You are on page 1of 2

02/07/13

Enunciado de questo sobre Direito Tributrio - Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil/2005 - #358 - Princpios Tributrios
nando_royce@hotmail.com Sair

Enunciados de questes e informaes de concursos


6 Enunciado da questo escolhida:
Questo 47
Matria: Direito Tributrio Assunto: Princpios Tributrios Comentrio do Professor Cyonil Borges

A resposta letra "C". O enunciado requer sinalizar para a espcie tributria que no refoge aplicao do princpio da anterioridade tributria anual, que, nos termos da CF, remete-nos necessidade de a lei instituidora da exao ser editada no ano anterior sua efetiva cobrana. Os impostos regulatrios so, certamente, excees. So eles: IOF, IPI, II e IE. Com essa informao, podemos excluir as alternativas "A", "B" e "E". Portanto, ficamos entre as alternativas "C" e "D". O constituinte originrio optou por dividir o emprstimo compulsrio em dois pressupostos: para atender calamidade pblica e para atender a investimento pblico urgente e relevante. Por incrvel que possa parecer, em apenas um caso, h exceo ao princpio da anterioridade. Isso mesmo. S para atender situaes de calamidade. Chegamos, assim, alternativa "C".

Fechar
ESAF - Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil/Tecnologia da Informao/2005 A Constituio da Repblica veda a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Trata-se do princpio da anterioridade tributria, que, contudo, encontra na prpria Constituio algumas excees. Assinale, a seguir, a modalidade tributria em que s pode ser exigido o tributo no exerccio seguinte ao de sua instituio ou majorao:

a) Imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios. b) Imposto sobre produtos industrializados. c) Emprstimo compulsrio para atender a investimento pblico urgente e relevante. d) Emprstimo compulsrio por motivo de guerra externa ou de calamidade pblica. e) Imposto sobre exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.

Resolver Questo

5 Outras questes da mesma prova:


Questes comentadas Questes sem comentrio

SRFB / AFRFB / 2005 / Tecnologia da Informao (ver concurso)


Conhecimentos Especficos

1 58

2 59

3 60

10

11

12

13

14

15

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

Ver outras provas

4 Realizados em: 2005 (alterar) 3 Para o cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (alterar) 2 Do rgo: SRFB (alterar)
www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/358?orgao=srfb&cargo=auditor-fiscal-da-receita-federal-do-brasil&ano=2005 1/2

02/07/13

Enunciado de questo sobre Direito Tributrio - Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil/2005 - #358 - Princpios Tributrios

1 Pesquisando: Enunciados de questes por concurso (alterar)

Parceiros
Quem Somos Termos de Uso Poltica de Privacidade Como Funciona? FAQ Preos

Fale com a gente!

www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/358?orgao=srfb&cargo=auditor-fiscal-da-receita-federal-do-brasil&ano=2005

2/2

You might also like