You are on page 1of 48

4.

Estratgia para avaliao e reduo dos riscos Para implementar a reduo e avaliao de risco, o designer deve tomar as seguintes aes, na ordem determinada (ver Figura 1): a) determinar os limites da mquina, o que inclui a utilizao prevista e qualquer ao previsvel de mau uso do mesmo; b) identificar os riscos associados e situaes perigosas; c) estimar o risco para cada perigo e situao perigosa identificada; d) avaliar o risco e tomar decises sobre a necessidade de reduo de riscos; e) eliminar o perigo ou reduzir o risco associado, por meio de medidas de proteo. As aes de a) a d) esto relacionadas com a avaliao de risco e a ao e) est relacionada com a reduo de risco. A avaliao de risco uma srie de passos lgicos que permitem, de forma sistemtica, a anlise e avaliao dos riscos associados com as mquinas. A avaliao de risco seguida, sempre que necessrio, pela reduo de risco. A interao destes processos pode ser necessria para eliminar riscos, na medida do possvel, e para reduzir adequadamente os riscos, atravs da implementao de medidas de proteo. Supe-se que, quando um risco esta presente em uma maquina, mais cedo ou mais tarde conduzir a danos se nenhum meio de proteo ou medida de proteo forem implementadas. Exemplos de riscos so apresentados no anexo B. Medidas de proteo so a combinao das medidas implementadas pelo projetista e o usurio de acordo com a Figura 2. Medidas que podem ser incorporados na fase de concepo so preferveis s aplicadas pelo utilizador e, normalmente, so mais eficazes. O objetivo a atingir a maior reduo de risco possvel, levando em conta os quatro fatores abaixo. A estratgia definida nesta clusula representada pelo fluxograma na Figura 1. O processo em si interativo e diversas aplicaes sucessivas podem ser necessrias para reduzir o risco, fazendo o melhor uso da tecnologia disponvel. Durante este processo, necessrio levar em conta os quatro fatores, preferencialmente na seguinte ordem: a segurana da mquina durante todas as fases do seu ciclo de vida; a capacidade da mquina para executar a sua funo; a usabilidade da mquina; a fabricao, os custos operacionais e desativao da mquina.
NOTA 1: A aplicao ideal destes princpios requer o conhecimento da operao da mquina, a histria de acidentes e registros de sade, tcnicas de reduo de risco disponveis, e o enquadramento legal em que a mquina deve ser usada. NOTA 2: O projeto de uma mquina que aceitvel em um determinado momento no pode no ser mais justificvel quando o desenvolvimento tecnolgico permitir o projeto de uma mquina equivalente com menor risco.

Figura 1 - Representao Esquemtica do processo de reduo de risco incluindo o mtodo interativo dos trs passos

Providencias informaes apropriadas para o uso uma parte da contribuio do projetista reduo de risco, porm estas medidas s so efetivas quando implementadas pelo usurio. As entradas do usurio so as informaes recebidas pelo projetista de todos os usurios, em relao ao uso pretendido da mquina me geral, ou de um usurio especfico. No h uma hierarquia entre as vrias medidas de proteo implementadas pelo usurio. Estas medidas de proteo esto fora do escopo desta Norma Internacional.
4

Estas so medidas de proteo necessrias devido a um processo especfico ou processos no previstos pelo projetista para o uso pretendido da mquina ou de condies especficas para instalao no controladas pelo projetista. FIGURA 2 Processo de Reduo de Risco do ponto de vista do Projetista

5. Avaliao de risco 5.1 Geral Avaliao de risco compreende (ver Figura 1) anlise de risco, compreende: 1) determinao das limitaes da mquina (ver 5.3), 2) identificao de perigos (5,4 e Anexo B), e 3) estimativa do risco (ver 5.5), e avaliao de riscos (ver 5.6). A anlise de riscos fornece informaes necessrias para a avaliao do risco, que por sua vez permite que as decises sejam feitas sobre se a reduo do risco ou no necessria. Estes julgamentos devem ser apoiados por uma estimativa qualitativa ou, quando apropriado, quantitativa do risco associado aos perigos presentes na mquina.
NOTA Uma abordagem quantitativa pode ser apropriado quando dados teis esto disponveis. No entanto, uma abordagem quantitativa restrita aos dados teis que esto disponveis e/ou os recursos limitados de pessoas que realizam a avaliao de risco. Por isso, em muitas aplicaes, somente a estimativa de risco qualitativo ser possvel.

A avaliao de risco deve ser documentada de acordo com a Clusula 7.

5.2 Informaes para avaliao de risco A informao para a avaliao de risco deve incluir o seguinte: a) Descrio da mquina: 1) As especificaes do usurio; 2) Especificaes previstas da mquina, incluindo: i) uma descrio das vrias fases do ciclo de vida do equipamento, ii) desenhos de projeto ou outros meios de estabelecer a natureza das mquinas, e iii) fontes de energia necessrias e como elas so fornecidas; 3) Documentao sobre os projetos anteriores de mquinas semelhantes, se for o caso; 4) Informao para a utilizao da mquina, tal como disponvel. b) Regulamentos, normas e outros documentos aplicveis: 1) regulamentos aplicveis; 2) as normas pertinentes; 3) especificaes tcnicas aplicveis; 4) as fichas de dados de segurana pertinentes c) Experincia de uso: 1) qualquer acidente, incidente ou mau funcionamento da mquina atual ou similar; 2) o histrico de danos sade resultante, por exemplo, de emisses (rudo, vibrao, p, fumaa, etc), produtos qumicos utilizados ou materiais processados pela mquina; 3) a experincia dos usurios de mquinas semelhantes e, sempre que possvel, uma troca de informaes com os usurios potenciais.

NOTA Um incidente que ocorreu e resultou em dano pode ser referido como um "acidente", enquanto que um incidente que tenha ocorrido e que no resultou em dano pode ser referido como um "quase acidente" ou "ocorrncia perigosa".

d) Princpios relevantes de ergonomia. As informaes devem ser atualizadas conforme o projeto se desenvolve ou quando as modificaes para a mquina so necessrias. Comparaes entre situaes perigosas semelhantes associadas com diferentes tipos de mquinas so muitas vezes possveis, desde que informaes suficientes sobre os riscos de acidentes e circunstncias nessas situaes estejam disponveis.
NOTA: A ausncia de um histrico de acidentes, um pequeno nmero de acidentes ou acidentes de baixa severidade no deve ser considerado como uma presuno de um baixo risco.

Para a anlise quantitativa, os dados de bancos de dados, manuais, pesquisas ou especificaes dos fabricantes podem ser utilizados, desde que exista confiana na aquisio dos dados. Qualquer incerteza associada a estes dados devem ser indicados na documentao (ver Seo 7).

5.3 Determinao dos limites de mquinas 5.3.1 Generalidades A avaliao de risco comea com a determinao dos limites da mquina, tendo em conta todas as fases da vida da mquina. Isto significa que as caractersticas e o desempenho da mquina ou de uma srie de mquinas em um processo integrado, e as respectivas pessoas, ambiente e produtos, devem ser identificadas como limites da mquina, tal como indicado em 5.3.2 a 5.3.5.

5.3.2 limites de uso Limites de utilizao incluem o uso pretendido e a m utilizao razoavelmente previsvel. Os aspectos que devem ser levados em conta incluem o seguinte: a) os modos diferentes de operao das mquinas e procedimentos de interveno diferentes para os usurios, incluindo intervenes requeridas pelo mau funcionamento da mquina; b) a utilizao da mquina (por exemplo, industrial, comercial e domstico) por pessoas identificadas por sexo, idade, uso de mo dominante, ou habilidades fsicas limitadas (deficincia visual ou auditiva, tamanho, fora, etc); c) os nveis previstos de formao, experincia ou capacidade dos usurios, incluindo: 1) operadores, 2) pessoal de manuteno ou tcnicos, 3) estagirios e aprendizes, e 4) o pblico em geral; d) a exposio de outras pessoas aos perigos associados mquina onde estes podem ser razoavelmente previstos: 1) pessoas que possam ter uma boa percepo de riscos especficos, como operadores de mquinas laterais; 2) pessoas com pouca conscincia dos perigos especficos, mas que provavelmente tem um bom conhecimento do local, dos procedimentos de segurana, rotas de sada, etc (como funcionrios administrativos); 3) as pessoas que possam ter muito pouca conscincia dos perigos da mquina ou dos procedimentos de segurana do local, como visitantes ou membros do pblico em geral, incluindo as crianas. Se a informao no est disponvel especificamente em relao a b), acima, o fabricante deve levar em conta informaes gerais sobre a populao de usurios pretendida (por exemplo, dados antropomtricos apropriados).

5.3.3 Limites de espao Alguns aspectos devem ser levados em conta: a) a gama de movimento, b) os requisitos de espao para as pessoas que interagem com a mquina, como durante a operao e manuteno, c) a interao humana, tais como a interface com o operador da mquina, e d) a interface entre a mquina e a fonte de alimentao/fora.

5.3.4 Limites de tempo Aspectos que devem ser levados em considerao incluem: a) o limite de vida til do equipamento e/ou de alguns dos seus componentes (ferramentas, partes teis, componentes eletromecnicos, etc), levando em conta a sua utilizao prevista e mau uso previsvel, e b) intervalos de manuteno recomendados.

5.3.5 Outros limites Exemplos de outros limites incluem: a) as propriedades do material a ser processado, b) limpeza - o nvel de limpeza necessrio, e c) ambiente - temperaturas mximas e mnimas recomendadas, se a mquina pode ser usada em local aberto ou fechado, em tempo seco ou molhado, exposio a luz solar direta, a tolerncia poeira, se pode ser molhada, etc.

5.4 Identificao do perigo Aps a determinao dos limites da mquina, o passo essencial em qualquer avaliao de risco de mquinas a identificao sistemtica dos riscos previsveis (riscos permanentes e os que possam aparecem inesperadamente), situaes perigosas e/ou eventos perigosos durante todas as fases do ciclo de vida da mquina, isto : transporte, montagem e instalao; colocao em funcionamento; uso; desativao, desmontagem e demolio; Somente quando foram identificados os perigos podem ser tomadas medidas para elimin-los ou para reduzir os riscos. Para realizar esta identificao de perigo, necessrio identificar as operaes a serem realizadas pela mquina e as tarefas a serem realizadas por pessoas que interagem com ela, levando em conta as diferentes peas, mecanismos ou funes do aparelho, o material a ser processado, e o local onde a mquina ser utilizada. O projetista deve identificar os riscos levando em conta os seguintes itens: a) A interao humana durante todo o ciclo de vida da mquina A tarefa de identificao deve considerar todas as tarefas associadas a cada fase do ciclo de vida da mquina como descrito acima. A tarefa de identificao tambm deve levar em considerao, mas no se limitar as seguintes categorias: ajuste; testes;

treinamento / programao; processo / troca de ferramentas; colocar em funcionamento; todos os modos de operao; alimentao da mquina; remoo do produto a partir do aparelho; parar a mquina; parar a mquina em caso de emergncia; recuperao de operao de travamento ou bloqueio; reiniciar aps parada no programada; busca de falhas / resoluo de problemas (interveno do operador); limpeza e arrumao; manuteno preventiva; manuteno corretiva. Todos os perigos previsveis, situaes perigosas ou eventos perigosos associados as vrias tarefas devem ento ser identificados . O Anexo B fornece exemplos de perigos, situaes perigosas e eventos perigosos para auxiliar neste processo. Vrios mtodos esto disponveis para a identificao sistemtica de perigos. Veja tambm ISO / TR 14121-2. Alm disso, os riscos previsveis, situaes perigosas ou eventos perigosos que no esto diretamente relacionadas a tarefas de uso devem ser identificados. EXEMPLO Eventos ssmicos, raios, cargas excessivas de neve, rudo, quebra de mquinas, ruptura de mangueira hidrulica.

b) Estados possveis da mquina Como segue: 1) a mquina executa a funo pretendida (a mquina opera normalmente); 2) a mquina no efetua a funo a que se destina (isto , falha), devido a uma variedade de razes, incluindo: variao de uma propriedade ou de uma dimenso do material processado ou da pea, falha de um ou mais dos seus componentes ou servios, perturbaes externas (por exemplo, choques, vibrao, interferncia eletromagntica), erro de projeto ou deficincia (por exemplo, erros de software), distrbios da sua fonte de alimentao, e condies ambientais (por exemplo, superfcies de piso danificados). c) comportamento indesejado do operador ou m utilizao previsvel da mquina: Exemplos incluem: perda de controle da mquina pelo operador (especialmente para as mquinas portteis ou mveis), o de reflexo de uma pessoa, no caso de incidente de mau funcionamento ou avaria durante a utilizao da mquina,

falta de concentrao ou descuido, usar a maneira mais simples de se realizar uma determinada tarefa, presses por manter a mquina funcionando em qualquer circunstancia, e uso por determinados tipos de pessoas (por exemplo, crianas, pessoas com deficincia).
NOTA Um exame da documentao de projeto disponvel pode ser um meio til de identificao de perigos relacionados com a mquina, particularmente aquelas associadas com os elementos mveis, tais como motores ou cilindros hidrulicos.

5.5 Estimativa do risco 5.5.1 Generalidades Aps a identificao de perigos, a estimativa de risco deve ser realizada para cada situao de perigo, determinando a elementos de risco dados no ponto 5.5.2. Ao determinar estes elementos, necessrio levar em conta os aspectos citados em 5.5.3. Se h um mtodo padronizado (ou outro dispositivo adequado) de medio existente para uma emisso, ele deve ser utilizado, em conjunto com mquinas existentes ou prottipos, para determinar os valores e comparar com os dados de emisso atuais. Isto faz com que seja possvel para o designer estimar o risco associado com as emisses, avaliar a eficcia das medidas de proteo implementadas na fase de concepo, fornecer aos compradores potenciais as informaes quantitativas sobre as emisses na documentao tcnica e fornecer aos usurios informaes quantitativas sobre as emisses nas informaes para uso. Outros perigos relacionados a emisses que podem ser descritos por parmetros mensurveis podem ser tratados de maneira semelhante.

5.5.2 Elementos de risco 5.5.2.1 Generalidades O risco associado a uma situao em particular de perigo depende dos seguintes elementos: a) a severidade do dano; b) a probabilidade de ocorrncia deste dano, que uma funo da: 1) a exposio de pessoa (s) com o perigo, 2) a ocorrncia de um evento perigoso, e 3) as possibilidades tcnicas e humanas para evitar ou limitar os danos. Os elementos de risco so mostrados na Figura 3. Detalhes adicionais so dadas em 5.5.2.2, 5.5.2.3 e 5.5.3.

Figura 3 - Elementos de risco

5.5.2.2 Severidade do dano A severidade pode ser calculada tendo em conta o seguinte: a) a gravidade de leses ou danos sade, por exemplo: leve, grave, morte. b) a extenso do dano, por exemplo, a: uma pessoa, vrias pessoas. Ao realizar uma avaliao de risco, deve-se levar em conta sempre a maior severidade possvel de algum dano previsto, assim como a extenso do dano, mesmo que a probabilidade desta ocorrncia no seja alta.

5.5.2.3 Probabilidade de ocorrncia de dano 5.5.2.3.1 Exposio de pessoas ao perigo A exposio de uma pessoa ao perigo influencia a probabilidade de ocorrncia de danos. Fatores a serem levados em conta no clculo estimado da exposio so, entre outros, a) a necessidade de acesso zona de perigo (se em operao normal, correo de manuteno, avaria ou reparao, etc), b) a natureza do acesso (por exemplo, a alimentao manual de materiais), c) o tempo de permanncia na zona de perigo, d) o nmero de pessoas que necessitam de acesso, e e) a frequncia de acesso.

5.5.2.3.2 A ocorrncia de um evento perigoso A ocorrncia de um evento perigoso influencia a probabilidade de ocorrncia de dano. Fatores a serem levados em conta no clculo da ocorrncia de um evento perigoso so, entre outros, a) confiabilidade e outros dados estatsticos, b) histrico de acidentes, c) histria de danos sade, e d) a comparao de riscos (ver 5.6.3). NOTA: A ocorrncia de um acontecimento de perigo pode ser de origem humana ou tcnica.

5.5.2.3.3 Possibilidade de evitar ou limitar danos A possibilidade de evitar ou reduzir o dano influencia na probabilidade de ocorrncia de danos. Fatores a serem levados em conta, ao estimar a possibilidade de evitar ou reduzir o dano so, entre outros, o seguinte: a) As diferentes pessoas que podem ser expostas ao perigo, por exemplo, qualificados,

no qualificados; b) quo rapidamente surgiu uma situao de perigo que pode levar a danos, por exemplo, repentinamente, rapidamente, lentamente; c) qualquer percepo de risco, por exemplo, por informaes gerais, em especial, informaes para uso, por observao direta, atravs de sinais de alerta e dispositivos de indicao, em especial, sobre a mquina; d) a capacidade humana de evitar ou reduzir danos (por exemplo, reflexo, agilidade, possibilidade de fuga); e) A experincia prtica e conhecimento, por exemplo, das mquinas, de mquinas semelhantes, nenhuma experincia.

5.5.3 Aspectos a serem considerados durante a estimativa do risco 5.5.3.1 Pessoas expostas A estimativa do risco deve levar em conta todas as pessoas (operadores e outros), para os quais a exposio ao risco razoavelmente previsvel.

5.5.3.2 Tipo, frequncia e durao da exposio A estimativa da exposio ao perigo levando em considerao (incluindo danos em longo prazo para a sade) requer uma anlise, e deve contabilizar todos os modos de funcionamento da mquina e os mtodos de trabalho. Em particular, a anlise deve levar em conta as necessidades de acesso durante a carga / descarga, programao, treinamento, mudana de processo ou de correo, limpeza, busca por falhas e manuteno. A estimativa de risco deve tambm levar em conta as tarefas para as quais se faz necessrio suspender as medidas de proteo.

5.5.3.3 Relao entre a exposio e os efeitos A relao entre uma exposio a um perigo e os seus efeitos so levados em conta para cada situao perigosa considerado. Os efeitos da exposio acumulada e combinaes de riscos devem tambm ser considerado. Ao considerar esses efeitos, a estimativa do risco deve, tanto quanto possvel, basear-se apropriado reconhecido dados.
NOTA 1: Os dados sobre acidentes podem contribuir para o estabelecimento da probabilidade e gravidade de leses associadas com a utilizao de um tipo especial de mquinas com um determinado tipo de medida de proteo. NOTA 2: No ter dados de acidentes, no entanto no garantia de baixa probabilidade ou gravidade de uma leso.

5.5.3.4 Fatores Humanos Fatores humanos podem afetar o risco e deve ser levado em conta na estimativa do risco, incluindo, por exemplo: a) a interao da pessoa (s) com a mquina, incluindo a correo de defeitos, b) a interao entre as pessoas,

c) aspectos relacionados ao stress, d) aspectos ergonmicos, e) a capacidade das pessoas de estar ciente dos riscos em uma dada situao dependendo de sua formao, experincia e habilidade, f) aspectos de fadiga e g) os aspectos de habilidades limitadas (devido a deficincia, idade, etc.) Treinamento, experincia e habilidade podem afetar o risco, no entanto, nenhum desses fatores deve ser usado para eliminar ou reduzir um perigo ou situao de risco, por medidas inerentes ao projeto seguro ou protees de segurana, onde quer que essas medidas de proteo possam ser praticamente implementadas.

5.5.3.5 Adequao das medidas de proteo A estimativa do risco deve levar em conta a adequao das medidas de proteo e deve: a) identificar as circunstncias que podem resultar em danos, b) sempre que necessrio, ser realizada atravs de mtodos quantitativos para comparar medidas alternativas de proteo (ver ISO / TR 14121-2), e c) fornecer informaes que possam ajudar na seleo de medidas de proteo adequadas. Quando estimar os riscos, deve-se dar ateno especial aos componentes cuja falha provoque imediatamente um aumento do risco. Quando as medidas de proteo incluem a organizao do trabalho, o comportamento correto, a ateno, a aplicao de equipamentos de proteo individual (EPI), habilidade ou treinamento, a confiabilidade relativamente baixa de tais medidas em comparao a medidas de proteo tecnicamente comprovadas devem ser levadas em conta na estimativa do risco.

5.5.3.6 Possibilidade de burlar ou contornar medidas de proteo Para a operao contnua e segura de uma mquina, importante que as medidas de proteo permitam o uso fcil e que no impeam as operaes normais do usurio. Caso contrrio, existe a possibilidade de que as medidas de proteo sejam contornadas ou burladas para facilitar o uso. A estimativa do risco deve levar em conta a possibilidade de burlar ou de contornar medidas de proteo. Deve tambm levar em conta o incentivo para burlar ou contornar medidas de proteo quando, por exemplo, a) A medida de proteo diminui a produo ou interfere com outra atividade ou preferncia do usurio, b) a medida de proteo difcil de usar, c) outras pessoas que no o operador esto envolvidas, ou d) a medida de proteo no reconhecida pelo utilizador ou no aceita como sendo apropriado para a sua funo. Se a medida de proteo pode, ou no, ser burlada depende tanto do tipo de medida de proteo, como uma guarda ajustvel ou dispositivo de transporte programvel, como dos detalhes do seu projeto. Medidas de proteo que utilizam sistemas eletrnicos programveis introduzem possibilidades adicionais de burla ou evaso se o acesso para a segurana relacionada com software no est devidamente limitado pela concepo e acompanhamento mtodos. A estimativa de risco deve identificar onde a segurana relacionadas com funes no so separados das funes de outra mquina e deve determinar a extenso em que o acesso possvel. Isto particularmente importante quando acesso remoto para fins de diagnstico ou de correo de processo necessrio.

5.5.3.7 Capacidade de manter medidas de proteo A estimativa do risco deve considerar se as medidas de proteo podem ser mantidos na condio necessria para fornecer o nvel de proteo exigido.

NOTA Se a medida de proteo no pode ser facilmente mantida em ordem correta, isso pode incentivar a burla ou a neutralizao de medida cautelar, a fim de permitir o uso contnuo da mquina.

5.5.3.8 Informaes para uso Estimativa do risco deve levar em conta as informaes disponveis para o uso. Ver tambm 6.4.

5.6 Avaliao de riscos 5.6.1 Generalidades Depois de concluda a estimativa de risco, a avaliao de risco deve ser realizada para determinar se a reduo do risco necessria. Se a reduo do risco necessria, ento as medidas de proteo devem ser selecionadas e aplicadas (veja Clusula 6). Como mostrado na Figura 1, a adequao da reduo de risco ser determinada aps a aplicao de cada uma dos as trs etapas de reduo de risco descritos na Clusula 6. Como parte deste processo interativo, o designer deve tambm verificar se os riscos adicionais so introduzidos ou outros riscos aumentados quando novas medidas de proteo so aplicadas. Se riscos adicionais ocorrerem, eles sero adicionados lista de riscos identificados e medidas apropriadas de proteo sero necessrias para resolv-los. Atingir os objetivos da reduo de risco e um resultado favorvel de comparao de risco aplicado quando praticvel, d confiana que o risco tenha sido reduzido de forma adequada.

5.6.2 reduo de risco adequada Aplicao do mtodo dos trs passos descrito em 6.1 essencial para alcanar a reduo de risco adequada. Aps a aplicao do mtodo de trs passos, a reduo de risco adequada obtida quando: todas as condies de funcionamento e todos os procedimentos de interveno foram considerados, os riscos foram eliminados ou reduzidos ao nvel mais baixo possvel, quaisquer riscos novos introduzidos pelas medidas de proteo foram devidamente tratados, usurios esto suficientemente informados e alertados sobre os riscos residuais (ver 6.1, passo 3), medidas de proteo so compatveis umas com as outras, suficiente considerao tenha sido dada para as consequncias que podem surgir a partir do uso de uma pessoa no capacitada para o uso desejado da mquina, e as medidas de proteo no prejudiquem as condies de trabalho do operador ou a usabilidade do mquina.

5.6.3 Comparao dos riscos Como parte do processo de avaliao de risco, os riscos associados com as mquinas ou elementos de mquinas podem ser comparados com mquinas ou parte semelhantes, desde que os seguintes critrios sejam aplicados: a maquinaria similar, de acordo com o correspondente tipo-C padro (s); o uso pretendido, m utilizao razoavelmente previsvel e a forma como ambas as mquinas so projetadas e construdos so semelhantes; os perigos e os elementos de risco so semelhantes; as especificaes tcnicas so semelhantes; as condies de utilizao so semelhantes. A utilizao deste mtodo de comparao, no elimina a necessidade de seguir o processo de avaliao do risco, descrito nesta Norma Internacional para as condies especficas de utilizao.

Por exemplo, quando utilizada uma serra de fita para cortar a carne comparada com uma serra de fita utilizado para o corte de madeira, os riscos associados com os diferentes materiais devem ser avaliados.

6 Reduo de risco 6.1. Generalidades O objetivo da reduo de perigo pode ser obtido pela eliminao dos riscos, reduzindo separadamente ou simultaneamente cada um dos dois elementos que determinam o risco associado: - Severidade do ferimento causada pelo perigo considerado; - Probabilidade da ocorrncia deste dano. Todas as medidas de proteo criadas para alcanar este objetivo devem ser aplicadas na seguinte sequncia, conhecido como mtodo dos trs passos (veja Figuras 1 e 2). Passo 1: Relativo as medidas de proteo As medidas de proteo eliminam o perigo ou reduzem o risco associado pela escolha adequada de ferramentas de projeto da prpria mquina e/ou a interao entre as pessoas expostas e a mquina. Veja 6.2. Nota 1: Este estgio o nico em que cada perigo pode ser eliminado, evitando assim a necessidade de medidas de adicionais de proteo como garantia ou medida de proteo complementar. Passo 2: Medidas complementares de segurana e proteo Tendo em conta a utilizao prevista e a m utilizao previsvel, apropriadamente selecionada, medidas de proteo podem ser usadas para reduzir o risco quando no possvel eliminar o risco, ou reduzir o risco associado suficientemente, utilizando as medidas de segurana inerentes. Veja 6.3. Passo 3: Informaes de uso Onde os riscos permanecem inerentemente as medidas de projeto para segurana, os riscos residuais devem ser identificados nas informaes para uso. As informaes de uso devem incluir, mas no se limitar, aos seguintes itens: - Procedimentos para operao e uso da mquina com a capacidade necessria ao operador ou outras pessoas que podem estar expostas aos perigos associados ao equipamento; - As recomendaes de uso seguro para o equipamento e o treinamento requerido adequadamente descrito; - Informao suficiente, incluindo avisos dos perigos residuais para as diferentes fases do ciclo de vida da mquina. - descrever qualquer equipamento de proteo recomendada, incluindo detalhes como a sua necessidade bem como a formao necessria para a sua utilizao. As informaes para operao no substituem a correta aplicao de medidas de projeto seguros ou medidas de proteo complementares.
NOTA 2 Medidas de adequadas de proteco associadas a cada um dos modos de operao e procedimentos de interveno reduzem a possibilidade de os operadores serem induzidas a utilizao de tcnicas de burla perigosas em caso de dificuldades tcnicas.

6.2 Medidas de projeto inerentes segurana 6.2.1 Generalidades As medidas de projeto para segurana so o primeiro e o mais importante passo no processo de reduo de riscos. Isto ocorre porque as medidas de proteco inerentes s caractersticas da mquina so suscetveis manter a sua eficincia, considerando que a experincia tem mostrado que, mesmo bem concebidos, medidas de proteo podem falhar ou podem ser burlados, e as informaes para utilizao podem no ser seguidas. Medidas de projeto para proteo e segurana so obtidos evitando os perigos ou reduzindo os riscos atravs de uma escolha adequada de recursos de projeto para a prpria mquina e / ou interao entre as pessoas expostas e a mquina.
NOTA: Veja 6.3 para protees e medidas complementares que podem ser utilizados para alcanar a reduo de risco desejados, quando as medidas de proteo e segurana no so suficientes (ver 6.1 para o mtodo de trs passos).

6.2.2. A considerao de fatores geomtricos e aspectos fsicos 6.2.2.1. Fatores geomtricos Estes fatores incluem o seguinte: a) A forma como a mquina projetada para maximizar a visibilidade direta das reas de trabalho e zonas de perigo a partir da posio de controle - reduo de pontos cegos, por exemplo - e escolha e localizao de meios de viso indireta, quando necessrio (espelhos, etc), tendo em conta as caractersticas de viso, particularmente quando a operao segura requer um controle direto permanente por parte do operador, por exemplo: - A posio e o local de trabalho de mquinas mveis; - As reas de movimentao de cargas ou do operador de mquinas para a elevao de pessoas; - A rea de contato da ferramenta de uma mquina manual ou guiada manualmente com o material a ser trabalhado; O projeto da mquina deve ser tal que, a partir do posto de comando principal, o operador capaz de garantir que no haja pessoas expostas nas zonas perigosas. b) A forma e a posio relativa das partes mecnicas, por exemplo: riscos de esmagamento e cisalhamento so evitados atravs do aumento da distncia mnima entre as peas em movimento, de tal forma que a parte do corpo em questo possa entrar na abertura de forma segura, ou atravs da reduo da abertura de modo que nenhuma parte do corpo possa entrar (ver ISO 13854 e ISO 13857). c) Evitar arestas, cantos e partes salientes: na medida que a sua respectiva funo permita, as partes acessveis das mquinas no devem ter arestas vivas, ngulos vivos ou superfcies rugosas ou partes salientes suscetveis de causar ferimentos, e no ter aberturas que possam "prender" as partes do corpo ou da roupa. Em chapas de metal em particular, arestas devem ser rebarbadas, flangeadas ou aparadas, e extremidades abertas dos tubos, que possam criar uma "armadilha" devem ser tampadas. d) A mquina deve ser projetada de modo a atingir uma posio de trabalho adequada e prover acesso aos controles manuais (atuadores). 6.2.2.2. Aspectos fsicos Tais aspectos incluem o seguinte: a) limitar a fora de acionamento para um valor suficientemente baixo de modo que a pea acionada no gere um perigo mecnico; b) limitar a massa e/ou a velocidade dos elementos mveis, consequentemente, a sua energia cintica; c) limitar as emisses, agindo sobre as caractersticas -emisso de rudos na origem (ver ISO / TR 11688-1), da origem usando medidas para reduzir:

- a emisso de vibraes na fonte, tal como a redistribuio ou adio de massa e as alteraes de parmetros do processo [por exemplo, a freqncia e / ou amplitude de movimentos]; - a emisso de substncias perigosas, incluindo a utilizao de substncias menos perigosas ou a poeira resultante de algum processo, e - as emisses de radiao, por exemplo, evitando o uso de fontes de radiao perigosas. Limitar a energia de radiao para o nvel mais baixo suficiente para o bom funcionamento da mquina, projetando a fonte de radiao de modo que o feixe concentrado no alvo, aumentando a distncia entre a fonte e o operador ou o modo de operao distncia das mquinas [medidas para reduzir a emisso de radiao no-ionizante so dadas em 6.3.4.5 (ver tambm EN 12198-1 e EN 12198-3)].

6.2.3 Levar em conta o conhecimento tcnico geral aplicado no projeto da mquina Este conhecimento tcnico geral pode ser derivado de especificaes tcnicas para o projeto (normas, cdigos, regras de clculo, etc), que devem ser utilizados para cobrir a) tenses mecnicas como

- limitao das tenses atravs da implementao correta de clculos, construo e rpidos processos de fixao como por exemplo, montagens parafusadas e montagens soldadas, - limitao da presso atravs da preveno de sobrecarga (discos de ruptura, vlvulas limitadoras de presso, pontos de quebra, dispositivos limitadores de torque, etc). - limitao da tenso atravs da preveno de sobrecarga (disco de ruptura, limitao de presso vlvulas, pontos de ruptura, dispositivos limitadores de torque, etc). - evitar fadiga em elementos sob presses variveis (nomeadamente tenses cclicas) e - balanceamento esttico e dinmico de elementos rotativos, b) materiais e suas propriedades, tais como - resistncia corroso, envelhecimento, abraso e desgaste, - dureza, ductilidade, fragilidade, - homogeneidade, - toxicidade, e - inflamabilidade e c) os nveis de emisso de rudos, vibraes, substncias perigosas e radiao. Quando a confiabilidade dos componentes especficos ou de conjuntos fundamental para a segurana (por exemplo, cordas, correntes, acessrios de elevao para elevao de cargas ou pessoas), os limites de tenso devem ser multiplicados pelos coeficientes de trabalho apropriados.

6.2.4 Escolha da tecnologia correta Um ou mais riscos podem ser eliminados ou reduzidos pela escolha da tecnologia correta a ser utilizada, em certas aplicaes, tais como o seguinte: a) em mquinas destinadas utilizao em atmosferas explosivas, usar Sistemas de controle pneumticos ou hidrulicos apropriados nos atuadores da mquina, equipamentos elctricos de segurana (ver IEC 60079-11); b) para produtos particulares a serem processados (por exemplo, por um solvente), por meio de equipamento que assegura que a temperatura permanecer muito abaixo do ponto de ignio; c) a utilizao de equipamentos alternativos para evitar altos nveis de rudo, tais como o equipamentos eltricos, em vez de pneumticos, em certas condies, corte por gua, em vez de equipamento mecnico. 6.2.5 Aplicao de princpios mecnicos de ao positiva Ao mecnica positiva conseguida quando um componente em movimento mecnico inevitavelmente move outro componente junto com ele, seja por contato direto ou atravs de elementos rgidos. Um exemplo disto a operao de abertura positiva de dispositivos de comutao em um circuito eltrico (ver IEC 60947-5-1 e ISO 14119). NOTA: Onde o componente mecnico se desloca e permite assim, um segundo componente para mover-se livremente (por exemplo, pela gravidade ou pela fora de uma mola), no existe nenhuma ao mecnica positiva do primeiro componente no segundo.

6.2.6 Provises para estabilidade Mquinas devem ser projetadas de modo que tenham estabilidade suficiente para permitir que sejam utilizados em segurana nas suas condies especficas. Os fatores a se levar em conta incluem:

- a geometria da base, distribuio do peso, incluindo o carregamento, as foras dinmicas que resultam dos movimentos das partes da mquina, da prpria mquina ou de elementos movimentados pela mquina, que podem resultar em um momento de queda, vibrao, oscilaes do centro de gravidade, caractersticas da superfcie de apoio, em caso de movimentao ou instalao em locais diferentes (condies do piso, inclinao, etc), e foras externas, como a fora do vento e as foras manuais. A estabilidade deve ser considerada em todas as fases do ciclo de vida til da mquina, incluindo o manuseio, movimentao, instalao, utilizao, desativao, desmontagem e demolio para descarte. Outras medidas de proteo para a estabilidade, relevantes para a proteo e segurana so dadas em 6.3.2.6.

6.2.7 Prever a manuteno Ao projetar uma mquina, os seguintes itens devem ser levados em considerao para permitir a manuteno da mquina: acessibilidade, levando em conta ambiente de trabalho e as medidas do corpo humano, incluindo as limitaes das roupas de trabalho e dimenses das ferramentas utilizadas; facilidade de manuseio, levando em conta as capacidades humanas; limitao do nmero de ferramentas e equipamentos especiais.

6.2.8 Observar os princpios de ergonomia Os princpios da ergonomia devem ser levados em conta na concepo das mquinas, de modo a reduzir o cansao fsico e mental e a tenso do operador. Estes devem ser considerados quando da atribuio de funes para o operador e para a mquina (grau de automao) no projeto bsico.
NOTA Tambm so melhorados o desempenho e a fiabilidade do funcionamento e, consequentemente, a reduo da probabilidade de erros em todas as fases de uso da mquina.

Deve ser levado em conta os tamanhos que possam ser encontrados na populao de usurios a que se destina, fora e postura, amplitudes de movimento e a frequncia das aes cclicas (ver ISO 10075 e ISO 10075-2). Todos os elementos da interface com o operador da mquina, como controles, elementos de visualizao de sinalizao ou de dados, ser concebido para ser facilmente compreendido, de modo que a interao clara e inequvoca entre o operador e a mquina possvel. Ver EN 614-1, EN 13861 e IEC 61310-1. Ateno do projetista particularmente focada em seguir os aspectos ergonmicos no projeto da mquina. a) Evitar a necessidade de posturas fatigantes e movimentos durante o uso da mquina (por exemplo, prover ajustes para ajustar a mquina de acordo com os vrios operadores). b) Projetar mquinas, especialmente quando portteis ou mveis, de forma que sejam capazes de serem operadas facilmente, levando em conta o esforo humano, atuao dos controles e anatomia dos braos, mos e pernas. c) limitar, tanto quanto possvel, rudos, vibraes e efeitos trmicos, tais como temperaturas extremas. d) Evite ligar o ritmo de trabalho do operador a uma sucesso automtica de ciclos. e) Prover luz no local ou na mquina para a iluminao da rea de trabalho, de ajustes, e para manuteno frequente, quando as caractersticas do projeto da mquina e /ou suas protees tornarem a iluminao inadequada. Luzes tremulantes, ofuscantes, sombras e efeitos estroboscpicos devem ser evitados, se eles podem causar um risco. Se a posio ou a fonte de iluminao tem de ser ajustada, a sua localizao deve ser tal que ela no provoca qualquer risco para as pessoas que fazem o ajuste.

f) selecionar, localizar e identificar controles manuais (atuadores), para que sejam claramente visveis e identificveis, e devidamente marcados, quando necessrio (ver 6.4.4), possam funcionar com segurana, sem hesitao ou perda de tempo e sem ambiguidade (por exemplo, um layout padro de controles reduz a possibilidade de erro quando um operador mudar de uma mquina para outra de tipo semelhante com o mesmo padro de operao), a sua localizao (por push-bottons) e seus movimentos (por alavancas e manpulos) so consistentes com seu efeito (ver IEC 61310-3), e sua operao no pode causar risco adicional. Veja tambm ISO 9355-36.2.7 Quando um controle projetado e construdo para executar vrias aes diferentes - ou seja, onde no h correspondncia um-para-um (por exemplo, teclados) - a ao a ser executada deve ser claramente mostrada e estar sujeita a confirmao, quando necessrio. Os controles devem estar dispostos de modo que a sua disposio, movimentaes e resistncia sejam compatveis com a ao a ser executada, tendo em conta os princpios da ergonomia. As limitaes devidas necessidade ou utilizao previsvel, de equipamentos de proteo individual (como calados e luvas) devem ser levados em conta. g) Selecionar, projetar e localizar indicadores, mostradores e unidades de visualizao de modo que: se encaixem dentro dos parmetros e caractersticas da percepo humana, as informaes exibidas possam ser detectadas, identificadas e interpretadas convenientemente, isto , que seja distinta, inequvoca e compreensvel em relao aos requisitos do operador e da utilizao pretendida, e o operador seja capaz de perceb-los a partir do posto de comando.

6.2.9 Riscos eltricos Para o projeto dos equipamentos eltrico das mquinas, a IEC 60204-1 contm disposies gerais sobre desconexo e comutao de circuitos eltricos e de proteo contra choque eltrico. Para requisitos relacionados com mquinas especficas, consulte as normas correspondentes IEC (por exemplo, IEC 61029, IEC 60745 ou IEC 60335).

6.2.10 Riscos hidrulicos e pneumticos Equipamentos pneumticos e hidrulicos devem ser projetados de modo que a presso mxima no possa ser excedida nos circuitos (usando, por exemplo, dispositivos limitadores de presso), no haja nenhum tipo de perigo resultante de flutuaes, aumento ou perda da presso ou vcuo. falha de componentes ou vazamentos no resultem em jato fluido ou movimentos repentinos perigosos da mangueira (efeito chicote), receptores de ar, reservatrios de ar ou embarcaes semelhantes (como no gs-carregados acumuladores) devem cumprir as normas de projeto padro aplicveis ou regulamentos para estes elementos, todos os elementos do equipamento, especialmente tubos e mangueiras, esto protegidos contra os efeitos nocivos externos, na medida do possvel, os reservatrios e recipientes semelhantes (por exemplo, gs-carregados acumuladores) so automaticamente despressurizados quando se isola a mquina da sua fonte de alimentao (ver 6.3.5.4) e, se no for possvel, so proporcionados meios para o seu isolamento, a despressurizao local e a indicao de presso (ver tambm ISO 14118:2000, clusula 5), e todos os elementos que permanecem sob presso, aps o isolamento da mquina da sua fonte de alimentao so dotados de dispositivos de escape claramente identificados, com um aviso de chamada de ateno em uma etiqueta chamando a ateno para a necessidade de despressurizao destes elementos antes de qualquer definio ou atividade de manuteno na mquina.
NOTA: Ver tambm ISO 4413 e ISO 4414.

6.2.11 Aplicando medidas seguras para controle de sistemas 6.2.11.1 Generalidades As caractersticas de projeto do sistema de controle devem ser escolhidas de modo que o seu desempenho, relacionado com a segurana, fornea uma quantidade suficiente de reduo de risco (ver ISO 13849-1 ou IEC 62061). O projeto correto dos sistemas de controle pode evitar imprevistos ou comportamentos potencialmente perigosos da mquina. As causas tpicas de comportamento perigoso da mquina so projeto inadequado ou modificao (acidental ou deliberada) da lgica do sistema de controle, um defeito temporrio ou permanente, ou a falha de um ou vrios componentes do sistema de controle, Variaes ou falha no fornecimento de energia do sistema de controle, e seleo, projeto e localizao inadequada dos dispositivos de controle. Exemplos tpicos de comportamento perigoso da mquina so: partida inesperada (ver ISO 14118), mudana de velocidade no controlada, impossibilidade de parar peas mveis, queda ou ejeo de uma parte da mquina ou de uma pea de trabalho fixada na mquina, e ao da mquina resultante da inibio (quebra ou falha) de dispositivos de proteo. A fim de evitar um comportamento perigoso da mquina e para atingir as funes de segurana, o projeto do controle de sistemas deve respeitar os princpios e mtodos apresentados neste subitem (6.2.11) e em 6.2.12. Estes princpios e mtodos devem ser aplicados isoladamente ou em combinao, conforme apropriado s circunstncias (Ver ISO 13849-1, IEC 60204-1 e IEC 62061). Os sistemas de comando devem ser projetados para permitir que o operador interaja com o aparelho em segurana e facilmente. Isto requer uma ou mais das seguintes solues: anlise sistemtica das condies de partida e de parada; prever modos de operao especficos (por exemplo, partida aps a parada normal, reiniciar aps interrupo ou parada de emergncia, remoo de peas de trabalho contidas na mquina, o funcionamento de uma parte da mquina no caso de uma falha de um elemento da mquina); visualizao clara das falhas; medidas para evitar a gerao acidental de comandos de partida inesperada (por exemplo, proteger o boto de partida) susceptvel de causar um comportamento perigoso da mquina (ver ISO 14118:2000, a Figura 1); reter os botes de parada (por exemplo, emergncia), para evitar a reinicializao que possa resultar em comportamento perigoso da mquina (ver ISO 14118:2000, a Figura 1). Um conjunto de mquinas pode ser dividido em vrias zonas para parada de emergncia, para parar como resultado de dispositivos de proteco e/ou para o isolamento e a dissipao de energia. As diferentes zonas devem ser claramente definidas e deve ser evidente as partes da mquina que pertencem a zona. Da mesma forma, deve ser bvio quais dispositivos de controle (por exemplo, dispositivos de parada de emergncia, ou chaves para desligar as mquinas) e/ou de proteo pertenam aquela zona. As interfaces entre cada zona devem ser projetadas de forma que nenhuma funo numa zona crie perigos em outra zona que foi parada para uma interveno. Os sistemas de controle devem ser concebidos para limitar os movimentos das partes da mquina, da mquina em si, ou peas de trabalho e/ou cargas que estejam na mquina, para os parmetros de desenho de segurana (por exemplo, a gama de velocidade, acelerao, desacelerao, capacidade de carga). Devem-se levar em conta tambm os efeitos dinmicos (balano de cargas, etc.), Por exemplo:

a velocidade de deslocamento de mquinas mveis controladas por pedestres, a no ser que controladas distncia deve ser compatvel com a velocidade de caminhada; o alcance, velocidade, acelerao e desacelerao dos movimentos da pessoa transportadora e do veculo transportador para pessoas de elevao devem ser limitados a valores no perigosos, tendo em conta o tempo de reao total do operador e da mquina; a gama de movimentos de peas de mquinas para elevao de cargas devem ser mantidos dentro dos limites especificados. Quando a mquina contm vrios elementos que podem ser operados de forma independente, o sistema de controle deve ser projetado para prevenir os riscos decorrentes de uma falta de coordenao (por exemplo, sistema de preveno de coliso).

6.2.11.2 Partida a partir de uma fonte de alimentao interna ou comutao em uma fonte de alimentao externa A inicializao de uma fonte de alimentao interna ou comutao de uma fonte de alimentao externa no deve resultar em uma situao perigosa. Por exemplo: a partida do motor de combusto interna no deve levar ao deslocamento de uma mquina mvel; a ligao rede de abastecimento de eletricidade no deve resultar na movimentao das peas de trabalho de uma mquina. Ver IEC 60204-1:2005, 7.5 (ver tambm Anexos A e B).

6.2.11.3 Partida/parada de um mecanismo A ao principal para iniciar ou acelerar o movimento de um mecanismo deve ser realizada pela aplicao ou de um aumento da tenso ou da presso do fluido, ou - se elementos lgicos binrios so considerados por passagem do estado 0 para o estado 1 (onde o estado 1 representa o estado de energia mais alta). A ao principal para parar ou reduzir o movimento deve ser realizada por remoo ou reduo da tenso ou presso do fluido, ou - se elementos lgicos binrios so considerados - pela passagem do estado 1 para o estado 0 (onde estado 1 representa o estado de energia mais alta). Em certas aplicaes, tais como comutadores de alta tenso, este princpio no pode ser seguido, caso em que outras medidas devem ser aplicadas para obter o mesmo nvel de confiana para parar ou reduzir a velocidade. Quando necessrio que o operador mantenha o controle permanente de desacelerao, este princpio no observado (por exemplo, um dispositivo hidrulico de travamento de uma mquina automotriz mvel), a mquina deve ser equipada com um meio de diminuir e parar em caso de falha do sistema de travagem principal.

6.2.11.4 Partida aps interrupo de energia Se uma situao de perigo poder ser gerada, a partida espontnea da mquina, quando for re-energizada aps uma interrupo de energia, deve ser impedida.

6.2.11.5 Interrupo do fornecimento de energia As mquinas devem ser projetadas para evitar situaes de risco decorrentes da interrupo ou excessiva flutuao da fonte de alimentao. Pelo menos, os seguintes requisitos devem ser atendidos: a funo de parada da mquina deve permanecer; todos os dispositivos que requerem operao permanente necessitam que, para a segurana, devem operar de maneira eficaz de manter a segurana (por exemplo, travando, dispositivos de fixao, dispositivos de refrigerao ou aquecimento, direo assistida de mquinas automotoras mveis);

peas de mquinas ou peas e/ou cargas carregadas por estas mquinas que so suscetveis de se moverem como um resultado de energia potencial deve ser retido durante o perodo de tempo necessrio que permita a sua segurana.

6.2.11.6 Uso de monitoramento automtico Monitoramento automtico destina-se a assegurar que a funo de segurana ou funes implementadas como medida de proteo no falhe se a capacidade de um componente ou um elemento de desempenhar a sua funo for diminuda, ou se as condies do processo so alteradas de tal modo que os riscos so gerados. O monitoramento automtico deve detectar uma falha imediatamente ou realizar verificaes peridicas, de modo que uma falha seja detectada antes da prxima exigncia da funo de segurana. Em qualquer caso, a medida de proteo pode ser iniciada de imediato ou atrasada at que ocorra um evento especfico (por exemplo, o incio do ciclo da mquina). A medida de proteo pode ser, por exemplo, a parada do processo perigoso, impedir o reincio do processo aps a primeira parada aps o fracasso, ou disparar um alarme.

6.2.11.7 Funes de segurana implementadas por sistemas programveis de controle eletrnico. 6.2.11.7.1 Generalidades Um sistema de controle que inclui equipamento eletrnico programvel (por exemplo, controladores programveis) pode, eventualmente, ser utilizado para implementar as funes de segurana em mquinas. Sempre que um sistema de controle programvel eletrnico utilizado, necessrio considerar os requisitos de desempenho no que respeita a requisitos para as funes de segurana. O projeto do sistema de controle eletrnico programvel deve ser tal que a probabilidade de falhas aleatrias de hardware e da probabilidade de falhas sistemticas que possam adversamente afetar o desempenho da funo de controle de segurana relacionado seja suficientemente baixo. Sempre que um controlador eletrnico programvel efetua uma funo de controle, o comportamento do sistema de deteco de uma falha ser considerado (ver tambm a IEC 61508 srie de orientaes adicionais).
NOTA Ambas ISO 13849-1 e IEC 62061, especficas para segurana de mquinas, fornecem orientaes aplicveis controles eletrnicos programveis.

O sistema de controle electrnico programvel deve ser instalado e validado para garantir que a performance especificada [por exemplo, o nvel de integridade de segurana (SIL) no IEC 61508] para cada funo de segurana tenha sido conseguida. Validao compreende ensaio e anlise (por exemplo, esttico, dinmico, ou anlise de falhas) para mostrar que todas as peas interagem corretamente para executar a funo de segurana, e que as funes no intencionais no ocorrem.

6.2.11.7.2 aspectos de hardware O hardware (incluindo, por exemplo, sensores, atuadores e solucionadores lgicos) deve ser selecionado, e/ou projetado e instalado, para atender tanto os requisitos funcionais e de desempenho da funo de segurana a ser realizada, em particular, por meio de: restries de arquitetura (a configurao do sistema, a sua capacidade para tolerar erros, o seu comportamento na deteco de uma falha, etc), seleo e/ou projeto, de equipamentos e dispositivos com uma probabilidade adequada de uma falha de hardware perigosa, e a incorporao de medidas e tcnicas dentro do hardware, de modo a evitar e controlar falhas sistemticas.

6.2.11.7.3 Aspectos de Software

O software, incluindo software de operao interna (ou software de sistema) e software de aplicao, ser concebido de modo a satisfazer as especificaes de desempenho para as funes de segurana (ver tambm IEC 61508-3). O software de aplicao no deve ser reprogramvel pelo usurio. Isto pode ser conseguido atravs da utilizao de software embutido em uma memria no reprogramvel [por exemplo, micro-controlador, circuito integrado de aplicao especfica (ASIC)]. Quando a aplicao necessita de reprogramao pelo utilizador, o acesso a parte relativa a segurana do software deve ser restrita (por exemplo, por bloqueios ou senhas para as pessoas autorizadas).

6.2.11.8 Princpios relativos ao controle manual Estes so como se segue: a) dispositivos de controle manuais devero ser concebidos e localizados de acordo com os princpios relevantes de ergonomia dados em 6.2.8, item (f). b) um dispositivo de comando de parada deve ser colocado perto de cada dispositivo de controlo de incio. Sempre que a funo start / stop efetuada por meio de comandos de controle de movimentos, um dispositivo de controle separado de parada deve ser fornecido quando um risco pode resultar do mau funcionamento do dispositivo de controle de movimento e este no gerar um comando de parada quando lanado. c) controles manuais devero ser localizados fora do alcance das zonas de perigo (ver IEC 61310-3), exceto para certos controles onde, por necessidade, esto localizados dentro de uma zona de perigo, como parada de emergncia ou um controle porttil. d) Sempre que possvel, os dispositivos de controle e suas posies devem estar localizados de modo que o operador seja capaz de monitorar rea de trabalho ou a zona de perigo. 1) O motorista de uma mquina mvel deve ser capaz de acionar todos os dispositivos de comando necessrios ao funcionamento da mquina a partir da posio de conduo, exceto para as funes que podem ser controlados de forma mais segura a partir de outras posies. 2) Em mquinas destinadas elevao de pessoas, os controles para subir e descer e, se for o caso, para mover o operador devem, geralmente, ser localizados no transportador. Se a operao segura requer que os controles estejam situados fora do veculo, o operador, o operador deve ser equipado com os meios de preveno de movimentos perigosos. e) Se for possvel iniciar uma mesma situao de perigo por meio de vrios controles, o circuito de controle deve estar disposto de modo que apenas um controle eficaz num determinado momento. Isso se aplica especialmente s mquinas que podem ser controladas manualmente por meio de, entre outras, uma unidade de controle porttil (como um controle porttil), com o qual o operador pode entrar em zonas de perigo. f) atuadores de controle devem ser projetados ou protegidos de forma que seu efeito, onde envolva risco, no possa ocorrer sem uma operao intencional (ver ISO 9355-1, ISO 9355-3 e ISO 447). g) Para as funes da mquina, cujo funcionamento seguro depende de controle permanente, direto do operador, medidas devem ser aplicadas para assegurar a presena do operador no posto de comando (por exemplo, pelo posicionamento dos dispositivos de controle). h) Para o controle sem cabo, uma parada automtica deve ser realizada quando os sinais de controle corretos no so recebidos, inclusive perda de comunicao (ver IEC 60204-1).

6.2.11.9 Modo de controle para configurao, treinamento, mudana de processos, deteco de falhas, limpeza ou manuteno Onde, para configurar, treinar, mudar o processo, detectar falhas. Limpeza ou manuteno do equipamento, uma proteo possa ser deslocada ou removida e/ou um sistema de proteo deva ser desabilitado, e onde necessrio para o propsito destas operaes para o equipamento ou parte dele ser colocado em operao, a segurana do operador deve ser conseguida usando um modo de controle especfico que simultaneamente: a) Desabilita todos os outros modos de controle, b) Permite a operao de elementos perigosos somente por atuao continua de um dispositivo ativo, um dispositivo de controle para ambas as mos ou um dispositivo de controle de movimento,

c) Permita a operao de elementos perigosos somente em condies de risco reduzido (por exemplo, velocidade reduzida, reduo de fora, passo-a-passo, por exemplo, com um dispositivo limitador de movimento), e d) Previna qualquer operao de funes perigosas por aes voluntrias ou involuntrias dos sensores da mquina.
NOTA Para algumas mquinas especiais outras medidas de proteo podem ser apropriadas

Este modo de controle deve estar associado com uma ou mais das seguintes medidas: - restrio de acesso a rea de perigo sempre que possvel; - controle de parada de emergncia com alcance imediato do operador; - unidade de controle mvel (controle porttil) e/ou controles locais (permitindo a visualizao dos elementos de controle. Ver IEC 60204-1.

6.2.11.10 Seleo dos modos de controle e operao Se a mquina foi projetada e construda para permitir a sua utilizao no controle de vrios modos operacionais que requerem medidas de proteo e/ou processos de trabalho (por exemplo, para permitir a configurao de ajuste, manuteno, inspeo), deve ser equipado com um seletor de modo que possa ser bloqueado em cada posio. Cada posio do seletor deve ser claramente identificvel e deve exclusivamente permitir um controle ou modo de operao. O seletor pode ser substitudo por outro meio de seleo, que restringe a utilizao de certas funes da mquina a certas categorias de operadores (por exemplo, os cdigos de acesso para determinadas funes controladas numericamente).

6.2.11.11 Medidas aplicveis para alcanar a compatibilidade eletromagntica (EMC) Para orientaes sobre a compatibilidade eletromagntica, ver IEC 60204-1 e IEC 61000-6.

6.2.11.12 Criar sistemas de diagnstico para ajudar a busca de falhas Os sistemas de diagnstico para auxiliar a busca de falhas devem ser includos no sistema de controle, de modo que no haja necessidade de desativar qualquer medida de proteo.
NOTA Tais sistemas no s melhoram a disponibilidade e capacidade de manuteno de mquinas, mas tambm reduzem a exposio do pessoal de manuteno s situaes de risco.

6.2.12 Minimizando a probabilidade de falha das funes de segurana 6.2.12.1 Generalidades A segurana das mquinas no somente dependente da confiabilidade dos sistemas de controle, mas tambm da confiabilidade de todas as partes da mquina. A operao contnua das funes de segurana so essenciais para a utilizao segura da mquina. Isto pode ser alcanado atravs das medidas indicadas no 6.2.12.2 a 6.2.12.4.

6.2.12.2 Uso de componentes confiveis "Componentes confiveis" significam componentes que so capazes de resistir a todas as perturbaes e tenses associadas com a utilizao do material nas condies de utilizao pretendida (incluindo as condies do ambiente), para o perodo de tempo ou o nmero de operaes fixados para a utilizao, com baixa probabilidade de falhas que possam gerar alguma avaria perigosa na mquina. Os componentes devem ser selecionados levando em conta todos os fatores mencionados acima (ver tambm 6.2.13).

NOTA 1 Componentes confiveis no significam "componentes comprovados" (ver ISO 13849-1:2006, 6.2.4). NOTA 2 As condies ambientais para anlise incluem impacto, vibrao, frio, calor, umidade, poeira, substncias corrosivas e/ou abrasivos, eletricidade esttica e campos magnticos e eltricos. Perturbaes que possam ser geradas por essas condies incluem falhas de isolamento e falhas temporrias ou permanentes na funo dos componentes do sistema de controle.

6.2.12.3 Uso de componentes com "modo de falha orientado" Componentes com "modo de falha orientado" so componentes ou sistemas em que o modo de falha predominante conhecido no avano e que podem ser utilizados de modo que o efeito de uma falha no funcionamento da mquina possa ser previsto.
NOTA: Em alguns casos, ser necessrio tomar medidas adicionais para limitar os efeitos negativos de tal falha.

A utilizao de tais componentes deve ser sempre considerada, em particular nos casos em que a redundncia (ver 6.2.12.4) no utilizada.

6.2.12.4 Duplicao (ou redundncia) de componentes ou subsistemas No projeto de partes da mquina relacionadas segurana, a duplicao (ou redundncia) de componentes pode ser usada de modo que, se um dos componentes falhar, o outro componente, ou componentes, continua a executar a respectiva funo, assegurando desse modo que a funo de segurana permanea disponvel. A fim de permitir a ao correta a ser iniciada, a falha de um componente deve ser detectada por monitorizao automtica (Ver 6.2.11.6) ou, em alguns casos, atravs de controle constante, desde que o intervalo de controle seja mais curto do que o tempo de vida esperado dos componentes. Diversidade de projeto e/ou de tecnologia pode ser usado para evitar falhas comuns (por exemplo, a partir de perturbao eletromagntica) ou modos de falhas comuns.

6.2.13 Limitar a exposio aos riscos atravs da confiabilidade dos equipamentos Uma maior confiabilidade de todos os componentes de mquinas reduz a frequncia de incidentes que requerem interveno, reduzindo assim a exposio a perigos. Isso se aplica a sistemas de energia (parte dispositiva, ver anexo A), bem como a sistemas de controle e funes de segurana, assim como para outras funes da mquina. Componentes relacionados com a segurana (por exemplo, determinados sensores) de confiabilidade conhecida devem ser utilizados. Os elementos de proteo e os dispositivos de proteo devem ser especialmente confiveis, j que a sua incapacidade pode expor pessoas a riscos, e tambm porque pouca confiabilidade encorajaria tentativas de anullos.

6.2.14 Limitar a exposio a riscos atravs da mecanizao ou automao de operaes de carga (alimentao) /descarga (remoo) Mecanizao e automao de operaes de carga/descarga da mquina e, generalizando, de operaes manuais de troca - de peas, materiais ou substncias - limita o risco gerado por essas operaes por reduzir a exposio de pessoas a riscos nos pontos de funcionamento. A automatizao pode ser obtida atravs de, por exemplo, robs, dispositivos de manuseamento de cargas, e de dispositivos de ar comprimido. A mecanizao pode ser alcanada, por exemplo, com alimentao lateral, hastes empurradoras e mesas de indexao manuais. Enquanto a alimentao automtica e dispositivos de remoo tm muito a oferecer na preveno de acidentes para os operadores da mquina, eles podem criar situaes de perigo enquanto corrigem as falhas. Devem ser tomadas precaues para garantir que o a utilizao destes dispositivos no introduza riscos adicionais, tais como a aprisionamento ou esmagamento, entre os dispositivos e as partes da mquina, ou peas de trabalho/material a ser processado. Medidas adequadas (ver 6.3) devem ser tomadas caso isso no possa ser garantido.

A alimentao automtica e os dispositivos de remoo e os seus prprios sistemas de controle e do sistema de controle da mquina associada devem ser interligados atravs de um estudo de como todas as funes de segurana so realizadas nos controles e modos de funcionamento de todo o equipamento.

6.2.15 Limitar a exposio a riscos atravs de localizao de locais de ajuste e de manuteno fora das zonas de perigo A necessidade de acesso a reas de perigo devem ser minimizados atravs da localizao de locais de lubrificao, manuteno e configurao fora dessas reas.

6,3 Medidas de proteo e segurana complementares 6.3.1 Geral Protees e dispositivos de segurana devem ser usados para proteger as pessoas, sempre que as medidas de projeto seguro no permitir razoavelmente, acabar com o risco ou reduzi-los suficientemente. Medidas de proteo complementares envolvendo equipamentos adicionais (por exemplo, equipamento de parada de emergncia) podem ser implementadas.
NOTA: Os diferentes tipos de protees e dispositivos de proteo so definidos em 3,27 e 3,28.

Determinadas protees podem ser utilizadas para evitar a exposio a mais do que um perigo. EXEMPLO Uma guarda fixa impedindo o acesso a uma zona onde h perigo mecnico tambm reduz os nveis de rudo e reduzir as emisses txicas.

6.3.2 Seleo e implementao de guardas e dispositivos de proteo 6.3.2.1 Generalidades Este subitem d diretrizes para a seleo e implementao de guardas e dispositivos de proteo cujo principal objetivo o de proteger as pessoas contra perigos resultantes dos elementos mveis, de acordo com a natureza de tais peas (ver Figura 4) e para a necessidade de acesso zona de perigo. A escolha exata de uma guarda para uma determinada mquina deve ser feita com base na avaliao de risco para essa mquina. Na seleo de uma guarda adequada para um determinado tipo de zona de mquinas ou de perigo, deve-se ter em mente que uma guarda fixa simples e deve ser utilizada quando o acesso de um operador em uma zona de perigo no necessrio durante a operao normal (funcionamento sem avarias) da mquina. Se aumenta a necessidade do nmero de acessos, leva inevitavelmente ao no uso de guarda fixa. Isto requer o uso de uma medida alternativa de proteo (proteo mvel intertravada, ou protees monitoradas por sensores). Uma combinao de guardas e/ou barreiras pode, s vezes, ser necessria. Por exemplo, onde em conjunto com guarda fixa, um dispositivo de abastecimento mecnico utilizado para levar uma pea de trabalho para a mquina, a fim de eliminar a necessidade de acesso zona de risco primrio, um dispositivo de engate/desengate pode ser necessrio para proteger contra o risco de prender e/ou cortar a mo ou outra parte do corpo entre o carregamento mecnico (alimentao) do dispositivo, se alcanvel, e a guarda fixa. Devem ser levados em considerao o enclausuramento de posies de controle ou zonas de interveno para fornecer proteo contra riscos diversos, incluindo a) os riscos de queda ou projees de objetos, utilizando, por exemplo, estruturas de proteo contra o risco de queda de objetos (FOPS em ingls), b) os riscos de emisses (proteo contra o rudo, vibrao, radiao, substncias perigosas para a sade, etc), c) os riscos decorrentes para o meio ambiente (proteo contra o calor, frio, mau tempo, etc), d) os perigos devidos a tombamento ou deslizamento ao longo da mquina, utilizando, por exemplo, utilizando estruturas de proteo contra tombamento ou deslizamento (ROPS e TOPS em ingls),

O projeto de postos de trabalho fechados, como txis e cabines, deve ter em conta os princpios de ergonomia, de visibilidade, iluminao, condies atmosfricas, acesso e postura.

Figura 4 Guia para seleo de guardas contra perigos gerados por partes mveis

6.3.2.2 Quando o acesso zona de perigo no necessrio durante a operao normal Onde o acesso zona de perigo no necessrio durante a operao normal da mquina, as protees devem ser selecionadas a partir do seguinte: a) guardas fixas (ver tambm ISO 14120); b) protees intertravadas com ou sem trava (ver tambm 6.3.3.2.3, ISO 14119 e ISO 14120); c) guardas com fechamento automtico (ver ISO 14120:2002, 3.3.2); d) equipamentos de proteo monitorados por sensores, como equipamentos de proteo fotoeltricos (ver IEC 61496) ou dispositivos de proteo sensveis presso (ver ISO 13856).

6.3.2.3 Sempre que o acesso zona de risco necessrio durante a operao normal Quando o acesso zona de risco se faz necessrio durante o funcionamento normal da mquina, as protees devero ser selecionadas a partir do seguinte: a) guardas com ou sem trava (ver tambm ISO 14119, ISO 14120 e 6.3.3.2.3 deste documento); b) sensores, tais como equipamentos de proteo fotoeltricos (ver IEC 61496); c) guardas ajustveis; d) guardas de fechamento automtico (ver ISO 14120:2002, 3.3.2); e) dispositivos de controle de duas mos (ver ISO 13851); f) guardas de bloqueio com uma funo de partida (controle de guarda) (ver 6.3.3.2.5).

6.3.2.4 Quando o acesso zona de perigo necessrio para configurao da mquina, treinamento, transio, deteco de falhas, limpeza ou manuteno Na medida do possvel, as mquinas devem ser concebidas de modo que as o operador da mquina possa monitorar e assegurar a proteo do pessoal que realiza os ajustes, o treinamento, a deteco de falhas, limpeza ou manuteno, sem prejudic-los no desempenho de sua tarefa. Tais aes devem ser identificadas e consideradas na avaliao do risco como parte de uso da mquina (Ver 5.2).
NOTA O isolamento e a dissipao de energia para desligar a mquina (ver 6.3.5.4, e tambm a norma ISO 14118:2000, 4.1 e Clusula 5) deve garantir o mais alto nvel de segurana na realizao de tarefas (especialmente tarefas de manuteno e reparao) que no requerem que a mquina permanea ligada sua fonte de alimentao.

6.3.2.5 Seleo e implementao de sensor como equipamento de proteo 6.3.2.5.1 Seleo Devido grande diversidade de tecnologias em que sua funo de deteco baseia-se, todos os tipos de sensores de proteo esto longe de ser adequados para aplicaes de segurana. As seguintes disposies tem o objetivo de fornecer ao projetista critrios para selecionar o equipamento mais adequado para cada aplicao. Os tipos de sensores incluem: cortinas de luz, dispositivos de varredura, por exemplo, scanners a laser, esteiras sensveis presso, e barras ticas, fios ticos; Sensores podem ser usados para a deteco de presena, de reiniciar a operao da mquina - prtica sujeita a condies rigorosas. 1) Mais detalhes so dados na IEC / TS 62046.

NOTA Alguns tipos de sensores podem ser inadequados para a deteco de presena.

As seguintes caractersticas da mquina, entre outras, podem impedir o uso exclusivo de sensores: tendncia da mquina de ejetar materiais ou componentes; necessidade de se proteger contra as emisses (rudo, radiao, poeira, etc); mquina irregular ou excessivo tempo de parada; incapacidade de uma mquina de parar durante um ciclo. 6.3.2.5.2 Implementao Deve-se considerar: a) o tamanho, caractersticas e posicionamento da zona de deteco (ver ISO 13855, que trata de posicionamento de alguns tipos de sensores), b) a reao do dispositivo em condies de falha (ver IEC 61496 para equipamentos de proteo fotoeltricos), c ) a possibilidade de erro e d) a capacidade de deteco e a sua variao ao longo do tempo (como resultado, por exemplo, da sua susceptibilidade a diferentes condies ambientais, tais como a presena de superfcies reflectoras, outra fonte de luz artificial, luz solar ou impurezas no ar).
NOTA 1 IEC 61496 define a capacidade de deteco de equipamentos de proteo fotoeltricos.

Os sensores devem ser integrados ao dispositivo e associado com o sistema de controle da mquina de modo que: um comando dado assim que uma pessoa ou uma parte de uma pessoa detectada, retirada da pessoa ou parte de uma pessoa detectada no reinicie o perigoso por si s, religando a mquina, e, por conseguinte, o comando dado pelo sensor mantido pelo sistema de controlo at que um novo comando for dado, reiniciar uma funo perigosa da mquina deve ser resultado da ao voluntria por parte do operador de um dispositivo de controle colocado fora da zona de perigo, e que esta possa ser observada pelo operador,

a mquina no pode operar durante a interrupo da funo do sensor, exceto durante as fases de bloqueio, e a posio e a forma do campo de deteco impede, possivelmente em conjunto com protetores fixos, uma pessoa ou parte de uma pessoa de entrar ou estar presente na zona de perigo, sem ser detectada.
NOTA 2 Uma fase de bloqueio a suspenso temporria automtica de uma funo de segurana (s) por partes de segurana do sistema de controle (ver ISO 13849-1).

Para uma melhor anlise do comportamento de falha, por exemplo, os dispositivos ativos de proteo optoeletrnicos, (IEC 61496) deve ser levada em conta. 6.3.2.5.3 Requisitos adicionais para sensores quando usados para o incio do ciclo Nesta aplicao excepcional, o funcionamento da mquina iniciado pela retirada de uma pessoa ou da parte detectada de uma pessoa a partir do campo de deteco do sensor, sem qualquer comando adicional de inicio, portanto, desviar-se do requisito geral dado no segundo ponto da linha tracejada em 6.3.2.5.2, acima. Depois de ligar a fonte de alimentao, ou quando a mquina estiver parada pela funo de desconexo do sensor, o ciclo da mquina deve ser iniciado apenas pela atuao voluntria de um comando de incio. A partida da mquina como resultado de um comando dado por um sensor deve estar sujeito s seguintes condies: a) somente dispositivos optoeletrnicos de proteo ativa (AOPDs) de acordo a norma IEC 61496 devem ser utilizadas; b) os requisitos para um AOPD usado como um dispositivo de disparo e deteco de presena de deteco (ver IEC 61496) satisfazem - em particular, localizao, distncia mnima (ver ISO 13855), deteco de capacidade, confiabilidade e monitoramento de controle e sistemas de frenagem; c) o tempo do ciclo da mquina curto e a possibilidade de reiniciar a mquina sobre a limpeza do campo de deteco limitada a um perodo proporcional com um nico ciclo normal; d) a entrada no campo de deteco do AOPD (s) ou abertura de guardas de bloqueio a nica maneira de entrar na rea de risco; e) se houver mais do que um AOPD protegendo a mquina, somente um dos AOPDs capaz de dar partida na mquina; f) no que se refere ao maior risco resultante da iniciao do ciclo automtico, o AOPD e o sistema de controle associado, deve cumprir com um maior desempenho relacionado com segurana do que em condies normais.
NOTA 1: A zona de perigo, tal como referido na alnea d) qualquer zona onde a funo perigosa (incluindo equipamentos auxiliares e transmisso de elementos) iniciada pela limpeza do campo de deteco. NOTA 2 Ver tambm IEC / TS 62046.

6.3.2.6 Medidas de proteo para a estabilidade Se a estabilidade no pode ser alcanado atravs de medidas de projeto intrinsecamente seguras, tais como distribuio de peso (ver 6.2.6), esta deve ser mantida atravs da utilizao de medidas de proteo, tais como: parafusos de ancoragem, dispositivos de travamento, limitadores de movimento ou travas mecnicas, limitadores de acelerao ou desacelerao, limitadores de carga, e alarmes de advertncia da abordagem estabilidade ou limites de ruptura. 6.3.2.7 Outros dispositivos de proteo Quando a mquina requer um controle constante do operador (por exemplo, as mquinas mveis, guindastes) e um erro do operador possa gerar uma situao perigosa, esta mquina deve estar equipada com os dispositivos necessrios capazes de permitir que a operao permanea dentro dos limites especificados, em especial: quando o operador no tem uma boa visibilidade da zona de perigo, quando o operador no tem conhecimento do valor real de um parmetro relacionado com segurana (distncia, velocidade, ngulo de massa, etc), e quando perigos podem resultar de operaes que no sejam controladas pelo operador. Os dispositivos necessrios incluem a) dispositivos para limitao dos parmetros de movimento (distncia, ngulo, velocidade, acelerao), b) dispositivos limitadores de sobrecarga e de momento, c) dispositivos para evitar colises ou interferncia com outras mquinas, d) dispositivos para prevenir riscos para pedestres que operem mquinas mveis ou outros pedestres, e) dispositivos de limitao de torque, e pontos de quebra para evitar o stress excessivo de componentes e conjuntos, f) dispositivos de limitao de presso ou de temperatura, g) dispositivos para monitorao das emisses, h) dispositivos para evitar o funcionamento, na ausncia do operador no posto de comando, i) dispositivos que impeam a operaes de elevao, a menos que os estabilizadores estejam no lugar, j) dispositivos para limitar a inclinao da mquina em um declive, e k) dispositivos para garantir que os componentes estejam em uma posio segura antes da movimentao.

Medidas automticas de proteo acionadas por dispositivos tais que levem a operao da mquina fora do controle do operador (por exemplo, paragem automtica do movimento perigoso) deve ser precedido ou acompanhado por um sinal de alerta para que o operador possa tomar as medidas adequadas (ver 6.4.3). 6.3.3 Requisitos para projeto de guardas e dispositivos de proteo 6.3.3.1 Requisitos gerais Guardas e dispositivos de proteo devem ser projetados para serem adequadas ao uso pretendido, tendo em conta os riscos mecnicos e outros envolvidos. Guardas e dispositivos de proteo devem ser compatveis com o ambiente de trabalho da mquina e concebido de modo que eles no possam ser facilmente burlados. Devem causar a mnima interferncia possvel com a atividade durante a operao e as outras fases da vida til da mquina, a fim de reduzir os motivos para a burla. NOTA: Para informaes adicionais, ver ISO 14120, ISO 13849-1, ISO 13851, ISO 14119, ISO 13856, IEC 61496 e IEC 62061. Guardas e dispositivos de proteo devem: a) ser de construo robusta, b) no originar riscos adicionais, c) no ser fceis de contorna-lo ou de desativ-lo, d) estar localizados a uma distncia suficiente da zona de perigo (ver ISO 13855 e ISO 13857), e) provocar obstruo mnima para o ponto de vista do processo de produo, e f) permitir um trabalho essencial para ser realizado para a instalao e/ou substituio das ferramentas e para manuteno, permitindo o acesso apenas para a rea em que o trabalho tem de ser realizado - se possvel, sem a proteo ter de ser removida ou o dispositivo de proteo ser desativado. Para aberturas nos guardas, ver ISO 13857 6.3.3.2 Requisitos para guardas fixas 6.3.3.2.1 Funes de guardas fixas As funes que as guardas fixas podem ter so: preveno de acesso ao espao fechado pela guarda, e / ou conteno/captura de materiais, peas, chips, lquidos que podem ser ejetados ou descartados pela mquina, e reduo de emisses (rudo, radiaes, substncias perigosas, tais como poeira, fumaa, gases) que podem ser gerados pela mquina. Alm disso, elas poderiam ter propriedades particulares relativas a energia eltrica, temperatura, incndio, exploso, visibilidade vibrao, (ver ISO 14120) e permitir uma posio ergonmica para o operador (por exemplo, usabilidade, permitir os movimentos do operador, sua postura, movimentos repetitivos).

6.3.3.2.2 Requisitos para guardas fixos Os protetores fixos devem ser firmemente fixados em suas posies: permanentemente (por exemplo, por soldadura), ou por meio de elementos de fixao (parafusos, porcas) de modo que a sua remoo/abertura seja impossvel sem o uso de ferramentas; estas no devem permanecer fechadas sem os seus fechos (ver ISO 14120). NOTA Um guarda fixo pode ser articulado para ajudar na sua abertura.

6.3.3.2.3 Requisitos para mveis guardas Protetores mveis que oferecem proteo contra os riscos gerados por elementos mveis de transmisso devem: a) sempre que possvel, quando abertas devem perceber presas mquina ou outra estrutura (geralmente por meio de dobradias ou guias), e b) ser de bloqueio (com protetor de bloqueio quando necessrio) (ver ISO 14119). Veja a Figura 4.

Guardas mveis contra os riscos gerados por elementos mveis no relacionados as transmisso devem ser concebidos associados com o sistema de controle da mquina, de modo que: elementos mveis no possam iniciar enquanto estiverem ao alcance do operador e o operador no pode alcanar em peas em movimento depois deste ter iniciado, protegido por guardas intertravadas com travas de bloqueio, quando necessrio, que s possa ser ajustada por uma ao voluntria, tais como a utilizao de uma ferramenta ou de uma chave, e a ausncia ou a falha de um dos seus componentes impea a colocao das peas em movimento ou capaz de par-las, atravs de controle automtico (ver 6.2.11.6). Veja a Figura 4 e ISO 14119

6.3.3.2.4 Requisitos para protees ajustveis Protees ajustveis s podem ser utilizadas quando a zona de perigo no possa, por razes operacionais, ser completamente enclausurada. Guardas ajustveis manualmente devem ser: concebidas de modo que o ajuste permanece fixo durante uma operao de dados, e ajustadas sem a utilizao de ferramentas.

6.3.3.2.5 Requisitos para guardas de bloqueio com uma funo de controle de partida (guardas de controle) Uma guarda de bloqueio com uma funo de partida s pode ser utilizada, se: a) todos os requisitos para guardas interligadas esto satisfeitos (ver ISO 14119), b) o tempo do ciclo da mquina for curto, c) o tempo de abertura mximo da proteo for pr-ajustado a um valor baixo (por exemplo, igual ao tempo do ciclo) e, quando este tempo for excedido, a funo perigosa no possa ser iniciado pelo fechamento da guarda. A resetagem deve ser obrigatria para reiniciar a mquina, d) as dimenses ou a forma da mquina no podem permitir que uma pessoa, ou parte de uma pessoa, fique em uma rea de risco ou entre a rea de risco e a guarda enquanto esta est fechada (ver ISO 14120), e) todos as outras guardas, se fixa (tipo removvel) ou mveis, so guardas interligadas, f) o dispositivo de bloqueio associado guarda intertravada com uma funo de arranque concebido de tal forma que - por exemplo, a duplicao de detectores de posio e a utilizao de monitoramento automtico (ver 6.2.11.6) a sua falha no possa conduzir a uma indesejado/inesperado partida da mquina, e g) a guarda est seguramente mantida aberta (por exemplo, por uma mola ou contrapesos) de tal forma que no possa cair devido ao prprio peso.

6.3.3.2.6 Riscos de guardas Cuidados devem ser tomados para evitar os riscos gerados por: construo da guarda (arestas cortantes ou cantos, materiais, emisso de rudo, etc), os movimentos das guardas (reas de corte ou esmagamento geradas pelas prprias protees e guardas pesadas que esto sujeitas a cair).

6.3.3.3 Caractersticas tcnicas dos dispositivos de proteo Os dispositivos de proteo devem ser selecionados ou projetados e conectados ao sistema de controle de tal modo que a correta execuo da sua funo de segurana seja assegurada.

Os dispositivos de proteo devem ser selecionados baseado em um produto padronizado (por exemplo, IEC 61496 para dispositivos de proteo optoeletrnicos ativos) ou devem ser projetadas de acordo com um ou vrios dos princpios enunciados na ISO 13849-1 ou IEC 62061. Os dispositivos de proteo devem ser instalados e conectados ao sistema de controle, de modo que eles no possam ser facilmente burlados.

6.3.3.4 Provises para tipos alternativos de salvaguardas Devem ser tomadas medidas para facilitar a montagem de tipos alternativos de protees em uma mquina onde sabe-se que ser necessrio para alterar as guardas, devido gama de trabalho a ser realizado.

6.3.4 Salvaguarda de reduo de emisses 6.3.4.1 Generalidades Se as medidas para a reduo das emisses na fonte especificada no 6.2.2.2 no so adequadas, a mquina deve ser fornecida com medidas adicionais de proteo (ver 6.3.4.2 para 6.3.4.5).

6.3.4.2 rudo Outras medidas de proteo contra o rudo incluem: enclausuramento (ver ISO 15667), telas adaptadas mquina, e silenciadores (ver ISO 14163).

6.3.4.3 Vibrao Outras medidas de proteo contra vibrao incluem: isoladores de vibrao, como por exemplo dispositivos de amortecimento colocados entre a fonte e a pessoa exposta, montagem resiliente, e assentos suspensos. Para as medidas de isolamento de vibrao das mquinas industriais estacionrias ver EN 1299.

6.3.4.4 Substncias perigosas Medidas de proteo adicional contra substncias perigosas incluem enclausuramento da mquina (compartimento com presso negativa), ventilao local com filtrao, umedecimento com lquidos e ventilao especial na rea da mquina (cortinas de ar, cabines para operadores). Ver ISO 14123-1.

6.3.4.5 Radiao

Medidas adicionais de proteo contra radiao incluem utilizao de filtragem e absoro, e usar guardas ou telas para atenuar os efeitos da radiao.

6.3.5 Medidas de proteo complementares 6.3.5.1 Geral Medidas de proteo que no so inerentes ao projeto seguros ou ao projeto de guardas (implementao de guardas e/ou dispositivos de proteo), nem a informao de utilizao, poder ter de ser implementado como exigido pela utilizao prevista e a m utilizao razoavelmente previsvel da mquina. Tais medidas incluem, mas no se limitam ao tratado no item 6.3.5.2 a 6.3.5.6.

6.3.5.2 Componentes e elementos para conseguir a funo de parada de emergncia Se, aps uma avaliao de risco, uma mquina precisa ser equipada com componentes e elementos para conseguir uma funo de parada de emergncia para permitir situaes reais ou iminentes de emergncia a serem evitadas, as seguintes exigncias se aplicam: os atuadores devem ser claramente identificveis, visveis e facilmente acessveis; o processo perigoso deve ser interrompido to depressa quanto possvel, sem provocar riscos adicionais, porm, caso isto no seja possvel ou o risco no possa ser reduzido, deve ser questionado se a aplicao de uma funo de parada de emergncia realmente a melhor soluo; o controle de parada de emergncia deve desencadear ou permitir desencadear, determinados movimentos de proteo quando necessrio.
NOTA Para disposies mais detalhadas, consulte ISO 13850.

Quando a mquina for desligada atravs de um dispositivo de parada de emergncia, este comando deve continuar ativo at a resetagem da mquina. Esta reinicializao s possvel na posio inicial onde foi dado o comando de parada de emergncia. A resetagem do dispositivo no deve reiniciar a mquina, mas s autorizar uma nova partida. Mais detalhes para o projeto e seleo de componentes eltricos e elementos para parada de emergncia so fornecidos no IEC 60204.

6.3.5.3 Medidas para a retirada e resgate de pessoas presas Medidas para a retirada e resgate de pessoas presas podem consistir, entre outros, de: meios para retirada e abrigos em instalaes que possam oferecer riscos de aprisionamento para o operador, disposies para movimentao de alguns elementos mo, depois de uma parada de emergncia, disposies para reverter o movimento de alguns elementos, pontos de ancoragem, ou parada, para dispositivos de descida, meios de comunicao para permitir aos operadores presos pedir ajuda.

6.3.5.4 Medidas de isolamento e dissipao de energia As mquinas devem ser equipados com os meios tcnicos para obter o isolamento da fonte de alimentao e dissipao de energia armazenada, por meio das seguintes aes: a) isolar (desconectar, separar) a mquina (ou parte definida da mquina) de toda a alimentao de energia; b) bloquear (ou de outro modo assegurar) o conjunto das unidades de isolamento na posio de isolamento;

c) dissipar, ou, se isso no for possvel ou praticvel, restringir (contendo) a energia armazenada que pode dar origem a um perigo; d) verificar, por meio de procedimentos de segurana no trabalho, de que as medidas tomadas de acordo com os itens acima, tenham produzido o efeito desejado. Ver ISO 14118:2000, a clusula 5, e IEC 60204-1:2005, 5.5 e 5.6.

6.3.5.5 Provises para manuseio fcil e seguro das mquinas e seus componentes pesados Mquinas e componentes que no podem ser movidos ou transportados mo devem ser projetadas ou ser capaz de ser dotada de elementos de fixao adequados para o transporte por meio de dispositivos de elevao. Esses acessrios podem ser, entre outros: aparelhos padronizados de elevao com cabos, ganchos, olhais, ou furos roscados para fixao do aparelho, aparelhos com garras automticas com um gancho de elevao quando no possvel ser pego partir do solo, localizao de dispositivo tipo forquilha para serem transportados por uma empilhadeira, dispositivos para elevao integrados a mquina. Partes das mquinas que podem ser removidas manualmente durante o funcionamento devem ser dotados de meios para a sua remoo e substituio em segurana. Veja tambm 6.4.4 c), item 3).

6.3.5.6 Medidas para acesso seguro s mquinas Sempre que possvel, as mquinas devem ser projetadas de forma a permitir a operao e todas as tarefas de rotina relativas definio, e/ou manuteno, por uma pessoa que permanea ao nvel do solo. Quando isso no for possvel, as mquinas devem ter plataformas, escadas ou outras instalaes para fornecer acesso seguro para essas tarefas, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados para assegurar que essas plataformas ou escadas no do acesso a zonas de perigo de mquinas. As reas onde passam pessoas devem ser feitas a partir de materiais que permaneam antiderrapantes nas condies de trabalho, e, dependendo da altura a partir do solo, devem ser fornecidos com protees e corrimo adequados (ver ISO 14122-3). Em grandes instalaes automatizadas, ateno especial deve ser dada aos meios de acesso seguros, tais como passarelas, pontes rolantes ou pontos de cruzamento. Meios de acesso a peas de mquinas localizadas em altura elevada devem ser providos de meios de proteo coletiva contra quedas (por exemplo, corrimos para escadas, degraus e plataformas e/ou gaiolas de segurana para escadas). Quando necessrio, os pontos de fixao de equipamentos de proteo individual contra quedas deve tambm ser previstos (por exemplo, em carrinhos de mquinas para elevao de pessoas ou de estaes de controle de elevao). As aberturas devem, sempre que possvel, permanecerem abertas em posio segura. Eles devem ser projetados para evitar riscos devido abertura involuntria. O auxlio necessrio para a acessibilidade deve ser fornecido (degraus, pegas, etc.) Dispositivos de controle devem ser concebidos e localizados em locais que impeam que estes sejam utilizados como meios auxiliares de acesso. Quando as mquinas para elevao de mercadorias e/ou pessoas inclui desembarques em nveis fixos, estes devem estar equipados com guardas de bloqueio para impedir acidentes quando a plataforma no est presente neste nvel. O movimento do levantamento da plataforma deve ser evitado enquanto as guardas esto abertas. Para disposies detalhadas ver ISO 14122.

6.4 Informaes para uso 6.4.1 Requisitos gerais 6.4.1.1 A criao de instrues para uso faz parte do projeto de uma mquina (ver Figura 2). Este documento consiste em meios de comunicao, tais como textos, palavras, smbolos, sinais, smbolos ou diagramas, utilizados isoladamente ou em combinao para transmitir informao ao utilizador. As instrues para uso destinam-se a profissional e/ou no-profissionais.
NOTA: Ver tambm IEC 62079 para a estruturao e apresentao das informaes para uso.

6.4.1.2 Informao deve ser fornecida para o utilizador sobre o uso pretendido para a mquina, tendo em conta, nomeadamente, todos os seus modos de funcionamento. As instrues devem conter todas as aes necessrias para garantir o uso seguro e correto da mquina. Com isto em vista, deve informar e alertar o usurio sobre os riscos adicionais. As instrues devem indicar, conforme o caso: a necessidade de treinamento, a necessidade de equipamentos de proteo individual, e a possvel necessidade de guardas ou dispositivos de proteo (ver Figura 2, nota de rodap d). Isto no exclui os usos da mquina que podem ser razoavelmente esperados da sua designao e descrio e dever tambm alertar sobre o risco que resultaria da utilizao da mquina em outras formas que no as descritas nas informaes, especialmente considerando a sua m utilizao quando razoavelmente previsvel.

6.4.1.3 Informaes para o uso abrangem, separadamente ou em combinao, transporte, montagem e instalao, uso da mquina (configurao, treinamento ou mudana de processo, operao, limpeza, deteco de falhas e manuteno) e, se necessrio, desmontagem e demolio.

6.4.2 Localizao e natureza das instrues para uso Dependendo do risco, o momento em que a informao necessria para o utilizador e o design da mquina, deve ser decidido se a informao - ou partes deles - devem ser dadas a) em, ou na, prpria mquina (ver 6.4.3 e 6.4.4), b) nos documentos que acompanham (em particular no manual de instrues, ver 6.4.5), c) na embalagem, d) por outros meios, tais como sinais e avisos no exterior da mquina. Frases padronizadas devem ser consideradas onde mensagens importantes, como avisos so necessrios (ver tambm IEC 62079).

6.4.3 Sinais e dispositivos de alerta Sinais visuais, luzes e sinais sonoros, como sirenes, podem ser usados para avisar ou impedir eventos perigosos como a partida da mquina ou velocidade excessiva. Estes sinais podem ser usados para avisar o operador antes do desencadeamento de medidas automticas de proteo (ver 6.3.2.7). essencial que estes sinais a) sejam emitidos antes da ocorrncia do evento perigoso, b) ser inequvoca, c) ser facilmente percebido e diferenciado de todos os outros sinais utilizados, e

d) ser claramente reconhecido pelo operador e outras pessoas. Os dispositivos de alarme devem ser projetados e localizados de modo que a sua verificao seja fcil. A informao para a utilizao dever prescrever a verificao regular dos dispositivos de alerta. A ateno dos projetistas atrada para a possibilidade de "saturao sensorial", o que pode resultar de muitos alertas visuais e/ou sinais acsticos, e que tambm pode levar a confundir os dispositivos de aviso.
NOTA A consulta do usurio sobre este assunto muitas vezes necessrio.

6.4.4 Marcaes, sinais (pictogramas) e advertncias escritas As mquinas devem ostentar todas as marcaes necessrias: a) para a sua identificao inequvoca, incluindo pelo menos 1) o nome e endereo do fabricante, 2) a designao da srie ou do tipo, e 3) o nmero de srie, se houver, b) a fim de indicar a sua conformidade com requisitos obrigatrios, compreendendo 1) de marcao, e 2) designao de indicaes escritas, como o representante autorizado do fabricante, designao da mquina, ano de construo, e a sua utilizao em atmosferas potencialmente explosivas, c) para a seu uso seguro, por exemplo, 1) a velocidade mxima de peas rotativas, 2) dimetro mximo das ferramentas, 3) a massa (em quilogramas) da mquina em si e/ou de partes removveis, 4) a carga de trabalho mxima, 5) necessidade de uso de equipamento de proteo individual, 6) preservar os dados de ajuste, e 7) a frequncia de inspeo. As informaes impressas diretamente na mquina devem ser permanentes e permanecer legveis durante toda a vida til esperada da mquina. Sinais ou avisos escritos indicando apenas "Perigo" no devem ser utilizados. Marcaes, sinais e advertncias escritas devem ser facilmente compreensveis e inconfundveis, especialmente no que diz respeito a parte das funes do aparelho ao qual esto ligados. Sinais compreensveis rapidamente (pictogramas) devem ser usados de preferncia com advertncias escritas. Os sinais e pictogramas s devem ser usados se forem compreendidos no meio em que a mquina ou ser utilizada. Advertncias escritas devem ser elaboradas na lngua do pas em que a mquina ser utilizada primeira vez e, caso requisitado, na lngua compreendida pelos operadores.
NOTA: Em alguns pases, o uso de linguagem especfica coberto por requisitos legais.

As marcaes devem cumprir com normas reconhecidas (por exemplo, ISO 2972 ou ISO 7000, para pictogramas, smbolos e cores, em particular). Veja IEC 60204-1 para marcao de equipamentos eltricos. Ver ISO 4413 e ISO 4414 para equipamentos hidrulicos e pneumticos.

6.4.5 Os documentos de acompanhamento (em particular - manual de instrues) 6.4.5.1 Contedo O manual de instrues ou outras instrues escritas (por exemplo, na embalagem), devem conter, entre outros, o seguinte: a) informaes relativas ao manuseio, transporte e armazenamento da mquina, como 1) condies de armazenamento para a mquina, 2) dimenses, peso, a posio do centro de gravidade, e 3) indicaes para tratamento (por exemplo, os desenhos que indicam pontos de aplicao para equipamentos de elevao); b) as informaes relativas instalao e acompanhamento da mquina, como 1) fixao/ancoragem e amortecimento e requisitos de rudos e vibrao, 2) condies de montagem e instalao, 3) o espao necessrio para o uso e manuteno, 4) condies ambientais permissveis (por exemplo, temperatura, humidade, vibrao eletromagnetismo, radiao), 5) instrues para conectar a mquina fonte de alimentao (particularmente na proteo contra sobrecarga eltrica), 6) conselhos sobre remoo / eliminao de resduos, e 7) Se necessrio, recomendaes relacionadas s medidas de proteo que devem ser implementadas pelo usurio - por exemplo, equipamentos de segurana adicionais (veja a Figura 2, nota d), distncias de segurana, sinalizao de segurana e sinais; c) informaes sobre a mquina em si, como 1) descrio detalhada da mquina, seus acessrios, guardas e/ou dispositivos de proteo, 2) a ampla gama de aplicaes em que a mquina se destina, incluindo usos proibidos, se for o caso, levando em conta as variaes da mquina original, 3) diagramas (representao esquemtica especialmente de funes de segurana), 4) dados de rudo e vibrao gerada pela mquina, radiao, gases, vapores e poeiras emitidos por ela, com referncia aos mtodos de medio (incluindo incertezas de medio) utilizados, 5) documentao tcnica de equipamentos eltricos (ver IEC 60204), e 6) documentos que comprovem que a mquina est em conformidade com os requisitos obrigatrios; d) Informaes relativas utilizao da mquina, como esta relacionada ou descrevendo: 1) Utilizao 2) controles manuais (atuadores), 3) configurao e ajuste, 4) os modos e meios para parar (especialmente parada de emergncia), 5) os riscos que no podem ser eliminados por medidas de proteo implementadas pelo projetista, 6) riscos particulares que possam ser gerados por certas aplicaes, com a utilizao de certos acessrios, e sobre equipamentos de segurana especficos necessrios para tais aplicaes, 7) m utilizao previsvel e aplicaes proibidas,

8) identificao e localizao de falhas, para a reparao e para reiniciar aps uma interveno, e 9) equipamentos de proteo individual necessrios para uso e o treinamento que necessrio; e) informaes de manuteno, como: 1) a natureza e frequncia das inspees para funes de segurana, 2) especificao das peas de reposio que podem ser usadas quando estes podem afetar a sade e segurana dos operadores, 3) instrues relativas s operaes de manuteno, que exigem um conhecimento tcnico ou habilidades especficas e, portanto, precisam ser realizadas exclusivamente por pessoas qualificadas (por exemplo, pessoal de manuteno, especialistas), 4) instrues relativas s aes de manuteno (troca de peas, etc), que no requerem aptides especficas e, portanto, podem ser efetuados pelos utilizadores (por exemplo, operadores), e 5) desenhos e diagramas que permitam ao pessoal de manuteno realizar sua tarefa de forma racional (especialmente nas tarefas de deteco de falhas); f) informaes relativas desativao, desmontagem e demolio; g) informaes para situaes de emergncia, tais como: 1) o procedimento de operao a ser seguido, em caso de acidente ou de avaria, 2) o tipo de equipamento de extino de incndios ser usado, e 3) um aviso de possveis emisses ou fuga de substncias perigosas e, se possvel, uma indicao de meios para combater os seus efeitos; h) instrues de manuteno prevista para as pessoas qualificadas [item e) 3) acima] e as instrues de manuteno fornecida por pessoas no especializadas [item e) 4) acima], que precisam aparecer claramente separadas umas das outras.

6.4.5.2 Produo do manual de instrues O contedo a seguir diz respeito produo e apresentao do manual de instrues. a) O tipo da fonte e o tamanho da impresso devem assegurar a legibilidade melhor possvel. Avisos de segurana e/ou cuidados devem ser enfatizados pelo uso de cores, smbolos e / ou impresso de grande porte. b) As informaes para uso devem ser dadas na lngua (s) do pas no qual a mquina ser usada pela primeira vez, e na verso original. Se mais do que um idioma para ser usado, cada um deve ser facilmente distinguvel, e os esforos devem ser feitos para manter o texto traduzido e as ilustraes relevantes juntos.
NOTA: Em alguns pases, o uso de linguagem especfica abrangido por requisitos legais.

c) Sempre til para a compreenso, o texto deve ser auxiliado por ilustraes. Estas ilustraes devem ser complementadas com informaes escritas que permitam, por exemplo, localizar e identificar controles manuais (atuadores). Eles no devem ser separados pelo texto e devem seguir uma sequencia de operaes. d) Deve-se considerar a apresentao de informaes em forma de tabela, para ajudar na compreenso. Tabelas deve ser adjacentes ao texto relevante. e) A utilizao de cores devem ser consideradas, em particular, em relao aos componentes que requerem rpida identificao. f) Quando a informao para uso prolongado, uma tabela de contedos e/ou um ndice deve ser fornecido. g) Instrues relevantes para a segurana que envolvem ao imediata devem ser fornecidas de uma forma facilmente disponvel para o operador.

6.4.5.3 Elaborao e edio das instrues de uso

Os itens a seguir abordam a elaborao e edio das instrues de uso: a) Relao com o modelo: as informaes devem relatar claramente o modelo especfico da mquina e, se necessrio, outra identificao apropriada (por exemplo, nmero de srie). b) Princpios de comunicao: quando as instrues de uso esto sendo preparadas, o processo de comunicao "Ver - pense - use" deve ser seguido, a fim de se obter a mxima proximidade com o uso seguindo das operaes sequenciais. As perguntas, "Como?" E "Por que?" devem ser antecipadas e as respostas fornecidas. c) As instrues de uso devem ser to simples e to breve quanto possvel, e devem ser expressas em termos consistentes e unidades com uma explicao clara para termos tcnicos no usuais. d) Quando se est previsto que a mquina ser posta a uso no profissional, as instrues devem ser escritas de uma forma que seja facilmente compreendida pelo usurio no-profissional. Se o equipamento de proteo pessoal necessrio para a utilizao segura da mquina, um claro conselho deve ser dado, por exemplo, na embalagem tal qual a mquina, de modo que esta informao seja bem visvel no ponto de venda. e) durabilidade e disponibilidade dos documentos: documentos dando instrues de utilizao devem ser produzidos em forma durvel (isto , que eles devem ser capazes de sobreviver a manipulao frequente pelo utilizador). Pode ser til marcar "guardar para referncia futura". Quando a informao para uso mantido em formato eletrnico (CD, DVD, fita, disco rgido, etc), informaes sobre segurana relacionadas com questes que precisam de ao imediata deve-se sempre ter um backup com uma cpia facilmente disponvel.

7. Documentao de reduo de risco e avaliao de risco A documentao deve demonstrar o procedimento seguido e os resultados que foram conseguidos. Isso inclui, a documentao pertinente, a seguir: a) A mquina para que a avaliao do risco foi feita (por exemplo, as especificaes, limite, uso a que foi destinada); b) todos os pressupostos relevantes que foram feitas (cargas, pontos fortes, fatores de segurana, etc); c) os perigos e situaes perigosas identificadas e os eventos perigosos considerados na avaliao de risco; d) as informaes em que se baseou a avaliao de riscos (ver 5.2): 1) os dados utilizados e as fontes (histrico de acidentes, a experincia adquirida com a reduo do risco aplicada a mquinas semelhantes, etc); 2) a incerteza associada com os dados utilizados e seu impacto sobre a avaliao de risco; e) os objetivos de reduo de risco pretendidos atravs de medidas de proteo; f) as medidas de proteo implementadas para eliminar os perigos identificados ou reduzir os riscos; g) riscos residuais associados mquina; h) o resultado da avaliao de risco (ver Figura 1); i) quaisquer formulrios preenchidos durante a avaliao de risco. Normas ou outras especificaes usadas para selecionar medidas de proteo referidas na alnea f) acima devem ser referenciados.
NOTA Nenhuma exigncia dada nesta Norma Internacional para entregar a documentao de avaliao de riscos juntos com a mquina. Ver ISO / TR 14121-2 para informaes sobre documentao.

ANEXO A (informativo) Representao esquemtica de uma mquina

Figura A.1 - Representao Esquemtica de uma mquina

Anexo A (Informativo) Exemplo de perigos, situaes perigosas e eventos perigosos

A.1 GERAL
Esse anexo d, em quadros separados, exemplos de perigos (ver tabela A.1 e A.2), situaes de perigos (ver tabela A.3) e eventos perigosos (ver tabela A.4), em ordem de clarear esses conceitos e auxiliar pessoas a realizar uma avaliao de risco para identific-los (ver clusula 6). A lista de perigos, situaes perigosas e eventos perigosos dados neste anexo no so exaustivos, nem so priorizados. Alm do mais, o projeto deve ser tambm identificado e documentado qualquer outro perigo, situao perigosa ou evento perigoso existente nas mquinas. Tabela A.1 tambm providncia referncia cruzada entre a norma ISO 12100-1 e/ou ISO 12100-2 para cada tipo ou grupo de perigo. A.2 EXEMPLOS DE PERIGOS Na tabela A.1, perigos tem sido agrupados de acordo com seus tipos (perigos mecnicos, eltricos e assim por diante). Em ordem para oferecer mais informaes detalhadas do tipo de perigo, duas colunas adicionais foram includas, correspondentes origem do perigo e potenciais consequncias. O uso de uma ou mais colunas apresentadas na tabela A.1 depende do grau de detalhe necessitado para descrever e identificar o perigo. Em alguns casos, suficiente usar apenas uma das colunas apresentadas na tabela A.1, particularmente, quando os perigos esto na mesma zona de perigo e pode ser agrupado junto em termos de medidas de segurana. Qualquer uma das colunas ou so utilizadas depende se a origem do perigo ou natureza das consequncias mais til quando escolhido as medidas de segurana apropriadas. Entretanto, todos os perigos devem ser documentados, at mesmo se o risco associado com eles parece ter sido suficientemente reduzido por alguma medida de segurana sugerida para reduo do risco associado com outro perigo. Por outro lado, o perigo no-documentado, o risco de que foi suficientemente reduzido pela atenuao de outro perigo, pode ser negligenciado. Onde, o perigo for descrito, e mais de uma das colunas apresentadas na tabela A.1 so utilizadas, esta no deve ser lida linha por linha. Palavras apropriadas devem ser selecionadas e combinadas para descrever o perigo no caminho mais conveniente. Por exemplo: - Esmagamento devido a partes mveis; - Esmagamento devido falta de estabilidade da mquina ou parte da mquina; - Choque eltrico ou eletrocusso devido s partes do equipamento eltrico que se tornam "vivas" sob falta de condies; - Perca de audio permanente devido prolongada exposio para o barulho causado por peas da estamparia; - Doenas respiratrias devido inalao de substncias txicas; - Desordem Musculoesqueltica devido m postura e atividade repetitiva; - Queimadura devida ao contato com material em alta temperatura; - Dermatites devidas ao contato da pele (exposio drmica) com substncias txicas;

Tabela A.2 um subconjunto da tabela A.1 e contm alguns exemplos de perigos tpicos. Cada origem foi relatada para potenciais conseqncias significativas. A ordem das potenciais conseqncias no est associada com nenhuma prioridade.

A.3 EXEMPLOS DE SITUAES PERIGOSAS Situaes perigosas so circunstncias em que cada pessoa exposta, para no mnimo, um perigo. A exposio da pessoa freqentemente a conseqncia de realizar uma tarefa na mquina. Alguns exemplos de situaes perigosas so: a) Trabalhar perto de partes mveis; b) Exposio s partes ejetadas; c) Trabalhar embaixo de uma carga; d) Trabalhar perto de objetos ou materiais com extremas temperaturas; e) Exposio do trabalhador a perigos gerados por rudo; Na prtica, situaes perigosas so freqentemente descritas em termos de tarefas ou tarefas de operao (carga e/ou descarga manual de peas em uma prensa, soluo de problemas sob tenso, etc.) Quando descrever uma situao de perigo, isso pode ser assegurada que a situao analisada definida claramente usando a informao disponvel (tarefa realizada, perigo, zona de perigo).

Tabela A.3 inclui a lista de tarefas que podem resultar em uma situao de perigo em caso de exposio para um ou mais dos perigos dados na tabela A.1.

A.4 EXEMPLOS DE EVENTOS PERIGOSOS Tabela A.4 d exemplos de eventos perigosos que podem ocorrer em relao mquina. Um evento perigoso pode ter diferentes causas. Por exemplo, contato com peas mveis, devido um incio inesperado, pode ser causado por uma atuao no intencional de um dispositivo de controle ou por uma falha no sistema de controle. Qualquer causa pode, por sua vez, ser o resultado de outro evento ou combinao de eventos (corrente de eventos).

You might also like