You are on page 1of 18

ASC - SEFAZ

Cdigo de tica

APRESENTAO
Integrao de Relaes
Esta cartilha tem como objetivo divulgar o Cdigo de tica (CODETI), que trata da Lei Complementar n. 112/2002, de maneira simples para facilitar a leitura e entendimento de todos que exeram cargo efetivo, em comisso, emprego pblico, funo de confiana, terceirizado e estagirios. A Lei Complementar n. 112/2002 instituiu o Cdigo de tica funcional do servidor pblico civil do Estado de Mato Grosso, estabelecendo os elementos essenciais que devem integrar as relaes entre os servidores pblicos, fornecedores, prestadores de servios e a sociedade. O CODETI composto de princpios ticos e diretrizes de conduta moral. sobretudo um mapa de valores como referencial de conduta moral e tica para nortear as aes e decises de todos os servidores, independente da funo que exercer. O Cdigo tem duas partes. Em seu captulo I, apresenta as regras deontolgicas, deveres fundamentais e as vedaes. No captulo II dispe sobre a Comisso de tica. As normas ticas devem integrar a conduta de todos os servidores!

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA

Silval Barbosa
Governador do Estado de Mato Grosso

Edmilson Jos dos Santos


Secretrio de Estado de Fazenda

Avaneth Almeida das Neves


Secretria-adjunta do Tesouro Estadual

Marcel Souza de Cursi


Secretrio-adjunto da Receita Pblica

Benedito Nery Guarim Strobel


Secretrio-adjunto Executivo do Ncleo Fazendrio

Edmilson Jos dos Santos Secretrio de Estado de Fazenda


03

INTRODUO
A tica, no mbito da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), est fundamentada nos princpios da administrao pblica: legalidade, impessoalidade, moralidade, eficincia, publicidade e nos valores institucionais, compatveis com o cumprimento das diretrizes organizacionais. Esse conjunto de princpios norteadores, assumidos publicamente, esto consonantes aos anseios da Sefaz por honestidade, eficcia, atendimento com urbanidade e defesa da imagem do servio pblico.

NOSSAS PERSONAGENS
Dona tica servidora da Sefaz h muitos anos. O Sr. Novato e a Srta Iniciante so recm-concursados. Juntos, vamos fazer uma interpretao simplificada do Cdigo de tica.

QUAL A FINALIDADE DO CDIGO DE TICA?


assegurar que sejam respeitados o compromisso moral e os padres de qualidade delineados no comportamento social e profissional de todos os servidores, tanto na vida pblica como na particular, visando o atendimento cordial e a defesa da imagem do servio pblico.

Dona tica

Sr. Novato

Srta. Iniciante
04 05

O SERVIDOR PBLICO NO PODER JAMAIS DESPREZAR O ELEMENTO TICO EM SUA CONDUTA.

CAPTULO I
Das Regras Deontolgicas Quais so os princpios morais basilares previstos no nosso Cdigo?
= DIGNIDADE = DECORO = ZELO = EFICCIA = CONSCINCIA DOS PRINCPIOS MORAIS E DA TICA

Alm de decidir entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, dever primar principalmente pela honestidade e eficincia, conforme os princpios da administrao pblica, contidas no artigo 37, caput, e 4 da Constituio Federal (CF).

Individual

Funcional

Social

A LEG

L?

VE NI EN TE? TICO
JUSTO? MORAL? EFICIENTE?
06

CO N

Dos Deveres Fundamentais do Servidor Pblico


A quem se aplicam deveres e obrigaes da administrao pblica?

OP OR TU NO

HONESTIDADE

Caracteriza-se como servidor aquele que prestar servios de natureza permanente, temporria ou excepcional a qualquer rgo ou entidade da ADMINISTRAO DIRETA E INDIRETA, ainda que sem retribuio financeira. Todo servidor (estatutrio, comissionado, terceirizado, contratado e estagirio), deve respeitar os princpios da administrao pblica.
07

O PRINCPIO DA MORALIDADE
O servidor pblico deve ser corts, ter boa vontade no atendimento, ateno nas atividades, dedicao no servio pblico, entre outras caractersticas que demonstram o seu crescimento profissional.

PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE
Mas se o responsvel pelo processo no veio trabalhar?

Temos muito que aprender! O que mais a Sra. poderia nos ensinar sobre tica?

O gerente da Unidade responsvel para dar o atendimento necessrio e devido a qualquer cidado que necessite do servio pblico. No deve permitir que a ausncia de um servidor atrapalhe o atendimento, em respeito ao princpio da impessoalidade. No pode existir dono do processo, outro servidor dever prestar o atendimento.

Vrias coisas! Especialmente quanto ao atendimento e postura.

PRINCPIO DA EFICINCIA
Nossa! Vi uma pessoa querendo saber de um processo e foi informada que o funcionrio no estava trabalhando. Ela ficou sem resposta.

EFICINCIA NO ATENDIMENTO

E quanto ao prazo para decidir e comunicar o andamento dos processos? Isso no pode acontecer. O gerente da Unidade pode ser responsabilizado por deixar qualquer pessoa espera de soluo que compete ao seu setor. Deve evitar a formao de filas, ou outra espcie de atraso na prestao do servio. o princpio da eficincia! = ZELO = DECORO = DIGNIDADE = EFICCIA = CONSCINCIA

Os prazos legais devem ser cumpridos, o atendimento dever ser ininterrupto e de qualidade. No podemos ser omissos!
08

09

DEVERES FUNDAMENTAIS
Mas, se os processos estiverem acumulados, o que a gente pode fazer? Deve comunicar ao superior hierrquico para que as providncias necessrias sejam adotadas. considerado crime de prevaricao, retardar indevidamente o processo. Guarde bem estes deveres: Tenha sempre: = Disponibilidade e ateno = Carter ntegro = Cuidado no tratamento = Respeito s pessoas Quando existem muitos processos necessrio analisar se os procedimentos esto adequados! Significa tambm que alguma coisa precisa mudar para resolver a situao! = Igualdade no tratamento entre os usurios do servio pblico Aperfeioe sempre: = A comunicao e o contato com o pblico = Vise sempre o bem comum

Mas, quando so muitos processos acumulados?

O DIREITO VERDADE

E quanto s informaes solicitadas pelo contribuinte em relao aos seus processos?

Ns temos o dever de prestar informaes coerentes. Toda pessoa tem direito verdade. No podemos omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses do usurio ou da administrao pblica estadual. (inciso VIII art. 2)
10

Pensei que exercer a funo pblica fosse mais fcil!

11

E no s isso! Devemos respeitar e obedecer s ordens dos superiores!

O SERVIDOR DEVE TER CONSCINCIA DE QUE SEU TRABALHO REGIDO POR NORMAS FUNDAMENTADAS NOS PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA.

Mas, e se meu superior determinar que eu pratique um ato contra a lei?

So muitas normas para prestar um bom servio pblico?

Voc deve respeitar a hierarquia na Sefaz, quando a ordem estiver dentro da legalidade e dos princpios que regem a administrao pblica, inclusive no Estatuto de Servidor Pblico e no CODETI.

So vrias. Devemos ser assduos e pontuais ao trabalho, pois nossa ausncia atrapalha a rotina do trabalho, refletindo de forma negativa em todo o sistema.

QUALQUER ATITUDE PODE AFETAR SUA IMAGEM PBLICA.


Mas, e se meu superior insistir em uma ordem ilegal?

A voc deve resistir e denunciar. Para isso existe todo o ordenamento jurdico e os princpios ticos aos quais estamos subordinados.

E o que mais devemos observar?

12

13

AS NORMAS DEFINEM OBRIGAES E DEVERES PARA TODOS OS SERVIDORES PBLICOS.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia

Leia atentamente esses outros deveres!

Meu comportamento como cidado fora da Sefaz pode influenciar na minha vida profissional?

= Manter local de trabalho limpo e organizado; = Participar de eventos e cursos necessrios para o exerccio da funo; = Manter-se atualizado com a legislao principalmente quando relacionada ao exerccio da funo; = Vestir-se adequadamente para o exerccio da funo; = Utilizar o crach de identificao em todas as dependncias da Sefaz e sempre bem visvel; = Comunicar aos superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico; = Cumprir com zelo as tarefas do cargo; = Facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito; = Abster-se de exercer sua funo ou autoridade com fins estranhos ao interesse pblico, mesmo que observadas as formalidades legais.
14

Alm de primar pela legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, o servidor tem o compromisso social e moral de zelar pela imagem do servio pblico.

A VIDA PARTICULAR DO SERVIDOR

No basta apenas o meu bom desempenho profissional para cumprir as normas do CODETI?

A funo pblica integra-se na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do diaa-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu conceito na vida funcional. (inciso VI art. 2)
15

L fora no posso fazer o que eu bem entender? E o funcionrio que tem o hbito de gastar mais do que ganha, assumindo dvidas que no tem condies de pagar, tambm pode descumprir o CODETI?

No bem assim! A funo pblica integra-se na vida particular de cada servidor! Uma conduta considerada como incompatvel na vida particular, reflete tambm na funo pblica.

Eu pensei que o importante seria somente minha atuao profissional...

J imaginou o servidor no trabalho ou mesmo em casa, que constantemente recebe cobranas, principalmente de compras desnecessrias e compulsivas e depois no tem condies de pagar? A lei o define como devedor contumaz.

A lei bem clara, a postura pessoal em qualquer lugar relevante!

E quando um funcionrio tem hbitos prejudiciais como alcoolismo, tabagismo, faz uso de substncias proibidas, participa de jogos de azar, tambm pode interferir na conduta funcional e na imagem da Sefaz?

Realmente no fica bem para ningum receber cobranas e no pagar! Ah! Mas e se o funcionrio for bem seguro no gasta seu dinheiro e empresta para ganhar os juros?

Qualquer comportamento que na vida civil considerado crime vai interferir diretamente no aspecto profissional!
16

A lei classifica esse procedimento como agiotagem! O emprstimo por amizade um favor pessoal, mas cobrar juros denominado de usura e a lei veda esse comportamento.
17

Ento posso concluir que a violncia contra a mulher ou marido e os maus tratos com as crianas, alm de ser um crime na lei, interfere na vida pblica?

O comportamento pessoal, familiar e social interfere diretamente na avaliao profissional do servidor, inclusive seu vesturio no trabalho, pode refletir negativamente na imagem do servio pblico.

Qualquer atitude que seja reprovvel na sociedade, tem influncia diretamente na imagem do servidor e reflete na vida pblica.

Eu no posso mais usar decotes, frente nica e minissaias? E a minha liberdade de usar o que eu quero?

Inclusive a nossa postura visual reflete em nossa imagem profissional!

Mas os pais no podem corrigir o filho ou mesmo fingir que no veem uma violncia contra a criana? Ento preciso rever meus conceitos sobre a imagem no mbito pblico! O que voc acha disso, Sr. Novato? Quando uma ao ou omisso tem previso na lei penal uma questo mais sria, e poder prejudicar a ascenso na carreira. Essas coisas, mesmo fora do ambiente do trabalho, interferem na profisso. uma questo de educao e de tica! o limite entre a legalidade, o moral e a tica.

Pensando bem, eu acho que a Dona tica tem razo! Quando vejo uma pessoa com uma vestimenta de forma desleixada, imagino que ela trabalha da mesma forma!
19

18

DEVERES FUNDAMENTAIS

OS LIMITES DA LEGALIDADE E DA TICA

Por isso a senhora vem sempre to elegante! Agora entendo.

Como identificar se uma questo legal ou de tica?

sim, so anos de prestao de servio. A roupa pode refletir o respeito pelo cidado e por voc mesma!

Porm, o mais importante que fico realizada ao ver o contribuinte sair daqui satisfeito com o atendimento! Gosto do que fao!

Vestir uma roupa inadequada no ilegal, mas pode ser antitico conforme o tipo de ocasio. Atender ao celular durante um evento no ilegal e nem imoral, mas extremamente antitico! Deixar de fazer a ginstica laboral tambm antitico, pois descumpre diretriz interna.

Quando uma questo moral ou de tica? Vocs, mesmo tendo chegado agora, podem e devem nos ajudar. Sabem como?

20

DIVULGANDO E INFORMANDO OS SEUS COLEGAS SOBRE O CDIGO DE TICA, ESTIMULANDO O SEU INTEGRAL CUMPRIMENTO.

A tica vai alm da legalidade e da moralidade. Muitas coisas que no tem determinao ou vedao legal so abrangidas pelas normas de natureza tica.

21

Como posso identificar a diferena entre o legal, o moral e o tico? Vamos conferir as semelhanas!

Para simplificar, vou adotar como exemplo um bolo de casamento.

= A MASSA a base e o alicerce da administrao pblica fundamentada na lei. = O GLAC so os atos praticados exclusivamente em defesa do interesse pblico conforme os preceitos morais.

GLAC

= O RECHEIO o comportamento tico de cada servidor independente da sua atividade ou funo exercida, tanto na vida pblica quanto na particular.

= A MASSA normalmente comum, em qualquer bolo so quase iguais. Esse o aspecto LEGAL. Todas as pessoas da sociedade devem respeitar a lei. Podem fazer o que a lei no probe. = O GLAC enfeita e d o colorido ao bolo. Representa o aspecto MORAL. O servidor pblico pode fazer somente o que a lei autoriza. = O RECHEIO o que faz a diferena entre um bolo e outro. Representa o comportamento TICO. A tica a principal diferena entre os servidores pblicos.
22

verdade! O recheio do bolo o que faz a grande diferena no sabor.

Vou complementar este exemplo: O bolo e a aliana representam o smbolo do casamento, assim como o moral e a tica representam o aspecto essencial da atividade pblica.

23

O funcionrio pode cumprir a lei e no ser tico! Agora vamos falar das vedaes!

O casamento entre o moral, a tica e o funcionrio pblico indispensvel para o bom desempenho da funo. Faz toda a diferena!

Das Vedaes ao Servidor Pblico

Agora, Sr. Novato e Srta. Iniciante, prestem muita ateno nos ditames do artigo 5 do CODETI, para que sua atividade na Sefaz atenda os princpios ticos e para que vocs sejam reconhecidos e respeitados tanto por seus colegas, quanto pelos contribuintes e usurios do servio pblico.

24

A POSTURA TICA ESSENCIAL PARA O RECONHECIMENTO E O DESTAQUE DO SERVIDOR PBLICO.

VEDADO:
= O uso do cargo, emprego ou funo, bem como facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento ainda que para outrem; = Prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores pblicos ou de cidados que deles dependam; = Ser conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica; = Usar de artifcios para protelar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; = Deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para o exerccio de suas funes; = Permitir que perseguies, simpatias ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico ou com colegas;
25

= Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie para si, familiares ou qualquer pessoa, para cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor pblico para o mesmo fim; = Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; = Desviar servidor pblico para atendimento de interesse particular; = Retirar do setor, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou objeto pertencente ao patrimnio pblico; = Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; = Fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; = Apresentar-se embriagado no servio ou fora dele; = Dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra o moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; = Exercer atividade profissional a tica ou ligar o seu nome a empreendimento de cunho duvidoso. Ento, Sr. Novato e Srta. Iniciante, agora, conscientes de todo o nosso Cdigo de tica, vamos por em prtica. O cidado certamente vai agradecer muito! Eu poderia agir de forma contrria ao CODETI, sem saber! Nossa, Dona tica! Tem muita coisa que eu nem imaginava. Foi esclarecedor!

26

27

CAPTULO II
DAS COMISSES DE TICA
A tica somente para com as pessoas que precisam do servio pblico?

No artigo 6 da Lei Complementar n. 112/02, foi determinado que em todos os rgos e entidades do Poder Executivo dever ser criada, atravs de portaria do respectivo Secretrio de Estado, uma Comisso de tica, integrada por trs servidores efetivos e respectivos suplentes. Vai alm! A tica abrange o comportamento entre os gerentes e seus colaboradores. Quando algum tiver problemas de relacionamento interno, quaisquer reclamaes ou sugestes de melhoria, pode encaminhar ou procurar a Comisso de tica.

Mas, para que serve esta Comisso?

VIOLAO DAS NORMAS

A violao das normas contidas no CODETI acarretar: Para orientar e aconselhar sobre a tica funcional do servidor pblico, no tratamento com as pessoas, competindo-lhe conhecer concretamente dos atos suscetveis de advertncia ou censura tica.
28 29

Recomendaes aos gerente e servidores; = = Acordo de conduta pessoal e profissional (ACPP), aplicvel aos casos de menor potencial ofensivo; = Advertncia, aplicvel aos servidores pblicos no exerccio do cargo efetivo ou em comisso, emprego pblico ou funo de confiana; = Censura tica, aplicvel aos servidores pblicos que no exercem mais qualquer cargo pblico.

Mas e quando o fato ou o ato praticado no tiver previso no CODETI?

A Comisso no poder se eximir de fundamentar o julgamento do servidor pblico, do prestador de servios ou do contratado, que atuar sem respeitar a tica, alegando a falta de previso no Cdigo. Assim, dever usar a analogia e os fundamentos dos princpios ticos e morais.

O que acontece quando houver necessidade de imposio de penalidade superior competncia da Comisso?

Certamente para fazer parte dessa Comisso preciso ter muita responsabilidade!

Neste caso, a Comisso de tica dever encaminhar relatrio Corregedoria Fazendria para instaurar Processo Administrativo Disciplinar, nos termos do Estatuto dos Servidores Pblicos (LC 04/90).

30

31

Sim, muita responsabilidade porque exercem as atribuies da comisso sem prejuzo de suas funes e sem remunerao. Os integrantes devem compatibilizar as duas funes!

MENSAGEM
No basta ser tico! necessrio tambm demonstrar tica em suas atitudes no servio e em sua vida particular como obrigao perante a sociedade.

Concluindo, Sr. Novato e Srta. Iniciante, qualquer cidado que tomar posse ou for investido em funo pblica na Sefaz/MT, dever prestar, perante a Comisso de tica, um compromisso solene de acatamento e observncia a todos os princpios ticos e morais e das regras estabelecidas por este Cdigo de tica Funcional.

(Exposio de motivos n 37/2000 do Cdigo de Conduta da Alta Administrao do Governo Federal)

Eu estou no servio pblico para bem servir sociedade!

Eu tambm! Nossa misso servir! E, por isso mesmo, seja voc tambm um multiplicador do CODETI!

VAMOS DIVULGAR E INFORMAR SOBRE O CDIGO DE TICA, ESTIMULANDO O SEU INTEGRAL CUMPRIMENTO!
32 33

MEMBROS DA COMISSO DE TICA PORTARIA N. 216/2009-SEFAZ - DO 13.11.2009 E PORTARIA N. 083/2010 DO 14.04.2010


Integrantes da Comisso Selma Pedroso de Barros Presidente Karina Augusta Tambara Velho - Membro Executivo Roseli Raquel Ricas Membro Titular Jos Luiz de Arruda - Suplente Fabiane Lacerda da Costa - Suplente Daniel de Andrade Castanho Suplente

Contato da comisso: (65) 3617-2088 comissaodeetica@sefaz.mt.gov.br

Equipe Editorial
Texto: Karina Augusta Tambara Velho e Selma Pedroso de Barros Ilustrao: Edenzio de Almeida Jr. Editorao/Diagramao: Daniela Caetano Coordenao Editorial: Assessoria de Comunicao da Sefaz/MT Jornalista Responsvel: Luciane Mildenberger - DRT/MT 769 Reviso Geral: Roseli Raquel Ricas e Luciane Mildenberger

34

You might also like