveladora quando se leva em conta o contexto em que o anncio de Cristo feito. Esse contexto, nos dias de hoje, aparece escancarado aos olhos das crianas.

A catequese quarenta anos aps o Conclio: desafios e esperanas


Quarenta anos aps o Conclio Vaticano II bem mais de quarenta anos de esforos de renovao da catequese e da Igreja, j que o Conclio foi fruto desses esforos que o precederam so um momento privilegiado para retomar o impulso que o sopro criador do Esprito, sem proporo com os prembulos que o precederam, deu misso evangelizadora da Igreja. Haver de estranhar que o impulso renovador do Esprito tenha assustado a muitos e suscitado resistncias, movimentos de restaurao e tentaes de volta tranqila segurana dos velhos e j trilhados caminhos? No foi essa a tentao no deserto do povo libertado do Egito? Os evangelhos sinticos descrevem simbolicamente o ministrio de Jesus, a servio da boa nova, como um caminhar no deserto, exposto tentao. O cerne do Conclio, a chave mestra da sua interpretao, o convite do Esprito Igreja (leia-se tambm s Igrejas) a escutar a Palavra de Deus, feita carne em Jesus Cristo. Um convite a voltar decididamente soberania do Evangelho. Sendo assim, no podia deixar de ser convite a empreender uma marcha atravs do deserto. Deserto que se torna cada dia mais assustador ao acolher o desafio inadivel do Conclio de dialogar com o mundo moderno e as suas aceleradas transformaes, geradoras de injustias, mas que devolve vida da Igreja a certeza e a alegria do seguimento do Cristo at a cruz para a libertao de todos os povos. Na Cruz, o caminhar no deserto mostra-se conduzindo ao paraso. Hoje estars comigo no Paraso( Lc 23,43).

335

Renovao Conciliar ou, mais concretamente, renovao da Igreja e renovao catequtica condicionam-se mutuamente. Quem se deixou tocar pelo sopro do Esprito, nos anos ps-conciliares, quem, movido por esse sopro, se envolveu no sonho de uma Igreja que mostrasse com mais transparncia o rosto do Cristo, e se comprometeu com a misso de anunciar a boa nova a um mundo dividido entre os sedentos de justia e os indiferentes e impermeveis aos valores eternos, saciados ou fascinados pelos bens terrenos, no pode voltar atrs. Quem entrou de corpo e alma na renovao da catequese no se assustar com as dificuldades do caminho, no recuar diante da oposio ou da falta de aceitao da maioria nem ceder tentao da procura do aplauso fcil, porque no empreendeu o caminho movido por oportunismos ou tticas de sucesso imediato, mas por fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo.

Juan Antonio Ruiz de Gopegui SJ, doutorou-se em Teologia pela Pontifcia Universidade Gregoriana (Roma, 1976) com a tese Conhecimento de Deus e Evangelizao: estudo teolgico-pastoral em face da prtica evangelizadora na Amrica Latina, SoPaulo: Loyola, 1977. professor de Teologia do Instituto Santo Incio - Faculdade Jesuta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte). Publicou pelas Edies Loyola (So Paulo), diversas obras de cunho catequtico-pastoral: Caminhos de libertao: caminhos da Igreja, 1973; Encontros com Deus na vida, 1977 (4a ed.); Deus nos caminhos da histria, 1977 (7a ed.); Caminhos de Deus, caminhos dos homens, 1986 (11a ed.); Jesus e o caminho de Deus: iniciao crist das crianas (6-8 anos), 1986; A histria de Jesus: catequese para a primeira comunho, 1986. Colaborou ainda nas seguintes obras coletivas: M. PASSOS (org.), Uma histria no plural: 500 anos do movimento catequtico brasileiro, Petrpolis: Vozes, 1999; J. KONINGS (org.), Anchieta e Vieira: paradigmas da evangelizao no Brasil, So Paulo: Loyola, 2001. Endereo: R. Roberto Lcio Aroeira, 318 31710-570 Belo Horizonte MG e-mail: ruizgopegui@cesjesuit.br

336

You might also like