You are on page 1of 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof.

Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

Sistema Linftico

Introduo
O sistema linftico um sistema vascular - a parte - por onde circula a linfa. um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxilia o sistema venoso fazendo retornar para a circulao o liquido acumulado no interstcio. O liquido flui dos espaos intersticiais para os vasos linfticos e depois volta para a circulao.

A Linfa
A linfa um lquido que se acumula no espao intersticial, ou seja, entre os tecidos e que est presente nos vasos linfticos. Sua composio semelhante a do plasma, exceto pela baixa concentrao de protenas. Possui grande quantidade de leuccitos, particularmente linfcitos. Geralmente um lquido claro, porm a do intestino delgado torna-se leitosa pela ao dos lipdios digestivos.

Componentes do sistema linftico


O sistema linftico composto por: 1. Capilares linfticos; 2. Vasos linfticos; 3. Ductos linfticos e 4. Linfonodos

Capilares linfticos
So os menores vasos condutores do sistema linftico e consistem de tubos de paredes finas formadas por uma nica camada de clulas endoteliais superpostas. As clulas superpostas agem como valvas formando aberturas nos capilares por onde o lquido entra. Quando se fecham, evitam o refluxo para fora. So os capilares linfticos que do origem aos vasos linfticos.

Pgina 1 de 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

Vasos linfticos
Originados dos capilares, possuem paredes de 3 camadas, semelhantes as paredes das veias, e um nmero maior de valvas, que permitem a linfa fluir em uma nica direo. Tais valvas do a estes vasos uma caracterstica nica de colar de contas.

Linfonodos

Vasos Linfticos

Bombas linfticas
So aes bombeadoras da linfa: 1. Ao dos msculos esquelticos sobre os vasos. 2. Variaes de presso decorrentes da respirao. 3. Contrao da musculatura lisa dos vasos. 4. Formao de nova linfa, empurrando a velha

Ductos linfticos
Ducto torcico: o maior vaso linftico do corpo. Se origina no abdome e desemboca na veia subclvia esquerda na sua juno com a veia jugular interna esquerda.

Pgina 2 de 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

Ducto linftico direito: Possui aproximadamente 4 cm de comprimento e desemboca na veia subclvia direita em sua juno com a veia jugular interna direita.

Funes do sistema linftico


O sistema linftico possui 3 funes bsicas: 1. Conservao das protenas plasmticas: A circulao da linfa faz voltar corrente sangunea substncias vitais que escapam dos capilares, como protenas. 2. Absoro de lipdios: Os vasos linfticos intestinais so as vias de absoro de lipdios. 3. Defesa contra doenas: O sistema linftico protege o corpo contra microrganismos e outros agentes invasores de 2 maneiras: a) Pela fagocitose: Processo de englobamento e digesto de material estranho. b) Pela resposta imunolgica: 2 tipos de linfcitos proliferam em resposta ao contato com substncias estranhas, dando origem a clulas que fabricam anticorpos.

Pgina 3 de 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

Importncia do fluxo de Linfa


Foi estimado, a partir de pesquisas, que cerca de 50% da protena perdida nos capilares recuperada pela circulao linftica. A drenagem insuficiente pode levar a um acmulo de lquido intersticial denominado edema. Alguns Lifedemas podem causar deformidades. Um exemplo a Elefantase, um linfedema ocasionado pelo bloqueio dos vasos linfticos.

Linfonodos
So pequenas estruturas ovais localizadas interpostas no trajeto dos vasos linfticos. Sua funo criar uma barreira ou filtro contra a penetrao, na corrente sangunea, de microrganismos, toxinas ou substncias estranhas e/ou nocivas ao organismo. Como resposta a uma inflamao, o linfonodo pode aumentar de tamanho e tornar-se doloroso formando o que vulgarmente se conhece como ngua.

rgos relacionados:
So 3 os rgos relacionados ao sistema linftico, e todos so caracterizados pela presena de tecido linfide e Linfcitos. 1) Bao 2) Timo 3) Tonsilas

O bao
Localizao e estrutura: O bao um rgo oval com aproximadamente 12 cm de comprimento por 7 cm de largura e pesa cerca de 200 g. Est localizado na parte superior esquerda da cavidade abdominal, logo abaixo do m. diafragma. A regio por onde entram e saem os vasos no bao chamada de hilo esplnico. Seu corpo revestido por uma cpsula de tecido fibroelstico e algumas clulas musculares lisas.

Pgina 4 de 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

Funes do bao
O bao possui 4 funes bsicas: 1. Destruio do sangue: Os eritrcitos velhos (120 dias) so destrudos, na sua maioria, no bao. 2. Funo imunolgica: O bao, junto com outros tecidos linfides, participa na resposta imune. 3. Armazenamento de sangue: O bao atua como um reservatrio de sangue, mais precisamente de eritrcitos, e os libera de acordo com a demanda. 4. Filtragem de sangue: O bao filtra microrganismos do sangue no mecanismo de defesa do corpo.

Tonsilas
Vrios grupos de tonsilas formam um anel de tecido linfide que protegem a entrada dos tratos, alimentar e respiratrio contra microrganismos. As tonsilas que compem esse anel so: 1. Tonsilas palatinas (amgdalas) 2. Tonsilas farngeas (adenide) 3. Tonsilas linguais

Pgina 5 de 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

O timo
O timo um rgo achatado com 2 lobos localizado na parte ntero-superior da cavidade torcica na frente da a. aorta e atrs do osso esterno. Atua no desenvolvimento de sistema imunolgico e desproporcional em relao ao corpo durante o perodo fetal e nos primeiros 2 anos de vida. Ele aumenta de tamanho at a puberdade, quando ento, comea a atrofiar.

Resposta imunolgica
A resposta imunolgica protege nosso corpo contra a invaso de microrganismos infecciosos e identifica e destri qualquer coisa considerada estranha como rgos transplantados e clulas malignas.

Existem 2 sistemas imunolgicos distintos: 1. Sistema de linfcitos B, que atuam em infeces bacterianas agudas (estreptococos). 2. Sistema de linfcitos T, que atuam em infeces bacterianas crnicas (tuberculose).

Pgina 6 de 7

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ

Esquema do Sistema Linftico

Referncias 1. Jacob, Stanley W. Francone, Clarice A. Lossow, Walter J. Anatomia e fisiologia humana. 5 edio. So Paulo. Guanabara Koogan, 1990. 2. Netter, Frank. Atlas de anatomia humana. 4 edio. So Paulo. Elsevier, 2008.

Pgina 7 de 7

You might also like