You are on page 1of 13

MUNICPIO DE MARIC

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

LEI N 2.448, de 26 de junho de 2013.

Institui o Programa Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric.

O POVO DO MUNICPIO DE MARIC, por seus representantes na Cmara Municipal, aprovou e o Prefeito Municipal, em seu nome, sanciona a seguinte Lei:

Captulo I DISPOSIES GERAIS Art. 1 Fica Institudo o Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social do Municpio de Maric, como forma de combater as desigualdades sociais, fomentar o desenvolvimento econmico e social das comunidades e estabelecer meios de atingimento a erradicao da pobreza e a gerao de emprego e renda para as camadas mais carentes do municpio, atravs das seguintes aes: I estabelecer procedimentos para implantao, controle, acompanhamento, monitoramento e avaliao da Poltica Pblica de Fomento Economia Solidria; II estabelecer parcerias com entidades pblicas ou privadas para a operacionalizao do Banco Comunitrio Popular de Maric; III empreender os meios necessrios para a utilizao da Moeda Social Mombuca, a ser operacionalizada pelo Banco Comunitrio Popular de Maric, como instrumento de efetivao das polticas estatudas no programa institudo por esta lei; IV criar Centros Pblicos de Economia Solidria, Incubadoras Pblicas de Empreendimentos Solidrios, Centros de Comercializao Justa e Solidria e Mercados Pblicos de Empreendimentos Econmicos Solidrios, feiras, festivais, lojas solidrias e outros instrumentos de comrcio justo, na forma a ser regulamentada em Decreto do Poder Executivo Municipal; V instituir Comits Gestores, respectivamente, do Banco Comunitrio Popular de Maric, do Centro Pblico de Economia Solidria, da Incubadora Pblica de Empreendimentos Solidrios e dos Centros de Comercializao Justa e Solidria. 1 Para a implantao e operacionalizao das Unidades operacionais do Banco Comunitrio

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Popular de Maric, previstas no inciso II deste artigo, o Poder Pblico poder celebrar convnios com organizaes da sociedade civil, certificada por entidade membro Rede Brasileira de Bancos Comunitrios, garantindo-lhes o aporte financeiro e estrutural para o seu funcionamento. 2 Para a implementao desta Poltica Pblica e a implantao das Unidades Administrativas, previstas no inciso IV, o Poder Pblico poder contar com a cooperao e apoio formal de Universidades e de demais entidades de ensino, bem como de outras instituies governamentais ou no governamentais. 3 Os Comits previstos no inciso V sero integrados por representantes dos beneficirios do Programa Municipal de Fomento Economia Solidria, por gestores pblicos e por entidades da sociedade civil organizada para o apoio Economia Solidria, com as funes de planejamento, monitoramento e avaliao das aes desenvolvidas. 4 prioridade da Economia Solidria a formao de redes de colaborao, que integrem grupos de consumidores, produtores e prestadores de servios para as prticas de finanas solidrias, consumo tico, produo sustentvel e do comrcio justo e solidrio.

Captulo II DO CONSELHO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDRIA, COMBATE POBREZA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL DE MARIC Seo I Da Constituio, Objetivos e Competncias Art. 2 Fica criado o Conselho Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric ECOSOL-CPDES, rgo consultivo e deliberativo, vinculado Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Art. 3 So atribuies do ECOSOL-CPDES: I formular diretrizes e propor aes que contribuam para a efetiva integrao cultural, econmica, social e poltica dos segmentos envolvidos; II definir os critrios para a seleo dos programas e projetos financiados com recursos do Fundo Municipal criado por esta Lei; III analisar e encaminhar projetos selecionados, alm de acompanha-los e fiscaliz-los em sua execuo; IV definir meios para facilitar o acesso s Polticas definidas nesta Lei; V propor, avaliar e acompanhar a realizao de cursos de aperfeioamento, capacitao e atualizao nas reas afins s polticas estatudas nesta Lei; VI desenvolver mecanismos e formas de facilitar o acesso dos beneficirios das Polticas

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

definidas nesta Lei a recursos pblicos; VII colaborar na defesa dos direitos humanos, na eliminao das discriminaes e quaisquer formas de violncia, como prticas das pessoas atuantes na Economia Solidria; VIII propor mecanismos de incentivos fiscais para os empreendimentos de Economia Solidria; IX convocar a Conferncia Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social; X colaborar na elaborao de projetos, programas e servios da Administrao Pblica, buscando a integrao das polticas pblicas municipais de fomento Economia Solidria, de Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social; XI acompanhar e avaliar a gesto financeira, os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos que fazem parte das Polticas tratadas nesta Lei e os financiados pelo Fundo Municipal ora criado; XII criar comisses especializadas ou grupos de trabalho para desenvolver estudos, projetos, debates e pesquisas relativas aos interesses das polticas estabelecidas nesta Lei; XIII manter canais de comunicao, em relao aos temas que lhe so afetos, com outros rgos do Poder Pblico; XIV encaminhar propostas e sugestes da sociedade civil ou de fruns temticos setoriais; XV organizar plenrias e audincias pblicas, quando necessrio, para a discusso de diretrizes e projetos relacionados s polticas mencionadas nesta Lei; XVI propiciar e garantir a articulao efetiva do Conselho com associaes e demais entidades de mbito municipal, estadual e federal, buscando o fortalecimento da participao social; XVII elaborar seu regimento interno; XVIII opinar sobre as questes pertinentes s polticas pblicas e recursos destinados s polticas tratadas nesta Lei durante a elaborao do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrias e da Lei Oramentria Anual.

Seo II Da Composio Art. 4 O Conselho Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social ser constitudo de nove conselheiros, sendo cinco representantes do Poder Pblico e quatro representantes da sociedade civil, sendo: I Poder Pblico:

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

a) o Secretrio Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; b) o Secretrio Municipal de Trabalho e Emprego Renda, ou servidor por ele designado; c) o Secretrio Municipal de Fazenda ou servidor por ele designado, desde que envolvido com assuntos relacionados ao desenvolvimento da Poltica Municipal de Fomento Economia Solidria e ao Combate Pobreza; d) o Secretrio Municipal de Assistncia Social, Cidadania e Participao Popular ou servidor por ele designado; e) o Secretrio Municipal de Desenvolvimento Econmico, Indstria, Comrcio e Petrleo ou servidor por ele designado. II Sociedade Civil: a) um representante da Associao Comercial, Industrial e Agropastorial de Maric; b) um representante do Clube de Dirigentes Lojistas de Maric CDL; c) um representante da Associao Mdica de Maric AMM; d) um representante da Federao das Associaes de Moradores de Maric FAMMAR. 1 Para cada representante titular dever tambm ser indicado um suplente, que o substituir em seus impedimentos e o suceder no caso de vacncia. 2 O mandato dos conselheiros ser de dois anos. 3 O presidente do Conselho ser o Secretrio Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que participar das votaes apenas para o desempate. Art. 5 A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania propiciar ao Conselho as condies necessrias ao seu funcionamento, inclusive disponibilizando o local e a infraestrutura para a realizao das reunies.

Captulo III DO PROGRAMA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDRIA, COMBATE POBREZA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL DE MARIC Seo I Denominao e objetivos Art. 6 O Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric objetiva apoiar iniciativas coletivas de gerao de trabalho e renda que se organizam com base na autogesto, cooperao e solidariedade com os seguintes objetivos:

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

I proporcionar a assessoria aos empreendimentos econmicos solidrios desde o processo inicial de formao, e depois de estruturados, com formao continuada nas reas conceitual, tcnica e de gesto; II apoiar a constituio e contribuir para o fortalecimento de redes solidrias de produo, comercializao e consumo; III apoiar iniciativas que promovam a comercializao dos empreendimentos econmicos solidrios; IV promover acesso a polticas de investimento social. V criar, fomentar e apoiar instrumentos de finanas solidrias, bancos comunitrios, moedas sociais, fundos solidrios e cooperativas de crdito, promovendo o acesso a servios financeiros e bancrios a populao de Maric, com base na Economia Solidria.

Seo II Estrutura Organizacional Art. 7 O Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric constituiu-se como uma ao intersetorial da Prefeitura Municipal de Maric com a participao das diversas polticas setoriais. Art. 8 O Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric estar vinculado estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e ser coordenado por esta secretaria. Art. 9 Para a execuo do Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric ser designada equipe prpria multidisciplinar composta por servidores municipais vinculados s Secretarias participantes do referido Programa.

Seo III Projetos Art. 10. O Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric ser operacionalizado por meio de aes que oportunizem: I Projeto de Assessoria aos Empreendimentos Econmicos Solidrios, que assessora, desde o processo de formao dos grupos de gerao de trabalho e renda e aps a sua organizao, propiciando conforme a necessidade, capacitao nas reas conceitual, tcnica e de gesto;

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

II Projeto de Investimento Solidrio, que objetiva o acesso a materiais de consumo para o processo de produo das iniciativas coletivas ou individuais de gerao de trabalho e renda, que estejam articuladas a rede local de economia solidria, atravs do Banco Comunitrio Popular de Maric; III Projeto Rede Solidria que visa apoiar e fortalecer a organizao de rede solidria de produo, comercializao e consumo, baseado no conceito de Economia Solidria e nos princpios das Finanas Solidrias e da Moeda Social Local Circulante. IV Projeto Oficinas Solidrias, que tem o intuito de propiciar informaes sobre a Economia Solidria, da perspectiva do trabalho coletivo, autogestionrio, cooperativo e solidrio; V Projeto de Educao para as Finanas Solidrias, consumo tico, produo sustentvel e comrcio justo e solidrio, que tem por objetivo sensibilizar e capacitar diferentes segmentos sobre Economia Solidria. Pargrafo nico. Havendo outras necessidades posteriores, faculta-se ao Programa Municipal de Economia Solidria a formatao de outros projetos que visem o atendimento a suas finalidades, respeitado a disponibilidade oramentria e mediante aprovao do ECOSOLCPDES.

Captulo IV DA POLTICA PBLICA MUNICIPAL DE FOMENTO ECONOMIA SOLIDRIA Seo I Princpios Art. 11. A Poltica Pblica Municipal de Economia Solidria regida pelos seguintes princpios: I articulao e integrao com enfoque no carter intersetorial e multidisciplinar, o que permite atuar de forma integralizada com o pblico a ser atendido; II participao e controle social; III descentralizao e territorializao das aes; IV desenvolvimento local e sustentvel; V autogesto, cooperao e solidariedade como foco das aes.

Seo II Objetivos

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Art. 12. A Poltica Pblica Municipal de Economia Solidria possui os seguintes objetivos: I propiciar acesso gerao de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidria; II contribuir para a melhoria da elevao da qualidade de vida pela criao de fontes de renda; III incentivar a constituio de cadeias produtivas na Economia Solidria; IV apoiar os empreendimentos econmicos solidrios nos aspectos relacionados ao comrcio justo e solidrio; V propiciar o acesso as aes de Economia Solidria, por meio de estruturas fsicas descentralizadas e territorializadas; VI apoiar o cooperativismo popular e solidrio; VII promover a intersetorialidade e multidisciplinaridade das aes do Poder Pblico Municipal; VIII apoiar instrumentos de Finanas Solidrias, bancos comunitrios, moedas sociais, fundos solidrios e cooperativas de crdito, promovendo o acesso a servios financeiros e bancrios com base na Economia Solidria.

Seo III Do Centro Pblico de Economia Solidria Art. 13. O Centro Pblico de Economia Solidria constitui-se como espao pblico de referncia da Economia Solidria no municpio para o desenvolvimento de aes pertinentes a rea, para difuso da Economia Solidria e sede do Programa Municipal de Economia Solidria. Art. 14. O Centro Pblico de Economia Solidria tem por objetivos: I abrigar aes da Poltica Pblica de Economia Solidria; II contribuir com o processo de comercializao dos empreendimentos econmicos solidrios; III Possibilitar a articulao dos diferentes sujeitos na construo e fortalecimento das aes de Economia Solidria; IV Promover formao continuada e capacitaes nas reas tcnica, de gesto, entre outras, conforme a necessidade dos empreendimentos econmicos solidrios.

Captulo V

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DA POLTICA PBLICA MUNICIPAL DE COMBATE POBREZA Art. 15. A Poltica Pblica Municipal de Combate Pobreza tem a finalidade de reduzir os ndices de pobreza da populao rural e urbana no Municpio de Maric, por meio da garantia ao direito humano alimentao, o acesso educao, ao lazer, a sade e iniciativas de gerao de trabalho e renda. Pargrafo nico. Para fins deste Captulo, conceitua-se pobreza como toda e qualquer situao pessoal, familiar ou comunitria de vulnerabilidade social, ocasionada por situao econmica, ambiental ou sanitria, por falta de acesso s polticas pblicas, pelo isolamento, por excluso geogrfica ou social, pela existncia de necessidades alimentares ou no alimentares urgentes e imprescindveis, a manuteno ou recuperao da dignidade humana. Art. 16. So diretrizes da Poltica Pblica Municipal de Combate Pobreza: I integrar e envolver os rgos do Municpio de Maric que atuam no combate pobreza, com o objetivo de desenvolver aes para a sua erradicao; II formular alternativas baseadas em territrios e focadas na perspectiva de desenvolvimento local, orientada pela poltica geral de desenvolvimento promovida pelo Municpio; III empreender aes articuladas com a Unio e o Estado, com o objetivo de potencializar a utilizao dos recursos disponveis; IV implementar critrios sociais e regionais, quantitativos e qualitativos, para o combate pobreza. V fomentar a participao da sociedade, de organizaes no governamentais e dos prprios beneficirios dos programas e das aes, na formulao, no monitoramento, na fiscalizao e na gesto das polticas pblicas, atravs da participao no ECOSO-CPDES. Art. 17. So objetivos especficos da Poltica Pblica Municipal de Combate Pobreza: I implementar o Programa Social Bolsa Mombuca, a ser paga atravs de Banco Comunitrio Popular de Maric, voltado para a instaurao de mecanismos de emancipao social e econmica para as populaes em estado de vulnerabilidade social daquelas regies e territrios nos quais o Municpio venha desenvolvendo ou no iniciativas de desenvolvimento local de segurana alimentar e nutricional; II articular de forma coerente e eficiente as aes e polticas especficas das Secretarias e rgos do Municpio, de forma a potencializar o seu impacto e qualificar os resultados; III fomentar iniciativas de economia popular solidria, de gerao de trabalho e renda, de empreendedorismo, de complementao da renda familiar e de alternativas para ampliao da produtividade na produo de alimentos e na obteno de residncias;

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

IV potencializar a captao de recursos da Unio e do Estado, da iniciativa privada e de organizaes multilaterais, para financiar aes estruturais de combate pobreza; V construir aes voltadas parcela da populao sem acesso as polticas de combate pobreza dos governos federal e estadual; VI criar instrumentos especficos para combater a pobreza extrema e resgatar a dignidade das pessoas em estado de vulnerabilidade; VII combater o trabalho escravo e bem como o trabalho forado e promover medidas com vista a sua erradicao; VIII criar, em parceria com instituies universitrias e de pesquisa, um Observatrio de Polticas Sociais, para sistematizar as informaes acerca da pobreza, realizar estudos, gerar estatsticas, anlises e construir indicadores e informaes para orientar e subsidiar a aplicao dos recursos destinados a subsidiar as polticas de desenvolvimento e de combate pobreza. Art. 18. O Programa Social Bolsa Mombuca ser implementado atravs de regulamento expedido por decreto do Poder Executivo Municipal.

Captulo VI DA POLTICA PBLICA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL Art. 19. A Poltica Pblica Municipal de Desenvolvimento Econmico e Social ser desenvolvida atravs de programas e aes que visem a melhoria da qualidade de vida, econmica e social, da poluo do municpio e ser desenvolvida, dentre outros, atravs do Programa Municipal de Microcrdito. Pargrafo nico. O Programa Municipal de Microcrdito tem por finalidade financiar e investir em microempreendimentos, cooperativas ou formas associativas de produo ou de trabalho, em micro e pequenas empresas, como alternativa de crdito popular para gerao de emprego e renda. Art. 20. Entre os objetivos do Programa Municipal de Microcrdito, temos: I a prestao de assistncia financeira aos projetos de capacitao profissional e ao treinamento tcnico gerencial dos empreendedores; II a concesso de emprstimos a microempreendedores urbanos e rurais, inclusive aos do setor informal, tendo em vista elevar a produtividade dos empreendimentos apoiados, atravs de incentivo ao investimento fixo associado capacidade tcnico-gerencial do empreendedor, de forma a minimizar o risco do negcio, possibilitar seu crescimento e estimular a formalizao das micro e pequenas empresas;

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

III a concesso de emprstimos a cooperativas ou formas associativas de produo ou de trabalho; IV a concesso de emprstimos a micro e pequenas empresas; V prestao de assistncia financeira a projetos de modernizao e reorganizao de micro e pequenas empresas.

Captulo VII DA ORIGEM E DESTINAO DOS RECURSOS Art. 21. As atividades de fomento, de formao continuada dos empreendimentos econmicos solidrios e de combate pobreza tero recursos procedentes do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social, doravante denominado FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC e de outras dotaes oramentrias estabelecidas. Art. 22. Os empreendimentos econmicos solidrios participantes do Programa de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social de Maric podero acessar ao crdito solidrio atravs das unidades do Banco Comunitrio Popular de Maric, institudas por intermdio de convnio a ser estabelecido pelo Executivo Municipal com instituies sociais habilitadas. Art. 23. O Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC ter a finalidade de captar recursos pblicos ou privados, mediante convnios, parcerias, dotaes oramentrias, transferncias, aplicao dos recursos, com o objetivo de executar as Polticas tratadas nesta Lei. Pargrafo nico. Para atingir os objetivos estatudos neste artigo, sero apoiadas aes que visem o fomento, a capacitao e qualificao profissional para a gerao de trabalho e renda de acordo com os princpios estatudos nesta lei, prioritariamente atravs de Empreendimentos e Organizaes da Sociedade Civil Organizada.

Captulo VIII DO FUNDO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDRIA, COMBATE POBREZA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL Seo I Dos Objetivos Art. 24. Fica criado o Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MARIC destinado a propiciar suporte financeiro consecuo dos objetivos tratados nesta lei, promovendo sua viabilizao e organizando a captao, o repasse e a aplicao de recursos necessrios sua implementao. Art. 25. A formulao dos programas e projetos a serem viabilizados com recursos do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC, devero observar as diretrizes gerais de integrao das aes de rgos e instituies que objetivem a implementao das polticas aqui estatudas. Art. 26. Cabe ao Fundo Banco Comunitrio Popular de Maric, repassar recursos necessrios para o custeio, manuteno, equipamentos, fortalecimento institucional, comunicao, fomento e a execuo das diversas atividades do Banco Comunitrio Popular de Maric, incluindo nelas o fundo de crdito, lastro das moedas sociais e outras aes necessrias. Art. 27. O repasse de recursos ao Banco Comunitrio Popular de Maric se dar atravs de convnios realizados entre o Fundo Banco Comunitrio Popular de Maric e a entidade gestora do Banco Comunitrio Popular de Maric, preferencialmente uma OSCIP com sede no municpio.

Seo II Dos Recursos Art. 28. Constituiro receitas do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC: I dotaes oramentrias do Municpio, exclusiva ao Fundo, definida anualmente nas peas oramentrias; II dotaes oramentrias dos recursos repassados ao Municpio que sejam vinculados aos objetivos do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC por fora da legislao federal, estadual ou municipal; III crditos suplementares a ele destinados; IV contribuies, auxlios e doaes de pessoas fsicas ou jurdicas, nacionais ou estrangeiras, legados e heranas jacentes; V aporte de capital por meio da realizao de operaes de crdito em instituies financeiras oficiais, quando previamente autorizadas por lei especfica; VI rendas provenientes da aplicao de seus recursos no mercado financeiro; VII demais receitas provenientes de fontes aqui no explicitadas, destinadas a programas e

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

projetos de Economia Solidria e de Combate Pobreza; VIII destinaes autorizadas em lei municipal das arrecadaes resultantes de consrcios, programas de cooperao, contratos e acordos especficos, celebrados entre o Municpio e instituies pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; IX transferncias autorizadas de recursos de outros fundos. 1 O saldo dos recursos financeiros no utilizados pelo Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC ser transferidos para o exerccio seguinte, a seu prprio crdito. 2 Excetua-se do disposto neste artigo a aquisio realizada com recursos transferidos por intermdio de convnio, quando este estabelecer normas para destinao dos bens adquiridos. 3 As receitas descritas neste artigo sero depositadas, obrigatoriamente, em conta especial a ser aberta e mantida em instituio financeira oficial. Art. 29. Em caso de extino do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC, os ativos, passivos, bens mveis e imveis, que porventura vier a constituir, devero ser alocados para a Prefeitura Municipal de Maric. Art. 30. Os recursos do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC sero aplicados priorizando as aes que garantam a promoo da Economia Solidria e de Combate Pobreza, de acordo com as Polticas e Programas tratadas nesta lei. Pargrafo nico. Somente podero receber recursos entidades da sociedade civil que no apresentarem dbitos com o Municpio, e com prestao de contas relativas ao recebimento de recursos financeiros, aprovadas pelo Poder Executivo, atendendo a legislao vigente. Art. 31. Os projetos aprovados e as entidades que receberem recursos do Fundo devero obrigatoriamente mencionar que receberam recursos do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC. Art. 32. A aplicao dos recursos do Fundo ser feita nos prazos e na forma da legislao vigente e das definidas pelo ECOSO-CPDES.

Seo III Do Oramento e da Contabilidade Art. 33. O oramento do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE

MUNICPIO DE MARIC
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MARIC evidenciar as polticas e os programas de trabalhos governamentais, observados o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias. 1 O oramento do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC integrar o oramento do Municpio, em obedincia ao princpio da unidade. 2 O oramento do Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC observar, na sua elaborao e na sua execuo, os padres e as normas estabelecidos na legislao pertinente. Art. 34. O Fundo Municipal de Economia Solidria, Combate Pobreza e Desenvolvimento Econmico e Social FUNDO BANCO COMUNITRIO POPULAR DE MARIC ter contabilidade prpria, que registrar e publicar todos os atos e fatos a ele pertinentes, de modo a permitir a apurao de resultados parte, devidamente auditveis com apresentao de relatrios.

CAPTULO IX DISPOSIES FINAIS Art. 35. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

GABINETE DO PREFEITO DO MUNICIPIO DE MARIC, Estado do Rio de Janeiro, RJ, 26 de junho de 2013.

WASHINGTON LUIZ CARDOSO SIQUEIRA (QUAQU) Prefeito do Municpio de Maric

You might also like