You are on page 1of 7

O Impacto das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao como ferramentas de apoio prxis pedaggica.

Eline Paula S. da Silva Instituto de Computao Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Macei, AL Brasil
elinepaula@gmail.com

Abstract. This article gives a brief explanation about the great contribution made by the New Information and Communication Technologies - ICT for pedagogical practice, considering them as helper tools for success in teaching and learning process. Thus, will be presented and possible applications of these instruments results. Resumo. Este artigo apresenta uma breve explanao a respeito da grande contribuio dada pelas Novas Tecnologias de Informao e Comunicao NTIC prtica pedaggica, considerando-as como ferramentas auxiliadoras do sucesso no processo de ensino aprendizagem. Dessa maneira, sero apresentadas possveis aplicaes desses instrumentos e resultados esperados.

1. Introduo
Com o advento da tecnologia na atualidade a maioria seno todas as atividades realizadas fazem uso direto ou indireto das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao. Perante este fato, conclui-se que a informtica tornasse uma significativa ferramenta facilitadora e mediadora da comunicao e da informao entre as pessoas, considerando suas mltiplas instncias. Desse modo, a maior e mais duradoura vantagem competitiva vem do conhecimento, contudo, a tecnologia isolada no pode ser considerada como fonte sustentvel de diferencial, logo ela precisa ser atrelada a um campo do saber para que se torne acessvel a todos. Quando associada educao, a tecnologia passa a ser uma ferramenta de suma importncia no tocante aprendizagem e apreenso do contedo abordado. Assim, o emprego das NTICs no processo de ensino aprendizagem torna-se a cada dia maior, o qual apresenta mudanas objetivas na prxis pedaggica ao ser empregada em sala de aula.

2. Proposta
Compreender como se d a interao no ambiente virtual ainda uma tarefa muito discutida, pois dificilmente so definidas dimenses que possam avaliar essa interao de maneira generalizada. De acordo com Santos, como o ensino a distncia recente,

existem poucos profissionais preparados para atuar nesta rea sem contar que, a grande parte dos envolvidos saiu do ensino formal ou presencial. Logo, o tutor o novo profissional que essa modalidade precisa, o qual pode atuar a distncia ou presencialmente em polos, como o que ocorre na UAB. Mercado de forma mais abrangente define como competncias do tutor online, as seguintes:
1. Planejamento do processo educativo online; 2. Introduzir o tema de debate e Prover a informao e os recursos mnimos necessrios para que os alunos possam orientar inicialmente a construo do conhecimento; (J citado anteriormente). 3. Organizar a aula no ambiente online; 4. Cumprir rigorosamente com o tempo estabelecido para responder aos alunos; 5. Propiciar a diminuio do anonimato e o estabelecimento de uma atmosfera de continuidade de aprendizagem; 6. Manter interao constante com os participantes durante todo o curso e obter uma comunicao que vai alm do meramente acadmico; 7. Motivar os alunos; 8. Superar os problemas frequentes no processo tutorial; 9. Moderao de Discusses Online.

Dessa forma, o tutor online tem muitas atribuies, das quais exigem muita habilidade, competncia e responsabilidade do mesmo. Conforme Costa, Paraguau e Pinto (2009), no mbito da EAD o contato de professor com o aluno ocorre com o intermdio das TICs, sendo o grande desafio da modalidade de ensino manter os alunos motivados. nesse ponto crucial, referente motivao e estimulao do desenvolvimento dos conhecimentos e da participao interativa que surge o papel do tutor. O fato de ser uma profisso nova faz com que na hora de avaliar o processo de ensino aprendizagem tais profissionais ainda se sintam limitados e sem um padro de avaliao. A proposta aqui descrita sugere um modelo de avaliao de participao e interao dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, o qual deve ser usado pelo tutor como ferramenta de avaliao somativa e continua. Tendo em vista que a avaliao preocupa-se com o acompanhamento do estudante durante todo o processo de aprendizagem e no apenas nos momentos pontuais da verificao de ensino, como nas provas ou testes mensais e/ou bimensais. No contexto avaliativo de um AVA, preciso considerar a aprendizagem colaborativa como objetivo final de um curso EaD, assim como a aprendizagem significativa como objeto constante de contribuio. Dessa maneira, deve-se trabalhar colaborativamente para consolidar a aprendizagem, de modo por fundamento no alcance de objetivos que, perseguidos em carter individual, tornam-se menos acessveis (Driscoll e Vergara 1997). Driscoll e Vergara (1997: 91 apud Correa 2003) indicam cinco elementos que devem direcionar a aprendizagem colaborativa:
- Responsabilidade individual: cada um dos participantes responsvel pela prpria performance no contexto grupal; - Interdependncia positiva: para atingir os objetivos pretendidos, os membros do grupo devem depender uns dos outros;

- Habilidade colaboracional: habilidades necessrias para que o grupo funcione de forma efetiva, como o trabalho em equipe, liderana e soluo de conflitos; - Interao incentivadora: os membros do grupo interagem para desenvolver relaes interpessoais e estabelecer estratgias efetivas de aprendizagem; - Reflexo e avaliao: o grupo reflete sobre si de forma peridica, bem como avalia seu funcionamento, efetuando as mudanas necessrias para incrementar sua efetividade.

Esses elementos serviram de embasamento para definio das variveis avaliativas, a fim de propor um mtodo atravs da teoria de Redes Bayesianas RB que possa auxiliar o tutor a identificar os nveis de interao e consequente aprendizagem colaborativa obtida pelos alunos. Tendo em vista que uma RB um modelo grfico que tem como estrutura um grafo direcionado acclico. Segundo Castillo et al, um formalismo que mistura a teoria dos grafos e a teoria da probabilidade. Nesse sentido, tem dois componentes principais: a) uma estrutura, que define relacionamento qualitativo causal entre os ns; e, b) parmetros numricos, , que quantificam a relao probabilstica causal entre os ns da estrutura. No entanto, em aplicaes prticas, os valores da probabilidade conjunta no so muito significativos na anlise do problema modelado. De maior interesse so as probabilidades posteriores de cada n no observado. Utilizando-se a probabilidade conjunta, pode-se obter as probabilidades posteriores somando-se, para cada estado de cada varivel, todas as probabilidades em que a varivel encontra-se no estado desejado. Logo, para definir uma Rede Bayesiana preciso seguir alguns passos a fim de chegar ao produto final, dentre eles de essencial importncia que seja gerada uma incerteza, definidas variveis para a mesma, definidos estados, a tabela de conjuno de probabilidades e por fim construda a Rede Bayesiana atravs de software especfico. Como realizado a seguir para o estudo em anlise: Incerteza: possvel o tutor acompanhar a evoluo do processo de ensino aprendizagem com base na interao e participao dos alunos no AVA? Variveis: Varivel I: acesso e permanncia no AVA; Varivel II: uso das ferramentas disponibilizadas; Varivel III: interao nos dilogos com os colegas atravs dos fruns; Varivel IV: realizao das atividades solicitadas Estados: Com base nas dimenses definidas, determinasse os possveis estados para cada uma delas. Varivel I: acesso e permanncia no AVA: {dirio, semanal, quinzenal}; Varivel II: uso das ferramentas disponibilizadas: {nunca, s vezes, sempre}; Varivel III: interao nos dilogos com os colegas atravs dos fruns: {nunca, s vezes, sempre}; Varivel IV: realizao das atividades solicitadas: {nunca, s vezes, sempre}; Aprendizagem {baixa, regular, alta}.

Tabela 1. Conjuno de Probabilidades APRENDIZAGEM Baixa Regular Alta VARIAVEL I Q 0.6 0.1 0.1 S 0.3 0.6 0.3 D 0.1 0.3 0.6 VARIAVEL II N 0.6 0.1 0.1 V 0.3 0.6 0.3 S 0.1 0.3 0.6 VARIAVEL III N 0.6 01 0.1 V 0.3 0.6 0.3 S 0.1 0.3 0.6 VARIAVEL IV N 0.6 0.1 0.1 V 0.3 0.6 0.3 S 0.1 0.3 0.6

Figura 1 - Rede Bayesiana

3. Demonstrao
A rede construda no captulo anterior ser avaliada em duas etapas para que de fato possa ser comprovada a efetividade da proposta. Nesta primeira etapa, j concluda, foram realizados experimentos em um AVA de testes com dados aleatrios, aqui chamado de X. Os dados destes experimentos esto colocados abaixo. 3.1. Etapa 1 Para esse primeiro experimento, partimos das seguintes heursticas definidas para esse ambiente de modo a caracterizar a efetividade da aprendizagem de um aluno: 1. O aluno deve acessar o ambiente todos os dias, dado que sempre novos contedos so postados; 2. O aluno deve fazer uso, ao menos algumas vezes, das ferramentas do ambiente (chats, wikis, glossrios e etc.); 3. O aluno deve realizar pelo menos 5 interaes fundamentadas em cada frum, sendo um frum aberto por semana; 4. O aluno dever realizar todas as atividades solicitadas.

Um determinado aluno, aqui chamado de Y, ao longo de um ms teve os seguintes valores para as variveis citadas.
Quadro 1. Variveis aluno Y

Acesso e permanncia no AVA Uso das ferramentas disponibilizadas Interao atravs dos fruns Realizao das atividades

O aluno acessou todos os dias O aluno no fez uso das ferramentas 17 interaes O aluno realizou todas as atividades

Aplicando a rede bayesiana, tivemos o seguinte resultado.

Figura 2 - Rede Bayesiana aplicada ao aluno Y

Outro aluno, aqui chamado de Z, ao longo do mesmo perodo teve os seguintes valores para as variveis citadas.
Quadro 2. Variveis aluno Z

Acesso e permanncia no AVA Uso das ferramentas disponibilizadas Interao atravs dos fruns Realizao das atividades

O aluno acessou esporadicamente, uma ou duas vezes por semana no mximo. O aluno no fez uso das ferramentas 12 interaes O aluno realizou 3 das 4 atividades propostas.

Aplicando a rede bayesiana, tivemos o seguinte resultado.

Figura 3 - Rede Bayesiana aplicada ao aluno Z

3.2. Etapa 2 Nos experimentos realizados no ambiente X ficou clara a contribuio do modelo para o processo de avaliao, entretanto, para que isso de fato seja comprovado necessrio que a segunda etapa, ainda em desenvolvimento, seja concluda. Nesta segunda etapa est sendo avaliada a eficincia do modelo em um ambiente real de educao a distncia, o experimento est sendo desenvolvido em conjunto com a equipe de tutoria, professores e alunos de um curso de bacharelado ofertado por meio da EAD.

4. Consideraes Finais
Apresentou-se nesse artigo o processo de construo de uma Rede Bayesiana para a avaliao das interaes e consequentemente o nvel de aprendizagem de alunos em um contexto de EaD, durante os captulos foram abordados questes ligadas educao a distncia; foram explicitadas a incerteza, as variveis e os estados destas variveis que constituram a rede, bem como a tabela de conjuno de probabilidades. Tambm foram apresentados dados de um experimento realizado em um AVA de testes e foi abordado suscintamente um outro experimento ainda em curso. Vale destacar que ao final da segunda etapa espera-se contribuir de maneira significativa para a prxis avaliativa em um ambiente virtual de aprendizagem, a fim de viabilizar a anlise aluno x aprendizagem colaborativa, realizada pelo tutor.

5. Referncias
CASTILLO, J. Gutirrez, e A. Hadi. Expert Systems and Probabilistic Network Models. New York, Springer, 1997. COSTA, Cleide Jane de S Arajo; PARAGUA, Fbio; PINTO, Anamelea de campos. Experincias interativas com ferramentas miditicas na tutoria on-line. Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 79, p. 121-137, jan. 2009.

_____, MERCADO, Lus Paulo Leopoldo. Pesquisa em Educao Online. Macei: Edufal, 2011. DRISCOLL, M. P; VERGARA, A. Nuevas Tecnologas y su impacto en la educacin del futuro. Pensamiento Educativo, n. 21, 1997. MERCADO. Lus Paulo Leopoldo. Unidade 3 - Tutoria na Educao a Distncia. Programa de Ps-Graduao em Educao UFAL, Disponvel em <http://www.moodleufal.com.br/mod/resource/view.php?id=12342>. Acesso em: 14 de dez. de 2012. SANTINELLO, J. (2007) Pressupostos Tericos da Educao a Distncia no Brasil. 13 Congresso Internacional de Educao a Distncia. SANTOS. Edma Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. Revista FAEBA, v.12, no. 18., 2003. Disponvel em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2013.

You might also like