You are on page 1of 2

PROJETO XYZ

Plano de Gerenciamento do Escopo

Data: 20/7/2013 Pgina: 1

Controle de Verses Verso Data

Descrio

Responsvel

INTRODUO Este plano contm todos os procedimentos para planejar, definir, verificar e controlar o escopo do projeto. Ser criada a Estrutura Analtica do Projeto (EAP) e tambm definidos os procedimentos no caso de alterao de escopo do projeto com a avaliao dos impactos. 1 Coletar os requisitos Os requisitos sero coletados atravs de entrevistas com o cliente, usurios e os demais interessados, a fim de definir e documentar todas as necessidades para alcanar o objetivo do projeto. Devero ser feitas consultas aos especialistas da rea pertinente do projeto solicitado. 2 Definir o Escopo Dever ser desenvolvida uma Declarao do Escopo com descrio detalhada do Escopo do projeto e do produto com os seguintes itens a declarar: Justificativa do projeto Objetivo do projeto Descrio do produto ou servio Escopo no contemplado do projeto Cronograma Premissas Restries Riscos iniciais Estimativa inicial de custo

3 Criar a EAP Ser criada uma Estrutura Analtica do Projeto (EAP) utilizando-se um mapa mental, visando subdividir as entregas, a fim de melhorar o gerenciamento do projeto. E para um melhor entendimento da EAP, um dicionrio da EAP tambm tem que ser elaborado. 4 Verificar o Escopo Processo de formalizao da aceitao do escopo, das entregas do projeto e solicitaes de mudanas.

Plano de Gerenciamento do Escopo

PROJETO XYZ
Plano de Gerenciamento do Escopo

Data: 20/7/2013 Pgina: 2

4.1 Aceites Cada entrega finalizada dever ser inspecionada por algum da equipe do projeto em conjunto com o stakeholder designado para fazer as medies, testes e exames, a fim de avaliar se as entregas do projeto esto de acordo com o desejado e feito o aceite formalmente, o mesmo ser encaminhado para o processo de encerramento do projeto ou fase. 4.2 Solicitaes de Mudana Se forem necessrias mudanas no escopo do projeto, as mesmas devem ser feitas atravs de uma Solicitao de Mudana de Escopo (SME). As entregas finalizadas e no aceitas devem ser formalmente documentadas com as razes para sua rejeio e se necessrio reparo do defeito, ser feita mediante solicitao de mudana. Cada uma das solicitaes ser avaliada pelo Gerente do Projeto, sero feitas anotaes relevantes, como impactos no custo, prazo, qualidade e riscos, assim como os objetivos que essa mudana trar para o projeto. Aps essa avaliao, havendo necessidade de aprovao por parte do cliente, o mesmo ter de ficar ciente e autorizar tal mudana. 5- Controlar o Escopo Ser feito o controle e monitoramento do andamento do escopo do projeto e produto, e o gerenciamento das mudanas que foram solicitadas e autorizadas, a fim de que todas sejam implantadas corretamente e estejam trazendo os resultados esperados e as entregas sejam feitas como acordado.

Plano de Gerenciamento do Escopo

You might also like