You are on page 1of 3

de

# Sistema Imunolgico

iologia

o sistema imunolgico constitudo basicamente por certos tipos de glbulos brancos - principalmente os linfcitos pelos rgos onde ocorrem a formao, a maturao e a multiplicao desses glbulos e uma infinidade de substancias qumicas, destacando-se, entre elas, as protenas de defesa conhecidas como anticorpos.

Antgenos: partculas estranhas que invadem o nosso organismo diariamente, provenientes do ar que respiramos, da gua
que bebemos e dos alimentos que comemos. So todas as substancias estranhas ao organismo que desencadeiam a produo de anticorpos.

Anticorpos: so molculas de protenas produzidas por um organismo, que se destinam a combater os antgenos que o
invadiram. Pertencem categoria de protenas conhecidas como hemoglobulinas. Um anticorpo reconhece apenas o antgeno que induziu sua formao, sendo, portanto, altamente especfico. No homem, existem cinco tipos de hemoglobulinas. Uma vez ligados um ao outro, o anticorpo inativa o antgeno e o complexo antgeno-anticorpo formado pode ser englobado por uma clula fagocitria, que destruir o complexo. Claro que esse anticorpo no poder mais ser utilizado no combate aos antgenos. Por isso que so produzidas milhares de molculas de anticorpos. Macrfagos: so clulas que se movimentam continuamente entre os tecidos, onde ingerem, por fagocitose, microorganismo, restos de clulas mortas, resduos, etc. Quando esto no sangue, essas clulas so chamadas moncitos, um tipo de glbulo branco. Toxinas: so substancias produzidas por determinados organismos, capazes de provocar algum dano ao organismo. Por exemplo, as toxinas produzidas por bactrias do ttano paralisam a nossa musculatura. o rgos linfides - timo: produz hormnios que estimulam outros rgos linfticos. Suas principais clulas so os linfcitos T. - bao: rico em macrfagos, que fagocitam microorganismos que penetram no sangue, rico em linfcitos T e B. Do mesmo modo que os linfonodos filtram a linfa, o bao filtra o sangue, atuando tambm na degradao das hemcias. - tonsilas: produzem linfcitos. As clulas produzidas pelos rgos componentes do sistema imunolgico atuam na produo de anticorpos. Esses, por sua vez, combatem antgenos existentes nos micrbios causadores de infeco ou nas toxinas por eles liberadas. Passada a infeco, permanece apenas um pequeno nmero de clulas de memria que podero, caso ocorra outra infeco provocada pelo mesmo agente infeccioso, efetuar um combate rpido e eficiente. Clulas de memria: linfcitos especiais que guardam a capacidade de reconhecer agentes infecciosos com os quais o organismo j teve contato. Elas explicam a eficincia das vacinas como forma de imunizao. Linfcitos B: produzem anticorpos. Matadores: unem-se as clulas infectadas e as destroem. No tem atividade fagocitria, no destruindo diretamente o micrbio invasor, mas sim as clulas do corpo que esto sendo atacadas por um agente infeccioso. Auxiliares: ativam linfcitos T e estimulam o linfcito B em sua funo de produzir anticorpos. Recebem dos macrfagos informaes sobre a presena de invasores no corpo. Se os linfcitos T

Linfcitos T

auxiliares deixarem de atuar, os linfcitos B e T matadores no sero ativados. Os linfcitos T e os linfcitos B forma-se na medula ssea, no entanto, enquanto os linfcitos B amadurecem na prpria medula, os linfcitos T migram para o timo, um rgo situado sobre o corao, onde amadurecem. Por constiturem os principais locais de formao e amadurecimento dos linfcitos, a medula ssea e o timo so denominados rgos imunitrios primrios. Aps entrarem na circulao, os linfcitos T e os linfcitos B instalam-se temporariamente nos linfonodos. durante sua estadia que eles detectam a presena de invasores trazidos pela linfa. Assim que identificam um invasor, os linfcitos passam a se multiplicar intensamente, produzindo verdadeiros batalhes de clulas, prontas para entrar em combate. por isso que rgos ricos em linfonodos, como as tonsilas, o apndice vermiforme e o bao, so chamados de rgos imunitrios secundrios. Natural: quando contramos uma virose e as clulas de memria efetuam um pronto combate em caso de reinfeco. -Imunizao ativa Artificial: vacinas; -Imunizao Passiva: certos antgenos so to agressivos que no possvel aguardar a produo natural de anticorpos para combat-los. Nesses casos, recorre-se imunizao passiva, ou seja, injetam-se no organismo doente anticorpos especficos para combater os antgenos agressivos. Por exemplo: quando ocorrem ferimentos profundos na pele, em regies onde h bactrias do ttano, fundamental a injeo de soro antitetnico contendo anticorpos que possam inativar rapidamente as toxinas produzidas pelas bactrias. A imunizao passiva passageira, ao contrrio da imunizao ativa, que relativamente duradoura. Vacinas: podem ser feitas a partir de microorganismos multiplicados em condies especiais no laboratrio, que so mortos ou enfraquecidos, no sendo capazes de provocar doena, mas de funcionar como antgenos; utilizao de apenas uma frao do microorganismo, aquela que contm o antgeno; utilizao da toxina alterada, produzida por uma bactria. Na produo de soros, retira-se anticorpos do sangue de animais previamente imunizados contra determinado antgeno. Os anticorpos presentes no sangue so ento extrados e purificados, contribuindo o chamado soro imune. O soro possui finalidade curativa, enquanto a vacina preventiva.

# Sistema Excretor
Excreo: mecanismo pelo qual as estruturas de rgos excretores removem excretas (lixo celular do organismo), como amnia (NH3), CO2, sais e H2O. Os excretas produzidas em nosso metabolismo so eliminados por diversos rgos, entre eles a pele, os pulmes (eliminando gs carbnico) e principalmente os rins. A eliminao de restos de comida pelas fezes no considerada excreo. Esse termo usado apenas para substancias que passam pelo interior das clulas antes de serem eliminadas do corpo. Osmorregulao: capacidade de controlar a concentrao de um liquido no interior do corpo. Homeostase: equilbrio do meio interno.

Nos mamferos, parte da gua, dos sais e das substancias nitrogenadas eliminada pelo suor, mas a principal funo da sudorese no a excreo, e sim a refrigerao do corpo. Ao evaporar, a gua do suor absorve calor do corpo. O fgado transforma amnia em uria.

A maior parte do trabalho de excreo (eliminar a uria produzida no fgado) realizada pelos rins. Alm disso, eles regulam a concentrao de gua e sais do corpo (osmorregulao) , mantendo o equilbrio do organismo (homeostase). Eliminar as substancias que no devem ser aproveitadas. Funes dos Rins

Reabsorver nutrientes teis, devolvendo-os ao sangue.

Hemodilise: mtodos de filtragem do sangue, que permitem a sobrevivncia de pessoas com leses renais (rins artificiais).

Sistema Urinrio

Urina: sangue altamente modificado (gua 95%, cidos ricos e sais 2%, uria 2% e cloreto de sdio 2%) Cerca de um quarto do sangue desviado para os rins, impedindo que a uria e outros produtos txicos ou em excesso atinjam concentraes altas no sangue. Os rins recebem sangue pelas artrias renais, que se ramificam em seu interior em muitas arterolas. Cada arterola se dirige a um nfron; existe cerca de 1 milho dessas pequenas unidades em cada rim. O sangue sai dos rins pelas veias renais, que se unem a veia cava inferior. Dos rins saem os ureteres, que levam a urina para a bexiga urinria, um saco muscular que acumula a urina e a lana para o exterior atravs da uretra. No nfron ocorrem a filtrao, a reabsoro e a secreo.

ADH (hormnio antidiurtico): controla o volume de gua eliminado pela urina. Na filtrao, a gua, os sais e as pequenas molculas passam do glomrulo para a capsula de Bowman; a reabsoro ocorre ao longo do tbulo e a maior parte da gua, dos sais e das molculas orgnicas volta para o sangue. A uria, os outros produtos e as substancias em excesso so eliminados pela urina. Os clculos renais podem se formar por causa de um aumento da concentrao de sais na urina. Podem ser removidos por cirurgia ou ondas de choque. Com o exame de urina possvel detectar infeces no sistema urinrio, se as funes renais estiverem prejudicadas, pode ser necessrio recorrer hemodilise ou a um transplante.

You might also like