You are on page 1of 28

Detetive, o novo jogo da Estreia. Um mistrio (ao! suspense! emoo!) para ser resolvido por at 6 pessoas.

E para ser assistido por quantas couberem na sua sala. Quem cometeu o crime? Onde? Com que arma? Ganha quem acabar primeiro com o suspense. Agora voc pode receber as suas visitas com um bom programa: um belo crime. Detetive. Um verdadeiro caso de polcia. Da Estrela.

S h e r l o c k Holmes, Hercule Poirot, Inspetor Maigret, Columbo e Cannon no seriam c a p a z e s de descobrir quem cometeu este crime.

South Bend, Indiana, Abril de 1956


As empresas norte-americanas entrevistam universitrios em busca de talentos para preencher suas necessidades de pessoal. Como aluno da Faculdade de Direito de Notre Dame, tive o primeiro encontro desse tipo. Falei com um homem chamado Gus, enviado por uma amiga da famlia, Virgnia Pilgrim. Numa visita ela me confidenciara que gostaria de ver todos os filhos de seus amigos como funcionrios da C I A . Na verdade, a carreira na CIA n o me pareceu excitante. Depois de formado, um espio levaria, pelo menos, seis anos em funes burocrticas, nos escritrios, antes de ser enviado para as empolgantes aventuras no Exterior. A n i ca vantagem seria escapar do servio militar o que bastante difcil nos Estados Unidos. Com seis meses para pensar antes de ser incorporado s fileiras voltei para casa, na Flrida, depois de verificar que seria um equvoco continuar na Faculdade. No gostava do curso nem do regime dos padres catlicos. E m casa o problema era o negcio da famlia. Meu pai e meu av comeayam uma grande expanso da sua empresa e contavam comigo para assumir um lugar n a firma, o que t a m b m n o me entusiasmava. Seriam, porm, apenas seis meses, antes do Exrcito. Escrevi novamente CIA, lembrando meu encontro com Gus e pedindo uma nova oportunidade. Seria este o jeito, pensei, de evitar a chateao que seriam os dois anos do servio militar. Alm disso, interesso-me por poltica e relaes internacionais. Em abril de 1957, um ano depois daquele encontro com Gus, fui chamado a Washington para uma entrevista no escritrio da J O T Programa de Treinamento Bsico de Funcionrios, da CIA. Discuti com eles minha vida na universidade, os negcios da famlia e meu interesse por uma carreira em relaes exteriores. Seria necessrio ainda um teste, antes de mandarem fazer uma investigao completa sobre meus antecedentes. Quando mencionei meu interesse por relaes exteriores, o dr. Eccles, diretor do Programa, disse que este era assunto para diplomatas. Funcionrios do Servio de Inteligncia apenas renem e transmitem informaes. Por fim, falou que gostaria de me ter entre eles. Depois voltei a falar com J i m Ferguson, a primeira pessoa que havia me entrevistado ao chegar a Washington. Ele me disse que eu teria um contrato fictcio como pessoal civil do Departamento da Fora Area, antes de ser alistado como militar. Ningum saberia de m i n h a ligao com a agncia durante todo o perodo. Comecei a sentir uma espcie de satisfao ntima por ter um segredo, pois era como se estivesse a ponto de ser admitido num clube muito exclusivo. Dentro da agncia eu seria uma pessoa real e honesta. Fora dela, porm, teria um segredo. Comeava minha vida secreta.

cendo os dados do meu emprego: meu comandante, um coronel; meu supervisor, ura major; todos "frios". Assinei, ainda/um acordo secreto quanto a tudo o que soubesse da C I A . Do escritrio fui mandado para um endereo, onde ficava o Conjunto de Pessoal e onde seramos submetidos a testes escritos e ao detetor de mentiras. Esperei duas semanas pela minha vez, jogando palavras cruzadas com outros candidatos. Quando, por fim, chegou a minha hora, cometi o erro de responder com meias-verdades. E m parte porque resistia quela invaso na m i n h a vida ntima, e tambm porque estava curioso em avaliar a eficcia do detetor de mentiras. Perguntaram meu nome, data do nascimento, se j havia sido membro de alguma organizao isubversiva, se havia tido experincias homossexuais, se h a via tomado drogas. F u i estpido, pensei que poderia vencer a m quina . Tudo comeou no Edifcio 13, um conjunto de instalaes cercadas de arame farpado. A l i , um homem de uns 35 anos me recebeu e me levou para uma sala especial, dizendo que as respostas deveriam ser apenas "sim" ou "no". Minha expectativa era grande, pois h sempre essas histrias de que

;o detetor de mentiras provocou as mais espantosas reaes nas pes soas em que foi aplicado, coisas tipo desequilbrios nervosos, traumas e a t suicdio. Ele me repetiu as questes vrias vezes e eu sempre insistindo que falava a verdade. Trs dias depois, angus tiado pela falta de um resultado do teste, acabei telefonando a Ferguson para admitir que havia mentido durante a prova. Ele, entretanto, antes que eu pudesse abrir a boca, disse ter boas notcias. Percebi que fora aprovado Voltei ao escritrio para falar com Ferguson. Ele disse que meu processo de alistamento na Fora Area, como pessoal militar, levaria ainda umas trs semanas. Esse tempo eu aproveitaria para fazer um curso sobre comunismo internacional e outro sobre a or ganizao burocrtica da CIA.

Victorville, Califrnia Junho de 1959


Finalmente recebi ordens de voltar a Washington quer d i zer, para aquela unidade fictcia em que me alistaram. Tinha, tambm, encontrado Janet, minha namorada do tempo de colgio, que estava sendo adestrada pela CIA. Saamos juntos quase todos os fins de semana, e falvamos muito em casamento, embora n o estivssemos certos sobre o que fazer.

Washington, Setembro de 1959


Janet e eu depois de um ms longe da Califrnia resolvemos nos casar. Na nossa turma no Programa, ramos apenas 60 alunos, incluindo seis mulheres. As aulas inaugurais haviam sido solenes, com discursos e saudaes. O momento culminante foi o discurso do diretor da CIA, Allen Dulles. Todos nos saudaram com afeio e concitaram-nos a segui-los nesta vida de deliberada abnegao, sacrifcios desconhecidos e coragem silenciosa, como guerreiros secretos das grandes batalhas do nosso tempo. Ajsei tudo muito r o m n tico. O escritrio do Programa, por sua vez, arranjou-nos cursos noturnos de lnguas estrangeiras. Agora Janet e eu tnhamos aulas de espanhol trs vezes por sema-: na. Tudo estava indo muito bem.

Baltimore, Maryland Agosto de 1957


Parti para San Antnio, onde ia comear um perodo de treina mento de dois anos, longe do Quartel General da CIA. Fergu son observou/ antes de partirmos de Washington, que eu devia considerar este tempo na Fora Area como parte do treinamento do Programa. "Um tempo para amadurecer", disse ele.

MEMRIAS DE U M ANTIGO AGENTE DA CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY; PHILIP AGEE.

Washington Outubro de 1959


Acabamos um seminrio de um ms sobre comunismo e poltica externa da Unio Sovitica. Iniciaramos, agora, um outro sobre organizao governamental para a segurana nacional. A, alis, onde entrava a CIA. Parecia que todo o mundo desejava entrar par a as operaes secretas, o que significava outros seis meses de treinamento especial fora de W a shington num lugar chamado " A Fazenda". Procurei Ferguson para lhe dizer que queria seguir para "A Fazenda". j As conferncias e leituras sobre comunismo foram particularmente interessantes. Nada de filosofia o materiaismo dialtico sequer foi mencionado. Tivemos apenas uma abordagem prtica concentrada nos soviticos, pois a CIA uma organizao basicamente voltada contra a expanso russa.

Washington Dezembro de 1959


Achei cansativo, embora fascinante, estudar a estrutura burocrtica da CIA. Havia uma nfase constante sobre as rgidas normas de segurana. Proteger informaes importante, uma vez que o conhecimento que temos do i n i migo , igualmente ilimitado P a ra nos proteger devamos erguer uma barreira de sigilo chamada Segurana. Isto se realizava atravs de um complicado sistema de recepcionistas, guardas, janelas com grades, detetores de mentiras, punies severas aos desleixados, compartimentalizao de atividades e o princpio da "necessidade de saber". Aqui interessante assinalar que mais de 80% da informao que aparece nos relatrios secretos provm das chamadas fontes n a turais jornais, revistas tcnicas e cientficas, discursos polticos e outros documentos pblicos. O 'restante que obtido pelos agentes secretos. Uma parte da apurao clandestina das informaes feita pela Diviso de Planos, t a m b m

Washington, Junho de 1957


As investigaes da segurana terminaram e fui aprovado. E u partia para Washington carregado de livros, discos, vitrola e equipamento de tnis. Junto iam alguns ex-colegas de Notre Dame, que n o sabiam, contudo, que eu estava i n gressando n a C I A . No escritrio do Programa encontrei Ferbuson e fiquei conhe-

conhecida corno Servios H&nd! tinos, que tm postos e bases em quase todos os paises do murS:* As divises de operaes dos Ser vios Clandestinos encarregam-se das diversas reas geogrficas e de determinados servios espeflf lizados, coordenados por q u a d r i l superiores que analisam, ainda, todas as suas atividades operacionais. Temos, a, trs quadros superiores: Inteligncia Externa; Guerra Psicolgica e Paramilitar; e Contra-Inteligncia. A Intelign cia Externa est ligada coleta de informaes; a Paramilitar, s operaes de ao; e a Contra-Inteligncia, proteo de ambas as atividades. Quando saiu a lista dos aprovados para treinamento na Fazenda, eu fora includo. A Fazenda conhecida, oficialmente, pelo codinome de Isolamento. um campo oculto para treinamento, a poucas horas de carro de Washington. L passaramos a maior parte dos prximos seis meses. O f uncionrio que nos instruiu sobre a Fazenda destacou a extrema i m portncia de se proteger a cobertura da base. Ela um assunto to secreto que recebemos ordens de no mencion-la nem mesmo para os demais colegas de programa ou para nossas mulheres. Ningum fala em Isolamento. Nas coiiversas a base apenas "A F a zenda". Seramos transferidos para a F a zenda aps o Ano Novo. A notcia me alegrou, pois. conseguia ir para onde queria. Faltavam seis meses de treinamento e estudos. Deps disso, seria |no%eado para um cargo na Diviso de Planos e. com mais um ou dois anps, podaria ser um agentf secreto; no Jexterior.

amizade ou hostilidade do governa em quest% o nvel de ad*3&* lento e sQsikao das foras de segurana do pas, a eficcia dtfe movimentos de esquerda locais e outras organizaes eassideradas revolucionrias, a Ungua, o modo de vestir e demais costumes. Atem dsso, importante co *derat tambm, a atmosfera politiza ge ral de represso ou liberalismo
(

Hevereiro de 1960

Camp Peary, Virgnia

Camp Peary, Virgnia Janeiro de 1960


A enjrada da Fazenda, ei|i Camp Peary, e por um insuspeito porto comurii guardado par alg$ps sodados Ia Policia do Exercito, De chegada, fomos recebidos pelo comandante do Isolamento, Suas instrues foram precisas:! algumas sesses de treinamento mju realizadas ao mesmo tempo com estagirios estrangeiros que, na maioria dos casos, no sabiam sequer que estavam nos Estados Unidos. No deveramos W$fr nos alarmar, pois d 4pn$o& em tempos ouviramos o pP3Hfff!|j baterias de armas,. exploses #: trfego de aeronaves. % :# " '"' ||r A base dissimulada numa rea coberta de r#as espessas e fcdeada por cercas de arame far* pado. dividida,, internamente:*: em reas rigidamente controladas**; uma para a admin^a ^^ii -o1af|a para treinamento ddf pessoal $a Programa; vila residencial dos funcionrios; campo de aviao e diversos campos o^v-freina^aeitt* especficos para crl&ament c l a n j destino de fronteiras, sabptag^m. tiro, operaes areas e m a r t i mas, emboscadas, fuga e Jncan* tros clandestinos. Nosso curso tinha ur currculo que continha as matrias agrupadas segundo as reas especificas: informaes, proteo e ao. Passaramos tambm, um longo perodo estudando os "instrumentos" do agente clandestino 'so todas as tcnicas e equipamentos usados numa operao secreta). Por fim, teramos aulas prticas. Como todas as operaes clandestinas so realizadas dentro de um contexto poltico, as primeiras instrues referem-se criao dos fatores objetivos que propiciem o -ambiente operacional" ou clima". Estes fatores incluem a
: : ;

A neve cobria tudo n a Fasenda e o pessoal j se conhecia meihor Encontravam-se pessoas de todos os tipos. O treinamento inclui ainda um perodo de preparo fi sico e adestramento em defesa pessoal. Os instrutores enSnam todos os tipos de luta as maneiras mais variadas para uaatar com as mos nuas, indicando com preciso Os pontos que devem ser golpeados, como no k a r a t ou Jud. Nas atuias tericas estudamos os diferentes tipos de operaes de Inteligncia Externa FI ou Ktube, em cdigo dlr3pfii "^ Servio Clandestina, Alem de descobrir slife^Qs de Estado comuns, A infiltrao em grupos revoluo Servio CiaiMteaUno e e n c ^ ^ s . cionrios uma atividade padrogado de yjgiar e obter o maior tifitquase todos os Postos m e r o l i informaes possveis m m da C I A > Geralmente os agentes bre o oje chamam de manifesta so membros das %-ganizaes re es do Imperialismo sovie volucionrias sobr||as quais presEstas manifestaes- So, a ver tam informaes,: Seu recrutadade, os partidos c uniwr.i-iab lomento |>ode ser feito de vrias cais e g#pos pt&km.* eies reiaotta*, mas noipialmente tratacionados. As operaes so a e de membros do partido que nadas pelos Postes escritrios. concordam em oferecer seus serviCIA nas capitais dos pases estras' y p n y l l ^ p n i necessidade de digeiros) e Bases (que so escrito ideolgica ou rios regionais subrdradosi, SSft Pode-se* tamgeral os P o s W | ^ ^ ^ ^ * S -embaipessoa de o r a xadas norte-amefeenas e as Ba-; ses nos consulados. l.ainda, poComo agir, e s t o , par.a.:Ob6tf-' as t r a v s da informaes que vo para:os rela*: e resitrios da Inteligncia Externa? As fontes geralmente s ^ b s 4 f n t e | | 0 programa de mfiLtra^lk* assalariados de todos os njy^j . lar Festo da G& incluis, atedi. Existem, ainda, i f l ^ ^ ^ ^ ^ P .;$ :de: {'.rnias Of et^ivas: de;opa| gogja secundria, mas extr^ma^ gSes psicologias pata-uslitarfis asfite importantes, c h a m a d a s So elas a propaganda antioperaes de apoio . So Misses* comunista atravs dos meies d; quf envolvem equipes de llpfi: municao; O* conspirao I ciafpara tarefas como seguir pesdenuncia para que os dBg^vtl soas nas ruas, postos de observarevolucionrios se|am |fe?tidos pela j de prdios suspeitos, as f o | poltica local t) pblicace de i#as mais variadas de d o c u m e n t a gana fasa, atnWda ao o fotogrfica, interceptao de gjmpo evolsciooario, de forma correspop|i;ncia e acesso aos arqe mi <tesmen^6 seja;::tnpoquivos ;gjbl|iais. #' orgjgpzl$ d^rujps de choqsl ,{P# Hpnc^pnt #l e Out$Jttifo de o p e r ^ o da Inteintimida($irae membro* da | s - | ligncia Externa muito comum esquerda; e f) conva^sao #05Se im.paiies 'famigos./f a ligao vios de seguran^TOcais pi entre a C l 4 e as;-"for|s de segujs efetuem operaes de reprj r ^ a / d e s s l s paises. l i o s pases | desenvolvimento - | onde as, policias locais no t m a sofisti-f Operaes de Ligao j^o neisgria p a r i realizaf iSpiEaesiconjuntas _ | esse traj As operaes de l i g a j ^ bsJho e Biiitado, pois |,,IA pode de seus inconvenientes^^ois Kahzar SUS operae# sem o Jocobrem parcialment^a CIA), so R C j g ^ t o l d a s autoridades lpeis. muito teis. Nos J ^ises n o - c ^ ^ ^ ^ ^ ^ f e x l r c c i o s , nesta fale do munistas a politi#^da J^contresfesaaeatv eram. aulas* praticas siste em presta||^juda aos ser" operkes de Inteligncia E x vios locais de^Segurana visando terna. M ^ ^ ^ a ^ ^ ' r a deaetu., melhorar su^. ... capa^|iade. ,Ao volver relaes com um lder de treinar, finaj|p'r e equipf' ' seru r i partido nacionalista de opovios como a pohcja, a CIA obtm sio. Eu azia o papel de um infor.rna.coes valiosas- Algun^deft: iuneionrio de Posto com ca tes servios locais, entretanto, esseriara diplomtica to de tal forma despreparedOS: um dos meus:instrutores que necessitam de ajuda aberta do tva o chefe poltico. E u precigovrho noro-americano. Nesses sava convenc-lo de que os intecasos so enviadas as chamadas resses dos Estados Unidos e os do |lisses de Segurana Pblica, denseu pais eram idnticos. Tinha ro de programas tipo Administrade. # r cuidadoso. Sfsifuma revi* o de Cooperao Internacional nlof e achei que j poderia lhe (atualmente esse servio e prestaoferecer dinheiro. d,Jiela Agncia Internacional para o Desenvolvimento AID). Camp Peary, Virgnia Essas misses tcnicas so muito Mar|o: Ifle 1960 valiosas, pois fornecem excelente cobertura para os agentes da CIA Operaes de infiltrao no Parque Vo misturados no seu pessoal. tido Comunista so todo o trabaU n | funcionrio da CIA infiltralho para penetrar e se infiltrar do numa dessas misses deve fanos movimentos esquerdistas em zer m que os servios locais fi qualquer lugar do mundo. O obje: ::

tivo da infiltrao recolher o maior numero de informaes sobre a agafiidade dessas organiza Bes de esquerda, sea&.planos, seus membros, seu$ pontos fortes e fra cos. Qastod para chegar a essas organizaes ser determinado pelo ambiente poltico e, prncipalmen te, pelo rigor da represso exercida contra as esquerdas. Outro fator de maior importncia o nvel econmico e cultural do pais, pois isto se reflete diretamente sobre os gr1l||os revolucionrios, deterroi liando leu grau de sofistic-lo, o i : vulnerabilidade. A CIA tem, como regra geri^que a infiltrao nunf partido comunista mais difcif quanto maior for a represso das foras de segurka local que j obriguem a agir a. clandestni dade. Da mesma forma, o recrutamento de informantes mais f+ c na medida em que % menl|ros de determinada organizao re|ptucionaria so forados a viver em condies de misria e c o n l miea- U m esquerdista de L a Paz ser* mais facilmente levado a espionar do que um esquerdista de Paris.

quem aptos a executar tarefas que no podem ser includas no programa operacional do Posto. Nesse caso, as relaes pessoais entre os agentes de ligao da CIA com seus colegas do servio local so o ponto mais importante, pois permitem um fcil recrutamento de agentes de infiltrao, especialmente com o uso de dinheiro. !., J as operaes contra os goverrlss dos pases socialistas visam produzir, a longo prazo, um grande nujrriiro de informaes positivas para a Contra-Inteligncia e para o Servio de Inteligncia Externa. A primeira regra a ser segeida e cercar- embaixada sovitica, com prando todas as propriedades em torno dasede diplo&jatie. Essa* jOsas podero ser l i a d a s - ^ m ^ :postos de observao base para: instalaro ,de equipamentos tcnicos cie espionagem. A meta inal, porem, ser recrutar funcionrios soviticos; e de outros paises Cn munistasjlpara t r a b a l h a r e m c o m o iciltes da CIA. ||ossoJ|exerclios pijiticqs/conti;}uavan V Passjihios aftard nas c i diifs vizinha a F a | | n d em manobras de vigilncia:* mantendo encontros sirruladoge agente com os instrutores* Mm trabalho de ligao foi cowve&Cer um funcio nrio de um p ^ i |g|igo a aceitar dinheiro para O$*tr algumas de suas despesas pessoais e comear | . executar ta^^&^Baramiirj., se:''' que seus sfcriwp*. fWpz ligao.
: : :

qar os Estados Unidos m a n t m

tos ioternos de um pais com o

plausvel' para o caso de

rem todos os e$qemas|^^^los ar | |

. sabotagem, g

intiinid&O pessi
martimo, logisanda? Operaes de orte ^|g ||||a naffid; Exterior, divide-se em egorias: branca, eb* e
:

: i

negra. A CIA a iShica eW*feao do governo $toriz8d %|ga-

zet ft prapagapg agra, ^ R a pa, ttmbm, nas opemes de


mdia cinza. A propaganda bfnfeita pelo gop r n o norte-ameriea atravs de canais diplomticos. A cinza, porm, ostensfcsanMBffite aMbui a pessoas ou orjgSBSz^Oea totalmente desvinculada! de o j a i f ^ p ligao governamentaL negya constitufc-^naterial" $$0WpUi no traz idntifieio b pode ser a-; tribuna a fontes I n e ^ t ^ P W f c mpf tambm, ser fal^menP SBm buda a u m / fonte real. Os vjP ulos para# midias.#cizaf e n e l r a podem, .ainda, ignorar :que espq sendo riduzidos/peia QIA. As^mf editoriatlistas d #jo |nai| e revisitas, pjhticos, bmjms de negcios gulros podein fjzeif propafean*:

da, mesmo quando esto recebendo dinheiro da CIA para fazer o trabalho, sem saber tudo a respeito do "jab*' que esto recebendo. Muitos, entretanto, sabero de onde est vindo o dinheiro. E na ter minologia da CIA se faz uma distino entre um e outro. So os a gentes "voluntrios e os "involuntrios". Um grupo de peritos em propaganda visitou-nos em Isolamento para nos mostrar exempJTes e| imensa quantidade de publicai es que distribuem p h todo o mundo. A parte mais fijiteressante f a, de palestras s%e o trabalhai^io^H.estrar o |ratamento dado a u n r o ^ n t e i i n f c t o i m j fltttante, em vamos p a l | s . Pf M p a a l o : o Posto da CIA e l ^ M f c raeas telegrafa informaes sobre uma conspirao ccfbunista na Venezuela, para o P'|to de Bogot. Ali essa informaf disfarada ipor um agente localfde propagan|a, que atribui a noticia publijp da a uma suposta fjgite diplomtica-venezuelana. E|pa notciagfde jornal telegrafad|aos Postis de Quito, Lima, L a P i ? , e Santiago. Dias depois, os jor||ais de todo esses pa||bs j estatafuaram moticte cias solgife o incideB&nieneselatitf e .porrrpam a puwhA .eHoriMS sobre mais esta ame ^a eomunteftene tocontra
s;: :i e s

estudantil. E m primeiro- a g a , os lderes da Federao Mundial de Sindicatos sq constantemente qua lificados de -lacaios de Moscou"* Em segando, o apoio consoante e operaes visfodo enfraquecer m derrotar sindicatos dominados por comunistas ou grupos de esquerda. E m terceiro apoio Confedej* ra$& tsmm^j0S de S i n d i c a i Livre%# su|^ rganizaes , ^ b .nais faymeto de sindicali|pi's cog trolados pela CIA. Am^k usa, tambm| Confede p o Mundial d o ^ r a b a l h o Secretariado Internacional do.; balho) que, porfSeu s i s t e ^ | | especializado, |r|uitas,v|z^g se melhor aoslbbjetivos da %%e a p r p | | Confedss&&o
5: ::

outros
des* panfletos^ OPERAES ESTUDANTIS Depois i l OUer r\ Mundial a W i ^ i ^ e o u a foi mar e a patro*
4 ;

daatis para fazer frente a outras patrocinadas pela Unio Sovitica. A CIA criou duas organizaes ifcmiaecina-is;; O Secretariado Coordenador de Associaes Nacionais de Estudaates (at6Jsi$nte d a #ada Conferncia Internacional de Estudantes ISC*, com sede" em Leydei; e a Assemblia Mundial de Juventude i WAY, com sede em Bruxelas, Ambas promovem atividades do tipo viagens, aa cultural e asastnjta OClal. Mas lambem ftseionanji como agllllillte p r i p p i d a pl|llpIA J | | p l | i p a l r i | ^ l o s pllifliem ^#aivin;eiit0l !!!!: U m a o as prinSais fuhOes das operaes da CIA tudes estuda ziliiJcrut!
:

ri
orga

para a C I A r f | g | g

f|||||||bte

n||est

TAILHISTAS

heia da CIA a jCis so exercidos s a$vei* regjonais, nacios!e f | p $ g f p $ j p n a i s ^ t r a v s da o Internacional de Sin jes \ , I C F T U . % t a ori nndil: de trablhado1 Wk c m d a ^ e m M 9 4 9 , q % d o co nfd%aSjes %idici$s b r i t n i % s ef n o r t e T a m ^ c a i ^ s r%traram-se. da Feder%o MuI&ial d|,Sindica-s tts, e W F T U A pol|ic% ge%l | | . oferaies trabalhistas ! m % o %nelrt|nte que se aplica com relao ao meio
: : :: : 55

pais,||omo, tambm waUdO s o | envilos aos Estados Unidos para cursjp de a g ^ ^ o g m n t e ' ' As aes polticas dirigidas pe* iiaji&Asst to vaids quantd I propala poltica, U m a tarefa de rotina e da maior prioridade e i n criminar fonotonarios soviticos de .nasses diplomticas ou comerciais visando provocar sua expulso do pais. Os poialeos que t r ^ l h a m devem assumir ama e obstinada contra seus _l3'ldos, :,.em ativlas ou esquerdistas. O sucesso, neste easo,sera a proscrio de partidos polticos de tendncia squerdista :j^slo ou exlio de suas lideranas, fechamenle suas sedes- e mit#$, pxoibide suas publicaes e manifesI.MPRENSA es. mm, A CIA m a n t m uma campanha A CIA n o se limita, porm, a constante contra a Organizao i P i f i c i a r e a dirigir Wiitucos. E l a i r l r n l c i o n a l de Jornalistas tOIJ* llatervira diretamente em operaEsH, i t i d a d e , fundada em Cones eleitorais sempre que as situaplhfte em 1946 reunia jOrha<?es ferem consideradas perigosas l i j p s i l l d o s e n o filiados a par aos interesses norte-americanos. tidos comunistas Em 1850, foi a iFra Um agir a t r a v s de um parberta ama dissidncia, liderada tido: poltico, financiando" diretapor antciumista$ que, Com O a~ mente candidatos - voluntrios"' ou poio da CT&v reorganizaram a Feinvoluntrios" S o operaes caderao Intlfnacional de Jornalisrssimas que devem ser iniciadas tas. Esta entidade, patrocinada p e l w e n M u m ano h t $ d a s eleipela CIA. fol||ece agentes em "po^oTss:. Nesses *as3&s,- so...i^aos totencial e pode ser usada >ara <sojd p f s ' m e i o s de atu^gadf propa bater a impre|sa pro-COmUttist. ganda macia e campanhas de re ia&es p tblifc'as. criao de orgaOPERAES D AO nizaes de fachada e-Bte.canismos POLTICA de' financiamento (geralmente por meio do executivos norte-ameAs operaes de a \ o poltica d a ricanos residentes no pais), formaCIA so d ^ p t d a s a fazer com o :de grupos de choque para inque um gfverno estrangeiro adote timidao da oposio, provocao uma poltica particular rente se e boatos que possam desacreditar comunismo. O contexto dessas ope ipandidatsllldsejaveis. Os fundos ifes vincula-se avaliao dl i^|gi, ^ verba para perigo da raflaftcla esquerdista num determinado pas. A& xnedias gpmpT'P de votos e suborno de aparf"""" initadoras eleitorais. A ao poltica da CIA no exente elas tui, tambm, solues anticonstia determinados polUcos t i|giis. ^e uma situao pode a C I A espera obter a a* fejffiais.convenientemente desvia| o desejada Essas operaes fo^^^^mm^o de atender aos i n ram meiadas depois da 11 Guer.ter*|ses norte-americanos por ra Mundial, com a nndo de meio de um golpe de Estado, por p%ffi.o$ i f t f i l m B n i s t a s a Ft-anexemplo, a CIA deve fazer t e n t a a||e n a ^ f c i t ^ m i a l m e n t e elas se tivas-para que o golpes seja d e s i cJCen!r:a:l ; n o s l | | s s i-m cii .-ohv fechado. Embora a CIA sengore vol||p ID %de l i i psgm||feQnuse argumentos a n t i c o m u n i s t ^ p a l dis. ecSiirliias e soeais %iv< | a precipitar o golpe, .. barras de r %riifa | i t a ^ ccl||urii%$a |1 ouro e sacos de dinheiro constituem o mtodo mais i W0. M a i t l f $. maiorli|tdaP|bstw aitiva povezes as coisas p o d e ^ ^ p f W ^ f f l i t % s , ^into do gOvet-no^^^Mde das: uma bomba-reigo njstalada oposio. Quanoo um poltico lopor um agente, exp|^^toseaiem-se calfPlcorsidlrado "avorvel". o passeatas e tumult'o'^^li3^mente, fu^pciiljrio^iip Post' 'procura uma uma interveno mi&tar em nome forjpa l f | | | i r contato e iniciar o da restaurao da odera/ da de* apjpo financeiro s suas campamocracia. Operaes p^sse npo fertls. Invariavelmente esse poltico ram realizadas con||exto tt$% desvia parte dessa verba para sua em 1953, e no Su^),^i^^^^m jta pessoal, o que o torna deH vezes em que a ao poltica nte da CIA para manter seu insuficiente para corrigir a si vT^. renda. A partir desse moo poltica de m efeMSBft: mento ser facilmente conpas. Nesses o&^^M dugido.a fenecer informaes e a retamente, operaes q agir {gnfongg as instrues do incluir atuaes asltaT Posto." nunca o governe dos Es Os polticos ^ e ocupam posid o s ^ ^ r e a claratente es 0C\ rgos governo ligator de tais forasbl dos ^segurana ci^ij. e militar so, es de guerra fMi rajbm. alvos imp%tantes para Pl, chamada^ t- paramiltareS- Aos a um funcionrio da C$| .,pois devido lunos da Fazenda l e j i l l p r e cem instabilidade poltica freqente um fascmto espocval, com fortes na^s paises em desedvolvttHefttO: cono^c^patj^i^oii^mo,! resistn se encontram em aies-cilacia, guerrilhas. Camp Peary uma a ii*or|^^,, .Q.m,p. das prin pais b^ses de treinamento de pessoal para operaes parama do FSt"'iWBftds deles ao assumirem postos em rgos ligados segurana, procuram contato ::A U0ftklM0bxi Para precom a CIA, pois ela facilitar a l i as iiecessdades de infiltrar gao do novo ministro com os caespecializado em determinais de nformaes^secretas S da Unio Sovitica Os militares que so, afina^ a Comunista. E m parte os rbitros finais dosconfbtos po* es chegam a seus pos liticos em tantos pases * so a l o ilegalmente no pas mar e ar. Uma vez sevos essenciais para o recrutameninfiltrado numa rea to pela CIA m. muitas mat>era| .um agente, ou um grupara os agentes eBtrar.6t;:a*fl coipode executar uma infitacto com militares. Ifesg eon.tato d | misses cladestinas. Fretanto pode ser fei ^Pj pppri.|
iy : ; S : : 1: : : : : ::? f > 3 : : ;: : : :! cas 1 j : : :: ? ::

q u ^ e m e n t e a misso desses gru0^f esconder armas, equipament o de comunicaes e material de ..sabotagem para serem utilizados p o r uma outra equipe. O material fe sabotagem inclui contaminadores de gasolina para paralisar veculos ou comboios, material para empastelar impressores, e bombas explosivas ou incendirias para a fundar navios que so disfaradas para parecerem po, lmpadas, bonecas ou pedras. Assistimos a demonstraes impressionantes dos instrutores sobre o funcionamento de tais engenhos e da prpria habilidade desses especialistas. A Seo de Guerra Econmica faz parte das Operaes Paramili tares. Suas misses compreendem a sabotagem $ atividades econmicas essenciais ao pas visado. Po dem ser efetivadas de diversas maneiras. Uma delas o boicote a importaes de produtos vitais economia, como o petrleo, por exemplo. Outra pode ser a contaminao de um produto agrcola de exportao, como foi feito a travs das sacas destinadas exportao do acar cubano. Ou ain da, outros tipos de sabotagem: inutilizao de peas de reposio para tratores, nibus ou caminhes Dezenas de artimanhas podem ser utilizadas para arruinar transaes comerciais de pases visados pela CIA. A Seo Paramilitar coordena, ainda, o suprimento de armas e munies de combate para foras irregulares apoiadas pela CIA. E m bora a Seo de Apoio Areo e Martimo supervisione a atividade de suprimento de equipamento para insurgentes, em casos especiais o Departamento de Estado (equivalente, ne& Estados Unidos, ao Ministrio do Exterior) poder fornecer aos rebeldes certos recursos adicionais, c<pjo av.es. Operaes com tal magnitude foram realizadas nela CIA. como a invaso da Guatemala em 1954, a 'resistncia tibetana contra a China, em 1958 59 a rebelio contra o m u n . J ^ S u k a r n o , na In-

^sffl^/ -

58

Akaiimente

CIA ainda treina l ^ ^ l i r r e g u l a res no Vlefc& do g | r p i o s e pro^ ^ P ^ ^ p m e r o efcsceme de sa"""""""" ' e opelgPFDagmilitarritorO cubaoa^-tontra o l l l l l l l f d e Fidel CasferO.' W[ s operap l t a o as mediIbnhecidas como O Posto da CIA ;|||i |ejffltpiado pas contrata prupos de choque < chamados de de? intimidao"), ge ' 'ados por ex-poiicistar esquerdistas e ifizantes. Esses esqua-atacam locais em que se m reunies, e tumultuam Infestaes. O quadro de Servios Tcnicos de Diviso de Planos (Servios Clandestinos) que produz uma enorme variedade de armas e artefatos para serem usados nesses casos. A CIA dispe de lquidos de cheiro horrvel, em pequenas ampolas de vidro, para serem jogados em sales de reunies, tor nando o ambiente insuportvel. Tem ainda um p muito fino, que adere sp cho. Este p pode ser espalhado num ponto qualquer e fica imperceptvel at as pessoas comearem a se mover. Ento, tem o efeito de um violento gs lacrimogneo. H um lquido incolor que, colocado no caf, estimula as pessoas a falar sem inibies, tornando embaraosos seus gestos, a titudes e palavras pronunciadas numa conferncia, por exemplo. H milhares de meios de ridicularizar pessoas, como um charuto que produz distrbios em quem o fuma.

Nosso treinamento em operaes paramilitares prosseguia. Os instrumentores insistiam na necessidade de se obter informaes secre tas dos agentes engajados em operaes de ao. O financiamento dessas operaes, contudo, principalmente quando envolvem organizaes estudantis e trabalhistas, o eterno problema. Elas dependem da criao de entidades de fachada perfeita para encobrir a CIA. Depois, o problema arranjar uma maneira discreta e eficiente de passar o dinheiro. Se o pagamento direto, n o h grandes dificuldades, pois quem o recebe um agente "voluntrio". Se no, a deciso torna-se difcil, pois precisa de um esquema perfeito de segurana e uma eficiente cobertura, alm de se ter de optar por qual o melhor mtodo para garantir que o receptor do dinheiro far aquilo pelo qual est sendo pago. CAMP P E A R Y , VIRGNIA Os exerccios prticos foram bem mais agradveis que os tericos, principalmente quando chegou a primavera. O nico inconveniente que fomos atacados por hordas de carrapatos durante o treinamento paramilitar. Tivemos treinamento d evaso e transposio clandestina de fronteiras e, duran te a noite, exerccios de infiltrao noturna, m a r t i m a e area. Praticamos tiro com pistolas r i fles e metralhadoras. Em julho, houve um curso de especializao em operaes paramilitares, com trs meses de durao.10 ou 15 a lunos apresentaram-se como volun trios. Mais tarde eles foram enviados em misses especiais contra o Vietn, Laos ou Cuba. Surgiu, tambm, um outro problema. A turma de alunos ficou revoltada contra o programa, pois no sabemos mais se estamos em exerccios de treinamento ou numa operao real, ou ambas ao mesmo tempo. O moral estava baixo e o S h um servio secreto realmente capaz de competir com a CIA: a DIA, Defense Intelligence Agency, dos Estados Unidos. O seu 'nascimento est ligado a um dos grandes erros da CIA: o fiasco da Baia dos Porcos, em Cuba, em 1961. Ela foi criada por Robert McNamara a 1 de agosto de 1961, mas s comeou a funcionar em outubro do mesmo ano. A direo foi confiada ao tenente general John F. Carrol, antigo chefo do F B I , e os lugares 2 e 3 ficaram com homens da CIA, o general de diviso William W. Quinn e o contra-al-, mirante Samuel B . Frankel. A DIA logo se tornou inimiga ntima da CIA, disputando as suculentas ver-, bas oficiais. Mais discreta, a DIA conseguiu com mais eficincia levar adiante o seu dirty trick (jojo sujo) na derrubada de governos constitucionais n a Amrica Latina, sia e frica, superando nitidamente a CIA. Os homens da DIA agem exclusivamente no m bito militar, h o precisando mudar de nome, nem minimizar as suas atividades, nem pedir vistos especiais. Nos avies militares norte-americanos eles voam permanentemente da base Albrook, na zona do canal do P a n a m , sede do Southern Command, para transportar ordens e agentes. O Fort G u l i ck, tradicional centro de treinamento, tambm situado n Panam, outra base perfeita para o sistema de infiltrao _ oficiais de muitos pases do continente so treinados ali. Os oficiais norte-americanos, por sua vez, passam pelas capitais latino-americanas

ressentimento aumentava dia a dia Eles tambm caram em cima de ns, alegando que no|nos preocupvamos com os "instrumentos" nos' exerccios prticos. Semanas antes, alguns dos nossos foram presos ao serem apanhados fotografando numa rea proibida. O pessoal saiu numa misso de fotografia clandestina. No local, eles pularam a cerca e comearam a fotografar como se estivessem numa praia. Os instrutores reclamaram do mau uso dos "instrumentos" instrumentos so todas as tcnicas para manter o sigilo de uma operao secreta: escolha do local de encontro, contra-vigilncia antes e depois da reunio clandestina,,uso de disfarces, sinais de segurana e perigo antes dos encontros, precaues no uso de telefone, mtodos para detectar a instalao de microfones em ponto de encontro e tcnicas de comunicao. A cobertura est intimamente ligada segurana operacional, pois ela a mentira preparada para que uma operao secreta parea ter um objetivo legtimo. Por exemplo: uma fundao pode servir de fachada ideal para a dis tribuio de dinheiro; uma empresa area, para as operaes paramilitares; uma firma comercial legal, como emprego para um homem da CIA no Exterior. O elemento mais importante de segurana talvez sc-ja a comunicao com os agentes. O tipo mais eficiente para comunicaes entre fun cionrios da CIA e seus agentes locais , seguramente, o encontro pessoal. Entretanto, o mais perigoso; Essas normas de seguranas, em reas proibidas chegam freqentemente a extremos. Os agentes se comunicam por transmisses de rdio, em cdigo, e seus relatrios so escritos com tinta invisvel. Em qualquer operao clandestina, alguma forma de treinamen-

to ter de ser aplicada, desde precaues corriqueiras de segurana at instrues altamente especializadas sobre o uso de algum equipamento sofisticadssimo. As instrues sobre o controle dos agentes so importantes porque cada agente diferente, e todos precisam cumprir as misses que a CIA determina. As vezes o agente precisa ser induzido, outras lisongeado, alguns a m e a a dos. "Agente" a palavra que a CIA usa para designar a pessoa que trabalha no fim da linha, que quase sempre no americano. ele, tambm, quem executa as operaes. O funcionrio de um Posto sempre tem problemas de pessoal, e por isso est sempre procura de novos agentes. s vezes o recrutamento feito em nome da CIA. So os cases que envolvem cidados norte-americanos ou alvos de alto nvel para operaes paramilitares. Na maioria dos casos, porm, o recrutamento deve ser feito sem um patrocnio claro, ou fazendo o agente acreditar que trabalha para outra organizao. o chamado "recratamento de bandeira falsa". Um ponto delicado a "dispensa do agente". Se o afastamento amigvel, n o to difcil. Geralmente, negocia-se um acoido f i nanceiro, cuja base essencial para clculo da indenizao o dano que ele poderia provocar caso n o pretendesse ser dispensado. Consultado sobre a t que ponto pode ser drstica a dispensa de um a gente em solues difceis, o instrutor n o quis fazer comentrios, sem rejeitar, contudo, as -solues finais'*. CAMP P E A R y , VIRGNIA JUNHO DE 1960 Este foi c ms das operaes tcnicas. Tivi mos de aprender, na prtica todas essas habilidades. Embora j estivssen os acostumados, os instrutores continuaram

dando duro. Parece que desejavam criar um clima de tenso para as manobras finais, nos campos militares de Baltimore e Nova York na ltima semana de curso. Passamos longas horas nos laboratrios, estudando as quatro p r i n cipais funes tcnias: udio, fotografia, envelopes e selos, e escrita secreta. Nos ltimos dias os instrutores fizeram demonstraes de algumas tcnicas de arrombamento de cofre e portas. So tarefas muito es pecializadas e sempre que algo dessa natureza tem de ser feito, tcnicos especializados viajam aos pases onde seus talentos so requisitados. Os funcionrios comuns, porm, devem ter conhe-, cimentos suficientes sobre essas tcnicas, para saber quando solicitar seu uso. Semanas depois tive baixa da Fora Area. Agora sou um empregado civil do Departamento da Fora Area, como quando cheguei a Washington, h. trs anos. A unidade de cobertura outro escritrio fictcio do Pentgono. Ferguson esteve no quartel-general e abriu nosso encontro com um curioso discurso sobre a crescente necessidade de novos funcionrios na Diviso do Hemisfrio Ocidental. Castro a revoluo cubana estavam causando cada vez mais problemas para a CIA em toda a Amrica Latina. Minha reao foi de decepo, 'pois sepultava todas minhas fantasias de ser um agente de capa e espada no Vietn ou Hong Kong. Fergunton, contudo, asseguroume que eu poderia pedir transferncia seis meses depois. Continuei n o gostando. Parece que 10 ou 15 de ns esto designados para a Diviso do Hemisfrio Ocidental, o que melhorou um pouco as coisas. Alm disso, todas aquelas horas no laboratrio de lnguas, onde estudei espanhol, finalmente poderiam ser teis. que havia muita gente ligada a DIA. Exemplo: Raymond Alfred AVarren, Frederick Latrash, John W. Isaminger, Joseph W. Wheelock e Dean Roesch Hinton e mais Nathaniel P. Davis (atualmente secretrio de Estado adjunto para os problemas africanos) e o furioso Harry W. Shlaudeman (hoje na Venezuela), que teve entre seus antecedentes a participao na queda de Juan Bosh, n a Repblica Dominicana. O jornal " E l Mercrio" ironizou as denncias do ex-agente M i c h a el J . Harrington a respeito das despesas da CIA para a derrubada de Allende ("somente 12 milhes de dlares"). O proprietrio do " E l Mercrio" tem muitos amigos no Pentgono para ignorar as responsabilidades da DIA, alm do trabalho da NSC (National Security Council), que decide sobre operaes clandestinas, inclusive golpes ou o "enfraquecimento de governos". E nesta matria, como em outras, Kissinger tem sido brilhante De fato, a DIA e a NSC trabalham juntos, embora aparentemente estejam isoladas. James Sch!esinger hoje secretrio da Defesa, foi um dos diretores da CIA no passado. Ele tem falado muito sobre a CIA. Curioso que n o toque nunca h s aes da DIA. Talvez, se ele e outros falassem, pudessem ser esclarecidos muitos episdios confusos da histria contempornea.

AGORA A DIA, ALM DE TUDO

Este o quadro de todos os servios de informao americanos em 1972. Como se v, a CIA perde longe para a DI, em nmero de agentes e verbas. em milhes de dlares 5.400 750 8 40

DIA CIA Inteligncia e Investigao dc Departamento de Estado Diviso de Segurana Interna do F B I Diviso de Inteligncia da Comisso de Energia Atmica Departamento do Tesouro

agentes em servio 135.000 16.500 350 800 300 300

20 10

para fazer contatos e levar informaes aos centros de treinamento. Drew Middlenton escreveu no"New York Times" que pelo menos sete militares chilenos que participaram da derrubada de A l lende foram treinados no Panam. '.' ' " Uma das primeiras vitimas da DIA foi John Kennedy, pois a poltica da DIA estava seguidamente em choque com a do Departamen-

to de Estado. Assim, logo depois de Frondizi caram inmeros governos no continente, sempre com a colaborao da Defense Intelligence Agency. A velha mania de ver o diabo sempre na CIA fez cOm que a DIA n o tivesse reconhecido a sua real participao nos acontecimentos. Mas se analisarmos os antecedentes do pessoal da embaixada dos Estados Unidos em Santiago compreenderemos

De Gregrio Selser, jornalista argentino, autor de 20 livros sobre a Histria da Amrica Latina.

'ercival

>ouza

"Mais vale um 22 na mo do que dois 45 voando." (Joo Conde)

lhe uns bons galinhos. Amnsia? P a r a o seu bem (apesar de tudo, colher de ch), paremos aqui. G r r r . . . Pfio molusco . . . - voc nunca deveria ter sado da Baixa Sociedade". Chumbo: medida em que convivo corri caras como voc, eu no deixo a baixa, meu filho. Por isso, nunca sa! Agora, tem o seguinte: prefiro mil vezes conversar com o Joo Conde, por exemplo, do que com voc. mais autntico, sabe? Mesmo tomando caf de canequinha...

Matsu, dava esse grupo em cima dos coitados e ia faturando. O meu amigo majura esculachou com o data vnia, e depois com os dedos-duro (viu, miriapode?) do pedao, e com os ratos e escribas trutas. A foi ele que rodou... , Flvio, na justa duro ser pedra 90!

75 DIFERENTE
Para bem daqueles que esto por baixo na baixa sociedade, o atual diretor do rgo supremo dos encanados Depto. de Xilindrs vai cair do burro. O paspanata W. Nogueira vai ter que entregar o cargo para o meu considerado Diwaldo, que assumir em maro. Na Secretaria dos Capas Pretas tambm teremos mudanas positivas .

SO PEDRO A PLENO VAPOR


O que S. Pedro est requisitando de capivara na baixa sociedade no fcil. Os vagaus esto sendo faturados quase todo dia, principalmente pelos boinas pretas. Filosofia: quem manda arrebite no recebe florzlnha. Est indo gente pacas pro belelu e assim mesmo So Paulo registra de 30 a 40 casos por dia, sem contar as carangas, sinal de que a baixa malandragem est a perigo, a fim de matar o morrer. Enquanto isso, o hotel do Seu Guedes, na Cruzeiro do Sul, anda pior que lata de sardinha: quase 5.500 enjaulados, para uma capacidade normal de 2.200. No Rio, numa treta de cadeia, Pedrca puxou o pronturio do Lcio Flvio Vilar Lrio. Um paspanata espetou (lSpontaos) no chamado Lrio Diabo" enquanto ele puxava uma palha. Interesses? Bardai! Tem nego que festejou por mais de um ms o sono eterno do "Lrio Diabo" e estou at esperando uma cartinha do Manei, que sempre me escreve para contar lances quentes. Flvio sabia das coisas, talvez demais, . . No meio de fevereiro, um considerado de Lcio Flvio, o fumac e traficante "Itlia" Edir da Silva Graa _ amanheceu com a boca cheia de formiga e 15 azeitonas por todo o corpo, Para variar, isso se deu em So Joo do Meriti, R J . a guerra do fumo

urna platia de uns 500 presos. Preocupado com seu prestgio, Conti fabricou um estilete e espetou o cara no dia seguinte, faturando-o. Moral alta e mais uns 20 anos de galera a implacvel lei do co. > Tanto Pink, como Bezerra e Conti devero curtir longos anos de xilindr. Outro famoso do time, o Luz Vermelha, desmunhecou. de vez na Penita, tornando-se ntimo do cozinheiro. Essa notcia deve alegrar muito a Reles Miriapode, ser que defende a seguinte tese: "o mundo j est cheio de macho".

E O BICHO, HEIN?
Parisi, um dos bons do jogo-do-bicho, deu um grupo que se mandou para a Europa, como o reles miriapode um pouco acima. que eles e outros chefes do bicho esto grilados com a perspectiva de legalizao do jogo. Cuja no lhes interessa, Um considerado meu, que trampa numa fortaleza, revelou-me uma boa declarao de um deles, em recente reunio de chefes: "enquanto estiver dando guia do 1. ao 5., no vamos carregar o elefante na cabea''. Brilhante! Um circunstante corcordou: "no podemos deixar a vaca ir pro brejo". De fato, faturando 100 quilos de alcatra sem osso, todos os dias, no interessa muito ir na conversa do seu F a l c o . . . ainda se fosse g u i a . . . ! Ivo, o filho, herdou o imprio do pai, montado desde os tempos da caixinha ademariana. Mas formou-se data vnia e diz que est a fim de cultivar o D i reito. A h ! A h ! Quer dizer: parabns, dr. Ivo.

LEI DO CO
Edmo Oliveira deu o pinote do xilindr de Uberaba MG, e veio para Santos, onde estava a fim de dar uns escrunchos. Convidou seu cunhado, Eli Bernardo dos Santos, para ajud-lo nos assaltos. Eli, que no era tatu, deu para trs e... resultado: Edmo quebrou-lhe o maxilar inferior, cortou-lhe a lngua e quebrou dois dentes. Eli ficou muito mal e Pedroca, para amenizar-lhe os .sofrimentos, puxou sua capivara. Antes de pifar, Eii escreveu o nome de Edmo num papel. Ele vai danar logo logo. . ,

ALEGRIA
De incio, minha saudao aos reprteres policiais que' aparecem entrevistados neste E X : Beija - Flor, credencial 001 dos chafras; G i l Gomes, de grandes penetraes hertzianas pelo povo. Aos dois. um fraternal abrao e disponham da coluna para qualquer transa da grande baixa sociedade que existe nesta terra amada.

TRISTEZA
com profundo pesar que comunico a morte do Sebastio Matos, o meu consideradissimo "P de Chumbo". Querido no s por mim, mas pela Betona e pela Terezona. pela Carola, pela Baiana do Simca, pelo G a vio, por toda a curriola, enfim que compunha a hoje quase falecida boca-do-lixo. -P de Chumbo", negro imenso em tamanho e bondade, era tira aposentado; enquanto no ficou de cama, curtia uma boca diria, dando sbios conselhos impetuosa moada de hoje. Homem honrado e decente, estava fora de circulao h tempos, de molho em sua casinha l em Santana. Foi-se, e muita gente vai ficar sabendo disso pela coluna. Foi sepultado na Vila Formosa. Profeta, no sei, P de Chumbo me pediu, h alguns anos, para lev-lo, pela ltima vez", sua terra natal-Pinh.a.1, SP. Levei e ele ficou feliz,., muito feliz. Eu tambm..-Descanse em paz, Sebastio.^

mo o oate-papo esticou-se at tarde, no houve tempo para responder a todas as perguntas formuladas, eis que meu IBOPE estava um tanto quanto razovel - obr^, gado, irmos. Uma das perguntas que ficou sem vez: "como voc descreveria a po sio que assume em relao a policiais e marginais em sua atividade jornalstica, principalmente na coluna Baixa Sociedade, da revista Ex -?". Seguinte: como d i ria meu amigo Osmar, cochilou o cachimbo caiu. Meu negocio de dar colher a quem precisa e merece, e sentar a pua nos pilantras conscientes e isso de ambos os lados. Quixotesco, no?

NOVOS HSPEDES
No hotel de seu Guedes, trs novos hspedes, todos de destaque: George Kastalsky, o Pink, o maior caranguejeiro desta praa: Jos Paz Bezerra, o estrangulador de mulheres (oito em SP e duas no PA) e Joo Conti de Souza, o "Monstro do Morumbi" segundo NP e derivados sangunolentos. Pink, que j estivera no casaro de seu Guedes, conseguiu escafeder-se engrupindo os chafras da escolta, durante uma viagem para audincia com capas-pretas cariocas. Foi recapturado pelo doutor Paranhos. em Assuncin. Bezerra foi gramoeado em Belm, terra de chuva todos os dias s 4 da tarde, aprazvel cidade-natal amada pelo meu considerado Antnio Contente. Agora, o Conti chegou faz pouco ao hotel de seu Guedes, porque curtiu uns tempos de Penita, j que tinha uns balaos na perna, quando uma patota de chafras o ps para dentro. Famoso, chegou priso e um cara quis escula-lo, com um hollyoodiano beijo, diante di-

REB
Por falar em pilantras conscientes: na coluna anterior falei ide levei sobre uma pfia festa, na qual pululavam seres desmunhecantes dando baixaria. Aproveitando-se de minhas frias, os adeptos da baixaria lanaram mo do mural de conceituado jornal desta urbe, para jogar pedras. Quem tem telhado de vidro, como e o caso da canalha, no pode jogar pedra. Ento, "A Boca Pergunta" Ou " A Boca A cusa". Reles miriapode ... o mundo j est, cheio de macho (.:.) voc agora virou dedo-duro?" Chumbo: se voc quiser dar viva aos campindos, problema seu. O que me i n vocou foi essa de "dedo". Quando algum muito seu considerado danou com canabis sativa em cima a quem voc, muito lacrimejante, recorreu? Ao "dedo" (?) aqui, que quebrou-

CUSPE GROSSO
A barra anda muito pesada no Rio. O bicheiro ngelo Maria Longa, o Tio Patinhas, andou sumido (seqestro?) e apareceu com a boca torta e o olho inchado. No outro dia, cinco corpos apareceram boiando, cheios de chumbo, nas guas de um rio em Itagua. Coincidncia, no? E os capas-pretas esto a fim de ferrar uns sherlocks, que segundo o traficante Cabeo e outras peas transavam fumo com eles, no morro do Faz Quem Quer. Pois , vamos sacar esses boxixos e, por isso, minhas audincias aos interessados sero concedidas, este ms, das 2 s 4 da matina de sbado. Local: boteco Cuspe Grosso, na So Jos, GB, onde a barra um tanto quanto pesada. Recados com meu considerado Cara Feia. Bye!

DATA VNIA: CUIDADO


O meu considerado Flavio, majura 0 km, passou uns tempos no 43 DP. No que um data vnia pilantra montou um acampamento em frente e passou a cobrar 500 mangotes de tudo quanto loque que chegava para prestar depoimento? Pois , o tal data vnia, um tal de Mrcio, cuja cara-metade se formou este ano pelo Mack, como o meu amigo Hugo

PLA USP
Estive em fevereiro na US P, dando um pi no curso de frias organizado pela moada de Cincias Sociais. Co-

No intervalo das msicas, o rdio fala e a cidade pra em nome da lei.

Oif Gomes e o show da morte


Certo, certo. Quando c que o senhor vem fazer uma visita? Ah. 6. feira, perfeito. Churrascada? Aonde mesmo? Guapixana , s 17 e 30, estarei l sim, muito obrigado pelo convite obrigado mesmo. E olhe, a casa aqui sua. Quer que eu ligue pro senhor? Qual o telefone? Certo, mando ele ligar ai. Obrigado, um abrao, at logo, tenente.
a

Gil Gomes desliga o telefone, enquanto na frente do prdio da rdio Nacional cresce a fila das pessoas que querem uma audincia. s 7 da manh eram duas mulheres e agora, uma hora depois, so 12 pessoas que observam a chegada de mais 3: uma mulher gorda, acompanhada de um homem moo e uma menina, passeia nervosamente diante da entrada do prdio, insiste com o porteiro. Por fim os 3 so conduzidos ao fim da fila, mas antes o moo ainda pergunta mulher: "E se o enterro sair sem a gente? As pessoas da fila identificam o anuncio do Pertnico uma frmula de sade para voc e para toda a famlia que sai do rdio do porteiro, e esquecem por um momento suas queixas. Vai comear o programa que ouvido por 800 mil pessoas, sem contar os motoristas de txi para quem Gil Gomes hoje um dolo maior do que So Cristvo. Ao incio de mais uma edio de notcias da Globo, Gil Gomes lhes diz (pausa) bom dia. (Sobem acordes de msica estilo filme policial). Vendo que a arma estava emperrada, vendo que a arma estava encrencada, Alexandre, aquele velho de 69 anos de idade, d um tapa no revlver e essa reao dele provoca uma reao de todos (mais volume para a msica, agora ligeira). Vendo que seu revolver no havia disparado o bandido ainda tenta correr e vendo que seu revlver ainda no havia disparado o bandido ainda tenta fugir, ele grita por seus companheiros, mas seus companheiros j haviam fugido h muito tempo. Seus dois companheiros, logo

depois de retirar o dinheiro do caixa, desapareceram e ele no, ele ficou ali, ele tenta sair, mas a sada est bloqueada e enfurecida aquela pequena multido, e enfurecidos aqueles 50 homens que se encontram no interior do bar. Eles comeam a se aproximar do bandido e agora as coisas mudam (sobem acordes) e o bandido aquele que comea a pedir para que no lhe batam, muita gente contra ele, no lhe batam no, ele estava s . . . ele estava s brincando. Gil Gomes, 34 anos, ex-congregado mariano da Parquia So Judas Tadeu, pai de trs filhos, ex-locutor de futebol, vestibulando aprovado na Escola Paulista de Medicina, foi encontrar no que chama de "jornalismo policial" a fama e a fortuna. Confessa um ordenado de 25 mil cruzeiros na rdio Nacional (que faz parte da Rede Globo) mas entre os reprteres policiais comenta-se que ele chega aos 150 por ms, entre o que recebe na rdio e nas conferncias que d em circos, escolas, favelas e teatros. Passo a passo a multido se

aproxima dele (msica mais ligeira). Passo a passo aque les homens, todos eles enrai vecidos, todos eles irados, to dos eles revoltados, todos eles com um dio violento daquele bandido se aproximam e o bandido pelo amor de Deus pede, chega a se ajoelhar (violinos). A arrogncia que havia h minutos no rosto, que estava presente naquele bandido, substituda agora pelo medo, pelo pavor, pelo pnico. Aquele sorriso maroto e maldoso que estava em seus lbios agora substitudo por uma atitude de lbios totalmente crispados que demonstram que aquele bandido est morrendo de medo, mais uma vez ele aperta o gatilho e mais uma vez a bala no sai. A ento tudo rapidamente acontece. A ento a multido que caminhara passo a passo ra. pidamente, quando tentou disparar novamente, a multido cai em cima dele, e aquele bandido agredido a socos e pontaps, e aquele bandido agredido violentamente durante meia hora. Durante 30 minutos todas aqueles 50 pessoas, todo aquele grupo agride o bandido que vai para solo sempre pedindo clemncia

(sobem acordes de msica mais acelerada). O bandido no solo, as pessoas espancando. Depois de baterem continuamente durante meia hora, o bar fica vazio (entra msica aleatria). Uma a uma as pessoas se retiram. Um por um vai embora. No solo est o bandido. No cho est o bandido, h minutos atrs to arrogante e agora estirado l no solo se mexendo, mas gravemente ferido. A polcia chega ao local e socorre o bandido. Levado a um hospital, antes mesmo de se dar entrada, ele que no caminho s pedia socorro com uma voz muito dbil, antes mesmo de entrar ele cai em estado de coma e logo depois morre (sobe msica). Nessas palestras Gil Gomes fala sempre sobre os dois temas que considera mais importantes segurana e txicos , alm de tocar constantemente no seu maior sonho: uma Universidade de Polcia, para dar melhor preparo queles que "nascem para ser policiais". Nas horas vagas, ele l Histria Francesa. "Por qu?, voc me perguntaria. Pois bem, leio porque, porque sou fantico por Histria da Frana. Tenho alguns livros. . . ou melhor: livros modo de dizer, tenho uns manuscritos sobre a Revoluo Francesa, gosto muito de estudar Robespierre. Leio tudo o que me vem s mos, livros tcnicos, policiais, e Revoluo Francesa." O bandido que queria matar o dono do bar ou qualquer pessoa, para provar que falava srio, estava morto. As 50 pessoas (msica quase sumindo ) que antes se apavoraram diante da presena da, arma.agora com a arma falhando se aproximaram e lincharam o bandido, que posteriormente foi identificado como sendo Edson Francisco de Souza. Edson, o homem que foi linchado no bairro de So Cristvo da rua Bela, no Caf Natal, no Estado da Guanabara (sobe msica). O bar 2." e 3. feira ficou vazio, ningum mais foi at l, porque h um inqurito a respeito, e uma tentativa de idenficao
a

No ar, Beija Fiar


das pessoas que ali se encon travam. O velho Alexandre vi rou uma espcie de heri ali no local, pois despreendidamente demonstrou uma amizade incrvel a seu amigo, colocando a sua vida em troca. Mas no fim mesmo quem foi, foi o bandido. ENTRA LOCUTOR: PERFEITO DIGESTIVO APRE SENTOU ESSA SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA GIL GOMES; D UM PRESENTE A SEU FILHO A UMA IGRE JA. ENTRA MUSICA, QUE FICA D E FUNDO). E L E M BRE-SE, SE VOC AGIR COM DIGNIDADE PODE NAO CONSERTAR O MUNDO, MAS NA TERRA HAVER UM CANALHA A MENOS. Gil Gomes evitar dar muitos conselhos em seus programas, "porque isso ningum quer ouvir e eu mando as mensagens nas entrelinhas." Mas longe dos microfones ele no pode neg-los. E hoje vaise cansando dos problemas trazidos pela fama. "Gostaria de ser uma pessoa comum. Mas sou reconhecido, solicitado, uma pessoa especial. No bebo uma gota de lcool, ento sou chamado para participar de tudo quanto liga anti-alcolica. De vez em quando gostaria de tomar um copinho de cerveja, mas ho posso. Tem sempre algum olhando." Al, Beija-Flor chamando a Rdio Bandeirantes de So Paulo. Jos Avil, 47 anos, colunista funerrio e reprter policial, prepara-se para passar mais um boletim. E mais uma vez, o trabalho para na sala de imprensa da Polcia Militar: enquanto ele grita, imposssvel fazer qualquer coisa. Como se estivesse beira de um ataque epiltico, agarra o microfone, retesa o corpo pequeno e magro, e explode: Bangue-Bangue na marginal do rio Pinheiros. Chevette roubado pelos malcheirosos que assaltaram o hotel Sampaio, placa E E 4349, foi inter ceptado perto da avenida burros tentaram furar cerco do policiamento, foram chumbadinhos. Saiu ferido gravemente Leonel Fernandes Garriel. T vai no vai no hospital das Clnicas. Tomara que d coluna um, cucuia, beleleu. Que v pro inferno. Seu comparsa brancide ainda no foi identificado. T geladinho, esticadinho, durinho. Vai receber um terninho de pinho do servio funerrio. O corpo foi removido para o Instituto Mdico Legal. Legal! legal! legal! Bem feito, quem mandou rouba. Carro roubado. A placa C de conjuminado e G de gamada CG 0308. Interceptado quando os encardidos bandidos toparam a polcia. A, jacarandtrampeira que estava na direo do fusca, apavorado, entrou com o carango numa Kombi estacionada. Baita cacetada! Bandidos em cana. tima. Raimundo Eleutrio Vieira saiu plantando bananeira pilantra! e Jos Gonalves da Silva bandido xexelento foram registrados na escolinha de recuperao do coronel Ferno Guedes Casa de Deteno. Vo receber aulas de educao e tomar caf de canequinha. Al, pavilho 9, o das feras da Casa de Deteno: vamos fazer os dois aprender tric, e aquelas coisas tais. . . Meus considerandos do Deic, majorandos, investigadores, turma treme-treme da Polcia Militar se preparando para dar combate aos trombadinhas do centro, Brs e Lapa. Sero peneirados. o mutiro programado para hoje, para prender bandimirim. Polcia na boca de espera, bubucando pivetinhos que chegam do subrbio da Central para. infernizar o pessoal da cidade. Aproveitando o assunto, queremos lembrar que a ilha Anchieta t dando aquela sopa lugar de monto para acomodar menores delinqentes. s. ENTRA ANNCIO: VOC SOFRE DE INSNIA? NO DORME BEM? EST AGITADO? VOC PRECISA TOMAR NORMOCEDIL. NOR MOCEDIL CALMANTE FEITO DE PLANTAS MEDICINAIS. POR ISSO BOM PARA ADULTOS E CRIANAS. Da famlia dos "pssaros informantes", criados pela rdio Bandeirantes Tico-Tico, Pardal e Patativa so os outros Beija-Flor faz isso h 25 anos. Durante esses anos, j pulou de alegria com a morte de muito bandido famoso. Mas, no momento, acha que o pior inimigo da cidade o menor abandonado. E no faz muita distino entre os delinqentes e os no, pois sabe que pobreza no crime, mas ajuda a chegar l. Para ele, o "bandimirim" est escondido atrs de qualquer um desses garotos que limpa para-brisas de automveis. Como vive buscando solues para os problemas sociais, prope que os menores abandonados sejam internados n ilha Anchieta, no litoral paulista. " um lugar maravilhoso, para menores de ambos os sexos. L, eles podem plantar uva. Pode-se at montar uma fbrica de enlatados de peixe. E construir um hospital, porque 80% dos bandimirim so viciados em Tinner fludo para isqueiro , que d um zoeira diferente". Alm de buscar novas dimenses, Beija-Flor tambm paladino de causas antigas: sempre pede a pena de morte para bandidos perigosos. E se manifesta sempre contra o sistema carcerrio de So Paulo. "Digo com sinceridade, um luxo pr bandido. Cinco vezes por dia -alimentao... No que o bandido no deva comer, absolutamente. Mas temos que endurecer. Ento o bandido mata, assalta, e sai gordo como um suno". Beija-Flor tambm reivindica vrias invenes. Uma delas: bater bolsinha. Diz que criou o termo porque no fica bem falar em meretriz, prostituta. Tambm garante que inventou o termo "trombadinha" o menor que esbarra nas pessoas, na rua, e leva o que pode na embalagem. O reprter Afansio Jazadi, da Jovem Pan, discorda: diz que foi ele. Enquanto os dois discutem a autoria, o secretrio da Segurana Pblica de So Paulo, Erasmo Dias, s tem medo de uma coisa: que os trombadinhas se unam e passem a atacar, esta cidade de 8 milhes_.de_habitantes.

Pgina 10

EX; - 1 0 ' >

MEUFILHO, MEU ALMOO


melanclico, para aqueles que passeiam por esta grande cidade ou viajam pelo campo, ver as ruas, os caminhos e as portas dos casebres repletos de mendigas, seguidas de trs ou quatro crianas esfarrapadas, importunando o viajante em busca de esmolas. Essas mes, em vez de trabalhar por seu honesto sustento, se vem obrigadas a perder todo seu tempo na vagabundagem, mendigando para seus filhos desamparados, que logo que crescem tornam-se ladres por falta de trabalho ,ou abandonam seu querido pas natal para lutar como mercenrios na Espanha ou serem vendidos na Ilha Barbada. Acredito que todos os partidos estejam de acordo que este prodigioso nmero de crianas indica um deplorvel estado atual do Reino; e, portanto, quem encontrasse um mtodo razovel, econmico e simples para fazer destas crianas membros teis do Estado mereceria agradecimentos p b l i c o s , alm de ter a sua esttua como salvador da Nao Um americano muito entendido que conheo de Londres me assegurou que uma criana saudvel e bem criada constitui, com um ano de idade o alimento maU delicioso, nutritivo e comercivel, seja assado, ao forno ou fervido. Quanto a mim no duvido que ser igualmente gostoso servido fricas ou em guisado. Portanto, humildemente proponho considerao do pblico que, das 120 mil c r i a n a s - j relacionadas no Reino, 20 mil sejam reservadas para a reproduo; destas, somente uma quarta parte ser de machos, o que j mais do que permitimos s ovelhas, aos bois e aos porcos. Minha razo que raramente estas crianas so frutos do matrimnio, coisa no muito apreciada pelos nossos rsticos; em conseqncia, um macho ser o suficiente para servir a 4 fmeas. De maneira que as 100 m i l restantes podem, com um ano de idade, ser oferecidas s pessoas de qualidade e fortuna do Reino, aconselhando sempre s mes que as amamentem copiosamente durante o ltimo ms, a fim de que fiquem bem gordinhos e manteigosos para uma boa mesa. Uma criana d a r duas travessas em um jantar com os amigos e, quando a famlia cear sozinha, ser um prato bem razovel. Fervido e temperado com um pouco de pimenta e sal, ser excelente refeio a t o quarto dia, especialmente nos dias de inverno. Calculei que, em mdia, um recm-nascido pesar 2 libras, e em um ano solar, se for toleravelmente criado, alcanar 28. Concedo que este manjar ser um pouco caro, e portanto mais adequado para latifundirios que, como j devoraram a maioria dos pais, parecem ter os melhores e mais seguros direitos sobre os filhos. Calculei que o custo da criao de um filho de mendigos (entre os quais incluo tambm os operrios e quatro quintos dos camponeses) em urri ou dois shillings por ano, sendcaqui includos os farrapos. Acredito que nenhum cavalheiro se queixaria de pagar 10 shillings pelo corpo de um bom nen gordo, do qual, como disse, extrair quatro travessas de excelente carne nutritiva. Deste modo, o cavalheiro aprender a ser um bom latifundirio e se far popular entre os arrendatrios. E a me de cria Eer oito shillings limpos, ficando ainda em condies de trabalhar at que produza outra criana. Aqueles que so mais econmicos (como, confesso, exigem os tempos podem desossar o corpo, cuja pele artificiosamente preparada servir para admirveis casacos para damas e botas de vero para os cavalheiros mais delicados Uma pessoa de grandes mritos, verdadeiro amante da Ptria, cujas virtudes muito aprecio, dedicou-se ultimamente a estudar o assunto, para aperfeioar o meu projeto. Ocorreu a este senhor que, j que muitos cavalheiros deste reino terminaram de destruir os seus cervos, a procura de carne de veado poderia ser satisfeita pelos corpos de jovens rapazes e mocinhas, no maiores de 14 anos nem menores de 12, j que so tantos os que esto a ponto de morrer de fome em todo o pas por falta de trabalho e de ajuda. Mas, com a devida considerao a to excelente e meritrio patriota, no posso estar de acordo com seus sentimentos; porque, no que se refere aos machos, meu conhecido americano me assegurou, com base em sua freqente experincia, que sua carne geralmente amarga e magra, com sabor desagradvel. Quanto s mulheres, acredito humildemente que seria um desgaste para os cofres pblicos porque acredito humildemente que elas' logo sero parideiras. Algumas pessoas de esprito pessimista esto muito preocupadas pela grande quantidade de gente pobre que est velha, doente ou invlida, e me pediram que dedicasse meu talento para encontrar um meio de desembaraar a nao de estorvo to grave. Mas este assunto no me aflige porque sabido que essa gente est morrendo e apodrecendo a cada dia, de frio e fome, de imundcie e piolhos, to rapidamente como razoavelmente pode-se esperar Quanto aos jovens trabalhadores, esto em situao igualmente comprometedora: no conseguem trabalho e desfalecem de fome a tal ponto que, se algumas vezes sao tomados para um trabalho comum, no tm fora para cumpri-lo- Deste modo, o pas e eles prprios so felizmente livrados de males futuros. Divaguei demais, de maneira que devo voltar ao meu tema. Me parece que as vantagens da proposio que enunciei so bvias e muitas, sendo da maior importncia: 1 Os arrendatrios pobres tero algo de valor que a lei poder embargar-lhes e que os ajudar a pagar a sua renda ao latifundirio, tendo sido j confiscados os seus gados e cereais, e sendo o dinheiro coisa desconhecida entre eles. 2 O Tesouro Nacional se ver ampliado em 50 mil libras por ano, sem contar a utilidade do novo prato introduzido na mesa de todos os cavalheiros de fortuna do Reino. Como a mercadoria ser produzida e manufaturada por ns, o dinheiro no sair do pas. 3 As reprodutoras perseverantes, alm de ganhar 8 shillings anuais pela venda de seus nens, n o tero a obrigao de mant-los depois do primeiro ano. 4 Este manjar atrair uma grande clientela s tavernas, e os proprietrios procuraro as melhores receitas para prepar-los. 5 Isto constituir um grande estmulo ao casamento, coisa que todas as naes sbias estimularam atravs de recompensas ou pela imposio de leis e castigos. Aumentaria o cuidado e ternura das mes para com seus filhos, seguras, ento, de que as pobres crianas teriam uma colocao segura na vida, prevista de algum modo pelas instituies, e que lhes dariam lucros em vez de prejuzos. Logo veramos uma honesta competio entre as mulheres casadas para mostrar qual delas leva ao mercado a criana mais gorda. Os homens atenderiam as suas esposas durante a gravidez, tanto como agora atendem as suas guas, vacas ou porcas quando esto para parir, e no ameaariam de bater nelas ou dar pontaps como freqentemente fazem. Muitas outras vantagens poderiam ser enumeradas. Por exemplo, seriam acrescentados alguns milhares de quilos nossa exportao de carne em barricas. Existe neste Reino cerca de um m i lho de criaturas de forma humana cujos gastos de subsistncia reunidos lhes deixaria devendo dois m i lhes de libras esterlinas... Desejo que os polticos que, por ventura no apreciem o meu projeto e sejam atrevidos para tentar uma resposta, perguntem primeiro aos pais destes mortais se hoje n o acreditam que teria sido uma grande felicidade para eles terem sido vendidos como alimento com um ano de idade, da maneira que recomendo; e deste modo teriam evitado uma vida de infortnios que atravessaram, pela opresso dos donos da terra, a impossibilidade de pagar a renda, a falta de alimentao, de casa e roupa para proteger-se das inclemncias do clima, e a mais inevitvel probabilidade de legarem tais misrias, ou maiores, aos seus descendentes. Declaro, com toda a sinceridade de meu corao que no tenho o menor interesse pessoal em promover to necessria obra, e que s me leva a tal o bem de minha ptria, desenvolvendo nosso comrcio, cuidando das crianas, aliviando os pobres e dando algum prazer aos ricos. No tenho filhos, logo no penso em ganhar d i nheiro com meu projeto.

Em 172 Jonalhan Swift, o autor de As Viagens de Gulliver, j tinha uma receita para o problema do menor abandonado.

E X .- 10'
i .
1 1

. P g i n a II

CMTKA
(...) CRTICA tem um compromisso com seu prprio nome (...) um compromisso com o pensamento. Com a inteligncia. (...) a palavra crtica vem do grego, do verbo "crino, crinein", que significa separar e, por extenso, pensar, opinar, julgar (...) separar o bem do mal, o belo do feio, o justo do injusto. (...) um jornal a servio da cultura e, pois, da poltica. (...) o exerccio da poltica , sobretudo, um direito da inteligncia (...) sua tarefa e seu privilgio. (...) no pertence a nenhum grupo e c o n m i c o a nenhum grupo ideolgico, a nenhum grupo partidrio. feito por escritores e jornalistas profissionais, vindos talvez de posies polticas nem sempre homogneas (...) (...) um jornal de profissionais (...) todos exemplarmente aderidos aos deveres de sua gerao com seu pas e seu povo (...)
TRECHOS DO EDITORIAL DO N9 1. ASSINADO POR SEU DIRETOR. GERARDO MELLO MOURO

eia . e assine

LIVROS PARA UR OUVIR

Ma Liv/RflRfl iNoKmfiticQ fl> poXcxoM *t) | c o m qui6tA$ nas &stAtrle$ , Cias, sfo V I U > na boc<) d a i ps&soA^ que ofi)
At l d> bates j &m<u> polnio.
t

it?i'a da. l.'t/?)iunA c0n\i>/v//(

16S , oocfe 6iootoiM Sem pae,


(

Coptfl^flR rioR5 Orvett,


( (

Ut ?6fl. A coo^ev c)

de

L i i / R f l R i A I n F o r m ^ t c / i 'jXd(\. A^eno^ *i*u<*0tac4. ^.CflSDOSO D c / u m c M 2dG -$<|W 5- "Fowe-. 62-9308.- 5.P. FONCCOAJ/i f a<i 18 hoZAS.

E F I M
a independncia de CRITICA depende de sua assinatura de muitas assinaturas, n o perca tempo, faa a sua agora.

D H A
LAVE & SEC'$ ' . em 2 horas | /w, 4 kg de roupa porCqJTlD tquarto as mquinas j' " i/k, voc l as revistas que at 1/2 noite I trio, 3^|(erieJ*TegQ J i t a s e Amaral Gurgelu
1 1 ,n v 1

O BICHO que ia pegar j pegou. Evoc j pegou no BCHO?


w

Cr$4,00 (ce vai pegar ou no vai? heim? j O BALO vai mudar AGUUUAAARDDEE
J t 6
e

PEDIDO DE ASSINATURA VTURA


Destaque este c u p o m e mande junto ao pagamento ordem de EDITORA CRTICA LTDA. Av. Rio Branco, 156, sala 1222, Rio - GB, Brasil DESEJO FAZER U M AASSINATURA DE

,j
NO FAZEMOS LAVAGEM CEREBRAL ..uDeTsro

MiiA S, No J*Ak. 1607 intento M.JfrC "6"


1 ANO 6 MES

BRASIL BRASIL

i< K

IMIOU. s 'inim,

E X T E R I O R i i :SS '<>"" E X T E R I O R '.I :n " 0 '

FARA ASSINAR O EX. EX-EDITORA LTDA.


N O M E ENDEREOJ U N T O M E U P A G A M E N T O POR A N E X O C H E Q U E VISADO O U DINHEIRO. C H E Q U E VISADO P A I ^ V E L NO RIO V A L E POSTAL j |

-R U AS T O .A N T N I O ,I 0 A 3

EU Cr$30,00

O
PARA

Cr$6000
, 1 2 edies

6 edies

I Cr$40O0

o EXTERIOR CZL Cr$ 80,00.

Pgina 12

E X - 10

ENTREVISTA COM ERICH FROMM.


O homem no nasce assassino; nenhum instinto natural o leva a matar ou a destruir. Mas e as guerras, torturas e agresses, por qu?

Em seu ltimo livro, "Anatomia da Agressividade Humana", voc toma abertamente posio contra a teoria da escola etolgica de Lorenz e da escola no -comportamentalista de Skinner. Por qu? Lorenz e Skinner tm posies opostas sobre a questo da agressividade humana. Lorenz baseia a sua teoria sobre a observao dos animais, particularmente peixes e pssaros, e formula a sua hiptese sobre o comportamento humano essencialmente pela analogia. Ele afirma que a agresso tem um valor defensivo a servio da sobrevivncia do indivduo como espcie, e segundo a sua palavra "a agressividade no um mal mas apenas considerada assim". Mas depois desta afirmao que considero exata, Lorenz coloca a agresso num quadro muito semelhante viso freudiana da sexualidade: agressividade seria um impulso que flui continuamente no indivduo, que cresce a t mesmo na ausncia de estmulos externos, que cria tenses a t o ponto em que o homem tem necessidade de descarreg -la para sentir-se livre. mais do que duvidoso que esta viso seja justa. Por que esta dvida? Segundo a maioria dos neuro-fisiologistas, a agresso defensiva no est ligada ao esquema de Lorenz, mas uma reao a uma ameaa, a alguma coisa que coloca em risco os interesses vitais do homem e do? animais (por exemplo a vida, o territrio, a liberdade), a medida em que instintiva, logo identificada no crebro, a agresso humana ou animal defensiva, sendo mobilizada s em caso de perigo vital e desaparecendo no momento em que cessa o perigo. Mas h outra cri-

tica mais importante a Lorenz. Fie presume o fato por analogia, que toda a forma de agressividade h u mana construda segundo este modelo. Guerras, rixas, lutas todos os fenmenos em que seja i n flingido um mal a outra pessoa so explicados como resultado de uma agresso biolgicamente justificada. Com o mesmo termo "agresso". So definidos seja um ato de violncia cumprido para defender-se de uma ameaa p r pria vida, seja o ato sdico e destrutivo. Tudo passa a ter a mesma qualidade. Por que importante esta distino? Se a agresso inata, e se o assassinato e cada ato de tortura uma agresso, ento estamos concluindo que h uma propenso inata no homem para matar e torturar. Este truque lgico possvel porque Lorenz e os seus seguidores aplicam a palavra agresso para coisas muito diversas entre si e n o se preocupam em indagar a respeito do prazer de matar e torturar. Lorenz n o entende a verdade expressa por um dos seus mais importantes colegas no campo da etologia, N . Tibbergon: " A espcie humana a nica capaz de assassinatos em massa". E m outras palavras: nenhum outro animal alm do homem conhece a vontade de matar por prazer, sem razes biolgicas. E u defini este tipo de agresso especificamente humana como "agresso maligna''. E qual a posio de Skinner e da escola no-comportamentalista a respeito da agresso? Skinner n o se preocupa com aquilo que acontece dentro do homem, com as suas motivaes. Ele examina apenas os resultados, o comportamento manifesto, porque

considera que s isto mensurvel' e logo passvel de ser conhecido cientincamente. Segundo Skinner, todas as formas de comportamente humano, inclusive o desejo de liberdade e de dignidade, no so seno o resultado de um condicionamento adequado, obtido atravs de um sistema de prmios e punies. Isto vale tambm para a agresso: para Skinner, indiferente que uma pessoa mate por necessidade de autodefesa ou pelo puro prazer de matar. Qual a sua crtica a esta posio? A teoria de Skinner a que melhor se adapta s condies da moderna sociedade industrial, Esta afirma que com a recompensa adequada se pode condicionar completamente uma pessoa; fazer com que ela faa at aquilo que no quer fazer. Mas a teoria de Skinner no consegue explicar como, apesar do sistema de condicionamento e de punies (aplicados por toda a histria humana), as pessoas tenham continuado a rebelar-se. Por que esta teoria teve tanto sucesso? A teoria de Skinner talvez to atraente porque corresponde prtica diria do sistema industrial e porque parece justa queles que entendem que este sistema "natural'' corresponde "natureza do homem". Assim se combina um elemento tpico da sociedade fascista e totalitria em geral, ou seja a manipulao da conscincia como m elemento que era progressista h 50 anos atrs, idia de que as circunstncias podem mudar* o homem: "em uma sociedade boa tambm o homem se tornaria bom''. Voc falou de "agresses malignas". Quais so as suas origens? homem muito menos determinado pelos seus instintos do que qualquer animal; menos at ido que o seu parente mais pr ximo, o chimpanz. Por esta falta de um plano px-fixado de vida que os animais possuem, o homem no seria "por natureza" capaz de tomar qualquer deciso necessria sua sobrevivncia. O homem foi o nico animal que desenvolveu um substituto dos seus instintos, uma segunda natureza que chamamos Carter. O carter a estrutura relativamente permanente das paixes humanas, como o amor, a avareza, o desejo de sucesso e outras. A forma particular de carter de um indivduo ou de um grupo depende do impacto de seu modo de produzir, consumir, da sua diferena e classe, sobre certos elementos da prpria existncia do homem, da condio humana. Mas quais so as condies da existncia do homem que podem lev-lo a matar ou a torturar por prazer? O homem, pela sua natureza, no um assassino, no tem nenhum instinto natural que o leve a matar ou a destruir. Provas empricas demonstram que, se o homem vve em condies de bem -estar (que geram estmulos de segurana material, de independncia num clima social de amor, de solidariedade, fundado sob um pensamento crtico) ele ser pouco agressivo. Ao contrrio, quanto mais ele se sente impotente, enojado^rustrad, quanto mais oprimido, explorado, roubado, mais ele tender a sentir prazer na destruio. Trata-se de uma espcie de vingana contra a sua vida no vivida". Assim ele se tornar sdico, o que significa a paixo de exercitar um poder incontrolvel sobre os seres mais fracos e compensar assim a prpria impotncia atravs da experincia de ser uma figura divina onipotente, d ter o domnio ab-

soluto sobre outro ser, seja ele um co, uma criana ou uma mulher. Que importncia tm os valores ticos na psicologia? So importantes em dois sentidos. Em primeiro lugar porque no se pode conhecer uma pessoa sem saber quais os objetivos e quais as normas efetivas, conscientes ou inconscientes, que inspiram a sua vida. Em segundo lugar porque estas normas e estes objetivos podem ser teis ou destrutivos sociedade. Em conseqncia, a psicologia deve ser sempre crtica: no devemos apenas descrever o homem tal qual ele ; no devemos apenas descrev-lo . comparado aos outros homens, mas devemos entender criticamente em que medida as circunstncias individual e social encorajam ou prejudicam o desenvolvimento do homem como ser que tem seus objetivos enraizados na prpria natureza da sua existncia. Jean-Paul Sartre, depois de ter visitado Andreas Baader, que estava abalado por uma greve de fome na priso alem, disse que apesar de no apoiar politicamente a ideologia do grupo anarquista alemo, defende a sua ao enquanto esta tem como objetivo renovar a sociedade em que vivemos. Qual a sua opinio? Eu tenho a respeito do grupo Beader-Meinhof uma opinio inteiramente diferente da de Sartre. Ter boas intenes no bastam: a ao politica deve ser enquadrada no contexto da realidade poltica e social. Os grupos anarquistas usam meios que no produzem qualquer progresso poltico e mobilizam na prtica a violncia do Estado. Trata-se de mero "putchismo", uma forma de luta que nada tem a ver com os verdadeiros ensinamentos cientficos, porque esto distantes do povo. O anarquista no um criminoso, mas um indivduo politicamente prejudicial. Recentemente o aborto foi legalizado em diversos pases como a Frana e a ustria. Na Itlia, ao contrrio, os movimentos que defendem o mesmo objetivo encontram a oposio intransigente da Igreja. Voc considera o aborto uma forma de agressividade contra a vida, como afirma a igreja, ou- um instrumento de libertao da mulher? A igreja s poder ter uma base para refutar o aborto no dia em que se opor a qualquer forma de destruio da vida humana, a qualquer guerra, pena de morte. Mas definir a interrupo da gravidez na sua fase inicial como uma destruio da vida significa definir a vida em termos puramente biolgicos e no humanos. Significa ignorar que o sofrimento provocado pela superpopulao, c tambm em alguns casos individuais, em si uma grave agresso vida. No se trata apenas d? independncia da mulher, mas da liberdade de todo ser humano edeterminar a sua vida segundo valores que transcendem as condies puramente materiais da existncia. Alguns movimentos feministas defendem a luta aberta, violenta contra o homem. Qual a sua opinio? No se pode entender a psicologia feminina e masculina, no se compreende os elementos de sadismo, hostilidade a gressividd no homem e na mulher, no se tendo presente que h um.a guerra entre os sexos que j dura 6.000 anos. Hoje em dia essa guerra se tornou uma guerra de guerrilhas. As mulheres foram derrotadas pelo patriarcalismo h 6.000 anos. e desde ento a sociedade
N

foi construda sobre a dominao do homem. Mas no|existe nenhuma dominao de tona parte da humanidade sem aj*e a outra parte se rebele. O quefse v, ento, so a fria, o dio e desejo de vingana naqueles que so oprimidos e explorados, e insegurana nos que exploram e oprimem . A feminilidade entendida tradicionalmente como ingenuidade e disponibilidade sorridente. Que fundamentos psicolgicos tem esta definio? As mulheres foram definidas como ingnuas, privadas de realismo e malcia. Freud as considerava mais narcisistas do que o homem, inferiores a ele anatmicamente. A verdade que as mulheres so menos narcisistas do que o homem, pelo simples fato de que o homem no faz outra coisa seno querer aparecer. A mulher faz muitas coisas sem esta motivao, e na realidade aquilo que se define como "vaidade feminina" no mais do que a necessidade de agradar ao vencedor. Quanto falta de realismo na mulher, o que dizer ento do realismo dos machos em uma poca em que todos os governos formados por homens dispendem a maior parte de sua energia fabricando bombas atmicas, antes de se preocupar com a carestia, catstrofe que ameaa todo o mundo? Quanto covardia da mulher, todos os profissionais que fazem exame de sangue sabem muito bem que muito maior o nmero de homens que desmaiam de medo... e no caso de doenas os homens fazem mais confuso em casa... Todos estes slogans masculinos so falsos, propagados para enfraquecer o inimigo. As mulheres aceitam tudo isto como um grupo derrotado h muito tempo... chegaram a acreditar nestas coisas, e agir assim, porque esta era a nica maneira de ser "feminina'*. A nica maneira de serem aceitas na sociedade era baixar a cabea! E o homem? Qual a sua reao diante da guerrilha das mulheres? claro que esta batalha produzir necessariamente dio e sadismo dos dois lados. Explorados e exploradores esto no mesmo barco, como o prisioneiro e o guarda; um ameaa o outro, um 'odeia o outro, porque os dois temem um ataque do adversrio. Os homens temem a mulher, ainda que finjam o contrrio. Qual na sua opinio a natureza poltica do movimento feminista e a sua perspectiva? Eu acho que os atuais movimentos feministas representam uma das revolues mais brandas e mais reformistas que j existiram. Fundamentalmente o seu objetivo parece ser o de colher para a mulher uma parte do papel de classe dominante, que do homem. Os atuais movimentos feministas no revelam um objetivo claramente revolucionrio pelo qual as mulheres se emancipam radicalmente. No seu mundo continua a ordem patriarcal, com a diferena de que as mulheres controlaro uma parte do poder, que agora monoplio do homem. Assim continuaro os dois alienados e sem amor. Professor From, o que o senhor pensa de Freud? Eu acho que Freud no foi um pensador revolucionrio como sustentaram Horkheimer e' Marcuse meus companheiros da Escola de Frankfurt, de 1928 a 1933. A parte meu respeito e minha admirao por Freud como autor de algumas"* das mais importantes descobertas para a compreenso do homem, comecei a colocar em discusso a tteoria freudiana no

fim dos anos 30, sobretudo no que se refere svia aplicao aos fenmenos sociais. Freud estava profundamente enraizado ao pensamento burgus; ele acreditava que mesmo no tornando o homem feliz, a sociedade burguesa era a melhor forma de sociedade, aquela que melhor correspondia s exigncias da alma humana. Criticava a sociedade pelos seus rgidos tabus sexuais que produzem mais neurticos do que o necessrio, mas esta no era uma crtica dirigida sociedade burguesa e sim a civilizao em geral. Freud colocou a questo sob uma forma trgica: de um lado est a civilizao, que implica ha represso da sexualidade e nas neuroses; do outro, a felicidade total que, para ele, significava o prazer sexual sem limites. Freud escolheu a civilizao . Freud no levou ento a uma revoluo no campo da sexualidade? Pessoalmente Freud era um homem muito prudente do ponto de vista sexual e muito conservador na sua opinio sobre o sexo. E tambm teoricamente no pode ser definido como o representante de um princpio edonstico do prazer, sob alguns aspectos. Como representante de um pensamento epicurista: o maior prazer do homem -r- para ele consiste em no ter um desgosto, um desparzer. Eu considero inteiramente equivocada a idia de que Freud tenha estado na origem dos movimentos de libertao sexual do ltimo decnio. Na base desses movimentos esteve sempre, axrcontrrio, a tendncia em geral para o consumismo, porque no se pde aumentar o consumo sem dar caminho livre tambm ao consumo de sexo. As idias de Freud serviram justamente para sustentar esta tendncia consumstica. Mas qual era a posio de Horkheimer e de Marcuse? Em que sentido consideravam Freud um revolucionrio? Para eles Freud era um revolucionrio porque era um materialista. E por que era materialista? Porque afirmava que aquilo de que o homem mais .necessitava era da satisfao sexual, de uma satisfao material. Ora, muito estranho que homens de provada cultura e penetrao filosfica como Horkheimer e Marcuse tenham aceitado como critrio de viso revolucionria aquilo que precisamente a essncia do pensamento burgus: a idia de que o consumo e a satisfao material so o objetivo da vida. Marcuse afirmou que ele, atribuindo importncia tica, abandonou o movimento revolucionrio para apoiar o capitalismo. Qual i a sua opinio? Pura demagogia. A posio de Marcuse e de Horkheimer se encaminha para os princpios edonsticos expressos pelo iluminismo francs, segundo os quais a liberdade do homem consiste na satisfao de todos os desejos, sobretudo os desejos sexuais. Marcuse sustentou que at mesmo as perverses sexuais como a coprofilia e o sadismo devem ser praticados como expresso da total liberdade e felicidade humana. Mas este no no o homem novo. o burgus revoltado Max Stirmer. a filosofia do materialismo burgus, que preparou a vitria do consumismo total. a essncia do egosmo burgus, a nsia de possuir, de ter. exatamente o contrrio do materialismo cientfico de Carlos: eles no ensinam que o homem pela sua natureza ambiciona a posse material, mas que so as condies materiais da produo que formam as paixes humanas como o egosmo e o amor

"Stra... o que? Stravinsky? No, nunca li.

"Filme eu s gosto dos que tm mensagem. Love Story, por exemplo."

"Ah, cuido do corpo, sim! Pratico motociclismo todo dia, na Augusta."

"Meu livro de cabeceira o... o... Como que chama mesmo, gente?"

"Massificao? Olha, sobre isso eu no sei porque nunca fui amarrado em cozinha italiana."

"Sou totalmente a favor da libertao da mulher dos outros."

o o
C E <
O O

"No, nuncafizteste de QI. Mas no de Cooper fui muito bem."

"Levi Strauss? Cala por cala, prefiro a Lee."

"Melhorar o nvel de ensino? U, mas voc v defeito?"

Quem faz Universidade sempre tem o que dizer.

rr

< o

Marcos deixou de ser apenas mais um rosto na multido. Agora ele universitrio.
^aleu a pena eu | gastar os doze ( mil cruzeiros l em dois anos de [ cursinho. A alegria que o Marcos nos deu no tem preo. Imagine um doutor na famlia. Conseguir classificao no meio de quase quinze mil candidatos no sopa, no. Alis, eu sempre achei o Marcos meio gnio. Sabe, quando se tem jeito pra coisa, vocao, acaba-se conseguindo mesmo. E estou sabendo que agora que vai comear a dureza. Um mil cruzeiros por ms de mensalidade, mais livros estrangeiros, apostilas, medidor de presso, maletinha e todos aqueles aparelhos de mdico. Vai uma fortuna nisso tudo. Mas o que que se vai fazer? A moderna pedagogia inglesa diz que tudo o que voc fizer por um filho ainda no o bastante. Concordo! isso mesmo. Agora, por exemplo, eu vou comprar o Fusco que eu prometi para o Marcos. Promessa dvida. E depois, um futuro mdico no pode ficar pegando esses nibus cheios de gente. at perigoso. O Fusco est custando quase vinte e seis mil cruzeiros. Mais as rodas de magnsio, direo, buzina e o toca-fitas que o Mareos pediu, deve chegar a uns trinta, trinta e dois mil. Dinheiro pra essas coisas. Se pra dar um futuro melhor para o Marcos eu no me importo em gastar. E quando for para montar o consultrio, eu tambm vou querer tudo do bom e do melhor. O Brasil est precisando de bons mdicos. F u fiquei mais de uma semana sem dormir direito por causa dos vestibulares do Marcos. Mas agora o pesadelo acabou. Finalmente ns vamos ter algum importante dentro de casa. S Deus sabe quanto eu rezei para que tudo corresse bem. E Deus foi grande. O meu Marcos vai ser doutor. Pelo menos essa desiluso eu no vou levar para o tmulo. Minha filha, por outro lado, s me deu tristeza. Cismou em fazer Cincias Sociais, que no d futuro nenhum. As minhas amigas perguntam o que faz uma cientista social e eu no sei nem responder. Ela podia ser professora, mdica, advogada. Mas no, precisou pr essas idias estranhas na cabea... Acha que o chie ser intelectual. Imagine que nem namorado firme ela tem. Ainda bem que eu tenho o Marcos que s me oi d ajegrias. E eu tenho certeza de que ele vai a seguir os meus conselhos e se especializar em 5 cirurgia plstica. Me disseram que se ganham o ? rios de dinheiro. E depois vira gente importante. < Aparece na Manchete, Cruzeiro e nas colunas g sociais, como o Dr. Ivo Pitanguy, o Dr. David Serson. Esse gosto eu ainda vou ter antes de n morrer: ver o Marcos rico, famoso e bem casado. u fui ver quando cortaram o cabelo do Marcos. Foi uma farra. Eles passam tinta, rabiscam bem e depois raspam o coco. Teve uns caras que espernearam. Mas no adiantou nada. Com o Marcos eles no fizeram muita coisa porque em casa papai disse para aceitar tudo sem raclamar. Mas o ano que vem o Marcos desforra. Faz os caras comerem grama. Minha irm contra isso tudo. Mas ela meio estranha da cabea. Ela quer que eu estude alguma coisa que sirva para ajudar as pessoas. Mas, ! Eu quero ser engenheiro. Eu quero encher os bolsos. Os outros que se virem. N e m acredito que essa maratona tenha chegado ao fim. Mas.tudo bem agora. Amanh chega o carango e eu vou queimar gasolina. | E u mereo, p! Agora eu sou universitrio. Estou por cima, nem vejo a hora de comear as aulas para eu desfilar com o bluso da faculdade. Usar sapato branco. Hoje mesmo vou ver se o pessoal do Centro Acadmico me vende um decalque para eu pr no pra-brisa do carro. Se no, algum pode pensar que eu estou careca porque entrei numa faculdade qualquer. Eles precisam saber que eu vou ser mdico. Que vou ganhar muito dinheiro. Porque eu vou me especializar numa coisa que d muita grana. Corao, cirurgia plstica ou cncer. Vou ter um consultrio de fechar o comrcio. Com uma recepcionista boa que nem uma coelhinha do Playboy. O negcio progredir, subir. No importa como. Eu escutei uns veteranos falando que Pronto-Socorro d uma grana legal. Vou pensar nisso tambm. Quando eu era pequeno e disse que queria ser mdico, meus pais sempre me animaram, me incentivaram. Por isso, essa vitria deles tambm. E eu sei que eles esto contentes. Eu quero ver quando eu tiver o consultrio montado com uma placa com o meu nome bem na entrada. Vou fazer questo que todo mundo me trate por Doutor Marcos.

|\/|eu irmo agora passa a fazer parte dos 0,3% da populao brasileira que pode estudar numa universidade. Ele agora pertence elite. Mais ou menos 300.000 pessoas num pas de mais de 100.000.000 de habitantes. S quem tem condies de pagarttmcursinho consegue passar pelo funil que s o o s vestibulares. Ns temos debatido esse problema em grupos de estudo l na faculdade. E s concluses so sempre as mesmas: o sistema est estruturado de uma maneira que s a burguesia tem acesso. Antes era a burguesia rural, agora a burguesia mercantil, totalmente alienada pela febre de consumo. Alis, Durkheim aborda muito bem essa questo. Eu diria que at melhor do que Max Weber. Mas como eu no estudei a fundo a teoria de Weber eu no quero falar sem conhecimento de causa.

famlia sorrir. Entre numa faculdade.

Faca tambm sua

Pgina 16

EX -.iq

Pargrafo nico. Havendo suspeita de prtica, de crime, o dirigente do estabelecimento de ensino providenciar, desde logo a instaurao de inqurito Policial. 0 Presidente da Repblica, usando das atribuies que lhe confere Art. 3" O processo sumrio ser realizado por um funcionrio oir o pargrafo l do artigo 2 do Ato Institucional n. 5 (*) de 13 de empregado do estabelecimento de ensino, designado por seu dirigen, dezembro de 1968, decreta: Art. l Comete infrao disciplinar o professor, aluno, funcionrio te, que proceder s diligncias convenientes e citar o infrator para, < ou empregado de estabelecimento de ensino pblico ou .particular no prazo de quarenta e oito horas, apresentar defesa. Se houver mais de um infrator o prazo ser comum e de noventa e seis horas. Ialicie ou incite deflagrao de movimento que tenha por fina- 1 0 indiciado ser suspenso at o julgamento, de seu cargo, funlidade a paralisao de atividade escolar ou participe nesse movimen-o ou emprego, ou, se fr estudante proibido de freqentar as aulas, se o requerer o encarregado do processo. to: II atente contra pessoas ou bens tanto em prdio ou instalaes, 2 Se o infrator residir em local ignorado, ocultar-se para no de qualquer natureza,dentro destabelecimentos de ensino, como receber a citao, ou citado, no se defender, ser-lhe- designado defensor para apresentar a defesa. foradle: III pratique atos destinados organizao de movimentos sub- 3 Apresentada a defesa, o encarregado do processo elaborar versivos, passeatas, desfiles ou comcios no autorizados, ou dele parrelatrio dentro de quarenta e oito horas, especificando a infrao ticipe: cometida, o autor e as razes de seu convencimento. IV conduza ou realize, confeccione, imprima^enha em depsi- 4 Recebido o processo, o dirigente do estabelecimento proferir to, distriboa material subversivo de qualquer natureza: deciso fundamentada, dentro de quarenta e oito horas sob pena do V seqestre ou mantenha m crcere privado diretor, membro crime definido no artigo 319 do Cdigo Penal, alm da sano comide corpo docente, funcionrio ou empregado de estabelecimento de nada no Item ldol doartigo 1 deste Decreto-Lei. ensino, agente de autoridade ou aluno: 5 Quando a infrao estiver capitulada na Lei Penal, ser remetida cpia dos autos autoridade competente. VI use dependncia ou recinto escolar para fins de subverso ou para praticar ato contrrio moral ou ordem pblica. Art. 4* Comprovada a existncia de dano patrimonial no estabeleci1 A infraes definidas neste artigo sero punidas: mento de ensino, o infrator ficar obrigado a ressarc-lo, independen1 se se tratar de membro do corpo docente, funcionrio ou temente das sanes disciplinares e criminais que, no caso, couberem. empregado de estabelecimehto de ensino com pena de demisso ou. dispensa, e a proibio de ser nomeado, admitido ou contratado por Art. 5? O Ministro de Estado da Educao e Cultura expedir, dentro qualquer outro da mesma natureza, pelo prazo de cinco (5) anos: de trinta dias, contados da data de sua publicao, instrues para a execuo deste Decreto-Lei. II se se tratar de aluno, com a pena de desligamento, e a proibio de se matricular em qualquer outro estabelecimento de ensino Art.6 Este Decreto-Lei entrar em vigor na data de sua publicao, pelo prazo de trs (3) anos.' f revogadas as dispo 2? Se o infrator for beneficiente qjp bolsa de estudo ou perceber sies em contrrio. qualquer ajuda do Poder Pblico, perd-la-, e no poder gozar de nenhum desses benefcios pelo prazo de cinco (5) anos. A. Costa e Silva Presidente da 3 Se se tratar de bolsista estrangeiro ser solicitada a sua imeRepyblica. diata retirada do territrio nacional. Art. 2? A apurao das infraes a tjue se refere este Decreto-lei far- i se- mediante processo sumrio a sei concludo no prazo improrrogvel de vinte dias.
9 9 9 9

DECRETO-LEI N. 477DE 26 DE FEVEREIRO DE 1969

UJ i

ce;
CD <

O i

LU

Define infraes disciplinares praticadas por professores, alunos, funcionrios ou empregados de estabelecimentos de ensino pblico mparticulares. e d outras Drovidncias.

Vi o bicho correndo frouxo solto at na casa de loucos. E pagava. Tomvamos bolinha o dia todo. Para dormir, para acordar, para comer e para dormir de novo. Os mais vivos fingiam, o comprimido ficava debaixo da lngua e escondimos. Nas manhs, eu arrancava a camiseta e ficava lendo, debaixo do sol, - alguma bruzundanga de Lima Barreto. Cansasse, ia teraputica ocupacional, jogava baralho ou sinuca. Era hora ainda da fzinha no jogo do bicho. Um dia, um cara, dos insones rebeldes da Coria, o pavilho mais pirado do sanatrio, mulato sarar chegado de Campos, acertou a centena do cachorro, trezentos e cinqenta cruzeiros. O banqueiro daquele pedao, Cabrita, estendia seu bicho por toda a faixa da Muda da Tijuca e mandou pagar na forma de costume. Assim, o bicho cumpre uma regra tica: o jogo mais honesto, o que paga sempre. Paga at aos loucos em sanatrio, conforme vi, com estes olhos, em maio e junho de 1970. Hoje, o carioca continua desacreditando que o jogo do bicho v morrer. A zooteca, para ele, uma espcie gomalizada de fazer a coisa pular para a rea oficial. No desfazendo de ningum, o povo-povo do Rio de Janeiro v a zooteca com o sentimento com que recebeu a primeira cuca, o primeiro tamborim ou o primeiro pandeiro de plstico ou acrlico. Bicho permitido, proibido, legalizado? De uma forma ou de outra, ficava muito claro para Graciliano Ramos, que prestou depoimento e fez registro:

O bicho continua
"De todas as instituies brasileiras, o jogo do bicho , com certeza, a mais interessante, a que melhor descobre a alma popular. verdade que possumos outras capazes de provocar entusiasmos vivos e at a paixo das massas: o carnaval, o futebol, as lutas polticas, por exemplo; mas so coisas que, embora tenham feio particular, existem em toda parte. Nenhuma delas produz uma excitao permanente, todas se manifestam com intermitncia mais ou menos longas". Quanto mais proibido, mais jogado. O velho Graa via no bicho um dos raros aspectos nacionais da vida brasileira. E absurdo o distanciamento que a nossa literatura, teatro, pintura, e at cinema mantm diante do jogo. Quando se tentou fixar o bicho em termos de recriao artstica, sempre se procedeu com um ingnuo de fora para dentro, demonstrando claramente que os autores mais uma vez estavam fazendo a coisa sem ter nunca ido l. Exemplo: dia desses, ele me desculpe, li que Nelson Pereira dos Santos ("Vidas Secas" admirvel) precisou fazer 20 anos de cinema para entender que s possvel olhar as cousas brasileiras atravs da tica do povo. E no da classe mdia ou dos intelectuais. O falecido Srgio Porto diria que ioram necessrios muitos anos. Difcil entender, sentir, respeitar, reconhecer Rio de Janeiro, sem jogo do bicho. Que estabeleceu, entre outros milagres, a mais rpida e eficiente forma de comunicao direta urbana de que j se tem notcias. um esquema natural que desafia todos os quiquiriquis dos senhores sabidos em informtica, comunicaes, tecnologias e outros leros agora em moda luso-afro-tupiniquim. Quando sai o resultado do bicho, na hora pouca neutra das tardes cariocas, corre o milagre da multiplicao da notcia. Todos, a um tempo, sabem do resultado. Em Jcarepagua, no Le blon, em Santa Teresa, em Bangu, em So Cristvo, em Parada de Lucas, no centro da cidade, todos sabem que bicho deu. duro engolir o fato de que os doutores em informtica nunca se tenham lembrado de averiguar as causas da rapidez da divulgao dos resultados do jogo do bicho. Mas, felizmente, bicho no est interessado em falsos doutores. O bicho das lavadeiras, das empregadinhas domsticas, dos z-mans, dos guardadores de carro, dos empregados midos, migrantes da construo civil, dos garis, dos favelados em geral, dos pingentes urbanos e dos merdunchos que se nenduram e se agarram cidade do Rio de Janeiro. Ele acende a escerana diria que favorece, ou no, aos mais pobres e, por isso mesmo, indisciplinados e desorganizados: Joga quem tem 20, joga quem tem 2 cruzeiros. Graciliano tambm falou que o bicho, enquan to fator econmico, " constante e puramente nacional. Aqui surgiu, criou razes, e em nenhum outro pais se daria to bem. Deriva de nossa Organizao econmica e da confiana que depositamos em foras misteriosas. Todos ns, consciente ou inconscientemente, esperamos milagres, acreditamos na Divina Providncia, em poderes sobrenaturais que s vezes ficam no alto, inatingveis e obscuros, outras vezes se pem em contacto com. os homens, familiarizam-se, revelando-se de maneira bastante ordinria". O bicho continua correndo paralelo loteria esportiva, o bicho continua. Com a zooteca vista, o bicho continua. Este o Rio So Jorge, criolu, miser crnico, morena colorida de praia que a terra um dia vai comer, 75% da populao vivendo na Zona Norte (o Rio esquecido, o pobre, o de Lima Barreto), 40 graus no asfalto e bicho. Trs extraes dirias, inclusive aos domingos. O bicho acaba? Dvida de intelectuais. J para o romancista Antnio Torres ("Um Co Uivando para a Lua" e "Os Homens dos Ps Re-

dondos"), que veio l do serto baiano, a coisa assim: Na minha terra, l no Junco serto da Bahia, s aconteciam duas coisas: eleies de quatro em quatro anos, com comida e cerveja de graa para todos, e santas misses, de ano em ano. Um dia apareceu o jogo do bicho. Foi incrvel. Todo lugar se transformou, como por encantamento. Minha me ten tava adivinhar em cada sonho o bicho que ia dar. O bicho passou a ter uma ligao ntima com o lugar. Agora, eu j no tinha que ir para a rua apenas para comprar um quilo de acar ou um litro de sal. Tinha de trazer de volta a pule com o bicho que ela recomendou. E, de tardinha, eu tinha que voltar l. Pra ver que bicho deu. E era assim com todo o povaru da roa. De noite a rua se enchia, negrejava de gente, todos espera do resultado do bicho. E era assim: assim que a roleta girava e o resultado saa, um grupo imenso corria pelas ruas, anunciando o resultado. Um dia, porm, algum acertou no milhar, foi a que o banqueiro se quebrou e no teve mais jogo de bicho. Ningum sonhou mais, ningum mais voltou rua de noite. No era mais preciso. J no Rio, para um leo-de-chcara, de um dos dois pontos de bicho da Rua Joaquim Silva, na Lapa, (que se d ao luxo e segurana de ter olheiros, escreventes, gerente e um leo-de-chcara) a coisa do bicho ainda mais simples e exultante. Na hora do fechar das apostas, ele vai para o meio da rua de paraleleppedos e bate palmas, chamando o povo passante. Podem chegar e fazer suas fezinhas. Esta a instituio mais honesta do pais.

Joo

Antnio

L u g a r de e s c r i t o r n a

ENTREVISTA COM GARCIA MARQUES.


mundo soubesse que O Quixote, por exemplo, no esse aparato sagrado de que falam os pontfices, mas um livro divertido com o qual todo mundo pode morrer de rir sem necessidade de saber latim. Vejo que voc n o tem em casa muitos livros. Por qu? Tenho um enorme desprezo pelos objetos e n o fao exceo com os livros. Minhas nicas propriedades so meus aparelhos de som. Os livros, uma vez lidos, eu dou de presente, pois semtava o fantasma da folha pre estorvam a casa, so em branco, sem saber por on feios e maus como elemende comear, e quando contos de decorao, e custa seguia j estava cansado e muito lev-los em viagem. de mau-humor. O conselho Mario Vargos Llosa, que tem de Hemingway tem, alm pelos livros um respeito sadisso, a vantagem de permigrado, ficou chateado quantir a algum seguir enriquedo lhe contaram que, se m i cendo na mente, durante o n h a mulher quisesse ler um resto do dia, o que vai escrever no outro. livro que eu n o tinha terminado, eu resolvia a situa E a outra lio? o de modo muito prtico: mais simples. E m um cada vez que terminava uma dos seus contos de toureiros, folha, arrancava-a do vro e Hemingway descreve o touro passava para ela. que investe contra o capote, passa ao largo, e logo se vol Mas te interessa guarta como um gato dobrando dar a l g u m . . . uma esquina. S quando l i Se interessa, volto a isso tomei conscincia de que compr-lo, a ler e a dar de tinha visto muitas vezes um presente. Comprei dipo Rei gato dobrando uma esquina uma infinidade de vezes, no e, no entanto, nunca tinha mundo inteiro, e hoje n o notado que o faz de um motenho. Os livros de Pablo do muito especial e diferenNeruda me custaram metate dos outros animais. Ele de da vida. Minha biblioteno se separa da parede p ca pessoal se reduz a uns ra dobrar a esquina, mas poucos volumes que gosto de desliza contra ela, de modo reler, mas que n o so os que h um momento em que mesmos todas as pocas. a cabea est numa rua e Quais so os mais conso rabo na outra, porque tem tantes? a espinha dobrada em n Conrad e Saint Exupegulo reto. Parece bobagem, ry, e n o tenho nada de mas s essa f r a s e de Tolstoi, a i n d a que ache Hemingway me deu uma tiGuerra e Paz a melhor noca nova para observar o vela que j se escreveu mundo. Voc admite as influncias de Faulkner e Virgnia E Graham Greene? Woolf, para n o falar de S Ele me ensinou a decifocles ou de livros como Difrar o trpico. difcil serio do ano da Peste de Daniparar os elementos essenel Defoe ou o Amadis de Gau ciais para fazer uma sntese la. Mas dificilmente voc fapotica, num ambiente que la de Hemingway e de G r a se conhece muito, e tem O que voc gosta mais ham Greene. No acha que em seus livros? tanto a dizer que no final eles t a m b m exerceram alguno se diz nada. E r a esse Escrev-los. Uma vez ma influncia em voc. o meu problema com o t r acabados, n o me nteressam No coloco os dois enpico- Tinha lido com muito mais- A prova que, du- tre minhas influncias, porinteresse Cristvo Colombo, rante muitos anos, tive l i que seus ensinamentos t m Pigafetta e os cronistas das vros inditos guardados num um simples carter tcnico, ndias que tinham uma v i armrio, e que nunca levei e eu acho que as tcnicas l i so original, alm de Salgaum original para um editor terrias so valores de suri, Conrad e os tropicalistas publicar. perfcie que em ltima inslatino-americanos do incio O xito te incomoda? tncia n o pertencem a nindo sculo, que tinham os esgum. Uma influncia i m A fama me intimida, a pelhos do modernismo, e enportante a de um autor consagrao me parece a contrava uma distncia muicuja leitura afete algum at morte- Por isso n o gosto to grande entre sua viso e o ponto de modificar certas de participar de espetculos a realidade Graham Greene noes que ele tenha do pblicos e nunca assisti a resolveu esse problema litemundo e da vida. Por isso nenhum ato de publicidade rrio de um modo que me menciono Kafka, Sfocies, de meus livros. Compreenpareceu correto: com uns Faulkner, R i m b a u d . . . do que isso pode acabar em poucos elementos dispersos,, Virgnia W o o l f . . . algo aterrador. Outro dia, mas unidos por uma coerna poesia espanhola do Sculo sada do teatro, uma senhora cia muito sutil e muito real. de Ouro e a msica de c disse na minha cara:^ "Voc Com esse mtodo pode-se rem a r a de Schuman a t Bar- duzir todo o enigma do trno existe". tok. pico fragrncia de uma Como gosta de ser lido? Voc diz que os ensinagoiaba podre. mentos de Hemingway tem bom que as pessoas Que outro conselho til um simples carter tcnico. aprendam a perder o respeiou ensinamento tcnico lemConcretamente, o que ele lhe to literatura. Ainda resbra ter recebido? ensinou? tam muitos rastros de quan Um que escutei de Juan Duas lies prticas. A do a cultura era um patriBosch, em Caracas. Disse primeira, que o trabalho de mnio oculto dos aristocra-' que preciso aprender na cada dia deve ser suspenso tas. Nota-se isso a t na juventude o ofcio de escriquando j se sabe por onde atmosfera de panteo das l i tor, suas tcnicas, seus recomear no outro. Eu tinha vrarias, onde ningum fala cursos estruturais e a t sua antes o c o s t u m e juvenil em voz alta nem pisa forte, minuciosa e oculta carpinde escrever compulsivamene onde n o se atreve a entaria. Na realidade, a t os te a t esgotar numa jornada trar ningum que n o seja todo o material pensado, e 30 anos a pessoa escreve a um iniciado. Outra seria a na m a n h seguinte enfrenjorros, se lhe ocorre mais do sorte da humanidade se todo
1 ; r

Qual o lugar ideal para escrever? A ilha deserta, de m a n h , e a grande cidade, noite. Preciso de silncio e muito boa temperatura para escrever das 9 da m a n h a t s 3 da tarde. noite preciso de muitos amigos para conversar, e sempre tenho que estar em contato com a gente das ruas e bem informado sobre a atualidade. Isto corresponde ao que disse William Faulkner: a casa perfeita para um escritor um bordel pois nas horas da m a n h h muita calma para escrever, mas todas as noites h festa. curioso, The Baris Review publicou esta declarao quando eu vivia precisamente num bordel, em Barranquilla. Fale-me desse bordel. - E r a um hotel muito grande, com quartos de tabiques de papelo, onde se escutavam os segredos dos quartos vizinhos. Eu reconhecia as vozes de muitos senhores respeitveis da c i dade, inclusive de alguns a l tos funcionrios do governo, e me enternecia comprovar que a maioria n o i a para fazer o amor, mas para falar de si mesma s suas companheiras. C o m o era jornalista, meu horrio de vida era o mesmo das prostitutas. Levantvamos ao meio-dia, e nos reunamos para tomar o caf em famlia em algum dos quartos com as meninas e seus gigols, entre eles um famoso, astro do beisebol do Caribe, que era um tipo estupendo. Entre ovos fritos e cerveja gelada, trocvamos os segredos da noite anterior. curioso que as meninas comentavam sempre o que ouviam no quarto vizinho, mas no falavam nunca do que tinham dito para elas, como se tambm na tica de seu ofcio existisse o segredo da confisso.

que pode digerir, e se pensa que os conhecimentos artesanais so um estorvo e que melhor a espontaneidade. Nesse momento verdade, mas quando a espontaneidade se acaba, a pessoa fica sem nada se n o aprendeu a tempo a sabedoria, porque os escritores somos como os papagaios: n o aprendemos a falar depois de velhos. Cem Anos de Solido se separa por completo da sobriedade, o rigor e o realismo de seus trs livros anteriores. O que lhe permitiu romper aquelas estruturas racionalistas? O achado de uma nova linguagem? No. Foi meu prprio processo de maturidade poltica. A educao na Amrica Latina t o rudimentar que algum tem que se salvar nadando s. Fiz o bacharelado num antigo convento colonial sem calefao e sem flores, num lugar de mentalidade estreita, remoto e lgubre, onde Aureliano Segundo foi buscar Fernanda dei Carpio a m i l quilmetros do mar. Para mim, que nasci no Caribe, aquele colgio era um castigo e aquele lugar gelado era uma injustia. Meu nico consolo era a leitura. A l i comeou minha formao literria, lendo os maus poetas dessas antologias oficiais. E comeou tambm minha formao poltica, lendo os livros de teoria marxista, que meu professor de histria me emprestava escondido. Quando sa daquele calabouo, estava com 18 anos e n o sabia onde ficava o norte, mas eu j tinha as duas convices que vem sendo o fundamento de toda a minha vida: que o destino imediato da sociedade o socialismo, e que toda novela deve ser uma transposio potica da realidade. Influiu, pois, a convico poltica sobre a convico literria? No- Os livros polticos que l i ensinavam um mtodo de interpretao da histria mediante a anlise da luta de classes nas relaes de produo, mas nenhum me ensinou como se escreve uma novela- No entanto, quando publiquei L a Hojarasca nadando s meus amigos militantes me criaram um terrvel complexo de culpa. Um deles me disse: " uma novela que n o desmascara nada, e por isso faz o jogo do imperialismo e da oligarquia nacional". Agora acho um argumento simplista e equivocado, mas creio tambm que estava no espirito daquela poca e que me de-

ram de boa f. O caso que me obrigaram a refletir. Era um dos tempos mais sangrentos da Colmbia, estavam sendo escritas muitas novelas infames sobre a violncia realmente infame de que o pas padecia, e eu senti que era meu dever separar-me um pouco de minhas primeiras idias literrias e enfrentar a realidade imediata . por isso que O Veneno da Madrugada, Ningum Escreve ao Coronel, e a maioria dos contos de Os funerais da Mame Grande t m uma estrutura racionalista? Sim, esses trs livros so trs aspectos de um mesmo tema central que tem razes muito profundas na realidade de nosso pas. Sua estrutura racionalista est determinada pela prpria natureza do tema. Mas, de qualquer modo, como toda literatura premeditada, oferecem uma viso limitada e esttica da realidade, e por melhores ou piores que paream so livros que acabam na ltima pgina. No me arrependi de escrev-los, mas eles constituem um tipo de novela circunstancial e bem mais estreita do que me acho capaz de fazer. Alguns crticos chegaram a v-las como tentativas, exerccios ou buscas falidas para escrever Cem Anos de Solido. No me parece justo. So livros com valor prprio. Qulaquer leitor cuidadoso sabe que pelo caminho de O Veneno da Madrugada no se chega a Cem Anos de Solido . E a m u d a n a de rumo? Precisei de que sete anos de reflexo, sem escrever uma letra, para encontrar outra vez o fio perdido de O Enterro do Diabo. Quando decidi correr o risco de Cem Anos de Solido, e dos dois livros que estou escrevendo agora, foi porque m i nha prpria maturidade poltica me fez ver que meus comissrios estavam enganados, que o compromisso de um escritor de flego n o somente com a realidade poltica e social, mas com toda a realidade deste mundo e do outro, sem preferir nem menosprezar n e n h u m de seus aspectos. Foi uma espcie de clarividncia ideolgica que me conduziu a uma liberdade de criao mais ampla. A revoluo cubana, com sua exploso imaginativa e sua atropelada humanidade, teve muito a ver com esta recuperao de minha conscincia de escritor.

Vamos falar de Cem Anos de Solido, ainda que o faa s por boa educao. Voc confessava a amigos o desejo de escrever um livro "onde ocorresse tudo" F a lava t a m b m de "um largo poema da vida cotidiana" Minha ambio original era encontrar uma soluo literria integral, imediata e nica, para todas as experincias que de algum modo me atingiram durante a i n fncia. No me dava conta que essa mesma ambio era uma prova de que estava um pouco no limbo infantil, pois o que um escritor adulto aprende primeiro que algum no escreve o que quer mas o que pode. Muitos crticos entenderam o livro como uma parbola ou alegoria da evoluo da humanidade... Pois meu propsito era muito mais modesto e simples. S quis deixar uma constncia potica e bem mais compassiva do mundo da minha infncia, que transcorreu numa casa grande e triste, com uma irm que comia terra e uma av. cega que advinhava o futuro em guas dormidas, e numerosos parentes de nomes iguais que nunca fizeram distino entre felicidade e a demncia, nunca perderam a pureza nem ganharam na loteria. Isto o que entendo por um largo poema da vida cotidiana. Mas os crticos encontraram os livros outras coisas mais complexas. . . Se os crticos encontraram coisas mais complexas, pode ser que tenham sado por vlvulas inconscientes, mas pode ser tambm porque os crticos, ao contrrio dos novelistas, n o encontram nos livros o que podem mas o que querem. Como interpretar o papel da fabulao em Cem Anos de Solido? Como uma tentativa de romper os limites estreitos que os cartesianos e os stalinistas de todos os tempos colocaram na realidade para que lhes custe menos trabalho entend-la. Acho que esses limites no so fsicos mas intelectuais, que nos ensinaram a ver as coisas de um modo e no queremos v-las de outro, e eu no estou fazendo nada novo quando trato de romper esses condicionamentos mentais mediante transposies poticas. Transposies poticas de uma realidade... Claro. Em meus livros no h uma s linha que no esteja ligada a um fato real. Minha famlia e meus velhos Mtmmm

amigos s a b e m disso. H quem me diga: "Acontece' contigo o que n o acontece com ningum. Eu creio que acontecem a todo mundo mas no tem sensibilidade para registr-las, nem hbito para v-las, e que a grande maioria das pessoas cultas simplesmente as rejeita por simples deficincia intelectual . Podemos concluir pois, dizendo que, ao contrrio, as coisas que acontecem em Cem Anos de Solido parecem mais naturais na medida em que se desce no nvel cultural? Sim, conheo gente do povo que leu o livro com muito cuidado, com muito gosto, mas sem uma admirao especial por um autor que ao fim e ao cabo no lhes conta nada que no se parea com a vida que levam. Alguns, comentando as peripcias dos Buenda, me contaram outras coisas que gostariam de ver em meu l i vro. Pode inventar qualquer coisa? Em termos de trabalho, isso que estamos chamando fabulao,enquanto procuramos um nome exato, levanta problemas muito interessantes. Acho que toda novela uma representao cifrada da realidade ou como se disse uma vez: uma adivinhao do mundo. Mas essa representao, em qualquer profundidade e em qualquer latitude, tem uma natureza prpria, com suas leis precisas e inviolveis. O bom novelista no pode fazer o que lhe d na cabea, porque corre o risco de dizer mentiras, e isso muito mais gravg na literatura do que na vida real. D um exemplo Eu n o tinha mais do que cinco anos quando um eletricista foi trocar um contador de nossa casa. Recordo como se fosse ontem, porque me fascinou a corda com que se amarrava aos postos para no cair. Voltou vrias vezes. Uma vez encontrei minha av na cozinha, espantando uma mariposa com um trapo, e dizendo: -'Sempre que esse homem vem, se mete na casa esta mariposa amarela". Esse foi o embrio de Maurcio Babilnia. Mas o interessante que, por razes tcnicas muito difceis de explicar, me convinha que as mariposas da novela fossem azuis. No consegui mudar-lhes a cor. O personagem ficava falso com as mariposas azuis, e no comeou a mover-se com vida prpria enquanto as mari-

posas no tiveram a cor da realidade. Voc continua indo ao cinema? Numa poca, voc gostava mais de cinema do que de literatura? At os 30 anos fui ao cinema quase todos os dias, fiz crtica de cinema, assisti aos festivais, estudei direo de cinema em Roma, e no falava seno de cinema com toda a gente de cinema. No Mxico fiz alguns roteiros muito ruins, segundo dizem os entendidos , mas tambm conheci a indstria por dentro e me pareceu impossvel fazer um verdadeiro trabalho de criao com normas to estreitas. Por isso no vou ao cinema mais de duas vezes ao ano, e quase sempre para ver filmes de meus amigos do Brasil que so os nicos que me interessam, talvez porque seu mundo to delirante quanto o meu e seus autores to loucos quanto eu queria ser. Quais so os diretores que mais admira? Orson Welles, sobretudo por Uma Histria Imortal, e Kurosawa, sobretudo por Barba Vermelha. Mas o filme que mais gostei foi de Truffaut. Jules e J i m . e depois o General da Roverede Rosselini. O que mais me separou do cinema, como espectador, no foi o cinema mesmo, mas as condies para ver um filme. Tem que ser na hora fixada, que se fazer fila para comprar a entrada, que suportar os que chegam tarde e os que se beijam sem considerao, e por fim o filme, que quase sempre ruim. Se fosse preciso fazer tudo isso para ler, ningum leria. Acha que o cinema est em crise? O cinema est na idade em que estava a msica quando s era possvel escut-la nos concertos. Eu ouo msica pelo menos trs horas dirias, mas nunca vou aos concertos, porque como assistir a uma boda ou funeral: todo mundo est muito srio, te impem um programa que querem, e logo tens que trocar opinies com algum. Por isso, quando quero msica, aperto o boto. No dia em que isso for possvel com o cinema, e ser logo, verei mais filmes que agora Mas ainda continuarei pensando que o c i nema no ser uma arte, e nem sequer uma diverso de boa qualidade, enquanto estiver condicionado a um regime industrial.

Queria que voc falasse de Camilo, Camilo Torres. Foi teu colega na Universidade. Ento era uma pessoa 'bem imprevisvel. Nos reunamos para falar de poesia e de poltica, como sempre naqueles cafs ruidosos e fnebres onde os bbados do amanhecer faziam que estavam dormindo para ficar ss com as garonetes. Na mesa estava Camilo, que era mais srio, e estavam outros companheiros de Universidade que nunca voltamos a ver porque se tornaram ministros, e muitos outros que o diabo levou. Bogot era e n t o uma cidade muito mais velha do que agora. Lembra quando Camilo se tornou padre? Sim, fugiu para o seminrio, seus pais o alcanaram na estao de trem e o encerraram num quarto como se fazia ento com as senhoritas que fugiam com seus noivos. Ali o encontrei, repartindo seus livros entre os amigos e falando de uma vocao de sacrifcio que ningum suspeitara. Essa foi a primeira vez que o vi como era: absolutamente sereno mas absolutamente decidido . Exatamente a mesma atitude que tinha quando se meteu no monte. Quando voc voltou a v-lo? Em Paris, quase 10 anos depois, e ainda tinha o mesmo sorriso nos olhos e o mesmo sentido de humor permanente, ainda que um tanto pueril, mas agora parece que j se notava algo de sua predestinao u m pouco precoce. Acho que sua maior fora residia em nunca ter perdido a inocncia E a ltima vez? Foi em Bogot, quatro anos antes de sua morte, quando levou um ladro em casa. Queria que cuidssemos do ladro enquanto lhe procurava um trabalho. O ladro era um homem sigiloso e sombrio, que mastigava a comida com rara tenacidade, e que contava na mesa suas aventuras Uma delas era a verso urbana de O Velho e o M a r : precisou da noite inteira, sem ajuda de ningum, para roubar a geladeira de um apartamento no quarto andar, mas quando chegou na rua estava amanhecendo e a abandonou na esquina. Camilo lhe encontrou trabalho, mas a polcia, que o havia conhecido em seus tempos de l a dro, encontrou-o uma noite bem vestido e com um pouco de dinheiro no bolso, e simplesmente o matou com um tiro. Camilo me contou que tinha reconhecido e sepultado o cadver, estou seguro de que j e n t o sabia que ia morrer com um fuzil na mo. Como voc se definiria politicamente? Sou um homem que n o encontra onde se sentar. Os velhos partidos comunistas esto formados por homens honrados e castos, esterilizados pelo catecismo e apaziguados pela reverenda me sovitica, que agora est mais interessada em fazer bons negcios do que em patrocinar a revoluo. Isto evidente na Amrica Latina. Alm de ajuda econmica que vem dando a Cuba, que muito grande, a Unio Sovitica no vem tendo a menor reticncia em negociar com os regimes mais reacionrios do continente, sem

Pgina 19 nenhuma reserva de ordem poltica. No ano passado, voc anunciou num jornal de C a racas seu desejo de se filiar ao novo partido venezuelano MAS (Movimento ao Socialismo). Que alcance tem para voc essa adeso poltica? No foi uma simples declarao. O M A S um partido juvenil e imagino de grande clareza doutrinria, com uma poltica nacional prpria que se sustenta na realidade, com um estupendo esprito de sacrifcio pessoal. Ao mesmo tempo, e isso formidvel e novo, seus militantes sabem que a seriedade poltica no i n compatvel com os bailes modernos, com os filmes de vaqueiros e com o sentido de humor, e que no lhes envergonha enamorar-se. Eu estou identificado com as suas reivindicaes, sou amigo pessoal de muitos dos seus dirigentes Algum vai dizer que como colombiano voc filiar -se a um partido da Venezuela . . Gostaria de estabelecer esse precedente, para i r abrindo novas brechas na fico das nacionalidades latino-americanas. A exportao de revolues foi o signo de nossos pases ate que se inventou a legalidade da no interveno. Bolivar foi lutando e fazendo poltica a t a Bolvia, San M a r tm subiu a t onde o cavalo alcanou Petn exportou sua independncia do Haiti, e os caudilhos federalistas do sculo passado andavam como por acaso do Mxico at Argentina. O general colombiano Rafael Uribe U r i be, que no chegou a fazer 32 guerras, todas perdidas, lutou uma vez ao lado da Venezuela liberal contra as tropas do regime arcaico de seu prprio pas. Qual o maior risco que voc v para um escritor na Amrica Latina? Acho que h dois perigos: a estreiteza ideolgica e a pressa de publicar. Como jurado de concurso, e pelos manuscritos que me mandam, parece que muitos so escritos para derrubar o governo, e a grande maioria est terminada, de qualquer maneira para chegar a tempo. questo de pacincia: so os editores que vivem dos escritores, e no o contrrio, de maneira que so os editores que devem buscar o trabalho dos escritores. E de fato o fazem. Acreditem em mim, que no sei o que fazer com tantos editores no telefone. No entanto, precisei de cinco anos para que f i zessem o favor de publicar meu primeiro livro. Isto parece um conselho, e nunca gostei de d-los ou receb-los. Mas no importa, deixa estar. No sei por que, tenho a impresso de que esta minha primeira entrevista de velho.

No prximo nmero, no percim a sensacional entrevista exclusiva de Eduardo Galer.no: -Garcia Marquez um Mentiroso".

Fotos de Lewis Carrol, o autor de Alice no Pas das Maravilhas e no Pas dos Espelhos.

A M O R D E MENINA
Carta de Carroll a Alice Querida senhora Hargreaves; Acho que esta carta chegar quase como uma voz do alm, depois de um silncio to grande. No entanto, n o aconteceu nenhuma mudana de que possa me dar conta na "minha" faculdade de lembrana dos tempos em que trocvamos correspondncia Vou percebendo o que significa a perda de memria num homem velho, e me refiro a novas amizades (por exemplo, fiz amizade, faz poucas semanas, com uma menina de uns 12 anos, com quem dei um passeio e nem sequer posso recordar seu nome neste momento!); mas minha memria visual daquela que foi, atravs de tantos anos, minha amiga-menina preferida, mais clara do que nunca. Desde aquela poca tive dezenas de amigas-meninas, mas com ela tudo foi diferente...

Do outro lado do espelho, o que Lewis Carroll gostava mesmo era de fotografar suas pequenas amigas. "Adoro crianas, exceto meninos" ele escreveu uma vez. Perto delas ele esquecia sua outra identidade - reverendo Charles Dogson nascido em 1832, estudioso de lgica, professor de m a t e m t i c a em Oxford, srio, tmido e soltava seu mundo de fantasia. Adorava tambm contar histrias, ensinar truques, i n v e n t a r quebra-cabeas. Carroll estava sempre procura de novas amiguinhas, abordando-as em trens, buscando-as na praia. Levava sempre uma pasta negra onde carregava jogos e, entre outras coisas, um estotoque de alfinetes de segur a n a para prender a saia das garotinhas que quisessem entrar no mar. Mas tinha seus problemas. Um dia descobriu que havia beijado por engano uma menina j de 17 anos. Ficou horrorizado e escreveu uma longa carta pedindo desculpas m e da moa. A futura atriz Irene Barnes tambm j estava crescida 15 anos quando foi passar um fim de semana na praia com Carroll. E, pelo que disse depois, n o chegou a entender direito o corao do escritor: "Ele sentia um profundo amor pelas crianas, mas penso que no as compreendia muito bem. Seu grande prazer era me ensinar o Jogo da Lgica, um mtodo que havia inventado para resolver silogismos, justamente quando uma banda tocaya l fora e a lua brilhava sobre o mar". Mas o grande amor da vida de Lewis Carroll foi Alice Liddell, a menina de 10 anos para quem contou, na sexta -feira 4 de julho de 1862, as aventuras da outra Alice, a personagem. Foi durante uni passeio de barco pelo T m i sa, junto com seu amigo Duckworth e as trs irms Liddell (Lorina, 13 anos, e Edith, 8, alm de Alice). "Paramos para tomar c h .e s chegamos a Crist Church s 8 e 15, quando as levamos aos meus aposentos para ver minha coleo de micro-fotografias".

Carroll'tinha 30 anos na poca do passeio e nunca mais esqueceu Alice. A senhora Liddell. m e das meninas, que no gostava muito dessa amizade e procurou a t r a p a l h - l a . Em seu dirio, Carroll contou s que -ca em desgraa com a senhora Liddell desde o negcio de Lord Newry". O que o lorde andou fazendo no se sabe, mas certo que a me de Alice queimou todas as cartas que Carroll havia mandado para sua filha. Pressionado por todo o peso da poca vitoriana, Carroll pediu que, depois de sua morte, as fotos e desenhos que fez de meninas nuas fossem destrudas ou devolvidas para seus modelos. "Se eu fosse desenhar ou fotografar a criana mais linda do mundo, e descobrisse nela o mnimo constrangimento em posar despida, 'penso que seria meu solene dever diante de Deus desistir do pedido imediatamente". Morto em 1898, Carroll atravessou mais da metade do sculo 20 como um brilhante autor de histrias apenas infantis. S no fim da dcada passada, reinterpretadas pelo underground, suas obras ganharam novos smbolos e "Alice no Pais dos Espelhos" acabou virando um transadssimo especial da B B C em que Alice corria por um mundo louco igual igual ao de hoje.

E Carroll nunca esteve t o na moda: Brooke Shields, o modelo mais caro do momento nos Estados Unidos, que aparece sempre enrolada em v i son, olhar provocante e lbios molhados, uma garotinha fatal de 9 anos.

TRISTE SORTE DAS GRANDES IDIAS


Ziffel olhava com ar sombrio os povoados jardins do Ministrio de assuntos Exteriores, onde deveriam lhe renovar a permisso de residncia. Num jornal sueco, exposto numa banca, havia visto as notcias sobre o avano dos alemes na F r a n a . Z I F F E L As pessoas fazem fracassar todas as grandes idias. K A L L E Meu cunhado estaria de acordo com voc. Perdeu um brao numa engrenagem de transmisso e ele teve a idia de abrir um armazm onde venderia artigos de mercearia como agulhas, linha e algodo de serzir, porque as mulheres gostam de fumar, mas no de ir ao armazm. A idia fracassou porque no conseguiu a licena. Mas no se importou muito porque, de qualquer modo, nunca conseguiu o dinheiro necessrio . ZIFFEL Isso no o que eu chamo de uma grande idia. Uma grande idia a guerra total. Voc leu, como nestes dias, os c i vis perturbaram o avano da guerra total? Dizem que jogou por terra todos os planos do Estado Maior. Dificultou as operaes militares porque as hordas de fugitivos bloqueavam as estradas e impediam o movimento das tropas. s tanques ficaram detidos pela gentalha quando finalmente i n ventaram as mquinas que no atolam em p n t a n o s e podem aerrbar um bosque. As pessoas famintas devoraram as reservas de proviso das tropas. Assim que a populao civil revelou-se uma verdadeira praga. No jornai, um tcnico em questes logsticas declarou com inquietao que a populao civil se converteu num grande problem para os militares K A L L E Parr. os a.emes? ZIFFEL N<" para eles mesmos; popula francesa para os militares frui ies. KAI ' Issc sabotagem. Zir L pelu menos nos rcsultau .. Para que servem os mais meticulosos clculos do Estado Maior, se o povo sempre se mete no meio e provoca a insegurana no cenrio da guerra? Nem as ordens, nem as advertncias, nem as exortaes, nem as chamadas razo, parecem conseguir remedi-lo. Apenas apareciam sobre uma cidade os avies inimigos com suas bombas incendirias, tudo o que tinha pernas saia correndo, sem parar para pensar nem por um instante que pertubavam sensivelmente as operaes m i l i tares. Os habitantes empreendiam

Brecht

O CONTRA-CONTO
Norman Mailer
Dizem por a que os contos deste autor no so esplndidos. Nem inesquecveis. Nem "diferentes". Ele no possui o dom de escrever grandes contos^ Talvez nem sequer contos bons. A rigor, ele mesmo confessa que no tem nem o interesse, nem o respeito e nem o adequado temor. O eonto enche um pouco o seu saco. Admite que muito poucas vezes os l. Secretamente, ele no gosta dos escritores que se dedicam ao conto. Sente um desdm pessoal pelas reputaes que granjearam^ E deve fazer uma horrvel confisso: pensa que o conto relativamente fcil de se escrever. S necessrio faz-lo bem durante um dia. Ou uma semana. No se precisa nada desta rdua colaborao entre o carter e a paixo, entre a inspirao e o ascetismo, que compe o equilbrio beira do abismo de uma novela, na qual preciso trabalhar dia aps dia, muitas temporadas, vrios anos. Qualquer um IX)de ser competente durante uma semana, mas quem consegue ser durante um ano, ou dois, ou trs? E se possvel sentir admirao ou afeto por uns poucos escritores de contos como Checov ou Hemingway, por Isaac Bashevis Singer, por James T. Farrell, a lista na realidade n o to grande. Ele n o sente um verdadeiro desejo de incluir Maupassant, Steimbeck ou Katherine Anne Porter, ou Katherine Mansfield. E se Maugham sempre proporcionou prazer, assim como A. Conan Dyle e Edgard Allan Poe, Hawthorne pareceu ilegvel. E ainda que se possa admitir que Joyce um mestre em "Os Dublinenses", ningum tem bulufas a ver com isso. Para qu continuar com esta lista? E v i dentemente estamos diante dos gostos de um tipo muito grosseiro. Parece claro que o conto n o lhe interessa muito. O homem diz a verdade. Seus contos o demonstram. (Norman Mailer)

A Novela Mais Curta deTodas


Atravessvamos as telas de arame farpado quando uma metralhadora comeou a atirar. E u continuei caminhando a t que vi minha cabea no cho. Deus, estou morto disse minha cabea. E meu corpo caiu.

isto
No princpio ela acreditou que podia "jat-lo em trs dias. E quass. conseguiu. O corao dele quase n o podia suportar os elogios dela. Logo pensou que levaria trs semanas. Mas ele sobreviveu. Ento ela revisou seus clculos. Fixou um prazo de trs meses. Trs anos depois, ele continuava vivendo. Portanto casaram. Esto casados h 30 anos. As pessoas falam deles calorosamente. So conhecidos como o casal mais perfeito da cidade. S h uma coisa errada. Todos os filhos morrem.

a fuga sem considerao. K A L L E E quem tem culpa? Z I F F E L Tinha que ter sido pensado a tempo a evacuao do continente. S o alijamento total da populao poderia permitir o desenrolar racional das operaes e o aproveitamento ntegro das novas armas. E teria que ser uma evacuao permanente porque as guerras modernas estalam com a rapidez de um raio, e se nesse momento no est tudo acertado, isto , se no se mudou de lugar as pessoas, tudo est perdido. E esta evacuao teria que ser levada a cabo no mundo inteiro, porque as guerras se alastram numa velocidade vertiginosa e nunca se sabe onde vai se desatar a ofensiva. K A L L E Uma evacuao permanente no mundo inteiro. Isso requer organizao. ZIFFEL Existe uma sugesto do Gal. Amadeo Stulpnagel que seria aplicvel, ao menos como soluo provisria. O General prope que a populao civil seja depositada, por meio de avies de transportes e paraquedas, por traz das linhas contrrias, em territrio inimigo. Isto produziria um duplo efeito no sentido desejado. Primeiro se liberaria o campo de operaes, o desenvolvimento das tropas poderia ser efetuado sem contratempos os vveres beneficiariam integralmente o exrcito; segundo, se semearia odasconcerto na retaguarda inimiga. As vias de acesso e as linhas de comunicao do adversrio seriam bloqueadas. K A L L E Isso o ovo de Colombo Como j disse o Fuhrer, os ov<ja de C "bo esto jogados nas ruas. Ba i v e n h a algum e os levante, i ^so ele se referia a si mesm ZIFFEL Esta idia autenticamente alem pela sua audcia e seu carter no convencional. Mas no uma soluo definitiva para o problema. Porque, como lgico, em represlia, o inimigo t a m b m lanaria imediatamente a sua populao civil em territrio contrrio. A guerra sempre se rege pelo princpio "olho por olho, dente por dente". Uma coisa segura: se no se quer que a guerra total se transforme s num projeto para o futuro, ter que se encontrar uma soluo. A alternativa muito simples: ou se faz desaparecer a populao, ou a guerra total impossvel. Qualquer dia e pronto, ter que se tomar x deciso. Ziffel esvaziou seu copo to lentamente como se fosse o ltimo. Depois se separaram e se afastaram, cada um para o seu lado. (de "Dilogos de Fugitivos")
1

El .CHACO, fORF voc

q\fc VOC Z

M N f l j R A N

P A T R I O T A !

Wang Fala-se em nossa escola que teriam sido descobertos escritos reacionrios, inteiramente em ingls, e exatamente no lbum-mural de nosso departamento. Presidente Que espcie de escritos reacionrios exps o t a l sujeito? Wang S sei de uma: Viva Chiang. Presidente Como se diz isso em ingls? Wang Long Live. Presidente E o que m a i s escreveu? Wang Das outras frases, no sei nada; s conheo aquela; quem me contou foi Chang Ha-chih. Presidente Est bem. Deixem que esse sujeito afixe em pblico algum outro escrito: todos devem ver. Por acaso isso mata algum? Wang No sei se mata ou no mata algum. Mas se encontrarem quem foi, acho que se deve expuls-lo da escola e mand-lo "reeducao atravs do trabalho". Presidente Desde que no mata ningum, no se pode nem expuls-lo nem mand-lo para a "reeducao atravs do trabalho"; deve ficar na escola e prosseguir, os estudos. Vocs podem fazer uma assemblia e fazer com que ele diga por que gosta de Chiang Kai-shek. Vocs tambm podem falar, e dizer por que no gostam de Chiang Kai-shek. Quantos vocs so, na escola? Wang Mais de trs mil, incluindo os professores e os empregados. Presidente No seria um problema, se entre trs mil e tantas pessoas houvesse umas sete ou oito defensoras de Chiang Kai-shek. Wang J incrvel que aparea um. Se fossem sete ou oito, seria verdadeiramente espantoso! Presidente Voc uma boa figura! Se v um escrito reacionrio, fica toda indignada. Wang E por que deveriam existir sete ou oito reacionrios? Presidente Se tiver algum a mais, pode servir como "ensinamento do exemplo negativo". O essencial que no matem ningum. Quantos filhos de operrios e camponeses existem na vossa classe? Wang Alm de mim, h outros dois filhos de quadros, os outros so todos filhos de operrios e de camponeses pobres ou mdio-inferiores. Estes vo indo muito bem. Eu aprendi com eles um monte de coisas. Presidente Voc tem'boas relaes com eles? E eles com voc? Wang Eu acho que nossas relaes no so ms; eu me dou bem com eles, eles se do bem comigo. Presidente Bravos! Wang Em nossa classe h o filho de um dos quadros, que no se porta muito bem: durante as lies no presta ateno, em casa no estuda, s l romances e s vezes (durante as horas de aula) fica dormindo na casa do estudante. No sbado, tarde, quando temos assemblia, ele nem sempre aparece, e no domingo no - volta no horrio. As vezes a nossa classe ou os membros da Liga Juvenil tm assemblia de domingo noite, e ele no comparece; todos j entenderam que tipo ele . Presidente Me diga uma coisa: os vossos professores permitem que vocs fiquem dormindo ou lendo romance durante as aulas? Wang No, claro. Presidente Deve ser permitido aos estudantes ler romances durante as lies, deve ser permitido dormir durante as lies. Os professores devem dar menos aulas e fazer com que ps alunos leiam mais. Eu acho que o estu-

dante de quem voc me falou talvez no futuro faa algo de bom. Ele tem a coragem de no participar das assemblias do sbado, e se arrisca at a no voltar no horrio nas noites de domingo. Quando voc voltar, diga uma coisa a esse estudante: se ele volta para a escola s 8 ou s 9 da noite, muito cedo; deve poder voltar tranqilamente s 11 ou meia-noite. Gostaria de saber quem que obriga vocs a terem assemblias nas noites de domingo! Wang Antes, quando eu ainda freqentava os cursos de didtica, normalmente no era permitido organizar assemblias no domingo noite. Normalmente a noite de domingo era livre e os estudantes faziam o que bem entendiam. Uma vez tivemos uma conferncia das clulas da Liga; alguns quadros, presentes ao debate, queriam fixar as atividades organizativas para um domingo & noite; mas no fim, muitos membros da Liga eram contra. Alguns deles foram at o responsvel pela direo poltica e lhe expuseram o problema: ns temos a noite de domingo livre e podemos ir at tarde. Em seguida, o responsvel apoiou a opinio do pessoal da Liga, exigindo que fizssemos as assemblias em outro dia da semana. Presidente Este responsvel pela direo poltica comportou-se bem. Wang Agora, no entanto, toda a nossa noite de domingo fica ocupada por assemblias; se no tem assemblia de classe, tem a do comit das clulas da Liga ou ento alguma outra reunio a nvel de classe, ou uma reunio do grupo de estudos sobre os objetivos do Partido. Fiz as contas: neste semestre, desde o comeo das aulas at o dia em que sa de frias, no tive uma s noite de domingo sem assemblia. Presidente Quando voc voltar escola, deve ser a primeira a rebelar-se. Se fizerem assemblias, voc no vai e pronto. Wang No me arriscaria: o regulamento da escola estabelece que a gente precisa voltar mesmo no domingo. Os outros diriam que eu estou desrespeitando o regulamento. Presidente Regulamento ouino, o que voc tem com isso? Voc simplesmente no volta e depois dir: sim senhores, eu contrariei o regulamento, e da? Wang No posso fazer isso. Serei criticada. Presidente Tenho a impresso que de uma pessoa como voc no se pode esperar nada de especial, no futuro. Tem medo que falem que voc contraria o regulamento, tem medo de ser criticada, tem medo de receber uma admoestao; agora voc tem medo de ser expulsa da escola, depois vai ter medo de no ser aceita no Partido. De tudo o que se pode temer, o pior seria certamente uma expulso da escola. Mas a escola deve consentir que os estudantes se rebelem; quando voc voltar l, deve ser a primeira a rebelar-se. Wang As pessoas no parariam mais de falar mal de mim; uma parente do Presidente que no d ateno nem por sonho s palavras do Presidente e a primeira a ir contra o regulamento da escola. Diriam que sou orgulhosa e presunosa, que no tenho educao nem disciplina. Presidente Ah, ficamos na mesma? Primeiro temes que as pessoas te critiquem dizendo que voc orgulhosa e presunosa;depois, que te acusem de no ter educao e disciplina. Mas do que

voc tem medo? Voc dir exatamente isso: eu escutei as palavras do Presidente e foi por isso mesmo que me rebelei. Me parece que o estudante de que voc me falou um dia ser mais objetivo que voc; ele teve a coragem de se opor ao regulamento escolar. Tenho a impresso que vocs todos esto um tanto "enredados" na metafsica. Mas falemos mais de problemas do estudo. Wang Hoje ningum pode ler obras clssicas chinesas. Na minha classe, esse jovem, cujo pai do Partido, o nico que l os clssicos; todos se empenham em aprender o ingls; ele l apenas o "Sonho do Quarto Vermelho". Ns estudantes sabemos o que pensar a respeito do fato de ele ler "Sonho do Quarto Vermelho". Presidente E voc, tambm leu? Wang Li. Presidente De que personagens voc gosta? Wang No gosto de nenhum. Presidente O "Sonho do Quarto Vermelho" precisa ser lido, um grande livro. Precisaria ser lido no como Um conto, mas como histria, porque um romance histrico. A linguagem do autor a melhor dos romances clssicos. Veja por exemplo com que vivacidade Ts'ao Hseh-ch'in revela a irm Feng. Esse personagem da irm Feng descrito com perfeio; voc nunca conseguiria fazer uma coisa assim. Se voc no l um pouco do "Sonho do Quarto Vermelho", como vai saber alguma coisa sobre a sociedade feudal? H uma longa poesia de Tu Fu chamada "Campanha em Direo ao Norte", voc leu? Wang No a li, no. Nas "Trezentas Poesias da dinastia Tang" ela no est. Presidente Voc a encontra na "Antologia da Poesia Tang". (O presidente tira o livro, folheia-o, acha a poesia e a d moa, para ler.) Wang Lendo esta poesia, a que problema devemos dar ateno? Precisaramos antes de uma vacina, para no sermos influenciados. Presidente Mas voc est mesmo enterrada at o pescoo na metafsica! Que espcie de vacina seria preciso? Deixemos estar as injees! Se estamos um pouco influenciados, disso mesmo que precisamos; preciso descer bem fundo, para depois poder sair fora da casca. Basta conhecer bem a poesia inteira: no preciso aprend-la de cor. Pedem a vocs, na escola, que leiam a Bblia ou os Sutra budistas? Wang No os lemos, no; para que deveramos ler esse tipo de coisas? Presidente Vocs querem traduzir e nem sequer lem a Bblia ou os Sutra? Mas isso admissvel? Voc leu os "Contos Fantsticos de Liao?" Wang No. Presidente Os "Contos Fantsticos de Liao" precisam ser lidos: os espritos que esto descritos no livro* so mesmo uns mandries! E no entanto, como se fazem ativos quando precisam socorrer um homem! "Intelectuais", como se fala isso em ingls? Wang No sei. Presidente Mas que figura! Estuda ingls todo o santo dia; ela tambm uma intelectual, e depois no sabe nem como se fala -intelectual"! Wang Deixe-me procurar no dicionrio. Presidente Procura, vai! Existe essa palavra? Wang Mas que coisa! Neste dicionrio chins-ingls no existe esse signo! S tem a palavra

"intelecto". "Intelectual" no tem. Presidente Deixa ver um pouco. (Wang d o livro ao presidente). S tem "intelecto", no tem "intelectual"; este dicionrio chins-ingls no vale nada; faltam muitos signos. Quando voc voltar escola, lance a idia de publicar um dicionrio "chins-ingls" feito como se deve, no qual esteja includo o vocabulrio poltico mais recente, e que explique o uso de cada palavra, com exemplos de fraseologia. Wang Como que a nossa escola poderia publicar um dicionrio? No temos nem tempo nm pessoal para uma coisa assim; como poderamos fazer? Presidente Na sua escola h muitos professores e estudantes; que medo vocs teriam de compilar um dicionrio? Esse dicionrio precisa ser publicado por vocs! Wang Est bem; quando eu voltar, apresentarei a idia direo da escola; acho que podemos dar conta dessa tarefa. (De uma conversa com Wang Hai-jung, depois que o presidente recebeu visitantes estrangeiros) Wang Quando os hspedes faT Iam em ingls voc entende? Presidente No entendo. Falam muito depressa. Wang Quando voc recebe algum, no fala em ingls? Presidente No, ingls no. Wang No fala e nem entende ingls. Ento, por que o estuda? Presidente Aprendo ingl^ para estudar a lngua, para confront-la com o chins; se houver jeito, eu me prometo aprender tambm um pouco de japons. (Um dia em que o presidente d uma poesia de WenTien-hsiang para Wang-Hai-jung ler) Presidente Se o inimigo te captura viva, o que voc faz? Wang Desde os tempos mais remotos, a vida do homem termina com a morte; por que um corao vermelho (por amor ptrio) no deveria resplandescer nos livros de histria? Presidente Bem. Quando voltar escola, leia 10 ou 20 clssicos do marxismo-leninismo. Leia alguma coisa sobre o materialismo. evidente que o teu nvel terico no excelente. Nos exames, no se deve ser reprovado; mas tambm no precisa sempre tirar um. 30; tirando um 28 ou um 27 est bem. Wang Por que no se deve tirar um 30? Presidente Por que precisa dar duro e se matar? No precisa tirar notas to altas; se um estudar demais, prejudica a sade. Pegue como exemplo o "Canto do Grande Vento", de Kao-tsu, Imperador da dinastia Han: "Uma grande vento se levanta, as nuvens voam para longe". "A minha autoridade enche os Quatro Mares e eu voltei ptria". "Como achar homens prdigos que defendam as nossas terras?" Esta poesia est escrita num estilo belssimo, nela se exprime um sentimento muito forte. O autor da poesia, o imperador Kao-tsu, dos Han, nunca se aprofundou muito em livros, mas foi capaz de escrever uma poesia to bela. Os filhos de nossos quadros do muitas preocupaes: n o tm nenhuma experincia da vida, nenhum conhecimento d sociedade, e ei-los ali, julgando-se sei l quem e exibindo uma grande presuno. preciso educ-los para que no dependam dos pais, da gerao mais velha, e criem confiana s sobre si mesmos.

Pgina 26 O silncio nasce com a civilizao e floresce com a Kultura; o silncio sintoma de progresso c evoluo: ao mais alto nvel de vida, maior ndice de silncio e viceversa. Com o silncio se ganham prendas, se obtm privilgios e se conquistam excees. A tradio, a autoridade, a honra fundadas no silncio e encaminhadas pela cegueira formam uma sociedade a qual ningum se atreve a dar nome: nem os socilogos e economistas! O pas do silncio tem a pele seca e coberta de marcas de varola, produzidas por obuses, meteoritos e especuladores de terreno. Os habitantes do pas do silncio tem a pele manchada, que tentam ocultar maquilando-se diariamente cem uma ligeira camada de argila e m . . . Um pas sem memria nem nostalgia viu crescer o musgo nos cantos dos livros e aprendeu a sentar-se com sbria elegncia na cadeira eltrica. Faz frio no pas do silncio. Uma camada branca cobre as mos dos leitores de jornais, extendendo-se lentamente pelos braos e chegando a produzir congelaes que devem ser controladas cirrgicamente. Tambm sofrem os rigores do clima os que escutam rdio: um vento polar penetra nos ouvidos produzindo freqentes otites e res_ friados; e tampouco esto a salvo os olhos, que so cruelmente i n vadidos por frias agulhas de gelo que vm do televisor. Os habitantes do pas so todos velhos, os jovens foram sacrificados por juizes amnsicos e por sanguin rios sacerdotes de obscuras reli gies. H j muitos anos no nasce nenhuma criana no pas, pois as mulheres grvidas, desafiando duros castigos, esperam melhores tempos para descarregar seu peso. As cidades do pas do silncio, construdas sobre debilidades e desgraas, tem as ruas vazias, as praas solitrias, as muralhas desintegradas. Policiais e assassinos vigiam nas esquinas, micrbios e punhais assediam o outro lado das portas, pedras e nuvens observam atravs dos cristais das janelas. Ningum ousa sair de casa, ningum faz c amor. Milhes de membros flcidos aplastam-se impotentes contra muralhas de granito, caem sobre telas de espinho. O pas, a cidade, a casa, o homem do silncio: imagem nica do mundo exterior indiferenciado, lugar comum do mistrio.

E X - 10 E cheira a umidade, a estreo, a fogo e pranto; tem a pele escamosa e coberta de smen seco; os olhos sem pupila, como seres de pedra em sua cabea de feto. Ds quando em quando uma mo senil frieciona violentamente alguma parte do corpo, conseguindo arrancar um ligeiro espasmo e uma gota de esperma que recolhe cuidadosamente em uma colher. Sua, um milho de gotas brotam de sua testa. duro o trabalho de Sumo Sacerdote. Sabe que seu corpo fraqueja, conhece seu fim j prximo. Os caracis, as lesmas e as anemonas lhe esperam, e tambm os abutres, os vermes, as cobras e as lebres. Recorda como era aos dez, aos cem, aos m i l anos, enquanto passa um rosrio de lnguas secas; seus olhos se movem de lado a lado, como se visse passar uma procisso. Observa as moscas que voam sobre o pssego podre, e quando pousam, as espanta com um tabefe. Um grito, um vo de pssaro sobre um piano, um golpe seco. .. Quem ser, onde comear, e quando? Quem ser o primeiro a abrir a janela, a erguer a mo, a atirar a pedra, a aumentar o volume da vitrola, a sair da trilha j marcada? Como uma erupo vulcnica as bocas expulsaro tanta saliva tragada, tantas palavras reprimidas, tantos gritos afogados. O som vol-' t r ao fim, em uma nica e espantada revelao de sons insuspeitos, de possibilidades esquecidas.. E se abrir todo um mundo de sexos em perptuo movimento, de vozes e uivos, de corpos e palavras em um coito eterno. Os segredos disparam como projeteis, as slabas explodem entre os lbios, os risos irrompem na noite como fogos de artifcio. E ao fim deste dia, os loucos sairo das masmorras, os doentes sairo das guas furtadas; n o mais silncios, nem efemrides; no mais fogueiras nem desfiles. Um grito raivoso cobrir o pas rebentando vitrines e vitrais, e se apagaro a cuspidas a passada histria e cairo em pedaos os heris apodrecidos; ento voltaro a refazer-se diante dos espelhos os rostos esquecidos, e sero recuperadas as identidades perdidas. As palavras como esptulas afiadas abriro canais na terra e ressuscitaro os enterrados vivos. Ardero os palcios ao ritmo das danas, e voaro as catedrais destrudas por fugas e cantatas. E s preciso uma palavra. E algum que a diga em perfeita punhalada. (OPS)

O PAS DO SILENCIO
Pas que nasce de um espanhol. Assina OPS. Desenha,escreve.

EDITORES : Marcos Faerman, Palmrio Dria de Vasconcelos. Guilherme Cunha Pinto (redao), Hermes Ursini, Vanira Ccdato, Joca Pereira (arte).

REPRTERES: Dcio Nitrini, Cludio Faviere, Lus Carlos Guerrero, Lucrcio Jr. COLABORADORES: Delfim Fujiwara, Percival de Sousa, Jos Antnio Severo, Lus Henrique Fruet, Paulo Moreira Leite, Lcia Villar, Sandra Nitrini, Pol, Edinilton Lampio, Edgar Vasques, P h a r a , Domingos Cop Jnior, Teresa Caldeira, Vilma Gryzinski, Sandra Abdalla, Mareei Faerman, Nelson Blecher. PUBLICIDADE : Paula Plank. ADMINISTRAO : Armindo Machado.

EX-Edltora Ltda., r. Santo Antnio, 1043 SP / NENHUM DIREITO RESERVADO / Ex- est assentado no Cadastro da Diviso de Censura de Diverses Pblicas do DPP, sob n. 1.341-P.209/73. Distribuio nacional: Superbancas Ltda. (R. Qualanazes, 248, SP). Tiragem: 1 7 - mil exemplares. Impresso nas oficinas do Jornal Paulista, r. Oscar Cintra Gordlnbo, 46 So Paulo.

U MP A P E L D E R E S P O N S A B I L I D A D E
A SELECTA RESPONSABILIZA-SE PELO PAPEL QUE VENDE: S T E M DO IMPORTADO. E PELO PREO QUE COBRA: 40 </, MENOS QUE AS OUTRAS LOJAS. POR ISSO. PESSOAS DE MUITA RESPONSABILIDADE DIRIGEM-SE SELECTA: PUBLICITRIOS, ARQUITETOS, ENGENHEIROS, ESTUDANTES. VEGETAL SCHOELLER, EM ROLOS E FOLHAS MILIMETRADO, ONION-SKIN (BLOCOS), PARASSOL, OPALINE, CARMEN, CARTES DE DESENHO SCHOELLER, EM TODOS OS TAMANHOS FOLHAS CORTADAS OU MARGEADAS, TODOS OS TIPOS DE BLOCOS DE DESENHO NUMERADOS.

L A M e N T O , P E S S O A L , seu P a u l oa c a b o ud e sair.

D I R I J A - S E

SELECTA
UMA LOJA PARA UMA CLASSE SELETA Marqus de It, 134 (esq. Bento Freitas) Fone 37-7988

Depois que ficou famoso, o Paulo Gorodetchi n o pode mais ver essas caras. Da prxima vez. vai mandar dizer que est em reunio com o Milton Glaser, com a capa do Zoom ou com o a n u r i o Graphis. Na livraria Bux, ele s recebe o que o mundo tem de mais bonito.

Livros e revistas, nacionais e estrangeiros. Av. Faria Lima, 1508. Tel. p/recados: 32-3653

O T H O N BASTOS PROLXJOES ARTSTICAS APRESENTA

NA CINCIAS HUMANAS VOC V COISAS INCRVEIS

tMINH' DE VOLTA
DE CONSUELO DE CASTRO

mmo

FERNANDO PEIXOTO
CLLO,

stgarvhos qoe. ooce poole ima-y/sm*, , ? a u i o bom /voe (A*\HOOOU>^I\ j^iLoso^ia. OOLICG. .fKcabAm <A & Chesaft. :fl(lHl>T Q\)NlH <M#k , A% mhOLObiftS. oo u / y t f
l

MunftflwAS que d aSSS&ofti<x bibl\o4f\icA de fe*(KO(k>.

TEATRO ALIANA FRANCESA R. GENERAL JARDIM, 182

tortas

ao iai/g^

UZ JtttMyU',

urdo? A ,

LtfnJ&uOJtv*

Edio fac-similar realizada nas oficinas grficas da Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, junho de 2010.

You might also like