You are on page 1of 18

COLONIZAO DO NORTE PARANAENSE: AVANO DA CAFEICULTURA E PROBLEMAS DECORRENTES DESTE PROCESSO

CHIES, Cludia ; YOKOO, Sandra Carbonera


1 2

RESUMO: Este trabalho apresenta breve reflexo sobre o processo de colonizao do norte paranaense, tendo como objetivo principal analisar a influncia da expanso cafeeira e a ao da Companhia Melhoramentos Norte do Paran na organizao da estrutura agrria regional, enfocando os problemas sociais e ambientais decorrentes deste processo. Vale ressaltar que a pesquisa desdobra-se da Dissertao de Mestrado intitulada: Ciclo econmico e espao transformado: os trabalhadores do caf no Bairro Concrdia em Tuneiras do Oeste Paran, defendida em 2007, pelo Programa de Ps-graduao em Geografia, da Universidade Estadual de Maring. Para realizao da pesquisa utilizou-se como metodologia o levantamento e a anlise de referenciais tericos, que abrangem vises diferenciadas sobre o tema. Os resultados mostram que, diferente do que foi difundido pelas companhias colonizadoras e pela imprensa oficial, o processo de colonizao do norte paranaense, no foi pacfico, nem promoveu a distribuio justa da terra e livre de impactos ambientais. Palavras-chave: Colonizao do Norte Paranaense. Cafeicultura. Companhia Melhoramentos Norte do Paran. Problemas Sociais e Ambientais.

COLONIZATION OF PARAN'S NORTH: ADVANCE OF COFFEE CULTIVATION AND THE PROBLEMS ARISING FROM THIS PROCESS
ABSTRACT: This work presents a brief reflection on the process of colonization of Paran's north, and aims at analyzing the influence of coffee expansion and the actions of Companhia Melhoramentos Norte do Paran in the organization of the regional agrarian structure, focusing on the social and environmental problems arising from this process. It is important to observe that this research develops from the Dissertation entitled: Ciclo econmico e espao transformado: os trabalhadores do caf no Bairro Concrdia em Tuneiras do Oeste Paran, published in 2007 by Programa de Ps-graduao em Geografia, from Universidade Estadual de Maring. To accomplish the research, the methodology adopted was the raise and analysis of theoretical references that comprise different visions on the subject. The results show that, different from what the colonization companies and the official press have shown, the process of colonization of Paran's north was not peaceful, neither promoted a fair distribution of lands, and it was not free from environmental impacts. Keywords: Colonization of Paran's north. Coffee cultivation. Companhia Melhoramentos Norte do Paran. Social and environmental problems.
Mestre em geografia pela Universidade Estadual de Maring UEM. Professora do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paran UNESPAR/FECILCAM Campus de Campo Mouro Pr. claudiachies@hotmail.com. 2 Mestre em geografia pela Universidade Estadual de Maring UEM. Professora do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paran UNESPAR/FECILCAM Campus de Campo Mouro Pr. sandracarbonera@ibest.com.br.
Rev. GEOMAE Campo Mouro, PR v.3-n.1 p.27 - 44 1Sem 2012 ISSN 2178-3306
1

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

INTRODUO Da segunda metade do sculo XIX at a dcada de 1930, o caf foi o principal produto econmico brasileiro, sendo sua produo voltada exportao. De acordo com Chies (2007, p.25) o caf expandia-se muito rapidamente em razo das vantagens que sua produo oferecia, j em 1860, havia cortado o territrio paulista e chegado s terras do norte paranaense, porm, ocupao mais representativa se deu no incio do sculo XX. Sendo assim, o processo de colonizao do norte paranaense est intrinsecamente relacionado expanso da cafeicultura, sobretudo das terras mineiras e paulistas no final do sculo XIX. Nesse sentido, preciso compreender que a colonizao do norte paranaense se deu em funo do interesse de expanso da cafeicultura, sobretudo porque, como aponta Verri (1998), houve limites legais impostos pelo Governo Federal, no perodo, para a produo cafeeira, principalmente nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Desse modo, vale ressaltar que a colonizao no norte paranaense ocorreu principalmente a partir da ao de algumas companhias colonizadoras, das quais se destaca a Companhia Melhoramentos Norte do Paran. Algumas caractersticas da colonizao, como a organizao em pequenas e mdias propriedades (principalmente no norte novo e novssimo) cultivadas a partir da produo familiar, a facilitao nas formas de pagamento da terra e o planejamento de uma rede de cidades que atendessem s necessidades da populao rural, foram criadas a partir da ao das companhias colonizadoras. importante destacar que tais caractersticas, aliadas ao solo de terra roxa (nitossolo), muito frtil, propiciando grande produtividade aos cafeeiros, foram fatores decisivos para atrair famlias de outras regies do pas, principalmente mineiros e paulistas, ao norte do Paran, a fim de cultivarem o caf. Neste contexto, de modo geral, muito se falou sobre a colonizao do norte paranaense como um processo bem sucedido, uma rea que chamou a ateno e atraiu muitas pessoas a partir da possibilidade da compra de stios por famlias que no possuam terras at ento, j que os pagamentos podiam ser parcelados e pagos com a prpria produo do caf. Alm disso, difundiu-se a ideia de que a ao das companhias colonizadoras no atingiu populaes nativas e no gerou impactos ambientais considerveis. No entanto, analisando informaes quanto ao processo colonizador realizado, encontra-se uma srie de questes e pontos negativos a serem avaliados, tanto sociais quanto ambientais, como por exemplo, conflitos entre nativos e capangas das empresas colonizadoras, grilagem de terras, explorao do trabalho e lucros exorbitantes com a venda das terras pelas companhias colonizadoras. No que se refere s questes ambientais se pode citar a dizimao da floresta, a prtica de queimadas prejudicando, sobretudo, o solo, a contaminao da gua e do solo pelo uso de agrotxicos e o desrespeito legislao ambiental.
28

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

Sendo assim, este trabalho objetiva analisar a influncia da expanso cafeeira e a ao da Companhia Melhoramentos Norte do Paran na organizao da estrutura agrria regional enfocando os problemas sociais e ambientais decorrentes deste processo. Para tanto, utilizou-se como metodologia o levantamento e a anlise de referenciais tericos, que abrangem vises diferenciadas sobre o tema, tanto da companhia colonizadora (Companhia Melhoramentos Norte do Paran), quanto de autores que apontam uma viso crtica frente ao realizada pela empresa. A pesquisa desdobra-se da Dissertao de Mestrado intitulada: Ciclo econmico e espao transformado: os trabalhadores do caf no Bairro Concrdia em Tuneiras do Oeste Paran, defendida em 2007, pelo Programa de Ps-graduao em Geografia, da Universidade Estadual de Maring.

BREVE CONTEXTO DO CAF NO BRASIL Segundo Sobrinho (1978), as primeiras sementes de caf que chegaram ao Brasil foram levadas para Belm do Par no ano de 1727 por Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranho. Desse modo, introduziu as primeiras sementes pelo norte e nordeste, e, em funo do clima, o caf se adaptou bem, se espalhando rapidamente. Na regio sudeste, foi introduzido primeiramente no Estado do Rio de Janeiro no ano de 1781. Esgotado o ciclo da minerao do ouro em Minas Gerais, tinha incio, assim, conforme destaca Sobrinho (1978), um novo ciclo econmico na histria do pas. Na regio Sudeste, o cafeeiro foi introduzido ao longo do Vale do Paraba, quase ao mesmo tempo em que no vale fluminense, e no paulista por volta de 1820, contudo, a produo se destinava ao mercado domstico (SOBRINHO, 1978). Nas primeiras dcadas do sculo XIX, a lavoura cafeeira encontrou resistncias para que fosse implantada, mesmo com a crise na indstria aucareira. Desse modo, Sobrinho (1978) destaca que a mesma passou a coexistir junto aos canaviais. O autor ainda destaca que desde a poca de implantao foi utilizada a mo-de-obra escrava no cafeeiro tanto no vale fluminense quanto no vale paulista. Desse modo, o aumento da produo cafeeira ligava-se entrada de escravos, sobretudo nos dois anos antes da proibio do Trfico Negreiro. Quanto sociedade escravocrata, Sobrinho (1978) diz que havia uma pirmide social, desse modo a riqueza provinha da terra e a cultura constitua o privilgio de uma classe. Assim:
Na pirmide social do caf, os grandes fazendeiros formavam a cpula. A seguir, figuravam os demais cafeicultores, proprietrios ou cultivadores em terra alheia, meeiros, negociantes da cidade, profissionais liberais, funcionrios, artfices, comerciantes de beira de estrada estabelecidos, ambulantes e jornaleiros. Como suportes
29

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

do edifcio, restavam os escravos, quase sem possibilidade de mudarem de posio, pois, mesmo libertos lhes faleciam meios de que a classe dominante no abria mo (SOBRINHO, 1978, p. 75).

Pela constituio dessa pirmide, no havia mobilidade entre classes, haja vista a classe dirigente ser composta pelos cafeicultores, e estes privatizavam o poder em suas mos. Desse modo, governavam para si e para aqueles que j detinham a posse. Nesse regime, a sociedade era escravocrata: em consequncia da desagregao da economia aucareira e da fragmentao da economia mineira, haviam partido em grandes grupos para o Sul. (MORAES e FRANCO, 2005, p. 56). Vale destacar que, no ano de 1883, a produo cafeeira paulista igualou-se fluminense, especialmente pelo transporte por via frrea. E se anteriormente o contingente negro se distribua mais pelas zonas de minerao e fazendas de acar, com o advento do caf, as entradas crescem at a proibio do Trfico em 1850. Nesse perodo, a populao negra no Brasil j englobava 2.500.000 indivduos, comeando o deslocamento de escravos do norte para o sul do pas (SOBRINHO, 1978). Surgia uma nova poca para a regio paulista. As florestas tropicais cediam lugar para a produo do cafeeiro, as rodovias estavam sendo ampliadas, e junto infraestrutura da poca, as vilas e cidades iam aumentando. Desse modo, cabe salientar que a produo escravista predominou at a dcada de 1880, quando foi acelerada a transformao para o trabalho livre, baseado na imigrao de colonos europeus (MORAES, 2005, p. 57). Dessa forma, na opinio de Moraes (2005, p. 58), na histria desse ciclo econmico, pode-se identificar dois ciclos: o ciclo cafeeiro escravista e o ciclo cafeeiro capitalista. Quanto ao ciclo cafeeiro escravista:
Geograficamente este ciclo ocupou as terras do Vale do Paraba, onde se concentraram grandes fazendas tradicionais [...] Nas fazendas do Vale, o escravo no era apenas a fora de trabalho, mas ainda a medida de riqueza dos fazendeiros. As terras, praticamente, no tinham valor, pois tinham sido adquiridas atravs de cartas de doao de Sesmarias (MORAES e FRANCO, 2005, p. 58).

Contudo, no ano de 1850, com a implantao da Lei Eusbio de Queirs, foi proibido realizar o Trfico de negros para o Brasil. Diante de tal acontecimento, o preo do escravo se elevou gerando um mercado inflacionado para o comrcio da poca. Assim, o fazendeiro acostumado com o escravo dificilmente extrairia a mesma produtividade do escravo diante da ocorrncia de tal fato. Desse modo, a imigrao foi uma alternativa encontrada pelos bares de caf para amenizar o problema de mo-de-obra daquela poca (MORAES e FRANCO, 2005). Os mesmos autores salientam ainda que depois da proibio do trfico de negreiros, da Lei do Ventre Livre (1871), a Lei dos Sexagenrios (1885) e, especialmente,
30

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

a Lei urea, assinada no ano de 1888, pela Princesa Isabel, os fazendeiros tiveram que reorganizar as plantaes do cafeeiro, j que os escravos da poca constituam a fora de trabalho no perodo. No auge do caf, 1872, j com Leis abolicionistas, Sobrinho (1978) destaca que havia pouco mais de 1.500.000 cativos para quase 8.500.000 livres. Quanto imigrao, Moraes e Franco (2005) fazem a seguinte arguio:
A imigrao em massa foi a soluo encontrada pela burguesia cafeeira para o grave problema de mo-de-obra. [...] Na dcada de 1880, comeou a imigrao em grande escala. Nas fazendas, organizava-se o sistema de colonato, uma forma de trabalho semiassalariado (MORAES e FRANCO, 2005, p. 59).

Com a vinda dos imigrantes para o Brasil, os cafeicultores do oeste paulista levaram algum tempo para substituir e (re) organizar o trabalho nas plantaes. Nesse sistema havia remunerao ao colono e sua famlia. A remunerao se dava de acordo com a quantidade de ps de caf plantados, bem como pela quantidade de gros colhidos: O colono plantava as mudas, e cuidava dos ps, durante cinco anos [...]. No recebia pagamentos em dinheiro pelo servio. Podia usar as ruas do cafezal para a sua subsistncia e ficava com as duas primeiras colheitas de caf (MORAES e FRANCO, 2005, p. 59). A expanso cafeeira do oeste paulista no se fundamentou na doao de sesmarias. Em 1850, junto com a Lei Eusbio de Queirz, foi promulgada a Lei das Terras (MORAES e FRANCO, 2005, p. 59). Com a promulgao da referida Legislao, a aquisio se dava somente a partir da compra. Desse modo, o dinheiro era a nica forma para adquiri-la. Contudo, essa nova Legislao apresentou-se como uma barreira para os escravos livres e imigrantes para adquirir terras:
A Lei de Terras representou grande ttica dos latifundirios, na defesa de seus interesses. Ela impedia que os escravos livres e os imigrantes se instalassem, como posseiros, nas terras do Oeste. Implantava um mercado capitalista de terras, elitizando, consolidando a estrutura de grandes propriedades na regio do caf (MORAES e FRANCO, 2005, p. 59).

Em virtude do mercado capitalista de terras no Oeste paulista, a economia se baseava no cafeeiro, resultando num mercado cada vez mais abrangente, e refletindo no desenvolvimento industrial em So Paulo, infraestrutura de ferrovias que se ampliaram cada vez mais, e outras benfeitorias que foram realizadas na poca. Contudo, a lavoura de caf sofria tambm com as oscilaes de mercado, sobretudo com a crise de 1929, que foi provocada em funo da quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, e por crises antecedentes a esta. Alguns outros aspectos tambm podem ser destacados para a crise do caf, como, do ponto de vista ambiental e natural, as pragas (como passarinhos, formigas e brocas), intempries do tempo (estiagens e geadas) e antigas prticas de tratar a terra que levaram ao exaurimento dos solos (eroso). Sobrinho (1978)
31

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

ressalta ainda que no sculo XIX o caf atravessou sua maior crise, resultante dos males da estrutura econmica, abalada pela abolio, com trabalho livre do imigrante europeu, e pelas novas reas produtoras como o norte velho ou pioneiro paranaense. A EXPANSO DA CAFEICULTURA E A COLONIZAO DO NORTE PARANAENSE No Paran, assim como em todo o Brasil e tambm quase todo o continente americano, a ocupao territorial e o desenvolvimento de atividades econmicas se deram por meio de ciclos. No caso paranaense, pode-se citar: o ciclo do ouro, da ervamate, da madeira e o ciclo do caf, que se estendeu de 1860 at a dcada de 1970, aproximadamente. Sabe-se que a cultura do caf voltava-se ao mercado externo. Neste caso, a economia paranaense, neste perodo, desenvolveu-se em funo de estmulos externos, nacionais ou internacionais, oscilando por conta da procura pelo caf (PADIS, 1981). Estudando o caso da economia paranaense, verifica-se que existem algumas caractersticas bastante peculiares dentro do sistema econmico brasileiro. Em parte, a economia do Estado, que pode ser entendida pelas atividades econmicas que so desenvolvidas, e que tem por finalidade sustentar e estabelecer o grupo que ocupa determinada rea voltava-se s culturas de subsistncia, mas tambm se organizou um setor agroexportador, que teve maior destaque principalmente a partir de 1930. Nota-se que a economia paranaense sempre esteve voltada com maior nfase para este setor, o que tambm foi caracterstico produo cafeeira (PADIS, 1981). preciso lembrar que, quando se fala do ciclo do caf no estado, deve-se considerar a regio norte, que foi a rea onde se desenvolveu esta cultura. O norte paranaense passou por um processo muito rpido de ocupao territorial. Em razo da expanso da cafeicultura, essas terras, desde o sculo XIX, j chamavam a ateno de plantadores de caf paulistas e mineiros como favorveis ao cultivo. O norte paranaense definido pelos rios Itarar, Paranapanema, Paran, Iva e Piquir , abrangendo uma superfcie de aproximadamente 100 mil quilmetros quadrados, foi dividido em trs reas, segundo a poca e a origem da respectiva colonizao; norte velho que se estende do rio Itarar at a margem direita do rio Tibagi; norte novo que vai at as barrancas do rio Iva e tem como limite, a oeste, a linha traada entre as cidades de Terra Rica e Terra Boa; norte novssimo que se desdobra dessa linha at o curso do Rio Paran, ultrapassando o rio Iva e abarcando toda a margem direita do Piquir (DIAS e GONALVES, 1999), (figura1).

32

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

Figura 1: Mapa da diviso do norte do Paran segundo a geografia dos anos 1950. Fonte: DIAS e GONALVES, 1999, p. 383.

Sobre a colonizao do norte paranaense, importante esclarecer que:


No sculo XX, comea a expanso do norte velho entre o Paranapanema e o Tibagi. Em princpios do sculo, o major Antonio Barbosa Ferraz Junior, agricultor de Ribeiro Preto, sentindo os efeitos da exausto de suas terras, resolveu transferir-se para o Paran, experimentando a fertilidade do solo norte-paranaense. Comprando uma grande gleba entre Ourinhos e Cambar, ele desbravou uma extensa rea e plantou um milho de cafeeiros. Conhecido o xito dessa iniciativa, outros lavradores adquiriram terras da miraculosa regio. Sua euforia, porm, foi logo turbada pelo difcil escoamento de safras abundantes, deterioradas pela falta de comunicaes, s corrigida com a formao, de redes virias. Os pioneiros Barbosa Ferraz, Willie da Fonseca Brabazon Davids, e Antnio Ribeiro dos Santos, apoiados por proprietrios locais, formaram logo a Companhia Ferroviria So Paulo-Paran e entregaram a execuo do projeto e da construo do trecho Ourinhos-Cambar ao Eng. Gasto de Mesquita Filho, que teria, durante meio sculo, uma atuao destacada na regio. Concludos os trabalhos, a partir de 1925, sempre houve um trfego normal entre as duas cidades. Infelizmente, a construo ficou retida em Cambar at 1929, quando se decidiu o futuro da ferrovia. (C.M.N.P., 1975, p. 240).

Pozzobon (2006) acrescenta que no final do sculo XIX, dado o isolamento, as plantaes de caf se expandiram de modo lento e espontneo para o norte velho ou
33

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

pioneiro do Paran, quando novos agricultores paulistas e mineiros tomaram conhecimento das riquezas a serem exploradas. Diante de tal situao, as lavouras de caf atingiram primeiramente o norte velho ou pioneiro de Jacarezinho, Santo Antnio da Platina, Siqueira Campos, Cambar, Tomazina, Venceslau Braz, dentre outras do norte pioneiro, posteriormente o norte novo de Londrina, Camb, Apucarana, Rolndia, Ivaipor, Primeiro de Maio, Sertanpolis, Maring, dentre outras, e, por final, o norte novssimo de Paranava e Umuarama. Este processo ocorreu especialmente em funo da ao de algumas companhias colonizadoras, cuja mais representativa e com maior rea de atuao foi a Companhia de Terras Norte do Paran (CTNP).
Em 1924, veio ao Brasil uma misso inglesa chefiada por Lord Montagu e tendo como assessor Lord Lovat, que estava incumbido pelos acionistas da Sudan Plantations, de estudar a possibilidade dessa empresa aplicar recursos no Brasil, no sentido de produzir o algodo, que importava em larga escala, para suprir a florescente indstria txtil inglesa (FERREIRA, 1996, p. 86-87).

Entusiasmado com a qualidade das terras, em 1924, Lord Lovat, juntamente com outros investidores, fundaram a Brazil Plantations Syndicate Ltda., bem como uma subsidiria brasileira organizada por Arthur Thomas, a Companhia de Terras Norte do Paran, que foi instituda em 18 de setembro de 1925, para ressarcir os prejuzos da instalao de fazendas de algodo e mquinas para seu beneficiamento, assim como duas fazendas para plantio imediato do algodo. Os investimentos com algodo no obtiveram bons resultados e a CTNP passou a executar um plano imobilirio. A origem inglesa da CTNP foi mantida at 1944, quando brasileiros compraram todas as aes (FERREIRA, 1996). O plano colonizador foi projetado visando produo de caf no norte paranaense, mas, como se sabe, a cultura do caf exige, alm de solo frtil, um clima propcio, clima este nem sempre favorvel no norte do Estado:
Com estaes razoavelmente melhor delimitadas que em So Paulo, com veres mais quentes e invernos mais frios, a regio cafeeira paranaense era (e ainda ) sujeita ao risco de geadas pretas ou brancas. Isto constitua srio obstculo ao avano dos cafezais para as reas em que o solo se apresentasse propcio, obrigando os agricultores a cuidados tcnicos nunca antes utilizados (PADIS, 1981, p. 84-85).

Mas a questo climtica no fez com que os cafezais no continuassem se expandindo pelo territrio paranaense, j que as vantagens econmicas eram muito grandes. Dentre os principais fatores responsveis pelo sucesso da cafeicultura no Estado e pela rpida ocupao do norte paranaense, pode-se destacar: a j citada qualidade das terras, poltica econmica governamental, escoamento da produo pelas ferrovias que chegavam ao Estado, a evoluo da cafeicultura paulista neste perodo e o surto de industrializao de So Paulo a partir da dcada de 1930, alm da facilidade para a aquisio de terras no Estado.
34

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

A estrutura fundiria do norte paranaense seguiu a princpio o modelo paulista, ou seja, grandes fazendas, porm paralelamente surgiram os sitiantes, aparecendo ento nesta regio tanto grandes como pequenas propriedades:
Assim, enquanto na regio do rio das Cinzas no Norte Pioneiro a grande propriedade e o povoador de origem mineira foram uma constante, nas "terras roxas" do Terceiro Planalto a leste do Tibagi, os povoadores paulistas com sua tradicional fazenda cafeeira foram a marca caracterstica. No Norte Central e a seguir no Noroeste Paranaense, as companhias imobilirias colonizadoras traaram um novo aspecto com a colonizao dirigida, a pequena propriedade, o intenso processo de desenvolvimento da cafeicultura, como at ento no se tinha visto, o cosmopolitismo de seus povoadores, definindo as especificidades da paisagem regional (MORO, 1998, p. 5).

Geralmente, os colonos das grandes fazendas de caf, tanto paulistas como paranaenses, eram caboclos, japoneses ou italianos. Aps o trmino do contrato, boa parte destes trabalhadores comprava terras para formao de stios, principalmente no Paran, onde a terra era barata e o pagamento podia ser parcelado, por serem vendidas por algumas companhias de terra. A Companhia de Terras Norte do Paran (CTNP), em 1951, ano em que passa a diversificar seus investimentos, passa a ser denominada Companhia Melhoramentos Norte do Paran (CMNP) e, como j citado, foi a mais representativa das companhias imobilirias atuantes no norte do Paran. Em uma detalhada descrio de Hermann Moraes Barros3 (no perodo, executivo da CMNP), com relao ao trabalho realizado pela empresa, o mesmo lembra que a zona rural colonizada pela Companhia foi dividida em pequenos lotes, de rea varivel, demarcados de forma a inclurem, todos eles, uma parte de baixada e uma de espigo. Toda propriedade deveria contar com gua corrente e acesso por estrada de rodagem. Na parte de baixada, o colono geralmente construa sua casa, plantava um pomar e uma horta, formava um pasto, enfim, produzia o necessrio para a subsistncia. Nas reas mais altas, espigo da propriedade, plantava seu cafezal, que constitua a fonte principal da renda (C.M.N.P., 1975). Para Herman, a consequncia mais importante da obra realizada pela Companhia se traduz na oportunidade que ofereceu aos trabalhadores sem posses de adquirirem pequenos lotes agrcolas, cujas dimenses e modalidade de pagamento eram sempre amoldadas ao desejo dos compradores. Deste modo, logo que chegavam ao Paran, os migrantes trabalhavam na derrubada das matas e no plantio do caf, e atravs de economias conseguiam adquirir um lote da Companhia (C.M.N.P., 1975).

As falas de Herman Moraes Barros citadas neste trabalho, constam na seguinte referncia: C.M.N.P. (Companhia Melhoramentos Norte do Paran), 1975. Colonizao e desenvolvimento do norte do Paran. Maring, C.M.N.P.
35

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

Pozzobon (2006) destaca que as terras eram oferecidas mediante sinal de 10% do valor do negcio. Dentro de sessenta dias deveriam completar a entrada com mais vinte por cento do preo. Vinte dias aps, mais 20% na assinatura do contrato de compromisso. O restante era pago em 4 anos, sendo 10% no primeiro ano e 20% no final do 2, 3 e 4 anos, com juros de 8% ao ano. O contrato dava condio de explorar a propriedade e preservar no mnimo 10% da mata nativa como reserva natural. Na opinio de Herman (C.M.N.P., 1975), esse plano veio possibilitar a soluo do problema do assalariado, que agora poderia transformar-se em proprietrio e mudar de categoria econmica e social. J com relao ao morador recm-chegado, Herman esclarece que se instalava provisoriamente em rancho feito com folhas de palmeiras. Estas iriam sustent-lo nas primeiras semanas de luta: de seus troncos fazia esteios para as construes pioneiras; do seu caule obtinha o palmito. Da seguiria sua atividade at o plantio do caf. Nas ruas (de caf) plantava cereais, volta do rancho plantava rvores frutferas, beira d'gua plantava capim para os animais. Iniciava criaes de porcos e galinhas (C.M.N.P., 1975). Herman diz que assim estava iniciada uma nova vida, que foi a vida nova para milhares e milhares de famlias brasileiras. Segundo ele, era a reforma agrria, racional e democrtica, que trazia prosperidade para o Estado e para o Pas. Herman ainda destaca o grande nmero de pessoas instaladas nas reas colonizadas pela companhia, elevando em determinado perodo a densidade demogrfica para 90 habitantes por quilmetro quadrado. Destaca tambm a instalao de cidades pela CTNP/CMNP, lembrando que todas as cidades fundadas sob a jurisdio da empresa obedeciam a um plano urbanstico previamente estabelecido que aproveitou o mais possvel as caractersticas do relevo, com uma diviso em datas, destinadas construo de prdios comerciais e residenciais, circundado por um cinturo verde repartido em chcaras que servem ao abastecimento da populao. Herman explica que os ncleos bsicos da colonizao foram estabelecidos progressivamente, distanciados cerca de 100 quilmetros uns dos outros, na seguinte ordem: Londrina, Maring, Cianorte e Umuarama, conforme figura 2. Por entre esses ncleos urbanos principais, fundaram-se, de 15 em 15 quilmetros, pequenos patrimnios, cidades bem menores cuja finalidade era servir como centro de abastecimento para a numerosa populao rural (C.M.N.P., 1975).

36

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

Figura 2 Mapa da rea colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paran / Companhia Melhoramentos Norte do Paran. Fonte: Padis (1981 p. 92).

PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS GERADOS PELO PROCESSO DE COLONIZAO DO NORTE PARANAENSE Se considerada apenas a viso exposta at o momento com relao colonizao do norte paranaense e ao da CTNP/CMNP e de outras empresas colonizadoras, pode-se concluir que a ocupao dessa regio ocorreu de forma pacfica e bem sucedida, por meio de um plano colonizador bastante estruturado e voltado a favorecer a aquisio de terras por parte de pequenos agricultores. Enfim, pode-se crer que houve uma verdadeira reforma agrria em terras nunca antes ocupadas e tomadas pela mata virgem. No entanto, um aprofundamento nos estudos com relao ao processo de colonizao desta regio revela um processo mais complexo do que aparenta ter sido. Pouco se v, nos estudos realizados com relao colonizao do norte do Paran, uma abordagem que retrate a dinmica das populaes que viviam nessas terras antes de serem ocupadas oficialmente. A ideia que tradicionalmente passada pela maioria dos trabalhos acadmicos e estudos em geral a de que no havia populao
37

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

nesta regio at a chegada dos chamados pioneiros. Ou se havia, era em pequeno nmero e no ocorrendo problemas ou grande resistncia de sua parte: Construiu-se a ideologia de que esses territrios indgenas estavam vazios, desabitados e prontos para serem ocupados. Tal construo ocorreu dentro dos marcos da expanso capitalista que incorporou essas novas reas ao seu sistema de produo (MOTA e NOELI, 1999, p. 21-22). Segundo Noeli e Mota, de acordo com estudos arqueolgicos, existem habitantes nos territrios que envolvem Maring h cerca de 7.000 anos. Porm, se analisados territrios vizinhos, pode-se constatar a presena humana a at 11.000 ou 12.000 anos atrs (NOELI e MOTA, 1999, p. 5). Tomazi tambm defende a ideia de que a regio norte paranaense no era desabitada nem tampouco desconhecida at a ocupao realizada nos sculos XIX e XX. O autor observa que a regio j era conhecida e esquadrinhada por engenheiros, agrimensores, viajantes e que ademais viviam ndios e caboclos que conheciam e habitavam esse espao (TOMAZI, 1999, p. 53). Tomazi defende que a questo das terras no Paran e, mais especificamente, na sua regio norte, desde o sculo XIX, sempre esteve eivada de problemas vinculados posse/propriedade efetiva da terra. Nesse perodo, segundo o autor, existiam milhares de posseiros com suas roas e ranchos, os quais lutaram pelo domnio pleno da terra que ocupavam h muito tempo, contra terceiros, geralmente pessoas e famlias ricas que viviam nas cidades e que se utilizavam dos mais variados expedientes (inclusive a grilagem de terras), bem como pistoleiros e jagunos, para manter os seus domnios. Tomazi alerta ainda que muitos captulos da 4 histria da (re) ocupao da terra do Paran, neste sculo , foram escritos com fogo e sangue. O autor cita como exemplo os movimentos de posseiros ocorridos em Jaguapit e Porecatu, no incio da dcada de 1950 (TOMAZI, 1999, p. 66-67). Tomazi questiona a ao da CTNP/CMNP, colocando em dvida a no existncia de conflitos nas reas colonizadas pela empresa. Em diversos estudos, segundo o autor, comum encontrar argumentos de que a CTNP/CMNP, ao comprar terras devolutas, se comprometia a indenizar todos os que apresentassem ttulos de propriedade. Tambm se fala que os posseiros existentes nessas reas foram removidos sem conflitos. No entanto, Tomazi questiona a tamanha dificuldade dos posseiros em obter ttulos, e ainda a no preocupao dos mesmos com essa questo naquele perodo. O autor analisa tambm para onde foram levados os posseiros removidos (TOMAZI, 1999, p. 70-72). Para Tomazi, o que se sabe que a CTNP, como tambm outras companhias colonizadoras, possuam uma guarda particular, bem como se utilizavam de jagunos, tambm chamados limpa-trilhos, ou quebra-milho, para remover e sanear as terras compradas (TOMAZI, 1999, p. 71).

O autor se refere ao sculo XX.


38

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

Como se pode perceber, a histria da colonizao do norte paranaense no esteve livre de conflitos e injustias. Pelo contrrio, ao se analisar de forma mais profunda a histria da colonizao, verifica-se os problemas e processos injustos ocorridos. Outro fato que necessrio considerar se relaciona chamada reforma agrria realizada pelas companhias colonizadoras, e, especialmente, pela CTNP/CMNP, reforma esta que insiste em ser proferida pela prpria empresa como mrito prprio, como aparece na descrio de Hermann Moraes Barros com relao ao da companhia, j citada anteriormente. Na descrio de Hermann, e para Vieira, na viso dos fundadores e idealizadores da CTNP/CMNP, realmente era desenvolvido um trabalho valioso pela empresa, uma verdadeira reforma agrria. Vieira ressalta ainda que o que se pode perceber foi um investimento extremamente lucrativo aos banqueiros, e tambm queles agricultores que tinham a possibilidade de comprar terras da companhia, mas os miserveis camponeses sem-terra continuavam na vida sofrida de sempre, vendendo a fora de trabalho para os que possuam propriedades, para os que tinham o meio de produo (VIEIRA, 1999, p. 236). Ao se analisar o histrico da colonizao do norte paranaense, os motivos principais apontados para a rpida ocupao da regio so o preo baixo das terras oferecidas para a comercializao e as facilidades para a aquisio das mesmas. Estes motivos realmente contriburam, j que muitos trabalhadores rurais tiveram a possibilidade de adquirir terras aos preos oferecidos nesta regio, preos estes possveis devido ao das companhias colonizadoras. Em contrapartida, ao analisar os valores a que tais empresas adquiriram essas terras, nota-se que as mesmas foram vendidas aos agricultores a preos extremamente elevados. Alm de propriedades rurais, a CTNP/CMNP vendeu datas urbanas que lhe proporcionaram um bem-sucedido investimento imobilirio. Segundo Estrada (1961, p. 49), falando de Maring, o custo de cada data, para a Companhia de Terras, foi de sessenta centavos (CR$ 0,60). Um alqueire paulista comporta trinta e cinco datas (terreno de13/40 metros). Sendo assim, ao vender essas datas em mdia a cem mil cruzeiros cada uma, a empresa obteve aproximadamente duzentas mil vezes mais o preo do custo. De acordo com Gonalves (1999), no se pode crer que o loteamento das terras em pequenas e mdias propriedades tenha ocorrido por conta de uma preocupao assistencialista que possibilitasse a aquisio de terras por aqueles que no possuam muitos recursos:
Nos anos 30, deu-se numa poca em que diferentes propostas de mudanas no mundo agrrio digladiavam-se na cena poltica brasileira e internacional (...) a preocupao com solues no latifundirias (ou no concentradoras da propriedade) para as constantes crises de abastecimento e para a ausncia de efetiva diversificao da pauta de exportaes agrcolas estava na ordem do dia (GONALVES, 1999, p. 101).
39

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

Na realidade, a ideia de lotear as terras em pequenas propriedades no fazia parte dos primeiros planos da CTNP/CMNP. De acordo com Tomazi, a princpio os ingleses planejavam vender as terras a fazendeiros, o que s posteriormente foi replanejado. O autor lembra que desde 1916, vrias leis que tratavam das terras colocadas disposio para colonizao e dadas em concesso pelo governo paranaense j determinavam que estas terras seriam divididas em pequenas propriedades, alm de que outras empresas j trabalhavam com este tipo de loteamento. Outro mito, segundo Tomazi, o de que o Estado seguiu o modelo estabelecido pela CTNP/CMNP, pois, como se viu no pargrafo anterior, o Estado pretendia lotear as terras em pequenas e mdias propriedades, j anteriormente ao plano estabelecido pela companhia (TOMAZI, 1999, p. 78-79). Tomazi (1999), em seus estudos, ainda destaca um ponto importante quando lembra da ideia difundida em grande parte dos estudos com relao ao norte do Paran, de que os investimentos realizados pelas empresas privadas de colonizao obtiveram grande xito e garantiram a ocupao e colonizao sem a participao do Estado. Segundo o autor, preciso considerar que se no fossem as facilidades e as condies que o governo estadual concedeu a essa empresa (CTNP/CMNP), dificilmente ela teria realizado seu plano colonizador (TOMAZI, 1999, p. 80). Quanto relao do Estado com as companhias colonizadoras e especialmente a CTNP/CMNP, Gonalves (1999) relata outro dado importante. De acordo com o autor, as ligaes existentes entre empresrios da CTNP/CMNP e representantes polticos eram muitas e variadas, o que deixa claro que no se pode falar na ausncia do poder pblico no processo colonizador do norte novo e novssimo do Paran (GONALVES, 1999, p. 105-106). O mesmo autor cita ainda estudos dos pesquisadores estrangeiros Martin Katzman e John Austin, que avaliaram criticamente a ao da CTNP/CMNP e constataram um sucesso empresarial inegvel. Contudo, Katzman aponta as vantagens iniciais decorrentes do bom trnsito da CTNP entre burocratas e governantes, o que assegurou custos baixssimos na hora de comprar terras (GONALVES, 1999, p. 116-117). De modo geral, muito se falou na colonizao planejada desenvolvida pelas companhias colonizadoras como formas bastante articulada de estruturao e planejamento. O prprio projeto desenvolvido pela CTNP/CMNP com a organizao das propriedades de forma que a produo agrcola fosse realizada nas partes altas dos terrenos e as pessoas e animais ocupassem as partes mais baixas, prximas aos rios e crregos, foi tido com um plano inteligente que permitiu cultivar as melhores reas possveis. No entanto, claro que sempre se desconsideraram os problemas referentes ao impacto ambiental (GONALVES, 1999, p. 114). Gonalves lembra que este tipo de organizao das propriedades rurais implicou uma descarga permanente de dejetos e outros materiais nos cursos d'gua (GONALVES, 1999, p. 114). Inmeros outros problemas ambientais podem ser citados, como a rpida dizimao da floresta pluvial, o assoreamento dos cursos d'gua e a forte contaminao
40

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

do solo por agrotxicos e outros componentes. Todos esses problemas, aliados falta de uma cultura conservacionista do solo, como, por exemplo, a no utilizao de curvas de nvel, gerou complicaes, como processos erosivos, principalmente na regio noroeste do Estado (norte novssimo), com a incidncia do Arenito Caiu, alm do desgaste do solo que, no perodo de ocupao, parece ter sido visto como inesgotvel. De acordo com Vieira (1999, p. 241-242), falando do norte novssimo, a forma como a rea foi desmatada, o grande nmero de queimadas que acabou por calcinar as terras de arenito fino e a no utilizao de curvas de nvel, criaram um ambiente de falta de proteo ao solo, que em pouco tempo geraram problemas aos proprietrios de terra da regio: baixa fertilidade, a ocorrncia de voorocas, assoreamento dos rios e dos crregos. Nos contratos firmados entre a CTNP/CMNP e os compradores de terras, a empresa determinava que os mesmos preservassem em suas propriedades uma rea de 10% de mata nativa, determinao esta que no foi cumprida pela maioria dos proprietrios. No entanto, como lembra Gonalves (1999, p. 115), no cabe responsabilizar somente aos proprietrios, pois a prpria CTNP/CMNP descumpria a legislao ao exigir a preservao de 10%, j que a lei previa 25% de preservao das matas originais em cada propriedade. Paula tambm destaca esta questo:
A colonizao adquiriu, no entanto, caractersticas profundamente destrutivas ao ecossistema ali existente. Contudo, isto poderia ter sido evitado, caso a CTNP houvesse respeitado a lei. Havia uma clusula no contrato de compra das terras do Estado pela companhia em que esta acordava em preservar 10% da rea adquirida. Ao vender as terras, a companhia repassava aos adquirintes a responsabilidade. Os adquirintes, por sua prpria conta, no respeitavam a lei, salvo em rarssimas excees, e o Estado e a CTNP eximiram-se de fiscalizar o seu cumprimento. Apenas as reas pertencentes prpria CTNP que foram preservadas (PAULA, 1999, p. 410).

Como se percebe, houve um jogo de empurra com as questes referentes preservao ambiental. A responsabilidade foi sendo transferida e, no final, as consequncias ficaram evidentes a todos, gerando problemas em muitos casos irreversveis ou extremamente difceis de serem resolvidos. Alm de todas as observaes feitas at o momento sobre as dificuldades e problemas muitas vezes ocultados nos estudos a respeito da colonizao do norte do Paran, importante destacar ainda as condies de vida encontradas pelos primeiros compradores de terra na regio. Como se pode imaginar, o trabalho era rduo e contnuo, as condies de moradia eram precrias, sem contar a proliferao de doenas como a malria. Como coloca Gonalves (1999, p. 117-118), o norte do Paran foi amplamente difundido pela publicidade em outras regies do pas. A regio foi chamada de A Nova Cana, Eldorado, Terra onde se anda sobre o dinheiro, Terra da Promisso. Nesse sentido, a rea tornou-se bastante conhecida e a ao colonizadora extremamente simptica para jornalistas, escritores, pesquisadores e polticos.
41

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

Muitas pessoas foram atradas regio por conta dessa publicidade, porm muitos dos que vieram depararam-se com uma realidade bastante diferente da que imaginavam. Em muitos casos, eram enganados pelos picaretas, como eram chamados os agentes de terras que, de acordo com Vieira, eram os
Verdadeiros bandeirantes do sculo XX (...). Exatamente porque faziam uso de expedientes, at honestos, para vender um lote de terra. Alcanar o objetivo da venda era o paradigma fundamental que justificava qualquer logro: mentir, falsear, falsificar documento, roubar, matar. Enfim, podia-se ser at honesto, desde que vendesse (VIEIRA, 1999, p. 12).

Muitos dos compradores de terra, ao irem rea comprada, encontravam a terra j sob a posse de outros e controlada por jagunos que, armados, ameaavam aqueles que tentassem se apossar. Em outros casos, encontravam terras de m qualidade, repletas de cascalhos ou pedras imprprias ao cultivo. Esses e outros acontecimentos geraram muitas reclamaes para com a CTNP/CMNP, que em muitos casos substitua as terras por outras. No entanto, muitos dos que vieram ao Paran com o sonho de construrem uma nova vida, retornaram terra de origem decepcionados com o que encontraram no estado, e contrariados muitas vezes por terem sido enganados pelas propagandas ou pelos picaretas. Como se pode perceber, o processo de ocupao e colonizao do norte paranaense no deve ser entendido como um processo pacfico e livre de problemas de todas as esferas (ambientais, sociais). Enfim, apesar de ter sido um plano bastante elaborado que obteve sucesso do ponto de vista empresarial, tem-se que reconhecer as dificuldades e problemas gerados a partir da forma como foi desenvolvido.

CONSIDERAES FINAIS At 1930, o caf foi o principal produto voltado exportao brasileira. Este fato decorreu em funo das vantagens da produo. A introduo do cafeeiro chegou s terras do norte do Paran no incio do sculo XX, e esteve atrelado expanso da cafeicultura paulista j no final do sculo XIX. A colonizao do norte velho paranaense seguiu o mesmo modelo de estrutura fundiria baseada nas grandes propriedades do Oeste paulista. J no norte novo e novssimo, a colonizao fora realizada por companhias estrangeiras, das quais se destacam a Companhia de Terras Norte do Paran (CTNP), depois denominada Companhia Melhoramentos Norte do Paran (CMNP). A atuao desta companhia facilitou a aquisio de terras por parte dos imigrantes paulistas, j que as mesmas eram parceladas e as dvidas eram pagas com a produo do cafeeiro. Se por um lado a colonizao foi benfica, em virtude do desenvolvimento que
42

CHIES, C.; YOKOO, S.C.

gerou ao norte paranaense, por outro lado salienta-se que as referidas companhias colonizadoras tiveram o intuito de vender os lotes, que, do ponto de vista capitalista, angariaram bons lucros. Contudo, no tiveram preocupao com as populaes prexistentes, e nem com a preservao ambiental.

REFERNCIAS CHIES, Cludia. Ciclo econmico e espao transformado: os trabalhadores do caf no Bairro Concrdia em Tuneiras do Oeste Pr. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Maring. Maring, 2007. C.M.N.P. (Companhia Melhoramentos Norte do Paran), 1975. Colonizao e desenvolvimento do norte do Paran. Maring, C.M.N.P. DIAS, Reginaldo Benedito e GONALVES, Jos Henrique Rollo (organizadores). Maring e o norte do Paran (Estudos de histria regional). EDUEM - Maring, 1999. ESTRADA, Jorge Duque. Terra crua. S.I.: s.n., 1961. FERREIRA, Joo Carlos Vicente. O Paran e seus municpios. Editora MB (Memria Brasileira) Maring-PR, 1996. GONALVES, Jos Henrique Rollo. Quando a imagem publicitria vira evidncia factual: verses e reverses do norte (novo) do Paran 1930/1970. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONALVES, Jos Henrique Rollo (Org.). Maring e o norte do Paran (Estudos de histria regional). EDUEM - Maring, 1999. MORAES, Antonio de, FRANCO, Paulo Srgio Silva. Geografia econmica: de colnia a colnia. Campinas: tomo, 2005. MORO, Dalton ureo, Desenvolvimento econmico e dinmica espacial da populao no Paran contemporneo.In: Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maring, Ano 16 Nmero 1 1998. MOTA, Lcio Tadeu, NOELLI, Francisco Silva. Explorao e guerra de conquista dos territrios indgenas nos vales dos rios Tibagi, Iva e Piquir. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONALVES, Jos Henrique Rollo (Org.). Maring e o norte do Paran (Estudos de histria regional). EDUEM - Maring, 1999. NOELI, Francisco Silva, MOTA, Lcio Tadeu. A pr-histria da regio onde se encontra Maring, Paran. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONALVES, Jos Henrique Rollo (Org.). Maring e o norte do Paran (Estudos de histria regional). EDUEM Maring, 1999.

43

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 03, N 01, 1 SEM/2012

PADIS, Pedro Calil, Formao de uma economia perifrica: o caso do Paran. So Paulo: Hucitec, 1981. POZZOBON, Irineu. A epopeia do caf no Paran. Londrina: Grafmarke, 2006. SOBRINHO, Alves Motta. A civilizao do caf (1820-1920). So Paulo: brasiliense, 1978. PAULA, Zueleide Casagrande de. Verde que te quero ver-te. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONALVES, Jos Henrique Rollo (Org.). Maring e o norte do Paran (Estudos de histria regional). EDUEM - Maring, 1999. TOMAZI, Nelson Dacio. Construes e silncios sobre a (Re) ocupao da regio norte do estado do Paran. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONALVES, Jos Henrique Rollo (Org.). Maring e o norte do Paran (Estudos de histria regional). EDUEM Maring, 1999. VERRI, nio Jos. O desenvolvimento recente da indstria paranaense. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Economia da Universidade Estadual de Maring. Maring, 1998. VIEIRA, Ildeu Manso. Jacus e Picaretas (A histria de uma colonizao). Maring: Bertoni, 1999.

44

You might also like