You are on page 1of 13

A LINGUAGEM NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAO INFANTIL: LEITURA HISTRICO-CULTURAL.

ngela Mara de Barros Lara, UEM Universidade Estadual de Maring, Maring-PR, angelabarroslara@yahoo.com.br; Ado Aparecido Molina, FANP Faculdade do Noroeste Paranaense, Nova Esperana - PR, aamolina@ig.com.br

CONSIDERAES INICIAIS Este texto discute o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil no contexto das Polticas Educacionais da dcada de 1990, no Brasil. O Referencial faz parte das polticas pblicas destinadas infncia no perodo. um documento de carter pedaggico publicado em 1998 pelo MEC1/SEF2 e distribudo a todas as escolas de Educao Infantil credenciadas no pas. Questionando a utilizao das obras de Vygotsky3 na elaborao do Referencial, definimos como objeto de anlise o contedo de linguagem proposto, no documento, como trabalho didtico para crianas de 04 a 06 anos na pr-escola. A apropriao da teoria de Vygotsky pelas polticas neoliberais e ps-modernas e sua incorporao s propostas educacionais atuais tm sido motivo de muitas reflexes. Existem crticas acerca da utilizao desse autor e de suas obras de forma ideolgica, pelo sistema, atravs da juno de sua teoria a autores de concepes tericas diferentes, principalmente queles que concebem o aprendizado por meio das interaes sociais. A viso terico-metodolgica que sustenta os pressupostos de nossa anlise est pautada na concepo materialista da histria, na qual uma sociedade s pode ser conhecida na sua totalidade a partir de seu modo de produo, ou seja, a partir do modo como os homens se organizam socialmente para produzirem sua vida material. Atravs dessa organizao de base econmica, nascem, tambm, a organizao poltica, a cultural e a ideolgica. A poltica o conjunto dos mecanismos reguladores da totalidade social. Dessa forma, todas as sociedades so polticas e a poltica est sempre ligada ao modo de produo de cada sociedade. O progresso das foras produtivas traduz-se por uma diferenciao social cada vez mais acentuada. A partir da organizao e da diviso
1

Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental.

O nome do autor aparece escrito de diferentes formas, dependendo dos tradutores ou intrpretes de suas obras. Optamos por utilizar a forma Vygotsky comumente encontrada nas tradues. Entretanto, o leitor poder encontrar, neste texto, pequenas excees nas quais mantivemos, em algumas citaes ou notas, a grafia utilizada no texto original citado.

social do trabalho, estabelecem-se distines sociais que tomam a forma de desigualdades entre os indivduos e os grupos. Conseqentemente, quanto mais complexas se tornam as relaes sociais, mais complexas se tornam as organizaes polticas. Marx e Engels (1984, p. 36) afirmam que a produo de idias, de representaes, da conscincia, est, de incio, diretamente entrelaada com a atividade material e com o intercmbio material dos homens, como a linguagem da vida real. Desse modo, ao produzirem a sua vida material, os homens produzem, tambm, valores, crenas, leis, cincia, conhecimento e educao. Nessa perspectiva, impossvel falar em educao e infncia fora de um contexto histrico e, tambm, socioeconmico e poltico. Para tanto, faz-se necessrio compreender a economia e a poltica do Estado capitalista, a partir das aes do governo para a manuteno ou preservao dos interesses polticos num mundo cada vez mais globalizado. Nesse sentido, importante entender o papel do Estado na sociedade capitalista, explicitando suas funes, para esclarecer por que existem polticas pblicas e a qu so destinadas numa sociedade democrtica e neoliberal. Os desafios gerados pela globalizao4 s foras polticas estabelecem novos paradigmas em todos os setores da sociedade, inclusive na educao escolar que, pela legislao, na LDB 9394/96, Ttulo I, 2, [...] dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social (BRASIL, 1996). Para Ianni (1997, p. 03), a globalizao exerce, hoje, grande influncia em todos os setores nacionais desafiando radicalmente a poltica enquanto prtica e teoria. Nesse cenrio, envolto pelos dilemas da globalizao, encontram-se as polticas pblicas para a educao e para a infncia que no mbito dos regimes democrticos devem privilegiar as adaptaes ao novo modelo globalizado de acumulao do capital. As polticas pblicas sociais so implementadas pelo Estado e tm como objetivo diminuir as desigualdades sociais produzidas pelo desenvolvimento socioeconmico nas relaes entre capital e trabalho. Entendendo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil como parte das polticas que so destinadas a cuidar e educar as crianas nas instituies de educao infantil, resolvemos analisar o contedo de linguagem proposto pelo Referencial para crianas de 4 a 6 anos, sob a teoria histrico-cultural criada por Vygotsky e seus colaboradores, fundamentada na filosofia do materialismo histrico e dialtico de Marx e Engels.
4

Nesta pesquisa, refere-se s influncias que os pases dominantes, no mbito do capitalismo, por intermdio de rgos internacionais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento BIRD) exercem na economia e nas polticas dos pases em desenvolvimento. (Veja-se: Ianni, 1997).

Portanto, o nosso objeto de estudo, neste trabalho, o programa de linguagem proposto pelo Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, e ento perguntamos: Quais as concepes tericas que fundamentam o contedo de linguagem proposto no Referencial? Como as obras de Vygotsky e sua teoria histrico-cultural aparecem nesse documento? Entendemos que, para um bom desempenho nas atividades propostas pelo Referencial Curricular no ensino e no desenvolvimento da linguagem pela criana, os profissionais da rea devem estar preparados, principalmente, para compreender o teor da proposta pedaggica com a qual trabalharo com as crianas, porque possuem um papel fundamental nesse processo. A criana, operando a realidade sozinha, fora da escola, no teria o mesmo desenvolvimento; o professor funciona como mediador criando zonas de desenvolvimento proximal5 para a criao dos sentidos e da realidade pela criana. Dessa forma, este estudo prope algumas discusses que sirvam de contribuio para que os profissionais envolvidos com a Educao Infantil tenham uma conscincia crtica e transformadora. Que compreendam a realidade de seu tempo, valorizando a formao histrica e empenhando-se no trabalho de educador. Que assumam o compromisso de preparar a criana para ser iniciada na alfabetizao e na formao de sua cidadania, capaz de entender, de forma crtica, as diferenas que se estabelecem no mbito das relaes sociais numa sociedade de classes com interesses antagnicos. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliogrfica e documental. Para tanto, partimos do pressuposto que as polticas educacionais, no perodo, vieram marcadas pela crescente onda da globalizao e do neoliberalismo, que influenciaram a economia e a poltica dos pases em desenvolvimento. As polticas pblicas sociais, entre elas as polticas educacionais, so determinadas por organismos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetrio Internacional. nesse contexto reformador que surgiu o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, a partir da srie Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), cuja proposta de trabalho evidencia uma certa consonncia com as propostas neoliberais de educao6.
Para compreender a zona de desenvolvimento proximal preciso determinar dois nveis de desenvolvimento na criana. Primeiro o nvel de desenvolvimento real, que representa as funes mentais da criana j completas, capacitando-a para realizar sozinha operaes mentais. O segundo o nvel de desenvolvimento potencial, que seria aquilo que a criana consegue fazer com a ajuda de um adulto ou de outra criana. A zona de desenvolvimento proximal a distncia entre o nvel de desenvolvimento real e o nvel de desenvolvimento potencial da criana. 6 Ver: DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: crtica s apropriaes neoliberais e ps-modernas da teoria vigotskiana. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 71-90. No segundo captulo dessa obra o autor procura evidenciar que o universo ideolgico no qual esto inseridas as proposies pedaggicas presentes nos PCNs o universo neoliberal e ps-moderno.
5

Por meio de uma leitura do Referencial, buscamos compreender sua concepo de linguagem e a importncia desta para o aprendizado e para o desenvolvimento na infncia. Analisando a proposta do Referencial sob os postulados de Vygotsky na teoria histrico-cultural, procuramos esclarecer a utilizao de sua teoria nas propostas educacionais atuais, relacionando o seu pensamento socialista e revolucionrio com as realidades poltica e econmica, nas quais o fenmeno da globalizao e das polticas neoliberais afastam o homem do conhecimento, distanciando-o, cada vez mais, de sua conscincia e da verdade. ANLISE DA LINGUAGEM DO RCNEI SOB A TEORIA HISTRICO-CULTURAL O Referencial apresenta algumas informaes em conformidade com a teoria histrico-cultural, quando considera a criana um sujeito histrico e social, inserida culturalmente, atravs da famlia, na sociedade. A maneira de essa criana relacionar-se com o meio social, sendo modificada e, conseqentemente, modificando esse meio, tambm uma caracterstica do pensamento de Vygotsky. Entretanto, a teoria histrico-cultural foi fundamentada nos pressupostos marxistas atravs da concepo materialista da histria. Vygotsky utilizado no Referencial a partir de uma concepo construtivista junto a outros autores que concebem a construo de conhecimentos atravs de interaes sociais. Para Vygotsky (1982; 1989), a criana um ser prtico e social e protagonista viva da histria, da sociedade e da cultura. Na viso desse autor, o conhecimento resultado das relaes sociais que se estabelecem na mediao dos signos culturais histrica e coletivamente produzidos pelos homens. Destarte, para ele, a linguagem a conseqncia mais importante do uso desses signos porque a responsvel pelas relaes sociais da criana, sendo considerada uma fonte de conhecimento. Contudo, no lugar da mediao das funes psquicas por meio de instrumentos psicolgicos para o desenvolvimento das formas superiores de comportamento, o Referencial utiliza sempre a expresso interao, processo segundo o qual, na viso do Referencial, se d todo o desenvolvimento da criana. O Referencial utiliza, ainda, as interaes sociais como o centro da formao social demonstrando uma irrelevncia em relao cultura de valor universal, ignorando a importncia que ela possui na formao do psiquismo humano. O papel do professor como mediador de conhecimentos, possibilitando o acesso da criana aos contedos universais, historicamente produzidos, no aparece no Referencial. Em nenhum momento esse processo de mediao, apontado por Vygotsky como fundamental para o contato da criana com a cultura humana, considerado. A zona de desenvolvimento proximal tambm aparece no Referencial de forma descaracterizada, sendo concebida, apenas, como um processo de interao ou de cooperao entre as crianas.

Ao referir-se linguagem, o Referencial aproxima-se mais uma vez da teoria histrico-cultural, apontando as diferentes linguagens, inclusive, a utilizao do prprio corpo, pela criana, para comunicar-se, sendo esse um importante instrumento de transio para a linguagem oral. Contudo, ao conceber que o aprendizado se d por meio das interaes que possibilitam a construo das diferentes linguagens, desconsiderando o processo de mediao, chamado por Vygostsky, mais uma vez, o Referencial descaracteriza a possibilidade dessa linguagem estar fundamentada na teoria vygotskyana pura. Nessa perspectiva, o Referencial revela uma forte tendncia para concepes construtivistas ou sociointeracionistas da linguagem. H uma freqente valorizao, no documento, da interao entre pares, ignorando o papel do professor e da escola na transmisso do conhecimento. Outro termo freqentemente utilizado no documento construo de conhecimentos. A predominncia dessa terminologia caracteriza a presena constante de uma concepo construtivista na educao infantil. A proposta de trabalho com a linguagem oral7, para crianas de 4 a 6 anos no Referencial, est muito prxima das teorias scio-interacionais da linguagem na lingstica textual8, que concebe a produo da oralidade como atividade interacional de sujeitos sociais. Da mesma forma, as prticas de leitura e escrita9, propostas no Referencial, revelam uma concepo interacionista da linguagem, aparecendo, inclusive, citado na bibliografia do documento, o livro de Geraldi (1987)10. Nessa perspectiva, o trabalho proposto para crianas de 4 a 6 anos caracteriza uma proximidade com aquilo que feito nas sries mais avanadas do ensino fundamental. Cerisara (1999, p. 31), aps a leitura de vrios pareceres elaborados por diferentes grupos de pesquisadores ligados ANPEd, afirma que, segundo os pareceristas, a viso de linguagem que aparece no Referencial fundamentada na psicologia e a concepo terica o construtivismo socialmente determinado. A autora afirma, ainda, que uma psicologia cognitiva de base piagetiana. Segundo ela, essa teoria leva, inclusive, a uma abordagem ecltica misturando autores de diferentes concepes, por vezes conflitantes, mal interpretadas, reduzidas ou descaracterizadas que acarretam contradies ou dificuldades na compreenso, atingindo diretamente a lgica do Referencial.
Veja-se: (RCNEI, v. 3, p. 136-140). Sobre essa discusso, ver: KOCH, Ingedore Villaa. O texto e a construo dos sentidos. So Paulo: Contexto, 1999. Ver tambm: ______. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1992. 9 Veja-se: (RCNEI, v. 3, p. 140-150). 10 Veja-se: GERALDI, Joo Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1987. Esse livro rene vrios artigos de diferentes autores sobre o ensino de lngua e literatura atravs de leitura, escrita e produo de textos em sala de aula, privilegiando a interao entre locutor e ouvinte.
8 7

Duarte (2000, p. 02) afirma que a teoria de Vygotsky tem sido apropriada e utilizada de maneira ideolgica para a manuteno da hegemonia burguesa, sendo incorporada ao universo ideolgico neoliberal e ps-moderno. Segundo ele,
A aproximao entre as idias vigotskianas e as idias neoliberais e ps-modernas no pode ser efetuada sem um grande esforo por descaracterizar a psicologia desse autor sovitico, desvinculando-a do universo filosfico marxista e do universo poltico socialista. Esse esforo realizado de diferentes maneiras, das quais podemos destacar duas que, embora distintas, no so necessariamente excludentes: 1) aproximao entre a teoria vigotskiana e a concepo psicolgica e epistemolgica interacionista-construtuvista de Piaget; 2) interpretao da teoria vigotskiana como uma espcie de relativismo culturalista centrado nas interaes lingsticas intersubjetivas, bastante a gosto do niilismo ps-moderno.

Na viso desse autor, a utilizao da obra de Vygotsky por iderios pedaggicos sustentados no lema aprender a aprender articulada pela sociedade capitalista contempornea, regida pelo mercado, por meio da ideologia neoliberal como um discurso ps-moderno que descaracteriza a possibilidade de transformao poltica consciente da totalidade social, no proporcionando a emancipao humana. As pedagogias centradas no lema aprender a aprender so antes de mais nada pedagogias que retiram da escola a tarefa de transmisso do conhecimento objetivo, a tarefa de possibilitar aos educandos o acesso verdade (DUARTE, 2000, p. 05). Para o autor, a contradio existente na sociedade capitalista hoje est presente, tambm, na educao escolar e surge do desenvolvimento freqente e cada vez mais socializado das foras produtivas, da apropriao privada dos meios de produo e dos resultados (produtos) dessa produo. A produo e reproduo material da existncia social exigem, daqueles que participam no processo produtivo, o aumento do conhecimento e o aperfeioamento intelectual. Entretanto, a automao diminui o nmero de trabalhadores necessrios a essa produo, ocasionando uma quantidade, cada vez maior, de excludos, possibilitando a explorao daqueles que esto nos postos de trabalho. O que Duarte (2000) explica que o grande desafio das classes dominantes proporcionar aos trabalhadores essa capacitao ou elevao do nvel intelectual, sem, contudo, possibilitar que o domnio desse conhecimento venha a transformarse em instrumento de luta por uma mudana radical nas relaes de produo. Dessa forma, para manter a hegemonia sobre a sociedade, a classe dominante lana estratgias para conseguir o apoio e a adeso da populao ao projeto poltico e econmico, levando-a a acreditar que no existe outro caminho para a humanidade a no ser o do neoliberalismo e do mercado globalizado.

Duarte (2000, p. 06) explica que, para que a populao mundial excluda no produza violncia, nem aumento da criminalidade comprometendo a estabilidade poltica e econmica indispensvel reproduo do capital, so desenvolvidas campanhas educativas, a baixo custo, principalmente sobre sade e alimentao, causando a sensao de que as condies de vida da populao esto melhorando. Para que essas campanhas obtenham resultado, necessrio que grande parcela da populao mundial saia do analfabetismo, tornando-se capaz de assimilar essas informaes e aplic-las, sem, contudo, sofrer grandes alteraes no seu cotidiano. Por esse motivo justifica-se a necessidade da eliminao do analfabetismo. Nesse sentido, que as classes dominantes exercem o controle sobre o tipo de conhecimento que pode ser difundido, para quem e sob quais condies, mantendo a populao sob um nvel de conscincia que possa ser facilmente e ideologicamente manipulado, permitindo [...] que essa populao disponha de ferramentas intelectuais mnimas indispensveis ao processo de sua adaptao vida social (DUARTE, 2000, p. 07). Assim, todas essas contradies que se refletem tambm na educao escolar acabam se transformando na difcil tarefa da classe dominante de administrar a populao capitalista, no fim do sculo XX, mantendo-a sob controle. Duarte (2000, p. 07) esclarece:
De um lado preciso manter a populao em nveis intelectuais que permitam o controle de suas necessidades e aspiraes e, por outro lado, preciso fornecer a uma parcela dessa populao uma educao de um nvel intelectual mais elevado e mais complexo, que permita a reproduo da fora de trabalho, alm, claro, da necessidade de formao altamente qualificada das elites intelectuais que tm a tarefa de tentar gerenciar o processo econmico e poltico do capitalismo contemporneo.

Para o autor, o ncleo que define o lema aprender a aprender consiste na desvalorizao da transmisso do saber objetivo, diminuindo o papel da escola na transmisso desse saber e descaracterizando o papel do professor como detentor de um saber a ser transmitido aos seus alunos, negando o ato de ensinar. Nesse sentido, esse lema, [...] a forma alienada e esvaziada pela qual captada, no interior do universo ideolgico capitalista, a necessidade de superao do carter esttico e unilateral da educao escolar tradicional, com seu verbalismo, seu autoritarismo e seu intelectualismo (DUARTE, 2000, p. 08). O autor considera, ainda, que o lema aprender a aprender prega que a tarefa de transmitir o saber objetivo no cabe escola, mas que a esta cabe o papel de [...] preparar os indivduos para aprenderem aquilo que deles for exigido pelo processo

de sua adaptao s alienadas e alienantes relaes sociais que presidem o capitalismo contemporneo (DUARTE, 2000, p. 09). Dessa forma, fica caracterizado o esvaziamento do contedo da educao escolar provocando uma crise cultural na sociedade atual. Em relao aos contedos escolares, a pedagogia histrico-crtica sustenta que a escola deve propiciar a todos o saber objetivo, que historicamente produzido no intuito de superar as diferenas sociais existentes. Entretanto, a sociedade contempornea, conhecida como a sociedade do conhecimento, no possibilita a real socializao do saber. Saviani (1991, p. 21-22) explica:
[...] o trabalho educativo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educao diz respeito, de um lado, identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivduos da espcie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, descoberta de formas mais adequadas para atingir esse objetivo. [...] Portanto, a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e no ao conhecimento espontneo; ao saber sistematizado e no ao saber fragmentado; cultura erudita e no cultura popular.

a esse conhecimento objetivo que Vygotsky se refere quando discute o aprendizado escolar na infncia, afirmando que o aprendizado escolar produz algo essencialmente novo no desenvolvimento da criana. Para ele, a educao, por meio da linguagem, define o domnio dos signos psicolgicos na criana, possibilitando a auto-regulao de seu comportamento, a compreenso da realidade e a formao de sua conscincia. Duarte (2000, p. 11) defende a necessidade de uma leitura marxista da obra de Vygotsky, opondo-a s leituras neoliberais e ps-modernas que a agregam aos iderios pedaggicos, reproduzindo a ideologia da classe dominante no meio educacional. Em sua viso, essa ideologia neutraliza o papel que o pensamento de Vygotsky teria no desenvolvimento [...] de uma concepo educacional marxista, articulada a uma concepo poltica socialista. Para o autor, no meio educacional brasileiro existe uma interpretao, no plano pedaggico, de que o carter social de conhecimento em Vygotsky se reduz apenas s interaes interpessoais, principalmente nas interaes entre pares. Dessa forma, o social da teoria histrico-cultural incorporado ao construtivismo

complementando outras teorias como a de Piaget11, nas quais o social ficaria em segundo plano. Isso caracteriza um [...] desconhecimento do que seja a concepo marxista do homem como ser social e do que seja a concepo vigotskiana do carter socio-histrico da formao do indivduo humano (DUARTE, 2000, p. 19). Shuare (1990) esclarece que coube a Vygotsky o mrito de ser o primeiro a aplicar o materialismo dialtico e histrico cincia pedaggica, provocando uma verdadeira revoluo na psicologia. Segundo ela, o tempo no qual viveu o autor coincidiu com o perodo histrico e revolucionrio em que ocorreram transformaes nas diferentes esferas da vida, nas relaes sociais, na economia, na poltica, na poesia, no teatro e nas cincias de seu pas. Na viso da autora, o eixo que, atravs de uma espiral dialtica, organiza todos os demais conceitos na obra desse psiclogo russo o historicismo. Em sua concepo, Vygotsky introduz a psique no tempo, esclarecendo que o tempo define a essncia da psique humana. Ela aponta, ainda, que para esse psiclogo o tempo humano a histria, o processo do desenvolvimento da sociedade que se entende por intermdio da atividade produtiva das pessoas e dos objetos criados pelo trabalho que constituem os elementos da cultura. Nosella (2002, p. 158), discutindo sobre o socialismo investigativo, afirma que alguns pesquisadores do Instituto de Psicologia de Moscou marcaram, na segunda metade do sculo XX, os principais estudos socialistas sobre o mbito da educao infantil.
Entre eles, destaca-se o nome de Lev Semonovic Vygotsky. Este psiclogo russo foi marcado pelo pensamento revolucionrio socialista; suas pesquisas buscavam, em ltima instncia a construo do homem novo comunista. Sua referncia cientfica e imediata eram os estudos de Jean Piaget, mas seu horizonte ticopoltico era o socialismo. Estudou a problemtica das crianas portadoras de deficincia e tambm a aprendizagem escolar em geral. Suas concluses, alm das de Piaget, reforaram a centralidade da criatividade no processo evolutivo infantil.

Nosella (2002) aponta, ainda, os nomes de Luria e Leontiev como importantes nos estudos da natureza scio-histrica do psiquismo humano, da pedagogia, dos brinquedos e dos programas de formao das crianas na escola nica. A partir dos argumentos j expostos, acreditamos que a teoria histrico-cultural no pode ser utilizada em um documento que traz consigo outras teorias que comportam
Veja-se o captulo 6 da obra: DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender. Nesse captulo, Duarte defende a tese de que a Psicologia Piagetiana sociointeracionista e que estudando melhor esse autor descobre-se, nele, aquilo que muitos educadores e psiclogos buscam em Vygotsky para complementar sua teoria.
11

10

a ideologia dominante do sistema capitalista, haja vista que a teoria de Vygotsky no pode ser compreendida fora de um contexto histrico e de carter socialista. O que ocorre, de fato, que h uma utilizao de parte das idias do autor com um novo significado, ou seja, uma adequao de sua teoria no sentido de completar outras teorias de base construtivista ou sociointeracionista. Isso ocorre no Referencial quando as idias de Vygostsky so utilizadas junto a concepes tericas de outros autores, recebendo uma nova interpretao. Dessa forma, o autor e sua teoria, embora paream provocar no documento uma idia de educao transformadora, perdem o carter revolucionrio passando a sustentar uma educao de carter ideolgico no capitalismo neoliberal. Essa ressignificao ou ressemantizao de contedos feitas na teoria histricocultural permite a juno de idias de vrios autores, privilegiando o aprendizado a partir das interaes sociais e descaracterizando o carter de educao e de poltica socialistas, to objetivadas pelo autor ao fundamentar sua teoria psicolgica no materialismo histrico e dialtico. Essa utilizao indevida da teoria de Vygotsky afasta os indivduos da sua conscincia real e da verdade, sendo justamente contrria quilo que o autor tentou demonstrar, que a origem histrica da conscincia humana. Dessa forma, fica caracterizado que a linguagem no Referencial mantm as contradies presentes na sociedade capitalista, reproduzindo as relaes sociais de produo, isto , os interesses do capitalismo. CONSIDERAES FINAIS A idia de discutir o Referencial no contexto das polticas pblicas para a infncia no Brasil foi impulsionada, a princpio, pelo fato de as obras de Vygotsky estarem relacionadas entre o material terico possivelmente utilizado na elaborao do Referencial. Dessa forma, fez-se necessrio contextualizar o Referencial no momento histrico em que os efeitos da globalizao e da mundializao da economia acarretaram profundas transformaes nas relaes sociais e no mundo do trabalho, que passou a atender s novas especificidades do mercado globalizado, que vo alm das fronteiras nacionais. A redefinio do papel do Estado, nesse momento, gerou uma desregulamentao na economia que implicou numa mudana radical na prestao de bens e servios, antes promovidos pelas empresas pblicas estatais e pelas polticas pblicas sociais, que passaram a ser implementados no livre mercado e a suprir as necessidades da populao de forma mnima. Discutir a educao pblica, nesse contexto, buscar a compreenso das ideologias subjacentes na totalidade social, entender que as polticas educacionais, nesse

11

perodo, ao serem administradas pelo Banco Mundial, desenvolveram-se na esfera do poder internacional, contemplando, assim, ao novo modelo globalizado de acumulao do capital. A anlise desenvolvida com o contedo de linguagem proposto no Referencial mostrou que o documento comporta uma viso de linguagem fundamentada na psicologia piagetiana e a concepo terica o construtivismo socialmente determinado. Mostrou, tambm, que existe uma utilizao de parte das idias de Vygotsky. Entretanto, sua teoria histrico-cultural desconsiderada; ele visto como um autor construtivista. Essa apropriao de parte de suas idias caracteriza uma ressignificao de contedos e uma utilizao ideolgica de sua teoria no sentido de representar que o documento fundamenta uma educao que possibilita a superao das desigualdades sociais, ou seja, a superao da alienao do homem pelo prprio homem na hierarquia social. A anlise apontou, ainda, na proposta didtica com a linguagem falada e escrita, no Referencial, uma proximidade com as teorias da lingstica interacionista, aproximando a educao infantil daquilo que trabalhado em sries mais avanadas do ensino fundamental. Sobre a apropriao e a incorporao da teoria de Vygotsky ao universo ideolgico neoliberal, verificamos que uma estratgia utilizada para manter a hegemonia burguesa na sociedade capitalista contempornea, retirando da escola a tarefa de transmitir o conhecimento objetivo e a tarefa de possibilitar aos educandos o acesso verdade. O consenso sobre as transformaes sociais alcanado perante um exerccio lingstico que permite articular contedos e concepes tericas de acordo com as necessidades dos novos paradigmas da educao desejada para o pas. As novas propostas educacionais portadoras de ressignificao causam a impresso de que os padres educacionais existentes so obsoletos e assim criam-se, atravs delas, novas formas de controle e regulao das massas, no permitindo nenhuma mudana radical na totalidade social. Nessa perspectiva, ressignificar a teoria de Vygotsky adequando-a s propostas educacionais atuais significa ideologicamente considerar que as relaes capitalistas de produo que baseiam-se, sobretudo, nas diferenas sociais e nas classes j condicionadas pela diviso do trabalho so eternas, satisfatrias e que no necessitam transformar-se, pois os indivduos tm liberdade e oportunidade no livre mercado para se realizarem e no h outro caminho para a humanidade a no ser o do livre mercado e o do mundo globalizado. Assim, a poltica neoliberal neutraliza o papel que o pensamento de Vygotsky teria no desenvolvimento de uma concepo de educao marxista, relacionada a uma

12

concepo poltica socialista. Sobre essas intenes ideolgicas do neoliberalismo, Duarte (2000, p. 10) prope que:
[...] a resistncia ativa deve enfrentar todas a medidas que buscam impedir a escola de realizar seu papel de socializao do domnio do saber objetivo nas suas formas mais desenvolvidas. Assim, contra uma educao centrada na cultura presente no cotidiano imediato dos alunos que se constitui, na maioria dos casos, em resultado da alienante cultura de massas, devemos lutar por uma educao que amplie os horizontes culturais desses alunos; contra uma educao voltada para a satisfao das necessidades imediatas e pragmticas impostas pelo cotidiano alienado dos alunos, devemos lutar por uma educao que produza nesses alunos necessidades de nvel superior, necessidades que apontem para um efetivo desenvolvimento da individualidade como um todo; contra uma educao apoiada em concepes do conhecimento humano como algo particularizado, fragmentado, subjetivo, relativo e parcial que, no limite, negam a possibilidade de um conhecimento objetivo e eliminam de seu vocabulrio a palavra verdade, devemos lutar por uma educao que transmita aqueles conhecimentos que, tendo sido produzidos por seres humanos concretos em momentos histricos especficos, alcanaram validade universal e, dessa forma, tornamse mediadores indispensveis na compreenso da realidade social e natural o mais objetivamente que for possvel no estgio histrico no qual encontra-se atualmente o gnero humano. Sem esse nvel de compreenso da realidade social e natural, impossvel o desenvolvimento de aes coletivas conscientemente dirigidas para a meta de superao da sociedade capitalista.

Finalizando, espera-se, por intermdio desta pesquisa, abrir precedentes para novos questionamentos em torno das polticas pblicas destinadas educao e infncia de nosso pas, refletindo o compromisso social daqueles que acreditam que, atravs da educao, pode-se interferir na realidade social e lutar por uma sociedade mais justa. REFERNCIAS BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. ______. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria da Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Documento Introdutrio. Braslia: MEC/SEF, 1998. v. 1.

13

______. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria da Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Formao Pessoal e Social. Braslia: MEC/SEF, 1998. v. 2. ______. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria da Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Conhecimento de Mundo. Braslia: MEC/SEF, 1998. v. 3. CERISARA, Ana Beatriz. A produo acadmica na rea de educao infantil a partir da anlise de Pareceres sobre o Referencial Curricular Nacional de Educao Infantil: primeiras aproximaes. In: FARIA, Ana Lcia Goulart; PALHARES, Marina Silveira (Orgs.). Educao Infantil ps-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados; So Carlos: UFSCar; Florianpolis: UFSC, 1999. p. 19-49. DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: crtica s apropriaes neoliberais e ps-modernas da teoria vigotskiana. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. GERALDI, Joo Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1987. IANNI, Octvio. A Poltica mudou de lugar. In: Revista da fundao SEAD. So Paulo em Perspectiva. v.11, n. 3, p. 3-7, jul./set. 1997. KOCH, Ingedore Villaa. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1992. ______. O texto e a construo dos sentidos. So Paulo: Contexto, 1999. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem (Feurbach). 4. ed. Traduo de Jos Carlos Bruni e Marco Aurlio Nogueira. So Paulo: Hucitec, 1984. p. 15-77. NOSELLA, Paolo. A linha vermelha do planeta infncia: o socialismo e a educao da criana. In: FREITAS, Marcos Cezar de; KUHLMANN JR., Moyss (Orgs.). Os intelectuais na histria da infncia. So Paulo: Cortez, 2002. p. 129-163. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 2. ed. So Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. SHUARE, Marta. La psicologa sovitica tal como yo la veo. Mosc: Editorial Progreso, 1990. VYGOTSKI, Liev Seminovich. Pensamiento y lenguaje. In: ______. Obras Escogidas II. Madrid: Visor, 1982. p. 5-347. ______. A formao social da mente. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

You might also like