You are on page 1of 3

Questes para avaliao de instrutores dos cursos de segurana do trabalho e proteo ao meio ambiente.

1. De acordo com o artigo 19 da Lei n. 8213 de 24 de julho de 1991; conceitue acidente de trabalho. Acidente do trabalho todo aquele que ocorre no exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, perda ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. 2. Informe o que pode ocasionar: a) Condies Inseguras- Problemas de iluminao, rudos e trepidaes em excesso, falta de protetores em partes mveis de mquinas e nos pontos de operao, falta de limpeza e de ordem, passagens obstrudas, pisos escorregadios ou esburacados, escadas entre pavimentos sem protees, condies sanitrias insatisfatrias, ventilao deficiente ou imprpria, ferramentas desarrumadas, ferramentas defeituosas, substncias altamente inflamveis em quantidade excessivas na rea de produo, m distribuio de mquinas e equipamentos, condutores de eletricidade com revestimento estragado. b) Atos Inseguros atos imprudentes, inutilizao, desmontagem ou desativao de protees de mquinas, recusa de utilizao de equipamento individual de proteo, operao de mquinas e equipamentos sem habilitao e sem treino, operao de mquinas em velocidade excessiva, brincadeira, posio defeituosa no trabalho, levantamento de cargas com utilizao defeituosa dos msculos, transporte manual de cargas sem ter viso do caminho, permanncia debaixo de guindastes e de cargas que podem cair, uso de fusveis fora de especificao, fumar em locais onde h perigo de fogo, correr por entre mquinas ou em corredores e escadas, alterar o uso de ferramentas, atirar ferramentas ou materiais para os companheiros e muitos outros. Obs. Qualquer dos atos informados na respostas e estiver dentro dos citados acima, podem ser considerados corretos. 3. Qual o objetivo da CIPA dentro de uma empresa? Tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. 4. O que Leso pessoal? qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como consequncia do acidente do trabalho. 5. So considerados riscos ambientais os agentes: Fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e acidentes.

6. O que vem a ser ecologia? a cincia que estuda as relaes entre os seres vivos e o lugar onde eles vivem (habitat), e em consequncia, as influncias que uns causam aos outros. 7. O que ecossistema? Ecossistema uma comunidade (conjunto) que possui elementos fsicos (ar, gua, solo, rocha, etc.) e elementos vivos (animais e vegetais, dos grandes at os microscpicos). 8. O que so energias renovveis? So aquelas obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, portanto virtualmente inesgotveis e no alteram o balano trmico do planeta. 9. O que so efluentes? So produtos lquidos ou gasosos produzidos pelas indstrias, ou resultantes dos esgotos domsticos. 10. Qual o significado da sigla SESMT? Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho. 11. Quais so os profissionais especializados que podem fazer parte de um SESMT? Mdico do Trabalho, Engenheiro de Segurana do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Tcnico de Segurana do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. 12. Como ser composta a representao na CIPA? Ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as propores mnimas estabelecidas no Quadro da NR de n. 05. 13. Qual a definio legal (NR-06) de Equipamento de Proteo Individual - EPI? Todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger sade e a integridade fsica do trabalhador. 14. Na hiptese da no existncia do SESMT e da CIPA, quem deve recomendar o EPI? Cabe ao empregador, mediante orientao tcnica fornecer e determinar o uso do EPI adequado proteo da integridade fsica do trabalhador. 15. Qual o significado da sigla PCMSO? e seu objetivo ? Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, seu objetivo o de promover e preservar sade do conjunto dos seus trabalhadores. 16. Qual o significado da sigla PPRA? Programa de Preveno de Riscos Ambientais. 17. As prescries estabelecidas na NR - 10 abrangem que trabalhadores?

Todos os que trabalham em eletricidade, em qualquer das fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo de energia eltrica.

You might also like