You are on page 1of 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA SERGIPE Campus Aracaju

CURSO: LICENCIATURA EM MATEMTICA DISCIPLINA: HISTRIA DA EDUCAO PROFESSORA: MA.MARIA ADEILMA MENESES ALUNO: LUIZ ANTONIO MELO

FICHAMENTO DO TEXTO 2

Referncia

GADOTTI, Moacir. Histria da idias pedaggicas. 5 ed. So Paulo, tica, 1997. p. 51-60 O Pensamento Pedaggico Medieval

Objeto

3-O pensamento pedaggico medieval: Santo Agostinho- A teoria da iluminao. So Tomas de Aquino- O mtodo escolstico Debate sobre o conhecimento na Idade Mdia.

Objetivo

Ordenar e sistematizar a histria das ideias pedaggicas da Antiguidade at os nossos dias e mostrar as perspectivas para o futuro (p.18) O objetivo do captulo o de descrever a forma pedaggica do perodo Medieval.

Metodologia

O captulo destaca a importncia da Igreja Crist no processo pedaggico do perodo Medieval. Narra ainda a distino entre o Cristianismo, o Islamismo e o Judasmo e as diferentes formas pedaggicas dessas trs doutrinas. Durante os 20 anos em que trabalhou como professor de filosofia e historia da educao, o autor, segundo suas prprias palavras, teve oportunidade de estudar numerosas obras didticas da rea, muitas das quais foram consultadas para fundamentar (p. 314), este livro, entre elas: Historia da educao na Antiguidade (Henri-Irene), Historia geral da pedagogia (Francisco Larroyo), Historia da educao (Paul Monroe), Historia da educao e da pedagogia (Lorenzo Luzuriaga), Grandes educadores (Fritz Mrz), Historia da educao moderna (Frederick Eby), Historia do pensamento educacional (Frederick Mayer), Os grandes pedagogistas (Jean Chteau) e Tratado das cincias pedaggicas (Maurice Debesse e Gaston Mialaret), sendo estas as consideradas clssicas pelo autor e outras ainda recomendadas pelo autor. A Escola tem que ser local, como ponto de partida, mas tem que ser internacional e intercultural, como ponto de chegada (p.312). Do Captulo: O fator importante da Idade Mdia foi a criao das universidades de Paris, Bolonha, Salerno, Oxford,

Fontes

Conceitos

Concluses

Heidelberg e Viena que foram centros que buscavam a universalidade do saber (p. 54;55). Ainda a concluso, por parte de muitos historiadores atuais, de que a Idade Mdia nao foi a Idade das Trevas, da ignorncia e do obscurantismo mas sim fecunda em lutas pela autonimia, com greves e grandes debates livres. (p. 55). Comentrio pessoal Achei particularmente importante a atuao da Igreja no processo de difuso das ideias pedaggicas e da difuso das doutrinas ainda que dirigidas especificamente a formao de tementes a Deus e a Asceno de Maom como lder religioso e precursor de um conflito de interesses que dura at hoje!. Educao, Idade Mdia, Cristianismo, Santo Agostinho, Sao Toms de Aquino.

Palavraschave

You might also like