You are on page 1of 2

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA

GABINETE DO DEPUTADO RANIERY PAULINO

Projeto de Lei n. ___________/2011. Autoriza o Governo do Estado da Paraba a implantar o sistema de monitoramento eletrnico de presos em liberdade provisria e d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA RESOLVE: Art. 1. Fica o Governo do Estado da Paraba autorizado a implantar o sistema de monitoramento de presos em liberdade provisria, a ser desenvolvido pela Secretaria Estadual de Administrao Penitenciria. Art. 2. Esta lei obriga os presos em liberdade provisria a usarem pulseira ou tornozeleira equipada com chip digital de tecnologia paraibana, como forma de auxiliar a Polcia na devida localizao. Art. 3. As despesas decorrentes da execuo desta Lei correro conta de dotaes oramentrias prprias, suplementadas se necessrio. Art. 4. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao Art. 5. Revogam-se as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 23 de fevereiro de 2011.

RANIERY PAULINO Deputado Estadual - PMDB

JUSTIFICAO A Lei n. 12.258 foi sancionada em 15 de junho de 2010, pelo ento Presidente Luiz Incio Lula da Silva, autorizando o uso de pulseiras ou tornozeleiras nos detentos. Os equipamentos podero ser instalados em condenados nos casos de sada temporria, no regime semi-aberto e de priso domiciliar.

A idia de implementar esse sistema no Estado da Paraba foi apresentada por mim, atravs do Projeto de Lei n. 1375/2009, e igualmente estava pautado na necessidade de normalizar o uso do dispositivo em presos provisrios ou condenados por crimes de menor potencial ofensivo, para reduzir a populao carcerria e a convivncia entre criminosos violentos e aqueles condenados por crimes menos graves. Em realidade, a matria foi amplamente discutida nesta Casa de Epitcio Pessoa, no entanto, o Governo do Estado poca vetou sob a argumentao equivocada de que se tratava de competncia restrita da Unio em detrimento do sistema que j vem sendo testado em pelo menos 12 estados brasileiros, notadamente no Estado de So Paulo onde os avanos so muito significativos. Na edio do Jornal A Unio do ltimo sbado dia 19 de fevereiro, pg. 11/Cotidiano h uma matria registrando que os Juzes das Execues Penais de Guarabira, Joo Pessoa e Campina Grande, durante encontro com o Governador Ricardo Coutinho, apresentaram uma proposta para o uso da tecnologia paraibana com o objetivo de acompanhamento de presos dos regimes aberto e semi-aberto. O Jornal registra que mais de 30% dos 8,5 mil presos na Paraba poderiam usar o equipamento. Portanto, chegada hora de se implantar esse sistema no nosso Estado, utilizando tecnologia genuinamente paraibana, uma vez que h disponibilidade no mercado para aquisio dos equipamentos e necessidade premente de se reduzir a criminalidade e desafogar os presdios na Paraba.

Assemblia Legislativa, 23 de fevereiro de 2011.

RANIERY PAULINO Deputado Estadual PMDB.

You might also like