You are on page 1of 3

CRESCIMENTO DE PLNTULAS DO PALMITO JUARA EUTERPE EDULIS (ARECACEAE) DE ACORDO COM A DISTNCIA DA PLANTA ME

Alessandra S. Lima

INTRODUO
O termo disperso descreve a maneira como as sementes so carreadas para longe da planta me (Towsend et al., 2010). Prximo a uma planta me, entretanto, podem ser observadas sementes de forma agregada e vrios estudos mostraram que a quantidade de plntulas que nascem nesses agregados e passam para outro estgio de desenvolvimento menor quando comparada com as plntulas que nascem longe da planta me (Matos & Watkinson, 1998). Isso ocorre porque o crescimento de plntulas em agregados sob a planta me prejudicado pela competio com indivduos da mesma espcie (Zanine & Santos, 2004). Alm disso, sementes e plntulas agregadas abaixo da planta me sofrem maior mortalidade devido ao ataque de patgenos e de herbvoros especialistas (Janzen, 1970; Connell, 1971). A palmeira Euterpe edulis (Arecaceae), conhecida popularmente como palmito-juara, iara ou jiara (Henderson et al., 1995), pode ser encontrada em uma ampla rea da Mata Atlntica e sua distribuio original ocorria desde o sul da Bahia at o Rio Grande do Sul (Cardoso & Bovi, 1974). Os frutos de E. edulis so de grande importncia para aves, primatas e roedores, que contribuem para a disperso e germinao das sementes ao transportar ou despolpar os frutos (Reis et al., 1996). A disperso predominantemente zoocrica, sendo que distncias de at 61 m j foram registradas para a disperso primria de sementes por animais (Reis, 1995). Adicionalmente a disperso pode ocorrer por barocoria, com um nmero elevado de sementes permanecendo prximo planta me (Reis, 1995). De fato, em condies naturais, E. edulis forma densos bancos de plntulas sob a planta me, que podem permanecer do mesmo tamanho at que ocorram condies favorveis que permitam o seu crescimento (Paulilo, 2000). O objetivo deste estudo foi testar se a distncia a partir da planta me afeta o crescimento das plntulas de E. edulis. A hiptese que, quanto maior a distncia da planta me, maior as chances das plntulas se desenvolverem, pois plntulas que esto localizadas longe da planta me competem menos por nutrientes e tm menor probabilidade de serem atacadas por herbvoros e patgenos.

MATERIAL & MTODOS


O estudo foi realizado no Ncleo Arpoador, Estao Ecolgica de Jureia - Itatins (2432S, 4715W), litoral Sul do Estado de So Paulo. Foram localizados em campo 20 indivduos de E. edulis em fase reprodutiva, sendo oito em uma rea de restinga alta e 12 em uma rea de mata de encosta. Foram selecionados apenas indivduos isolados, ou seja, a pelo menos 20 m de outro individuo adulto. Para cada indivduo amostrado, foram demarcadas quatro parcelas de 1,5 x 1,5 m, sendo duas a 1 m e outras duas a 15 m da planta me. O local das parcelas foi definido por meio de um sorteio entre quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). Dentro de cada parcela era contado o nmero total de plntulas at 15 cm de altura e o nmero de plntulas entre 15 e 30 cm de altura. Plntulas pequenas (< 15 cm) foram consideradas como sendo provenientes da germinao de frutos produzidos no ano passado, enquanto plntulas grandes (entre 15 e 30 cm) foram consideradas como sendo provenientes da germinao de frutos produzidos h dois anos. O nmero de plntulas grandes foi dividido pelo total de plntulas encontrados em cada parcela e multiplicado por 100, obtendo a porcentagem das plntulas grandes nas parcelas prximas e longe da planta me. Se plntulas de E. edulis tm maior chance de se desenvolverem longe da planta me, a porcentagem de plntulas grandes deve ser maior na parcelas localizadas a 15 m da rvore focal. Aps a coleta de dados, as plntulas pequenas receberam o cdigo 0 e plntulas grandes receberam o cdigo 1. Em uma planilha foram preenchidas duas colunas, na qual a primeira indicava a posio das plntulas (longe x perto da planta me) e a segunda, o cdigo de tamanho dos indivduos (pequeno x grande). A estatstica de interesse foi calculada atravs da diferena entre as razes do nmero de plntulas grandes e
1

Curso de Ps-Graduao em Ecologia - Universidade de So Paulo

pequenas nas parcelas perto e longe da planta me. Em seguida, foi feito o embaralhamento (5.000 simulaes) entre as plntulas dentro das colunas para gerar a distribuio da estatstica de interesse sob a hiptese nula de que no h diferena na porcentagem de plntulas grandes longe da planta me. O nmero de valores iguais ou maiores do que o valor observado da estatstica de interesse foi dividido pelo nmero de simulaes para calcular a significncia do teste.

RESULTADOS
No total, 56% das plntulas grandes ocorreram longe da planta me, enquanto 31,8% ocorreram perto. Entre as plntulas pequenas, 68,1% ocorreram perto da rvore me e 43,4% ocorreram longe. A proporo de plntulas grandes longe da planta me maior do que perto (p < 0,002, Figura 1).
Porcentagem de plntulas grandes

que, para a manuteno das populaes de E. edulis, de suma importncia que ocorra a disperso das sementes para longe da planta me com auxlio dos animais de forma a diminuir a ao dos herbvoros e patgenos especialistas. Portanto, medidas que busquem a preservao de aves, mamferos e roedores, dispersores das sementes de E edulis podem ter um efeito positivo sobre as populaes do palmito juara. Nesse sentido, a Estao Ecolgica de Jureia Itatns oferece grande potencial para o desenvolvimento de pesquisas voltadas interao entre os dispersores e a palmeira E. edulis, O desenvolvimento dessas pesquisas pode ser uma medida para entender quais mtodos podem ser adotados para preservao dos dispersores e garantir a propagao do palmito juara.

AGRADECIMENTOS
Aos colegas de curso, em especial a Hamanda, por ajudar nas referncias. Aos professores Paulo Incio, Glauco, Leda, Ernesto e outros que estiveram presentes em algum momento do curso pelos ensinamentos repassados, aos monitores Marcel e Marie pelo apoio e ateno, ao meu colega de trabalho, Benedito Rodrigues (Monitor Ambiental), que deu apoio na coleta de dados, Agradeo tambm a Jeannette V. Geenen, responsvel pelo Uso Pblico da E.E.J.I., chefe e companheira de trabalho, a Adriana Lima e equipe por cuidar da nossa alimentao de forma muito carinhosa, e a minha me que se dedicou a cuidar do meu garoto em todo o perodo do curso.

70 60 50 40 30 20 Perto (n = 20) Longe (n = 20)

Distncia da planta me
Figura 1. Porcentagem de plntulas grandes (de 15 a 30 cm de altura) de Euterpe edulis em relao distncia da planta me. As barras verticais representam os intervalos de confiana de 95%.

REFERNCIAS
Cardoso, M. & M.L.A. Bovi. 1974. Estudos sobre o cultivo do palmiteiro. IAC-SUDELPA, 26: 1-18. Connell, J.H. 1971. On the role of natural enemies in preventing competitive exclusion in some marine animal and in rain forest trees, pp. 298312. Em: Dynamics of populations (P.J. Den Boen & P.R. Gradwell, eds.). Ed. Pudoc, Wageningen. Henderson, A.; G. Galeano & R. Bernal. 1995. Field guide to the palms of the Americas. Princeton University Press, Princeton. Janzen, D.H. 1970. Herbivores and the number of tree species in tropical forests. American Naturalist, 104: 501528. Matos, S. & A. Watkison. 1998. The fecundit, seed, and seedling ecology of the palm Euterpe edulis in souteasternstern Brazil. Biotropica, 30: 595603.
2

DISCUSSO
Os resultados encontrados aqui mostraram que a porcentagem de plntulas grandes de E. edulis encontradas perto menor do que longe da planta me, corroborando a hiptese de que a probabilidade de plntulas se desenvolverem maior longe da planta me. De fato, o modelo de JanzenConnell prope que sementes que so dispersas para longe da planta me tm mais chance de germinar e atingir a fase reprodutiva do que sementes que esto prximas, onde a competio intra-especfica e o ataque de patgenos e herbvoros provavelmente maior (Towsend et al., 2010). Quanto mais longe da planta me as sementes chegarem, mais chance as plntulas tero de chegar fase de reproduo. Pode-se concluir, portanto,

Curso de Ps-Graduao em Ecologia - Universidade de So Paulo

Paulilo, M.T. 2000. Ecofisiologia de plntulas e plantas jovens de Euterpe edulis Mart. (Arecaceae): comportamento em relao variao de radiao solar, pp. 335-340. Em: Euterpe edulis Mart (Palmiteiro) biologia, conservao e manejo (M.S. Reis & A. Reis, eds.). Herbrio Barbosa Rodrigues, Itaja. Reis, A. 1995. Disperso de sementes de Euterpe edulis Martius (Palmae) em uma floresta ombrfila densa montana da encosta atlntica em Blumenau, SC. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Reis, A.; P.Y. Kageyama; M.S. Reis & A. Fantini.1996. Demografia de Euterpe edulis Martius (Arecaceae) em uma floresta ombrfila densa, em Blumenau, SC. Sellowia, 45:13-45. Townsend, C.R.; M. Begon & J.L. Harper. 2010. Fundamentos em ecologia. Editora Artmed, Porto Alegre. Zanini, A. & E. Santos. 2004. Competio entre espcies de plantas - uma reviso. Revista da Fauna Uruguayana,11: 10-30

Curso de Ps-Graduao em Ecologia - Universidade de So Paulo

You might also like