You are on page 1of 15

ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINAR MATEMTICA

Francisco Wellington Nascimento Lopes Prof. Djanir angelim da Silva Filho Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Curso (Matemtica) Trabalho de Graduao 13/10/2012 RESUMO Atravs da observao chegamos a concluso que muitos processos de ensino tem suma importncia no auxilio do ensino aprendizado nas aulas de matemtica, pois com isso de bastante dinmica e motivao tornando-o prazeroso, dando lhe a oportunidade de se adquirir habilidades de cooperativismo, aplicando tcnicas de ensino para um melhor aprendizado e tornando as aulas de matemtica atrativas para a formao de cidados para um futuro promissor, social e educativo. E com essa dinmica possamos observar verdadeiras dificuldades em aprender a matemtica, sabemos, que muitos apresentam grandes dificuldades, mas com determinadas tcnicas aplicadas com atividades e jogos possibilitaremos assim, o melhor aprendizado para aluno, proporcionando uma linguagem matemtica bem didtica entre o aluno e o professor; dando um suporte de lidar com clareza e desafio em novas tecnologias no processo do aprendizado, que a cada serie o aluno refora cada vez mais o seu aprendizado tornando-o eficaz, para os diversos desafios que o aluno possa enfrentar. importante o bom aprendizado, proporcionando assim a oportunidade de poder transmitir esse conhecimento ao aluno, conhecimento de atividades e jogos matemticos, que so convenientemente preparados ao aluno, e que tambm so recursos eficazes para o conhecimento matemtico que assim estimularia o raciocnio lgico, e tambm o pensamento independente, motivando-o ao conhecimento e desenvolvimento de atividades e jogos como forma de ensinar matemtica.

Palavras-chave: aprendizado; conhecimento ldico; atividades e jogos. 1 INTRODUO A importncia de atividades e jogos ao aluno so grandes desafios, que refora a maneira de ensinar. Para determinadas atividades e jogos exige-se conhecimentos bsicos. Alguns jogos matemticos quando aplicados, so recurso eficazes na construo deste conhecimento. A aplicabilidade das atividades e jogos, no ensino da matemtica tem a finalidade de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a sua rotina de sempre, estimulando o interesse do aluno,

melhorando a aprendizagem atravs dos jogos, com isso tornando aprendizagem da matemtica mais dinmica, atraente, e buscando sempre novas tcnicas e estratgias. Nestes tipos de atividade os alunos percebem a relao envolvente dos nmeros no desenvolvimento do raciocnio, atravs de estmulos desafios. A matemtica faz parte da vida de todos ns, tendemos v-la com uma disciplina escola parte e sem qualquer significado. E que muita das vezes aprendemos s para passarmos de ano. Sabemos que vrios alunos ao chegarem a escola se deparam com situaes que ainda no conhecem, isso faz com que algumas crianas no sintam estmulo em estudar. A partir desta descoberta se faz necessrio que o professor desenvolva suas aulas de maneira prazerosa de modo que os alunos se sintam seguro do que est sendo ministrado em termo de contedo. Para que isto venha acontecer, primeiramente deve existir uma boa relao entre professor e o aluno. Dificuldade em resolver problemas que envolvam diversos clculos um dos maiores desafio para o educador, que deve fazer uso de atividades e jogos ldicos, entre outros a fim de tornar as aulas menos cansativas.
O jogo para ensinar matemtica deve cumprir o papel de auxiliar no ensino do contedo, propiciar a aquisio de habilidades, permitir o desenvolvimento operatrio do sujeito e, mais, estar perfeitamente localizado no processo que leva a criana do conhecimento primeiro ao conhecimento elaborado Ademais Moura (1992, p. 47).

Os jogos tem uma capacidade de desenvolver desafios e habilidades como de destrezas , habilidades motoras e rapidez de deciso e velocidades de raciocnio, d a capacidade de criar estratgias prprias O nosso cotidiano pode ser interpretado com um jogo que desempenha determinados fundamentos bsicos,iguais aos desempenhados nos planos pedaggicos. 2 FUNDAMENTAO TERICA Devemos saber que todo o cidado tem o direito a educao e que o conhecimento da matemtica fundamental para que possamos em determinados aspectos interagir de forma critica com sociedade. As atividades e jogos escolares ajuda no pensamento e raciocnio lgico do aluno. tambm repassa suporte importante para outras reas do conhecimento, pois est presente na vida cotidiana do cidado de forma explicativa e de forma sutil. Na sociedade moderna a matemtica cada vez mais solicitada, para descrever e resolver problemas nas diversas reas das atividades humana. Por exemplo um engenheiro ao interpretar seus esquemas de construo nesse momento, ele esta utilizando conhecimentos matemticos, bem elaborados. A matemtica estar em constante transformao para que assim possamos atender as necessidades do mundo moderno. Com relao a esse fato o ensino da matemtica deve ir muito alm de simples tcnicas para sua compreenso, oferecendo meios que garantam ao aluno o entendimento verdadeiro dos contedos, visando sua aplicao no cotidiano. O professor tem um papel primordial na aprendizagem dos seus alunos, compreendendo suas funes bsicas que so funes incentivadora,

procurando incentivar o aluno a resolver os assuntos ministrados, fazendo com que os mesmo tenham participao no ato do seu aprendizado e a funo orientadora so tambm de suma importncia, pois consiste em orientar os alunos para que possa construir seu prprio conhecimento. de grande importncia o ambiente familiar como fonte inspiradora para que os alunos desperte um maior interesse na aprendizagem. Esse apoio fundamental para que a criana se sinta segura no ambiente escolar. O autor ressalta a importncia do professor no processo de ensino na aprendizagem. Portanto o educador no e apenas aquele que transmite um tipo de saber para seus alunos. O papel do professor vai muito alem, ultrapassando ate mesmo a transmisso dos conhecimentos. O educador deve estar preparado para incorpora no processo educativo as exigncias de vida e de conhecimento que os alunos levam para a escola, preciso que os educadores saibam identificar experincias para introduzi-lo no ensino da matemtica e demais reas.

Os professores e os profissionais da educao esto na mesma lgica de fracasso de seus alunos; fracassam por no compreenderem o que ocorre em sala de aula. So professores e buscam a cada dia ensinar a todos, mas, no cotidiano, fazem descriminaes e adotam postura preconceituosa em suas concepes. Gomes polya(2000, p.62).

No se pode ensinar as crianas atravs das explicaes artificiais por memorizao compulsiva e repetitivas apenas. O que uma criana necessita adquirir novos conceitos e palavras para atribuir sentidos e significado ao que aprende. Assim sendo, aprender a ler, escrever, e resolver clculos matemticos muito mais de que adquirir habilidades bsicas, e principalmente construir, obter e atribuir sentido e significado a aprendizagem. De acordo com os parmetros curriculares nacionais. No devemos subestimar a capacidade dos alunos reconhecendo sobre a resoluo de problemas, mesmo que razoavelmente, complexos, lanando mo de seus sentimentos sobre o assunto e buscando estabelecer o j conhecido e o novo. Com base nos possveis fatores que venham dificultar tal aprendizagem podemos da nfase a pratica docente, aonde professores chegam a impor seus conhecimentos, como sendo nico no aproveitando o conhecimento que os alunos j traz consigo na sua vida diria, e com isso os mesmo no conseguem ter um bom ndice de aproveitamento. Com base nos possveis fatores que venham dificultar tal aprendizagem podemos da nfase a pratica docente, aonde professores chegam a impor seus conhecimentos, como sendo nico no aproveitando o conhecimento que discente j traz consigo na sua vivencia cotidiana, e com isso os mesmo no conseguem ter um bom ndice de aproveitamento. Saber combinar certa dose de repetio com sua continua arte de inovao dos grandes segredos do sucesso em tarefas que lidam continuamente com um mesmo publico.

A profisso do professor supe um contexto rotineiro com um determinado grupo de pessoa: os alunos, o professor convive com uma classe s vezes, mais tempo que pessoa das famlias dos alunos.Costa (2007, p. 22)

Com isso importante descobrir a chave de ser constante e repetir continuamente certas praticas de sucesso, ao mesmo tempo em que se inova, de vez em quando. Quando em sala de aula, para mais uma aula, o professor tem a ateno de uma quantidade de pessoas diferentes, com olhares diferentes. Todos os olharem recaem sobre ele de que apresentem uma novidade, no que se refere percepo que os alunos tm dos professores, pode-se dizer que em geral os alunos reparam em tudo o que apresenta e at no que o professor, no gostaria que aparecesse saber se usa os mesmo sapatos, se muda a marca do perfume se dormiu bem, se estar desrespeitado, se tem um novo amor. Portanto, no h o que fazer se no deixado ser conhecido pelos alunos. Ter atitudes dissimuladas diante deles intil. preciso crescer por dentro para que os alunos percebam que se tenha novidades, no adianta engan-los para fazer de conta que agora tudo ser diferente. A criatividade deve vir de dentro e para ser criativos preciso uma grande dose de estudo e de cultura profissional. Podemos dizer que com maior cultura e conhecimento da rea e com mais recurso previamente armazenado, o professor pode ficar mais tranquilo e na hora da aula essa preparao pode nos dar maior espao a uma maior criatividade, ou seja, quando o trabalho j est traado. Quando chega hora de encontra os alunos as coisas caminham para um espao de espontaneidade.

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMTICA Durante vida enfrentamos a muitas situaes de problemas. As atividades e jogos didticos surgem como uma possibilidade natural para a superao dos problemas do cotidiano. atravs das atividades e jogos que a criana libera e canaliza as suas energias, alm disso, as atividades e jogos uma grande fonte de prazer, tanto para educadores quanto para educando. O jogo surge com seus objetivos, pois se no se sabe como ir funcionar ou quais sero as consequncia. H sempre um aspecto novo, a novidade algo fundamental para despertar o interesse e curiosidade dos alunos. Determinadas atividades e jogos permitem que o aluno compreenda e se adapte espontaneamente e construa interiormente o seu mundo. Est mais do que comprovado que jogos didtico no ensino da matemtica de extrema importncia para a construo do conhecimento do aluno, ele no s estimula a

criana como tambm faz com que ela se interesse pelas atividades e jogos propostas pelo professor em sala de aula. O desenvolvimento deve estar em todos as atividades na sala de aula para maior interao entre os alunos devem-se planejar, pensar atividades integradas que todos os alunos participem. O desenvolvimento com jogos em sala de aula pode e deve ser trabalhado sempre, pois uma maneira de aprender e ensinar e assim que a aprendizagem se realiza. No momento que ocorre a utilizao de brincadeiras em sala de aula, ocorre a idia de trabalhar com os alunos, pois leva o educador a tomar conscincia de sua realidade em busca do conhecimento; sem perder o prazer de aprender. J que a escola no dispe de um local adequado, Ento cabe ao professor mostrar o caminho aos alunos para que eles possam descobrir as melhores solues de realizar essas atividades.

A criana precisa ser desafiadora a pensar para resolver as questes que nos iremos representar. Vrios materiais podem ser utilizados para confeces de jogos didticos em matemtica: tampinhas, canudos, copinhos plsticos, coisas da natureza, caixinhas, botes, pedaos de fio eltrico palito de picol. Os usos de palavras que indiquem o vocabulrio especificam como; em cima de, sobre, dentro fora a direita de, a esquerda de, ao lado de, favorecendo o estabelecimento de relao. O grupamento das crianas em dupla, trio, ou em pequenos grupos muito estimulante, deixando-os escolher o material com os quais iro trabalhar montagem e combinao incrveis surgiro consequentemente novas descobertas. (NICOLAU, 2003, P. 199)

Em algumas aulas observadas, percebemos que falta de jogos e atividades em sala de aula, pois ensinar matemtica j ficou provado que mais fcil quando se usa um bom material. Ao manusear os materiais as crianas percebem a importncia para o entendimento. O professor por si tem que achar meios para tornar as aulas mais agradveis. Fugir da rotina de sala de aula j o primeiro passo a essa mudana, estimulando o aprendizado dos alunos. Devemos inova nossos conceitos e pensar se queremos alunos alienados a um modelo tradicional ou se queremos alunos criativos. Portanto cabe ao professor, essa mudana, ns temos esse poder de fazer acontecer de fazer diferente. Os jogos e atividades importantssimo na explorao para o educador, com isso conhecer melhor o material para explora-lo criando jogadas de observao e questes. Para que possa trabalhar positivamente os erros. Os jogos esto ligados direto com o pensamento matemtico. Ambos temos regras, instrues, definies e dedues, utilizado de normas e novos conhecimentos. A grandes esforos da escola para adequar-se a esta nova tecnologias e vem a caracterizar algumas das deficincias enfrentadas por professores e alunos neste contexto, principalmente da educao matemtica porque h uma grande problemtica dos alunos em compreender os contedos desta disciplina.

Matemtica Divertida

Um lavrador e o seu amigo compraram um barril de 8 gales de cidra. Eles quiseram dividir a cidra equitativamente entre si, mas dispunham apenas de uma vasilha de 5 gales e de uma vasilha de 3 gales. Como conseguiram fazer a diviso?

Soluo

Partilha Justa
Comea-se por se encher a vasilha de 5 a partir da vasilha de 8. Seguidamente enchia-se a vasilha de 3 a partir da vasilha de 5, deixando 2 na vasilha de 5. Despejavase a vasilha de 3 para a vasilha de 8. Derramava-se 2 da vasilha de 5 para a de 3. Enchia-se a vasilha de 5 a partir da vasilha de 8. Derramava-se o contedo da vasilha de 5 para a de 3, at que a segunda ficasse cheia, deixando 4 na vasilha de 5. Despeja-se a vasilha de 3 para a de 8, ficando esta tambm com 4.

3 ALGUMAS REVISES PEDAGGICAS

A preocupao com a pedagogia matemtica, desde a Educao primaria, um dos fatores principais na formao do raciocnio lgico do aluno. Esta crena compartilhada com vrios pesquisadores e possibilita uma multiplicidade de abordagens conforme poderemos observar na breve reviso de algumas pesquisas que se apresenta a seguir. O fracasso do ensino-aprendizagem da matemtica, a um ensino na sala de aula distante do dia-a-dia, conforme: CARVALHO (1991) cita em sua obra, frisando bem: experincias de crianas que manipulam nmeros com destreza em diversas atividades fora da escola, e fracassam nas aulas de Matemtica, evidenciando falhas no ensino. A Disciplina de matemtica ajuda na construo de conhecimentos em geral, a Matemtica j aparece na vida da criana desde que ela comea a perceber o mundo sua volta. Quando ela ingressa na escola, a professora deve ter o mximo de cuidado em explorar o seu potencial, as suas experincias a fim de que a Matemtica seja assimilada de uma maneira prazerosa e no tomar averso por esta disciplina.

3.1ALGUMAS ATIVIDADES E JOGOS USADOS EM SALA DE AULA *Alguns jogos de estratgia onde so trabalhado o raciocnio lgico: consiste em o aluno ler as normas e formar suas prprias estratgias. *Alguns jogos de treinamento: E empregado quando e detectado algum aluno com determinadas deficincias de aprendizado *Alguns jogos geomtricos: Tem o objetivo de desenvolver habilidades na parte de observao e tambm no raciocnio lgico,trabalhando com figuras geomtricas,como ngulos e polgonos. 3.2OUTRAS RELAES MATEMTICA. PARA A INTRODUO DE JOGOS DE

Caracteristicas de alguns jogos------> uma atividade que os alunos realizam juntos buscando a socializao. * O jogo dever haver possibilidades de se usar a estratgias, um plano executando jogadas e avaliando a qualidade de produzir bons resultados, os jogadores. *Ao utilizar atividades e jogos como recuso didatico e a chance que temos de mostrar a teoria e prtica.

A criana precisa ser desafiadora a pensar para resolver as questes que nos iremos representar. Vrios materiais podem ser utilizados para confeces de jogos didticos em matemtica: tampinhas, canudos, copinhos plsticos, coisas da natureza, caixinhas, botes, pedaos de fio eltrico palito de picol. Os usos de palavras que indiquem o vocabulrio especificam como; em cima

de, sobre, dentro fora a direita de, a esquerda de, ao lado de, favorecendo o estabelecimento de relao. O grupamento das crianas em dupla, trio, ou em pequenos grupos muito estimulante, deixando-os escolher o material com os quais iro trabalhar montagem e combinao incrveis surgiro consequentemente novas descobertas. (NICOLAU, 2003, P. 199)

As atividades e jogos, e um fator importantssimo na explorao do educador matemtico criando jogadas de observao em que possa trabalhar positivamente os erros empregados pelo aluno.

O Contedo, proporciona a aquisio de habilidades, permitindo o desenvolvimento Operatrio do sujeito e, mais, estar bem relacionado no processo que leva o aluno ao conhecimento elaborado. Para se adotar essa metodologia requer um planejamento eficaz critrioso de interveno e de questionamento sobre estratgias utilizando a hiptese formulando a variao das regras e outros procedimentos, observado no decorrer do jogo; Ademais Moura (1992, p. 47)

4MTODOS DE PESQUISA Basicamente, os dados foram coletados por meio de investigao, de livros e na Internet no dicionrio, e por fotos de imagens de maneira ldica , direcionados para a matemtica aplicada no ensino fundamental e mdio. *Procedimentos que foram usados: Foi realizado a organizao, de toda a coleta dos dados devidamente detalhada de acordo com as diretrizes e regulamento de estagio trabalho de graduao; conforme pode ser identificado no decorrer deste trabalho. Algumas atividades e jogos coletados. ATIVIDADES E JOGOS EDUCATIVOS

COLOQUE OS NMEROS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 E 9DISPOSTOS NAS 9 CASAS DE UM TABULEIRO DE JOGO DA VELHA DE MANEIRA QUE A SOMA DOS 3 ALGARISMOS DE QUALQUER RETA E QUALQUER DIAGONAL RESULTE 15.

JOGOS MATEMATICOS Essas figuras so usadas nas atividades e jogos na matemtica, para ajudar o aluno se familiarizar com as vrtices com aos lados com ngulos e forma geomtrica de cada uma.

5 APRESENTAO DOS RESULTADOS OBTIDOS Observando das inmeras dificuldades que o ensino educacional se encontra, com os alunos nas salas de aula verificamos alguns problemas especficos: alguns fatores que interferem no aprendizado no ensino fundamental e mdio relacionado as atividade escolares,com contedos especfico. Garantido que a capacidade do aluno de lidar com novas ferramentas no ensino da matemtica, em enriquecer o seu conhecimento, e experimentar novos desafios. Sendo assim apresentam-se as atividades e jogos matemticos capazes de promover o aprendizado mais dinmico. Trabalhando o formalismo prprio tentando mostra que a matemtica torna atrativa e desafiadora, nas relaes scias e culturas. Tendo em vista a necessidade de se ensinar a matemtica, que sabemos que muitas vezes o aluno tem dificuldade de assimilar, com isso vem a dinmica dos jogos dando oportunidade de ser aplicar novas ferramentas tecnolgicas. Respeitando o aluno para que ele se sinta capaz de receber determinadas atividades e jogos como meio de didtica paras o seu aprendizado. Garantindo que a sua capacidade de lidar com novas linguagens, aprimorando o conhecimento de maneira ldica. Os alunos de muitas escolas passam por um processo de ensino aprendizagem carente relacionado as atividades e jogos educacionais no que se refere ao domnio de resoluo , onde os mesmos se deparam com situaes que os levam

a se frustrarem e no tem aprendizado que ofeream condies de cursarem as serie posteriores com xito e situaes do cotidiano escolar e social. Para a realizao dessa pesquisa foi preciso conhecer as realidade e estar embasado teoricamente para o seu desenvolvimento. Devido ter uma percepo de que deveramos analisar fatores, utilizamos como mtodo de abordagem o indutivo, pois atravs dele poderamos investigar os fatores singulares que interferiram no aprendizado dos alunos.

6 CONCLUSO Aprendizado significativo, o nosso aprendizado realizado no estudo da teoria e pratica do curso com o professor foi de imensa valia pois a viso de inovadoras praticas pra nos tornamos um educador, com o total compromisso com o aluno, para que assim possamos tornarmos um portador de conhecimento. O estgio foi outro precursor no aprendizado, que obtive com convivncia com os colegas de profisso. Com o seu dia dia com a troca de informao, Foi possvel aperfeioar os nossos conhecimentos; se bem que com essa etapa no estagio as dificuldades foram sendo eliminada aos pouco, pois tivemos trs etapas : na 1 etapa foi elaborado um questionrio para os professores respondesse com 10 perguntas responderam com bastante dedicao. O 2 foi de observao tivemos contato com todos da instituio professores alunos pedagogos estivemos em contato com os meios de aprendizado. No 3 etapa do estagio foi de troca de conhecimentos onde teve o aprimoramento de todo o aprendizado que envolve a didtica do ensino e aprendizagem da matemtica. Com todo esse aprendizado tivemos a certeza de que ser professor e est sempre aprendendo por que sem educao no somos nada; ser educador e no ter medo de errar que at mesmo com nossos prprios erros estamos adquirindo novos conhecimentos.

REFERNCIAS TAFNER, Elisabeth Penzlien; DA SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadmico. Indaial: ASSELVI, 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6022. Artigo em publicao peridica cientifica impressa: apresentao. Rio de Janeiro 2003. GRUPO UNIASSELVI. Diretrizes e Regulamento de Estgio e Trabalho de Graduao.

Editora do Grupo

UNIASSELVI. Indaial, 2010.AGRANIONIH, Neila Tonin;

SMANIOTTO, Magli. Jogos e aprendizagem matemtica: GRANDO, Regina Clia. O jogo e a matemtica no contexto da sala de aula . So Paulo: Paulus, 2004. www.smatematica.com.br( fotos e jogos da matemtica) JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemtica j no mais problema . So Paulo: Cortez, 2005. HAIDT, Regina Clia Cazoy. Cursos de didtica geral. 7 Ed So Paulo, tica, 2007. POLYA, Arte e Resolver Problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araujo. Rio de Janeiro.

You might also like