You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Autorizada pelo Decreto Federal No 77.498 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial No 874/86 de 19/12/86

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUO II

Aluna:

TAMIRES DA SILVA CORDEIRO Ttulo da Prtica DETERMINAO DA MASSA ESPECFICA UTILIZANDO O FRASCO VOLUMTRICO DE L CHATELIER Normas Utilizadas

NM 23:2000 Esta Norma MERCOSUL estabelece o mtodo de determinao da massa especfica de cimento portland e outros materiais em p, por meio do frasco volumtrico de Le Chatelier.

Definies
Massa especfica: a massa da unidade de volume do material.

Importncia do Ensaio
A finura do cimento uma noo relacionada com o tamanho dos gros do produto. usualmente definida de duas maneiras distintas: pelo tamanho mximo do gro, quando as especificaes estabelecem uma proporo em peso do material retido a operao de peneiramento em malha de abertura definida pelo valor da superfcie especifica (soma das superfcies dos gros contidos em uma grama de cimento). A finura, mais precisamente a superfcie especifica do produto, o fator que governa a velocidade da reao de hidratao do mesmo e tem tambm sua influencia comprovada em muitas qualidades de pasta, das argamassas e dos concretos. O aumento da finura melhora a resistncia, particularmente a resistncia da primeira idade, diminui a exsudao e os tipos de segregao, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coeso dos concretos e diminui a expanso em autoclave. Exsudao o fenmeno que consiste na separao espontnea da gua de mistura que naturalmente aflora pelo efeito conjunto da diferena de densidades entre o cimento e a gua e o grau de permeabilidade que permanece na pasta. um tipo de segregao entendido como separao dos diversos constituintes das argamassas e dos concretos por via de ao de diferentes causas, conduzindo a uma indesejvel heterogeneidade. A coeso nos concretos e argamassas frescas responsvel pela estabilidade mecnica dos mesmos antes do inicio da pega, e medida pelo valor de resistncia do cisalhamento.

Dados do Ensaio Segundo a Norma, o ensaio deve ser feito com as seguintes exigncias: Foi utilizado xilol, um lquido que no reage quimicamente com o material e com
Prof Cintia Ariani

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA


Autorizada pelo Decreto Federal No 77.498 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial No 874/86 de 19/12/86

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUO II

densidade menor que a do cimento. Foi usado o frasco volumtrico de Le Chatelier com capacidade de aproximadamente 250 cm at a marca zero da escala. A escala deve ter uma graduao que permita leituras com resoluo de 0,05 cm. A balana usada foi com preciso de 0,01g. Amostra Vol. Inicial (cm) 0,7 0,5 Vol. Final (cm) 20,1 20 Massa (g) Temp. Inicial (C) 25 25 Temp. Final (C) 25 25 M. espec. (g/cm) 3,09 3,07 Mdia da massa espec. (g/cm) 3,08

01 02

60 60

Clculos / Resultados Finais A massa especfica do material deve ser calculada pela frmula seguinte: =m/v Onde: : massa especfica do material ensaiado; m: massa do material ensaiado em gramas; v: volume deslocado (v2-v1) O resultado deve ser a mdia de pelo menos duas determinaes que no difiram entre si em mais do que 0,01 g/cm. A massa mdia especfica encontrada foi: 3,08 g/cm.

Anlise de Resultados
De acordo com Bauer, a densidade do cimento, em pasta, um valor varivel com o tempo, aumentando medida que progride o processo de hidratao. A densidade absoluta do cimento Portland usualmente considerada como 3,15; embora possa variar para valores ligeiramente inferiores. O conhecimento da massa especfica do cimento importante para c l c u l o s d e q u a n t i d a d e d e p r o d u t o s

Prof Cintia Ariani

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA


Autorizada pelo Decreto Federal No 77.498 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial No 874/86 de 19/12/86

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUO II

nas misturas, por meio de volumes especficos dos materiais. O valor absoluto considerado para o cimento Portland 3,15 g/cm ( B a u e r ) . O valor obtido ficou abaixo do esperado (3,08g/cm), porm, a literatura cita a ocorrncia de valores ligeiramente inferiores, possivelmente devido a erros de manuseamento.

Concluso De acordo com o ensaio, pode-se concluir que as duas amostras de cimento atendem de forma satisfatria a norma NM 23:2000, quando nos referimos ao ndice da massa especfica de cimento portland por meio do frasco volumtrico de Le Chatelie.

Referncias Bibliogrficas NORMA MERSOCUL. NM 23:2000: Cimento portland e outros materiais em p -Determinao da massa especfica.
FALCO BAUER, L.A. Materiais de Construo. Vol. 1, 5 edio r e v i s a d a S o Paulo. Editora LTC.

Prof Cintia Ariani

You might also like