You are on page 1of 3

SLIDE 5 e 6 Teoria da Relatividade Einstein, no dia 4 de novembro de 1915 apresentou a Teoria da Relatividade na qual afirmava que todas as tentativas

s para esclarecer a estrutura do Universo tinham se baseado numa suposio falsa. Os cientistas julgavam que o que parecia verdadeiro a eles, quando observavam o Universo de sua posio relativa, devia ser verdadeiro para todos os que observavam o Universo de todos os outros pontos de vista. Einstein no acreditava nessa verdade absoluta. Para ele, uma paisagem podia ser uma coisa para o pedestre, outra coisa totalmente diversa para o motorista e ainda outra coisa diferente ao aviador. A verdade absoluta s poderia ser determinada pela soma de TODAS observaes relativas. Para Einstein tudo se acha em movimento e no em repouso como Newton afirmou. Einstein explicava que as velocidades dos diversos corpos em movimento no Universo so relativas umas s outras. A nica exceo a essa relatividade do movimento era a velocidade constante da luz. Alm da velocidade a lei da relatividade aplica-se DIREO de um corpo em movimento. Todas as trajetrias de um corpo em movimento eram relativas aos pontos de onde se observava o deslocamento desse corpo. O terceiro fator na relatividade era o TAMANHO DE UM CORPO EM MOVIMENTO. Ex. Uma vara que mede uma jarda em estado de repouso ficaria reduzida a zero se posta em movimento com a velocidade da luz. O espao era relativo assim como o tempo. Para Einstein viajar para o passado era to lgico quanto viajar para o futuro. SLIDE 7 Espao-tempo Einstein acreditava que o dia uma medida de movimento atravs do espao. Nossa posio no tempo depende inteiramente da nossa situao no espao. A luz que nos traz a imagem de uma estrela distante, pode ser a estrela de milhes de anos atrs, assim como um acontecimento ocorrido na Terra h milhares de anos s poderia estar sendo presenciado agora por um observador em outro planeta que, por conseguinte, o considera um episdio anual. O que hoje em nosso planeta pode ser ontem num outro planeta, e amanh em um terceiro, pois o tempo uma dimenso do espao e o espao uma dimenso do tempo. Einstein acreditava que o Universo era uma continuidade espaotempo e um dependia do outro. O mundo no era tridimensional pois consistia de alm das 3 dimenses do espao, numa 4 dimenso adicional que era o tempo. Quanto aos fenmenos gravitacionais, Einstein afirmava que no existe embaixo nem em cima no Universo, no sentido de que os objetos caam por serem puxados para baixo na direo de um centro de gravitao.

Einstein, provou por meio de uma srie de frmulas matemticas, a curvatura do espao cujo ponto principal da teoria era: a distncia mais curta entre dois pontos no uma linha reta, mas uma linha curva. SLIDE 8 Projeto Manhattan Mais ou menos em 1919 comeava a se organizar na Alemanha grupos nacionalistas extremistas. O fato de Einstein ser judeu, somado sua posio contrria toda forma de nacionalismo e militarismo, e ainda sua fama mundial, aumentaram a inveja e o dio dos imperialistas reacionrios, que se organizaram contra ele, sob a gide do fsico ultranacionalista Philipp von Lenard. E as aes desse grupo se tornaram ainda mais ofensivas aps 1921, quando Einstein recebeu o prmio Nobel. Ele foi ficando cada vez mais alarmado, principalmente aps o assassinato de Walter Rathenau, ministro das Relaes Exteriores da Alemanha e seu amigo ntimo. Apesar de ter possibilidades de mudar para qualquer outro lugar fora da Alemanha, decidiu permanecer em Berlim para no se afastar do excelente clima cientfico que l existia. No entanto, a vitria do partido nazista em 1933, compeliu-o a desistir de continuar em seu pas natal. Demitiu-se da Academia Prussiana de Cincias atravs de carta datada de 28 de maro de 1933. Suas posses foram confiscadas e sua cidadania alem (da qual ele j havia renunciado voluntariamente) foi cassada e, quando a situao se tornou insustentvel, j no estava mais na Alemanha. Durante o ano de 1921, Einstein viajara aos Estados Unidos, onde fora recebido com inigualvel entusiasmo. Nenhum monarca reinante havia recebido to boa acolhida quanto ele. Milhares de pessoas tinham comparecido s ruas Nova York para saud-lo, quando passara desfilando em carro aberto. Dez anos mais tarde, as mesmas cenas se repetiram em Los Angeles, quando Charles Chaplin foi estao para recepcion-lo e lev-lo atravs das ruas de Hollywood. Este, virando-se para Einstein, disse: 'Voc v, eles aplaudem a mim porque todos me entendem; a voc eles aplaudem porque ningum o entende.' De 1930 a 1933, Einstein esteve em Pasadena, no Instituto Tecnolgico da Califrnia, onde trabalhou no recm-fundado Instituto para Estudos Superiores de Princeton. Tornou-se cidado americano em 1940. Sua participao no projeto Manhattan foi inteiramente acidental e muito lamentada mais tarde, se bem que o projeto teria se concretizado mesmo sem a sua participao. Em 1939, foi persuadido a escrever uma carta ao presidente Rooselvelt, recomendando a acelerao das pesquisas que levariam criao da bomba atmica. O contexto histrico praticamente o obrigou a tal atitude: os alemes estavam tambm desenvolvendo idntico projeto e, se viessem a produzir a bomba antes, os efeitos poderiam ser muito mais trgicos.

A destruio de Hiroshima pela bomba atmica, porm, constituiuse no pior dia de sua vida. Suas convices democrticas e sentimentos humanitrios foram freqentemente desafiados pela incessante onda de agressividade que caracterizou a atmosfera social e poltica do ps-guerra. Mesmo assim, Einstein defendeu abertamente todos os princpios da liberdade nos difceis anos do macartismo. Os ltimos 22 anos de Einstein foram vividos em Princeton, em relativo isolamento. Lecionava na Universidade e continuava seus estudos, que nessa poca eram integralmente dedicados sua teoria gravitacional. Almejava chegar Teoria do Campo Unificado que permitiria englobar todos os fenmenos gravitacionais e eletromagnticos, como emanaes de uma nica estrutura lgica. Depois de muito insucesso nas suas tentativas, conseguiu elaborar um esquema que era uma generalizao formal das equaes gravitacionais. Seus contemporneos, no entanto, longe de se interessarem por esquemas de pesquisa e por modelos matemticos, que eram mais adequados a uma srie de fenmenos em estudo, acabaram por se afastar da linguagem utilizada por Einstein, criando assim, um imenso abismo de incompreenso entre eles e a novas geraes de fsicos tericos, ao contrrio dos tempos de Berlim, onde a sua palavra era a de mestre absoluto.

You might also like