You are on page 1of 35

Livro de Christopher Dunn - sobre Egito Christopher Dunn - Engenheiro de projetos e Gerente de processos a laser de uma Empresa Aeroespacial

norte-Americana da qual atualmente Gerente Snior, ele analisou as milenares construes egpcias e seus artefatos de pedra tratada, e fez consideraes bombsticas em seu livro e a seguir alguma coisa sobre suas pesquisas e concluses.

Introduo:

Desde 1976 vinha me questionando como a Pirmide de Kops (maior das trs no vale de Giz) havia sido construda, quem a construiu e qual tecnologia havia sido utilizada.

Mesmo sem possuir dados cientficos a respeito desses questes, as informaes divulgadas sobre a construo desse monumento no me convenciam.

Ento, em agosto de 1984, quando li na revista Anlog o artigo Avanadas Mquinas no antigo Egito? , escrito pelo egipitologo britnico William Flinders Petrie, iniciei a estudar as Piramides, especialmente a de Kops, de forma metdica.

Um ano depois j tinha iniciado pesquisas e estudos pessoais que culminaram em duas viagens ao Egito.

Este artigo um resumo do meu primeiro trabalho de pesquisas, medies, analises e teorias que realizamos nessas duas viagens.

Viagem ao Egito

Em visita ao Egito entrei em contato com arquelogos e perguntei-lhes sobre o mtodo que os antigos egpcios usavam para cortar o granito.

Eles afirmaram que usaram cunhas com gua para rachar a pedra. Ora, rachar rocha muito diferente de trabalh-la e eles no souberam explicar como ferramentas de cobre foram capazes de cortar o granito.

Por sugesto dos arquelogos foi at Assuo para ver de perto as marcas deixadas nas pedreiras pelos operrios, e enorme obelisco inacabado que l se encontra.

As marcas que vi da pedreira no me convenceram que os mtodos descritos foram os nicos meios pelos quais os construtores das Pirmides extraram suas rochas.

Pelo contrrio, aumentaram mais dvidas Na maioria das vezes, as ferramentas primitivas descobertas so consideradas contemporneas dos artefatos do mesmo perodo. E durante este perodo da histria egpcia os artefatos eram produzidos abundantemente, sem que tivessem sobrevivido ferramentas que explicassem sua criao.

Os antigos egpcios criaram artefatos que no podem ser explicados em termos simples. As ferramentas simplesmente no representam integralmente o estado da arte que se evidencia nos artefatos.

Estatuas feitas de Diorita, um tipo de rocha que tem a dureza quase semelhante a o Diamante. Como os antigos Egpcios das mais antigas dinastias eram capazes de trabalhar esse tipo de Rocha altamente dura?

Christopher Dunn s v uma resposta plausvel, eles possuam algum tipo de maquinaria que era ainda mais avanada que as disponveis na atualidade

H alguns objetos intrigantes que sobreviveram ao trmino daquela civilizao e, a despeito de seus monumentos mais visveis e impressionantes, temos apenas um fraco entendimento da extenso da tecnologia utilizada.

As ferramentas exibidas pelos egiptlogos como instrumentos para a criao de muitos desses artefatos incrveis so fisicamente incapazes de

reproduzi-los.

Depois de permanecer em reverncia diante dessas maravilhas da engenharia e, ao nos defrontarmos com uma desprezvel coleo de implementos de cobre do Museu do Cairo, de l samos pensativos, frustrados e com mais dvidas.

Um mtodo que tem sido proposto pelos egiptlogos, por exemplo, consiste em empregar pequenas bolas de diorito outra pedra gnea extremamente dura com as quais os artesos golpeavam o granito.

Na ocasio me indaguei como era possvel que algum que tenha visto os maravilhosos hierglicos com seus intrincados detalhes, cortados com preciso surpreendente em esttuas de granito e de diorito, que se elevam quatro metros acima de uma pessoa, proponham que esse trabalho tenha sido feito golpeando-se o granito com uma bola?

Os hierglifos so incrivelmente precisos, com sulcos quadrados, mais profundos do que largos. Eles seguem contornos exatos e alguns tm sulcos que correm paralelos entre si com espao com menos de um centmetro entre eles.

Tais sulcos s podem ter sido cortados com uma ferramenta especial capaz de fender completamente o granito sem lascar a pedra.

J conhecia o extraordinrio trabalho realizado no Egito pelo renomado egiptlogo britnico, William Flinders Petrie, no Sculo 19.

Naquele tempo Petrie j havia reconhecido que essas ferramentas manuais eram insuficientes para explicar a qualidade e sofisticao dessas construes; e expressou diversas dvidas quanto aos mtodos que os antigos egpcios usavam para cortar rochas gneas to duras.

Na poca ele atribuiu mtodos que somente agora no sculo 21 estamos dominando!

E Petrie estava correto. Indubitavelmente, muitos artefatos oriundos do antigo Egito foram produzidos com o uso de tornos e outros equipamentos ainda mais modernos que os conhecidos.

H claras evidncias de marcas de torno e outras ferramentas sofisticadas em algumas tampas de sarcfagos e diversos outros achados arqueolgicos.

S o Museu do Cairo possui centenas de objetos que contm evidncias suficientes para provar que os antigos egpcios usavam mtodos industriais altamente sofisticados.

Analisando marcas

As marcas deixadas nas pedras da Grande Pirmide permitem que delas se deduzam quais os mtodos usados para cortar o material empregado.

No apenas as pedras da Pirmide, mas tambm vrios outros artefatos indicam, quase que indubitavelmente, os construtores daqueles monumentos usaram mquinas tipo modernas.

Alguns desses artefatos tambm foram estudados por Petrie a maioria dos quais so fragmentos de rochas gneas extremamente duras. Trata-se de peas de diorito e granito que exibem marcas de cortes idnticas a que encontramos hoje em rochas duras cortadas por modernos maquinrios.

Certamente motivado por essas e outras evidncias Petrie afirmou que: os antigos egpcios utilizaram no s tornos como tcnicas especializadas altamente desenvolvidas, especialmente em utenslios cncavos e convexos sem danificar o material -

Aqui as evidncias que Dunn encontrou nas Pirmides de Giz, vejam que muito Ntida o uso de Maquinaria tipo moderna na construo de tais obras, isso h mais de 5 mil anos atrs (no mnimo)

Apesar das evidncias demonstradas nos trabalhos de Petrie e outro

especialistas, ainda h uma persistente crena entre alguns egiptlogos especialmente entre os egipcios de que o granito usado na Grande Pirmide foi cortado usando cinzis de cobre...

Mas isto tecnicamente impossvel, pois a liga de cobre mais dura existente hoje em dia o cobre berlio; e mesmo se os antigos egpcios possussem tal liga, ela simplesmente no suficientemente dura para cortar granito.

Na verdade isto to absurdo como dizer ele que o alumnio pudesse ser cortado usando-se um cinzel feito de manteiga.

Mtodos atuais do corte do granito incluem o uso de serras de fita e um abrasivo que tem uma dureza comparvel do diamante duro o bastante para cortar o cristal de quartzo do granito.

A serra no corta o granito, mas projetada para agarrar o p do abrasivo, que o que verdadeiramente faz o corte.

Examinando as formas dos cortes feitos em duas peas de basalto, concluiu que possvel que uma serra de fita tenha sido usada, pois deixou sua impresso na pedra.

O sulco no fundo do corte tem exatamente a forma do sulco que uma serra desse tipo deixaria. Lembro-me que na ocasio me perguntei:

- "Se os antigos egpcios realmente usaram serras de fita para cortar pedras duras, elas foram impulsionadas mo ou mquina?" - Mesmo ponderando outras alternativas, minha experincia em metalrgia e no nmero incontvel de vezes em que tive que usar serras manuais e eltricas, as evidncias apontam para o uso de mquinas, a preciso e qualidades encontradas nesses artefatos muito elevado para ter sido feito sem elas.

Evidncias

Ao examinar o sarcfago encontrado na Cmara do Rei na Grande Pirmide, Petrie observou que em uma de suas extremidades h um lugar

onde a serra penetrou muito fundo no granito e foi retirada de volta pelos operrios.

Ao reiniciarem o trabalho, entretanto, eles ainda o fizeram muito fundamente e 10 centmetros abaixo eles retiraram a ferramenta uma segunda vez, depois de terem recortado mais de 2,5 milmetros de profundade do que pretendiam.

Na ocasio Petrie estimou que teria sido necessrio aplicar presso de cerca de uma a duas toneladas sobre serras de bronze com pontas de pedras preciosas para cortar o granito extremamente duro -

Mas eu discordo deste ponto pois, se concordarmos com estas estimativas e com os mtodos propostos por muitos egiptlogos com relao construo das pirmides, ento uma forte incongruncia existiria entre os dois.

At hoje os egiptlogos no deram crdito a qualquer idia que sugira que os construtores das pirmides poderiam ter usado mquinas ao invs de energia humana neste grandioso projeto de construo.

Petrie acreditava que - a lgica apontava para o fato de que os cofres de granito achados nas pirmides de Giz precisavam ser marcados antes de serem cortados, e que era necessrio que houvesse uma linha guia para orientar os trabalhadores -

Ele estava correto, e a preciso exibida nas dimenses dos cofres aponta em tal direo. E guias de algum tipo seriam necessrias para alertar os operrios de seus erros.

Alm do mais as marcas da serra no granito tm certas caractersticas que sugerem que elas no eram o resultado de serragem manual; sendo, pois, extremamente improvvel que um grupo de trabalhadores operando uma serra manual de quase trs metros de comprimento cortassem atravs do duro granito to rapidamente que passassem a linha guia antes de notar o erro.

E menos provvel ainda que, ento, retirassem a serra e repetissem o mesmo erro, como fizeram no sarcfago da Cmara do Rei. No h absolutamente nada que confirme a especulao de que este objeto foi o resultado de trabalho puramente manual.

A velocidade com que operada uma serra manual permite que seu desvio em relao ao curso planejado possa ser detectado e evitado rapidamente.

Por outro lado, sendo a serra mecanizada ela pode cortar o material e ultrapassar a linha guia to rapidamente que o erro cometido antes que a condio possa ser corrigida.

No sarcfago de Kops a serra entrou muito profundamente, foi retirada, e ento reintroduzida para que o corte fosse reiniciado em um s lado da inciso.

Nesse caso, a presso excessiva na serra de lmina iria for-la de volta para o corte original. Para se fazer um reinicio deste tipo seria necessrio que fosse exercida muito pouca presso sobre a lmina; e exatamente isto que mostram as marcas.

No conjunto essas marcas so evidncias difceis de serem contestadas. Alm disto, nesses circunstncias, duvidoso que as dedues de Petrie de que duas a trs toneladas de presso seriam necessrias para cortar o granito pudessem ser atendidas.

Serra mecnica

O reinicio no meio de um corte, especialmente num de tais dimenses como o cofre de granito, seria realizado mais facilmente com uma serra mecanizada do que com uma serra manual.

Com uma serra manual h pouco controle sobre a lmina em uma situao como essa, e seria difcil de avaliar precisamente a quantia de presso necessria.

Alm disso, a lmina da serra manual iria se mover bastante lentamente fato que questionaria ainda mais a idia do emprego de uma serra manual.

A uma velocidade to lenta e com muito pouca presso, a realizao do

objetivo seria quase, se no totalmente, impossvel.

Com uma serra mecanizada, por outro lado, a lmina move-se rapidamente, e seu controle possvel.

A lmina pode ser mantida em uma posio fixa, com presso uniforme por todo o comprimento da lmina, e na direo necessria ao reinicio.

Esta presso dianteira e lateral pode ser mantida com preciso at que material suficiente tenha sido removido da pea trabalhada para permitir a continuao na velocidade de corte normal.

O fato que uma velocidade normal de corte foi atingida logo aps a retificao do engano pode ser deduzido notando-se que no cofre da Grande Pirmide o engano se repetiu cinco centmetros mais adiante.

Este outro exemplo da lmina cortando o granito no lugar errado mais rapidamente do que foi possvel aos homens detectar e interromper.

Existe um outro mtodo para corrigir um engano quando se usa uma serra manual, desde que o erro ocorra apenas em uma rea pequena do corte.

Consiste em inclinar a lmina e continuar cortando na rea no estragada, de forma que quando a lmina atinge a rea que precisa ser corrigida ela passa a ser sustentada pelo novo corte inclinado e tem fora suficiente para combater qualquer tendncia em seguir o corte reto original.

Esse mtodo poderia ter sido utilizado no Mas caso isso tivesse realmente ocorrido, aparecem aps o ponto em que foi cometido das linhas da serra antes do erro, porque

cofre da Pirmide de Kops. as linhas da serra que nele o engano seriam diferentes elas estariam em ngulo.

Entretanto isso no ocorre e todas as marcas deixadas pela serra antes e aps o erro so horizontais. Qualquer argumento propondo que o engano foi superado inclinando-se a lmina, o qual, provavelmente, seria o nico mtodo eficaz usando-se uma serra manual, fica invalidado.

Esta evidncia aponta para a probabilidade totalmente diferente de que os construtores das Pirmides possuam maquinaria motorizada quando cortaram o granito encontrado dentro da Grande Pirmide e da Pirmide de Kfren.

Mtodos Modernos

A parte interna do cofre de granito da Cmara do Rei foi escavada com uso de mtodos semelhantes aos que so empregados atualmente para moldar o interior de determinados objetos.

As marcas das ferramentas indicam que primeiro foram feitos cortes grosseiros perfurando buracos no granito ao redor da rea que seria removida.

Segundo Petrie - os buracos foram feitos com brocas de tubo, as quais deixam um miolo central que precisa ser retirado depois do buraco ter sido feito. S depois que todos os buracos foram feitos e todos os miolos removidos que o cofre deve ter sido trabalhado manualmente para atingir a dimenso desejada -

Aqui tambm foram cometidos erros e num dos pontos se nota que o orifcio no foi feito de forma perfeitamente vertical na lateral do cofre alm daquilo que estava previsto.

Isso significa que mais uma vez, enquanto trabalhavam com a broca no granito, os operadores cometeram um erro antes de terem tempo para corrigi-lo, sendo que nesse caso o erro foi de aproximadamente 20 centmetros abaixo do topo original do cofre.

A especulao ento a de que se a broca fosse manual seria necessrio redirecion-la periodicamente para permitir a limpeza do miolo central do orifcio.

Dificilmente os operadores poderiam ter perfurado cerca de 20 centmetros granito adentro sem precisar remover suas brocas.

Ora, se a broca fosse manual as retiradas frequentes inevitavelmente mostrariam o erro de direo cometido e jamais teriam mantido a broca no caminho errado por 20 centmetros de profundidade.

Aqui se repetiu a mesma situao que ocorrera com a serra, ou seja, duas

operaes de alta velocidade nas quais foram cometidos erros antes que os operadores tivessem tempo de corrigi-los.

Embora tambm se diga que aos antigos egpcios no usaram nem mesmo uma simples roda, artefatos analisados provam que eles no s usaram a roda como deram a ela um uso mais sofisticado.

A evidncia de trabalho com torno mecnico claramente observvel em muitos artefatos existentes no Museu do Cairo.

Dois pedaos de diorito na coleo de Petrie foram identificados por ele como sendo o resultado de verdadeiro torneamento em um torno mecnico.

Acredito que podem ser criados objetos complicados sem a ajuda de maquinaria: basta simplesmente esfregar o material com um abrasivo como areia e usar um pedao de osso ou madeira para aplicar presso.

Entretanto h diversas relquias que simplesmente no poderiam ser produzidas por qualquer processo de abraso ou frico exercido sobre a superfcie.

Petrie examinou uma prosaica tigela de pedra. Observando-a detalhadamente percebeu que nela havia um vrtice afiado onde dois raios se cruzavam.

Isso indicava que os raios tinham sido cortados em dois eixos separados de rotao. Examinando outras peas de Giz, achou outro fragmento de tigela que tinha as marcas de verdadeiro torneamento em torno mecnico.

Tambm encontrei peas no Museu do Cairo que evidenciam o uso do torno mecnico em larga escala, a exemplo de uma tampa de sarcfago que, aps examin-la concluiu que as marcas das ferramentas deixadas na pea correspondem ao formato e localizam-se exatamente onde se poderia esperar que estivessem caso o sarcfago tivesse sido moldado com uso de tornos.

Para fazer orifcios existe uma tcnica que chamada de trepanao. Ela deixa como resduo um miolo central do material que est sendo perfurado.

Os construtores das pirmides usaram essa tcnica. Uma das peas que

Petrie estudou foi um desses miolos.

Examinando as marcas de ferramenta que deixaram um sulco helicoidal simtrico nesse artefato tirado de um orifcio perfurado em um pedao de granito, Petrie concluiu que o ferramental egpcio penetrava a uma taxa de 0,25 milmetros a cada revoluo da broca.

As brocas atuais, por sua vez, s conseguem penetrar a uma taxa de 0,125 milmetros por revoluo. Isso significa que os antigos egpcios conseguiam cortar granito com uma taxa de alimentao maior ou mais profunda por revoluo da broca do que as brocas mais modernas que existem hoje.

Duas outras caractersticas das peas examinadas por Petrie tambm chamaram a ateno. A primeira foi que tanto o orifcio quanto o miolo dele extrado tm uma forma cnica que se afunila em direo extremidade.

A outra que o sulco helicoidal entrou nos componentes do granito de forma estranha, ou seja, penetrou mais profundamente no quartzo (material mais duro) do que no feldspato (mais macio).

Tambm constatei este fato, e o afunilamento indica um aumento na superfcie da rea de corte da broca medida em que ela ia cortando mais profundamente, consequentemente um aumento na resistncia.

Uma alimentao uniforme sob tais condies, usando mtodo manual, seria simplesmente impossvel. Petrie teorizou que - foram aplicadas uma tonelada ou duas de presso a uma broca tubular feita de bronze incrustada com joias -

Porm, isto no leva em conta que sob centenas e centenas de quilos de presso as joias iriam, inevitavelmente, abrir seu caminho na substncia mais macia, deixando o granito relativamente inclume depois do ataque.

Nem todos os egiptlogos concordam com Petrie, pois consideram muito improvvel que os egpcios tivessem conhecimento tecnolgico suficiente para cortar pedras preciosas formando dentes e prend-las no metal de tal maneira que elas suportassem a tenso do uso pesado, fabricando assim a broca sugerida.

O que esses estudiosos sugerem que foi usado um p abrasivo em conjunto com serras e brocas de cobre macio.

Ento, provavelmente, pedaos do abrasivo penetraram no metal da broca, permanecendo ali por algum tempo e formando dentes acidentais e temporrios, criando assim o mesmo efeito que dentes intencionais e permanentes criariam e foi a retirada da broca de tubo para remover o miolo e inserir abrasivo novo no orifcio que criou os sulcos na pea.

Mais eu tambm discordo desta questo: duvidoso que uma ferramenta simples que est sendo rotacionada mo permanece virando enquanto os artesos a retiram do orifcio.

Igualmente, colocando a ferramenta de volta em um orifcio limpo com abrasivo novo no seria necessrio faz-la girar at que estivesse no lugar.

Tambm h a questo do afunilamento no orifcio e no miolo. Ambos proveriam efetivamente a liberao entre a ferramenta e o granito, tornando impossvel sob tais condies o estabelecimento de contato suficiente para criar os sulcos.

Acredito que a nica maneira do ponto de vista tcnico e lgico para cortar os orifcios e os miolos achados em Giz seria o uso de mquinas ultrassnicas.

Essas mquinas produzem movimentos oscilatrios que lasca o material e o arremessa para longe, igual a uma britadeira que lana para longe um pedao de pavimento de concreto.

A diferena que ela muito mais rpida, vibrando entre 19 25 mil ciclos/segundo. Um abrasivo aquoso ou em pasta usado para apressar a ao cortante. Em sntese, a maquinaria ultrassnica usa um processo de desagregao abrasivo-oscilatrio.

O fato do sulco helicoidal ter penetrado mais profundamente tanto no quartzo material mais duro como no feldspato mais macio explicado por sua teoria. So empregados cristais de quartzo na produo do ultrassom e, reciprocamente, so suscetveis influncia de vibraes nas gamas ultrassnicas e podem ser induzidos a vibrar em alta frequncia.

Christopher Dunn analisando um dos sarcfagos de Serapeum em Saqqara, que pesam mais de 100 toneladas cada, so feitos de granito slido

Ao trabalhar o granito usando ultrassonografia, o material mais duro (quartzo) no ofereceria necessariamente maior resistncia, como aconteceria durante prticas de emprego de maquinarias convencionais.

Uma ferramenta de corte vibrando ultrassonicamente encontraria numerosos scios simpatizantes enquanto cortasse o granito, embutidos diretamente no prprio granito.

Em vez de resistir ao cortante, o quartzo seria induzido a responder e vibrar em consonncia com as ondas de alta frequncia e ampliaria a ao abrasiva medida em que a ferramenta cortasse atravs dele.

Embora a formao de sulcos no fosse esperada nas peas trabalhadas com ultrassom, j que esse atua mais por um processo de triturao do que por ao rotacional, acredito que eles podem ter sido criados por vrias razes: um fluxo desigual de energia pode ter feito a ferramenta oscilar mais em um lado do que no outro; a ferramenta pode ter sido impropriamente montada, ou um acmulo de abrasivo em um lado da

ferramenta pode ter cortado o sulco medida em que a ferramenta se movia no granito.

Por outro lado, preciso que se entenda que a ferramenta pode ter sofrido no apenas movimento oscilatrio, mas tambm giratrio, visando for-la atravs do granito, o que teria causado os sulcos.

O formato cnico do orifcio e do miolo so normais porque no emprego de qualquer ferramenta cortante necessrio que ela possa ser liberada da superfcie da pea que est sendo trabalhada.

Nesse caso, ao invs de termos um tubo contnuo, teramos um tubo cuja espessura da parede ficaria gradualmente mais fina ao longo de seu comprimento.

O dimetro externo ficando gradualmente menor criaria a liberao entre a ferramenta e o orifcio e o dimetro interno, ficando maior, criaria a liberao entre a ferramenta e o miolo central.

Isto permitiria que um fluxo livre da pasta fluda usada como abrasivo pudesse alcanar a rea cortante. Uma broca tubular com tal feitio tambm explicaria o afunilamento das laterais do orifcio e do miolo.

Usando uma broca desse tipo feita de material mais macio do que o abrasivo, a extremidade cortante iria se desgastando gradualmente. As dimenses do orifcio, portanto, corresponderiam s dimenses da ferramenta no instante do corte.

Na medida em que a ferramenta ia se desgastando, o orifcio e o miolo iam refletindo esse desgaste na forma de um cone. Nela vemos o progresso da perfurao em granito com o emprego de uma broca ultrassnica (vibratria). A broca avana 0,25 milmetros mais o desgaste da prpria ferramenta para cada rotao da manivela.

Mais Pesquisas

A ultrassonografia soluciona todas as perguntas sem resposta que as

demais teorias no conseguiram responder com relao a todos os aspectos da existncia das marcas no material examinado por Petrie.

No entanto, pode ocorrer que quando procuramos um nico mtodo que possa dar resposta para todos os dados que nos afastamos daqueles mais primitivos e at mesmo da maquinaria convencional e somos forados a considerar mtodos que so um pouco anmalos para aquele perodo da histria.

Por isto sugiro que estudos adicionais dos miolos precisam ser feitos; que se reproduza miolos usando-se os mtodos que proponho e mtodos primitivos.

Aps essa reproduo, uma comparao dos miolos deve ser feita usando equipamento de metrologia e um microscpio de escaneamento eletrnico.

Mudanas microscpicas na estrutura do granito podem acontecer devido a presso e calor enquanto est sendo trabalhado. duvidoso que egiptlogos compartilhem minhas concluses referentes aos mtodos de perfurao dos construtores da Pirmide e seria benfico executar esses testes para provar conclusivamente os verdadeiros mtodos usados pelos construtores da Pirmide para cortar pedra.

De volta ao Egito

Em fevereiro de 1995 retornei ao Egito com a finalidade de medir alguns artefatos produzidos pelos construtores das Pirmides.

Essas medies provaram, sem sombra de dvida, que ferramentas e mtodos altamente avanados e sofisticados foram empregados por essa antiga civilizao.

Examinei trs peas usando alguns instrumentos especiais que adquirira. Um deles visava determinar a preciso com a qual os artefatos haviam sido confeccionados.

O primeiro objeto que inspecionei foi o sarcfago do interior da Pirmide de Kfren. Fiquei surpreso ao verificar que a superfcie do interior da caixa era perfeitamente lisa e plana.

Tambm me pareceu que os cantos internos arredondados do sarcfago tinham um raio uniforme em toda sua extenso, sem variao da preciso da superfcie no ponto de tangenciamento.

Quando observava atentamente esse sarcfago muitas perguntas me vieram mente:

- Por que o interior de uma enorme caixa de granito foi acabada com a exatido que usamos em placas de revestimento de preciso? Como fizeram isso? E por que fizeram isso? Por que consideraram essa pea to importante que se deram a to grande trabalho?" -

Seria impossvel fazer esse tipo de trabalho no interior de um objeto manualmente. Mesmo com a maquinaria moderna, seria uma tarefa muito difcil e complicada.

Seria uma tarefa grandemente problemtica a de polir o interior da caixa com a preciso que se observa no sarcfago, a qual resultou numa superfcie completamente plana no ponto onde as laterais encontram os cantos curvos.

H problemas fsicos e tcnicos associados com uma tarefa como essa que no so fceis de resolver.

Poderiam ser usadas brocas para desbastar o interior, mas quando se trata de terminar uma caixa deste tamanho com uma profundidade interior de 75,15 centmetros enquanto se mantm um raio no canto de menos de 1,25 centmetros, h alguns desafios enormes a ser superados.

Tambm tive a oportunidade de examinar os tneis cavados na rocha no Serapeum, em Saqqara.

L se encontram 21 enormes sarcfagos de granito, que pesam, junto com suas tampas, cerca de 100 toneladas cada um. A matria-prima foi extrada a cerca de 800 quilmetros de distncia pedreiras de Assuo.

Cada pea tem aproximadamente quatro metros de comprimento, 2,28 metros de largura e 3,35 metros de altura. Sarcfagos de Serapeum em Saqqara, mais de 100 mil toneladas (equivalente h cerca de 50 carros de porte mdio)

Esto instalados em criptas escavadas na pedra calcria em intervalos matemtica e geometricamente regulares ao longo dos tneis.

O piso das criptas fica cerca de 1,20 metro abaixo do piso do tnel e os sarcfagos esto colocados em recessos estrategicamente localizados no centro.

Ao examinar esse conjunto, me questionei sobre os problemas de engenharia existentes para instalar tais caixas enormes em espaos confinados e com a ltima cripta localizada prximo ao fim do tnel.

Como coloc-las no lugar se ali no havia espao nem para algumas dezenas quanto mais para que algumas centenas de escravos puxando cordas pudessem posicionar os Sarcfagos?

Ao examinar o lado externo de um desses sarcfagos, constatei que era uma superfcie perfeitamente plana.

Examinei o interior de outro sarcfago e constatei, novamente, que a superfcie era absolutamente plana.

Chequei uma tampa e a superfcie sobre a qual ela se apoiava e constatei, pela terceira vez, que ambas eram perfeitamente planas.

Isso produzia um fechamento hermtico no caixo, j que duas superfcies absolutamente planas entravam em contato e o peso de uma delas expulsava o ar existente entre ambas.

Finalmente, usando um esquadro de altssima preciso, inspecionei o ngulo formado entre essa tampa de 27 toneladas e a superfcie interior do sarcfago sobre o qual ela se apoiava; verifiquei que o lado inferior da tampa e a parede interior da caixa formavam um ngulo reto absolutamente perfeito e que o fato se dava no apenas num lado da caixa, mas em ambos, o que aumenta o nvel de dificuldade para realizar esse feito.

Geometria

Pense nisso como uma realidade geomtrica. Para que a tampa fique no esquadro com as duas paredes internas, estas tm que ser paralelas entre si ao longo do eixo vertical.

E ainda mais, a parte superior da caixa precisa formar um plano que esteja no esquadro com as laterais. Isso torna o acabamento do interior extremamente mais dificil.

Os fabricantes desses sarcfagos do Serapeum no apenas criaram superfcies internas que so planas quando medidas vertical e horizontalmente, mas tambm se certificaram de que as superfcies que estavam criando estivessem no esquadro e paralelas umas com as outras; com uma superfcie, o topo, tendo laterais que esto afastadas entre si entre 1,5 e 3 metros.

Mas sem tal paralelismo e sem o perfeito esquadro da superfcie do topo, o perfeito esquadro notado em ambas as laterais no poderia existir.

Certo dia quando trabalhava meio agachado, alm da posio desconfortvel senti a atmosfera carregada de poeira do interior daqueles tneis, o que tornava difcil at a respirao.

Sentei por um momento e fiquei imaginando o desconforto e quo insalubre seria dar acabamento a qualquer uma daquelas enormes peas de granito independente do mtodo empregado.

Uma melhor alternativa seria executar o trabalho fora daquele ambiente.

Eu estava to surpreso com este achado que no me ocorreu na ocasio que os construtores destas relquias, por alguma razo esotrica, desejavam que elas fossem extremamente precisas.

Eles tinham se dado ao trabalho de trazer para o tnel o produto inacabado e terminaram-no no subterrneo por uma boa razo.

Essa a coisa lgica a fazer se voc requer um alto grau de preciso na pea em que est trabalhando.

Terminar a pea com tal preciso em um local que mantivesse uma atmosfera diferente e uma temperatura diferente, como ao ar livre debaixo do Sol quente, significaria que quando ela fosse finalmente instalada dentro do tnel frio, numa temperatura semelhante de uma caverna, aquela preciso seria perdida.

O granito mudaria sua forma por expanso e contrao trmica. A soluo, naquela poca como hoje em dia, claro, preparar superfcies de preciso no local no qual elas devero ser utilizadas.

Finalidades

Com que propsito os egpcios extraram de suas minas blocos de granito de 90 toneladas, escavaram seu interior e o fizeram com to alto nvel de preciso?

Por que acharam necessrio trabalhar a superfcie no topo desta caixa de maneira a torn-la perfeitamente plana de forma que uma tampa, com uma superfcie no seu lado inferior igualmente plana, se assentasse perfeitamente no esquadro com relao s paredes interiores do sarcfago?

Ningum faz esse tipo de trabalho a menos que haja um elevado propsito para o artefato. At mesmo a idia deste tipo de preciso no ocorreria a um arteso, a menos que no houvesse nenhum outro meio

para atingir aquilo que se pretendia que o artefato fizesse.

A nica outra razo pela qual tal preciso poderia ser implantada em um objeto seria a de que as ferramentas usadas para cri-lo fossem to precisas que fossem incapazes de produzir qualquer coisa menos exata.

Em qualquer dos dois cenrios, estamos olhando para uma civilizao de um nvel mais alto do que aquele que normalmente aceito hoje em dia. Para ele as implicaes desse fato so surpreendentes.

por isso que acredito que estes artefatos que examinei no Egito so evidncias que provam, sem sombras de dvidas, que uma civilizao mais adiantada do que aquela que aprendemos existiu no antigo Egito.

Estas evidncias esto gravadas na pedras. Pode-se argumentar que a falta de maquinaria refuta a existncia de tal sociedade avanada no passado, mas a falta de um tipo de evidncia no evidncia.

falacioso negar ou ignorar o que existe argumentando com aquilo que no existe. Em todo caso prudente sugerir que sejam feitos estudos mais aprofundados nesses sarcfagos para que se descubra que finalidade levou os artfices egpcios a buscarem to alto grau de preciso, j que a inteno nesse sentido est bastante clara.

Talvez as superfcies das caixas at estejam acabadas com preciso tica. Se assim for, por qu? Entretanto, analisar esse tipo de detalhe no meu objetivo.

Nos Estados Unidos

Quando retornei aos Estados Unidos, contactei quatro fabricantes de granito de preciso e no encontrei ningum que pudesse fazer um artefato semelhante.

Um deles informou que um pedao de granito daquele tamanho deve pesar cerca de 90.000 quilos e, se uma pea daquele tamanho estivesse disponvel, seu custo seria enorme.

O pedao do granito bruto valeria algo em torno de 115 mil dlares. Este preo no incluiria o corte do bloco no tamanho adequado ou qualquer custo de frete.

Para o transporte seriam necessrias muitas licenas especiais a serem emitidas pelos rgos competentes que custariam outros milhares de dlares.

E, entretanto, os egpcios moveram esses pedaos de granito por quase 800 quilmetros. O mesmo fabricante informou que sua empresa no tinha o equipamento ou a capacidade tcnica para produzir caixas semelhantes.

O que poderiam fazer seria produzir as caixas em cinco pedaos, transport-los at o cliente e junt-los no local.

Contornos e Simetria

O terceiro objeto que examinei foi um pedao de granito encontrado prximo ao planalto de Giz. Analisando esse pedao de granito difcil no chegar concluso de que os construtores das pirmides usaram uma mquina capaz de executar contornos precisos em trs eixos de movimentao (X-Y-Z) para guiar a ferramenta num espao tridimensional e criar a pea.

Ainda que sejam inacreditavelmente precisas, superfcies planas normais, simples geometricamente, podem ter sua fabricao explicada atravs de mtodos simples. Entretanto, essa pea to intrigante que a primeira coisa que vm nossa mente so: - que ferramenta foi usada para cortla e o que guiou essa ferramenta de corte?' -

Muitos artefatos da civilizao moderna seriam impossveis de ser produzidos usando-se trabalho puramente manual.

Estamos rodeados de artefatos que so resultados da criao de ferramentas que superam nossas limitaes fsicas. Desenvolvemos mquinas para criar os moldes que produzem os contornos estticos dos nossos carros, rdios, eletrodomsticos e uma infinidade de outros produtos.

Para criar os moldes que produzem tais artigos, uma ferramenta cortante tem que seguir com preciso um contorno predeterminado em trs dimenses.

Em algumas aplicaes ela ir se mover em trs dimenses usando, simultaneamente, trs ou mais eixos de movimentao.

O pedao de granito que examinei exigiria um mnimo de trs eixos de movimentao para sua confeco.

Quando a indstria de ferramentas eltricas era relativamente jovem, foram empregadas tcnicas onde a forma final era dada mo, usando modelos como guia. Hoje, com o uso de mquinas controladas por computador, pouco se usa o trabalho manual.

Um pequeno polimento para remover marcas indesejveis da ferramenta talvez seja o nico trabalho manual requerido atualmente.

Ento, para descobrir que um artefato foi produzido em tal mquina, precisamos encontrar uma superfcie precisa com sinais das marcas de ferramenta que mostrem o caminho da ferramenta em si.

E foi exatamente isto que encontrei em Giz, a aproximadamente 10 metros a leste da segunda Pirmide.

Eram dois pedaos de granito que tinham sido originalmente um nico pedao. Minha ateno foi despertada pela preciso do contorno e sua simetria.

Os dois objetos encontrados, quando juntos, assemelhavam-se a um pequeno sof.

O assento um contorno extremamente preciso que se funde com as paredes dos braos e com o encosto.

impossvel que tenha sido feito sem o uso de maquinaria motorizada de alta velocidade e com tcnicas modernas de mecnica no convencional.

Concluso:

Em termos de um entendimento mais amplo do nvel de tecnologia empregado pelos antigos construtores das Pirmides, as implicaes dessas descobertas so tremendas.

No s estamos diante de fortes evidncias que parecem nos ter escapado durante dcadas, e que oferecem indcios adicionais que provam que os antigos egpcios estavam bem avanados, mas tambm temos oportunidade de reanalisar tudo de uma perspectiva diferente.

Entender como algo feito abre uma dimenso diferente na tentativa de determinar porque foi feito. A preciso nestes artefatos irrefutvel.

At mesmo se ignorarmos a pergunta de como eles foram produzidos, estaremos ainda face questo do porque tal preciso foi necessria.

Ainda que possamos admitir que mquinas avanadas realmente tenham sido empregadas, fica a pergunta: onde esto as mquinas?

No entanto, devemos considerar seriamente o fato que mquinas so ferramentas e que nenhuma ferramenta foi encontrada para explicar qualquer teoria sobre como as mais de 80 Pirmides foram construdas ou caixas de granitos foram cortadas.

At mesmo se aceitssemos a noo de que ferramentas de cobre so capazes de produzir esses artefatos incrveis, os poucos instrumentos de cobre descobertos no representam nem de longe o nmero de tais ferramentas que teriam sido usadas nos canteiros de obras das Pirmides.

As 3 Pirmides de Giz, ao que tudo indica foram construdas usando de maquinaria tipo moderna, ou mais avanadas do que existe atualmente

Apesar de opinies diferentes, tecnicamente existem poucas dvidas de que subestimamos seriamente as capacitaes dos antigos construtores das Pirmides.

A interpretao e o entendimento de um nvel de tecnologia de uma civilizao no depende da preservao de um registro escrito de toda a tcnica que eles tenham desenvolvido.

Os fatos bsicos de nossa sociedade nem sempre merecem elogios e uma pedra mural-testamento geralmente erigida para transmitir uma mensagem ideolgica e no a tcnica empregada para entalh-la.

At hoje, registros da tecnologia desenvolvidos pela nossa moderna civilizao permanecem em mdia vulnervel e poderiam deixar de existir em caso de grandes catstrofes, tais como uma guerra nuclear ou uma nova idade do gelo.

Por conseguinte, depois de vrios milhares de anos, uma interpretao dos mtodos usados por um arteso poderia ser mais precisa do que uma interpretao do seu idioma.

O idioma da cincia e da tecnologia no tem a mesma liberdade da fala. Assim, embora as ferramentas e mquinas no tenham sobrevivido milhares de anos aps seu uso, ns temos que assumir, por anlise objetiva da evidncia, que elas existiram.

Por Christopher P. Dunn. engenheiro mecnico e escritor ingls e americano que mora nos Estados Unidos desde 1969, especialista em mquinas e ferramentas mecnicas. Trabalhou em quase todos os nveis de produo de alta tecnologia, da construo operao de lasers industriais de grande potncia, e chegou ao posto de Engenheiro de Projetos e Gerente de Processos a Laser de uma empresa aeroespacial norte-americana, da qual, atualmente o gerente tecnolgico.

You might also like