You are on page 1of 3

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA -: METODOLOGIA CIENTFICA aula do dia 26/03/13 Docente: Prof

f Me. Helena Zoraide Pelacani Almada DISCENTE:


Voc estudou e aplicou conhecimentos de como se faz um esquema, utilizando tcnica de sublinhar(contedo da ltima aula de Metodologia) Agora, voc vai utilizar esses aprendizados na montagem de um esquema de um pequeno texto. Siga as instrues: esquematizar consiste na re-elaborao do plano do autor. O esquema pode ser definido de forma bem elementar, como um resumo no redigido, somente com as frases curtas; por ideias, tpicos do prprio texto. Leia o texto a seguir e faa um esquema, com no mximo 30% do texto base. (Entregar at o dia 26/03 valor 4,0 depois desta data - 7 dias de tolerncia (2 de abril) valor 2,0(dois)

ARQUITETURA AO LONGO DO TEMPO


J por volta de quatrocentos anos antes de Cristo, Plato ligava a arquitetura lgica das construes a arquitetura no seria uma aparncia das coisas, mas a coisa em si prpria. Dizia ele a arquitetura e todas as artes manuais implicam numa cincia que tem, por assim dizer, sua origem na ao e produzem coisas que s existem por causa delas e no existiriam antes. Essas coisas, ou melhor, essas construes baseadas na melhor utilizao possvel dos blocos de mrmore, aliavam tecnologia apropriada a uma indiscutvel inteno plstica que ia at os requintes das deformaes corretoras das iluses pticas, definindo, assim, a criao artstica. Logo depois, Aristteles corroborava esse pensamento de seu mestre dizendo que a arte da arquitetura era o resultado de certo gnero de produo esclarecida pela razo... Pelo que sabemos, hoje, os filsofos da Grcia no se dedicaram a fundo aos problemas estticos contidos na anlise da arquitetura e a ideia grega a esse respeito veio at ns, nas entrelinhas dos textos de Vitrvio, que considerado o fundador da esttica da arquitetura. Os seus Dez livros de arquitetura representam o pensamento da antiguidade sobre a arte de construir e uma pena que essa obra tenha chegado incompleta e desacompanhada das instrues, indispensveis compreenso dos temas e teorias ali expostas. Muitas passagens no so nada claras, permitindo interpretaes variadas de analistas contemporneos.

O templo grego Parthenon acesso em 13/03/13

Fonte: http://shs.westport.k12.ct.us/hisherstory/Parthenon.jpg-

De inicio, Vitrvio percebe na arquitetura trs aspectos: a solidez, a utilidade e a beleza, dando, assim, importncia maior ao lado prtico ou tcnico, deixando o artstico propriamente dito por ultimo. Quando, porm, se detm com mais vagar dissertar sobre os componentes de uma ampla definio da arquitetura, empresta maior ateno s categorias ligadas esttica. Prope o ilustre arquiteto e terico seis divises sua viso do que seja arquitetura: 1) Ordenao (ordinatio), que se refere ao dimensionamento justo das partes que compe o edifcio, tendo em vista as necessidades do programa e de todo o conjunto, quando se trata, inclusive, da modulao e das unidades de medida; 2) Disposio (dispositio), que seria o arranjo conveniente de todas as partes, de sorte que elas sejam colocadas, segundo a qualidade de cada uma e onde so considerados os critrios de composio, implicitando, inclusive, a representao grfica do projeto; 3) Euritmia (eurytmia), que a categoria disposta por Vitrvio, cuja compreenso bastante dificultada pela carncia de explicaes maiores, sendo bastante confusas as interpretaes dos tratadistas que escreveram sobre esse texto clssico. o conhecido estudioso das teorias da arquitetura Borissavlievitch, a quem recorremos nesse instante, julga que a euritmia no passa daquilo que modernamente chamamos de harmonia; 4) Simetria (Symmetria), que era ao lado da euritmia, um dos conceitos fundamentais da esttica clssica, tambm hoje nebulosamente compreendido, inclusive devido ao significado diferente que o termo possui em nosso linguajar corrente. Simetria seria o clculo das relaes, que os gregos chamavam de analogias, entre as partes de uma construo, clculo esse estabelecido atravs de uma medida comum, denominada modolus , por Vitrvio; 5) Convenincia (decor) a categoria que trata justamente

da disposio conveniente de cada uma das partes do edifcio segundo as necessidades do programa, o destino das dependncias, o carter de seu ocupante, etc. Trata inclusive da unidade de estilo, da unidade na variedade onde reside o seu valor esttico; 6) Distribuio (distributio), que trata do principio em virtude do qual nada se deve empreender fora das possibilidades daquele que faz a obra e segundo a comodidade do lugar, controlando tudo com prudncia. Pelo que vimos, Vitrvio, nos seus seis princpios, dedicou-se esttica do projeto arquitetnico, no se referindo a ela somente na primeira e na sexta categorias. Os seus Dez livros da arquitetura onde trata exaustivamente da arte de construir, so, at hoje, analisados pelos tericos. Sua obra foi considerada a Bblia dos arquitetos, principalmente durante o Renascimento, quando constituiu uma espcie de ponte entre o passado clssico grego e o modernismo, apesar das imprecises de seus copistas e tradutores, que, inclusive, deixaram de aparecer os desenhos elucidativos de toda sua argumentao esttica. Aos leigos, depois dele, sobrou a impresso de que uma obra arquitetnica sempre e unicamente uma obra onde interessa a beleza aparente, no interessando como foi feita.
Fragmento extrado do livro O que arquitetura de Carlos A. C. Lemos, So Paulo: Brasiliense, 1998

You might also like