You are on page 1of 48

UNING - UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR ING FACULDADE ING CURSO DE PSICOLOGIA

LUCIANA PEREIRA DE PAULA

A relao da me que cumpre pena privativa de liberdade com seu beb durante o processo de separao: Um estudo de caso.

MARING 2009

LUCIANA PEREIRA DE PAULA

A relao da me que cumpre pena privativa de liberdade com seu beb durante o processo de separao: Um estudo de caso.

Trabalho de Concluso de Curso (Monografia) apresentada UNING Faculdade Ing como exigncia parcial para obteno do Ttulo de Psicloga. Orientadora: Prof. Ms Mariana Lugli

MARING 2009

LUCIANA PEREIRA DE PAULA

A relao da me que cumpre pena privativa de liberdade com seu beb durante o processo de separao: Um estudo de caso.

Trabalho de Concluso de Curso (Monografia) apresentada UNING - Faculdade Ing como exigncia parcial para obteno do Ttulo de Psicloga. Orientadora: Prof. Ms Mariana Lugli

Aprovada em ______/______/______

COMISSO EXAMINADORA

_________________________________________ Orientadora Prof. Ms. Mariana Lugli Faculdade Ing UNING

_________________________________________ Prof. Ms. Daniela Botti Marcelino Varise Faculdade Ing UNING

_________________________________________ Prof . Ms. Karine Amaral Magalhes Faculdade Ing UNING

DEDICATRIA

Dedico a uma mulher guerreira, admirvel e inteligente, a qual eu tenho a honra e o orgulho de chamar de Me, que me ensinou antes de tudo a ser GENTE...

AGRADECIMENTOS

A minha Orientadora Ms. Mariana Lugli, por acreditar que era possvel; A Coordenadora Ms. Daniela Botti Varise por todas as palavras de incentivo; A Professora Ms. Karine Magalhes, por ter aceitado fazer parte deste trabalho; A todos os professores que contriburam para o meu crescimento pessoal e profissional, em particular a Professora Ms. Joselene Miriani, por ter me apresentado de forma magnfica a Psicologia Social. A todos meus amigos pelo carinho e pacincia que tiveram sempre comigo, em especial: Bruno, Gisele, Ingryd, Rafael, Robson e Susi. Ao meu grupo de estgio por todo o tempo, pelas risadas, estresses que passamos juntos, valeu a pena: Aguinaldo, Graciele e Lilian. Aos meus colegas de curso, pela trajetria que fizemos juntos, ns conseguimos; A minha me, padrasto e irmo que estiveram sempre ao meu lado, me dando foras para continuar a lutar; E a Deus por mais esta Vitria.

Os que se julgam loucos o suficiente para mudar o mundo, so os nicos que realmente podem faz-lo. Jack Kerouac

1. INTRODUO Esta pesquisa foi realizada como trabalho de concluso de curso como exigncia parcial para obteno do ttulo de Psicloga. A relao da me detenta que fica sem o beb em funo do aprisionamento um tema pouco estudado dentro da psicologia, porm muito debatido entre os operadores do direito. Sobre a situao do sistema prisional brasileiro, existem poucos estudos da psicologia acerca da problemtica das reais condies de aprisionamento no Brasil. Muito se fala dos presdios masculinos, maioria em nosso pas, no entanto a situao das penitencirias femininas e as condies das mulheres presas, e sobre aquelas que engravidam dentro da priso ou so presas grvidas h pouqussimos ou quase nenhum estudo sobre a temtica. Um tanto quanto complexa a situao das mulheres grvidas dentro do crcere, haja vista as condies de vida que levam dentro da priso e da importncia de um acompanhamento adequado durante a gestao e o puerprio. A separao deve ser a ocasio mais difcil para a me presa, pois a relao estabelecida com o seu beb dentro da priso diferente, do que se ela estivesse em liberdade, pois sabido que logo ter que entregar seu beb. Winnicott (2002) coloca que:
Cuidar de crianas pode ser um trabalho rduo e desgastante, pode ser sentido como uma verdadeira tarefa de guerra. Mas ser privado dos prprios filhos um tipo bem miservel de tarefa de guerra, que dificilmente ter algum atrativo para qualquer me ou qualquer pai, e somente poder ser tolerado se o seu aspecto infeliz for devidamente levado em conta. Por essa razo, necessrio realmente fazer um esforo para descobrir o que sente uma me destituda de seus prprios filhos. (pg.39).

A partir dessa perspectiva, realizou-se esse trabalho com o intuito de apresentar a realidade do sistema prisional e a maneira como vem sendo realizada a separao da me do seu beb. As entrevistas foram realizadas na cadeia feminina de Pirapzinho-SP, atravs de um estudo de caso.

2. OBJETIVOS 2.1 Geral Estudar a relao da me detenta com o seu beb durante a separao em funo do aprisionamento 2.2 Especficos Compreender como acontece o processo de separao da me-beb; Entender como ocorre o processo de preparao junto me para a separao; Observar se dentro do sistema prisional h um acompanhamento psicolgico me que passa pelo processo de separao. Identificar os sentimentos da me detenta no momento da separao do beb; Perceber a perspectiva de futuro da me em relao ao beb; Entender a importncia da famlia da me detenta ou do pai na criao e desenvolvimento do beb.

3. FUNDAMENTAO TERICA 3.1 Breves consideraes sobre as condies do Sistema Prisional Brasileiro A histria das prises to antiga quanto prpria histria do homem, Foucalt (2001) coloca que antigamente a punio era baseada praticamente na correo atravs das penas de morte, censuras e tortura, os que se encontravam detidos em prises, sofriam com as humilhaes, repreenses e violncia. Sobre a forma de punio no Brasil Magnabosco ( on line, 2009) aponta que com o advento do 1 Cdigo Penal houve a individualizao das penas. Mas somente a partir do 2 Cdigo Penal, em 1890, no foi mais praticada a pena de morte e surgiu ento o regime penitencirio apresentando um modo correcional, com a finalidade de ressocializar e reeducar o preso. No entanto apesar da normatizao das penas coloca a autora que as prises brasileiras acabam sendo o cenrio de constantes violaes dos direitos humanos. Daufemback (2005) aponta que o tratamento penal no Brasil baseado, ainda, fundamentalmente, na disciplina dos corpos: restrio de espao, de atividade, de horrio, de contato humano e de autonomia. O indivduo preso acaba por se perder de si mesmo, pois no tem contato com nada alm das grades, na maioria dos casos nem a visita dos familiares recebe, pois no esto presos prximos da cidade de origem e a famlia por muitas vezes no tem condies de ir at eles. Os principais problemas enfrentados nas prises brasileiras so:
A superlotao; a deteriorao da infra-estrutura carcerria; a corrupo dos prprios policiais; a absteno sexual e a homossexualidade; o suicdio; a presena de txico; a falta de apoio de autoridades governamentais; as rebelies; a m administrao carcerria; a falta de apoio de uma legislao digna dos direitos do preso-cidado; a falta de segurana e pessoal capacitado para realiz-la, e a reincidncia que de vital importncia para as vistas da sociedade; demonstram assim que o Brasil est torturando presos em penitencirias, aniquilando qualquer possibilidade de recuperao. (MAGNABOSCO,on line, 2009)

Dados do DEPEN (Departamento Nacional Penitencirio) (2006) indicam que no ano de 2004 no Brasil cumpriam pena em regime fechado um total de 140.087, sendo 133.337 de homens e 6.750 de mulheres; em regime semi-aberto a populao carcerria era de 32.800, j nas detenes provisrias havia um total 86.766 e no cumprimento de medidas de segurana existia um total de 3. 057 pessoas entre homens e mulheres, sendo a maioria da populao carcerria constituda por homens. Assim em 2005 a populao total no sistema penitencirio era de 262.710 pessoas cumprindo penas no Brasil, entre regime fechado, semiaberto e em cumprimento de medidas de segurana, para 200.417 vagas dentro do sistema. O prprio sistema aponta a superlotao em seus presdios havendo no ano de 2005 um aumento de 34.209 presos, passando ento para um total de 296.919 a populao do sistema penitencirio, para 6.142 novas vagas abertas, apresentando um total de 206.559 vagas dentro do sistema penitencirio no Brasil. Os dados apresentados pelo DEPEN (2006) vm corroborar com a idia de um sistema prisional brasileiro precrio, com as condies dos presdios em nosso pas lamentvel, demonstrando a superlotao, a estrutura fsica problemtica e a falta de profissionais qualificados acabam por contribuir para o agravamento da situao. Essa condio com o passar dos anos tende a piorar, pois as medidas tomadas dentro do sistema prisional no visam melhora, e/ou a ressocializao dos presos, eles acabam ento ao sarem ficando a merc da prpria sorte, sendo que grande parte volta para o crime e para a priso. 3.2. Sobre a situao do encarceramento feminino e os crimes cometidos por mulheres Os presdios masculinos so maioria em nosso pas, as rebelies, a superlotao e as condies sempre pauta de discusso, no entanto quando se fala em presdio feminino a situao no diferente, de acordo com Santa Rita (2006) durante visitas de inspeo a unidades penitencirias femininas no ano de 2002 e 2003, pde observar que as penitencirias brasileiras apresentam problemas similares aos destinados populao masculina, por exemplo: a) precariedade das condies de habitabilidade; b) inexpressiva assistncia jurdica e material; c) falta de manuteno da estrutura fsica; d) pouca oferta de atividades educacionais, laborativas e de cursos profissionalizantes.

Dessa forma BRASIL (2007) aponta que a taxa de encarceramento no Brasil aumentou. Porm quando comparado com dos dados do DEPEN nos anos de 2000 a 2006 a populao carcerria feminina aumentou durante esse perodo 137, 37 %, ndice muito maior que dos homens que aumentou 53,36%, durante o mesmo tempo. Houve o aumento do nmero de mulheres dentro das prises, mas o nmero de vagas dedicadas a eles teve um aumento muito insignificante. Alm das presas em presdios o nmero das mulheres presas em cadeias pblicas e em delegacias tambm aumentou. Apresenta-se assim de acordo com os dados apresentados por BRASIL (2007) o total das mulheres encarceradas de 52% que esto cumprindo a pena em regime fechado, 24% esto em regime provisrio, 13% em regime semi-aberto, 9% encontram-se em regime aberto e 2% cumprem medidas de segurana. Desta forma do total da populao feminina encarcerada no Brasil 25% esto presas nos departamentos de polcia, ou seja, locais inapropriados para o cumprimento das penas, sendo que na populao masculina esse total de 13%. Sobre o perfil das mulheres encarceradas hoje, BRASIL (2007) aponta que so jovens, mes solteiras, afro-descendentes e na maioria dos casos, foram condenadas por envolvimento com o trfico de drogas, sendo que a maioria ocupa uma posio secundria na estrutura do trfico. Lima (2007) tambm aponta o trfico de entorpecentes como o principal motivo de mulheres prisioneiras, sendo que, na maioria das vezes, pelas mulheres realizado um trfico concretizado com papel de importncia menor, consistindo em conduzir a droga como transportadoras ou por assumir a direo de uma quadrilha pela priso do marido ou como comandante enquanto ele ainda cumpre pena. Sendo as demais prises realizadas pelo crime de roubo e furto e o mnimo responde pelos crimes de homicdio. Quando a mulher presa e tem filhos BRASIL (2007) assinala que na maioria dos casos os avs maternos que acabam ficando com a tutela dos netos, at que as mes sejam libertas, recaindo mais a responsabilidade da criao sobre a famlia da prpria detenta do que sobre a do companheiro, pai dos filhos. Outro aspecto que diferencia o modo de encarceramento das mulheres segundo BRASIL (2007), que a maioria das mulheres quando so presas acabam sendo abandonadas pelos seus companheiros, e poucas recebem visitas deles, tendo ainda um nmero significativo de mulheres no recebe qualquer tipo de visita.

Dessa forma acaba estreitando os vnculos familiares, uma vez que de acordo com Espinoza (2004) as mulheres acabam no recebendo visitas, porque a famlia mora longe, ou por que tem vergonha de receb-los dentro do crcere, com o objetivo de proteger os que amam, afastando-os, possivelmente para justificar a rejeio que o crcere provoca. Sobre o recebimento das visitas, BRASIL (2007) coloca que as mulheres iniciam uma busca constante pela conservao dos vnculos com a famlia, muitas vezes preferindo permanecer em cadeias pblicas, sem acesso a direitos, em ambiente insalubre, com superlotao, mas prximas famlia (diante da possibilidade de receber a visita de sua famlia e filhos), do que serem transferidas para Penitencirias distantes, mesmo frente expectativa de melhores condies de habitao, acessos ao trabalho ou estudos, possveis cursos de profissionalizao e com isso obter remio de pena. Buglione (2000) diz sobre a situao das mulheres presas que o sistema prisional brasileiro foi estruturado para uma demanda estritamente masculina no estando preparado para receber a mulher e se estruturar de acordo com as necessidades de um encarceramento feminino. Assim acabam segundo a autora as normas penais e a sua execuo, bem como as demais formas de controle sendo estruturada a partir de uma perspectiva masculina que desconsidera as especificidades femininas, alheando, e em alguns casos inviabilizando, o acesso a justia. Sobre o sistema penitencirio:
O modelo prisional brasileiro demonstra seu esgotamento. As transformaes ocorridas no sistema, durante todo o sculo XX at os dias atuais, tm demonstrado que os avanos conquistados no campo dos Direitos Humanos no tm se refletido no sistema prisional brasileiro. Esta constatao advm da atual situao a que esto submetidos homens e mulheres, apenadas ou no, que se encontra em prises superlotadas e que no tm respeitados seus direitos bsicos. Hoje bastaria apenas que os Estados cumprissem o que determina a Lei de Execuo Penal para conseguirmos provocar muitas mudanas. Ocorre, no entanto, que apesar de caber aos Estados a responsabilidade de administrar o sistema e de fazer cumprir a Lei de Execuo Penal o que se v so administraes ineficientes, processos judiciais lentos, o desrespeito a Lei de Execuo Penal, o preconceito social, de gnero, raa, orientao sexual e uma falta de capacidade para promover a reabilitao destas pessoas. (BRASIL, 2007, pg. 26).

Para o melhor entendimento do que ocorre dentro do sistema necessrio que se conhea os cdigos penais e a Lei de Execuo Penal e a maneira como ela se dispe.

3.3. Das disposies Gerais das Leis de Execuo Penal Para o cumprimento da pena dentro do sistema prisional necessrio que se diferencie os tipos de priso existentes no Brasil que so: priso temporria, preventiva, em flagrante, civil e para efeitos de extradio modalidades permitidas pela justia brasileira. De acordo com o Supremo Tribunal Federal ( on line, 2009) a priso temporria uma modalidade de priso utilizada durante uma investigao, geralmente decretada para assegurar o sucesso de uma determinada diligncia imprescindvel para as investigaes; quanto priso preventiva a modalidade de priso mais conhecida e debatida do ordenamento jurdico, ela pode ser decretada tanto durante as investigaes, quanto no decorrer da ao penal, devendo, em ambos os casos, estarem preenchidos os requisitos legais para sua decretao. A priso em flagrante segundo o Supremo Tribunal Federal ( on line, 2009) possui uma peculiaridade pouco conhecida pelos cidados, que a possibilidade de poder ser decretada por qualquer do povo que presenciar o cometimento de um ato criminoso, as autoridades policiais tm o dever de prender quem esteja em flagrante delito; a priso para execuo da pena que objetiva o incio da aplicao de uma pena; a priso preventiva para fins de extradio uma medida que garante a priso preventiva do ru em processo de extradio como garantia de assegurar a efetividade do processo extradicional, uma das condicionalidade para se iniciar o processo de extradio e por fim a priso civil do no pagador de penso alimentcia que tem por objetivo fazer com que o pai ou me, ou outro responsvel, cumpra sua obrigao de prestar alimentos ao seu filho . O Cdigo Penal n7.209 (1995) tambm traz os trs tipos de pena que podem ser cumpridas pelo apenado, que so elas: I. privativas de liberdade; II. restritivas de direito; III. de multa. As penas privativas de liberdade devem ser cumpridas em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Sendo considerado regime fechado a execuo da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia; regime

aberto ou semi-aberto a execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar e por fim o regime aberto a execuo da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado. As penas restritivas de direito so de acordo com o art. 43 do cdigo penal (1995): I. Prestao de servios comunidade; II. Interdio temporria de direitos; III. Limitao de final de semana. E por fim da pena de multa art. 49. Que consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa. Podendo ser no mnimo, de 10 (dez) e, no mximo, de 360 dias de multa. Segundo o Cdigo Penal (1995) o indivduo que condenado pena superior a oito anos dever comear a cumpri-la em regime fechado, e o condenado no reincidente cuja pena seja superior a quatro anos e no exceda oito anos, poder desde o princpio, cumpri-la em regime semi-aberto; j o condenado no reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a quatro anos, poder desde o incio, cumpri-la em regime aberto. No entanto o tempo de cumprimento da pena privativa de liberdade no pode ser superior a trinta anos. A determinao inicial de cumprimento da pena far-se- com observncia dos critrios previstos no art. 59 do cdigo penal. Assim a fixao da pena de acordo com o art. 59 do cdigo penal (1995) prope que:
O Juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime.

Fica ento a critrio do Juiz, dar a sentena ao ru de acordo com o seu crime e enquadr-lo em algum dos artigos do cdigo penal e assim fixar o tipo de cumprimento da pena e o tempo em que dever cumpri-la. H dentro do cdigo penal 11 tipos de crimes que so caracterizados como: os crimes contra a pessoa, contra o patrimnio, contra a propriedade imaterial, contra a organizao do trabalho, contra o sentimento religioso, contra os costumes, contra a famlia, contra a incolumidade pblica, contra a paz pblica e contra a administrao pblica. Dessa forma de acordo com o tipo de crime cometido, o indivduo receber sua pena e a forma de cumprimento da mesma.

De acordo com Jesus (1997) o crime comum denominado o tipo de crime o qual pode ser praticado por qualquer pessoa e o crime caracterizado como hediondo quando os delitos so abominveis, srdidos, decorrentes de condutas que, pela forma de execuo ou pela gravidade objetiva dos resultados, causam intenso rechao. Do objeto e da aplicao da Lei de Execuo Penal:
Art. 1 A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. (LEP, 2001, pg. 1)

Contm o art. 1, segundo Marco (2001) duas ordens de finalidades: a correta execuo dos mandamentos existentes nas sentenas ou outras decises destinadas a reprimir e a prevenir os delitos cometidos, e a oferta de meios pelos quais os apenados e os submetidos s medidas de segurana venham a ter participao construtiva nas suas relaes sociais. Entretanto Marco (2001) ainda coloca que aps o pacto de San Jos da Costa Rica, na Conveno Americana de Direitos Humanos de 1969 e aprovada no Brasil em 1992, a LEP adotou a teoria dita como mista ou ecltica , em que a carter retributivo da pena no busca apenas preveno, mas tambm a humanizao. Objetivando por meio da execuo punir e humanizar. Frana (2004) a partir da sua experincia com assistncia de egressos coloca que por vrias vezes foi testemunha das consequncias do encarceramento, onde no se tratava apenas dos comportamentos adquiridos na priso, mas de uma nova forma de pensar e agir. As penas privativas de liberdade devem ter por finalidade essencialmente a reforma e a readaptao social dos condenados, a harmnica reintegrao social citada no art. 1 do Cdigo Penal segundo Pimentel (1983 apud Marco, 2001):
Modernamente, para punir os crimes mais graves, a pena aplicada com maior freqncia a da priso, e, ingressando no meio carcerrio, o sentenciado se adapta, paulatinamente, aos padres da priso. Seu aprendizado, nesse novo mundo peculiar, estimulado pela necessidade de se manter vivo e se, possvel, ser aceito no grupo. Portanto longe de estar sendo ressocializado para a vida livre, est, na verdade, sendo socializado para viver na priso. claro que o preso aprende rapidamente as regras disciplinares na priso, pois est interessado em no sofrer punies. (pg. 4).

Nery (on line, 2009) coloca que o ingresso no crcere no permite qualquer contato entre o apenado e o mundo exterior, at porque o objetivo exclu-lo completamente do mundo originrio, a fim de que o internado absorva totalmente as regras internas, evitando-se comparaes, prejudiciais ao seu processo de "aprendizagem". Assim Espinoza (2004) aponta que a estrutura prisional exige, por um lado, que as normas de convivncia sejam respeitadas, mas, por outro, o sistema obriga os presos a agir com violncia para sobreviver s interaes com os outros presos. Uma vez que no plano institucional, a incoerncia entre o discurso e a prtica provoca confuso e desorientao entre as presas. A norma e as funcionrias declaram um fim ressocializador da pena, no entanto as prticas e os papis no dia a dia respondem de maneira controversa a esse discurso, acaba ento privilegiando a conservao da ordem e da disciplina, mediante a aplicao de regras que despersonalizam e uniformizam o comportamento dentro do crcere. 4. CONSIDERAES ACERCA DA RELAO DA ME-BEB DURANTE A GRAVIDEZ Borsa (2007) descreve a gestao como um evento complexo, onde ocorrem diversas mudanas na vida da mulher, tratando-se de uma experincia repleta de sentimentos intensos, variados e ambivalentes, sendo esta ocasio em que a mulher depara-se com inmeras mudanas fsicas e emocionais. De acordo com Fiori (1981) quando uma criana concebida, j h na me e no pai uma organizao de fantasias ou de expectativas ligadas concepo e ao desenvolvimento da criana. Quando os filhos comeam a nascer, surge um novo sonho o sonho de proteg-los contra qualquer perigo. (Irving, 2002). Do ponto de vista biolgico a gravidez comea com a concepo, j do ponto de vista psicolgico a h uma histria do pai e da me, dentro da qual j esto reservados padres de relacionamento a serem estabelecidos com a vinda da criana. Sendo a me a figura central do desenvolvimento psicolgico infantil, havendo o significado psicolgico especfico da gravidez para a me, significado o qual facilitar ou dificultar assumir adequadas relaes de maternagem. (FIORI, 1981).

Segundo Piccinini (2004) a relao da me com seu beb se inicia desde o perodo pr-natal, e se d, basicamente, atravs das expectativas que a me tem sobre o beb e da interao que estabelece com ele. Esta primeira relao serve de preldio para a relao me-beb a qual fortalecida aps o nascimento Rappaport (1981) coloca que importante o conhecimento sobre a fecundao e crescimento da criana dentro do tero materno porque muitos problemas de comportamento, deformidades fsicas, e distrbios de personalidade tm origem nessa fase. Sob o enfoque emocional Sontang (1941 apud Rappaport, 1981) aponta que substncias qumicas que aparecem no sangue da me durante o estresse emocional so transmitidos ao feto, gerando no beb efeitos adversos. Assim Rappaport (1981) discorre sobre os vrios fatores que influenciam no desenvolvimento da criana, um deles o uso de drogas, que quando ingeridas no estgio de formao do feto podem provocar deformaes fsicas e mentais diferentes, de acordo com a quantidade ingerida e a etapa da gravidez; o fator Rh quando h incompatibilidade entre os tipos sanguneos da me e do feto, podem ocorrer abortos, natimortos, mortes aps o nascimento, ou mesmo paralisias parciais ou desconhecidas da clnica mdica; a forma como a me se alimenta caso seja uma dieta pobre, pode causar maiores complicaes durante a gravidez e o parto, prematuridades e maior vulnerabilidade do beb a certas doenas e mesmo atraso no desenvolvimento fsico e mental. Outros fatores como idade da me, radiaes e doenas infecciosas podem tambm causar danos para o desenvolvimento do beb. Da mesma forma Vitolo (2003 apud Viafore, 2007) aponta que so vrias as condies que podem interferir na condio normal de uma gestao. O segundo e terceiro trimestres gestacionais integram uma das etapas da gestao em que as condies ambientais vo exercer influncia direta no estado nutricional do feto. O ganho de peso adequado, a ingesto de nutrientes, o fator emocional e o estilo de vida sero determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do beb, assim quanto maior forem os nmeros de fatores inadequados presentes em uma gestao, pior o diagnstico. Em relao ao parto Gessel (2003) tambm coloca que o bem-estar mental do beb tem inicio antes do nascimento, devido o efeito das impresses e expectativas da me sobre o filho ainda por nascer, at mesmo porque durante esse perodo a me alm das expectativas, toma decises e atitudes que vo

inevitavelmente influenciar no curso do desenvolvimento mental do beb, particularmente nos quatro primeiros meses fundamentais que se seguem ao nascimento, faz-se necessrio ento que se comece bem. Uma das atitudes tomadas pelas mes segundo Gessel (2003) a escolha pelo tipo de parto, as fantasias em relao ao parto normal, leva a me a escolha de um processo cirrgico complexo, no caso da cesrea, tomando anestesia geral, levando sempre a dvida ser que este beb mesmo o meu?. Cabe ento ao obstetra orientar a me sobre os efeitos e os riscos, uma vez que vrias dvidas permeiam a me durante esse processo, e cabe a ele, san-las e orient-la sobre o melhor procedimento a ser realizado. A forma mecnica como a me tratada pelos mdicos e enfermeiros durante a gestao e depois durante o parto e no ps-parto, tambm podem prejudicar no comportamento de interao entre a me e o beb, por esse motivo importante que no momento do parto algum membro da famlia assista, esteja presente, pois esta participao alm de oferecer segurana emocional para a me estaria ao mesmo tempo se ligando afetivamente ao beb. (RAPPAPORT, 1981). Gessel (2003) tambm coloca sobre a importncia da participao da famlia no processo de parto, sobretudo o pai, na presena durante o parto natural ele quem est apto de fornecer um apoio, tanto fsico como moral. Assim a Rappaport (1981) sugere que a assistncia dada gestante, parturiente e nutriz seja feita de maneira mais calorosa, mais humana, que inclua a participao do marido e dos outros filhos (quando houver), no sentido de promover uma interao familiar sadia. Sobre a importncia da amamentao Gessel (2003) tambm discute a forma como a questo tratada pelos mdicos, sendo com frequncia deixada em suspenso at pouco tempo antes de o beb nascer, essa demora tem um efeito desfavorvel na orientao emocional da me, e tende tambm a ter um efeito desfavorvel na sua capacidade de lactao. Uma das vantagens da amamentao de acordo com Gessel (2003) a interacomodao da me e do filho, podendo ser destrudo dando ao beb um lquido em um frasco, separando-o da me, alm dos benefcios que o leite materno por si s oferece ao recm nascido. importante tambm tanto para a me quanto para o beb

Os direitos a assistncia mdica tanto para a me quanto para a criana esto previstos em Lei, o Estatuto da Criana e do Adolescente prope que:
Art. 7 A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia.

Dessa forma, qualquer mulher seja ela de qualquer faixa etria, e/ou classe social tem seus direitos sade previstos e garantidos pela Lei. 4.1. A Maternidade dentro do Sistema Prisional Em meio situao que permeia o sistema prisional, a falta de atendimento a sade uma de suas caractersticas mais graves, o ambiente da priso influencia em grande parte para o aparecimento e o contgio de doenas j existentes ou seu desencadeamento. Contudo as apenadas no tm meios de buscar qualquer outro tipo de atendimento ou medicao diferente dos que so oferecidos pelo sistema, tornando-se assim refns dos maus tratos, da negligncia e da violncia. (VIAFORE, 2005). Um tanto quanto complexa a situao das mulheres grvidas dentro do crcere, haja vista as condies de vida que levam dentro da priso e da importncia de um acompanhamento adequado durante a gestao e o puerprio. O grupo de relatrio interministerial (2007) aponta que as pssimas condies dos estabelecimentos penais um elemento a denunciar, o descaso ainda existente no sistema prisional como um todo e, principalmente, na questo da sade da mulher presa, tambm fatores estruturais como superlotao, confinamento excessivo, espaos inadequados, saneamento precrio, falta de higiene e toda a lugubridade da priso, aliados ainda a torturas e violncias, inexistncia de atividades laborais, educao e lazer, visita ntima, m alimentao e uso excessivo de drogas lcitas ou ilcitas, fazem com que a mulher que foi presa numa condio sadia, da priso no saia sem ser acometida por uma doena ou tenha sua resistncia fsica e sade fragilizada. As mulheres vivem em prises superlotadas e no tem respeitados seus direitos bsicos. Na histria da estruturao do sistema prisional brasileiro, no houve uma preocupao com a mulher que comete algum tipo de crime e nem com a famlia.

Tendo em vista que o nmero de unidades prisionais femininas reduzido, deve-se ressaltar a existncia de uma concentrao da populao prisional feminina em poucas unidades que, na maioria das vezes, esto muito longe de seus locais de origem, onde residem seus familiares e amigos. (VIAFORE, 2005, grupo de relatrio interministerial, 2007). O relatrio interministerial (2007) ainda aponta que um dos fatores relevantes para o abandono das mulheres na priso so as revistas pelas quais todos so obrigados a passar. A revista ntima realizada nos que pretendem visitar uma unidade as prisional, como medida so de controle (as) a de se segurana, despirem representa medida vexatria e humilhante. Os Familiares e amigos que visitam mulheres presas obrigados completamente, e, nus, devem se abaixar em posio de ccoras por repetidas vezes de frente e de costas independentemente da idade do/a visitante, alm de terem seus rgos genitais manipulados. Soares e Ilgenfritz (2002) colocam que estes procedimentos de revista so vexatrios, constrangedores e humilhantes, embora de rotina em presdios, no entanto, as autoras ainda ressaltam que no se trata de um trabalho eficiente e srio, pois esses tipos de revistas no tm evitado a entrada de telefones celulares, drogas e armas para dentro dos presdios. Para Espinoza (2004) a famlia constitui um referencial incontornvel que permite suportar as condies de vida e o transcorrer do tempo no crcere. No entanto, no menos preocupante a situao de uma detenta grvida. A vida de uma gestante no mundo carcerrio desconhecida, obscura, porm cada vez mais presente nesta crescente populao prisional. (VIAFORE, 2007). Sem nenhuma regalia, aponta Viafore (2007) que tanto as reclusas que j ingressam grvidas no estabelecimento prisional, quanto as que engravidaram dentro da priso, no possuem nenhum tipo de privilgio quanto ao tratamento penal, em virtude da gravidez. s apenadas gestantes est destinado o mesmo tipo de tratamento prisional com todas as insuficincias carcerrias que este comporta. As detentas dificilmente engravidam em razo da visita ntima, pois maior parte das mulheres presas j ingressa grvida nas prises.

Assim as reclusas gestantes so encaminhadas para as devidas consultas mdicas, como o pr-natal, em local fora do estabelecimento prisional, sempre com a anuncia da diretoria da Instituio Prisional, geralmente so atendidas em postos de sade e hospitais prximos ao presdio onde cumprem suas penas. Todavia, apesar das presas gestantes estarem recebendo algum tipo de atendimento mdico, constata-se a precariedade na prestao do servio, a consulta mdica de pr-natal, a qual deveria ser semanal, acontece apenas uma vez durante o ms e em alguns casos durante toda a gestao; e, por insistncia da apenada, As grvidas, em que pese estarem sendo punidas por um ato ilcito que cometeram, acabam por ser mais uma vez castigadas pela escassa assistncia clnica, isto , em algo que ultrapassa a sua sentena condenatria. Sendo o feto o principal prejudicado pela ausncia da assistncia mdica adequada neste perodo. (VIAFORE, 2007). O Estatuto da Criana e do Adolescente prev tanto a me quanto ao beb atendimento mdico adequado, mesmo aquelas que esto em cumprimento de pena:
Art. 8 assegurado gestante, atravs do Sistema nico de Sade, o atendimento pr e perinatal. 1 A gestante ser encaminhada aos diferentes nveis de atendimento, segundo critrios mdicos especficos, obedecendo-se aos princpios de regionalizao e hierarquizao do sistema. 2 A parturiente ser atendida preferencialmente pelo mesmo mdico que a acompanhou na fase pr-natal. 3 Incumbe ao poder pblico propiciar apoio alimentar gestante e nutriz que dele necessitem. Art. 9 O poder pblico, as instituies e os empregadores propiciaro condies adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mes submetidas medida privativa de liberdade. Art. 11. assegurado atendimento integral sade da criana e do adolescente, por intermdio do Sistema nico de Sade, garantido o acesso universal e igualitrio s aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade.

O que de fato no ocorre Viafore (2007) discorre sobre a influencia que o embrio durante a gestao absorve para si, todas as angstias, todas as situaes fsicas e psquicas, crises nervosas, que a me passa durante o perodo de formao. Os problemas de origem psquica sofridos pela reclusa gestante no ambiente prisional atingem diretamente formao do feto. Assim, percebe-se que a presa, enquanto gestante, tende a absorver em maior escala o estressor social terrvel que o ambiente carcerrio.

Contudo segundo Viafore (2007), no se pode esquecer que, embora admissvel seja a aplicao da pena privativa de liberdade, h uma vida intra uterina diretamente prejudicada neste contexto. A gestante assegurada para que tenha um local adequado para permanncia com seu beb durante o perodo de aleitamento, conforme a Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984 que institui a Lei de Execuo Penal, que passou a vigorar com nova redao a partir da sano do Presidente Luiz Incio Lula da Silva em 28 de maio de 2009, onde prope que:
Art. 83. 2o Os estabelecimentos penais destinados a mulheres sero dotados de berrio, onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amament-los, no mnimo, at 6 (seis) meses de idade. Art. 89. a penitenciria de mulheres ser dotada de seo para gestante e parturiente e de creche para abrigar crianas maiores de 6 (seis) meses e menores de 7 (sete) anos, com a finalidade de assistir a criana desamparada cuja responsvel estiver presa. Pargrafo nico. So requisitos bsicos da seo e da creche referidas neste artigo: I atendimento por pessoal qualificado, de acordo com as diretrizes adotadas pela legislao educacional e em unidades autnomas; e II horrio de funcionamento que garanta a melhor assistncia criana e sua responsvel. (NR).

No entanto Misciasi (on line, 2009) diz que a criao de locais para acomodao da me com o beb, a fim de resguardar o direito da amamentao, ainda precrio, uma vez que as unidades de encarceramento feminino no esto equipadas conforme se estabelece. Santa Rita (2006) ressalta que a priso, na esfera de uma poltica penitenciria, apesar de ser uma instituio complexa e fechada, cumpre a funo de segregao social, mas deveria necessariamente efetivar direitos mnimos da pessoa humana. Assim, a priso se define de forma preponderante pela co-relao ao Estado Penal e pela fragilizao do direito a ter direitos de mulheres e crianas que se encontram atrs das grades. Santa Rita (2006) ainda cita alguns importantes fatores de risco da priso para a relao me-beb e para o bom desenvolvimento da criana, que so indicadores favorveis permanncia da criana em ambiente de priso. Em relao aos aspectos negativos se incluem: a vulnerabilidade do contexto de gravidez e maternidade agravada pela adaptao situao de recluso, podendo desenvolver com mais probabilidade perodos de depresso da me; o consumo de

substncias psico-ativas, a fragilidade ou inexistncia de redes de apoio, o elevado nmero de conflitos existentes em ambiente prisional e as regras prisionais. E sobre os aspectos favorveis de no separao da me-filho, cita-se: a importncia da vinculao maternal para a boa estruturao emocional das crianas em fases precoces da sua vida; os benefcios para as mulheres presas pelo efeito estruturante e contentor de angstias inerentes ao cumprimento de pena de priso. Robinson (2002) coloca que bebs precisam de mes, at que a criana aprenda a tolerar a separao de sua me, tanto fsica quanto psquica, a necessidade da presena dela, sua presena literal e real absoluta. Quando a me os deixa, e ainda so muito novos, despreparados, assustados, desamparados, o preo desse abandono, o preo dessa perda, o preo dessa separao pode ser alto demais. H um tempo certo para as crianas serem separadas das mes. Bowlby (1989) em sua teoria do apego considera a capacidade para o estabelecimento de laos emocionais ntimos com indivduos especiais, como sendo um componente bsico da natureza humana, durante a primeira infncia esses laos so estabelecidos com os pais que so procurados para proteo, conforto e suporte, assim a relao existe por si s e tem uma funo primordial de sobrevivncia proteo. Assim Robinson (2002) coloca que a no ser que a criana esteja preparada para a separao da me, que esteja pronta para deix-la e ser deixadas por elas, qualquer coisa passa a ser melhor que a separao, pois a presena da me, representa segurana. O cuidar, para BOWLBY (1989) o papel mais importante dos pais e complementar ao comportamento de apego, pode ser considerado sob a mesma luz em que foi considerada a busca de cuidado, como um componente da natureza humana. Dessa forma Robinson (2002) assinala que a pessoa encarregada de cuidar do beb, geralmente a me, da qual se pode suportar qualquer coisa menos o abandono, sendo o medo de perd-la, o primeiro terror que a criana conhece. A ansiedade da separao provocada pela verdade literal de que sem algum para tomar conta desse beb, ele vai morrer. Segundo Bowlby (1989) para a criana explorar o meio ambiente, incluindo as brincadeiras e as vrias atividades com crianas da mesma idade, visto como um terceiro componente e como anttese do comportamento de apego, sendo assim,

quando o indivduo (de qualquer idade) sente-se seguro, ele tende a explorar para longe de sua figura de apego, quando alarmado, cansado ou sentindo-se mal, sente urgncia da proximidade. Mas quando essa figura de apego, no caso a me, no est prxima, quando a criana precisa da me e esta no encontra-se presente, Robinson (2002) coloca que a criana sem dvida ir sobreviver, mas sobreviver a ausncia temporria, no entanto, essas ausncias vo ensinar o temor que pode marcar por toda a vida, contudo nos primeiros anos de vida, quando so privadas constantemente da me que tanto precisam, e cuja presena desejada, pode-se ento a criana ser prejudicada emocionalmente. Nesse ponto ento Robinson (2002) diz que:
Na verdade essa privao nos primeiros anos de vida tem sido comparada a uma queimadura ou a um ferimento extenso. A dor inimaginvel. A cicatrizao difcil e lenta. O prejuzo, embora no fatal, pode ser permanente. (pg. 21).

Assim a criana, pode apresentar reaes que perduram at muito tempo depois de estarem juntas novamente, problemas de alimentao e de sono, dificuldade de controle dos esfncteres, e at diminuio do nmero de palavras que usa, podendo tambm aos seis meses tornar-se, no somente tristonha e manhosa, mas gravemente deprimida. Alm disso, a sensao dolorosa conhecida como ansiedade da separao que inclui tanto o medo (quando a me se ausenta), quanto o medo (quando esto juntas novamente) de perd-la outra vez. (ROBINSON, 2002). Nesse sentido Bowlby (1989) discorre sobre os modelos principais de apego; o apego seguro, apego resistente e ansioso e por fim o apego ansioso com evitao. O primeiro tipo de apego, segundo Bowlby (1989) onde o indivduo est confiante de que seus pais estaro disponveis oferecendo resposta e ajuda, caso ele se depare com alguma situao adversa ou amedrontadora, o apego resistente e ansioso, o qual o indivduo se mostra incerto quanto disponibilidade, possibilidade de receber resposta ou mesmo ajuda de seus pais caso necessite, por causa dessa incerteza, ele tende, constantemente, ansiedade de separao, a ficar grudado e a ficar ansioso quanto explorao do mundo. E por fim o apego ansioso com evitao, onde o indivduo no tem nenhuma confiana de que quando procurar cuidado ter resposta e ajuda, mas, ao contrrio, espera ser rejeitado;

quando em grau elevado, o indivduo procura viver sua vida sem o amor e a ajuda de outros, tenta tornar-se emocionalmente auto-suficiente, e posteriormente poder ser diagnosticado como narcisista ou falso-self. Esse ltimo tipo de apego o que Robinson (2002) descreve ao falar de uma criana separada de sua me, onde a frustrao e a saudade podem lev-la a uma dor desesperada, a ausncia pode trazer desespero ao corao e no um aumento do amor, sendo que a ausncia produz uma sequncia tpica de respostas: protesto, desespero, e finalmente alheamento. A necessidade da me to poderosa que a maioria das crianas desiste do desespero e procura substitutos maternos, considerando essa necessidade, seria lgico acreditar que quando a me perdida finalmente reaparece, a criana vai se atirar alegremente em seus braos, no entanto no o que acontece, a maioria das crianas, especialmente as menores de trs anos, pode receber a me com frieza, tratando-a com uma atitude distante e aptica, o alheamento. A ausncia congela o corao e no aumenta o amor. (ROBINSON, 2002). Assim Winnicott (2002) coloca que uma criana que no tem uma pessoa a quem possa amar e odiar, ela no poder chegar, a saber, amar e odiar a mesma pessoa e, assim, no pode descobrir seu sentimento de culpa nem o seu desejo de restaurar e recuperar. O desenvolvimento emocional dos primeiros anos complexo e no pode ser omitido, e toda criana necessita absolutamente de um certo grau de ambiente familiar favorvel se quiser transpor os primeiros e essenciais estgios do desenvolvimento. Apesar de toda a consequncia da separao, ela acontece nos estabelecimentos penais, lei conforme j citada, diz que devem ser construdas creches para que a me continue com os filhos, no entanto, no o que ocorre, e a maioria dos bebs aos 6 meses so separadas de suas mes, a lei n 11.265 (2006) traz em seu Art. 1 a importncia da nutrio tanto das mes quanto das crianas conforme a redao:
Art. 1 O objetivo desta Lei contribuir para a adequada nutrio dos lactentes e das crianas de primeira infncia por meio dos seguintes meios: II proteo e incentivo ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 (seis) meses de idade; e III proteo e incentivo continuidade do aleitamento materno at os 2 (dois) anos de idade aps a introduo de novos alimentos na dieta dos lactentes e das crianas de primeira infncia.

No entanto conforme aponta Santa Rita (2006) o tempo mnimo institudo legalmente para que as mes presas possam permanecer com seus filhos ou filhas durante o perodo de aleitamento materno, muitas vezes simplesmente negado ou estipulado conforme o arbtrio dos dirigentes e/ou a discricionariedade da gesto prisional; constata-se assim, que as aes institucionais vm se desenvolvendo sem nenhum planejamento que leve em considerao a humanizao da execuo penal. So precrias, isoladas, pontuais e tm contribudo para a degradao e violao do direito a uma vida digna. A ao institucional do encarceramento feminino confronta-se com abusos de poder, ausncia de garantias jurisdicionais e omisses do Estado para efetivao do respeito dignidade da pessoa humana. A realidade com que as mulheres e seus filhos so tratados dentro da priso fere o que ampara os artigos da constituio dos Direitos Humanos, que prope em seu Artigo 1 que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade, o artigo 5 traz que ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante e o Artigo 25: 1 prope que todo ser humano tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e sua famlia sade, bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis e direito segurana em caso de desemprego, doena invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. Via de fato, isso no acontece, conforme discorre Misciasci (on line, 2009) por no serem todas as unidades prisionais femininas estruturadas para acolher me e filho, para que o direito seja garantido tambm de fato, e para que a gestante na condio de presa e seu beb possam receber condies mais dignas, ou seja, uma assistncia adequada, tanto na rea mdica, quanto psicolgica e acompanhamento que possa garantir a sade de ambos, surge indispensvel necessidade de transferir me e beb. Estes ento acabam obrigatoriamente sendo recambiados para as penitencirias que possuem centro hospitalar, ou maternidade, para ento sim, receberem os devidos cuidados. No tendo a me o poder de escolher, onde quer que seu filho nasa, ou por qual mdico quer que ele seja cuidado. Outro fator que fere os direitos principalmente da mulher, de exercer a maternagem a separao que deve ocorrer de seus bebs dentro da priso, assim

Misciasci (on line, 2009) coloca que separar um filho da mulher que o gerou, depois do nascimento pode ser uma pena maior que a do encarceramento. Distanciar a me e o filho, aps o perodo de aleitamento materno um dos momentos mais dolorosos do crcere feminino, pois os quatro ou seis meses que mes encarceradas permanecem com seus bebs, so diferentes da gestao e concepo fora do ambiente prisional. Seria sem fundamento e com forte grau de crueldade, querer que me e filhos permanecessem atrs das grades, mais no oferecer a menor possibilidade de mant-los juntos, durante o tempo que a lei determina, tambm cruel, no entanto o que ocorre, uma vez que muitas penitencirias, no possuem estruturas nem para acolhimento da mulher gestante ainda presa. Na improrrogvel hora da separao, a agonia, o remorso a culpa, a perda mostra-se to repleta de dor, que suas seqelas e marcas irreversveis, so indelveis, eternas, que nenhuma sentena aplicada pelas leis do homem, pode ser mais pesada. (MISCIASCI, On Line, 2009). Robinson (2002) aponta que separaes graves no comeo da vida deixam cicatrizes emocionais no crebro porque atacam a conexo humana essencial: o elo me-filho que ensina que o indivduo digno de ser amado, esse elo me-filho que ensina a amar, no podendo tornar-se seres humanos completos, sendo, no entanto difcil, tornar-se um ser humano, sem o apoio dessa primeira ligao. Porm Misciasci (on line, 2009) fala sobre um ponto importante da separao da me privada de sua liberdade do seu beb, sendo ento aps a fase do aleitamento materno, se a me tem familiar, e estes se responsabilizam pelos bebs, tudo fica mais fcil ou menos dolorosos, pois estas crianas estaro sendo criadas no seio familiar; entretanto, nos casos em que as mes no possuem ningum para cuidar de seus bebs, a condio nica oferecida, acaba afetando de forma cruel todo um contexto, pois estas crianas, normalmente sero encaminhadas para uma casa de apoio, com futuro incerto e muito provavelmente, se perdero daquelas que um dia lhe deram a vida, desaparecendo com paradeiro incerto e jamais sabido. Segundo Robinson (2002) o custo da separao alto quando uma criana de seis meses deixada sozinha por muito tempo, ou levada de um lar adotivo, para outro, ou ainda deixada numa creche. A perda d origem ansiedade, e essa ansiedade dolorosa. A ausncia faz a criana lembrar, e ela pode se tornar

gigantesca e mltipla com diferentes consequncias. A perda pode conviver com o indivduo durante toda a sua vida.

5. MTODO Para a realizao deste estudo ser utilizado o mtodo clnico, que de acordo com Marconi e Lakatos (2006) este mtodo aplicado em estudo de caso, que pode ser utilizado sob um aspecto qualitativo. Yin (1986 apud Gil, 2006) define o estudo de caso como emprico o qual investiga um fenmeno atual dentro de seu contexto da realidade, quando os termos entre o fenmeno e o contexto no so visivelmente definidos e no qual so empregadas vrias fontes de evidncia. O mtodo qualitativo adequado quando o fenmeno em estudo complexo, de natureza social e no tende quantificao, seguindo um modelo holsticointerpretativo, seus dados so representados verbalmente, qualitativamente, com a maior riqueza de detalhes, em uma abordagem interpretativa, no experimental a partir de estudos exploratrios. A anlise feita atravs do contedo do caso, selecionando aspectos importantes do discurso, e relacionando-os com categorias temticas levantadas na bibliografia. 5.1 Participantes Foi utilizada na pesquisa uma amostragem propositada na qual a seleo do participante feita de acordo com objetivos especficos, que para esse estudo foram mulheres que tiveram seus filhos dentro do sistema prisional, e passaram pelo processo de separao de seu beb, estando ainda em regime fechado. Foram duas participantes E. D. G de (23 anos) e A. S. G. (31 anos), considerando-se a complexidade do assunto e a necessidade de aprofundamento nas situaes enquadradas no objetivo deste trabalho.

5.2 Local

Cadeia Pblica de Pirapzinho- SP que est situada a Rua: Eduardo Ferreira Paz, nmero 80, Vila Xavier. A cadeia recebe mulheres que foram presas em flagrante ou com mandado de priso, somente da regio de Presidente PrudenteSP, uma vez que a cadeia de Pirapzinho faz parte da seccional de Presidente Prudente. As mulheres ficam ento na cadeia, esperando serem sentenciadas e aps a sentena ficam aguardando vagas nos presdios femininos no estado de So Paulo, podem ficar at dois anos a espera dessa vaga na cadeia. Hoje a cadeia conta com 65 presas, mas tem capacidade para 24, conta com 6 celas que cabem 6 pessoas, no entanto tem 17 em cada uma. Do total de presas 24 apenas esto sentenciadas, as demais aguardam julgamento. As visitas na cadeia acontecem todas as quintas-feiras, das 8h s 10h da manh, e na segunda quinta-feira do ms autorizada a entrada de crianas, em datas comemorativas as crianas podem entrar e ficar no ptio junto as detentas, ao contrrio as visitas so realizadas entre as grades. Quando as famlias vo visitar e levam algum alimento, todos so abertos e avaliados se podem entrar ou no pra dentro da cadeia, no entram alimentos enlatados, nem leite, as pessoas tambm passam por uma revista minuciosa. O caf da manh feito por elas mesmas, o almoo fornecido por uma empresa de Presidente Prudente-SP, pelo sistema de quentinhas (marmitas), entre 11h e 12h e a janta entre 17h e 18h30. O banho de sol acontece de segunda a quinta-feira, durante todo o dia e de sexta-feira a domingo/ feriados, elas ficam fechadas sem banho de sol. De teras e quintas-feiras acontecem grupos de orao realizados pela Igreja Catlica e Evanglica respectivamente, as reunies acontecem entre as grades tambm. Sempre que necessrio elas tem atendimento mdico, e so levadas sob escolta para o hospital, quando esto grvidas, fazem acompanhamento pr-natal com o mdico do posto de sade, e entre 7 e 8 meses as que no tem complicaes so transferidas para os complexos hospitalares onde aguardam o parto. 5.3 Instrumento

O instrumento utilizado foi de entrevista semi-estruturada (Apndice A), do tipo clnico. Esse tipo de entrevista trata de estudar os motivos, os sentimentos, e a conduta das pessoas. Para esse tipo de entrevista pode ser organizada uma srie de perguntas especficas buscando coletar dados pertinentes pesquisa. (MARCONI e LAKATOS, 2006). 5.4 Anlise dos dados A anlise e a interpretao foram feitas a partir dos dados coletados. Como a pesquisa qualitativa gera um grande volume de dados foi feita uma compilao das entrevistas, a reduo dos dados; sua apresentao e por fim a interpretao e a verificao das concluses. (GIL, 2006). A anlise foi realizada conforme as categorias: Tabela das categorias de anlise dos dados: Categorias 1. Aspectos relacionados gestao: esta categoria vai abordar se a gravidez foi desejada, as sensaes complicaes. 2. A gestao dentro do Crcere: vai definir como foi gestao dentro da cadeia, os cuidados, as regalias. Subcategorias

2.1 Reao da Famlia ao saber da gravidez. 2.2 Condies do local onde permaneceram com os Bebs aps o nascimento. 2.3 Qualidade da comida e da ateno mdico-hospitalar dada a me e ao beb.

3. Acompanhamento Psicolgico: Se a me teve algum tipo de acompanhamento psicolgico para o momento da separao, durante o momento em que esteve com o beb dentro da priso e depois da separao. 4. Como foram os momentos que passou 4.1 Como com a criana dentro do crcere: sensaes. considera o perodo que a me esteve com a criana, como passou esses momentos, o sentimento, o vnculo. foi a amamentao,

5. Como ocorreu a separao: Como foi 5.1 A quem foi entregue a criana. o processo de separao. 6. Sentimento da Me durante a separao: identificar o sentimento gerado na me pela separao. 7. Aps a separao qual a conduta tomada pela me: Como a me lidou com a entrega do beb, qual comportamento adotado aps a separao. 8. Expectativas em Relao ao Futuro: Investigar as expectativas da me em relao ao futuro da criana.

5.5 Procedimentos Foi mantido um contato telefnico com o diretor da cadeia a fim de marcar um horrio para as entrevistas, depois de marcada a data e hora, a pesquisadora foi at o local onde seriam realizadas as entrevistas, foi conversado com o diretor onde foram explicados os objetivos do trabalho, e em seguida dirigiu-se s celas onde ele chamou as duas mulheres, que passaram pelo processo de separao do beb dentro da priso. Apresentei-me as entrevistadas e feita clarificao dos objetivos da pesquisa, ambas concordaram em participar, e em seguida assinaram o termo de consentimento informado livre e esclarecido para a realizao das entrevistas. As entrevistas foram realizadas em dois momentos nos dias 07 de janeiro de 2009 e 08 de maio de 2009. Vale ressaltar que no fui autorizada a gravar as entrevistas, mas foi feito o possvel para que conseguisse colher todos os dados com detalhes das falas das mulheres.

6. RESULTADOS Os dados foram obtidos de acordo com as entrevistas realizadas com as mes que tiveram seus filhos dentro da priso e por consequncia tiveram que separar-se dele. Entrevistada I Nome: E. D. G. Data de Nascimento: 22/11/1985 23 anos Naturalidade: Pirapzinho-SP Nome da criana: Elisabete Morgana Dias Data de Nascimento 10/05/2008 Crime: Homicdio Triplamente Qualificado incluso no art. 121 do Cdigo Penal. Tempo de Priso: 10 meses- No momento da primeira entrevista a qual ocorreu no dia 07 de Janeiro de 2009, E. aguardava pela sentena, na ocasio da segunda entrevista que se deu no dia 08 de maio de 2009, ela j havia sido condenada a 20 anos e 10 meses de priso. Agora aguarda vaga em presdios femininos da regio. Local: Cadeia Feminina de Pirapzinho - SP

Quando foi presa, estava grvida de seis meses, a gestao foi complicada, teve que ser internada no hospital penitencirio durante 15 dias, pois tem problemas de sade, e j havia sofrido outros 9 abortos, por ter seu fator RH negativo. Teve tambm problemas psicolgicos, pois no momento da priso sofreu presso psicolgica e fsica por parte dos policiais que a prenderam. Quando engravidou a famlia a apoiou, no entanto a gravidez no foi planejada, separou-se do pai da criana antes de saber que estava grvida e agora no tem notcias do pai, a primeira filha. E. foi para o complexo hospitalar do Carandiru aos 8 meses de gestao, aps o nascimento foi para o complexo hospitalar do Butant-SP onde ficou com a filha durante quatro meses, a separao ocorreu antes dos seis meses previsto em Lei, pois E. temia pela sade da filha, uma vez que o local no adequado para um recm-nascido, afinal um presdio, entregando ento a filha para sua me, a av materna da criana. Os momentos que passou com a criana foram excelentes, teve uma boa amamentao, no teve assistncia psicolgica nenhuma para a separao, mas ela conversava muito com a criana, preparando a filha para o momento da separao, segundo ela, a criana na semana em que seria entregue a sua av, teve febre alta, no sendo constatado nenhum problema de sade pelos mdicos. E. colocou que no teve acompanhamento psicolgico adequado pois so apenas duas psiclogas para cuidar de todas as mulheres que tem o filho dentro da priso. Aps a separao a me voltou para a Cadeia de Pirapzinho - SP, onde sua famlia tambm reside, a av levava a criana uma vez por ms para ver a me, no entanto, E. no quer mais que a filha a visite pois ela no passa mais pela grade, e por este motivo prefere no ver, pois segundo ela relata ver e no poder pegar desumano. Em relao ao futuro E. procura no pensar muito, pois sabe que a filha est sendo bem tratada, e quer apenas que a filha seja feliz. Entrevistada II Nome: A. S. G. Data de Nascimento: 02/11/1977 31 anos

Naturalidade: So Paulo Data de nascimento da criana: 12/03/2008 Crime: Associao ao trfico- incluso no art. 35 do Cdigo Penal. Tempo de Priso: Um ano- No momento da primeira entrevista que ocorreu no dia 07 de Janeiro de 2009, A. no estava sentenciada, aguardava condenao, no dia da segunda entrevista dia 08 de maio de 2009, j havia sido condenada a 3 anos de priso e 700 dias de Multa. Local: Cadeia Feminina de Pirapzinho- SP. Quando foi presa estava grvida de seis meses, a gravidez foi tranqila, foi levada para o posto de sade para que fosse feitos todos os exames e o pr-natal, o parto foi normal, no teve complicaes, no teve nenhum tipo de problema, este j o terceiro filho, tem um menino de treze e uma menina de seis anos. Ela ficou com a criana trs meses, pois tinha uma audincia marcada em Pirapzinho -SP e a criana no poderia ir junto, ento teve que entregar a criana a sua me a qual s conheceu a criana no momento da entrega, o pai da criana est preso h treze anos, por latrocnio, no conversa com ele pois no presdio onde ele est no pode receber cartas. Durante o tempo em que esteve com a criana teve assistncia psicolgica duas vezes por semana, o acompanhamento era feito em grupo, e as psiclogas conversavam com elas preparando para o momento da separao, dizendo que ela teria que se separar que seria melhor para a criana do que ser criada dentro da priso, mas no foi suficiente. O tempo que ficou com a criana foi bom, amamentou at quase os trs meses, pois seu leite secou. A. no esperava ser presa, disse ter sido presa por engano, por enquanto a criana est com a da me dela, a av materna, e a famlia do pai no tem contato. Em relao ao futuro, pensa em sair e voltar a trabalhar, colocar os filhos na escola, e voltar a sua vida normal. Procura no pensar muito, pois h um buraco em seu corao. Nunca mais viu a criana, pois a famlia mora em Ermelindo Matarazzo- SP, e no tem condies de pagar passagem, recebe notcias dos filhos atravs de cartas enviadas, de acordo com a ltima que recebeu, estavam todos bem.

7. DISCUSSO E INTERPRETAO DOS RESULTADOS As anlises foram realizadas a partir dos resultados obtidos das perguntas feitas com as mes que tiveram seus filhos dentro da priso e que foram separados. A anlise foi realizada conforme as categorias descritas no mtodo que sero aqui discutidas e interpretadas. 7.1 ASPECTOS RELACIONADOS GESTAO Nessa categoria ser abordado se a gravidez foi desejada, quais as sensaes da me durante a gestao e as possveis complicaes que poderia ter havido. J que segundo Rappaport (1981) faz necessrio o conhecimento sobre a fecundao e a maneira como conduzida a gestao, pois muitos problemas em relao ao desenvolvimento da criana se originam nessa fase do ciclo vital. Nesse sentido ambas as entrevistadas iniciaram o pr- natal to pouco souberam que estavam grvidas, o que demonstra um cuidado, com o beb e com a prpria sade, podendo considerar, que se no momento da concepo no foi, a posteriori a criana passou a ser desejada.

[...] Iniciei o pr-natal logo que soube que tava grvida e fiz tambm planejamento familiar no posto. Da descobri que tinha presso alta e tive que tomar remdios [...] (A.S. G. 32 anos).

Sob o enfoque emocional Sontang (1941 apud Rappaport, 1981) aponta que substncias qumicas que aparecem no sangue da me durante o estresse emocional so transmitidos ao feto, gerando no beb efeitos adversos.
Tive problemas psicolgicos, pois os policiais no momento da priso me maltrataram, me pressionaram, foi horrvel, eu j estava grvida (E. D. G. 23 anos).

Essa fala demonstra a maneira como as pessoas so tratadas, uma vez que ao ser presa a pessoa ainda no fora condenada, e mesmo que seja culpada, a maneira como feita as prises demonstra a falta de profissionais treinados e qualificados para realizar os trabalhos, demonstra uma polcia despreparada para a abordagem e promover a segurana dos indivduos de um modo geral. Rappaport (1981) tambm coloca que so vrios fatores que podem influenciar no desenvolvimento da criana sendo o uso de drogas, o fator Rh bem como outros fatores tambm pode causar danos para o beb.
[...] foram 6 abortos espontneos, foi uma luta para minha filha nascer, eu tenho o fator RH negativo, e isso no bom pra criana, aborto fcil, tive 13 hemorragias, estava de 7 meses... Durante a gravidez eu s senti nojo de cigarro, fiquei sem fumar at os 7 meses, depois fumei at o nascimento, minha filha nasceu de 8 meses [...] (E.D.G, 23 anos).

7.2 A GESTAO DENTRO DO CRCERE Nessa categoria busca-se definir como foi gestao dentro da cadeia, os cuidados que teve dentro da cadeia, se tiveram regalias, algum tipo de tratamento especial. Tendo 3 subcategorias de anlise. Viafore (2007) coloca que as mulheres que ingressam grvidas ou engravidam dentro da priso no tem nenhuma regalia e/ou privilgio.
Eu fui com 8 meses para o Centro Hospitalar Mandaqui, meu filho nasceu com 9 meses. (A.S.G., 32 anos) Com 7 meses e meio eu fui para o Complexo Hospitalar Carandiru, fiquei 15 dias internada, minha filha nasceu prematura de 8 meses. At o dia da transferncia eu fiquei aqui, a alimentao era igual para todas, e eu dividia cela. (E.D.G., 23 anos).

A partir das falas das mes constata-se que no h qualquer tipo de tratamento especial para as mulheres que se encontram grvidas dentro da priso

ficando muitas vezes em situaes que possam vir prejudicar tanto a me quanto o beb. 7.2.1 Reao da Famlia ao Saber da Gravidez. De acordo Espinoza (2004) a famlia compe um referencial muito importante o qual permite a mulher presa suportar as condies de vida que levam e o passar do tempo no crcere.
[...]Fui com meu irmo mais novo de 11 anos fazer o exame, a enfermeira chegou, olhou pra ele e disse que ele seria tio, ele pulava de alegria, eu fiquei atnita, ao chegar em casa, ele que contou pra todo mundo, a famlia toda ficou muito feliz[...] (E.D.G., 23 anos). [...]A famlia toda j estava esperando, a v adorou[...] ( A.S.G., 32 anos.).

A importncia do apoio da famlia da me presa, para que elas sintam-se mais protegidas e posteriormente tenham com quem deixar a criana, uma vez que se no h essa famlia que ampara, os filhos podem ser levados a um abrigo e assim perder qualquer forma de relao que possa manter com seu filho, sendo dessa forma, tanto a me quanto a criana abandonados, pela famlia e pelo sistema. 7.2.2 Condies do Local onde Permaneceram com os Bebs aps o Nascimento. De acordo com Buglione (2000) os presdios destinados as mulheres presas no foi estruturado para as necessidades femininas, desconsiderando as especificidades necessrias para uma boa qualidade de vida dentro da priso, uma vez que segue uma perspectiva estritamente masculina. Nesse sentido Viafore (2005) tambm que a falta de atendimento a sade uma de suas caractersticas mais graves, sendo o ambiente da priso favorvel ao aparecimento e o contgio de doenas j existentes ou seu desencadeamento.
[...]logo aps o nascimento fomos para o complexo hospitalar do Carandiru, tinha mais ou menos 80 pessoas, no quarto fica no mximo 4, mas ficamos em duas, o beb ficou internado 9 dias em Osasco com bronquiolite, porque local muito gelado, a maioria das crianas que vo para l pegam...tive que entregar ele antes, porque ele ficou doente e no queria que ele ficasse doente de novo[...] (A.S.G., 32 anos).

Eu fiquei aproximadamente um ms pedindo a alta da minha filha, porque eu vi crianas morrendo, no queria que minha filha ficasse doente, tinha um surto de bronquiolite, bronquite, um lugar pssimo, o quarto era muito frio, ficamos em duas l. (E.D.G., 23 anos).

Dessa forma demonstra o descaso como so tratadas as mes e as crianas que nascem dentro da priso, em condies inadequadas, colocando em risco a sade e a vida de crianas inocentes, e das prprias mes que ali esto. No levando em considerao em nenhum momento as peculiaridades de uma gestao e do nascimento de uma criana, como se o que fizesse fosse o bastante, pois devem para a sociedade, e essa a forma de pagar. Do mesmo modo como Viafore (2005) coloca que as mes tambm no tm condies e no podem procurar atendimento mdico mais adequado para si e para os filhos diferente dos que so oferecidos pelo sistema, tornando-se assim refns dos maus tratos, da negligncia e da violncia. Ficando assim a merc da misericrdia dos bons samaritanos que trabalham para o sistema. 7.2.3 Qualidade da comida e da ateno mdico-hospitalar dada me e ao beb. Rappaport (1981) discorre sobre as possveis causas de problemas no desenvolvimento saudvel do beb, sendo um deles a alimentao, a maneira como a me se alimenta, se for uma dieta pobre pode influenciar diretamente no beb.
[...]S comia a mistura, a comida no, no gosto, no desce...No complexo hospitalar eu tambm no comia, s comia a sobremesa e o suco, fiquei de dieta, tinha um cardpio especial, mas no comia, porque no gostava da comida[...] (A.S.G. 32 anos). A comida do complexo hospitalar do Carandiru excelente, o local adequado, limpo trs vezes ao dia, pela presas do semi-aberto, desinfetado, as crianas que nascem l, so muito saudveis. J do complexo hospitala do Butant horrvel, eu estava h dias sem comer, estava sentada com minha filha no colo em cima da cama, por segundos eu me senti fraca, desmaiei, adormeci e minha filha caiu, foi levada ao hospital, sem minha companhia,ao voltar, percebi a criana muito diferente e disse que no era minha filha, a carcereira respondeu: pega essa criana e sobe, peguei aquela criana, ao chegar no quarto constatei, no era minha filha, de fato, o beb tinha um pinto desse tamanho, fiz um rebolio at trazerem minha filha de volta (E.D.G., 23 anos).

O grupo de relatrio interministerial (2007) aponta que as pssimas condies dos estabelecimentos prisionais, contudo a situao da mulher presa, entre outros

fatores, a sade da mulher, e a m alimentao, incluindo tambm a superlotao e a falta de estrutura adequada, fazem com que a mulher que foi presa numa condio sadia, da priso no saia sem ser acometida por uma doena ou tenha sua resistncia fsica e sade fragilizada. Ora as condies insalubres as quais as mulheres so submetidas a viver, com tantas outras pessoas, em uma cela superlotada, e a quem recorrer? A quem pedir ajuda? Se quem deveria cuidar, olhar por elas so os mesmos que as colocaram nessa situao, so os mesmos que negligenciam, os mesmos que roubam, os mesmos que pedem nossos votos a cada 4 anos.

7.3 ACOMPANHAMENTO PSICOLGICO Procuro-se verificar se a me teve algum tipo de acompanhamento psicolgico para o momento da separao, durante o momento em que esteve com o beb dentro da priso e depois da separao. Conforme Misciasci (on line, 2009) a maioria das unidades prisionais femininas no esto estruturadas para acolher me e filho no recebendo uma assistncia adequada, nem no campo mdica, to pouco psicolgica e um acompanhamento que possa garantir a sade de ambos, surge indispensvel necessidade de transferir me e beb.
O atendimento com a Psicloga foi feito individual, ela tentava ao mximo amenizar ao mximo possvel o momento, dizia que tinha que separar, no era um local bom para a criana, que ela no havia feito nada para ficar presa, mas foram poucas vezes. (E.D.G., 23 anos). Durante o tempo em que tive com a criana tive assistncia psicolgica duas vezes por semana, o acompanhamento foi feito em grupo, e as psiclogas conversavam com a gente para o momento da separao, dizendo que teria que se separar que seria melhor para a criana do que ser criada dentro da priso. (A.S.G., 32 anos).

No entanto ambas as mes relataram no ter sido um atendimento adequado, uma vez que s havia duas psiclogas para atender todas as mes, dessa forma, com a mo de obra escassa no h como se fazer um atendimento adequado e de qualidade para tornar esse momento o menos difcil possvel. Conforme discorre Magnabosco (on line, 2009) h dentro do sistema uma deteriorizao de toda a infra-estrutura, o que acaba por afetar todos os outros

campos relacionados ao atendimento dentro do sistema, a falta de apoio das autoridades tambm agravam a situao.

7.4 COMO FORAM OS MOMENTOS QUE PASSOU COM A CRIANA DENTRO DO CRCERE Considera o perodo que a me esteve com a criana, como passou esses momentos, o sentimento, o vnculo, citando mais uma subcategoria para melhor anlise. Assim Bolwby (1989) aponta a capacidade para o estabelecimento de laos emocionais ntimos com indivduos especiais, como sendo um componente bsico da natureza humana, quando ainda se criana os pais so procurados para proteo, sobrevivncia.
Eu sofria o medo constante da separao porque j sabia, ento eu fazia o que ela queria, no queria dormir, no dormia, no queria ficar na cama no ficava, eu deixava ela mamar o dia inteiro. (E.D.G., 23 anos). [...] nos dias prximos a separao eu me apeguei mais [...] (A.S.G., 32 anos)

De acordo com Bolwby (1989) o cuidar o papel mais importante para os pais, e complementa o comportamento de apego, podendo ser considerado da mesma forma, como o individuo busca cuidado, como algo inerente ao ser humano. Sendo o cuidar o papel mais importante dos pais, porque as mes que tem seus filhos na priso so privadas desse papel? Porque no podem exercer sua funo materna? Dar a sua educao? Seu amor? Porque privar uma me de seus filhos? Por um crime cometido, por esse, ela j fora condenada, j cumpre sua pena, no o suficiente, ter essa me que pagar pelo seu crime, e por ter tido um filho nessas condies, sendo punida duplamente, mas agora, a punio se estende, ao inocente que tambm passa a ser privado de sua me. 7.4.1 Como foi a Amamentao, Sensaes. Uma das vantagens da amamentao de acordo com Gessel (2003) a interacomodao da me e do filho. [...] a enfermeira foi me ensinar como dar de mamar, uma sensao linda, uma
coisa incrvel o olhinho virando para cima, e eu olhando para o rosto dela, foi amor a primeira vista [...] (E.D.G., 23 anos.

Distanciar a me e o filho, aps o perodo de aleitamento materno um dos momentos mais dolorosos do crcere feminino, pois os quatro ou seis meses que mes encarceradas permanecem com seus bebs, so diferentes da gestao e concepo fora do ambiente prisional. (MISCIASCI, on line, 2009). 7.5 COMO OCORREU A SEPARAO Como foi o processo de separao, os comportamentos que antecederam a entrega da criana ao responsvel, esta categoria tambm apresenta uma subcategoria. Segundo Misciasci (on line, 2009) manter a criana e a me, dentro da priso sem o mnimo de condies seria uma grande crueldade com ambos. No entanto o que ocorre, nesse intransfervel momento, a dor, a agonia, o remorso e a culpa tomam conta, porm essa acaba por ser, uma das penas mais dolorosas e irreversveis aplicadas, podendo ser considerada a mais pesada.
[...] Fiquei 3 meses com meu filho, pois tinha uma audincia no interior e ele no poderia ir comigo. No dia em que tive que entregar, foi entre 8h30 e 9h, eu no quis segurar muito, se no, no ia entregar, tambm no quis ficar olhando muito [...] (A.S.G., 32 anos) [...] Chorei, continuei tomada naquele momento, parecia uma cadela que estava entregando o filhotinho, fiquei uma hora conversando, passando o que podia e o que no podia fazer, dei de mamar, soltei ela do meu peito ainda dormindo, coloquei ela devagar no colo, para que no acordasse, e s vi ela saindo, e aquela grade me segurando, me impedindo de estar com minha filha, fiquei com ela 4 meses, preferi no ficar os 6 meses, pois ela corria risco de vida, pelas condies do local, ento preferi separar-me do que ver ela morrer [...] (E.D.G., 23 anos).

Robinson (2002) aponta que separaes graves no comeo da vida deixam cicatrizes emocionais no crebro porque atacam a conexo humana essencial: o elo me-filho que ensina que o indivduo digno de ser amado, esse elo me-filho que ensina a amar, no podendo tornar-se seres humanos completos, sendo, no entanto difcil, tornar-se um ser humano, sem o apoio dessa primeira ligao. 7.5.1 A quem foi Entregue a Criana. Sobre esse aspecto Misciasci (on line, 2009), aponta que quando a me tem algum da famlia que possa cuidar da criana enquanto ela estiver cumprindo pena, a separao torna-se menos dolorosa, no entanto quando a responsabilidade passa para o Estado, o futuro da criana bem como seu paradeiro passa a ser incerto, pois ela provavelmente ser adotada e a me no saber sobre seu destino.

[...] entreguei minha filha para minha me, mas sei que todos iro ajudar a cuidar, meus irmos [...] (E.D.G., 23 anos).
[...] entreguei para minha me, eu confio, sei que est sendo bem cuidado, toda vez que eu precisei foi ela que cuidou [...] (A.S.G., 32 anos).

Quando a mulher presa e tem filhos BRASIL (2007) assinala que na maioria dos casos os avs maternos que acabam ficando com a tutela dos netos, at que as mes sejam libertas, recaindo mais a responsabilidade da criao sobre a famlia da prpria detenta do que sobre a do companheiro, pai dos filhos. 7.6 SENTIMENTO DA ME DURANTE A SEPARAO Buscou-se identificar nesse item o sentimento gerado na me pela separao. Misciasci (on line, 2009) discorre sobre os vrios sentimentos que permeiam a me em relao separao como sentimento de perda, de culpa, angstia agonia e remorso. Assim as mes descrevem como:
O sentimento no tem explicao, saudade, angustia, uma dor no peito, as vezes parece que vou ficar louca. (A.S.G., 32 anos). Os sentimentos se trocam, saudade, tristeza, dor, e alegria de saber que est bem, sendo cuidado pela minha me, desumano, separar a me de um filho, um ato de crueldade, uma desumanidade. (E.D.G., 23 anos).

O artigo 5 dos Direitos Humanos traz que traz que ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Porm ferindo esse artigo, que as crianas so separadas de suas mes, tornando esse momento, um ato desumano. 7.7 APS A SEPARAO QUAL A CONDUTA TOMADA PELA ME. Como a me lidou com a entrega do beb, qual comportamento adotado aps a separao. Misciasci (on line, 2009) coloca que separar um filho da mulher que o gerou, depois do nascimento pode ser uma pena maior que a do encarceramento.
[...] Sai, entrei no quarto, coloquei o travesseiro no rosto e gritava de dor, estava ferida de morte, um buraco no corao [...] (E.D.G., 23 anos).

Robinson (2002) aponta que separaes graves no comeo da vida deixam cicatrizes emocionais no crebro porque atacam a conexo humana essencial: o elo me-filho.

7.8 EXPECTATIVAS DA ME EM RELAO AO FUTURO. Investigar as expectativas da me em relao ao futuro da criana.


Espero poder sair e criar, nunca pensei em como ser o reencontro, procuro me centrar somente na priso, se eu ficar pensando no que acontece l fora eu fico louca. (E.D.G., 23 anos). Penso em sair da priso para conhecer ele, porque eu no o conheo, sonho com ele, tendo cabelo enroladinho, sorriso no rosto, quero voltar a trabalhar e criar, colocar na escola, espero para ver o que acontece. (A.S.G., 32 anos).

Marco (2001) coloca que o papel da Lei de Execuo Penal punir e humanizar. No entanto o indivduo no recebe nem dentro da priso e nem depois que a deixa condies para integrar-se novamente a sociedade e ser includo novamente no mercado de trabalho e vida social, passa a ser apenas um exdetento. Frana (2004) tambm coloca que o indivduo preso ao sair da priso, muda, no s os comportamentos, mas tambm sua maneira de pensar e agir, sua essncia.

8. CONSIDERAES FINAIS No entanto o indivduo no recebe nem dentro da priso e nem depois que a deixa condies para integrar-se novamente a sociedade e ser includo novamente no mercado de trabalho e vida social, passa a ser apenas um ex-detento. H de se pensar em como feita a punio, uma vez que colocar o apenado em um presdio sem nenhum tipo de trabalho de ressocializao no humaniza ningum, apenas desintegra e o faz perder qualquer valor que tenha aprendido no decorrer da vida. No Brasil, quem fica preso, so os pobres que vo para as cadeias pblicas e presdios e os ricos vo para casa, cumprir sua pena em belas manses tambm ditas como priso domiciliar ou simplesmente pagam para no serem presos, dessa forma como esse sistema haver de humanizar, reintegrar e ressocializar os indivduos presos, quando ele mesmo acaba fraudando as suas prprias leis. Tornando-se assim co-autor da delinqncia. Saindo ento o indivduo da priso sabendo viver muito bem dentro do crcere, mas no conseguindo manter relaes fora dele, uma vez que s o que aprendeu dentro da priso foi o que os prprios colegas de cela o ensinaram, sendo dessa forma excludo da sociedade, mas includo no crime. Assim, levando em considerao toda a realidade/ precariedade do sistema prisional feminino brasileiro, e concordando com as indagaes de Santa Rita (2006):

Sabe-se que todas as formas de encarceramento so complexas e como no pensar no agravamento dessa situao para seres humanos em umas das fases mais significativas da vida, os seus primeiros anos de vida? Ou ainda, como no imaginar os efeitos e influncias dos aspectos de separao da me-criana, ou seja, o impacto nas crianas da separao parental pela priso? Essas questes ajudam a compreender o quanto complexo e necessrio ampliao de anlises sobre esta temtica e a interveno efetiva nesta realidade.

Essas consideraes nos levam a algumas indagaes sobre: como fica a me que tem que entregar seu beb? Como permanece aps essa separao? Qual o sentimento da me e as conseqncias da separao para a criana? Qual a condio psicolgica, as expectativas da famlia que receber essa criana? Qual o tipo de relao ser estabelecido entre a criana e a famlia? Quais os sentimentos e as mudanas provocadas na vida dessa me e de sua famlia? As respostas para todas as essas perguntas podem ser resumidas em descaso, desumanidade, desrespeito, crueldade, barbaridade com os seres humanos que se encontram presos, mas principalmente com as crianas, filhas do crcere, inocentes, que ganharam de presente a priso, mas que, no entanto, precisam do carinho e do cuidado dessa mulher, a quem eles podero um dia, poder chamar de mame. Dessa forma acredito que o papel da psicologia no o de fechar os olhos diante dessa realidade to complexa, por isso tentei buscar responder algumas dessas questes e entender como se d todo esse processo de separao, apontando a importncia do vnculo maternal, contribuindo para evitar o abandono e a separao do beb de sua me em um passo to importante para seu desenvolvimento.

REFERNCIAS Assemblia Geral das Naes Unidas. DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Acesso em 08 de Junho de 2009. Disponvel em < http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm> BRASIL. DEPEN Sistema Penitencirio no Brasil: Dados Consolidados. Ministrio da Justia: Braslia, 2006. ______.Grupo de Trabalho Interministerial. Reorganizao e Reformulao do Sistema Prisional Feminino: RELATRIO FINAL. Braslia, 2007. ______.Congresso Nacional. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criana e do Adolescente. ______. Congresso Nacional. Lei n 7210, de 11 de julho de 1984. Lei de Execuo Penal. ______. Congresso Nacional. Lei n 11.265, de 3 de Janeiro de 2006. Lei de Execuo Penal. ______. Congresso Nacional. Lei n 11.942 , de 28 de maio de 2009. Lei de Execuo Penal. ______. Cdigo Penal/ organizao dos textos, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira 33 Ed. So Paulo: Saraiva, 1995). ______. Supremo Tribunal Federal. Os tipos de Priso do Brasil. Acesso em 08 de maio de 2009. Disponvel em: < http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/default.asp> BORSA, J.C. Consideraes acerca da relao Me-Beb da Gestao ao Puerprio. Contempornea - Psicanlise e Transdisciplinaridade, Porto Alegre, n.02, Abr/Mai/Jun 2007.

BOWLBY, J. Uma Base Segura: Aplicaes da Teoria do Apego. Porto Alegre: Artmed, 1989. BUGLIONE, Samantha. A mulher enquanto metfora do Direito Penal . Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 38, jan. 2000. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=946>. Acesso em: 02 maio 2009 . DAUFEMBACK, V. Sucessos e Fracassos da priso. In: Acolhendo Egressos e Familiares: Ressignificando a Condenao. Conselho Federal de Psicologia, 2005. ESPINOZA, O. A Mulher Encarcerada em Face do Poder Punitivo. So Paulo: IBCCRIM, 2004. FRANA, F. Reflexes sobre Psicologia Jurdica e seu panorama no Brasil. Psicologia: Teoria e Prtica-2004, 6 (I): 73-80. FOUCALT, M. Vigiar e Punir. Petrpolis: Vozes, 2001. GESSEL, A. A criana do 0 aos 5 anos. So Paulo: Martins Fontes, 2003. 6 Ed. GIL, A. C. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 2006. VIORST, J. Perdas Necessrias. So Paulo: Melhoramentos, 2002. JESUS, D. E. de. Direito Penal Parte Geral. 20 ed. So Paulo: Saraiva, 1997. v. 1. LIMA, P.M.F. A mulher e a criminalidade. Publicao on line: julho de 2007. Disponvel em: <http://pt.shvoong.com/humanities/1629228-mulhercriminalidade/>. Acesso em 03 de maio de 2009. MAGNABOSCO, D. Sistema penitencirio brasileiro: aspectos sociolgicos . Jus Navigandi, Teresina, ano 3, n. 27, dez. 1998. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1010>. Acesso em: 03 maio 2009. MARCO, R.F. Lei de Execuo Penal Anotada. So Paulo: Saraiva, 2001. MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 2006. MISCIASCI, E. Ser me na condio de mulher presa. So Paulo, 2009. Acesso em 08 de Junho de 2009. Disponvel em: <WWW.projetozap.com.br?/sermaenacondiodemulherpresa-/> ___________. A Separao aps o Parto nos Presdios. So Paulo, 2009. Acesso em 08 de Junho de 2009. Disponvel em: <http://www.eunanet.net/beth/revistazap/topicos/separacaoparto1.htm>

___________. Penitenciria Feminina de Teresina Piau. So Paulo, 2009. Acesso em 08 de Junho de 2009. Disponvel em:< http://www.eunanet.net/beth/news/topicos/penitenciaria_feminina_teresina.htm> NERY, B. B. O crcere e seus problemas. Publicao on line em: junho de 2005. Disponvel em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2107/O-carcere-e-seusproblemas. Acesso em: 03 de maio de 2009. PICINNINI, C.A. GOMES, A.G. MOREIRA, L.E. LOPES, R.S. Expectativas e Sentimentos da Gestante em Relao ao seu Beb . Psicologia: Teoria e Pesquisa. Set-Dez 2004, Vol. 20 n. 3, pp. 223-232. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RAPPAPORT, C. R. FIORI, W. R. HERZBERG, E. A Infncia Inicial: O Beb e sua Me. So Paulo: EPU, 1981. Volume 2. ROBINSON, M. O Alto Preo da Separaao. IN: VIORST, J. Perdas Necessrias. So Paulo: Melhoramentos, 2002. SANTA RITA, R. P. Mes e crianas atrs das grades. Revista de Sociologia Jurdica. Florianpolis, n.3, 2006. Disponvel em: <http://sociologiajur.vilabol.uol.com.br/rev03santarita.htm>Acesso em 13 de Julho de 2008. SOARES, B.M. ILGEN, I. Prisioneira: Vida e Violncia Atrs das Grades. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. VIAFORE, D. A gravidez no crcere Brasileiro: uma anlise da Penitenciria Feminina Madre Pelletier. Direito & Justia, ano XXVII, v. 31, n.2, p. 91-108, 2005. WINNICOTT, D. W. Privao e Delinquncia. So Paulo: Martins Fontes, 2002.

You might also like