You are on page 1of 19

1 Histria da Psicologia e Liberalismo: implicaes ticas Fbio Roberto Rodrigues Belo1 Resumo: Esse artigo parte do pressuposto de que

necessrio fazer uma histria crtica da psicologia, isto , mostrar que o nascimento dessa disciplina est ligada ao seu contexto scio-histrico. A psicologia pode ser vista como uma ferramenta auxiliar em dois processos que ocorrem simultaneamente: a subjetivao e as tecnologias de controle do indivduo. Atravs de alguns exemplos, correlaciono as condies de possibilidade e as implicaes ticas da relao entre liberalismo e psicologia: (a) as prticas clnicas que fomentam a produo de discursos subjetivantes; (b) as teorias que querem reduzir a responsabilidade do indivduo s suas reaes cerebrais; (c) as tcnicas de seleo e treinamento no mundo do trabalho. Conclui-se que a psicologia oscila entre dois lugares na sua relao com o liberalismo: ora apropriada pelo sistema e usada como mais uma tcnica de controle, ora pode ser instrumento de produo de subjetividade, base para compreenso e resistncia contra os controles impostos pelos sistemas de dominao. Palavras-chave: Histria da Psicologia; Liberalismo; Individualismo; tica. 1. Uma experincia da Psicologia Psamtik I, rei do Egito durante a segunda metade do sculo VII a.C., alm de ser conhecido por ter conseguido libertar o Egito do Imprio Assrio e por suas vitoriosas campanhas militares que renderam ao Egito alguns anos de prosperidade, tambm lembrado pela curiosa histria contada por Herdoto. Os egpcios acreditavam que eram a raa mais antiga na Terra e Psamtik quis comprovar essa crena. Ele, ento, props uma hiptese: se as crianas no tivessem oportunidade de aprender nenhuma linguagem atravs da educao, a lngua que elas falassem espontaneamente seria a lngua original da humanidade.

Psiclogo formado pela UFMG. Mestre em Teoria Psicanaltica (FAFICH UFMG). Doutor em Literatura Brasileira (FALE UFMG). Professor de Psicologia, na Graduao do curso de Direito, e de Hermenutica Jurdica e Linguagem e Pesquisa Jurdica, no Mestrado em Direito Empresarial, da Faculdade de Direito Milton Campos. E-mail: frbelo@terra.com.br.

2 Para testar sua hiptese, Psamtik ordenou que duas crianas pobres fossem criadas em rea remota por um campons. Eles deveriam ser mantidos em rea isolada e receber apenas comida e os cuidados bsicos, mas ningum deveria falar com eles. Qual foi o resultado do inusitado experimento? Quando as crianas tinham j dois anos de idade, elas corriam para o campons e gritavam Becos!. Para o campons, esse rudo nada significava, mas, de qualquer forma, relatou para Psamtik o que ouvira. O rei, ento, fez uma pesquisa e descobriu que becos era a palavra frgia para po. Ele concluiu, desapontado, que os frgios eram uma raa mais antiga que os egpcios.2 Essa experincia, hoje em dia, pode nos parecer bizarra. Seja pelo pressuposto de uma linguagem natural, seja pela falta de tica em submeter seres humanos a condies como s quais foram expostas as duas crianas. O experimento de Psamtik I, no entanto, pode ser visto como uma potente alegoria das relaes entre a histria da psicologia e o poder poltico. Em primeiro lugar, ela nos ajuda a desmistificar que a cincia neutra e no guiada por interesses ideolgicos. Em segundo lugar, ela explicita que tomar o humano como objeto de pesquisa sempre tem implicaes ticas. No desejo, entretanto, comparar a situao poltica e social do reinado de Psamtik I com o liberalismo que nasce no final do sculo XVIII. Tambm no desejo comparar esse experimento com a psicologia cientfica que nasce no final do sculo XIX. Na verdade, gostaria apenas de tomar esse experimento como alegoria da relao entre a psicologia e a poltica para tentar responder s questes que ensejam esse artigo: as pesquisas em psicologia partem de quais pressupostos ideolgicos? Quais so as implicaes ticas da relao entre a psicologia e o liberalismo? Quais so as relaes entre a histria da psicologia no sentido, por exemplo, da sucesso das vrias escolas e teorias psicolgicas e a histria do liberalismo no sentido, por exemplo, do fortalecimento do individualismo?

Esse experimento contado por Morton Hunt (1994: 1-2). A ttulo de curiosidade, lembro ainda que a Frgia foi um reino da antiguidade situado onde hoje fica aproximadamente a Turquia. A lngua frgia, diga-se de passagem, sobreviveu at o sculo VI d.C..

3 2. Duas formas de se fazer histria Antes de passar propriamente ao exame das questes levantadas no final da seo anterior, gostaria de mencionar um importante pressuposto metodolgico que norteia esse artigo. Trata-se do que compreendo por histria da psicologia. Peter van Drunen e Jeroen Jansz (2004) sugerem que h duas histrias da psicologia. Uma, denominada velha histria, v o nascimento da psicologia ligado aos grandes nomes. o que mais comum nos manuais introdutrios: um ou dois nomes ligados determinada escola da psicologia. Nessa vertente, no h muita preocupao em relacionar o contexto do nascimento da psicologia com os eventos polticos, econmicos ou ideolgicos do momento. Quase todas as teorias parecem frutos da cabea genial de alguns poucos: Wundt, Wertheimer, Freud, Skinner etc. As diferenas tericas tendem a ser reduzidas s diferenas de pontos de vista e pressupostos metodolgicos, mas ficam de lado as relaes entre epistemologia e poltica ou entre os pressupostos metodolgicos e os ideolgicos. De maneira geral, a velha histria acredita na cincia livre de valores, neutra e capaz de encontrar a-histricos que expliquem o comportamento humano. Uma outra histria da psicologia, que denomino histria crtica 3, parte do princpio que no h histria sem a investigao das condies sociais de possibilidade da formao de um determinado conjunto de prticas sociais, sendo a psicologia apenas um exemplo. Essa vertente histrica muito bem representada por Michel Foucault. Histria aqui se confunde com genealogia, isto , o estudo das origens de determinadas prticas discursivas e sociais, tendo em vista os jogos de poder envolvidos nessas invenes. Outra distino importante que a velha histria tende a trazer embutida a pressuposio de progresso no campo cognitivo. como se a histria se desenvolvesse do pior para o melhor e do mais ilusrio para o mais real. Geralmente, os experimentos mais antigos so mostrados apenas para desqualific-los e engrandecer as recentes descobertas da cincia moderna. J a histria crtica parte do pressuposto de que no h progresso cognitivo nem cultural: h um imenso campo agonstico de idias e prticas sociais que vo sendo trocadas, silenciadas, mais ou menos evidenciadas, ligadas a outros regimes de poder etc. Obviamente, para a histria crtica h melhoras
3

Drunen e Jansz (2004) a denominam nova histria (cf. pp. 2-8). Prefiro o adjetivo crtica, pois limpa ainda mais o conceito de sua dimenso temporal. O que est em questo no uma histria que vem antes e outra posterior. O que importa a metodologia e os pressupostos que guiam o fazer histrico.

4 nessas prticas: mas elas so vistas como resultado da disciplina e do controle, e no de um acercamento mais seguro do real ou da verdadeira natureza humana. Portanto, em resumo, para tentar compreender as relaes entre liberalismo e psicologia e quais so as conseqncias ticas desse encontro, partimos desses pressupostos metodolgicos. Compreendemos a histria como um longo processo de lutas e jogos de poder, cujos movimentos s podem ser devidamente compreendidos se examinarmos o contexto e as condies de possibilidade do aparecimento dos eventos em questo. Feito esse esclarecimento, passo agora contextualizao do nascimento da psicologia. 3. O contexto do nascimento do sujeito psicolgico A psicologia cientfica nasce no final do sculo XIX o laboratrio de Wundt, fundado em Leipzig, de 1879. O liberalismo tambm ganha fora em meados do sculo XIX: um sinal disso o fim da escravido na maior parte dos pases do Ocidente. Esses dois eventos no acontecem no mesmo perodo por acaso. preciso levantar a hiptese de que as condies sociais de possibilidade para o fortalecimento de prticas polticas e ideolgicas liberais e, ao mesmo tempo, de possibilidade para a constituio de um campo disciplinar novo como a psicologia cientfica sejam as mesmas ou, no mnimo, correlatas. Quais foram essas condies sociais de possibilidade? As pesquisas de Charles Taylor (1997) e Norbert Elias (1993 e 1994) mostram que o desenvolvimento da vida interior, do sujeito psicolgico, um processo bastante longo. Muito aos poucos, vai se formando a idia que temos uma interioridade e uma singularidade. Valores no-psicolgicos como os valores religiosos vo perdendo espao na formulao de explicaes para os fenmenos humanos como as doenas ou a anormalidade. O interessante dessa histria que o processo que vai formando o sujeito psicolgico tambm, em parte, o processo civilizatrio, isto , o incremento de regras sociais que vo sendo institudas visando o controle dos indivduos em sociedade. Exemplo: se por um lado aparece a valorizao do espao privado, aparece tambm a etiqueta de como se comportar nesses espaos. E ainda: aparece maior liberdade de se escolher o trabalho, mas, ao mesmo tempo, o mundo do trabalho comea a ser mais regrado.

5 No sculo XIX, vemos um avano da administrao burocrtica e da racionalizao do mundo. A vida humana comea a ser regulamentada nos mais diversos aspectos: o tempo, o espao e o corpo so, por assim dizer, seqestrados por instituies de controle que os articulam de tal forma a aumentar a produtividade do sujeito. Ao contrrio do que propalado pela ideologia liberal, o liberalismo ganhou muito com esse tipo de controle social instaurado pela burocracia. O controle gerado aqui quase invisvel, pois naturalizado com grande facilidade. Acordar cedo, cumprir as diversas etapas e sries da aprendizagem, docilizar o corpo: tudo isso visto como necessrio, como no podendo ser de outra forma. Lus Cludio Figueiredo (1994) lembra que o liberalismo chama em seu auxlio a ideologia romntica para que esse processo de dominao seja ainda mais invisibilizado. O romantismo que vemos na propaganda do sujeito que compra seu carro e vai sozinho para o alto da montanha um bom exemplo de como os valores so disciplinados. como se o sistema dissesse: voc pode ter vontade e desejos prprios, mas para realiz-los compre esse carro.... O desejo e a vontade no so apagados. Ao contrrio: so colonizados ideologicamente e usados para o benefcio do sistema capitalista. A dominao fecha assim seu ciclo: ao invs de lutar contra o desejo, faz com o que o sujeito deseje o que o sistema precise para se movimentar. Compartilho da tese de Figueiredo (1994) que explica que no sculo XIX trs plos organizavam a vida em sociedade: o liberalismo, o romantismo em diversas verses e o regime disciplinar. Para Figueiredo, as psicologias podem se aproximar mais ou menos desses plos. Os comportamentalismos, por exemplo, esto bem prximos do plo disciplinar. Prximo do plo liberal, temos, por exemplo, a psicologia do ego, de Kohut. E ainda, prxima do plo romntico, a psicanlise. Pode-se dizer, ento, em resumo, que a psicologia tem duas fontes: a primeira o processo da individualizao, isto , a longa histria da constituio da individualidade e a segunda a histria do controle e da disciplina dos corpos e das mentes dos indivduos e das populaes, isto , o processo de gerenciamento social. Cada escola da psicologia, diga-se de passagem, pode colocar mais em evidncia uma ou outra face dessa histria. Vejamos mais alguns detalhes desse duplo processo de formao da psicologia.

6 3.1. Individualizao Individualizao um conceito usado para descrever uma ampla variedade de fenmenos, que vo da perda dos laos e estruturas sociais (liberando os indivduos de suas amarras sociais) at uma crescente tomada de conscincia do eu, em particular, no que diz respeito ao interior emocional (Drunen e Jansz, 2004: 6). Desse processo cabe ainda destacar: a) A alterao do foco da cultura ocidental que passou dos aspectos coletivos para os aspectos individuais da realidade social e de suas vrias representaes (ideolgica, filosfica, artstica); b) A crescente tomada de conscincia das diferenas individuais, representadas por traos de personalidade e capacidades mentais (inteligncia, memria, percepo); c) Psicologizao: o desenvolvimento de um senso de interioridade, pressupondo que todo indivduo tem um espao interno de razes, pensamentos e sentimentos, constitutivo de seu prprio ser como pessoa singular e acessvel total ou parcialmente atravs da introspeco. 3.2. Processo disciplinar ou gerenciamento social O processo de individualizao ocorre ao mesmo tempo em que as vrias formas de gerenciamento social tentam organizar e dirigir a vida social. Por gerenciamento social entendo todo o conjunto de instituies que vo desde as burocracias at a famlia, ou seja, todas as relaes de poder mais ou menos institudas que servem para monitorar, influenciar, controlar o comportamento de indivduos e grupos sociais. Evidentemente, nenhuma sociedade humana pode existir sem algum tipo de controle social. O que est em questo que a partir dos sculos XVIII e XIX, como mostra Foucault (1987), esses controles tendem a ser cada vez mais precisos, exigindo esquadrinhamento do espao e do corpo, regulao do tempo, vigilncia cada vez maior e permanente etc. Drunen e Jansz (2004: 8) ainda destacam:

7 a) O gerenciamento social passa gradualmente de organizaes privadas (corporaes, igrejas, sociedades filantrpicas) para o domnio pblico. a base do que no sculo XX se tornar o Estado do bem-estar social. b) O gerenciamento social passa por um processo de profissionalizao e cientifizao. Esse processo est ligado ao incio de vrias disciplinas: criminologia, sociologia, pedagogia e psicologia. Em resumo, o que se pode dizer do contexto que possibilita o aparecimento da psicologia enquanto disciplina cientfica? Que h uma crescente necessidade de se compreender o indivduo e as diferenas individuais; que h uma crescente racionalizao do mundo: dos corpos, do tempo e do espao; que novas teorias e tcnicas surgem para explicar, prever e controlar o comportamento humano. Ou seja, o contexto poltico e econmico pedia mais individualizao, da ser possvel e desejvel o aparecimento de tecnologias de mensurao de capacidades individuais. Antes de encerrar essa seo, gostaria de fazer uma advertncia: a psicologia no necessariamente uma tecnologia a servio do liberalismo. Acredito que podemos generalizar o parecer de Michel Foucault sobre as prticas clnicas para a psicologia como um todo. Ferreira Neto (2007) lembra que Foucault percebe a prtica clnica ora como parte das tecnologias de controle e disciplina do eu, ora como recurso importante para o cuidado de si e parte do que se pode denominar arte da existncia. O mesmo vale para a psicologia em geral: ela pode estar a servio, por exemplo, do capitalismo quando seleciona trabalhadores para determinada funo. Mas, ela pode tambm fornecer recursos discursivos e emocionais para esses mesmos trabalhadores lidarem melhor com as dificuldades inerentes ao sistema capitalista. Essa dupla face da psicologia compreensvel, dado o contexto de seu nascimento: de um lado, h disciplina, mas, de outro, h liberalismo e romantismo. Para terminar essa parte do trabalho, cito uma importante passagem de Kurt Danziger que resume bem o que quis trazer at aqui: Na medida em que a psicologia vista como um conhecimento advindo da natureza universal de indivduos humanos, os lugares nos quais esse conhecimento foi colhido pode no ter significncia intrnseca para o conhecimento mesmo. No entanto, na medida em que a psicologia vista como um projeto social produzindo conhecimento situado localmente, as caractersticas desses lugares de produo desse conhecimento se tornam bastante importantes. (Danziger, 2006: 220).

A advertncia de Danziger fundamental, pois permite ver a psicologia como um projeto social, como fruto de jogos de poder situados em certos espaos sociais, eivados de crenas e afetos. Nas sees seguintes pretendo mostrar alguns exemplos de como a psicologia tem implicaes ticas importantes e como a compreenso dessas implicaes passa, necessariamente, pela compreenso do contexto como condio de possibilidade dessa tecnologia. 4. Tortura e sentido Michel Foucault ligou de forma surpreendente trs termos: sujeito, poder e verdade. Sua pesquisa em torno da genealogia do sujeito pode ser dividida em alguns passos fundamentais: (a) mostrar como o sujeito se estabeleceu, em diferentes momentos da histria e em diferentes contextos institucionais, como um objeto de conhecimento possvel; (b) mostrar como a experincia do que se pode fazer de si mesmo e o saber que formamos sobre ele (o eu) foram organizados atravs de certos esquemas; (c) mostrar como esses esquemas foram definidos, valorizados, recomendados ou impostos. (cf. Foucault, 2001[1981]: 1032) Tcnicas de subjetivao existem em todas as culturas. So a partir delas que os indivduos constituem suas identidades, as mantm ou as transformam em funo dos jogos de poder que participam. Essas tcnicas se aliam s mais diversas relaes de poder e produzem, a partir disso, uma srie de discursos de verdade sobre o sujeito. No exemplo que quero mostrar, ficar claro como essas tcnicas de produo de subjetividade podem ser substitudas umas pelas outras e como essas mudanas implicam na constituio de novos sujeitos, que se conhecem produzem discursos de verdade sobre si mesmo a partir de novas relaes de poder. O exemplo uma experincia relatada por Johann Louw (2006). Atravs dele, pretendo mostrar (a) como a psicologia uma tecnologia que se constri, isto , no nasce pronta e tem que se adaptar ao contexto no qual aparece; e (b) como a psicologia pode ser encarada como uma ferramenta tcnico-discursiva que auxilia o sujeito a compreender fenmenos de sua existncia de um ponto de vista interno, isto , subjetivo-psicolgico. Johann Louw (2006) descreve as pesquisas de psiclogos que ajudaram as vtimas de violncia poltica na frica do Sul. Esses psiclogos notaram que as pessoas

9 no usavam expresses do tipo trauma e nem se referiam s conseqncias de torturas como algo interno. Os testemunhos eram sempre muito presos ao essencial: o que aconteceu, com quem, onde e quando. Alm disso, as vtimas tendiam sempre a usar um vocabulrio externalista, associando, por exemplo, a priso e a tortura sujeira. Da as vtimas geralmente passarem por processos de limpeza ritualstica. Os resultados dessa experincia so importantes porque, aos poucos, foi ligando o eu com as estrias e os testemunhos foram se tornando o meio de moldar novas subjetividades em relao com circunstncias sociais mutveis. Alm disso, as reunies nas quais as vtimas relatavam suas experincias tinham efeito teraputico importante e forneciam novo vocabulrio (trauma, por exemplo) e novas possibilidades de ao. O importante a se notar no relato de Johann Louw que em pases em desenvolvimento possvel observar hic et nunc a psicologizao de uma parte da comunidade. Prticas religiosas permanecem, mas novas prticas de cuidado e conhecimento de si mesmo vo ganhando espao. Exemplos como esse so bons para lembrar que a psicologia no estuda uma suposta natureza humana trans-histrica, mas ajuda a construir prticas de subjetivao atravs de tcnicas especficas. Essas tcnicas de exame e avaliao do eu, sustenta Louw, uma das possveis fontes de tecnologias de cidadania requeridas para gerar eus politicamente hbeis nas sociedades democrticas liberais. Ainda desejo mencionar que o exemplo trazido por Louw ajuda a compreender a idia de Foucault (2001 [1984]) que diz ser a tica do cuidado de si uma prtica de liberdade. Por tica do cuidado de si que, nesse texto, tambm chamo tica psicolgica entendo as relaes de poder que nos levam a tratar o nosso eu como um objeto digno de conhecimento e cuidado. Prtica de liberdade o exerccio infindvel de cuidado e de conhecimento dispensados a si mesmo em meio s relaes de poder das quais inevitavelmente participamos. No se trata, ento, com o exemplo de Louw, de pensar numa suposta liberao trazida pela psicologia. Como Foucault (2001 [1984]) adverte, a idia de liberao traz implcita a idia de uma natureza humana escondida ou alienada por mecanismos de represso e que, uma vez livres desses mecanismos, o homem se reconciliaria com essa suposta natureza original e livre. Nada mais distante do que Foucault defende: para ele, sempre estaremos imersos em relaes de poder e apenas a partir de novos dispositivos de poder que podemos construir subjetividades menos submissas. Duas frases resumem, de maneira brilhante, essa idia: A liberdade a condio ontolgica

10 da tica. Mas, a tica a forma refletida que toma a liberdade. 4 (Foucault (2001 [1984]): 1531). Ou seja, no h liberdade pura, a liberdade s se d nas relaes de poder que estabelecemos com os outros. Poder so os jogos estratgicos que colocamos em movimento para dirigir a conduta do outro. As respostas tortura, por exemplo, podem deixar menos ou mais claros quais foram os jogos de poder movimentados para conduzir o corpo da vtima. Se o vocabulrio apenas externo associado ao discurso religioso pouco se diz, por exemplo, dos direitos sobre seu prprio corpo. Os jogos de verdade sobre os corpos dos sujeitos esto intimamente ligados aos jogos de poder que manipulam esses corpos. Seja num exemplo dramtico como esse da tortura, seja no exemplo que examino na prxima seo. 5. Responsabilidade e corpo Um outro exemplo que mostra bem as implicaes ticas da psicologia quando ela se relaciona com o liberalismo um tema que se repete na histria da psicologia: a idia de que a responsabilidade humana possa ser completamente individualizada, em especial, pela via da biologia cerebral. Mais uma vez, poderemos notar como os jogos de verdade so produzidos pela cincia e como esses discursos tm implicaes ticas, isto , abonam relaes de poder as mais diversas. A primeira vez que isso aparece de uma forma clara e com todas as marcas de cientificidade com a frenologia, de Gall, por volta de 1800. Jansz (2004) explica que as mudanas sociais do sculo dezenove e as concomitantes ideologias do liberalismo e do darwinismo social enfatizaram o sucesso dos indivduos. Em todas as camadas sociais, era difcil ignorar o fato de alguns indivduos serem melhores competidores que outros. Quando o pano de fundo demogrfico e econmico do vencedor no podia dar conta de seu sucesso, uma explicao diferente era necessria, focando em suas caractersticas mentais. Da, o aparecimento de teorias que tentavam explicar as diferenas individuais, dentre as quais a frenologia de Gall destacou-se. Se, por um momento, esquecemos a advertncia de Danziger, podemos pensar na frenologia apenas como uma primeira etapa do que vir a ser a neurocincia. Esqueceramos tambm que essa cincia, necessariamente, traz como implicaes ticas a reflexo sobre as
4

Pela beleza e por temer ter perdido algo na traduo, eis o original: La libert est la condition ontologique de ltique. Mais ltique est la forme rflchie que prend la libert.

11 diferenas individuais. No por acaso que, tambm no sculo XIX, Lombroso publica seu famigerado LUomo Delinquente (1876), no qual tentava desvendar as indicaes fisionmicas da criminalidade. Mais tarde, Francis Galton, em 1883, comea seus estudos em eugenia. Galton acreditava que caractersticas fsicas e mentais eram herdadas em grande medida, seno completamente. Sua teoria inspirou no s programas de casamento e reproduo, como tambm polticas pblicas de esterilizao de criminosos, idiotas e alcolatras. A eugenia tambm contribuiu para polticas de imigrao: favorecia-se a entrada de pessoas supostamente superiores e proibia-se acesso aos inferiores. Mais uma vez, ficam claras as implicaes ticas de escolhas tericas e de como elas esto ligadas histria da psicologia. Para deixar claro que o que estou defendendo nesse artigo no diz respeito apenas ao passado, mas uma constante, lembro de um evento recente na histria da psicologia brasileira. Aqui tambm a tentao de mapear o crebro de criminosos forte. Em 2007, o Conselho Federal de Psicologia emitiu parecer contrrio a uma pesquisa no Rio Grande do Sul que tentaria mapear as reaes cerebrais s imagens violentas de jovens infratores internados na Febem, de Porto Alegre.5 Pesquisas como essas so um trampolim para o esquecimento das condies scio-histricas, morais, econmicas e polticas da produo da criminalidade e para o fortalecimento da crena de que a criminalidade tem como nica raiz a biologia individual. Obviamente, os defensores da pesquisa alegam a neutralidade da cincia e seu interesse em apenas estabelecer possveis correlaes entre o funcionamento cerebral e a violncia urbana. Suponhamos que a rea do crebro geralmente ligada agressividade emita realmente sinais de um funcionamento mais intenso do que a populao normal. O que decorreria da? Mais uma vez, corre-se o risco de se esquecer que o crebro tambm se forma socialmente, que redes neuronais so formadas no apenas por processos biolgicos, mas por processos sociais. O crebro no funciona sem sociedade. O que pode decorrer desse tipo de pesquisa aparentemente neutra isso: jogar toda a responsabilidade para o indivduo. Pior: para o seu crebro. O que dizem os experimentos Gall, Lombroso, Galton e os dos psiquiatras gachos? Respeitando as diferenas entre eles, o que quero fazer notar a forte marca da ideologia liberal nessas crenas aparentemente livres de ideologia: quanto mais
5

O Conselho Regional de Psicologia, do Rio Grande do Sul, traz breve explicao do experimento: http://www.crp07.org.br/noticias_internas.php?idNoticia=503.

12 responsvel for o indivduo por seus atos, melhor ser para o liberalismo. Ainda est para ser feita a genealogia da noo de responsabilidade, uma das alavancas mais poderosas da ideologia liberal. O que esses eventos mostram que h uma histria consistente em reduzir a responsabilidade ao ser biolgico do sujeito. Lembro ainda a pesquisa de David Horn (2005) quanto genealogia dos discursos e tcnicas que pretendem qualificar e quantificar os corpos medicina legal, psicologia e psiquiatria forense, antropologia criminal. Ele observa a necessidade dos mtodos grficos e de mensurao: (...) a retrica da mensurao anatmica e fisiolgica tendia a negar a natureza de construo do que era medido, ao invs de confiar (e reproduzir) a iluso que aqueles ndices eram caractersticas de corpos, simplesmente encontrados em suas superfcies e estruturas. (Horn, 2005: 147). Ainda para o autor, o mtodo grfico visava superar as deficincias dos sentidos e da linguagem do observador: isso produzia um registro ostensivamente no afetado de preconceitos do observador e que podia falar atravs de barreiras lingsticas, circulando livremente em textos e congressos e com uma particular fora retrica. (Horn, 2005: 149).6 6. Psicologia e o mundo do trabalho Um ltimo exemplo que gostaria de comentar a histria da psicologia no campo do trabalho. Aqui, as relaes entre a psicologia e o liberalismo so especialmente fortes e do ensejo a reflexes importantes s implicaes ticas desse enlace. Primeiro, ento, vejamos um pouco do contexto desse encontro. A organizao cientfica do trabalho proposta pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915) um timo exemplo de como regimes disciplinares e individualizao mesclaram-se no sculo XIX. O taylorismo pode ser visto como uma individualizao radical das performances dos trabalhadores. A ideologia que guiava os experimentos de Taylor era a da eficincia. Pouco espao era deixado para a subjetividade do trabalhador e o sentido que ele depreendia do trabalho. Na verdade, o trabalhador foi reduzido ao seu prprio corpo. Toda resistncia do trabalhador, dentro dessa ideologia, era vista como desadaptao ou preguia.

David Horn tambm lembra o forte apelo popular que essas teorias fisicalistas tm. Elas vo ao encontro da sabedoria popular que associa o feio ao crime ou o corpo anormal s anormalidades de conduta.

13 Um outro nome importante no incio da histria da psicologia do trabalho Hugo Mnsterberg. Ele foi aluno de Wundt, saiu da Alemanha e assumiu o laboratrio de psicologia na Universidade de Harvard, em 1890. Mnsterberg foi o primeiro a propor testes de seleo para empregos. Por exemplo, para contratar telefonistas, ele selecionava aquelas com menor tempo de reao, maior capacidade de ateno e memria. A ideologia que guiava esse trabalho era o homem certo no lugar certo. Mais uma vez, a ideologia da eficincia dava sua contribuio para as pesquisas psicolgicas que nasciam no alvorecer do sculo XX. (cf. Drunen, Strien e Haas, 2004: 142). Na segunda dcada do sculo XX, os testes psicolgicos e a seleo de pessoal j era uma preocupao das indstrias na Europa e nos Estados Unidos. James McKeen Cattell, um dos pioneiros fabricantes de testes mentais, funda Corporao Psicolgica, em 1921. Instituies como as de Cattell auxiliavam no s as indstrias, mas tambm o Estado, na seleo de soldados para o Exrcito ou funcionrios para a burocracia governamental. Tambm na dcada de 20, Elton Mayo liderou o que ficou conhecido como os estudos Hawthorne. Levando adiante as hipteses de Taylor, mas dele se distanciando, Mayo descobriu que fatores sociais eram muitas vezes mais importantes que fatores fsicos para a produtividade. Por exemplo, dar espao para os trabalhadores se organizarem e falarem de seus problemas aumentava a produtividade. As relaes humanas comeam a ser valorizadas nesse contexto. De maneira geral, essas tecnologias de seleo contriburam para a transformao do que Max Weber chamou de tica protestante para o que podemos chamar tica psicolgica: o trabalho considerado um fator importante para nosso bem-estar psicolgico tanto quanto para o econmico, trabalhadores da indstria e do comrcio procuram conhecimento psicolgico para alcanar seus objetivos nessa rea. (Drunen, Strien e Haas, 2004: 161). A tica psicolgica, no campo do trabalho, institui novas tecnologias de construo identitria, das quais destaco (a) os livros de auto-ajuda, cujos temas variam imensamente, vo desde a busca do sucesso econmico, passando pelas dicas de relacionamento amoroso at os clssicos manuais de como encontrar e desenvolver o melhor de si mesmo; e (b) os treinamentos de trabalhadores por psiclogos e por diversos profissionais visando estimular e aumentar a produtividade.

14 importante ressalvar que a tica protestante no substituda pela tica psicolgica. Trata-se, antes, de uma transformao de alguns aspectos da primeira, sempre no sentido da laicizao e da interiorizao. A nova tica do trabalho que nasce com a reforma protestante permanece: o trabalho panacia infalvel para todas as formas da misria e os males causados por ele so sempre negados. Em grande medida, para o mundo do trabalho contemporneo vale o que Foucault escreve sobre o trabalho no sculo XVII: uma espcie de soberania do bem em que triunfa apenas a ameaa, e onde a virtude (tanto ela tem seu prmio em si mesma) s tem por recompensa o fato de escapar ao castigo. (Foucault, 2004 [1972]: 76). Se o trabalhador cumpre bem sua funo, essa a sua virtude, se no cumpre deve trabalhar mais para encontr-la. Gostaria de encerrar essa seo com dois exemplos de treinamento a fim de mostrar a prtica disso que chamei tica psicolgica. Desejo ainda mostrar, mais uma vez, a possibilidade de percebermos essa tica como simples aliada do regime disciplinar e, ao contrrio, como recurso que pode contribuir para o sujeito lidar melhor com conflitos que decorrem de sua situao social (poltica e econmica, principalmente). O primeiro exemplo de uma paciente que, certo dia, me contou que foi convidada por sua chefe para organizar uma dinmica com os funcionrios de sua repartio a fim de motiv-los ao trabalho. Ela planejou e executou a seguinte dinmica: todos ficaram em crculo e enquanto passavam de mo em mo uma bomba cujo pavio fora acesso pela instrutora. Obviamente, ningum quis que a bomba explodisse em suas mos e, entre sorrisos e fingido desespero, foram passando a bomba para o colega do lado at que o pavio finalmente parou de queimar. Minha paciente, ento, pediu que o sujeito que tinha ficado por ltimo com a bomba nas mos abrisse o dispositivo. Para sua surpresa, dentro da bomba havia duas passagens para praia e um bilhete que dizia algo do tipo: Parabns a voc que pegou a bomba: nem sempre o resultado de ficar com ela ruim.. Em seguida, foi proposta uma reflexo sobre a responsabilidade de cada um no trabalho, sobre a importncia de valores como autonomia e pr-atividade. Um detalhe: essa paciente advogada e trabalha numa importante repartio do Poder Judicirio. O fato de a instrutora ser uma advogada no desabona em nada sua dinmica como exemplo de psicologizao do campo do trabalho. Ao contrrio: mostra com mais clareza que as tcnicas desenvolvidas pela psicologia vo sendo aos poucos disseminadas nos mais diversos campos da sociedade. Isso mostra que a tica

15 psicolgica est muito alm do campo da psicologia como disciplina acadmica. No raro, por exemplo, ver tcnicos de esporte bem sucedidos darem palestras de treinamento para funcionrios de empresas. A ideologia do sucesso, de como ser vencedor, casa bem com o liberalismo. O exemplo da bomba interessante ainda porque mostra como essas tcnicas de psicologia podem ser usadas como aliadas a um sistema disciplinar cada vez mais detalhista. A tcnica da culpabilizao e da responsabilizao interessante, em especial, porque tira do foco a organizao social do trabalho. O foco no o por qu do problema, mas a capacidade individual do trabalhador resolver o problema. Um outro exemplo para ilustrar a tica psicolgica foi o treinamento conduzido por uma psicloga. O exemplo mostra como a psicologia pode ser uma ferramenta auxiliar na resoluo de conflitos no mundo do trabalho. A psicloga foi convidada para fazer um treinamento numa pequena empresa. Ela planejou a seguinte dinmica de grupo: os funcionrios foram divididos em grupos e encenaram (a) um dia normal de trabalho; (b) um dia que d tudo errado no trabalho; (c) um dia que d tudo muito certo no trabalho. Nas encenaes, os trabalhadores falam da realidade de seu trabalho sem ter que se dirigir diretamente aos patres e chefes que tambm participavam da dinmica. O interessante desse trabalho que vrios conflitos podem ser visualizados sem que haja excessiva responsabilizao individual. A dinmica faz aparecer o grupo de trabalho como um todo: daqui decorrem melhorias de comunicao dentro da empresa, por exemplo. Dois detalhes importantes sobre esse segundo exemplo. Atitude para gerar valor! era o que se lia na camisa que todos os trabalhadores nessa dinmica usavam. Alm disso, a psicloga no incio da dinmica, usou dois grficos para explicar o que fazia um trabalhador entrar e permanecer num emprego. Para ela, na admisso, a capacidade tcnica conta 80%, enquanto as capacidades individuais contam apenas 20%. Todavia, a proporo se inverte quando se pensa na permanncia no emprego: o trabalhador precisa fazer valer seus valores pessoais atitude, confiana, bom humor etc. mais do que suas habilidades tcnicas para continuar no emprego. Esses dois detalhes mostram que, de maneira geral, o treinamento proposto pela psicloga no contra a ideologia liberal. Ela tambm contribui para o fortalecimento das crenas que valorizam a individualidade e fazem apagar a importncia da situao poltica e dos jogos de poder que instituem a condio social do trabalho. Por outro lado, preciso pensar que a psicologia, nesse caso, ao contribuir para a resoluo de

16 conflitos dentro de uma empresa, est ajudando tambm aos trabalhadores a viverem em melhores condies. No se modificam as condies reais de trabalho, nada muda no que tange mais-valia ou propriedade privada, mas, pelo menos, as condies internas, subjetivas, do trabalhador so melhoradas. Ainda preciso reafirmar, com Foucault, que entre o homem e o trabalho no existe nenhuma relao essencial (Foucault, 2001 [1978]: 475). Ou seja, as vrias definies de nossa identidade com relao ao trabalho tambm fazem parte das relaes de fora e das prticas discursivas ensejadas por elas historicamente determinadas. Mais uma vez, o lugar da psicologia duplo. Ela pode contribuir na formalizao dos discursos que atrelam nossa identidade ao trabalho de forma a responsabilizar apenas o indivduo pelo seu sucesso ou fracasso. Mas, a psicologia pode tambm ser instrumento fundamental de des-naturalizao desses discursos e de crtica historicista dessas prticas. 7. Observaes finais Nesse artigo, quis mostrar algumas implicaes ticas da relao entre a psicologia e o liberalismo. Defendi a idia que apenas atravs de uma histria crtica, prximo daquilo que Foucault chamou genealogia, essas implicaes ticas ficam mais visveis. Comecei esse artigo trazendo a histria da Psamtik I como uma alegoria sobre as relaes entre a psicologia e o liberalismo. Atravs dessa alegoria, quis explicitar que uma experincia psicolgica no ocorre no vcuo social, que ela sempre parte de pressupostos ideolgicos implcitos e que ela sempre tem implicaes ticas. O exemplo de Psamtik I grotesco, mas, como toda caricatura, refora os traos fundamentais de um desenho. Um dos traos que destaquei foi a interconexo entre processos disciplinares e individualizao. A longa histria da constituio da subjetividade tal como ela se d hoje acontece lado a lado histria da constituio de tecnologias de controle desse mesmo indivduo e da sociedade da qual faz parte. A psicologia, na medida em que fornece pesquisa sobre as diferenas individuais, pode ser usada pelo capitalismo como instrumento que lhe auxilie na maior explorao do corpo do sujeito, extraindo dele o mximo de produtividade. Isso, no entanto, no feito fora. H uma contribuio importante da ideologia liberal para

17 tornar esse estado de coisas mais aceitvel. So exemplos de crenas que sustentam a ideologia liberal: o homem certo no lugar certo, a vida um tipo de competio: vence o melhor, meu fracasso e meu sucesso so de minha responsabilidade. Essas crenas so as formas prticas do que se pode chamar tica psicolgica, isto , o conjunto de prticas sociais e discursivas que tendem a dar sentido ao mundo humano reduzindo-o interioridade dos que dele fazem parte. Exemplos dessa tica psicolgica podem ser vistos em vrios lugares e momentos. Citei apenas trs. No primeiro, lembrei de uma experincia importante com vtimas de tortura na frica do Sul que aprenderam a re-significar as experincias sofridas com um novo vocabulrio, mais interno e subjetivo. No segundo, comentei a forte tendncia ao longo da histria da psicologia em reduzir a responsabilidade do indivduo sua biologia cerebral. Muitas vezes, tal ttica cientfica apropriada pelo liberalismo, pois a responsabilizao macia do indivduo interessa na medida em que obnubila os jogos de poder que do ensejo s prticas sociais complexas como o crime e a violncia. Por fim, citei dois exemplos, no campo do trabalho. Atravs deles, quis mostrar que tecnologias produzidas pela psicologia podem ser apropriadas pelo liberalismo e pelo sistema capitalista de produo. Todavia, possvel perceber que a psicologia tambm uma tecnologia que pode auxiliar o indivduo a lidar melhor com os conflitos trazidos por suas relaes de trabalho. De maneira geral, pode-se dizer que as implicaes ticas do encontro entre psicologia e liberalismo so ambivalentes. Por um lado, a psicologia parte do processo de individuao que comea muito antes dela aparecer como disciplina independente. Por outro lado, a psicologia tambm instrumento de resistncia que, justamente, por estudar o indivduo pode explicitar seu carter social e poltico, como tem mostrado a histria crtica da psicologia. Alm disso, tambm atravs da psicologia que o indivduo pode ganhar mais recursos para compreender seu ambiente e a si mesmo, gerando novas possibilidades de resistncia. Referncias Bibliogrficas Brock, Adrian C. Psychology and liberal democracy: a spurious connection? In. Brock, Adrian C. (Ed.). Internationalizing the history of psychology. New York: New York University Press, 2006, pp. 152-162.

18 Danziger, Kurt. Universalism and indigenization in the history of modern psychology. In. Brock, Adrian C. (Ed.). Internationalizing the history of psychology. New York: New York University Press, 2006, pp. 208-225. Drunen, Peter van, Strien, Pieter J. van e Haas, Eric. Work and organization. In. Jansz, Jeroen e Drunen, Peter van. (Eds.). A social history of psychology. Oxford: Blackwell, 2004, pp. 129-164. Elias, Norbert. O processo civilizador: volume 1, uma histria dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. ____. O processo civilizador: volume 2, formao do Estado e civilizao. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. Ferreira Neto, Joo Leite. Artes da Existncia: Foucault, a Psicanlise e as Prticas Clnicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Braslia, v. 23, n. 2, 2007. Disponvel em: em: 17/08/2008. Figueiredo, Lus Cludio. A inveno do psicolgico: quatro sculos de subjetivao (1500-1900). 2.ed. So Paulo: Educ/Escuta, 1994. Foucault, Michel. Dialogue sur le pouvoir. In. ___. Dits et crits II: 1976-1988. Paris: Quarto/Gallimard, 2001 [1978], pp. 464-477. ______. Histria da loucura na idade clssica. 7.ed. Trad. Jos Teixeira Coelho Netto. So Paulo: Perspectiva, 2004 [1972]. ______. Lthique du souci de soi comme pratique de la libert. In. ___. Dits et crits II: 1976-1988. Paris: Quarto/Gallimard, 2001 [1984], pp. 1527-1548. ______. Subjectivit et vrit. In. ___. Dits et crits II: 1976-1988. Paris: Quarto/Gallimard, 2001 [1981], pp. 1032-1037. ______. Vigiar e punir: nascimento da priso. 27.ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrpolis: Vozes, 1987. Horn, David G. Performing criminal anthropology: science, popular wisdom, and the body. In. Inda, Jonathan Xavier (Ed.). Anthropologies of modernity: Foucault, governmentality, and life politics. Oxford: Blackwell, 2005, pp. 135-157 Hunt, Morton. The story of psychology. New York: Anchor, 1994. Jansz, Jeroen e Drunen, Peter van. (Eds.). A social history of psychology. Oxford: Blackwell, 2004. <http://www.scielo.br/scielo.php? Acesso script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000200008&lng=pt&nrm=iso>.

19 Louw, Johann. Constructin subjectivity in unexpected places. In. Brock, Adrian C. (Ed.). Internationalizing the history of psychology. New York: New York University Press, 2006, pp. 16-33. Taylor, Charles. As fontes do self: a construo da identidade moderna. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Dinah de Abreu Azevedo. So Paulo: Loyola, 1997.

You might also like