You are on page 1of 4

PLANO DE TRABALHO DOCENTE ENSINO MDIO 2008

Escola Tcnica Estadual de So Paulo - Cdigo 18 Municpio: So Paulo Curso: Ensino Mdio rea: Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Srie: 1 - Perodo: Manh Componente Curricular: Lngua Portuguesa e Literatura N. de Aulas Semanais: 04 Nome dos professores: Lgia Burani e Slvia Cristina Loose I. Perfil do Concluinte do Ensino Mdio: O aluno concluinte do Ensino Mdio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes nveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que capaz de:

1. dominar basicamente a norma culta da lngua portuguesa expressar e se comunicar (Dominar Linguagens - DL);

e saber

usar as diferentes linguagens para se

2. construir e aplicar conceitos das diferentes reas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade (Compreender Fenmenos - CF); 3. selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informaes, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situaes-problema e tomar decises (Resoluo de Problemas - RP); 4. organizar informaes e conhecimentos disponveis de forma a argumentar consistentemente (Construir Argumentos - CA); 5. recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de interveno solidria na realidade (Elaborar Propostas - EP) Fonte: Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio - PCN. 1999. Braslia; MEC/INEP ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio) II. Perfil do Concluinte da Primeira Srie Ao final do 1 srie do Ensino Mdio, o aluno dever ser capaz de: 1. informar-se, comunicar-se e representar idias e sentimento utilizando textos e tecnologias de diferentes naturezas;

2. usar lnguas estrangeiras para informa-se, comunicar-se e conhecer outras culturas; 3. observar criticamente e questionar processos naturais, socioculturais e tecnolgicos; 4. ter noes bsicas de como se desenvolvem as sociedades e as relaes sociais.

III Competncias, habilidades e bases tecnolgicas do componente curricular (numerar somente a competncia) Competncias Habilidades Bases Tecnolgicas (Contedo) Produzir textos de diferentes tipos, usando a Interpretao de textos literrios lngua portuguesa. e no-literrios. Interpretar textos literrios e no literrios. Identificao das idias centrais Usar a Lngua Portuguesa como lngua materna, e secundrias de um texto. geradora de significao e integradora da Teoria literria: tipos de texto, organizao do mundo e da prpria identidade. funes da linguagem, figuras 2. Analisar as funes da linguagem, Reconhecer, na literatura, as formas institudas de linguagem, gneros de construo do imaginrio coletivo, o literrios; variaes lingsticas, identificar marcas de variantes denotao e conotao, tipos de lingsticas e explorar as relaes entre patrimnio representativo da cultura e as classificaes preservadas e divulgadas, no meio discurso e diferentes linguagens linguagem coloquial e formal. temporal e espacial. (propaganda, jornal, quadrinhos 3. Identificar os impactos das Aplicar as tecnologias de comunicao e da etc.). tecnologias da comunicao, em informao na escola, no trabalho e em outros Perodos literrios: do especial da lngua escrita, na vida, nos contextos relevantes da vida. trovadorismo ao Arcadismo. processos de produo, no Realizar pesquisas de forma coerente e formular Gramtica aplicada desenvolvimento do conhecimento e questes em busca do conhecimento. Redao: tcnicas de narrao, na vida social. Selecionar fontes de informaes e organiz-las descrio, poesia, tipos de 4. Analisar as diferentes correntes com coerncia. discurso, carta, criao de literrias e contextualiz-las. Resolver situaes-problema. personagens, elaborao de cenrio e variaes lingsticas. 1. Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura, de acordo com as condies de produo.

IV. Plano Didtico Cronograma Conhecimentos Procedimentos Didticos (Ms) Fevereiro/Maro Interpretao de textos literrios e noAulas expositivas,debates, exerccios orais e literrios, exerccios sobre Teoria Literria escritos, uso de transparncias, trabalhos em e redaes. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Abril Trovadorismo, tcnicas de redao, Aulas expositivas, debates, exerccios orais e interpretao de textos e exerccios de escritos, uso de transparncias, trabalhos em prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Maio Humanismo, tcnicas de redao, Aulas expositivas, debates, exerccios orais e interpretao de textos e exerccios de escritos, uso de transparncias, trabalhos em prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Junho e Julho Classicismo, tcnicas de redao, Aulas expositivas, debates, exerccios orais e interpretao de textos e exerccios de escritos, uso de transparncias, trabalhos em prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Agosto Quinhentismo Nacional, tcnicas de Aulas expositivas, debates, exerccios orais e redao, interpretao de textos e escritos, uso de transparncias, trabalhos em exerccios de prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Setembro Barroco, tcnicas de redao, Aulas expositivas, debates, exerccios orais e interpretao de textos e exerccios de escritos, uso de transparncias, trabalhos em prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Outubro Arcadismo, tcnicas de redao, Aulas expositivas, debates,exerccios orais e interpretao de textos e exerccios de escritos, uso de transparncias, trabalhos em prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto. Novembro/ Reviso dos vrios perodos literrios, Aulas expositivas, debates, exerccios orais e Dezembro tcnicas de redao, interpretao de textos escritos, uso de transparncias, trabalhos em e exerccios de prtica gramatical. grupo, vdeos, redaes, avaliaes escritas e leitura e interpretao de diversos tipos de texto.

V. Material de apoio didtico para os alunos (Inclusive Bibliografia) Caderno Folhas de redao Bibliografia adotada para o Aluno: Portugus: linguagens - vol. nico William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes - Editora Atual Apostila de redao elaborao professoras Lgia Burani e Slvia Cristina Loose Leitura paradidtica: 1 Bimestre: Contos Universais vol. 11 Srie Para Gostar de Ler Editora tica Teatro: 22 (Autores modernistas e Semana de Arte Moderna) Ayrton Salvanini Visita ao Museu da Lngua Portuguesa 2 Bimestre: Tristo e Isolda Filme O nome da Rosa 3 Bimestre: Auto da Barca do Inferno Gil Vicente Editora Globo Filme Desmundo Teatro Auto da barca do inferno (Grupo Ria) Visita ao Museu de Arte Sacra 4 Bimestre: Histrias de livros e quadros (org. Marisa Lajolo) Editora Moderna Filme - Sociedade dos Poetas Mortos e Perfume de Mulher Bibliografia recomendada para o Aluno:

Literatura brasileira da origem aos nossos dias - Ulisses Infante Editora ScipioneGramtica da Lngua Portuguesa Pasquale e Infante Editora Scipione

VI. Sistema de Avaliao do desempenho do aluno A verificao do aproveitamento escolar dever incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes situaes de Literatura, produo de textos e gramtica - Samira Youssef Campedelli Editora Saraiva aprendizagem consideradas competncias, habilidades e Portugus: Linguagens Willian Roberto Cereja e Teresa as Cochar Magalhes Editora Atual Portugus, gramtica redao vol. 1 Beth Griffi contnua Editora Scipione e cumulativa no atitudes. A eavaliao ser decorrer do mdulo e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperao ser integrada ao processo de aprendizagem. Os alunos sero informados pelo professor, no incio do mdulo, sobre a sistemtica de avaliao e recuperao. As snteses dos resultados de avaliao do aproveitamento sero expressas, de acordo com o Regimento do CEETEPS, nas seguintes menes: MB Muito Bom o aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo. B Bom o aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo. R Regular - o aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo. I Insatisfatrio o aluno obteve desempenho insatisfatrio no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo.

VII Plano de Avaliao de Competncia VIII. Estratgias de Recuperao para alunos com rendimento insatisfatrio Competncia Indicadores de domnio Instrumento(s)

Critrios de Evidncias de de Avaliao desempenho Desempenho Apresentao O professor disponvel para tirar dvidas do aluno, alm disso, o Clareza, curso composto por atividadesdos Exerccios orais Habilidades 1. Analisar ossempre estar mltiplas que permitam ao aluno mostrar noerestringindo sua com e escritos habilidades, criticidade recursos e diferenciadas Produzir textos de diferentes tipos, suas diferentes exerccios preciso. avaliao ada uma nica situao. expressivos usando a lngua portuguesa. domnio dos linguagem verbal, Interpretar textos literrios e norecursos gramaticais, relacionando literrios. textos/contextos, Bases Tecnolgicas IX. Outras observaes/informaes: reconhecimento das mediante a Gramtica aplicada. idias principais de natureza, funo, Identificao das idias centrais e organizao, diversos textos e secundrias de um texto. estrutura, de Redao: tcnicas de narrao, descrio, formulao de um acordo com as poesia, tipos de discurso, carta, criao de condies de ponto de vista sobre personagens, elaborao de cenrio e produo. variaes lingsticas. os textos em

A rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias desenvolver um projeto interdisciplinar (Projeto Barroco) que ter a finalidade de conhecer o perodo barroco brasileiro a partir de um estudo artstico-literrio, histricoCritrios de questo. Evidncias de Competncia Indicadores de domnio Instrumento(s) de Avaliao desempenho Desempenho geogrfico. Data da Elaborao do Plano de Trabalho: 02/ feverei ro/ 2008 Apresentao do Habilidades Relatrios, Clareza, 2. Analisar as Faremos tambm visitas ao Museu da Lngua Portuguesa e Museu de Arte Sacra. provas criticidade e relatrio, Interpretar textos literrios e no funes da da prova e
Nome (s) do (s) Professor (es) dissertativas, literrios. linguagem, debates. Lgia Burani Usar a Lngua Portuguesa como lngua identificar marcas materna, geradora de significao e Slvia Cristina Loose de variantes integradora da organizao do mundo e lingsticas e da prpria identidade. explorar as Bases Tecnolgicas relaes entre Teoria literria: tipos de texto, funes da linguagem linguagem, figuras linguagem, gneros Nome do Coordenador de rea: Slviade Cristina Loose coloquial e formal. literrios; variaes lingsticas, denotao e
conotao, tipos de discurso e diferentes Parecer do Coordenador de rea: linguagens.

3. os Habilidades OIdentificar Plano de Trabalho docente foi pesquisas de forma coerente e impactos das Realizar dramatizaes. formular questes em busca doETESP. do Centro Paula Souza e da O Plano como oral deve tecnologias da conhecimento. evidenciar prev atividades Selecionar fontes ede informaes contedos e condizentes com os a parmetros comunicao, em utilizao de organiz-las com coerncia. especial da lngua curriculares para o Ensino Mdio e com as Resolver situaes-problema. diferentes recursos escrita, na vida, Aplicar nos as tecnologias de comunicao e lingsticos, queENEM. exigncias dos programas vestibulares e competncias do processos de da informao na escola, nodos trabalho e sejam adequados a outros contextos relevantes da vida. produo, no em Bases Tecnolgicas qualquer situao desenvolvimento do Gramtica aplicada. onde o tcnicas de narrao, descrio, conhecimento e Redao: na poesia, tipos de discurso, carta, criao de aluno/cidado vida social. Assinatura: personagens, elaborao de cenrio e precise da Lngua variaes lingsticas. Data: Portuguesa Seminrios, Clareza e A apresentao para das dar 4. Analisar as Habilidades exerccios orais criticidade. atividades propostas respostas e solues. Reconhecer, na literatura, as formas diferentes correntes deve comprovar o institudas de construo do imaginrio e escritos, provas. conhecimento da literrias e coletivo, o patrimnioSandra representativo da debates,Fernandes Secretria Acadmica: Regina Soga literatura produzida cultura e as classificaes preservadas e contextualiz-las. em outras pocas e a
divulgadas, no meio temporal e espacial.
Bases Tecnolgicas

da expresso oral que evidencie a utilizao de variaes lingsticas, funes da linguagem e domnio das linguagens coloquial A exposio de Seminrios, Criatividade e elaborado de acordo com as normas e formal. redaes, preciso. idias tanto escrita

Assinatura coeso.

de textos literrios e noAssistnciaInterpretao Pedaggica: Elizabete Rodrigues Oliveira literrios.

Observao: Os indicadores, instrumentos, critrios e evidncias devero ser identificados por competncia.

Diretor de Escola: Carlos Augusto de Maio

Identificao das idias centrais e secundrias de um texto.

capacidade de contextualizar as informaes obtidas, fazendo o educando repensar seu papel na sociedade.

You might also like