You are on page 1of 23

A Cultura como Dupla Mediao Sociale a tese das trs mudanas estruturais na sociedade contempornea

Marcelo Bolshaw Gomes

ndice
1 2 3 4 5 6 7 8 9 Denies de Cultura Denies positivista e funcionalista Denio Freudiana Denies Marxistas Denies Estruturalistas Denio Semitica Denio Ciberntica Denio Midialgica Denies Contemporneas 2 4 4 5 8 12 13 15 17 20 21

10 Trs Questes 11 Referncias Bibliogrcas

Publicado na revista Contrapontos, Itaja (SC), v. 5, n. 1, p. 109-124, 2005. Professor de Comunicao da UFRN, doutor em Cincias Sociais.

Marcelo Bolshaw Gomes

Resumo
O presente texto tem como objetivo denir a noo de cultura como uma dupla mediao social. Para tanto, esboa uma breve histria fenomenolgica da noo de cultura. Neste percurso, levantam-se trs questes sobre as mudanas estruturais na sociedade atual: a cultura de massas absorveu denitivamente a cultura popular e a cultura de elite?; h diferena entre conscincia planetria e globalizao cultural, reduzindo as diferenas culturais aos fatores simblicos?; e nalmente, ser o m de um longo perodo patriarcal como modelo de organizao das relaes sociais?

Denies de Cultura

Parafraseando Marx1 : em sua vida social, os homens entram em determinadas relaes entre si, independentes de suas vontades, relaes sociais que correspondem a um modo de desenvolvimento da sociedade frente ao meio ambiente. Pode-se, assim, denir Cultura como uma dupla mediao: como uma mediao das relaes entre a Sociedade e a Natureza e como uma mediao das relaes dos homens entre si. A Cultura congura as relaes sociais em um determinado modo de vida.

Como mediao do intercmbio do conjunto das relaes sociais com o meio ambiente, a cultura uma memria social, isto , um depsito de informaes histricas para as futuras geraes e sociedades. E como mediadora interna das relaes sociais, a cultura um modelo que regula o relacionamento interpessoal em diferentes instncias. Ao estudar a mudana social em sociedades de espcies animais no-humanas, os bilogos da complexidade Francisco Varela e Umberto Maturana (2001), usaram o termo acoplamento estrutural mtuo para caracterizar esta
Prestamos uma homenagem crtica ao famoso Prefcio Crtica da Economia Poltica, justamente o texto que permite uma interpretao economicista do marxismo, quando destacado no resto dos escritos marxistas.
1

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

dupla mediao entre o meio ambiente e as relaes entre os elementos da espcie. Sendo assim, so relaes universais e so encontradas em diferentes tempos e locais. Ao contrrio, nos ltimos sculos, tornou-se lugar comum armar que a Cultura surgiu da desnaturalizao do Homem, que no aceitando ser apenas uma parte da Natureza, decidiu destacar-se dela e transform-la. A noo de Cultura passou a ser utilizada para distinguir a espcie humana da dos outros animais. Desde ento, a noo de Cultura passou por vrias transformaes e metamorfoses, como veremos nas diversas denies a seguir, mas s recentemente perdeu esse carter de oposio radical ao biolgico e ao meio ambiente. Neste sentido, uma noo abrangente, capaz de englobar vrias outras, foi elaborada por E. Sapir: A cultura o conjunto de atributos e produtos resultantes das sociedades que no so transmitidos atravs da hereditariedade. Algumas culturas no tm uma palavra especca para a idia de Cultura. E isto no signica que essas culturas no tivessem desenvolvido formas avanadas de conscincia de si enquanto sociedades organizadas. Os gregos, por exemplo, tinha a MTHMA, a idia de algo abstrato que se ope idia de Natureza ou PHISIS. Palavra Latina CULTRA - que signica lavoura, cultivo dos campos e, ao mesmo tempo, instruo, conhecimentos adquiridos - vai surgir nos primeiros sculos do milnio em Roma, mas no ser utilizada para denir os traos distintivos dos diferentes povos do Imprio. Em todo caso, como diz Baitello, dois conceitos distintos de cultura j se conguram: um em que o objeto de cultivo externo ao cultivador e outro em que o objeto de cultivo o prprio cultivador. (BAITELLO , 1997.) A primeira vez que o termo cultura aparece como um conceito de cunho antropolgico na Alemanha, em 1793, no verbete Kultur do Dicionrio Adelung2 : A cultura o aperfeioamento do esprito humano de um povo. Assim, haveria diferentes nveis de aperfeioamento espiritual entre as etnias e subentende-se que cada povo teria um determinado grau de desenvolvimento nesta escala. Desde o incio a noo de cultura foi etnocntrica porque desqualicava as sociedades primitivas e tradicionais frente a sua prpria e suposta superioridade cultural. Com a Revoluo Francesa e o aparecimento do ideal de cidadania, o termo Cultura ser freqentemente associado idia de um sistema de atitudes, crenas e valores de uma sociedade e oposto noo de Civilizao, geralmente visto como seu complemento material, sua base fsica.
Esta denio, bem como as positivistas e funcionalistas foram retiradas da Enciclopdia Mirador, verbete Cultura.
2

www.bocc.ubi.pt

Marcelo Bolshaw Gomes

Denies positivista e funcionalista

O positivismo, por exemplo, dene a cultura em oposio natureza a partir de sua explorao predatria e utilitria. W. Von Humbolt, por exemplo, arma que a cultura o controle cientco da natureza. F. Barth, por sua vez, ainda elabora melhor a noo de cultura distinguindo-a da de cincia: A cincia controla a natureza. A cultura o controle que o homem exerce sobre si mesmo. Alis, h na bandeira nacional brasileira um slogan dos ideais positivistas bem explicativo desta dupla relao: Ordem e Progresso. O Progresso, tanto no sentido cientco como no de crescimento econmico, em relao Natureza; e Ordem em relao Sociedade e Cultura. Esta idia positivista de Cultura associada noo de progresso como um estgio de desenvolvimento social, segundo a qual um povo tem mais cultura que outro ainda primitivo logo foi rechaada pelos antroplogos funcionalistas. Assim, durante muito tempo, enquanto os pensadores conservadores tinham uma idia evolucionista da cultura; os progressistas tinham uma viso sincrnica da Cultura: A cultura um conjunto funcional formado pelas diferentes instituies de uma sociedade. (B. Malinowski) O funcionalismo um movimento terico amplo, que pode ser denido pela idia de considerar os sistemas como conjuntos de partes interdependentes. A essas interdependncias chama-se funo. As denies funcionalistas de Cultura no campo da sociologia da ao social no se baseiam na comparao histrica entre diferentes sociedades, ao contrrio: so autocentradas, isto , tomam a si mesma como objeto de estudo e sujeitas de si. Elas enfatizam bastante a distino entre objetividade fsica e a cultura, entendida como o conjunto das formas de subjetividade social. Para Mc Iver: a civilizao formada pelos meios de uma sociedade; a cultura, por seus ns; e para R.. Merton: Civilizao a coleo de meios tecnolgicos para o controle da natureza. Cultura inclui ainda ideais, princpios normativos e valores ticos. Podemos, assim, dizer que h uma denio antropolgica de cultura abrangendo toda totalidade social e uma denio sociolgica, em que a idia de cultura apenas a parte subjetiva desta totalidade, oposta a idia de economia.

Denio Freudiana

Alm de sua signicativa contribuio para psicologia, Freud tambm foi um importante autor da questo cultural, principalmente sobre sua relao com a violncia humana. No caso da violncia e dos impulsos destrutivos da pulso

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

de morte, Freud armava a existncia de um assassinato primordial do chefe da horda. Em Totem e Tabu (1969a), Freud postula o complexo de dipo como o evento fundador do social atravs um parricdio arcaico estruturante: por no terem acesso s fmeas da Horda, os jovens teriam se associado e morto o macho mais velho do grupo. A destruio do pai teria gerado um profundo sentimento de culpa nos assassinos, se transformado em smbolo de adorao e produzido uma intensa necessidade permanente de reparao. Deste quadro teria se originado o sistema totmico, onde se institui a adorao de um totem e a aceitao das interdies evitando o incesto. Em O futuro de uma Iluso (1969b), Freud voltar questo da Cultura e do Complexo de dipo, enfrentando o tema da sublimao no apenas em sua relao estrutural com a religio, mas, sobretudo, o do destino de nossa civilizao. Em um texto normativo, que se utiliza um interlocutor ctcio em sua argumentao, Freud discorre sobre a cultura como um conjunto de regras formadas a partir da renncia dos instintos animais. Neste contexto, a religio seria uma neurose coletiva, uma iluso capaz de absorver a carga pulsional reprimida em uma sociedade. Aqui a sublimao tem ainda um papel positivo fundamental: ela deveria eliminar toda carga pulsional reprimida. No livro Mal-estar na Civilizao (1969c), no entanto, esta ltima iluso tambm cair por terra. Neste livro, Freud tentar responder pergunta: considerando que a sociedade impe cada vez mais uma drstica reduo da satisfao individual, a felicidade humana possvel? Freud profetizou um destino trgico para o homem: sucumbir vtima da tentativa de se desanimalizar. O que equivale a dizer que Natureza e Sociedade so irreconciliveis e a Cultura um projeto suicida.

Denies Marxistas

Embora sem abordar diretamente a noo de cultura, duas idias de Karl Marx em especial tiveram uma enorme repercusso na forma como entendemos o termo atualmente: A) a relao dialtica entre determinismo e ao social ou entre os pensamentos de Hegel e Feaurbach na Ideologia Alem (2004) - e B) a luta de classes como motor da histria, no Manifesto Comunista (2005). Para Marx, so os homens que fazem a prpria histria ao mesmo tempo em que so feitos por ela. Porm, os homens fazem a histria sem saber, sem ter conscincia das suas reais condies de existncia. Alis, essas formas de conscincia social (ou cultura) seriam determinadas por essas condies reais de existncia. H uma equivalncia entre as noes clssicas de Civilizao e

www.bocc.ubi.pt

Marcelo Bolshaw Gomes

Cultura com os conceitos marxistas de infraestrutura econmica e superestrutura social. Outra contribuio decisiva de Marx noo de Cultura foi a descoberta de que vivemos uma luta permanente entre classes sociais. A Cultura, nessa perspectiva, seria sempre uma iluso de identidade social, que as classes dominantes utilizam para se perpetuar no poder, negando aos dominados o direito prpria imagem e conscincia de sua situao real de explorados. Um aspecto do marxismo muito debatido em relao noo de Cultura a crtica desenvolvida por Max Weber, sobre a predominncia da infraestrutura econmica na totalidade social e a necessidade de ter uma viso mltipla dos fatores determinantes das sociedades. Para Weber, a economia s era um fator determinante da sociedade capitalista; outras sociedades teriam outros fatores determinantes (polticos, religiosos, culturais) Assim, por exemplo, as castas indianas no podem ser interpretadas como classes sociais porque haveria uma determinao tnico-religiosa e no uma determinao econmica. Muitos marxistas atuais responderam crtica weberiana e interpretao equivocada de apresentar um Marx economicista (que reduz a vida social aos fatores econmicos) de sua prpria teoria. Louis Althusser (1998), por exemplo, esclarece a perspectiva original de Marx, que compreende o condicionamento recproco de todos fatores objetivos de uma totalidade social. Althusser acredita que Marx quis dizer que a infra-estrutura econmica era determinante em ltima instncia, isto , que levados em conta todos os fatores de condicionamento da estrutura social em seu conjunto, o fator material teria a ltima palavra o que bem diferente do determinismo econmico. Alm da noo de uma determinao em ltima instncia, Althusser tambm postulou a idia de uma sobre-determinao ou de um fator predominante em primeira instncia - assimilando assim o polideterminismo do idealista de Weber ao modelo materialista do marxismo. Outra atualizao decisiva da teoria marxista em relao ao conceito de cultura o trabalho do italiano Antnio Gramsci (2000). Ele foi um dos primeiros a destacar o papel dos intelectuais na organizao da cultura, principalmente na segunda etapa de cada modo de produo. Nessa tica, tal qual os plebeus no Imprio Romano ou a Igreja no Regime Absolutista, as classes intermedirias da cultura do ps-guerra, criadas s margens da produo material, representam um papel decisivo em uma nova estratgia: a defesa dos interesses coletivos das classes dominantes em detrimento de seus interesses individuais, sob a forma de uma supercentralizao do poder poltico ou interveno estrutural do Estado na economia. Mas no s: seguindo a tradio maquiavlica que dita que o poder age

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

ora atravs da violncia, ora atravs da dissimulao, Gramsci v na Cultura no apenas uma forma de alienar os trabalhadores de sua conscincia coletiva, mas, sobretudo a possibilidade de torn-los conscientes de suas condies de vida. A Cultura aqui mais que expresso pura e simples da ideologia da classe dominante vista tambm como forma de conscincia global, instrumento e produto de solidariedade inconsciente dos homens. A idia de hegemonia social de um grupo social sobre outros, tanto se fundamentaria no uso da fora institucional da Sociedade Poltica como tambm na capacidade de produzir consenso na Sociedade Civil. Apesar de se ter que conspirar contra os prprios hbitos e costumes, Gramsci imaginava ser possvel engendrar uma estratgia de contra-hegemonia cultural a partir da Sociedade Civil e conquistar eleitoralmente a Sociedade Poltica, fazendo uma revoluo cultural. Durante a primeira metade do sculo, houve vrias tentativas diferentes de elaborar uma denio de cultura que combinasse as idias de Marx e Freud em uma nica metodologia: W. Reich, J. P. Sartre, H. Marcuse. Porm, a Escola de Frankfurt, pelo fato de ter elaborado a noo de indstria cultural merece especial ateno, pois foi esse heterogneo grupo de pensadores alemes defensores de uma Teoria Crtica, o primeiro a caracterizar a produo cultural como uma atividade econmica de infra-estrutura, compreendendo ainda sua dimenso psicolgica e ideolgica. Walter Benjamim (1985) certamente o mais interessante e original de todos. Pensador marxista, mstico e crtico de arte ao mesmo tempo; ele formular um materialismo perceptivo em que diferentes sensibilidades histricas correspondem a suas realidades sociais. Seu trabalho mais importante, A obra de arte da poca de sua reprodutividade tcnica, descreve o impacto da industrializao generalizada dos objetos sobre a percepo e sobre a idia de urea, de singularidade sagrada da obra de arte. Theodor Adorno e Max Hokheimer (1985) destacaram-se principalmente pela crtica histrica aos ideais do Iluminismo, constituio da Cincia como uma razo instrumental a servio de interesses sociais e idia de Indstria Cultural, considerada um produto ideolgico do capitalismo que substitui a experincia esttica e aliena o homem de sua realidade. Ao contrrio de Walter Benjamin que considerava o cinema uma arte revolucionria (chegando at redigir uma novela radiofnica com seu amigo Brecht), Adorno e Hokheimer so conservadores em relao nova experincia esttica proporcionada pela comunicao de massas. Tambm Jurgen Habermas (1984) colocado entre os integrantes da Escola de Frankfurt devido sua crtica radical modernidade, cincia e tcnica como formas de ideologia dominante. E o importante que essas contribuies estabeleceram o paradigma mod-

www.bocc.ubi.pt

Marcelo Bolshaw Gomes

erno como um conito entre trs culturas rivais: a Cultura de Massas produto da reprodutividade tcnica e da industrializao cultural; a Cultura Popular, a expresso artesanal de diferentes resistncias regionais industrializao; e a Cultura de Elite, o culto sosticao formal e hipersensibilidade, que cr na tcnica apenas como habilidade e virtuose. E aqui est, a partir desses autores, nossa primeira questo: com a globalizao, a cultura de massas absorveu denitivamente a cultura popular e a cultura de elite, eliminando quase todas resistncias locais a sua supremacia, mas segmentando pblicos-alvos a nvel internacional?

Denies Estruturalistas

A publicao pstuma da obra de Ferdinand de Saussure3 (1980) representou o surgimento simultneo da lingstica como disciplina cientca, da semitica como estudo sistemtico dos signos e do estruturalismo como movimento losco e metodolgico. Foi, assim, o primeiro passo em direo a uma metacodicao da linguagem, principalmente atravs da noo de conscincia social aplicada no conceito de lngua, entendida simultaneamente como um sistema de signos e um fenmeno social. Antes de Saussure, estudavam-se as lnguas e os idiomas atravs signicado histrico das palavras e de suas associaes s coisas designadas, mas com a noo sistmica de lngua, os signos se tornaram referentes imediatos uns dos outros e a linguagem tornou-se a representao esttica do mundo. esta noo a-histrica de lngua, Saussure opunha a atividade individual da fala (ou parole). Esta funcionaria associando e excluindo signos daquela, que por sua vez se atualizaria mediante as novas associaes da primeira. Assim, a oposio entre lngua e fala seria o primeiro dos diversos pares de opostos da teoria saussuriana (signicado x signicante, sincronia x diacronia, paradigma x sintagma, entre outros).

Como Saussure se ocupou mais de lingstica do que de semiologia (que ele considerava sendo uma cincia mais geral porque tambm abrangeria os
3 As denies estruturalistas foram extradas dos verbetes Lingstica e Antropologia da Enciclopdia Mirador.

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

signos no-verbais) e mais da lngua falada do que da lngua escrita, suas idias foram aperfeioadas em outras reas. Hjelmslev e a Escola de Copenhague (tambm chamada de Glossemtica) talvez sejam os mais importantes porque duplica as categorias de signicado e signicante (forma de contedo, substncia de contedo, forma de expresso e substncia de expresso) e as torna mais operacionais e descritivas para diversos conjuntos de signos.

A transposio desses conceitos para noo de cultura, entendida como um sistema de elementos interdependentes, deu origem a idia de dicotomia entre Estrutura Social (correspondendo lngua) e a Ao Social (referente ao papel desempenhado pela fala). E essas idias tiveram um papel importante na elaborao de uma antropologia estruturalista. Cultura o conjunto das relaes sociais que servem de modelo estruturante de um determinado modo de vida. (Radcliff- Brown) Dando seqncia a tradio antievolucionista e antietnocntrica do funcionalismo, a antropologia estruturalista voltou a denir a Cultura como totalidade social a-histrica, em oposio dialgica (e no-dialtica) Natureza. Neste modelo, a Natureza o universal, o espontneo e o inconsciente; enquanto a Cultura corresponde ao conjunto das regras relativas e particulares. Apesar de ser um formalismo duplamente sem sujeito (sem agentes sociais nem auto-referncia de observao), o estruturalismo foi uma dupla reviravolta contra o etnocentrismo cientco e o relativismo cultural, formando um inventrio metdico do drama universal do homem em suas culturas. Assim a Cultura tambm a imagem que a sociedade faz de si mesma, h diversas culturas e uma nica natureza e a misso da antropologia descrever o quadro geral destas relaes. Porm, a distino entre fontica e fonologia proposta por Roman Jackobson (1971) e pela Escola de Praga mudou parcialmente a anlise estruturalista, colocando-a em uma perspectiva histrica, uma vez que props no apenas a substituio denitiva da lngua pela fala como ncleo cognitivo da linguagem, mas tambm estabelecendo o esquema de elementos da comunicao (emissor, receptor, mensagem, cdigo, referncia e contexto) e a distino do estudo acstico do aparelho fonador de qualquer signicao social imediata. Assim, enquanto a fontica estuda a linguagem em relao sincrnica sociedade, a
www.bocc.ubi.pt

10

Marcelo Bolshaw Gomes

fonologia - que hoje se transformou na fonoaudiologia - estuda a evoluo natural da fala. Essas mudanas propostas por Jackobson serviram de base para que outros pensadores elaborassem denies semiticas da noo de cultura. Por exemplo: Cultura um signo complexo: mensagem, cdigo e contexto; ao mesmo tempo ou A cultura conjunto de referncias comuns a emissor e receptor. Uma denio mais completa precisaria detalhar todas seis funes da linguagem na Cultura: manter os homens em contato entre si e com o meio ambiente (funo ftica); contextualizar esse contato recproco e organiz-lo no tempo/espao (funo referencial); identicar e padronizar as regras e as rotinas para este contato, gerando um cdigo de decifrao de sinais (funo metalingstica); transmitir sinais (funo emotiva); perceber sinais (funo conativa); e, nalmente, comunicar, tornar comum, dividir situaes e experincias de vida (funo potica).
Elemento CONTATO CONTEXTO CDIGO EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM Funo da Linguagem FTICA REFERENCIAL METALINGSTICA EMOTIVA CONATIVA POTICA Advrbios O QUE ONDE E QUANDO PORQUE QUEM PARA QUEM COMO

Ao mesmo tempo em que reduziu a importncia dos pares Lngua e Parole e Sincronia e Diacronia, priorizando a perspectiva histrica e a fala (ou a prxis lingstica individual) em detrimento da idia de uma estrutura esttica, Jackobson tambm colocou em primeiro plano os pares Metfora e Metonmia e Sintagma e Paradigma. Estes ltimos seriam, para ele, os eixos de sucessividade e simultaneidade da linguagem. Assim, uma msica, por exemplo, teria sua melodia como eixo sintagmtico (a sucesso de notas no tempo contnuo) e sua harmonia como eixo paradigmtico (notas simultneas dentro de um acorde). E este mecanismo, possibilita ao estruturalismo pensar mais ampla em termos de frases, discursos, textos; e no apenas de signos isolados. Coube a Claude Levi-Strauss (1967 e 1976) introduzir o novo estruturalismo de Jackobson no campo da antropologia. Aperfeioando a noo de estrutura social, como um modelo de mltiplas determinaes das relaes sociais, Levi-Strauss critica seus antecessores por verem nos discursos e nas aes individuais meras execues da estrutura social e no seu ncleo cognitivo. De forma que, para ele, a possibilidade de uma ao individual se exercer se encontra estruturalmente determinada sem que disto decorra uma obedinwww.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

11

cia cega e inconsciente s regras sociais como em Saussure e na maioria dos estruturalistas; nem que, ao contrrio, se caia em uma atitude deliberada e intencional, como na fenomenologia e no idealismo weberiano. Mas, mais do que um mero adaptador das idias semiticas antropologia, Levi-Strauss vai propor uma sntese em que a luta entre ao e estrutura forma trs cdigos de troca interdependentes: a economia, a lingstica e o parentesco. De modo que, alm da contribuio decisiva da lingstica e da semitica, que vem a cultura como um sistema de signos, a antropologia de Levi-Strauss contempla tambm um sistema de relaes de produo e de distribuio (em uma aluso a metodologia marxista e diviso social do trabalho) e um sistema de relaes de parentesco (em uma aluso s idias de inconsciente e de recalque da vida pessoal de Freud). Porm, enquanto Freud cr no complexo de dipo e na sublimao dos instintos, Levi-Strauss prefere descrever o tabu do incesto como o centro de um sistema de recorrncias involuntrias que tem como estrutura a perpetuao das relaes de parentesco, isto : a reproduo de um modelo de trocas sexuais, que hoje chamamos de relaes de gnero. Assim, a cultura seria o conjunto de trs tipos de regras. As regras de parentesco, de economia e de comunicao que regulam as trocas entre as mulheres, os bens e os signos de uma sociedade formam o que chamamos de cultura. Porm, a maior contribuio de Levi-Strauss noo contempornea de Cultura o fato de considerar o papel participante do observador no interior da pesquisas. E esta idia de observao participante, mesmo que colocada de uma forma ainda individual e reduzida, rompe com toda tradio cientca anterior que no leva em conta a subjetividade do observador. Pensava-se, ento, em uma teoria sociolgica do simblico e do transcultural; enquanto, hoje, queremos entender a origem cognitiva e simblica comum das culturas. Alis, a Sociedade, aos olhos contemporneos, perde toda sua substncia e no mais que um efeito de sentido do conjunto da linguagem em seu aspecto normativo. No mbito da semitica estruturalista, foi Julien Greimas (1976) e a Escola de Paris que levaram a cabo esta revoluo do receptor contra a ditadura do emissor e transformando a prpria disciplina semitica em uma nova abordagem, a Anlise do Discurso. Com eles, as unidades signicativas da linguagem passaram a ser os discursos e no os signos; as idias de semntica e de sintaxe substituem as de paradigma e sintagma como eixos de organizao da linguagem; e a noo de lngua se subdivide nos sistemas lxico (o dicionrio) e gramatical (o conjunto de regras de combinao).

www.bocc.ubi.pt

12

Marcelo Bolshaw Gomes

Denio Semitica

Fora do mbito estruturalista, no entanto, a semitica tem ainda pelo menos duas contribuies importantes para nosso inventrio de denies de Cultura. O lsofo norte-americano Charles Sanders Peirce (1977), defensor do pragmatismo lgico, foi contemporneo de Saussure, mas no conheceu suas idias. Para Peirce a semitica tambm o estudo sistemtico dos signos, mas ao invs de se concentrar na linguagem verbal, ele elabora categorias mais abrangentes, como uma noo de signo que engloba tambm as diferentes linguagens no-verbais (imagens, gestos, sons). Nesta perspectiva existem trs tipos bsicos de signo: o cone, o ndice e o smbolo. O cone o signo que se assemelha ao objeto real que representa (um mapa em relao ao territrio, por exemplo); o smbolo o signo que representa o objeto por substituio (a caveira representa perigo; a cruz, o cristo; etc); e o ndice, em que o signo que representa o objeto por contigidade (onde h fumaa, h fogo; as pegadas dos passos). Incorporando o conhecimento da lingstica estruturalista e da semitica de Peirce, Ivan Bystrina (1995) cria a corrente denominada de Semitica da Cultura. Comparando-se a comunicao humana com a linguagem de outras espcies animais e chega-se a uma denio de trs nveis inter-relacionados de codicao de mensagens: cdigo primrio ou hipo-lingstico (formado por sinais); cdigo secundrio ou lingstico (a lngua); cdigo tercirio, hiperlingstico ou segunda realidade. Esta segunda realidade formada por nossos sonhos e desejos profundos teria suas origens ontolgicas em quatro fontes possveis: o sonho, as doenas mentais, o xtase mstico induzido e os jogos. Porm, o objeto central da semitica da cultura de Bystrina a obra de arte, por ser uma mensagem que comunica a si mesma, que tem por referncia principal sua prpria estrutura. De modo que, enquanto para Levi-Strauss, Cultura o conjunto dos trs cdigos estruturais das relaes sociais (economia, parentesco e signos); para Ivan Bystrina, Cultura formada apenas pelos cdigos secundrio e tercirio, as convenes sociais, os mitos e as idias. Assim, pode-se dizer que houve uma progressiva reduo da noo de Cultura, na medida mesma em que a cincia tentava especic-la cada vez mais. Para antropologia, a Cultura a Totalidade Social; para a sociologia, a Cultura o aspecto imaterial da sociedade; e para semitica, A Cultura o aspecto simblico da linguagem. A partir desta reduo da noo de Cultura ao simblico (e de sua inverso lgica em relao ao determinismo econmico), se constituram vrias das importantes denies contemporneas: A Cultura o sobreproduto das
www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

13

trocas simblicas (P. Bordieu) e A cultura o capital cognitivo (E. Morin). E aqui nos colocamos uma segunda questo: ser que a globalizao reduziu a noo de Cultura a um estilo da ao social, a um inexplicvel trao distintivo de grupo?

Denio Ciberntica

A arte de pilotar navios semelhante arte de governar o estado devido a dois aspectos: o autocontrole (Kiber = controle; Ethos = auto) e a idia de movimento pendular, em que sempre preciso alternar posies opostas para manter o equilbrio. Essas idias, presentes no Timeu de Plato, inuenciaram muitos pensadores de diferentes matizes, em diferentes pocas e locais; mas se celebrizaram na verso elaborada por uma corrente de intelectuais norteamericanos preocupados em unir o estudo da robtica aos da neuropsicologia e da sociologia, cuja maior expresso foi Nobert Wiener. (1949). Para ele, a Ciberntica a cincia da comunicao e do controle dos homens, das mquinas e dos animais. A Ciberntica, na verdade, aperfeioou a noo de auto-regulao cultural do funcionalismo (T. Parson, R. Merton) que a considerava como uma sincronia das partes (as instituies) em relao ao todo (a sociedade). Wiener deu uma dimenso histrica homeostase funcionalista e inseriu a categoria de rudo no lugar da disfuno do sistema. Nesta tica, vivemos em um universo em desagregao trmica e biolgica, em um sistema que tende entropia, ao caos e desorganizao. Por homeostase, Wiener denia como sendo ilhas de entropia decrescente em meio um turbulento oceano de rudo, cujo destino provvel a desintegrao. Mas o conceito central do pensamento ciberntico o de retroalimentao sistmica (ou feedback), que o retorno dos efeitos sobre as causas, dos resultados nais sobre as condies iniciais, das sadas de informao sobre as entradas de dados de um determinado sistema. Exemplos: o termostato de ar

www.bocc.ubi.pt

14

Marcelo Bolshaw Gomes

condicionado que diminui e aumenta de potncia segundo a temperatura; os telefonemas dos ouvintes em um programa de rdio comentando e indicando msicas para programao; um olhar como resposta que logra a mudana de atitude do interrogante. Para Wiener, a retroalimentao um retorno de aperfeioamento, de otimizao do sistema, que caracteriza a reorganizao progressiva contra a desordem e a tendncia universal da entropia em todos os nveis. A Cultura, nessa concepo tecnotrgica, pode ser denida como uma gigantesca mquina biossocial de luta contra o tempo e contra o rudo; ou melhor: como uma tentativa desesperada de instaurar a ordem social em meio ao caos natural. Mais no s: Wiener associava a noo de rudo comunicacional com a de mal tico e fazia uma distino entre o diabo maniqueu (representando o rudo intersubjetivo) e o diabo agostiniano (encarnando o rudo cientco). Agora o importante ressaltar que a ciberntica clssica j reconhecia dois tipos de feedback ou retroalimentao eletromecnica: as de autoregulao (em que um esforo equilibrado pelo seu inverso, assim: quanto mais x, menos y; quanto menos x, mais y) e as de autoreforo (de onde mais tarde surgem a teoria do caos e dos sistemas complexos). No primeiro caso no faltam exemplos: a mo invisvel entre a oferta e a procura de Adam Smith, o controle mtuo das instituies americanas, o equilbrio das bicicletas, o prprio zig-zag do timo dos barcos que deu nome a ciberntica. Pode-se dizer que a cultura vista como dupla mediao social tem um aspecto dialtico (em relao ao meio ambiente) e um aspecto dialgico (em relao s trocas dos atores sociais). E em relao Ciberntica propriamente dita, mais do que reapresentar as idias de Wiener, o resgate do pensamento ciberntico particularmente importante porque permite a compreenso da informao agenciada em rede, uma vez que pensa as inter-relaes entre receptores coletivos segmentados. Agora se trata de uma retroao mltipla e complexa, em que todos so simultaneamente emissores e receptores. Hoje, a auto-regulao uma relao dialtica entre o passado e o presente, entre histria e sociedade, em que as aes passadas determinam a situao atual que, por sua vez, determina a memria que temos dos fatos. Em contrapartida, os retornos de auto-reforo e de crescimento exponencial (epidemias, desequilbrio dos sistemas ambientais, doenas) no foram desenvolvidos pela Ciberntica. Foi o estudo dos sistemas complexos que compreendeu a retorno de autoreforo como uma relao dialgica entre o futuro virtual e o presente atual: o que penso causa o que sou que causa o que serei. Atualmente, os feed-

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

15

backs de auto-reforo no so apenas desequilbrios sistmicos em sistemas no-lineares, mas estruturas complexas de comportamento coletivo baseado na simulao do futuro. Ser que o fator futuro se tornou determinante? eis mais uma questo.

Denio Midialgica

Da mesma forma que uma sociedade no formula problemas que no seja capaz de responder, tambm podemos dizer que as diferentes denies da noo de cultura reetem diferentes tempos e etapas de nossa vida social recente. Vivemos em um tempo miditico. Nada mais normal que nossa denio de cultura ser baseada na idia de mediao. No entanto, preciso observar que ela tambm representa um aperfeioamento progressivo do termo e de suas denies anteriores. Por exemplo: para compreendermos que h uma mediao dialtica externa e uma mediao dialgica interna s relaes sociais foi necessrio entender as denies antropolgica e sociolgica de Cultura. Tambm podemos dizer que para explicarmos a mediao interna da cultura foi necessrio estudar as denies voltadas para a crtica do papel dissimulador da cultura (freudiana, marxista e estruturalista); enquanto para denir a mediao externa da cultura com o meio ambiente foi preciso revisar as denies que enfatizam a conscincia coletiva, a identidade social, a memria e a cincia (positivistas, funcionalista e cibernticas). claro que, neste enquadramento, selecionamos e ressaltamos alguns aspectos em detrimento de outros, omitindo muitas divergncias e detalhes do pensamento de cada uma dessas correntes. De uma forma geral, gostaramos de estabelecer um patamar para a denio midiolgica de Cultura que compreende todas essas idias: a prxis entre histria e cultura dos marxistas; a releitura do estruturalista de Freud e da lingstica; a segunda realidade de Semitica de Bystrina; e, nalmente, a retroalimentao da Ciberntica.
DEFINIES ESPECFICAS DE CULTURA TEORIA CRTICA Indstria Cultural, Comunicao de Massa DEFINIO SEMITICA Signo, Cdigo e Contexto Social DEFINIO CIBERNTICA Mquina contra Entropia e o Tempo Linear DEFINIO MIDIOLGICA Mediao das relaes sociais com o ambiente

Porm, o que realmente caracteriza as denies contemporneas como midiolgicas mais do que a soma dessas caractersticas o fato dos autores atuais compreenderem a idia de Mdia, no apenas como sendo formada pelos meios de comunicao de massa, mas como extenses eletromecnicas

www.bocc.ubi.pt

16

Marcelo Bolshaw Gomes

amplicadas do corpo humano. E esta caracterstica ser dominante no ltimo tero do sculo XX. Assim, o Meio a Mensagem: o relgio de pulso uma mdia, uma mediao entre o tempo social e nosso batimento cardaco; o automvel tambm uma mdia, estendendo as capacidades motoras de nossos corpos em nveis eletromecnicos; e a televiso uma mdia porque uma prtese de nossa imaginao e no por ser uma empresa que produz e/ou veicula audiovisuais. O resultado imediato desse modo de pensar entender o aparecimento da escrita alfabtica como o advento da memria social objetiva, que distancia a fala do emissor do contexto do receptor, gerando uma verdadeira revoluo cultural: a Histria.

Tanto para autores canadenses como McLuhan (1964) e Kerckhove (1992) como tambm com pensadores franceses como Levy (1993) e Debray (1998), o aparecimento da escrita marca no somente o surgimento da prpria idia de histria, que s foi possvel graas a uma forma de memria social que permitisse acumular informaes e contar o tempo de modo contnuo, mas a formao de um esprito cientco e da imagem objetiva e externa que a sociedade ocidental faz de si mesma. Nesta tica, comum a pensadores contemporneos de matizes to diferentes, a escrita uma mediao dialtica entre sociedade e meio ambiente que formata o mundo sem a presena do observador e substitui a mediao dialgica original da fala.
www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

17

A progressiva burocratizao histrica da sociedade (Weber), a racionalizao excessiva da vida social e a industrializao da cultura (Adorno) e at as idias de alienao da situao de vida imediata (Marx) e de desterritorializao do espao fsico (Deleuze) passaram a ser explicadas por este efeito de sentido do Alfabeto sobre o meio cultural. A escrita passou a ser a grande vil da histria da humanidade, responsvel por todos os males inclusive pelo estado de agonia planetria em que hoje se encontra o meio ambiente. E no s: alm da denio midiolgica de cultura em geral, estes pensadores defendem ainda a idia de que vivemos em uma cultura miditica, isto , que a principal caracterstica retorno das mdias audiovisuais em um novo modelo de mediao que combina o paradigma da escrita s idias percepo da simultaneidade do universo e retorno ao simblico. Mas, tambm existem outros critrios para denir a Cultura atual.

Denies Contemporneas

H tambm pensadores que, mesmo admitindo mudanas estruturais na relao entre o tempo e a linguagem na cultura atual atravs da mdia, tambm levam em considerao outros fatores sociais como Castells e Morin. Para o socilogo Manuel Castells (1999), por exemplo, o efeito de sentido da mdia (das novas formas de relaes semiticas) apenas um fator estrutural de uma mudana maior. H tambm outros fatores estruturais em jogo, como as relaes sociais de produo organizadas em redes e as novas relaes de experincia. Para ele, o discurso de McLuhan (e de seus seguidores) leva em conta apenas um tero dos fatores estruturais que esto modicando a sociedade, sendo preciso ainda avaliar as transformaes existentes no mundo do trabalho e das relaes de gnero. Tambm para o pensador Edgar Morin (1977), o cenrio cultural contemporneo, entendido a partir dos anos 60, representa uma mudana antropolgica de trs crises interdependentes: a crise juvenil (ou da linguagem), a crise feminina (ou do patriarcalismo) e a crise ecolgica. Para ele, essas crises esto modicando todo planeta. Com a crise juvenil, os valores da juventude, antes reprimidos como irresponsabilidade e rebeldia tornaram-se paradigmticos sobre mltiplos aspectos. Segundo Morin, no se trata apenas da desobedincia civil ou de um culto ao corpo e a sade e do esoterismo apocalptico da Nova Era. Nos dois casos, a juvenilizao marca uma vitria da cultura de massas contra as resistncias populares e eruditas e a revolta contra as instituies, o comportamento rebelde e a metalinguagem transformam-se em modelos universais de comportamento

www.bocc.ubi.pt

18

Marcelo Bolshaw Gomes

so apenas um lado da questo: o tempo que se torna mais simultneo e menos histrico. Com a crise feminina, descobriu-se que para alterar a forma predatria pela qual o ser humano explora a natureza, no bastar extinguir a explorao do homem pelo homem como ressaltavam os marxistas, mas tambm a explorao do homem sobre as mulheres. E esta associao entre o feminino e a natureza no campo poltico uma das caractersticas culturais contemporneas que mais seria preciso acentuar. No paradigma patriarcal, o discurso feminino estava sempre ligado necessidade, terra, explicao; enquanto o masculino reconhecia-se no sonho, nos cus e no planejamento do futuro. Talvez por isso, o materialismo tenha sido to invocado pelos dominados e os mitos sempre considerados ideologia dos dominantes - porque essas funes discursivas da linguagem enraizavam-se no modelo arcaico da dominao ao nvel das relaes de gnero. A crise ecolgica marca uma mudana na relao do meio ambiente com as relaes sociais, alis, a prpria natureza desta relao deixa de ser econmica e quantitativa para ser ecolgica e qualitativa. O valor de troca uniformeserial do modelo industrial substitudo pela noo de biodiversidade em diferentes nveis, de que a riqueza est, no em possuir uma grande quantidade de uma nica coisa, mas pequenas quantidades de muitas coisas. Trata-se de uma mudana nas relaes de produo, que troca o modelo de organizao social do trabalho da fbrica pelo modelo de organizao em redes produtivas. A crise juvenil representa uma mudana ao nvel de produo de cdigos culturais (ou das formas discursivas); a crise feminina, que acontece no interior dessas relaes sociais e ao nvel das relaes de gnero; e a crise ecolgica se d ao nvel das relaes de produo, da relao entre meio ambiente e sociedade. Tambm John Thompson (1998) coloca as mudanas sociais provocadas pelo efeito da mdia dentro de uma teoria social mais ampla, em que as aes intencionais so levadas a cabo dentro de contextos sociais estruturados. Ao conjunto de circunstncias que envolvem essas aes, chama-se campo de interao; capacidade efetiva de intervir nos acontecimentos e de realizao dos objetivos e interesses dessas aes, chama-se Poder. Tipos de poder Econmico Poltico Coercitivo Simblico Recursos Materiais e nanceiros Autoridade Fora fsica e armada Formas simblicas Instituies Empresas, fbricas Parlamentos, governos Exrcito, Polcia, Priso Escola, Igreja, Mdia

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

19

Thompson distingue para ns essencialmente analticos quatro tipos de poder (1998: p. 25), segundo os recursos que utilize e a instituio que o exera frente ao social. claro que, fora de uma perspectiva histrica que observe o conjunto da sociedade pesquisada, classicar os tipos de poder como variveis autnomas de um campo de foras no hierarquizadas retroceder ao funcionalismo, mesmo que para ns analticos. Este no o caso de Thompson leva em conta as mudanas histricas nas instituies econmicas, polticas, de represso, e, nalmente, nas instituies culturais sem perder de vista a totalidade social. Para ele, essas instituies, chamadas incorretamente de controle por Foucault e Giddens, so denominadas de poder simblico (em uma deferncia explcita a Pierre Bourdieu). A tese central de Thompson que o desenvolvimento das redes de comunicao e informao, entrelaadas com outras formas de poder econmico, poltico e militar transformou a organizao do tempo e do espao na vida social; modicou as formas de ao e interao co-presenciais, instaurando formas de ao a distancia em um regime de interaes mediadas, desenraizado de um nico contexto local. Com as formas de interao mediadas, as mensagens passaram a transcender um nico ambiente geogrco e uma durao temporal determinada promovendo vrias mudanas na sociabilidade contempornea. As novas formas de interao social alteram a compreenso do lugar e da autoridade local, do passado e da tradio cultural, e da prpria identidade individual e coletiva dos atores sociais. Outra caracterstica marcante deste perodo, mais enfatizado por autores das reas econmicas, o altssimo nvel de desenvolvimento tecnolgico, isto , da aplicao de tecnologias com efetivo impacto social. Por volta de 1970, o aparecimento do transistor levou a uma imediata miniaturizao dos aparelhos de recepo (e a conseqente complexicao pela mobilidade) e s transmisses via satlite, desencadeando uma internacionalizao cultural irreversvel. Na dcada seguinte, o micro-chip comea a modicar nossas formas de memorizao e todo processo cognitivo social. A partir de 1990, as tecnologias da a bra tica e as microondas levam a interconexo digital do mundo. A cada dcada, a aplicao de novas tecnologias modica substancialmente nossas formas de comunicao e nossa vida. H uma retroalimentao de curtssimo prazo entre Cincia, Sociedade e Tecnologia. Por outro lado, no que diz respeito intencionalidade: Nada h de novo sob o sol. Antigamente, quando se estava com fome urrava-se; quando se queria uma fmea, uiva-se; e quando se queria lutar contra um inimigo, rosnava-se. Hoje, quando se quer conquistar uma companheira, o homem escreve um poema; para se alimentar, redige um projeto; e, para fazer frente a um inimigo,

www.bocc.ubi.pt

20

Marcelo Bolshaw Gomes

publica uma matria jornalstica. De forma que o homem continua lutando com a fome, com as mulheres e com seus desafetos ou com os cdigos econmicos, de parentesco e lingsticos. Deste modo, temos, ento, nossa terceira e ltima questo, que engloba as anteriores: Mas o que realmente mudou? E o que permanece igual? A prpria dialtica da Cultura consiste nessa analogia permanente entre o eterno e o passageiro. E, ns, que s conseguimos fazer novas perguntas para velhos problemas! Como reorganizar a relao entre sociedade e meio ambiente de modo qualitativo? E como redenir as relaes sociais dentro deste novo modelo, sem perpetuar ou aumentar as desigualdades sociais produzidas pelo sistema atual no modelo anterior?

10

Trs Questes

Temos, assim, trs questes conexas, cada uma referente a um cdigo estrutural e uma crise antropolgica: 1) em relao crise juvenil e ao cdigo semitico, perguntamos se a cultura de massas absorveu denitivamente a cultura popular e a cultura de elite; 2) em relao crise ecolgica e ao cdigo econmico, questionamos a diferena entre conscincia planetria e globalizao cultural, reduzindo as diferenas culturais aos fatores simblicos; e 3) em relao crise feminina e ao cdigo de parentesco, indagamos sobre o m de um longo perodo patriarcal como modelo das relaes sociais, sobre o novo tempo que vivemos. Em relao primeira questo, observa-se que antes da Contracultura, cada estado-nao se espelhava em uma ou mais identidades culturais, a representao cultural seguia o modelo territorial e a industrializao produzia trs manifestaes culturais distintas quanto ao pblico, a esttica e a forma de produo de subjetividade: a cultura de massa, a de elite e a popular. Agora, encontramo-nos em uma cultura planetria estilhaada em diferentes esferas locais, onde a histria se refrata e se fractaliza, segundo os interesses do consumo e do capital. A cultura de massas absorveu a cultura popular e a cultura de elite, eliminando quase todas resistncias locais sua supremacia global. Alis, todas as resistncias ao consumo massicado transformaram-se em mercados segmentados de consumo alternativo (diet, light, cult, etc) O slogan revolucionrio proibido proibir virou anncio de cigarros. A segunda questo nos coloca o paradoxo entre as idias de globalizao econmica e de globalizao cultural que mais parece um debate entre economistas surdos e antroplogos cegos: para uns a internacionalizao das relaes de produo esto destruindo as identidades locais; para outros,

www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

21

ao contrrio, a globalizao comeou com a descoberta das Amricas por Colombo e a globalizao econmica resultante de vrios sculos de integrao cultural. O que pouco se discute, no entanto, que no cerne desta contradio entre o aspecto material e o cultural, que esto as relaes de poder entre os povos e a sua histria. A terceira questo ainda mais difcil de enunciar, uma vez que, de certa forma, inclui as indagaes anteriores. Mudanas nas relaes de produo, de poder e de experincia caracterizam uma mudana global em nosso modelo de acoplamento estrutural mtuo - nossa cultura - e nos colocam um desao bastante singular em relao meio ambiente. Resta saber em que medida pode-se responder a essas questes e, principalmente, como se comportar a partir deste trplice imperativo de mudana estrutural.

11

Referncias Bibliogrcas

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento: fragmentos loscos. Rio de Janeiro, ed. Jorge Zahar, 1985. ALTHUSSER, L. P. Aparelhos Ideolgicos de Estado. 7a ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998. BAITELLO JR., N. O animal que parou os relgios. So Paulo: Annablume, 1997. BENJAMIM, Walter. Obras Escolhidas, v. I, Magia e tcnica, arte e poltica. (trad. S.P. Rouanet). So Paulo: Brasiliense, 1985. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simblicas. So Paulo: Edusp, 1998. BYSTRINA, I. Tpicos de Semitica da Cultura. So Paulo: PUC/SP, 1995. CASTELLS, Manuel. A Era da Informao - Economia, Sociedade e Cultura, trs volumes: A Sociedade em Rede; O Poder da Identidade; O Fim de Milnio. So Paulo: Paz e Terra, 1999. DEBRAY, Regis. Curso de Midiologia Geral. Petrpolis: Vozes, 1993. FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. (Originalmente publicado em 1913) In: Edio Eletrnica Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969a.
www.bocc.ubi.pt

22

Marcelo Bolshaw Gomes

_________ O futuro de uma iluso. (Originalmente publicado em 1927) In: Edio Eletrnica Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969b. _________ Mal estar da Civilizao. (Originalmente publicado em 1929) In: Edio Eletrnica Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969c. GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a poltica e o socialismo. In Cadernos de Crcere. Volume trs. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. GREIMAS, A. J. Semntica estrutural. So Paulo, Cultrix & Edusp, 1976. HABERMAS, Jrgen. Mudana Estrutural da Esfera Pblica. Rio de Janeiro, ed.Tempo Brasileiro, 1984. KERCKHOVE, D. A pele da Cultura. Lisboa: Relgio dgua Editores, 1997. JAKOBSON, Roman. Lingstica e comunicao (trad. I.Blinkstein e Jos P. Paes). So Paulo: Cultrix, 1971. LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural I e II , Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1967 e 1976. LEVY, Pierre. Tecnologias da Inteligncia o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MARX & ENGELS. O Manifesto Comunista. So Paulo: Martin Claret, 2004. ________ A Ideologia Alem. So Paulo: Martin Claret, 2005. MCLUHAN, M. Os meios de Comunicao como extenso do homem. So Paulo: Cultrix, 1964. MORIN, Edgar. Cultura de Massas II - O Esprito dos Tempos (Necrose). Rio de Janeiro: Editora Forense Universitria, 1977. PEIRCE, Charles Sanders. Semitica. So Paulo: Editora Perspectiva,1977. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingstica Geral. So Paulo: Editora Cultrix, 1980. THOMPSON, John B. A mdia e a modernidade uma teoria social da mdia. Petrpolis: Vozes, 1998.
www.bocc.ubi.pt

A Cultura como Dupla Mediao

23

WEBER, Max. Metodologia das Cincias Sociais. So Paulo: Cortez; Campinas, SP, Editora da Unicamp, 1992. WIENER, Norberto. Ciberntica e Sociedade. So Paulo: Cultrix, 1954. VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto. A Arvore do Conhecimento. So Paulo: Palas Atenas, 2001.

www.bocc.ubi.pt

You might also like