You are on page 1of 16

Artigos

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai


Maria Regina dos Santos Prata

Ps-doutora em Teoria Psicanaltica, IP/UFRJ; doutora em Sade Coletiva, IMS/Uerj; mestre em Teoria Psicanaltica, IP/ UFRJ; membro do Espao Brasileiro de Estudos Psicanalticos.

Resumo: Discutem-se aqui as relaes entre os processos subjetivos

e as formas de sofrimento a eles associados, levando em considerao o lugar do pai circunscrito por Freud e Lacan e suas transformaes na contemporaneidade. A inteno indicar as mudanas na subjetividade contempornea, em particular em relao ao lugar atribudo ao pai na sociedade disciplinar e na configurao social da atualidade. Com isso, busca-se estabelecer articulaes entre as novas relaes de poder e a produo da subjetividade na clnica da psicanlise. Palavras-chave: Freud e Lacan, lugar do Pai, sociedade disciplinar, contemporaneidade.
Abstract: Psychoanalysiss subjective processes and truth games

in the transformation of the fathers place. This paper discusses the relations among subjective processes and forms of suffering associated with them, considering the fathers place as described by Freud and Lacan, and its changes in contemporaneity. It aims to indicate the changes in contemporary time, especially in relation to the place conferred to the father in the disciplinary society and in the present social configuration. Thus it tries to establish articulations among the new relations of power and subjectivitys production in the psychoanalytic clinic. Keywords: Freud & Lacan, Fathers Place, disciplinary society, contemporaneity.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

218

Maria Regina dos Santos Prata

Introduo

Este artigo discute as relaes entre os processos subjetivos e as formas de sofrimento a eles associados, levando em considerao o lugar do pai circunscrito por Freud e Lacan. A inteno discutir as mudanas na subjetividade contempornea e seu deslocamento na atualidade, em particular com relao ao lugar atribudo ao pai na sociedade disciplinar (FOUCAULT, 1977). Atravessada por um projeto normativo de constituio de um homem conveniente engrenagem social, a psicanlise recebe em sua clnica os efeitos das exigncias na subjetividade de adequao a um determinado modelo de conduta. Do surgimento da psicanlise, no final do sculo XIX, at o incio do sculo XXI, essas exigncias e demandas foram se transformando em conjunto com as mutaes sociais e as novas relaes de poder que foram se constituindo. Do final do sculo XVIII at meados do sculo XX, o homem modelo deveria ter seus modos de vida e de ser ajustados ao funcionamento da ordem econmica capitalista; seu corpo se transformou e aperfeioou a fim de que tivesse uma utilidade social. Assim, tratava-se de preparar o homem para que seu corpo, seu trabalho e seu tempo atendessem s demandas crescentes da produo econmica. Nessa medida, o poder disciplinar buscava regular os corpos, produzindo um modelo humano de adequao social. No caso da psicanlise, a questo seria discutir de que modo esse modelo, presente no campo das cincias humanas e das cincias da sade, est associado a determinadas formas de sofrimento subjetivo. As tcnicas de aperfeioamento do poder disciplinar sobre o corpo se articularam a um projeto de normalizao social que se fez presente nas instituies, tais como a famlia e a escola, e se reiterou nas microrrelaes (FOUCAULT, 1977). E para que a disciplina mantivesse sua eficincia, deveria ser reproduzida nas instituies pelas quais passavam os indivduos no decorrer de suas vidas.1 Na famlia Ocidental, o poder disciplinar estava diretamente associado ao lugar ocupado pelo pai e s relaes estabelecidas entre os integrantes da famlia. Dito de outro modo, na organizao familiar da sociedade disciplinar os lugares da me, do pai e dos filhos eram distribudos segundo as funes especficas que deveriam ser exercidas por cada um. O pai era o representante interno da lei social, cabendo-lhe tambm a funo de proviso material das necessidades dos filhos e da esposa. A me cuidava da organizao privada do lar e do acompanhamento imediato dos filhos. A estes ltimos, cabia a obedincia. Todos estavam interligados na rede do poder.
1 Para evitar uma possvel confuso entre terminologias de campos especficos de saber, optei

aqui por restringir as categorias de homem e indivduo quando referidas a uma discusso mais prpria ao campo social e as categorias de sujeito e subjetividade quando referidas ao campo de interesse desse artigo, ou seja, a psicanlise.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

219

Uma vez que os sujeitos eram veculo de transmisso do poder e atravessados por essa mesma transmisso, eles tambm sofriam os efeitos de adequao aos padres de conduta. Assim, pode-se dizer que as formas de sofrimento patentes no incio do sculo XX indicavam justamente a eficincia do poder disciplinar sobre os corpos. Assim, fundamental destacar a importncia atribuda pela psicanlise ao lugar ocupado pelo pai e ao que denominou de complexo de dipo, bem como as relaes deste saber com as categorias de renncia, de culpa e de lei. De forma geral, o dipo pode ser entendido na psicanlise como a representao inconsciente por meio da qual a criana expressa o desejo sexual pelo genitor do sexo oposto e a hostilidade pelo genitor do mesmo sexo. Esta representao pode ser invertida e expressar o desejo pelo genitor do mesmo sexo e a hostilidade ao outro, sendo que a mistura entre as duas modalidades de representaes configura o dipo completo (ROUDINESCO & PLON, 1998). Considerando que seu desenrolar, tanto em Freud quanto em Lacan, est ligado aos destinos das formas de sofrimento subjetivo, pode-se dizer que o dipo uma noo central associada estruturao do sujeito no discurso psicanaltico. Em Freud, o sujeito est em conflito consigo mesmo, ocupado com os interditos que o fazem renunciar ao desejo e com o sentimento de culpa por desobedec-los, tendo internalizado a vigilncia da disciplina e da lei. Em Lacan, a culpa erigida pela angstia de castrao: para sair da infncia e ser adulto, no h outra escolha a no ser confrontar-se com a interdio, experimentar o corte, a fim de diferenciar o pai imaginrio, que a criana cr todo poderoso, e o pai simblico, da encarnao da lei. Tornar-se adulto equivale angstia de si que inerente liberdade do sujeito (EHRENBERG, 1998). Foi justamente em relao a esse projeto de liberdade que passava pelo reconhecimento da castrao que incidiu a crtica de Foucault (1999b, 1990a) psicanlise. A hiptese de uma represso regulada por uma lei de interdio ao incesto seria duvidosa por trs motivos: em primeiro lugar, ela no seria uma evidncia histrica; em segundo, a mecnica do poder no seria de ordem repressiva, mas disciplinar, sendo exercida de maneira capilar sobre os corpos; por ltimo, o discurso crtico que se dirige represso faria parte da mesma rede histrica que tal discurso busca denunciar (FOUCAULT, 1990a, p.15). Para o autor, o importante seria evidenciar a histria das instncias de produo discursiva, de produo de poder e de saber e, ainda, considerar as suas transformaes (idem, p.17). Com a crise da sociedade disciplinar (FOUCAULT, 1978; DELEUZE, 1992; HARDT & NEGRI, 2000) e o anncio do que denominado como sociedade de controle ou do risco (BECK, 1986; DELEUZE, 1992; GIDDENS, 2002), os meios de confinamento tais como a priso, o hospital, a fbrica, a escola e a famlia
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

220

Maria Regina dos Santos Prata

desterritorializaram-se, e os mecanismos de comando ficaram cada vez mais imanentes ao campo social, sendo distribudos entre os corpos e os crebros. Esse paradigma do poder tem uma natureza biopoltica, e se expressa como um controle que se estende a todas as relaes sociais (FOUCAULT, 1999a). Ora, se o desenvolvimento de um saber deve ser compreendido em relao s mudanas nos mecanismos de poder (FOUCAULT, [1978] 2003) e se, ao mesmo tempo, o saber e o poder esto interligados na produo da subjetividade, cabe indagar como as mudanas nas tcnicas de poder transformam a experincia subjetiva. Pois, se h uma produo discursiva de saberes associada a mecanismos de poder que enunciam as formas de sofrer, h tambm efeitos desses jogos de verdade no modo pelo qual a experincia subjetiva vivida. No entanto, importante considerar que, para a clnica da psicanlise, insuficiente dizer que os sujeitos, simplesmente, aderem aos jogos de verdade, uma vez que ali est presente algum que sofre e busca um lugar para seu enunciado. Por jogos de verdade Foucault entende o conjunto de regras de produo da verdade, jogos do verdadeiro e do falso, atravs dos quais o ser se constitui historicamente como experincia, podendo e devendo ser pensado (FOUCAULT, [1983] 2003, [1984] 2003). Pergunta o autor:
Por meio de quais jogos de verdade o homem se ps a pensar o seu ser prprio ao se perceber como louco, ao se olhar como doente, ao refletir sobre si mesmo como ser vivo, falante e trabalhador, ao se julgar e punir como criminoso? Atravs de quais jogos de verdade o ser humano se reconheceu como homem de desejo? (FOUCAULT, [1983] 2003, p.195)

Quando se fala do aumento da depresso hoje, se por um lado h um sujeito que sofre singularmente, por outro, h tambm uma produo social da depresso, articulada a jogos de verdade especficos dos saberes mdicos e psicolgicos. Essa produo pode estar tanto ligada a uma designao de determinadas formas de sofrimento que j existiam e que so tratadas hoje como depresso, quanto ao desprestgio da experincia subjetiva do conflito. Esse desprestgio est acompanhado da valorizao de processos de normalizao em detrimento do inconsciente.

Sociedade disciplinar e soluo paterna

De acordo com Foucault, as relaes de poder estabelecidas no sculo XX nas instituies foram caracterizadas pela ordem disciplinar, cujo objetivo principal era a produo de corpos dceis. Esses corpos deveriam ser eficazes, economicamente, e submissos, politicamente. Para atingir tal objetivo, a partir do final do
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

221

sculo XVIII, os indivduos foram distribudos no espao por meio de tcnicas de enclausuramento e/ou de organizaes hierrquicas, em que todas as atividades eram controladas ao longo do tempo. Com isso, as foras produtivas foram compostas para terem utilidade ao capitalismo vigente: as multides confusas ou desorganizadas se transformavam, atravs de minuciosas prticas de poder, em multiplicidades organizadas. A inteno era dominar a diversidade, impondo-lhe uma ordem (FOUCAULT, 1977). As tcnicas de poder da organizao social disciplinar no Ocidente estavam integradas a uma sociedade submetida legislao criminal. Embora se possa considerar que h diferenas entre os sistemas legislativos nos diversos pases, a organizao disciplinar que torna o poder eficaz seria, para Foucault, comum (FOUCAULT, [1978] 2003, p.267). As sociedades disciplinares substituram as antigas sociedades de soberania. As primeiras tiveram seu incio no sculo XVIII e atingiram seu pice no sculo XX. No entanto, a partir do sculo XVII, j comeava a aparecer uma nova mecnica do poder, com instrumentos novos e incompatveis com as sociedades de soberania, que incidiam mais sobre os corpos do que sobre a terra e seus produtos. Surgia um mecanismo de poder exercido por vigilncia, associado a uma rede de saberes mdicos, pedaggicos e psicolgicos, que permitia extrair dos corpos tempo e trabalho (FOUCAULT, 1999a). A ortopedia social tentava tornar o exerccio do poder, economicamente, o menos custoso possvel, ligando o crescimento econmico ao rendimento dos aparelhos nos quais se exerce, sejam pedaggicos, militares, industriais ou mdicos. Da advinha a utilidade do modelo arquitetnico do panptico de Jeremy Bentham. O panptico era um espao fechado cuja vigilncia podia atravessar todos os seus pontos, uma vez que em seu interior todos poderiam ser vistos. A inspeo era constante e o olhar estava alerta em toda parte: inseridos num lugar fixo, os indivduos tinham os menores movimentos controlados e todos os acontecimentos registrados. Havia um trabalho ininterrupto de escrita que ligava o centro do panptico periferia, de acordo com uma figura hierrquica contnua, na qual cada um podia ser sempre localizado, examinado e distribudo em espaos especficos (FOUCAULT, 1977, p.173/4). Assim, o panptico funcionava como uma espcie de laboratrio de poder, pois, graas a seus mecanismos de observao, ganhava em eficcia e em capacidade de penetrao no comportamento dos homens. Pode ser compreendido como um modelo generalizvel de funcionamento, um modo de definir as relaes de poder com a vida cotidiana dos homens, tal como um diagrama de um mecanismo de poder levado sua forma ideal (idem, p.181). Tal modelo servia s instituies mdicas, militares, pedaggicas, e outras:
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

222

Maria Regina dos Santos Prata

polivalente em suas aplicaes: serve para emendar os prisioneiros, mas tambm para cuidar dos doentes, instruir os escolares, guardar os loucos, fiscalizar os operrios, fazer trabalhar os mendigos e os ociosos. um tipo de implantao dos corpos no espao, de distribuio dos indivduos em relao mtua de organizao hierrquica, de disposio dos centros e dos canais de poder, de definio de seus instrumentos e de modos de interveno, que se podem utilizar nos hospitais, nas oficinas, nas escolas, nas prises. Cada vez que se tratar de uma multiplicidade de indivduos a que se deve impor uma tarefa ou um comportamento, o esquema panptico poder ser utilizado. (FOUCAULT, 1977, p.181)

Para que pudesse se adaptar instituio pedaggica, o indivduo j tinha sido preparado, ortopedicamente, no interior de sua famlia. A cada instituio cabiam determinadas tarefas normativas que facilitariam sua entrada na instituio subsequente: a famlia ensinava criana as rotinas e regras iniciais ao bom comportamento; a escola aprimorava o trabalho com mtodos contnuos de controle, vigilncia e exame; a fbrica recebia o indivduo ritmicamente adequado para se adaptar s regras da produo. Nas sociedades disciplinares, o indivduo passava de um espao fechado a outro, cada um com suas leis. As instituies tinham suas prprias regras e lgicas de subjetivao. Os territrios eram bem definidos, de forma que havia, por um lado, uma clara distino entre o interior e o exterior institucional e, por outro, as funes que cabiam a cada instituio e a cada indivduo eram bem determinadas (HARDT & NEGRI, 2001). A partir dessa definio dos lugares exercidos por cada um na sociedade disciplinar, podemos situar o dipo como um complexo. No complexo de dipo masculino, a figura do pai media o reconhecimento da castrao e se tornava um obstculo aos investimentos desejantes na me. O investimento infantil sobre a me evolui para uma identificao com o pai, o que permite que a criana faa, futuramente, outras escolhas de objeto e novas identificaes. Apesar de, para os dois sexos, a ligao com a me aparecer como o elemento comum inicial, segundo Freud, o menino sai do dipo pela angstia de castrao; a menina entra no dipo pela descoberta da castrao e pela inveja do pnis (FREUD, 1924). Assim, aps a prevalncia inicial da me como objeto numa relao fusional, advm uma passagem necessria prevalncia do pai por meio de uma operao de separao entre a me e a criana. Essa separao ser a condio da identificao sexuada do sujeito e de sua inscrio na ordem das geraes. Com a leitura de Jacques Lacan da teoria do significante e das tpicas do simblico, do imaginrio e do real (LACAN, [1953] 2005), o complexo de dipo foi definido como uma funo simblica, em que o pai interviria como uma lei para retirar a criana da fuso com a me. Em Lacan, o falo o quarto elemento sobre
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

223

o qual a triangulao edipiana deveria incidir, constituindo o centro de gravidade da funo paterna que permite ao pai real assumir a sua representao simblica como vetor da lei e da castrao. Posteriormente, essa funo foi enunciada por Lacan como Nome do Pai (LACAN, [1956] 1985, [1963] 2005). Ao dar um nome ao filho, o pai interviria junto a este como aquele que priva a me, dando origem ao ideal do eu da criana. Tendo em vista o que foi exposto, cabe salientar o lugar ocupado pela funo paterna como agente da lei na sociedade disciplinar. Assim, pode-se perguntar: levando em considerao o quadro disciplinar, para a psicanlise, o que est em jogo na teoria do pai? Para Michel Tort (2005, p.67), depois dos anos 1930, tratase do estatuto da feminilidade e da organizao falocntrica na vida psquica; da natureza da paternidade e da maternidade em sua relao com a cultura ou a ordem simblica; do estatuto da lei paterna em suas relaes com a autoridade e as normas histricas. Em outras palavras, o dipo e a figura paterna esto integrados s transformaes de gnero e de sexo, e dizem respeito s mudanas da parentalidade e da filiao e s concepes de sexualidade que se sucedem. Portanto, na contramo do discurso que sustenta o declnio do poder paterno como responsvel pelos males sociais que Michel Tort (2005), em seu livro Fin du dogme paternel, procura demonstrar como o pai faz parte de uma construo histrica solidria s formas tradicionais de dominao masculina que lhe asseguram o monoplio da funo simblica. Em crise no fim da modernidade, a figura patriarcal comea a ceder lugar, nas sociedades democrticas atuais, a novos arranjos parentais. Segundo o autor, no importa apenas representar a paternidade como uma realidade histrica, mas necessrio redefinir as condies de possibilidade de tal histria. Contudo, como distinguir, na elaborao psicanaltica do pai, o que corresponde s exigncias da clnica e aquilo que reconduz a psicanlise ao culto do pai? De acordo com Tort, a pretenso resoluo do dipo pela valorizao da funo paterna, implcita em Freud em sua exaltao da figura do pai, transformase explicitamente em soluo psicanaltica em Lacan: pela via da interdio paterna que as normas de acesso cultura so definidas. Para o autor,
o que est esquecido nesta operao , de um lado, a natureza indomvel dos processos inconscientes que se pretende ridiculamente normatizar; de outro, a natureza singular do tratamento psicanaltico, isto , a experincia pela qual um indivduo se v confrontado com seus processos inconscientes. (TORT, 2005, p.186)

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

224

Maria Regina dos Santos Prata

A nostalgia do pai

Para Tort, a representao do declnio do pai traduz a nostalgia das tradies nas sociedades que se modificam, pois, ao invs de refletir a novidade do conjunto dessas transformaes, tende-se a representar a histria como a degradao da ordem anci. Com isso, h uma naturalizao das formas histricas dos dispositivos da famlia, da parentalidade, da sexualidade e da procriao (TORT, 2005, p.54). A partir dessa perspectiva, podemos dizer que importa menos ser contra ou a favor de um determinado exerccio da paternidade, e mais, discutir como o pai produzido e quais os enunciados de verdade associados a essa produo.2 Na configurao do dipo constitui-se uma srie de elementos interligados: o investimento do desejo nos pais, as identificaes, a transformao dos dois tipos de ligao no curso da resoluo edipiana, as tenses que se desdobram a partir desse processo. Por outro lado, esses elementos so integrados aos dados histricos correspondentes s variaes das relaes entre homens e mulheres, que modulam as representaes paternas e maternas e as ordenam de maneira diferente a cada perodo histrico-social. Assim, a transformao das normas de resoluo do modelo edipiano que se articulam s novas posies maternas e paternas interliga-se produo de novos arranjos psquicos de subjetivao. Os novos arranjos, as modificaes nas relaes parentais, a reduo do poder paterno no so, de forma necessria, uma ameaa subjetivao, mas levam a um questionamento do esquema de referncia ao pai.
Contrariamente ao esquema repetido sobre o declnio do pai, o que est em jogo a reposio em prol da explorao social dos fantasmas que presidiam a organizao do simblico identificado ordem dos Pais. As transformaes econmicas e polticas que produziram a individualizao moderna colocaram em crise o assujeitamento imemorial do esquema de referncia ao pai. (TORT, 2005, p.208)

Segundo Tort, h uma dificuldade dos psicanalistas em admitir, em nome do inconsciente, a contingncia das relaes de gnero e de sexo e a natureza histrica das concepes da parentalidade (p.68). Pois, se se admite que as condies atuais do poder paterno comprometem o dipo, isso obriga a considerar que esse complexo requer o poder real dos pais. Portanto, em vez de pensar no lugar do pai ligado a uma fragilidade, o que levaria, consequentemente, nostalgia

Os enunciados de verdade diriam respeito s proposies ou afirmaes conceituais ligadas produo discursiva de determinado campo do saber. Pode-se dizer ento que os enunciados de verdade (ou produes discursivas) fazem parte dos jogos de verdade que lhes instituem determinadas regras.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

225

do lugar de autoridade ocupado antes, pode-se potencializar sua transformao na atualidade:


Contudo, mais do que mobilizar a psicanlise para demonstrar, com tremores na voz, os efeitos catastrficos dessa reviravolta histrica, melhor constatar o que correlativo da emergncia de outra figura paterna, a do pai da criana (e no da famlia), figura ainda esboada pena (...). No a histria de um declnio, mas de um nascimento violento como todos os nascimentos, de uma emergncia. Enfim, um pai digno de seu nome! (TORT, 2005, p.225)

A transformao do lugar do pai e a desterritorializao institucional

H quatro ou cinco sculos, considerava-se que o desenvolvimento da sociedade ocidental dependia da eficcia do poder de preencher sua funo. Por exemplo, importava na famlia como a autoridade do pai ou dos pais controlava os comportamentos dos filhos. O assunto importante era como o indivduo obedecia. Nesses ltimos anos, a sociedade mudou e os indivduos tambm; eles so cada vez mais diversos, diferentes e independentes. H cada vez mais categorias de pessoas que no esto submetidas disciplina, de tal forma que somos obrigados a pensar o desenvolvimento de uma sociedade sem disciplina. (FOUCAULT, [1978] 2003, p.268)

Conforme indicamos, um aspecto importante na discusso do lugar do pai, hoje, diz respeito mudana nas relaes de poder na organizao social. A desterritorializao dos meios de confinamento disciplinares fez com que os mecanismos de comando estivessem cada vez mais imanentes ao campo social, estendendose totalidade das relaes. Nessa medida, a lgica que funcionava dentro das paredes institucionais tende a se espalhar por todo o terreno social. Na modernidade, os territrios institucionais eram bem definidos e formavam os indivduos. As instituies tinham suas funes e regras de subjetivao delimitadas e havia uma clara distino entre interior e exterior institucional. Contudo, na atualidade, o processo de produo da subjetividade parece no ser mais definido do mesmo modo: h uma progressiva indeterminao entre interior e exterior institucional, podendo-se afirmar que as instituies esto em crise (HARDT & NEGRI, 2001, p.215-6). A diluio dos limites institucionais aponta para a transformao no modo de circulao do poder. nesse contexto que Hardt e Negri indicam uma nova forma de supremacia operante hoje, denominada pelos autores de Imprio. Este se caracteriza pela ausncia de fronteiras territoriais, no se limitando a nenhuma
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

226

Maria Regina dos Santos Prata

regio especfica, e seu poder de comando funciona em todos os registros da ordem social. A operao de comando do Imprio consiste em trs momentos: o inclusivo, o diferencial e o gerencial. O primeiro momento assemelha-se a uma aceitao universal das diferenas, quando todos so aparentemente bem-vindos e acolhidos. Colocar de lado diferenas inadministrveis que podem originar conflitos significa, em realidade, tirar o potencial das diversas subjetividades constituintes: o imprio no refora suas fronteiras para afastar os outros; de preferncia, puxa-os para dentro de sua ordem pacfica, como um poderoso vrtice (HARDT & NEGRI, 2001, p.218). O momento diferencial do controle imperial compreende a afirmao das diferenas aceitas. As diferenas so culturais e contingentes, em vez de essenciais ou biolgicas e, assim, pode-se tentar controlar e absorver os conflitos. A inteno que as diferenas funcionem como fora de pacfica identificao regional (idem, p.218-9). A administrao e hierarquizao das diferenas sucedem o momento diferencial do Imprio, estabelecendo uma economia gerencial de comando. Esta no busca fixar as identidades, mas prosperar nos circuitos de mistura. A contingncia, a mobilidade e a flexibilidade so aqui o verdadeiro poder do Imprio. As diferenas no precisam, em princpio, ser atenuadas ou negadas, mas afirmadas e, mesmo, festejadas, para serem ordenadas no aparelho de comando imperial. Podem, assim, ser neutralizadas (HARDT & NEGRI, 2001). A desterritorializao traz tambm implicaes na forma de exercer o cuidado com o indivduo. Se, na modernidade, cabia s instituies a fixao dos indivduos e os cuidados com a educao, com a sade e com o trabalho, pode-se dizer que hoje a ausncia de funes especficas a cada instituio est articulada imanncia dos mecanismos de comando ao campo social e totalidade das relaes sociais. Assim, no cabe somente famlia a socializao primria do filho esta tambm demandada escola. Por sua vez, a tarefa formativa no se restringe escola, pois o indivduo deve entrar no circuito da formao permanente.
A famlia, a escola, o exrcito, a fbrica no so mais espaos analgicos distintos que convergem para um proprietrio, Estado ou potncia privada, mas so agora figuras cifradas, deformveis e transformveis, de uma mesma empresa que s tem gerentes (...). O controle de curto prazo e de rotao rpida, mas tambm contnuo e ilimitado, ao passo que a disciplina era de longa durao, infinita e descontnua. O homem no mais o homem confinado, mas o homem endividado. (DELEUZE, 1992, p.224)

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

227

No circuito da moratria ilimitada, o indivduo est em permanente dvida consigo mesmo e com a sociedade. A desterritorializao acaba por deix-lo merc de seus recursos e da absoro imperial. A condio da incluso est associada entrada no circuito do controle de si mesmo e no gerenciamento de seus riscos. Ora, se o indivduo que tem que saber a medida, de que lhe serviria uma lei de interdio exterior? Segundo Tort (2005, p.217), a lgica da mudana no lugar do pai nos pases ocidentais repercute as complexas evolues dos jogos polticos dos estados democrticos aps a Segunda Guerra Mundial. A partir da segunda metade do sculo XX, algumas caractersticas polticas podem ser evidenciadas, tais como: o recuo da perspectiva revolucionria; a predominncia conflitual da problemtica dos direitos humanos (correlativos ao empreendimento do capitalismo liberal); o fim da hierarquia tradicional das lutas polticas que fazem predominar o jogo do domnio prvio do poder econmico e seu correlato, a disseminao dos conflitos e das formas de luta; a emergncia e o considervel desenvolvimento poltico do registro das relaes de sexo e seus conflitos especficos. Para o autor, no suficiente examinar a soluo paterna como uma construo terica formulada pela psicanlise freudiana e desenvolvida por Lacan. No se trata apenas de analisar o dispositivo fantasmtico inconsciente da soluo paterna, mas de examinar como ele pode ser colocado em questo na prpria evoluo das relaes de autoridade no interior da famlia, na crtica instituio familiar, nas controvrsias sobre os novos direitos das mulheres concernentes procriao e nas polmicas sobre as normas sexuais no quadro das estruturas de filiao (TORT, 2005). A transformao do lugar do pai na atualidade pode, portanto, ser realada. Se ela deve ser relacionada a uma rede de complexas mudanas poltico-sociais, no pode ser reduzida questo do declnio de uma funo de interdio que talvez no caiba mais nas relaes parentais do Ocidente.

Processos subjetivos e relaes de poder nos modos de sofrer e de resistir

Ao discutir a questo das prticas regulatrias e normativas na produo do sexo, Judith Butler (1993) indica que o paradoxo da subjetivao reside justamente no fato de que o sujeito que resiste s normas , ele prprio, possibilitado ou produzido por essas mesmas normas. Toda fora regulatria e normativa se manifesta como uma espcie de poder produtivo, o poder de produzir os corpos que a fora controla. O processo pelo qual as prticas regulatrias se materializam no corpo produz a reiterao, a renovao forada das prprias normas.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

228

Maria Regina dos Santos Prata

No entanto, ao invs de colocar o poder como origem da atividade, como se tivesse deslocado o sujeito, a autora aponta que existe apenas uma atuao sempre renovada, que a do poder em sua persistncia e instabilidade. E essa instabilidade que marca um domnio no qual a fora da lei regulatria pode se voltar contra si mesma, gerando rearticulaes que colocam em questo a fora hegemnica daquela mesma lei (BUTLER, 1993). Talvez se possa considerar que os processos de subjetivao na clnica psicanaltica apontam justamente para essas rearticulaes que colocam em questo a fora hegemnica da lei regulatria. Assim, quando a disciplina buscava regular os corpos, o sofrimento subjetivo remetia s impossibilidades de uma obedincia absoluta s normas e ao conflito interno gerado pelas interdies sexuais. No caso da histeria de converso, por exemplo, pode-se afirmar seu poder de contestao encarnado no corpo como uma recusa docilizao disciplinar, ainda que custa de uma dor interna. No caso da neurose obsessiva, em que a produo sintomtica se liga a uma severidade moral cujas regras devem ser seguidas compulsivamente risca, acaba-se por demonstrar tambm como a adequao exagerada prescrio de normas est associada ao endurecimento interno, que, como Freud apontava, pode no ser desejvel.
Na investigao e na terapia das neuroses chegamos a fazer duas reprovaes ao superego do indivduo: com a severidade de seus mandamentos e proibies, ele se preocupa muito pouco com a felicidade deste, pois no leva em conta as resistncias a sua obedincia, a saber, a intensidade das pulses do id e as dificuldades do mundo externo objetivo. Por isso, na tarefa teraputica nos vemos necessitados frequentemente a combater o superego e rebaixar suas exigncias. Objees semelhantes podemos dirigir s exigncias ticas do superego cultural. Tambm no se preocupa dos fatos da constituio mental dos seres humanos, proclama um mandamento e no se pergunta se poder obedec-lo. Pelo contrrio, presume que ao ego do ser humano possvel tudo que lhe ordena, pois teria um governo irrestrito sobre o id. Isso um erro, e nem sequer nos homens chamados normais o governo do id pode ser levado mais adiante de certos limites. Caso se exija mais, produz-se no indivduo rebelio ou neurose, ou o torna infeliz. (FREUD, [1930] 1982, p.138)

O sofrimento pode, assim, tambm ser entendido como um veculo de problematizao e mesmo de resistncia contra a hegemonia e a aderncia s leis regulatrias. A resistncia nesse caso no est sendo entendida como obstculo ao tratamento psicanaltico, mas como potncia de mudana subjetiva. Seria tal como um processo de singularizao frente ao projeto social de hegemonia

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

229

identitria, que mesmo recorrendo produo sintomtica, tambm por meio dela que a enunciao do sujeito pode se fazer diferentemente.3 Aqui, o poder pode ser evidenciado como produtor dos corpos que busca controlar (BUTLER, 1993) e tambm como agenciador da luta interna contra o assujeitamento da identidade. Nesta perspectiva, para Negri (2002, p.45), foi Michel Foucault quem deu passos substanciais frente de um conceito de poder que, em relao ao sujeito, apresenta dimenses construtivas e aberturas absolutas. O homem aparece assim como um conjunto de resistncias que engendram uma capacidade de liberao:
De fato, ele [Foucault] nos mostra que o sujeito antes de tudo potncia, produo. Certo, o sujeito pode ser reduzido a um puro fantasma, resduo da totalidade dos sistemas de represso: ainda assim ele produtivo, mesmo neste horizonte redutor e dentro destes mecanismos! Isto porque, face a este limite, o sujeito retorna a si mesmo e ali redescobre o princpio vital. (NEGRI, 2002, p.46)

Portanto, por um lado, pode-se colocar que o sofrimento e as formas de subjetivao associadas ao primeiro remetem aos processos de singularizao que fazem frente ao assujeitamento da identidade. Por outro lado, na medida em que o sofrimento est interligado a uma experincia de dor e muitas vezes de aprisionamento sintomtico, aquele vem tambm lembrar que o lugar da clnica da psicanlise o de acolhimento das possibilidades de o sujeito se apresentar, enfrentando, junto a este, o projeto social da hegemonia identitria. Os dois lados sinalizam a potncia produtiva da subjetividade que Negri parece apontar. Para Ehrenberg (1998), Freud fez da neurose uma referncia para enunciar os dilemas do homem moderno. Se, na cultura da interdio e da obedincia, a inibio era normativamente visada, pois permitia moderar as ambies da massa, na cultura da performance e da ao individual, o indivduo colocado diante da necessidade de agir a qualquer custo e de se apoiar em sua fora interna: ele est mais no circuito da iniciativa do que da obedincia; sua questo seria menos o que permitido fazer e mais o que possvel fazer. Assim, pode-se dizer que a depresso ganha espao quando o modelo disciplinar de gesto das condutas que gerencia as regras de autoridade e a conformi3 O processo de singularizao pode ser aproximado ainda ao que Foucault descreve como formas de subjetivao (FOUCAULT, [1983] 2004, 1990b). Segundo ele, a subjetivao est ligada produo de modos de existncia, inveno de novas possibilidades de vida. Para que esses acontecimentos se efetuem, o indivduo deve exercer modos de ao sobre si mesmo, por meio das tcnicas de si. Estas so procedimentos que existem em toda civilizao, pressupostos ou prescritos aos indivduos para fixar sua identidade, mant-la ou transform-la em funo de determinados fins, graas a relaes de domnio de si sobre si ou de conhecimento de si por si (FOUCAULT, 1997, p.109).

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

230

Maria Regina dos Santos Prata

dade s interdies cede diante das normas que incitam iniciativa individual e imposio de autenticidade. Como consequncia, se no h uma instncia protetora, os riscos e a responsabilidade pela vida recaem sobre cada um. Com efeito, o que muitas vezes ocorre um sentimento de impotncia frente exigncia de autonomia: se na imploso depressiva o vazio da insuficincia est sendo denunciado, sua outra face est ligada exploso aditiva e ao vazio da compulso (EHRENBERG, 1998). Nessa perspectiva, os ganhos com a liberdade se apresentam em detrimento de outras demandas: uma grande parte das pessoas, longe de se sentirem liberadas, foram, ao contrrio, submetidas a novas formas de dependncia e obrigadas a se confrontar com a solido acrescida das exigncias de autorrealizao e de autonomia (BOLTANSKI & CHIAPELLO, 1999). Diante do confronto com a solido, o sujeito pode produzir pactos servis, seja com o estabelecimento de relaes de submisso com o outro, seja pelos laos produzidos em instncias religiosas, seja consumindo drogas de alvio para o sofrimento, ou mesmo consumindo bens materiais. A prevalncia do consumo pode ser vislumbrada na prpria mudana na circulao do poder. O capitalismo do sculo XIX era de concentrao para a produo e erigia a fbrica como meio de confinamento, sendo o capitalista o proprietrio dos meios de produo; atualmente, o capitalismo no dirigido para a produo, mas para a superproduo.
No compra mais matria-prima e j no vende os produtos acabados: compra produtos acabados, ou monta peas destacadas. O que ele quer vender so servios, e o que quer comprar so aes. J no um capitalismo dirigido para a produo, mas para o produto, isto , para a venda ou para o mercado. Por isso ele essencialmente dispersivo, a fbrica cedeu lugar para a empresa. (DELEUZE, 1992, p.223-4)

O problema que se coloca no capitalismo voltado para a superproduo o do consumo dos bens produzidos em excesso. A questo agora seria o risco de consumir excessivamente sem se consumir ou adoecer. A mola da adio colocada em movimento para o indivduo consumir, mas ele que precisa controlar os riscos da gula. Por fim, importante dizer que quando a proteo da figura do pai tradicional est em jogo, ou mesmo quando se fala da falncia das instituies, coloca-se em pauta a questo do desamparo psquico. Esse sentimento pode ser relacionado, segundo Freud, necessidade de proteo do pai. Assim, ao comentar a origem da atitude religiosa, o autor diz: No poderia indicar na infncia uma necessidade de fora equivalente de receber a proteo do pai (FREUD, 1930, p.73).

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

Os processos subjetivos e os jogos de verdade da psicanlise frente transformao do lugar do pai

231

Contudo, no se trata de dizer que o desamparo inerente ao homem, mas que a questo do desamparo esteve presente nos processos subjetivos da clnica psicanaltica da modernidade e que parece se incrementar com o projeto da ps-modernidade. Enunciar que o desamparo um conceito importante para a teoria e a clnica psicanaltica no significa lig-lo a uma natureza, mas sim afirmar que a forma como ele se apresenta hoje d indcios das mudanas nos processos de subjetivao de nossos dias. Nessa medida, a transformao do lugar do pai tambm poderia estar ligada ao lugar que o desamparo psquico ocupa nas formas de sofrimento da atualidade. No entanto, diferente dizer que a crena em um pai protetor acabou por incrementar o desamparo, ou que a crena no projeto da modernidade de dominao do mundo acabou por produzir o desamparo hoje uma vez que este projeto seria impossvel de ser realizado e dizer que o declnio do lugar do pai que aumenta no somente o desamparo, como tambm os males sociais contemporneos. A associao imediata das mudanas da paternidade ao desamparo psquico parece, por vezes, desconsiderar que o prprio lugar da funo paterna tambm est relacionado amplitude das metamorfoses poltico-sociais, e que este lugar tambm pode ser experienciado de outro modo. Assim, acreditar que a figura tradicional do pai poderia assegurar a proteo da civilizao e do sujeito talvez tenha sido uma das condies do projeto disciplinar da modernidade cujas impossibilidades e consequncias se apresentam hoje. E se na sociedade disciplinar, a lei da funo paterna estava interligada produo de corpos dceis, cujas figuras clnicas se evidenciavam na histeria e na neurose obsessiva, talvez se possa supor que a figura patriarcal da modernidade que sustentava a triangulao edpica tambm era uma produo histrica ligada s formas tradicionais de dominao masculina. No entanto, como diz Michel Tort (2005), o fim desse pai o fim de um mundo, mas no o fim do mundo. Trata-se, portanto, de inventar outros modos de paternidade, de familiaridade e de filiao, sem remeter esse deslocamento nostalgia de uma posio ocupada anteriormente que deveria ser reivindicada.
Recebido em 24/8/2009. Aprovado em 23/5/2010.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

232

Maria Regina dos Santos Prata

Referncias
BECK, U. (1998) La sociedad del riesgo. Buenos Aires: Paids. BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, . (1999) Le nouvel esprit du capitalisme, Paris: Gallimard. BUTLER, J. (1993) Bodies that matter: on the discursive limits of sex. New York: Routledge. DELEUZE, G. (1992) Conversaes. So Paulo: Ed. 34. EHRENBERG, A. (1998) La fatigue dtre soi. Paris: Odile Jacob. FOUCAULT, M. (1977) Vigiar e punir. Petrpolis: Vozes. . (1990a) Histria da sexualidade 1. A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal. . (1990b) Histria da sexualidade 2. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal. . (1999a ) Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes. . (1999b) A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Nau. . (2003) Ditos & Escritos IV. Estratgia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria. . (1978) A sociedade disciplinar em crise, in Ditos & Escritos IV. Estratgia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. . (2003) Ditos & Escritos V. tica, sexualidade, poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria. . (1983) O uso dos prazeres e as tcnicas de si, in Ditos & Escritos V. tica, sexualidade, poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. . (1984) A tica do cuidado de si como prtica de liberdade, in Ditos & Escritos V. tica, sexualidade, poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. FREUD, S. (1982) Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (1924) El sepultamiento del complejo de Edipo, v. XIX, p.177-188. (1930) El malestar en la cultura, v. XXI, p.57-140. GIDDENS, A. (2002) Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. HARDT, M.; NEGRI, A. (2001) Imprio. So Paulo: Record. LACAN, J. (2005) Le symbolique, limaginaire et le rel (1953), in Des noms-du-pre. Paris: Seuil. . (1955-6/1985) O seminrio Livro 3: As psicoses. Rio de Janeiro, Jorge Zahar,. . (2005) Des Noms-Du-Pre (1963). Paris: ditions du Seuil. NEGRI, A. (2002) O poder constituinte ensaio sobre as alternativas da modernidade, Rio de Janeiro: DP&A. ROUDINESCO, E.; PLON, M. (1998) Dicionrio de psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. TORT, M.(2005) Fin du dogme paternel. Paris: Aubier Psyc.

Maria Regina dos Santos Prata mrprata@uol.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 217-232

You might also like