You are on page 1of 5

Pssaros juninos do Par:

a matutagem e suas relaes com o cmico popular medieval e renascentista


Marton Maus1
RESUMO: Apresenta-se e discute-se o aspecto mais caracteristicamente cmico, representado pelas personagens dos matutos, na vertente mais urbana do centenrio e muito singular fenmeno paraense, dos pssaros juninos, conhecida como Pssaro Melodrama Fantasia. Palavras-chave: cmico; Par; pssaros juninos. ABSTRACT: It presents and discusses the most characteristically comical aspect, represented by the characters of hillbillies in the more urban part of the centenary and very unique phenomenon in Par, known as pssaros juninos birds of june, the Melodrama Fantasy Bird. Keywords: comic; Par; pssaros juninos.

A Amaznia possui uma fauna exuberante. Uma rica variedade de pssaros. E um imaginrio colossal. No ms de junho, em meio a fogos e fogueiras, no estado do Par, acontece sempre uma revoada de pssaros. So os chamados pssaros juninos Tucano, Arara, Tangar, Bem-te-vi. J foram muitos, hoje lutam para sobreviver. Os pssaros so uma tradio popular que existe h mais de cem anos. Seus brincantes cantam, danam, interpretam. um teatro completo. Um teatro feito pelo povo. Existem dois tipos de pssaros hoje. Um mais rural, chamado tambm Cordo de Pssaro ou Pssaro Meia Lua, por se apresentar em espaos abertos, mantendo seus integrantes o tempo todo em cena, numa estrutura semicircular. Outro mais urbano, caracterstico da capital, chamado Pssaro Melodrama Fantasia, que absorveu elementos das peras e operetas apresenta-

Foto Arquivo

Ator, encenador, diretor do grupo Palhaos Trovadores, professor da Escola de Teatro e Dana da Universidade Federal do Par, mestre e doutorando em artes cnicas pela Universidade Federal da Bahia.

das no Theatro da Paz, no perodo faustoso da borracha, incorporando o que o historiador Vicente Salles chama de comodidades do palco a cortina, a iluminao, os bastidores, a cena frontal do palco italiana e at o extinto ponto (poucos brincantes decoram todo o texto). Por isso, muitas vezes chamado tambm de pera Cabocla. O tema sempre o mesmo: a caada, morte e ressurreio de um pssaro. A este tema central, o Pssaro Melodrama Fantasia agrega outros, envolvendo dramas e sofrimentos de uma famlia de nobres ou fazendeiros, costurados por tramas de suicdio, morte, vingana, traio e incesto. O antagonismo caracterstico dos personagens do melodrama tradicional sobrevive nos pssaros juninos, personicando a eterna luta do bem contra o mal. No
37

meio desta luta, rompendo a pesada cortina de dramas e lgrimas, aparece a Matutagem: um grupo de personagens responsvel pelo riso do pssaro. So algumas caractersticas deste grupo que queremos levantar neste ensaio, apontando analogias, sobretudo, com o cmico popular da Idade Mdia e do Renascimento. Tambm chamados matutos, os cmicos do pssaro junino, nos diz Marcondes (1997, p. 157), aparecem imediatamente antes ou aps as cenas mais patticas. formado pelos matutos paraenses um casal, seu filho, seus compadres e a filha destes , o matuto cearense, um cabo ou um soldado. Ora participando diretamente do enredo, ora no, os matutos executam seus nmeros atravs de sketches de teor jocoso e muitas vezes libidinoso, em linguagem que utiliza metforas nem to obscuras. Eles conduzem toda a comicidade do pssaro, contrapondo-a carga dramtica do melodrama, intervindo nos momentos de maior tenso. Seus quadros, afirma Marcondes (1997, p. 152), tm por objetivo provocar na platia outro tipo de catarse: o riso e o gozo provocado pela irreverncia, pela malcia e pela obscenidade. Utilizando como referncia o estudo do crtico literrio russo Mikhail Bakhtin sobre a obra do escritor francs renascentista Franois Rabelais, destacaremos a relevncia do riso no perodo medieval, que, mesmo em meio aos horrores praticados pela Santa Inquisio da igreja catlica, fazia parte do cotidiano, integrado a ritos e festas populares como o carnaval , e abolindo fronteiras da vida social devido a seu carter transgressor. E traaremos paralelos entre a matutagem dos pssaros juninos de Belm do Par com os cmicos medievais. Bakhtin nos fala do carter multifacetado do riso, considerando-o como elemento de fundamental importncia para a vida cotidiana da Idade Mdia e do Renascimento. O riso ope-se oficialidade da poca, agindo como instrumento de integrao das camadas sociais, abolindo fronteiras entre elas:
O mundo infinito das formas e manifestaes do riso opunha-se cultura oficial, ao tom srio, religioso e feudal da poca. Dentro da sua diversidade, essas formas e manifestaes as festas pblicas carnavalescas, os ritos e cultos cmicos especiais, os bufes e tolos, gigantes, anes e monstros, palhaos de diversos estilos e categorias, a literatura pardica, vasta e multiforme, etc. possuem uma unidade de estilo e constituem partes e parcelas da cultura cmica popular, principalmente da cultura carnavalesca, una e indivisvel. (BAKHTIN, 1999, p. 3)

material e corporal, presente no cmico popular, nomeando-o de realismo grotesco sistema de imagens da cultura cmica popular. Nele, o princpio da vida material e corporal aparece sob a forma universal, festiva e utpica (BAKHTIN, 1999, p. 17). Este princpio, segundo o estudioso, positivo, no se destaca dos demais elementos da vida, universal e popular.
O porta-voz do princpio material e corporal no aqui nem o ser biolgico isolado nem o egosta indivduo burgus, mas o povo, um povo que na sua evoluo cresce e se renova constantemente. Por isso o elemento corporal to magnfico, exagerado e infinito. Esse exagero tem um carter positivo e afirmativo. O centro capital de todas essas imagens da vida corporal e material so a fertilidade, o crescimento e a superabundncia. (BAKHTIN, 1999, p.17)

Ao lanarmos um olhar, por mais superficial que seja, sobre os personagens cmicos do pssaro junino paraense, difcil no notar similaridades com o cmico popular da Idade Mdia e Renascimento, difcil no fazer analogias, no tentar estabelecer e destacar elementos hereditrios herdados pelos pssaros das formas espetaculares e personagens daquele perodo. Analisando a dramaturgia do pssaro junino, destacando seus recursos melodramticos, Carlos Eugnio Marcondes de Moura nos diz, quanto aos personagens, que:
A humanidade, no melodrama clssico, se caracteriza por uma dupla diviso: de um lado os maus, e de outro os bons e entre eles no h compromisso possvel. Nos melodramas dos autores do pssaro junino o mau, por vezes, um tirano sanguinrio, personificado por um fidalgo transplantado para a Amaznia, um fazendeiro ou um seringalista, o coronel da borracha, cujos atos de explorao econmica e violncia ainda esto guardados na memria do povo amaznico. (MOURA, 1997, p. 151)

Bakhtin, em seu estudo, destaca o princpio da vida


38

O mal coadjuvado pela feiticeira e o bem pela fada, aquele sempre vencido por este, ao final do melodrama. Os ttulos nobilirios confundem e invertem sua hierarquizao. No melodrama passarinheiro, um duque pode ter mais poder que um rei e oprimir a filha deste. As aes destes dois grupos de personagens ocupam quase toda a extenso das peas, com o mal imprimindo uma tenso constante at sua derrocada, que s acontece no final do melodrama. Esta tenso , por vezes, amenizada pela interferncia de elementos do imaginrio e cultura amaznica, da matutagem, dos nmeros de dana, dos embates entre feiticeiras e fadas.

(...) nesse universo palaciano, movido a paixes as mais diversas, a valorosa maloca dos Arus e dos Tupinars poder, a qualquer momento, sair dos recnditos das matas amaznicas, a matutagem surgir quando se menos espera, com toda a sua ironia, na e grossa, com seus embates sexuais, com seus danars, seres mticos, caveiras, morcegos e demnios, viro assombrar as gentes, fadas e ticras se digladiaro, o bail carnavalizar o mundo e algum pssaro inocente ser abatido por um malvado caador. Mas sempre ressuscitar. (MARCONDES, 1997, p. 155-156)

2. Obras cmicas verbais (inclusive as pardicas) de diversa natureza: orais e escritas, em latim ou em lngua vulgar; 3. Diversas formas do vocabulrio familiar e grosseiro (insultos, juramentos, blases populares, etc.). Segundo ele, essas trs categorias que, na sua heterogeneidade, reetem um mesmo aspecto cmico do mundo, esto estreitamente inter-relacionadas e combinam-se de diferentes maneiras. No cmico do pssaro junino paraense a matutagem , esta inter-relao de categorias cmicas acontece plenamente, manifestao festiva popular que : na forma de cortejo, integrando brincantes e pblico; nos jogos verbais de duplo sentido, pardicos, satricos, jocosos, utilizando sem pudores o linguajar popular, vulgar; e na utilizao de insultos e grosserias, usados entre parceiros e membros da mesma famlia. Os matutos utilizam a lngua e os trejeitos do povo. Interferem num enredo dominado por nobres e senhores de terra. Juntam-se a estes, instaurando o riso, igualando-se em importncia so esperados com ansiedade pelo pblico, que com eles identica-se. Zombam dos demais e de si mesmos, satirizam as situaes, criticam as relaes de poder com na ironia. Humanizam-se ao ingenuamente expor seus medos das assombraes e outras imagens que habitam o imaginrio do homem amaznico. So nos jogos verbais e corporais que os matutos concentram o poder de suas aes. Estes jogos, repletos de tiradas de duplo sentido, assentam-se, como diz Bakhtin em seu precioso estudo do cmico popular, no baixo material e corporal, baixo este representado pelos rgos genitais, o ventre e o traseiro (1999, p. 19). So as regies mais expostas pelos matutos, que, muitas vezes, andam com o ventre apontando para frente, como a evidenciar sua genitlia, no caso dos homens; outras vezes usam enchimentos nas ndegas, no caso das mulheres. Mostrar e tocar seus rgos sexuais e traseiro, enquanto entabulam dilogos em forma potica, mas carregado de imagens sexuais, tambm caracterstico da atuao destas personagens. Marcondes (1997, p. 224) nos d um bom exemplo do jogo verbal executado pelos matutos no confronto sexual instaurado entre o personagem Puqueca, o matu39

Foto Arquivo

A matutagem, grupo de personagens do pssaro junino, que nos interessa de perto, como j dissemos, ora participa diretamente do enredo, ora no tem nenhuma ligao com este. Em ambos os casos, porm, com sua irreverncia, seus jogos verbais e corporais explcitos ou de duplo sentido, sua sagacidade, ironia, zombaria e tambm sua ingenuidade, que o matuto instaura o riso que, tal qual o cmico medieval e renascentista, transgride as normas, as hierarquias, a trajetria linear do enredo. De acordo com Bakhtin (1999, p. 4), as mltiplas manifestaes da cultura cmica popular podem subdividir-se em trs grandes categorias, sejam elas: 1. As formas dos ritos e espetculos (festejos carnavalescos, obras cmicas representadas nas praas pblicas, etc.);

to paraense, e sua mulher, Priscila, em que a macaxeira empregada como metfora. O texto foi extrado da pea Os longos dias de vingana, de Larcio Gomes. Puqueca Priscila Puqueca Priscila Vou te fazer uma pergunta Pra responderes a altura Se tu gostas de macaxeira Um pouco mole ou bem dura Esta tua macaxeira Uma vez eu j pruvei Mas que tava to mole Que eu comi e no gostei Veja s se tu gostasse O que seria de mim Sem gostar comeste tanto Que no queria mais ter fim Eu no queria mais ter fim Eu vou j te explicar que macaxeira mole difcil de eu gostar

Poderamos nos remeter, sem incorrer em exageros, ambivalncia do cmico grotesco, apontado por Bakhtin, em que vida (o jovem) e morte (a velha) esto interligadas? Vale o risco da analogia guardadas as devidas propores, claro. Diz o crtico russo, ao falar do grotesco das imagens de velhas grvidas e risonhas de Kertch, feitas em terracota, e que se encontram no museu lErmitage, de Leningrado:
Trata-se de um tipo de grotesco muito caracterstico e expressivo, um grotesco ambivalente: a morte prenhe, a morte que d luz. No h nada perfeito, nada estvel e calmo no corpo dessas velhas. Combinamse ali o corpo descomposto e disforme da velhice e o corpo ainda embrionrio da nova vida. A vida se revela no seu processo ambivalente, interiormente contraditrio. No h nada perfeito nem completo, a quintessncia da incompletude. Essa precisamente a concepo grotesca do corpo. (BAKHTIN, 1999, p. 22-23)

Mesmo entre as personagens mais jovens, como os filhos adolescentes dos matutos paraenses, o tom de confronto sexual permanece, assim como as metforas agrrias, como nos mostra Marcondes (1997, p. 225): Jojoca Quando eu fui no teu roado Fiquei muito admirado Teu roado muito novo E ainda t muito pelado Chicuta Isso era antigamente Quando tu andou por l Mas se tu visse ele agora Ias pedir pra mim te d. Os intrpretes, nos pssaros juninos, so escolhidos pela adequao de seus dotes fsicos aos personagens, segundo a tica de cada ensaiador. No caso dos matutos, contam a desenvoltura fsica e verbal, alm de algumas deformidades: como pessoas muito magras ou muito gordas, velhos, anes, desdentados. Em uma apresentao do Cordo do Tangar, no teatro do Museu Goeldi, vimos uma brincante an fazendo a filha de um dos casais de matutos, a correr pela cena com uma grande chupeta de plstico ao pescoo. O contraste velho/novo vimos no Pssaro Uirapuru, a se apresentar no mesmo local: o matuto, desempenhado por um brincante jovem, e sua esposa, por uma senhora de idade avanada.
40

O intrprete da matutagem algum que expe seu corpo e que, no jogo de cena, verbal e fisicamente como diz Bakhtin (1999, p.23) ao conceituar o corpo grotesco enfatiza certas partes por onde entra e sai o mundo exterior, por onde se concretizam os prazeres, a sexualidade, a fecundidade, o parto. E as necessidades naturais, como comer, beber, excretar. A identificao dos matutos com personagens que povoaram outras pocas, como mimos, bobos, bufes, palhaos, ntida e carece de estudo mais aprofundado. Marcondes (1997, p. 229) j aponta nesta direo ao comparar traos da matutagem s mscaras da Commedia dellarte. O comportamento bufonesco e astucioso do matuto paraense, bem como de seu filho, os aproximam dos criados espertos, os zanni que, por sua vez, se filiam comdia clssica greco-romana. Alguns personagens trazem nomes que se assemelham demais aos personagens da commedia italiana: Beringela/Brighela, Pulcherio/Punchinela ou Polichinelo, Toinha, Zefinha e Rosinha/Franceschina, Colombina, Smeraldina e Pascheta ou Turcheta. At no jogo de cena, com um servindo de escada para o outro, no caso da relao do matuto paraense com o matuto cearense, a analogia com as mscaras italianas se faz, caso do primeiro e segundo zannis um bem esperto e outro mais ingnuo. E ainda neste caso, vemos a relao daqueles matutos com a dupla de clowns Branco e Augusto. Um olhar mais acurado nesta direo se faz necessrio, a fim de que possamos talvez determinar com mais preciso essa cadeia evolutiva do riso popular, suas formas espetaculares, ritos, festas e personagens.

Mas necessrio varrer do olhar qualquer sombra de preconceitos e pr-conceitos determinados pela cultura oficial como bem o fez Mikhail Bakhtin ao analisar o cmico popular medieval e renascentista, tendo por base a obra de Franois Rabelais , para que assim, e somente assim, possamos contribuir para que muitos outros compreendam e valorizem formas artsticas to bem elaboradas pelas mos das gentes do povo. Obras ricas de elementos tradicionais e renovadores, que falam sobre e para o homem comum. Que demonstram sua maneira de olhar e entender o mundo s vezes contraditria, mas, talvez por isso mesmo, ricamente potica. O pssaro deve morrer sempre, mas somente na quadra junina, enredado em suas tramas melosas e dramticas, em meio a reis, princesas, nobres, coronis, capatazes, feiticeiras, fadas, seres lendrios e mticos, matutos, nmeros musicais e danantes. Morrer para sempre e sempre renascer, por um toque de mgica, em meio a fogos e fogueiras. Como uma fnix. Uma fnix que tambm ri.

Referncias
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento O contexto de Franois Rabelais. So Paulo: Hucitec; Braslia: Edunb, 1999, 419 p. LOUREIRO, Joo de Jesus Paes. Cultura amaznica: uma potica do imaginrio. Belm: Cejup, 1995, 448 p. MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de. O teatro que o povo cria. Belm: Secult, 1997. 404p. REFKALEFSKY, Margaret. Pssaros... bordando sonhos: funo dramtica do figurino no teatro dos pssaros em Belm do Par. Belm: Instituto de Arte do Par, 2001. 191 p. (Caderno IAP).

41

You might also like