You are on page 1of 77

EMBAIXADA ROCHA VIVA

REDE DE ENSINO

Fundamentos Espirituais

Fundamentos Espirituais

Introduzindo o Estudo A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS Uma das palavras gregas traduzidas como fundamento ou alicerce em nossas Bblias themelios. Esta palavra usada para denotar uma pedra que serve como alicerce de uma construo, mas tambm usada metaforicamente nas Escrituras para identificar o ministrio do Evangelho e as doutrinas da f crist, como por exemplo, em Romanos 15.20, 1 Corntios 3.10,11, 12 e Efsios 2.20. Numa passagem clssica do Novo Testamento, o Senhor Jesus usou o exemplo do alicerce (fundamento) para ensinar importantes lies sobre como edificar nossas vidas sobre a Palavra de Deus. Neste estudo introdutrio, ns iremos aprender algumas destas lies. UM PARALELO NATURAL DE COISAS ESPIRITUAIS A Bblia normalmente usa coisas naturais para explicar ou exemplificar coisas espirituais. Quando ns conhecemos este mtodo bblico, ns podemos compreender mais facilmente muitas das suas verdades. Por exemplo, quando Jesus estava falando sobre pessoas que construram suas casas sobre certo tipo de alicerce, ele estava usando o paralelo natural de uma verdade espiritual.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 2

Este estava usando coisas naturais para explicar verdades espirituais.

Em Lucas 6.46-49, o Senhor Jesus, utilizando este mtodo do paralelismo natural de coisas espirituais, ensinou que nossas vidas so como casas que precisam de fundamentos, ou seja, ns que somos nascidos do Esprito, que vivemos vidas espirituais, devemos edificar nossas vidas sobre fundamentos ou verdades espirituais. FUNDAMENTOS SO IMPORTANTES Sem fundamentos, que poder fazer o justo? Salmos 11.3 Este texto fala literalmente dos fundamentos de uma nao, quando eles esto abalados e h desordem por toda parte. Mas ele se aplica perfeitamente verdade que queremos destacar, ou seja, que no importa o quo justo voc seja, se no h fundamentos, no se pode fazer nada para melhorar ou mudar uma situao. Voc j foi justificado e salvo por Jesus, mas se sua vida no tiver fundamentos, voc no poder crescer espiritualmente. Por que os fundamentos so importantes? Os fundamentos determinam nossa condio futura Colossenses 1.22-23; 1 Timteo 6.18-19. Eles sustentam a construo toda Lucas 6.46-49 O TIPO DE ALICERCE No somente importante ter um fundamento, mas tambm preciso considerar o tipo de fundamento que devemos lanar.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 3

Segundo a Palavra fundamento:

de

Deus,

nosso

alicerce

ou

DEVE SER PROFUNDO V. 48. DEVE SER SLIDO E IRREMOVVEL Vs. 48, 49; Hebreus 12.2728. DEVE SER BEM COLOCADO 1 Corntios 3.10. Isto porque os resultados da construo dependem do alicerce que eu lanar (Lucas 6.46-49). O QUE O FUNDAMENTO O Senhor Jesus o fundamento da Igreja (1 Co 3.11). Ningum pode lanar outro fundamento sobre o qual a Igreja deve ser edificada. Quanto salvao no h nenhum outro fundamento seno o Senhor Jesus. No somente a pessoa de Cristo o fundamento de nossas vidas, mas tambm os Seus ensinamentos (Lucas 6.46-47). Nossas vidas devem ser edificadas sobre o fundamento da Sua doutrina, que tambm foi transmitida aos Seus apstolos. Assim, a doutrina dos apstolos se tornou tambm o alicerce da igreja (Efsios 2.19-20), sendo Cristo mesmo, a pedra principal.

Neste Estudo ns estudaremos alguns dos ensinamentos de Cristo e de Seus apstolos concernentes vida crist.
COMO LANAR O FUNDAMENTO Lucas 6.47 descreve-nos como lanar o fundamento: IR A CRISTO aproximar-se dele com sinceridade, humildade e paixo.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 4

OUVIR A PALAVRA compreender o que ela nos transmite. PRATICAR Praticar, no grego, significa permanecer, concordar, comprometer-se, continuar, ser pontual, exercitar, executar ou cumprir, observar, trabalhar. Algumas destas palavras so bem expressivas como, por exemplo, comprometer-se, exercitar e trabalhar. Estas palavras mostram que no podemos tratar os ensinamentos de Cristo de qualquer maneira, mas devemos consider-los seriamente. A seguir estudaremos diversos ensinamentos relacionados ao que cremos e praticamos como cristos. Estas doutrinas serviro para alicerar nossas vidas firmemente na Palavra da verdade.

Objetivos deste Estudo


Ao concluir este Estudo voc ser capaz de:

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 5

1 - Compreender a necessidade de edificar sua vida e ministrio sobre os fundamentos bblicos. 2 - Obter um slido fundamento no conhecimento de doutrinas bsicas da f crist.

3 - Firmar-se nos ensinamentos e prticas seculares da f crist.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 6

Estudo Principal
ESTUDO 1 - OS RESULTADOS DA REGENERAO

Regenerao ou "novo nascimento"

significa que uma pessoa recebe uma nova e santa natureza da parte de Deus. Todos precisam desta nova natureza para ser parte do Reino de Deus. I COMO A BBLIA DEFINE O NOVO NASCIMENTO A NASCER DE DEUS - JOO 1.12,13. Nascer de novo implica em no continuar no pecado (1 Jo 3.9-10), pois Deus no nos gerou para pecar. Esta expresso tambm contrasta o novo nascimento com o nascimento natural, pois quem nasce da carne carne e quem nasce de Deus esprito (Joo 1.13). A Bblia tambm ensina que quem nascido de Deus caracterizado pelo amor (1 Jo 4.7) e cr em Jesus Cristo (1 Jo 5.1). B NASCER OUTRA VEZ - JOO 3.3,7.

No por meio da reencarnao, mas por meio da


Palavra e do Esprito, experimentando um nascimento espiritual. C NASCER DA GUA E DO ESPRITO - JOO 3.6,8.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 7

Na Bblia, a gua geralmente um smbolo do Esprito Santo, mas tambm um smbolo da Palavra de Deus, como em Efsios 5.25-27. por meio da Palavra e do Esprito que nascemos de novo. Outra forma de dizer nascer pela Palavra da verdade, que viva e eterna (Tg 1.17,18; 1 Pd 1.23). D SER UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO - 2 CORNTIOS 5.17. Ser uma nova criatura ou criao de Deus um tremendo milagre, porque originalmente somos nascidos em Ado e recebemos sua velha natureza pecaminosa. Mas em Cristo, quando nascemos de novo, ns somos criados de acordo com a natureza de Deus (Efsios 4.24), com um novo estilo de vida (em justia e santidade, Efsios 4.22-24). E SER LAVADO PELO ESPRITO SANTO - TITO 3.35. O lavar do Esprito renova e regenera nossas vidas. Ns recebemos uma nova natureza e, portanto, devemos viver um novo tipo de vida. II COMO UMA PESSOA NASCE DE NOVO O novo nascimento um milagre. Antes ns estvamos mortos em pecado, mas agora estamos vivos em Deus (Efsios 2.1-10; Rm 6.11). Ele uma obra do Esprito e no da carne (Jo 3.4). Ele para os que crem em Cristo (Jo 3.5,6,14-16). III - A OBRA DE DEUS EM CRISTO A NOSSO FAVOR

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 8

Deus fez muito por ns, mas precisamos trazer 3 coisas em nossa mente que so muito importantes na nossa vida crist:

A primeira coisa que Deus libertou-nos da maldio


da lei (Glatas 3.13). A maldio da lei nos diz que no podemos obedecer a Deus e tudo quanto merecemos o inferno. Mas Deus nos amou e nos deu o privilgio de sermos Seus filhos. Agora ns no estamos mais sob a maldio de pecar e pecar e pecar, sem nunca conseguir vencer o pecado, vivendo sob constante medo e condenao.

A Segunda coisa que Ele tirou-nos do imprio das


trevas e transportou-nos para o Reino do Filho do Seu amor (Colossenses 1.13). Ns mudamos de senhor e dono. Ns mudamos de reino e no estamos mais sob o domnio de Satans. Deus agora o nosso governante; ns devemos prestar-lhe honra e obedincia.

A terceira coisa que Cristo derramou seu sangue para


nos redimir (Efsios 1.7), ou seja, para nos comprar de volta para Deus. IV RESULTADOS DA REGENERAO No podemos enumerar os infinitos resultados da regenerao, mas a Bblia nos orienta a respeito de alguns que devemos conhecer bem. Quando nascemos de novo: Tornamo-nos novas criaturas - 2 Corntios 5.17.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 9

10

Tornamo-nos filhos de Deus - Joo 1.12. Somos justificados e recebemos a paz com Deus (ou fazemos as pazes com Deus) - Romanos 5.1. Somos feitos santurio do Esprito Santo - 1 Corntios 6.19. Tornamo-nos herdeiros de Deus - Romanos 8.17. Somos amados de Deus - Romanos 1.7. Temos a vida eterna - Joo 5.24 e 17.2. Recebemos a plena libertao.

Esta plena libertao alcana as seguintes reas ou elementos:


Libertao dos pecados, dos atos pecaminosos que cometemos (Mt 1.21), ou seja, dos vcios, hbitos imorais, palavras grosseiras, inveja e etc. Libertao do poder (natureza) do pecado - Jo 8.34,36; Rm 6.6. O Senhor nos liberta do poder do pecado, de modo que no obedeamos mais ao pecado como escravos. Libertao da lei - Gl 4.4-5; Rm 7.6. Em Cristo estamos livres da lei, livres para servir a Deus em novidade de esprito e no segundo os regulamentos da letra. Libertao do cativeiro da lei - Gl 5.1; 4.7. O cativeiro da lei era a obrigao de cumprir a lei, sem ter a capacidade necessria para tanto. Sem Cristo, ramos obrigados a guardar a lei, mas no podamos cumpri-la. Isto era uma priso, mas agora somos livres em Cristo. Libertao da carne - Cl 2.11. Nosso inimigo mais forte tambm um inimigo despojado de seu poder. No que no temos mais a carne ou que ela no opere mais em ns. Mas o fato que Cristo nos libertou da Carne. Se obedecermos ao Esprito a carne no ter poder algum sobre ns.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 10

11

Libertao do velho homem - Cl 3.9. O velho homem Ado e toda a sua herana destruidora. Dele tambm estamos livres. Agora estamos em Cristo, no em Ado. Libertao da opresso de Satans - Lc 4.18; At 10.38. Antes, ramos escravos de Satans; hoje, somos servos de Deus. Libertao da autoridade das trevas - Cl 1.13; At 26.18. No somos mais escravos dos poderes das trevas. Todas as cadeias, amarras e ataduras que Satans colocou em ns devem ser quebradas em nome de Jesus, pois j estamos livres da autoridade do diabo. Ele no tem mais direitos sobre nossas vidas. Libertao do mundo e da religiosidade com todas as suas ordenanas - Gl 1.4; 6.14-15; Cl 2.20. O plano de Deus desarraigar-nos deste mundo, ou seja, tirar nossas razes deste mundo. Nossas razes, fundamentos, devem estar em Deus e em Sua Palavra. Deus est fazendo uma obra de santificao em nossas vidas, removendo de nosso corao tudo aquilo que pertence a este mundo. O Senhor tambm nos libertou das ordenanas religiosas. Ns no seguimos os regulamentos de uma religio; ns temos comunho com uma Pessoa. No podemos, portanto, viver amarrados nas tradies religiosas. Libertao da v maneira de viver legada pelos nossos pais - 1 Pd 1.18. Todas as maldies transmitidas por nossos antepassados j foram quebradas na cruz de Cristo. Ns precisamos tomar posse desta verdade e ento vivermos na verdadeira liberdade de Cristo. Libertao do curso deste mundo - Ef 2.2; Rm 12.2. O mundo inimigo de Deus e, portanto, no podemos seguir no mesmo rumo deste mundo, ou seja, seguir a moda, a mentalidade, a poltica, a tica, os costumes, as tradies, as religies. Ns temos que renovar nossas mentes pela mentalidade de Deus, pela Palavra de Deus, para no seguirmos o curso deste mundo.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 11

12

V A QUESTO DOS NOSSOS PECADOS Agora que somos nascidos de novo, como lidamos com os nossos pecados do passado e do presente? Quanto aos pecados do passado, ns temos que esquec-los, deix-los para trs, porque o prprio Deus se esqueceu deles (Hebreus 8.12). Algum j disse que Deus lanou nossos pecados na profundeza do mar do esquecimento e colocou uma placa escrita assim: proibido pescar! Deixemos os pecados do passado l mesmo. Se Deus se esqueceu, por que devo lembrar-me deles? E se, porventura, o inimigo nos fizer lembrar deles, lembremos ao diabo Romanos 8.1 Agora, pois, j no h nenhuma condenao para aqueles que esto em Cristo Jesus. E quanto aos pecados do presente? A Bblia diz que se pecarmos, ns temos um fiel advogado (1 Joo 2.1-2). Ento, voc deve lembrar-se de duas coisas: 1 - No pecar o pecado na vida do crente deve ser um acidente de percurso e no uma prtica normal. 2 - Confessar imediatamente quando pecar isto desarma o diabo, pois quando confessamos somos purificados, e uma vez purificados, j no h mais acusao alguma sobre ns. ESTUDO 2 - OS FEITOS GLORIOSOS DA CRUZ A cruz a mensagem central da Bblia. [SIM OU NO].
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 12

13

Ela no um mero smbolo cristo; pelo contrrio, ela uma verdade eficaz e real que deve ser experimentada por todos ns. A cruz de Cristo produziu e produz em ns feitos gloriosos.

Neste estudo ns veremos resumidamente apenas quatro destes feitos gloriosos da cruz de Cristo.
I QUATRO BENEFCIOS FUNDAMENTAIS DA CRUZ Vamos ler Isaas 53.5. Este texto nos mostra quatro coisas que Jesus realizou na cruz por ns: O Perdo dos pecados - Ele foi traspassado pelos nossos pecados. Libertao da iniqidade - Ele foi modo pelas nossas iniqidades. Cura para a alma - O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Cura para o corpo - Pelas Suas pisaduras fomos sarados.

Vamos ento, estudar cada uma destas realizaes:


1 RESOLVIDO O PROBLEMA DOS NOSSOS PECADOS Por meio da Sua cruz, o Senhor Jesus Cristo nos remiu de nossos pecados (Hebreus 9.22), ou seja, nos libertou, livrou, tirou de sobre ns. J no h mais nenhuma condenao porque estamos em Cristo (Romanos 8.1). Portanto, Nossos pecados foram perdoados e lanados fora.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 13

14

Alm de nos perdoar os pecados, de libertar-nos deles, o Senhor tambm, por meio da cruz, nos restituiu glria de Deus (Romanos 3.23; Hebreus 2.10). Quando o homem pecou, o homem ficou destitudo da glria de Deus. A glria de Deus protegia o homem e permitia que ele tivesse comunho com Deus. Com a entrada do pecado no mundo, o homem perdeu esta cobertura, e ficou exposto a todos os ataques do diabo e aos problemas deste mundo. Quando Cristo morreu na cruz, Ele restaurou para ns a glria de Deus. Estamos novamente revestidos desta glria por meio do Esprito Santo em nosso homem interior (2 Co 3.18; Ef 3.16) e, quando estivermos com Ele no lar celestial, nossos corpos tambm sero revestidos da glria de Deus. 2 RESOLVIDO O PROBLEMA DAS INIQIDADES

O que so iniqidades? Elas so os costumes e


caractersticas pecaminosas que herdamos de nossos antepassados e que foram passadas a ns atravs das geraes. Davi confirmou que todos ns nascemos em pecado, ou seja, com a herana pecaminosa dos nossos antepassados, que vem desde Ado at ns nos dias de hoje (Salmos 51.5). Muitas vezes fazemos coisas que no gostamos, mas mesmo assim as fazemos. Por qu? Porque herdamos esta tendncia pecaminosa dos nossos antepassados.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 14

15

Ns somos inclinados para fazer o mal, mesmo quando no gostamos disto. Ns recebemos uma natureza pecaminosa que nos obriga a pecar e fazer o que desagrada a Deus.

Contudo, por meio da cruz de Cristo ns fomos e


podemos ser (na nossa experincia pessoal) libertos da maldio da iniqidade (Isaas 40.2; Salmos 103.3; 32.2). Deus perdoa as nossas iniqidades e este perdo gera libertao.

O sacrifcio de Cristo, aplicado a ns pelo Esprito


Santo, nos liberta da iniqidade (Romanos 8.1-3). Cristo veio em semelhana de carne pecaminosa, como um ser humano, para libertar-nos das tendncias pecaminosas legadas por nossos pais. No precisamos mais viver em pecados habituais. H abundante proviso na cruz de Cristo para sermos livres! 3 RESOLVIDO O PROBLEMA DA PAZ COM DEUS

A Bblia nos diz que Cristo fez a paz por meio de Sua morte na cruz (Colossenses 1.20).
Antes de estarmos em Cristo ns ramos inimigos de Deus. Contudo, pela f em Cristo, ns fomos justificados e o resultado foi paz com Deus (Rm 5.1), ou seja, reatamos nossos laos com Deus, reatamos a amizade com Deus.

H grandes benefcios por estarmos em paz com Deus e recebermos a paz de Deus:
A paz de Deus guarda a nossa mente e corao Filipenses 4.7.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 15

16

A paz de Deus em ns conservada pela firme confiana em Deus - Isaas 26.3. Podemos ter "paz de esprito" no meio de qualquer tribulao - Joo 14.27; 16.33. 4 RESOLVIDO O PROBLEMA DAS ENFERMIDADES E DOENAS Na Sua cruz, Cristo levou as nossas doenas, enfermidades e dores (Isaas 53.5). Mais adiante estudaremos mais sobre a proviso de Deus para a cura.

V SETE ASPECTOS DA MORTE DE CRISTO NA CRUZ A morte de Cristo na cruz foi toda-inclusiva, ou seja, ela incluiu todas as coisas que Deus havia planejado para nossa proviso completa.

Dentre os muitos aspectos da morte de cristo, ns queremos Abordar apenas sete:


1-Ele morreu como o Cordeiro de Deus, para tratar com a nossa natureza pecaminosa (o pecado) e os atos pecaminosos (os pecados) - Jo 1.29; 1 Pd 2.24; Hb 9.26,28; 1 Co 15.3. 2-Ele morreu como Homem na carne, para condenar o pecado e tratar com a carne do pecado - Joo 1.14; Rm 8.3. 3-Ele morreu como o ltimo Ado, para crucificar nosso velho homem - 1 Co 15.45b; Rm 6.6. 4-Ele morreu como a Serpente de bronze, para destruir o poder da velha serpente - Gn 3.15; Ap 12.9; Hb 2.14; Jo 12.31; Jo 3.15-16.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 16

17

5-Ele morreu como o Primognito de toda a criao , para reconciliar-nos com Deus - Cl 1.15,20. 6-Ele morreu como Pacificador, para fazer a paz com Deus e com os outros - Ef 2.14-16; Rm 8.1. 7-Ele morreu como o Gro de trigo, para dar-nos vida divina e formar-nos um po, um corpo - 1 Co 10.17a. ESTUDO 3 - TRIUNFO SOBRE AS TENTAES Quando uma pessoa nasce de novo ela percebe que h trs inimigos que travaro uma grande batalha contra ela para arrast-la ao pecado. VAMOS ENTO VER ESSES TRS INIMIGOS: A carne (o nosso "eu" que quer viver independente de Deus), O diabo e o mundo. Apesar de serem trs inimigos poderosos, Deus mais poderoso do que eles e pode, sem sombra de dvida, nos conceder total vitria sobre as tentaes da carne, do diabo e do mundo. I TRS INIMIGOS A Bblia nos mostra que ns temos trs inimigos: 1-O Diabo - o inimigo ao nosso derredor 2-O Mundo - o inimigo exterior 3- E a Carne - o inimigo dentro de ns II A PROVISO DE DEUS NA TENTAO 1 Corntios 10.13 nos mostra que Deus no nos deixa sem proviso na hora da tentao. A primeira coisa com a qual podemos contar na hora da tentao com a presena de um Deus fiel.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 17

18

Ele no falha, no nos abandona e no permite que sejamos tentados alm do que podemos suportar. Toda tentao est dentro de nosso limite para suportar e vencer. Ns tambm podemos contar com um livramento garantido. Este livramento sempre vem junto com a tentao. Portanto, ns no temos desculpas quando camos em pecado.

Primeiro, porque ns podemos resistir todas as


tentaes. Todas elas esto dentro do nosso limite de resistncia porque Deus no nos deixa ser tentados alm das nossas foras.

Segundo,

sempre que somos tentados Deus providencia uma rota de fuga, um meio de livramento, a fora necessria para vencermos a tentao que enfrentamos.

III AS ARMAS CONTRA A TENTAO Alm de estar conosco nas nossas tentaes, de no permitir que sejamos tentados alm das nossas foras, de providenciar livramento na hora da tentao, Deus tambm nos d armas para lutarmos contra as investidas tentadoras da carne, do mundo e do diabo.

As trs principais armas que devemos usar contra a tentao so:


1 - A Palavra de Deus Salmos 119.9,11; 1 Jo 2.14; Ap 12.11. Ns devemos usar a Palavra de Deus de duas maneiras:

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 18

19

A - fazendo-a permanecer em ns por meio da leitura, meditao, ouvir com f e, B - falando-a com autoridade. Esta arma usada principalmente contra o diabo. 2 - Achegar-se ao trono da graa - Hebreus 4.16. A orao outra arma poderosa contra a tentao. Muitas vezes camos em pecado quando somos tentados porque no nos lanamos a Deus em orao. 3 - A f - 1 Joo 5.4; Ef 6.16. A f nos protege dos dardos inflamados do diabo e nos capacita a receber a Palavra de Deus. Por um lado, ela nos protege; por outro, ela nos ajuda a atacar usando a Palavra de Deus. Quando o diabo tent-lo, use a Palavra para ataclo. Ele no resistir ao poder da Palavra de Deus falada com f, como ele no resistiu na tentao do Senhor Jesus (Mateus 4). IV CEDENDO A TENTAO E quando eu no resistir? Quando eu ceder tentao? talvez voc esteja se perguntando. Lembre-se disto: Voc est seguro quanto sua salvao, no importa o que possa fazer - Romanos 8.1; 1 Joo 2.1-2. J no h mais nenhuma condenao, e se houvesse ns teramos um advogado para nos defender. Confesse imediatamente seu pecado - 1 Joo 1.9. A confisso nos reaproxima de Deus e nos d fora para enfrentar as acusaes do diabo.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 19

20

Abandone o pecado - Pv 28.13. Quando abandonamos o pecado, Deus nos d mais graa para vencermos outras dificuldades maiores. Aquilo que semearmos na carne, colheremos na carne - Gl 6.7-8. Ento, embora recebamos o perdo de Deus, se pecar, no h nenhuma promessa de que Deus nos livrar das conseqncias deles. Deus perdoou Davi e manteve sua autoridade at o final dos seus dias, mas no impediu que o fruto do seu pecado com Bate-Seba morresse e nem que seus filhos se rebelassem contra ele e o envergonhassem. Este mais um motivo para lutarmos veementemente contra o pecado. Porque, apesar do perdo e da graa de Deus, ns colheremos o que plantarmos. O Senhor nos disciplinar para a santificao - Hb 12.10. Se pecarmos contra o Senhor, podemos estar certos da Sua disciplina. O Senhor corrige os Seus filhos, porque Ele nos ama. No podemos precisar que tipo de disciplina receberemos, mas podemos contar que o Senhor ir nos ensinar, de alguma maneira, a sermos santos. V ATITUDES CONSTANTES

H trs atitudes constantes que ns, como crentes, sempre devemos ter em relao s tentaes e ao pecado.
Primeira Delas, precisamos ter esprito de vencedor, pois no precisamos e nem devemos ser escravos do pecado (Rm 6.1-4, 14). No devemos pensar que no podemos vencer as tentaes e o pecado, porque ns podemos! Diante de toda e qualquer tentao, mantenha em mente que voc mais do que vencedor em Cristo Jesus.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 20

21

Segunda,

aprenda

despir-se

vestir-se

(Romanos 13.14). Aprenda a lanar fora, sempre que for identificado, qualquer atitude, comportamento, pensamento ou sentimento que for contrrio vontade de Deus. Quando a tentao vier, diga no e preencha sua mente e seu tempo com Cristo e as coisas Dele.

Terceira,

oferea-se constantemente a Deus (Romanos 6.12-13). na medida em que nos rendemos a Deus ( vontade, tempo, recursos, e etc.) que o Senhor nos d graa para vencermos obstculos cada vez mais intensos. ESTUDO 4 - A CONDUTA CRIST Quando nos convertemos ao Senhor toda a nossa vida muda. Nossos desejos no so mais os mesmos e nem as nossas atitudes so mais as mesmas. Nosso comportamento deve ser diferente das pessoas do mundo, pois ns vivemos para agradar a Deus.

Nosso objetivo com este estudo ajudar voc a ter uma conduta que honre a Deus onde voc estiver.
I - O MODELO DA CONDUTA CRIST J existiram muitos homens de Deus que viveram vidas santas e que nos legaram tremendos exemplos de f e servio ao Senhor. No entanto, o nosso modelo de conduta crist no est baseado em um homem qualquer, mas sim no Senhor Jesus Cristo. Ele o nosso modelo!
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 21

22

Veja bem: O Senhor Jesus deixou-nos o exemplo para seguirmos Seus passos (1 Pedro 2.21). Paulo disse para sermos seus imitadores, como ele era de Cristo (1 Co 11.1). Agora, quando falamos de seguir os passos de Jesus e tom-lo como nosso modelo de conduta, ns tambm estamos dizendo que a Bblia (a Palavra de Jesus) ser o nosso manual de conduta. Entendemos que: A nossa conduta no baseada em regras ou tradies religiosas, no regulada pelas regras de nossa igreja e nem determinada pela cultura ou sociedade, mas baseada nos princpios da Palavra de Deus. Pois ESTA ESCRITO NAS SAGRADAS ESCRITURAS , Ela a lmpada para os nossos ps e a luz para nosso caminho neste mundo de trevas (Salmos 119.105). Por ela somos capazes de uma conduta sadia (perfeita) em todas as reas de nossa vida (2 Tm 3.16-17). II ONDE EST O SEU CORAO? Em relao nossa conduta neste mundo, ns precisamos sondar onde est o nosso corao, pois onde ele est ali tambm est o nosso tesouro ou vice-versa (Mt 6.21). O corao o centro da vida da alma. Ali se encontra nossa vontade, emoes e intelecto. O que voc quer mais? Deus e o que diz respeito a Ele ou as coisas do mundo? E o que dizer de seus sentimentos? E o que se passa em sua mente? A Bblia nos ensina claramente que no devemos amar o mundo nem as coisas que h no mundo (1 Joo 5.1517).
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 22

23

III TEMPLO DO ESPRITO Nesse contedo, nasce uma Pergunta, Pr que devemos estar interessados em ter uma conduta santa diante de Deus, no amando o mundo e nos afastando de tudo que nele h? A resposta muito simples: Ns somos templo do Esprito Santo (1 Co 6.19). Ele habita exatamente dentro de ns e por isso no podemos viver uma vida espiritualmente relaxada. A Bblia adverte-nos para no entristecermos o Esprito Santo (Efsios 4.30) e tambm que no mantenhamos comunho com os incrdulos (2 Corntios 6.14-17). Quando mantemos comunho com os incrdulos, participando de suas mesmas obras, no agradamos o Esprito Santo, que se entristece dentro de ns. Quando o Esprito se entristece com nosso comportamento no podemos contar com Sua ajuda, consolao e poder. IV - PRINCPIOS DE CONDUTA CRIST Ns no vivemos por regras, mas existem alguns princpios bblicos que regulam nossas vidas e nossa conduta crist: A SABER: A O PRINCPIO DA F A Bblia ensina-nos que sem f impossvel agradar a Deus (Hb 11.6). Portanto, tudo que fizermos para Deus deve ser feito com f. A Bblia tambm nos ensina que tudo o que no provm de f pecado (Rm 14.23), pois a f o princpio que deve reger cada passo do cristo.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 23

24

Na rea das crenas, ou seja, as coisas nas quais acreditamos, a Bblia ensina que a nossa f pessoal num determinado assunto deve ser guardada apenas para ns mesmos (Rm 14.22). Se voc acha que deve guardar um dia especial da semana, por exemplo, que esta seja sua f pessoal.

No tente impor sua crena aos outros ou estabelece-la como uma f universal na quais todos devam se firmar.
B O PRINCPIO DA GLRIA DE DEUS A Bblia ensina que tudo deve ser feito para a glria de Deus (1 Co 10.31). Tudo que no for compatvel com a glria de Deus dever ser descartado. Antes de fazer qualquer coisa, questione se aquilo trar glria a Deus. Tudo em que houver pecado, egolatria, humanismo e outras coisas que no trazem glria a Deus deve ser rejeitado. Quando desejamos glorificar a Deus, at mesmo as coisas mais comuns da vida se tornam espirituais comer, beber, etc. C O PRINCPIO DA ABSTINNCIA Tem certas coisas que no podemos dizer precisamente se nos levaro a pecar ou no. A Bblia no fala explicitamente sobre todas as coisas. No entanto, ela nos ensina a abster-nos de toda aparncia do mal (1 Tessalonicenses 5.22). Parece errado? Parece que pecado? Parece que no traz edificao? Ento, com certeza no devemos nos envolver com isto.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 24

25

Alm do mais, devemos ter cuidado com o irmo mais fraco na f (Rm 14.20-21), no aprovando coisas que possam faz-los pecar ou afastarem-se do Senhor. D O PRINCPIO DA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE Ns temos liberdade para fazer qualquer coisa, mas devemos ser responsveis por duas coisas: 1 - Ter o firme propsito de no colocarmos tropeo em nossos irmos (Rm 14.13), no fazer nada que os leve a pecar contra o Senhor; 2 - No usar da nossa liberdade para dar ocasio carne (Gl 5.13). E O PRINCPIO DA RESPONSABILIDADE EVANGELSTICA I Corntios 9.19-23 nos ensina que, s vezes, precisamos romper paradigmas e nos arriscar a fim de alcanar os perdidos. Paulo disse que ele se tornou tudo para com todos para que por todos os meios pudesse salvar alguns. Se o nosso propsito for o de alcanar o perdido, fazendonos como ele, ou seja, vivendo em seu prprio meio, cultura, linguagem, etc., no devemos ter medo de escandalizar aos irmos, afinal, a prpria cruz um escndalo para muitos e nem por isso iremos deixar de preg-la. ESTUDO 5 - A VONTADE DE DEUS Deus tem uma vontade soberana e sempre faz aquilo que lhe agrada.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 25

26

O nosso Deus deseja que ns conheamos e experimentemos a Sua vontade. Muitas vezes ela no se manifesta como ns desejamos ou pensamos, mas sempre poderemos estar certos de que Sua vontade sempre a melhor para ns. I TRS CARACTERSTICAS BSICAS DA VONTADE DE DEUS Romanos 12.2 nos revela que a vontade Deus sempre: 1 - Boa - benfica, que traz benefcios, que para o bem; 2 - Agradvel - aceitvel, de bom prazer; 3 - Perfeita - completa. Ns podemos viver de acordo com nossa prpria vontade ou pela vontade de Deus. Qual a vontade que sempre boa, agradvel e perfeita? A vontade de Deus claro! Portanto, devemos estar atentos para conhecer e experimentar a vontade de Deus, abrindo mo da nossa prpria vontade. II DOIS MODOS DE VIDA I Pedro 4.2 nos revela dois modos de vida. Ns podemos viver: De acordo com as paixes dos homens ou De acordo com a vontade de Deus. Viver de acordo com a paixo dos homens, as paixes terrenas e carnais, somente produz morte, mas a vontade de Deus produz vida. Como voc est vivendo?
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 26

27

III A VONTADE GERAL E ESPECFICA DE DEUS A vontade de Deus

geral e especfica.

H coisas que Deus deseja somente para alguns, de acordo com o Seu plano soberano. No entanto, outras coisas Ele deseja para todos ns. Por exemplo, a vontade geral de Deus que todos ns. Saibamos possuir o corpo em santificao e honra (1 Tessalonicenses 4.3-5); Demos graas em tudo (1 Tessalonicenses 5.18); Sujeitemo-nos s autoridades governamentais (1 Pedro 2.13-15). A vontade geral de Deus revelada a ns pela Sua Palavra escrita, a Bblia. A vontade especfica de Deus para nossas vidas passa pela vontade geral de Deus, ou seja, ningum pode dizer que uma coisa a vontade de Deus para sua vida se ela contradizer a vontade geral de Deus.

A vontade especfica diz respeito a assuntos tais como:


Com quem nos casaremos que profisso seguiremos, qual o ministrio que exerceremos, o lugar onde moraremos, etc. Deus usa diversos meios para revelar a Sua vontade especfica. IV A VONTADE DE DEUS

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 27

28

Segundo a Palavra de Deus, h pelo menos 10 coisas que dizem respeito vontade de Deus e que exigem nosso envolvimento. De acordo com a Bblia, a vontade de Deus:

Deva Deva Deva Deva Deva

ser aprendida - Salmos 143.10; ser compreendida - Efsios 5.17; ser experimentada - Rm 12.2; agradar-nos - Sl 40.8; ser nossa comida, necessidade bsica -

Jo 4.34;

Deva ser nossa misso prioritria neste mundo - Jo 6.38; Deva ser realizada de corao - Ef 6.6; Deva ser cumprida com perseverana para alcanarmos a promessa - Hb 10.36; Deve ser alcanada pelo nosso aperfeioamento em todo o bem - Hb 13.21; Deve ser alvo de nossas intercesses pelos irmos - Cl 4.12. V AS ORAES E A VONTADE DE DEUS Em I Joo 5.14 ns lemos sobre orar de acordo com a vontade de Deus. Quando oramos segundo a vontade de Deus podemos ter certeza de Sua aprovao e resposta. A orao feita segundo a vontade de Deus nunca fica sem uma resposta positiva. VI RECOMPENSAS E CASTIGOS H recompensas e castigos para quem faz ou no a vontade de Deus.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 28

29

A Bblia ensina que:


Aquele que faz a vontade de Deus entra num relacionamento ntimo com Jesus - Mt 12.50; Aquele que faz a vontade de Deus entrar no Reino dos Cus - Mt 7.21; Aquele que sabe qual a vontade de Deus, mas no a cumpre, sofrer correo (Lc 12.47) e Quem faz a vontade do Pai viver eternamente (1 Jo 2.17). VII - COMO CONHECER E EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS Como mencionamos antes, no incio deste Estudo, a vontade de Deus deve ser conhecida e experimentada. A Bblia ensina que devemos conhecer a vontade de Deus (Joo 7.17). Como podemos conhecer a vontade de Deus, aquilo que Ele deseja que faamos? Por meio da Palavra, pois ela nos ensina tudo que precisamos saber sobre o propsito e desejos de Deus (2 Timteo 3.16-17). E no podemos esquecer que o Esprito Santo quem nos revela e ministra a Palavra ao nosso esprito e mente. Alm de conhecer, devemos tambm experimentar a vontade de Deus (Romanos 12.1-2). Ns podemos conhecer a vontade de Deus e ainda assim no experiment-la. Por qu? Porque apesar do conhecimento ser transmitido a ns pelo Esprito Santo, somente atravs de uma vida totalmente consagrada a Deus que podemos experimentar a vontade do Pai.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 29

30

ESTUDO 6 - O PROPSITO DE DEUS PARA AS NOSSAS VIDAS Deus tem um propsito para todos os Seus filhos. um desejo que nasceu no Seu corao antes da criao do mundo e que Ele est levando ao cumprimento em nossos dias. O propsito de Deus no apenas a salvao do homem, pois a salvao apenas o meio de conduzirnos ao cumprimento do Seu propsito.

Neste estudo ns aprenderemos qual o propsito de Deus para todos os Seus filhos e como poderemos ver o seu cumprimento em nossas vidas.
I - VISO GERAL DO PROPSITO DE DEUS Qual o propsito de Deus? Ns sabemos que Deus tem propsitos especficos para determinadas coisas e pessoas,

mas no estamos tratando sobre isto aqui nesta lio.

Ns queremos entender qual o propsito eterno de Deus, aquilo que resume todas as coisas e todo o plano de Deus.
A Bblia nos mostra que o plano ou propsito eterno de Deus :

Convergir [ Isto : reconciliar, restaurar, reunir)


todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo (Ef 1.9-10, 22-23).

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 30

31

Dentro deste propsito est o fato de que Deus quer nos tornar semelhantes a Jesus. A Bblia nos ensina claramente que o propsito de Deus conformar Seus filhos imagem de Jesus (Rm 8.29). Vamos colocar de outra maneira: o propsito de Deus ter uma grande famlia de muitos filhos semelhantes a Jesus.

sobre isto que iremos tratar neste estudo.


II ALGUMAS REAS NAS QUAIS DEVEMOS NOS ASSEMELHAR A JESUS Ns fomos criados e salvos para nos tornarmos semelhantes ao Senhor Jesus, por meio da obra do Esprito Santo. Algumas reas nas quais o Esprito deseja que sejamos parecidos com Jesus so: Na Humildade e mansido - Mateus 11.29; No amor aos irmos - Joo 13.34-35; No Perdo - Colossenses 3.13; No servio - Joo 13.14-15; No fazer o que agrada a Deus - Joo 8.29; Na santificao - Joo 17.19. III O PAPEL DO ESPRITO SANTO No podemos nos tornar semelhantes ou parecidos com Jesus sem a ajuda do Esprito Santo. Ele quem nos transforma de glria em glria para nos parecermos cada vez mais com Cristo (II Corntios 3.18). Para tanto, Ele utiliza diversos meios:

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 31

32

Os ministrios fundamentais da igreja (Efsios 4.11-12), que pela Palavra e revelao do Esprito nos ensinam os caminhos de Deus; A Palavra de Deus (Joo 17.17) que nos santifica na verdade; A correo ou disciplina do Senhor (Hebreus 12.7) para nos fazer participantes de Sua santidade; As tentaes e provas (Mateus 4.1; 1 Corntios 10.13), pelas quais aprendemos a depender de Deus e negarmos a ns mesmos; e Todas as coisas (Romanos 8.28). Cada situao, problema, oportunidade, barreira, vitria, bno, etc., ajudam-nos em nosso processo de crescimento semelhana de Cristo. IV O ALVO DO CRISTO Como cristos, ns somos pessoas que possuem objetivos espirituais, alvos dignos de serem abenoados. Antes, porm, de considerarmos os nossos objetivos dentro da vontade especfica de Deus para nossas vidas, precisamos considerar o alvo de Deus para todos os crentes, a saber: 3.12,14), Conquistando aquilo para o qual fomos conquistados (Filipenses 3.12), Esquecendo as coisas que ficam para trs (Filipenses 3.13). Nosso alvo a perfeio em Cristo! Isto no acontecer da noite para o dia, mas sabemos que aquele que comeou a obra ir conclu-la (Fl 1.6). Sim, esta obra de Deus ser concluda at a volta de Jesus.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 32

Que

alcancemos

perfeio

(Filipenses

33

V COMO DEVEMOS CORRER A CORRIDA CRIST A Bblia compara a vida crist com uma corrida (Hebreus 12.1-3) e nos ensina como ganh-la: Desembaraando-nos de todo peso e do pecado que nos assedia; Correndo com perseverana; Olhando firmemente para Cristo, o autor e consumador da f. VI A CERTEZA DE COMPLETARMOS A CARREIRA A Bblia declara que Aquele que comeou a obra em ns ir complet-la at a volta de Cristo (Filipenses 1.6). At significa que naquele dia j deveremos estar prontos e no que aquele dia ir nos transformar por mgica. A volta de Cristo apenas concluir o processo ao invs de realizlo todo de uma vez num s momento. II Pedro 1.3-4 nos ensina que Deus j providenciou todos os recursos para estarmos prontos naquele dia. Temos o Esprito Santo, os ministrios, a Palavra, a orao, o corpo de Cristo e todas as coisas necessrias para sermos aperfeioados. E agora? Iremos esperar que o dia nos pegue de surpresa ou estaremos preparados? Iremos cooperar com o Senhor ou vamos atrasar Seu propsito em ns? Chegaremos l em glria ou salvos como pelo fogo?

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 33

34

ESTUDO 7 VIDA DE ORAO A orao a respirao do crente, assim como a Bblia o seu alimento. Cristo sempre esperou que ns orssemos e at deixou claros incentivos para ns. Quando oramos ns estamos nos comunicando com Deus. Portanto, ns devemos sempre orar para que a nossa comunho com Deus continue sempre renovada e ntima. I POR QUE ORAR H muitas razes para ns orarmos, mas citaremos apenas trs: Porque um dever ensinado por Cristo (Lucas 18.1); Porque Cristo esperava que Seus discpulos orassem (Lucas 11.2); Porque Jesus incentivou a orao - Joo 16.24. II COMO A IGREJA DEVE SER CONHECIDA De acordo com Isaas 56.7 e Mateus 21.13, a Igreja deve ser conhecida como "casa de orao" para todas as naes. O Senhor, aqui nestes textos, escolheu a orao como a marca distintiva de Sua casa (Seu povo) para todas as naes. Isto porque a orao envolve louvor e adorao, bem como a prpria Palavra de Deus, alm de ser motivada pelo amor.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 34

35

Agora pense bem: Se a igreja deveria ser conhecida como casa de orao, que valor ela

dever dar orao? Quanto tempo ns, que somos pedras vivas edificadas na casa do Senhor, devemos dedicar orao, para que, ento, sejamos conhecidos desta maneira?

III JESUS: NOSSO MODELO DE VIDA DE ORAO Em tudo Jesus o nosso modelo. Quanto orao, ele nos deixou exemplos bem claros que Ele no somente orava, mas fazia da orao um estilo de vida. A sua primeira orao registrada na Bblia foi por ocasio de Seu batismo (Lucas 3.21). Depois, vemos que a orao tornou-se um hbito constante na vida do Senhor Jesus, pois Ele orava constantemente em lugares desertos (Lucas 5.15,16) e de manh bem cedo (Mc 1.35), entre os Seus muitos exemplos bblicos. IV A QUESTO DA F Ns sabemos que sem f impossvel agradar a Deus (Hebreus 11.6). Portanto, a f um elemento essencial da orao. Precisamos ter f para recebermos algo do Senhor (Tiago 1.6-8). Quando orarmos, devemos crer que j recebemos (Marcos 11.24). V OBSTCULOS ORAO Segue a lista de alguns dos obstculos que impedem a orao do crente:
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 35

36

Pedir mal, com egosmo (Tiago 4.3); Orar com hipocrisia, para ser visto pelos homens (Mateus 6.5-8); Soberba (Salmos 138.6); Pecados (Isaas 59.1-3); Falta de perdo, relacionamentos quebrados (Mateus 5.23,24); Amargura (Hebreus 12.15-17); dolos no corao (Ezequiel 14.3); Falta de misericrdia (Provrbios 21.13); Inconstncia e falta de f (Tiago 1.5-7); Relacionamento conjugal quebrado (1 Pedro 3.7). Observe se h em sua vida, alguns desses obstculos e trate de remov-los, se voc deseja uma vida de orao eficaz e produtiva. VI - PONTOS IMPORTANTES SOBRE A ORAO A Bblia enfatiza com grande fora a importncia da perseverana (Lc 11.5-8). Devemos orar at recebermos a resposta de Deus, seja ela sim, no ou espere. Ns tambm podemos contar com um amigo que nos ajuda na orao - o Esprito Santo (Romanos 8.26-27). Em 1 Timteo 2.1-2 ns lemos de maneira clara acerca de quem deve ser o alvo de nossas oraes. Assim, com a ajuda do Esprito e tomando como ponto de partida 1 Timteo 2.1-2, ns podemos orar com grande proveito. Ns tambm precisamos aprender a relao entre a orao e a concordncia de dois ou trs reunidos em nome de Jesus (Mateus 18.19-20). Quando concordamos em orao com outros irmos a respeito de qualquer coisa que precisamos, o Senhor nos ouve e atende.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 36

37

Ento, precisamos seriedade.

praticar

isto

com

mais

Sempre que oramos de acordo com Sua vontade podemos ter certeza de que Ele nos ouve, pois Seus ouvidos esto atentos queles que o invocam (Salmos 18.6). VII ORAR NO ESPRITO E NO ESPRITO SANTO A Bblia faz uma separao entre esprito (minsculo) e Esprito (maisculo). A primeira palavra se refere ao esprito humano; A segunda se refere ao Esprito de Deus. Ns tambm encontramos que, em relao orao, a Bblia

fala de orar no esprito e orar no Esprito Santo.

Quando somos inspirados a orar de um modo incomum, ns oramos no Esprito Santo (Judas 20; Efsios 6.18). Orar no Esprito orar segundo os pensamentos, sentimentos e intenes de Deus, guiados ou dirigidos pelo Esprito Santo, sob a influncia Dele. Quando oramos numa lngua estrangeira, ou seja, outro idioma que no o nosso e que nunca aprendemos, quem ora o nosso prprio esprito, o nosso homem interior (1 Corntios 14.14), ainda que capacitado pelo Esprito Santo de Deus. Aqui no h lugar para qualquer tipo de preferncia. No temos aqui uma questo do tipo orar em esprito ou no Esprito? Ns devemos exercitar estes dois tipos de orao, pois estes dois tipos de orao operam de um modo
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 37

38

sobrenatural, num nvel de comunho, adorao e intercesso bem mais elevado do que a orao comum. Para orarmos em esprito, ou seja, em lnguas, ns devemos buscar e receber o dom de lnguas, que uma das nove manifestaes sobrenaturais descritas em 1 Corntios 12.810. Quanto orar no Esprito Santo, ns devemos nos inclinar ao Esprito Santo (Rm 8.5) para, ento, podermos desfrutar das coisas do Esprito. Se inclinar buscar ardentemente, o que nos leva para a necessidade de gastarmos tempo com orao e jejum. VIII ADVERTNCIAS A orao no brincadeira. Portanto, ns devemos ter cuidado com duas coisas bsicas: Devemos ter cuidado com a hipocrisia, com o orar para ser visto pelos homens - Mateus 6.5-6. Devemos ter cuidado com as vs repeties - Mateus 6.7-8. IX POSTURAS NA ORAO A Bblia no estabelece uma nica postura para a orao. Pelo contrrio, ela descreve diversas. Assim, no devemos estabelecer para ns mesmos e para os outros uma nica postura correta. H muitos que dizem: Orao de verdade de joelhos, ou frases parecidas. Este tipo de declarao apenas traz condenao e jugo; no produz nenhum tipo de edificao, pois no est de acordo com a verdade. No h nenhuma diferena espiritual entre orar de joelhos ou em p.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 38

39

A importncia da nossa postura deve est relacionada atitude do nosso corao e ao ambiente espiritual no qual orao gerada. Ento, seja qual for postura assumida, importante que seja um produto do corao no de regras e tradies religiosas. Esta Escrito nas ESCRITURAS, diversas posturas de orao, tais como:

a o e

Orar sobre a face - Nm 20.6; Dt 9.25; Mt 26.39; Com o rosto entre os joelhos - 1 Rs 18.42; Prostrado - Gn 24.26; x 4.31; 34.8; Ajoelhado - 1 Rs 8.54; 2 Cr 6.13; Is 45.23; Dn 6.10; De p - 1 Rs 8.22; Mc 11.25; Lc 18.11; Com as mos levantadas - Sl 28.2; 1 Tm 2.8. Entre outras... X ATITUDES APROPRIADAS NA ORAO Quando orarmos, devemos nos apresentar diante de Deus com certas atitudes que nos ajudaro a conseguir o favor de Deus. De acordo com as Sagradas Escrituras, devemos orar: 22; Perdoando aos outros - Mt 6.12; Mc 11.25-26. Como humildade - 2 Cr 7.14; Lc 22.42; Com f - Mt 21.22; Tg 1.6; Hb 10.22; Em verdade - Sl 17.1; 145.18; Com confiana - Sl 56.9; 86.7; 1 Jo 5.14; Hb 10.19-

XI ACOMPANHANTES DA ORAO
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 39

40

A orao nunca anda sozinha. H outros elementos que acompanham a orao e aos quais devemos dar uma ateno especial quando oramos. Estes elementos so: Vigilncia - Lc 21.36; 1 Pd 4.7; Cl 4.2 Devemos vigiar contra o pecado e contra as ciladas do diabo. Confisso - Tg 5.16 a confisso quebra o poder de acusao do diabo. Arrependimento - 1 Rs 8.33; Jr 36.7 Deus nunca rejeita aqueles que se arrependem. O arrependimento no uma coisa de uma vez para sempre, mas uma atitude constante de mudar de mente e conformar-se com a vontade de Deus. Jejum - Ne 1.4; Dn 9.3; At 13.3 o jejum quebra as barreiras naturais da carne e libera o esprito para interceder com liberdade e poder. Choro - Jr 31.9; Os 12.4 ns precisamos aprender a nos derramar diante de Deus. s vezes a intensidade da orao, da luta espiritual e da necessidade de ser atendido, pode medir-se pelas lgrimas que derramamos (Hb 5.7). Louvor - Sl 66.17 o louvor derrota o inimigo. Aes de Graas - Fp 4.6; Cl 4.2 devemos sempre lembrar de agradecer a Deus. Proclamao - Sl 48.1-3; 18.3, 46; 116.1,2 proclamar declarar publicamente os decretos do Rei. Por meio da orao ns devemos declarar a Palavra de Deus, a vontade de Deus, para que ela se cumpra. XII NVEIS DE ORAO Tomaremos como base a Orao do Pai Nosso, a orao modelo do Senhor Jesus Cristo, conforme registrada em Mateus 6.9-15, ns podemos descobrir os diversos nveis de orao.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 40

41

Ns podemos experimentar estes diversos nveis numa s orao (ou momento de orao) ou podemos experiment-los individualmente. Estes nveis so conhecidos pelas palavras que usamos e coisas pelas quais oramos. Vejamos: Nvel de Filiao - "Pai nosso" - Jo 1.12. Neste nvel nos aproximamos de Deus como Pai, reconhecendo Seu amor por ns. Aqui nos expressamos atravs de palavras de agradecimento pela salvao e por Suas obras em nosso favor. Nvel de Autoridade - "Que ests nos cus" Ef 1.20-23; Is 66.1. quando tomamos posse da autoridade de Deus para intercedermos ou guerrearmos espiritualmente. Ns reconhecemos e cremos que temos o direito de estar diante de Deus, por meio de Jesus, para orar pelos outros e por ns mesmos. Nvel de Adorao - "Santificado seja o Teu nome" - Jo 4.23-24. A adorao flui mais facilmente quando passamos pelos outros dois nveis, ou seja, quando reconhecemos nossa filiao, bem como a nossa autoridade como filhos e herdeiros de Deus. Nvel de Governo - "Venha o Teu reino" - Sl 2.8; 1 Tm 2.1-4. Neste nvel ns ordenamos a realizao da vontade de Deus sobre a terra. Ns no mandamos em Deus, Ele quem manda em ns. O que ordenamos o cumprimento da Sua vontade sobre a terra. Nvel de Evangelizao - "Faa-se a tua vontade, assim na terra como no cu" - 1 Co 9.16, 19-21. A vontade de Deus que todos sejam salvos. Precisamos aprender a orar pelos perdidos com
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 41

42

autoridade, pois a vontade de Deus que eles sejam salvos. Nvel de Proviso - "O po nosso de cada dia d-nos hoje". 3 Joo 2; Fp 4.19. Ns precisamos orar por nossa proviso, diariamente, at mesmo se temos uma renda mensal que mais do que suficiente. Aqui entra o reconhecimento de que nada temos a no ser por meio do Senhor e que dependemos Dele para tudo. Nvel de Perdo - "E perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores" - Mt 18.21-22. Se no perdoarmos aos outros, ns mesmos no obteremos o perdo de Deus. Nvel de Proteo - E no nos deixes cair em tentao - Ef 6.10-11, 13. Muitas vezes camos em pecado porque achamos desnecessrio orar por proteo contra as investidas do diabo. Esta uma orao de preveno! Nvel de Libertao - "Livra-nos do mal" - Mc 16.17. Esta libertao no se refere condenao do pecado e no somente libertao de algemas satnicas devido ao envolvimento com o ocultismo. Hebreus 12.2 fala que devemos nos desembaraar de todo peso, tudo aquilo que vindo da carne, do mundo ou do diabo nos impede de fazer a vontade de Deus. Nvel de Segurana - "Porque teu o reino, e o poder, e a glria, por todos os sculos. Amm" - Joo 10.27-28. Aqui reconhecemos que tudo de Deus, por Deus e para Deus. Assim, ficamos seguros e confiantes, porque tudo est nas mos de Deus. ESTUDO 8 - MORDOMIA CRIST O Senhor bondoso para conosco e sempre nos d o que de melhor necessitamos. Contudo, aquilo que Deus nos d no deve ser usado de qualquer forma.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 42

43

Ns somos responsveis por tudo o que Deus nos tem dado e, portanto, devemos ser fiis no uso das bnos do Senhor. I DEUS O DONO DE TODAS AS COISAS A primeira coisa que devemos entender e isto de uma vez por todas que Deus o dono de tudo que existe. A Bblia revela isto claramente (Gnesis 14.19,22; Salmos 24.1). Ele o possuidor dos cus e da terra! II NS SOMOS APENAS MORDOMOS A parbola dos talentos (Mateus 25.14-30) revela que Deus nos colocou por mordomos das coisas que Ele nos confiou.

Assim, ns temos a responsabilidade de cuidar bem daquilo que no nosso, mas sim de Deus.
Em Lucas 19.11-26 ns somos exortados a negociar o que o Senhor nos tem confiado at a Sua volta.

Ns somos responsveis por desenvolver e multiplicar os recursos que o Senhor nos tem dado para cumprirmos Seu propsito seja eles recursos espirituais ou materiais.
III ALGUNS BENS SOB NOSSA RESPONSABILIDADE O que o Senhor nos tem confiado, que no nos pertence, mas que devemos ser responsveis para administrar bem? A prpria vida, o bem mais valioso - Gnesis 1.27,29; Atos 17.25; Os dias da nossa existncia - Salmos 90.12; Os Talentos e bens - Mateus 25.14-30; O Sustento, a proviso material - Mateus 6.25-34.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 43

44

Alm destas coisas, Deus tambm nos confia nossas famlias, empregos, funes na igreja e etc., e tudo ns devemos cuidar bem porque nada nosso, mas tudo de Deus.
IV OS REQUISITOS DE UM BOM MORDOMO Ns somos mordomos (administradores) do que Deus nos tem confiado. Existem, ento, pelo menos Cinco coisas que um mordomo deve ter coisas que Deus mesmo exige de ns: Glatas Fidelidade - I Corntios 4.1,2; Aprender de Deus - Salmos 27.11; Zelo - Romanos 12.11; Disposio de servir em santidade e amor 5.13; Liberalidade no dar - Lucas 6.38.

V O DINHEIRO Devemos entender necessrio. que o dinheiro importante e

Ele s um problema quando passa a ser "amado ou idolatrado" (1 Timteo 6.7-10). O dinheiro importante para o sustento de nossas famlias, bem como para a propagao da obra de Deus. Ento - e desde que este um dos assuntos mais mencionados na Bblia ns devemos ter uma atitude positiva e bblica em relao ao dinheiro. Precisamos aprender a usar o dinheiro de modo que traga glria a Deus.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 44

45

VI DZIMOS E OFERTAS Malaquias 3.7-12 um texto bem conhecido sobre a contribuio na casa de Deus. Infelizmente, muitos ensinamentos deturpados sobre os dzimos e ofertas tm levado o povo de Deus ao medo, misria e at mesmo luxria. Precisamos entender que o dinheiro no nosso, que somos apenas mordomos dos bens que o Senhor nos confiou. Ns no dizimamos para ficarmos ricos ou prsperos, mas porque queremos ser generosos assim como Ele . Ns dizimamos e ofertamos por obedincia e generosidade, no por necessidade, permuta ou toma-l-d-c. Ns entendemos o dzimo nesta era da graa, no como uma obrigao legal, mas sim um ponto de referncia. Muitos cristos se orgulham de dar o dzimo, que uma ordenana na Antiga Aliana, mas no na Nova Aliana, mas a verdade que dificilmente algum d o dzimo hoje como ele era requerido no Antigo Testamento. Os Dzimos (plural), e no o dzimo (singular), eram exigidos ao povo de Israel vrias vezes durante o ano. Eles davam o dzimo (a contribuio normal), mais: O segundo dzimo (Dt 12.5-14); O terceiro dzimo (Dt 14.28-29); O dzimo do governante (1 Samuel 8.10-22). Um estudo cuidadoso do dzimo no Antigo Testamento mostrar que, com todos estes dzimos, o Israelita contribua com mais de 20% de seus rendimentos anuais, sem contar com as ofertas!
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 45

46

Portanto, no cremos que quilo que praticado tradicionalmente no meio evanglico seja o equivalente ao que exigido na Antiga Aliana. Por isso, e principalmente por causa do ensino do Novo Testamento, ns cremos que o dzimo no uma ordenana rgida, mas um princpio de contribuio especfica e sistemtica. Mas adiante ns veremos como devemos contribuir como um povo da Nova Aliana. VII PROMESSAS DE DEUS PARA OS CONTRIBUINTES FIIS Embora devamos contribuir por obedincia, alm de generosidade, Deus nos promete bnos gloriosas por meio de nossa fidelidade. Ele promete, por exemplo, abrir as janelas dos cus e derramar bnos sem medida (Malaquias 3.10-12) e dar-nos ampla suficincia, fazendo-nos abundar em tudo (2 Corntios 9.8). VIII COMO DEVEMOS CONTRIBUIR COM A OBRA DE DEUS H diversos princpios bblicos sobre como devemos contribuir com a obra de Deus. Grande parte destes princpios se refere s atitudes do corao e no propriamente a quantidade que dada. A Bblia ensina que devemos contribuir: Senhor 9.13;
Pgina 46

Dando-nos a ns mesmos primeiramente ao - 2 Corntios 8.5; Voluntariamente - 2 Corntios 8.3,12; Com superabundncia - 2 Corntios 9.7a; Com generosidade, liberalidade - 2 Corntios 8.2; Com igualdade - 2 Corntios 9.6; 8.14-15;
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS !

47

Com prontido - 2 Corntios 8.11; Conforme a prosperidade - 1 Corntios 16.1-2; Dando graas a Deus - 2 Corntios 9.11,12; Com amor - 2 Corntios 8.24; Por obedincia - 2 Corntios 9.13. De acordo com o que tiver proposto no corao 2 Corntios 9.6-7 ESTUDO 9 - O PLANO DE DEUS PARA A CURA DO NOSSO CORPO Deus tem ampla proviso para a cura do nosso corpo. Na verdade, a cura do corpo um dos resultados diretos da morte de Cristo na cruz. No entanto, algumas pessoas no acreditam que seja da vontade de Deus curar nossas doenas e enfermidades. Vejamos o que As Sagradas Escrituras ensinam sobre este tema: I DIVERSOS PRINCPIOS SOBRE A CURA Quando a Palavra de Deus o nosso guia, ns podemos chegar ao conhecimento da verdade sobre todo e qualquer assunto. Com relao cura fsica, ns temos que permanecer nos ensinamentos bblicos e no nas tradies humanas. Alguns princpios bblicos sobre a cura so: Deus a Fonte Primordial de Cura (Salmos 103.1-4). A Base Bblica para reivindicarmos a cura do corpo a expiao de Cristo, Sua morte substitutiva na cruz (Isaas 53.5; Mateus 8.16-17). Ele j levou sobre si as nossas doenas e enfermidades l na cruz (1 Pedro 2.24).
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 47

48

A razo de existir dor, enfermidade e morte, falando de um modo geral, tem a ver com o estado pecaminoso da humanidade e a subseqente corrupo de toda a criao (Gnesis 3.16-17; Romanos 5.12). Deus fez uma Aliana de Cura com Israel, cujas bnos se estendem a ns, que somos filhos de Abrao segundo a f (xodo 15.26; Gl 3.7). Nossa responsabilidade, como templos do Esprito, cuidar bem de nosso corpo (1 Corntios 6.19-20). O Esprito vivifica nossos corpos enfraquecidos e enfermos, de modo que possamos servir ao Senhor com todo nosso vigor (Romanos 8.11). Todos os crentes tem autoridade para curar, pois esta autoridade nossa em nome de Jesus (Marcos 16.18). H cura para toda doena causada pelo diabo. Porm, no caso de doenas de ordem "natural" pelas quais oramos e no h respostas, ns devemos procurar descobrir qual a vontade do Senhor nestes casos especficos (Efsios 5.17). II SATANS E AS DOENAS A Bblia revela-nos que o diabo, Satans, foi o agente ativo na Doena de J, e no Deus (J 2.7). O Senhor permitiu que Satans tocasse em J, mas Ele mesmo, o Senhor, no tocou em Seu servo. Foi o diabo quem trouxe a enfermidade sobre este servo de Deus. Tambm foi o diabo quem causou a doena da mulher em Lucas 13.11-16. E ele quem, direta ou indiretamente, tem causado doenas e enfermidades em milhares de pessoas ns dias atuais. certo que nem toda doena causada pelo diabo, mas uma grande parte das doenas um resultado direto da operao de Satans e de seus mensageiros.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 48

49

III O MINISTRIO DE JESUS NA TERRA Atos 10.38 revela-nos que Jesus exerceu um ministrio de misericrdia e libertao sobre a terra. Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo. I Joo 3.8 diz claramente que Ele veio para destruir as obras do diabo. No podemos separar o ministrio salvador de Jesus do seu ministrio de libertao. Ele veio salvar e buscar o perdido. Para fazer isto, Ele precisa libertar os cativos do diabo. Doena um cativeiro do diabo e todo cativeiro pode ser destrudo pelo Senhor Jesus Cristo. IV TIPOS DE DOENAS GRAVES QUE JESUS CUROU A Bblia registra diversos tipos de enfermidades e doenas curadas pelo Senhor Jesus Cristo: Paralisia - Joo 5.1-9; Febre - Mateus 8.14-15; Lepra - Mateus 8.2-4; Cegueira - Mateus 9.27-31; Surdez e gagueira - Marcos 7.31-37; Jesus curou todos os tipos de enfermidades - Mateus 4.2324; 9.35. No h nenhum tipo de doena ou enfermidade que Jesus no possa curar, sejam doenas naturais ou causadas por demnios. V OBSTCULOS CURA Muitas pessoas no so curadas por se apresentarem obstculos que precisam ser removidos antes da cura ser efetuada.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 49

50

Vir frente do templo para receber orao no garante a cura de ningum. Cair no Esprito no assegura a cura para ningum. Os obstculos precisam ser removidos.

H quatro obstculos principais que precisam se rompidos, de modo que a cura possa ser recebida:
Corao endurecido - Mateus 13.15; Incredulidade - Marcos 6.5; Pecados no confessados - Tiago 5.16; Comer e beber indignamente da Ceia do Senhor - I Corntios 11.29-33. Um corao endurecido no pode receber as bnos de Deus. preciso quebrantamento, mostrar-se necessitado de Deus. A incredulidade f ao contrrio. Ela cr que no vai funcionar. At mesmo o Senhor no pde realizar muitos milagres em Nazar por causa da incredulidade do povo. Muitas pessoas no recebem cura porque abrigam pecados. Quando estes so confessados e abandonados, a cura acontece imediatamente. Outras pessoas vivem enfermas porque participam indignamente da ceia do Senhor. Quando se arrependem e passam a ter uma participao que seja digna, a cura tambm flui livremente. VI COMO RECEBER A CURA Os princpios inflexveis.
Pgina 50

que

Estudamos

aqui

no

so

regras

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS !

51

H um mistrio em todas as operaes de Deus, de modo que pode at ser que todas estas coisas estejam presentes numa ministrao e ainda assim no presenciarmos uma cura. No entanto, como no somos adivinhos, e considerando outros princpios de cura que vimos anteriormente, ns podemos contar seguramente com a eficcia dos princpios abaixo. Ns podemos receber a cura: Pela f - Hebreus 11.6; Marcos 6.5. Aqui a f de quem recebe. Pela orao da f acompanhada da uno com leo pelos presbteros da igreja - Tiago 5.14. Aqui a f de quem ora e no de quem recebe a orao. Pela imposio de mos - Marcos 16.18. Pela palavra de ordem - Salmos 107.20; Mateus 8.8. Pelos dons de curar - I Corntios 12.9-10.

ESTUDO 10 - O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA PROSPERIDADE Deus quer o melhor para os Seus filhos. Ele O Deus bondoso e sabe de tudo quanto precisamos. No h nenhuma promessa bblica para que tenhamos tudo sempre e para que todos sejam milionrios.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 51

52

No entanto, h abundantes promessas e ensinamentos de que podemos levar uma vida que agrada a Deus sendo supridos em tudo quanto necessitamos.

Estudemos, ento, o plano de Deus para a nossa prosperidade.


I O SIGNIFICADO DE PROSPERAR

A palavra prosperidade vem do latim prosperitate que significa estado ou qualidade de prspero, feliz, abastado, que est em plena ascenso, um conjunto de situaes envolvendo sade fsica, mental, financeira, ambiental e social . uma pessoa saudvel em todas essas reas da vida.

O que prosperidade?
ser bem-sucedido em tudo quanto fizer (Salmos 1.3). As diversas palavras hebraicas e gregas traduzidas como prosperidade descrevem aspectos importantes da prosperidade: "Ser proveitoso, Inteligente, Estar tranquilo, Seguro ou ser Bem-sucedido, Feliz, em segurana; estar em paz, bem-estar, feliz, bem, triunfar em obter.

Um princpio esquecido por muitos crentes que a prosperidade de Deus integral, ou seja, tanto material quanto da alma e do esprito.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 52

53

Precisamos entender tambm que a prosperidade material exige a prosperidade da alma (3 Joo 1.2). Muitos crentes no prosperam material, financeira ou socialmente porque a alma deles no tem prosperado. O que a prosperidade da alma ? ser transformado ou purificado daquilo que contrrio ao Esprito Santo. II O EXEMPLO DE JOS Jos foi vendido como escravo e vivia em constantes tribulaes, mas mesmo assim ele era um homem prspero (Gnesis 39.2). Prosperidade, portanto, no depende de nossas circunstncias nem dos nossos sentimentos. Qual era o segredo da prosperidade de Jos? Ele era prspero porque o Senhor era com ele (Gnesis 39.2,23). A nossa prosperidade, como a de exclusivamente da bno do Senhor. Jos, depende

III PRINCPIOS BBLICOS DA PROSPERIDADE De forma bem resumida, ns queremos esboar alguns princpios bblicos que, se resolutamente seguidos, nos traro prosperidade integral.

O que nos traz prosperidade?


1.8; 6.33; 3 - Buscar ao Senhor e andar retamente - Salmos 34.10; 84.11; 4 - Dizimar e ofertar - Malaquias 3.8-10; 5 - Semear abundantemente - 2 Corntios 9.5;
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 53

1 - Obedecer em tudo Palavra de Deus - Josu 2 - Buscar o reino em primeiro lugar - Mateus

54

6 - Trabalhar 2 Ts 3.6-10.

IV A ALIANA DE DEUS Deus fez conosco uma aliana de plena proviso em Cristo Jesus. A Nova Aliana inclui no somente o perdo dos pecados e a habitao do Esprito dentro do crente, mas tambm proviso para todas as nossas necessidades. De acordo com a Palavra, Deus suprir cada uma de nossas necessidades (Filipenses 4.19) e nos far abundar em tudo (2 Corntios 9.8). V A MOTIVAO CERTA Quando falamos de prosperidade material, financeira, muitos pensam logo em ficar rico, ou no mnimo, ganhar muito bem por meio de um emprego qualquer. No h nada de errado em querer ser rico ou ganhar muito dinheiro.

A questo : por que eu quero ser rico?


A motivao correta deve ser a de servir melhor ao Senhor e, assim, ter mais condio ou capacidade para ajudar os outros (II Corntios 9.9-11). Voc pode dizer que esta sua verdadeira motivao, mas pense bem:

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 54

55

Voc, agora, com os recursos que tem, j est procurando ajudar aos outros? Porque se agora, com o pouco que tem voc no est se empenhando para ajudar os outros, voc no far isto quando estiver melhor de vida. Pois no a quantidade do que possumos que determina se vamos ou no ajudar aos demais, e sim, a motivao do corao. A Bblia nos ensina que devemos buscar o reino de Deus em primeiro lugar, no a prosperidade (Mateus 6.33). A promessa de Deus que se tivermos a motivao e a prioridade certa, ELE nos acrescentar todas as coisas. VI QUANDO NO H PROSPERIDADE Algumas vezes, apesar de sermos fiis em praticar todos os princpios da Palavra sobre a prosperidade, buscando o reino em primeiro lugar, com a motivao correta, mesmo assim a prosperidade poder no vir. Ento, qual o problema? A Resposta simples... Nenhum! Quando tudo est bem e ainda assim a prosperidade no vem, ns cremos que duas coisas podero estar acontecendo: Ns estamos sendo provados pela Palavra de Deus, se cremos nela ou no - Salmos 105.17-19; ou... Ns estamos sendo purificados e aperfeioados em nossa f e dependncia de Deus - 1 Pedro 1.6-9. ESTUDO 11 BATISMO NO CORPO DE CRISTO

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 55

56

A Bblia fala de muitos batismos. Trs destes batismos so fundamentais na nossa vida crist: O batismo nas guas, O batismo no Esprito Santo e O batismo no Corpo de Cristo. Neste Estudo ns trataremos do batismo no corpo de Cristo. I O QUE O BATISMO NO CORPO Leia 1 Corntios 12.13.

Pois todos fomos batizados por um s Esprito, a fim de sermos um s corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos ns foi dado beber de um nico Esprito. [BKJ].
Primeiro, ele no igual ao revestimento do Esprito Santo. O Revestimento do Esprito efetuado por Cristo. Este do qual tratamos aqui efetuado pelo Esprito Santo.

Naquele ns somos colocados dentro da esfera

do poder, natureza e carter do Esprito Santo; neste, o Esprito nos coloca na esfera do
corpo de Cristo.

Batismo no corpo o ato pelo qual o Esprito Santo nos coloca para dentro do corpo de Cristo, quando nos entregamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 56

57

O Batismo no corpo a nossa incluso no corpo universal do Senhor Jesus Cristo. Este corpo composto de todos os que esto unidos a Cristo pela graa e pela f. O Corpo de Cristo a Igreja de Deus, composta de todos os salvos. II DOIS ASPECTOS DO BATISMO NO CORPO O batismo no corpo tem dois aspectos importantes e que no podem ser separados: O Aspecto Histrico - ocorreu no dia de Pentecostes (Atos 2.1-4). Todos os salvos do passado, presente e futuro j foram batizados no corpo de Cristo por meio do Esprito Santo, quando ele desceu sobre a igreja representativa do corpo todo que estava em Jerusalm. Todos as pessoas, quando crem, so includas naquele fato histrico de Atos 2. O Aspecto Pessoal (Atos 5.14; 11.24; 1 Corntios 12.12). Este aspecto pessoal porque, quando algum cr no Senhor, alm de agora ser contado no fato histrico, ele experimenta pessoalmente esta incluso no corpo de Cristo em seu atual momento histrico. Embora o batismo no corpo, historicamente, tenha ocorrido a quase 2000 anos atrs, cada novo convertido passa a desfrutar pessoalmente, a partir do novo nascimento, a experincia de fazer parte de um s corpo, uma s igreja. III DO FATO EXPERINCIA
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 57

58

O fato histrico do batismo no corpo de Cristo foi realizado no passado, h dois mil anos atrs. Ns fomos includos nele atravs de Cristo, sem qualquer envolvimento pessoal nosso. Quando cremos, porm, o selo do Esprito nos torna parte desta comunidade universal com todos os filhos de Deus passamos a ser membros de um nico corpo. Tudo isto fato, quer tenhamos conscincia disto ou no, quer experimentemos a realidade disto ou no. Agora, assim como em relao aos outros fatos da Palavra de Deus, ns devemos nos mover do fato histrico para a experincia pessoal. Isto acontece quando somos acrescentados uma comunidade (igreja) local de crentes - Atos 2.41-47. IV COMPROMISSO COM O CORPO DE CRISTO Nossa comunho no corpo de Cristo deve ser prtica e efetiva, no uma teoria vazia de significado e relevncia. A comunho compromisso. implica, automaticamente, em

Nosso compromisso com o corpo de Cristo opera em dois nveis: Compromisso a nvel mundial: por meio de oraes, contribuies, visitas s outras igrejas, obras missionrias e etc. Compromisso a nvel local. Nosso compromisso com o corpo de Cristo, atravs da igreja local, pessoal e prtico.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 58

59

H pelo menos trs maneiras gerais de mostrar compromisso com a igreja local:

A - O batismo nas guas o primeiro passo para mostrar compromisso com Cristo e com Seu corpo - Atos 2.41; 8.12; 10.47-48; B - Perseverana na vida da igreja - Atos 2.42; C - Ajuda material e financeira - Atos 2.45; 4.32-35; 1 Joo 3.16-18. V RELACIONAMENTO ENTRE OS IRMOS A Bblia ordena e exorta que vivamos em unio uns com os outros (Salmos 133.1). Jesus ordenou que ns devssemos amar uns aos outros (Joo 13.34-35). Este amor estimulado e ensinado nas Escrituras do Novo Testamento como um relacionamento bblico do tipo uns aos outros: Dedicar-se e dar preferncia uns aos (Romanos 12.10) Aceitar um ao outro (Romanos 15.7) Cuidar um dos outros (1 Corntios 12.25) outros

Levar as cargas uns dos outros (Glatas 6.2) Encorajar e edificar uns aos outros (1 Tessalonicenses 5.11) Estimular uns aos outros para o amor e s boas obras (Hebreus 10.24) Confessar os pecados uns aos outros (Tiago 5.16) Orar uns pelos outros (Tiago 5.16) Servir uns aos outros (1 Pedro 4.10)

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 59

60

VI O SIGNIFICADO DE SERMOS "MEMBROS UNS DOS OUTROS" Leia Romanos 12.5. Aqui ns encontramos a expresso somos membros uns dos outros.

O que isto significa?


Que todos os membros do corpo so necessrios e que um completa o outro - I Corntios 12.14 a 24. Que no devemos nos dividir - I Corntios 12.25a. Que devemos cooperar uns com os outros, com igual cuidado - I Corntios 12.25b. Que devemos compartilhar tanto as alegrias quanto as tristezas - I Corntios 12.26. ESTUDO 12 - IMPOSIO DE MOS A imposio de mos uma prtica muito antiga em muitas religies. Portanto, ns queremos advertir aos irmos que, nem de longe, ns admitimos qualquer influncia, conceito ou prtica relacionada imposio de mos que no corresponda expressamente ao que nos revelado na Palavra de Deus. A imposio de mos um dos rudimentos ou doutrinas elementares da f crist (Hb 6.1-3). Jesus Cristo usou a imposio de mos e esperava que Seus discpulos fizessem o mesmo (Mc 16.18). Isto, ento, nos d segurana para praticarmos este ensinamento bblico. I O SIGNIFICADO DA IMPOSIO DE MOS
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 60

61

Biblicamente, a imposio de mos possui trs significados fundamentais: um sinal de Identificao - Levtico 1.4; 16.21 um sinal de Transmisso de bnos - Gnesis 48.14-15 um sinal de Delegao de autoridade - Nmeros 8.10-11; Atos 14.23

II FINALIDADES DA IMPOSIO DE MOS Agora que j sabemos o significado da imposio de mos, precisamos saber tambm quais so as finalidades especficas da imposio de mos. Nas Escrituras, a imposio especificamente para: de mos era usada

Abenoar - Gnesis 48.14-15; Mateus 19.13; Marcos 10.16 Revestir algum de autoridade espiritual - Nm 27.18-23; Atos 13.2,3; 14.23 Trazer revelao e sabedoria espiritualDeuteronmio 34.9 com Ef 1.16-19 Transmitir cura - Mateus 8.3,15; Marcos 1.41; Lucas 4.40; Mc 16.18 Para o enchimento do Esprito Santo - Atos 8.17; 19.6 Para transmitir dons espirituais, com profecia - 1 Timteo 4.14; 2 Timteo 1.6 III ACOMPANHANTES DA IMPOSIO DE MOS A imposio de mos nunca um ato isolado, destitudo de significado ou finalidade.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 61

62

Este ato tambm nunca acontece sozinho, por si mesmo, mas sempre acompanhado de outros elementos importantes, tais como: Jejum - Atos 13.3; 14.23 Profecia - 1 Timteo 4.14 Palavras de bno - Gnesis 48.14-15 IV UMA IMPORTANTE ADVERTNCIA Em I Timteo 5.22 ns temos uma sria advertncia a respeito da imposio de mos. O versculo fala especificamente sobre delegar autoridade espiritual para outros. Paulo adverte para no fazermos isto precipitadamente. A autoridade espiritual, para ser delegada a algum por meio da imposio de mos, deve ser antecedida por muito jejum e orao (Atos 13.1-4; 14.23). Quando impomos as mos sobre algum para transmitir autoridade, ns estamos nos identificando, validando e aprovando o ministrio e a autoridade daquela pessoa. Se ela falhar, ns seremos espiritualmente responsveis pelos erros de tais pessoas, no sentido de corrigi-los, repreend-los e/ou exclu-los da comunho. ESTUDO 13 - EVANGELISMO E DISCIPULADO Evangelismo a prtica de conduzir pessoas a Cristo para que sejam salvas.

Discipulado conduzir aqueles que j so salvos a


darem o "sim" completo de obedincia a Cristo.

Vamos aprender neste estudo como podemos evangelizar e fazer discpulos para Cristo.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 62

63

I JESUS E A EVANGELIZAO Jesus foi ungido para pregar o evangelho aos pobres (Lucas 4.18). Parece-nos que Deus deu certa prioridade para os pobres na evangelizao do Evangelho, embora alguns estudiosos creiam que pobre se refira pobreza espiritual. Seja como for, o prprio Senhor Jesus o nosso exemplo na proclamao do evangelho aos que dele necessitam ouvir, ou seja, todo o mundo. Ele comeou Seu ministrio pregando o evangelho (Marcos 1.14), conclamando todos ao arrependimento e f em Deus. Como seguidores Dele nosso dever fazer exatamente o que Ele fez: pregar o evangelho.

II PREGAR E FAZER DISCPULOS A igreja responsvel por levar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). Ela deve proclamar o nome, o amor e o poder do Filho de Deus em verdade. Mas, a obra no pra com a proclamao do evangelho. Ns devemos fazer discpulos de todas as naes (Mateus 28.19). H diversas maneiras de conceituarmos um discpulo, o que veremos mais frente. Por enquanto importante que saibamos que a obra no termina com a evangelizao, mas deve continuar atravs do discipulado.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 63

64

Outra coisa que precisamos entender que pregar e fazer discpulos responsabilidade de cada salvo (Mateus 16.15; Atos 8.4; 11.19-21), e no apenas dos pastores e lderes da igreja. III A MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO O Evangelho uma mensagem toda-inclusiva que engloba toda a multiforme graa de Deus a nosso favor por meio de Cristo. H muitas maneiras de se apresentar o contedo do evangelho. No entanto, ele traz uma mensagem central, que o Senhor Jesus Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreio (I Corntios 15.1-4; Atos 5.42; 8.5). Sim, estas trs verdades resumem todas as bnos do Evangelho, pois fomos e estamos unidos com Cristo nestes trs aspectos e, portanto, temos nossa disposio tudo o que de Cristo. Quando anunciarmos o Evangelho devemos nos lembrar de pregar estas 3 verdades bsicas: Morte, Sepultamento e Ressurreio de Jesus Cristo. IV O QUE EVANGELIZAR Muitos conceitos bblicos so apresentados acerca do significado da evangelizao.

Estes conceitos podem ser apenas 4, pois evangelizar :


Pgina 64

resumidos

em

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS !

65

Testemunhar o evangelho da graa de Deus, que fala do Seu amor pelos pecadores, da substituio de Cristo e da salvao pela graa mediante a f - Atos 20.24 (Romanos 5.8; 1 Pedro 3.18; Efsios 2.8,9). Testificar do arrependimento para com Deus e a f no Senhor Jesus - Atos 20.21 (Atos 17.30-31; Joo 6.47). A pregao do Reino de Deus - Atos 20.25 (Colossenses 1.13-14). Evangelizar cumprir nosso compromisso com Cristo, pois nossa obrigao como salvos anunciar esta salvao aos outros - 1 Corntios 9.23. V QUANDO DEVEMOS EVANGELIZAR A igreja nos d o exemplo de que devemos evangelizar todos os dias (Atos 5.42). Paulo diz que devemos pregar a tempo e fora de tempo (2 Timteo 4.2). Todo dia, todo momento, o tempo certo e oportuno para evangelizar. Em breve estaremos ministrando um Estudo sobre Evangelismo E Crescimento Da Igreja ns abordaremos de maneira prtica os princpios e mtodos que podemos utilizar no evangelismo. VI ACOMPANHAMENTO DOS NOVOS CONVERTIDOS Vamos usar Mateus 28.19-20. Aqui temos a ordem para o discipulado de todas as naes. Os novos convertidos precisam ser acompanhados aps a converso.

Eles precisam firmados na f.


Pgina 65

ser

consolidados

ou

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS !

66

Isto inclui:
Batismo eles devem ser conduzidos ao batismo o mais rpido possvel; Ensino que deve ser sistemtico, dinmico e prtico. Este ensino inclui as doutrinas fundamentais da f crist e as prticas necessrias para o crescimento cristo. Este curso fornece um excelente currculo para discipular novos convertidos. VII O QUE E COMO ALGUM SE TORNA UM DISCPULO Quando falamos de discipulado, ns precisamos saber identificar o discpulo, pois ns fomos chamados para fazer discpulos. Discipulado (o processo de fazer discpulos), ento, mais do que dar um Estudo sobre doutrinas. Discipulado levar o novo convertido a dar o sim de entrega absoluta de sua vida a Cristo. A Bblia define um discpulo como algum que foi batizado e est aprendendo a guardar (praticar) tudo o que Jesus ordenou (Mateus 28.19-20). Para ser um discpulo preciso negar a prpria vida e tomar a sua prpria cruz (Lucas 9.23-24). preciso renunciar todas as coisas e a sua prpria vida (Lucas 9.33-34), entregando tudo ao senhorio de Cristo. preciso amar menos todos os parentes, em qualquer nvel, e amar mais a Cristo do que a eles - Calcule o preo! (Lucas 14.25-33). Um discpulo de Cristo aquele que ama aos seus irmos (Joo 13.33-35).
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 66

67

O discpulo aquele que d frutos (Joo 15.8). Aqueles que permanecem na Palavra de Cristo se tornam discpulos de Cristo (Joo 8.31). VIII O PROCESSO DO DISCIPULADO O alvo do discipulado deve ser bem claro: o discpulo deve tornar-se igual ao mestre (Mateus 10.25), ou seja, ns devemos nos tornar semelhantes a Jesus em carter e em obras. Os novos discpulos devem aprender a guardar tudo o que Jesus ordenou e todo o desgnio de Deus (Mateus 28.20; Atos 20.25-27). Portanto, eles precisam saber desde o incio da jornada que devem se dedicar ao estudo da Palavra de Deus. Eles devem ser instrudos na orao, jejum e nas demais disciplinas espirituais. Este Estudo [FUNDAMENTOS ESPIRITUAIS] um bom material para introduzir os novos discpulos nestas disciplinas. Somente discpulos fazem discpulos (Mateus 28.16,19-20). Portanto, todos precisam ser primeiramente discipulados para, ento, se responsabilizarem pelo discipulado de outros.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 67

68

ESTUDO 14 - CRESCIMENTO ESPIRITUAL O propsito de aprender estes fundamentos que estamos considerando neste ESTUDO formar uma base necessria, slida e eficaz, de modo que possamos caminhar para o alvo, que a maturidade crist. Isto, obviamente, implica em crescimento espiritual.

Nesta lio, ento, este ser o assunto que iremos enfocar.


I NOSSO OBJETIVO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL Ns fomos chamados e estamos sendo trabalhados por Deus, segundo as ferramentas que Ele deu para a igreja (Ef 4.11-12), para crescermos espiritualmente. A Bblia diz que devemos estar arraigados e estabelecidos com Cristo em nosso corao (Ef 3.1719). Isto no acontecer sem crescimento espiritual. Deus planejou para ns o crescimento. Ns lemos na Palavra que o caminho do justo se torna cada vez mais brilhante (Pv 4.18), porque ele vai crescendo no Senhor. O crescimento muito importante porque por meio dele que tornamo-nos capazes de distinguir o mal do bem (Hb 5.14) e assim podemos cumprir a vontade de Deus com segurana. II EXORTAO MATURIDADE A Bblia constantemente nos exorta ao crescimento: Ela diz que devemos parar de ser como crianas (1 Co 14.20);
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 68

69

Que devemos crescer na salvao (1 Pd 2.2); Que com o tempo, devemos nos tornar mestres (Hb 5.12) e Que contendas e invejas so coisas de crianas (1 Co 3.1-4). Portanto, com o crescimento, estas coisas devero ficar de fora de nossas vidas e da igreja. III COISAS QUE FAZEM-NOS RETROCEDER Existem muitas coisas que prejudicam o nosso crescimento espiritual, mas iremos citar apenas 6: Nenhuma liderana - Moiss no monte - x 32.1-8; M companhia - As esposas de Salomo - 1 Rs 11.4; 1 Co 15.33; Sucesso mundano - Amazias - 2 Cr 25.2-14; Aes de Satans - Lucas 8.12; Provaes da vida - Lucas 8.13; Amor ao mundo - Demas - Lc 8.14; 2 Tm 4.10 Ns devemos estar alertas diante destas dificuldades e tentaes, de modo que nosso crescimento no seja obstrudo. E Deus mesmo nos tem dado armas espirituais para nos protegermos e vencermos estas coisas que nos fazem retroceder ou estancar em nosso crescimento (Efsios 6.12-18; 2 Corntios 10.1-6). IV CRESCIMENTO DEPENDE DE NOSSA OBEDINCIA A DEUS praticamente impossvel crescermos espiritualmente sem obedincia. O prprio Senhor Jesus teve que aprender a obedecer ao Pai (por meio das coisas que Ele sofreu - Hb 5.8-10).
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 69

70

Ele sempre fez somente o que Ele viu o Pai fazer (Joo 5.19). Nunca agiu de forma independente, por Suas prprias foras. Que exemplo para ns! A Bblia ensina que: A obedincia a Deus leva-nos justia - Rm 6.16 Obedincia a Deus leva-nos santidade - 1 Pd 1.1416 Obedincia atravs das lutas da vida vitria espiritual - 2 Co 10.4-5 Nossa obedincia leva-nos a desfrutar da boa terra, as bnos e riquezas de Deus para ns - Is 1.19. V REAS DE CRESCIMENTO E DIREO ESPIRITUAL A Bblia diz que devemos crescer em tudo (Efsios 4.15). No entanto, para crescermos em tudo, temos que comear de algum ponto.

Na verdade, h quatro bases de crescimento que nos conduziro ao crescimento em tudo.


ATRAVS DA BBLIA - A PALAVRA DE DEUS PARA NS Ouvir a Palavra traz bnos espirituais - Ap 1.3 Ler a Palavra traz bnos espirituais - Ap 1.3 Aprender a Palavra de Deus evita o pecado - Sl 119.911 Meditar na Palavra de Deus produz sabedoria - Js 1.8; Sl 119.99 ORAO - FALAR COM DEUS
Pgina 70

Adorar a Deus por causa de quem Ele - Sl 29.2


ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS !

71

Confessar nossas fraquezas e pecados - 1 Jo 1.9 Agradecer a Deus por Sua ajuda no passado e presente - Ef 5.20; 1 Ts 5.18 Fazer nossas peties conhecidas a Ele - Fp 4.6 COMUNHO - A IGREJA AJUDANDO-NOS A CRESCER Ns ajudamos uns aos outros - Pv 27.17 Jesus reuniu-nos em Seu nome para ajudarmos uns aos outros - Mt 18.20 No negligencie a comunho da igreja - Hb 10.24-25 Os ministrios da Igreja foram dados para ajudar-nos a crescer - Ef 4.11-14

MINISTRIO - NS AJUDAMOS OS OUTROS A CRESCER Ns ajudamos os outros como temos sido ajudados - Dt 16.17; 2 Co 1.4 Ajuda fsica/material mostra o amor de Deus atravs de ns - Tg 2.15-17 Ns devemos pregar o evangelho a todas as naes - Mt 24.14; Mc 16.15 VI CONDIES PARA DAR FRUTO ESPIRITUAL Ns fomos chamados por Deus para frutificarmos. Ns devemos dar frutos espirituais, pois para isto fomos enviados por Cristo (Joo 16.15).

No entanto, h certas condies para que possamos dar frutos:


Ns devemos permanecer em Cristo e Cristo em ns - Joo 15.5;
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 71

72

Ns devemos morrer para a velha natureza para vivermos espiritualmente - Joo 12.24; Ns devemos compreender a Palavra que ns ouvimos - Mt 13.23; Ns devemos crescer no fruto do Esprito - Gl 5.2223 ESTUDO 15 - MATURIDADE CRIST

Nosso alvo a maturidade crist tornarmo-nos


semelhantes a Jesus Cristo, conforme o desejo do corao do Pai (Romanos 8.29).

Neste estudo ns veremos o que a Palavra nos ensina sobre a maturidade em Cristo.
I DEFINIO DE MATURIDADE H quatro palavras que podemos usar para definir maturidade: Adulto, ser o que significa ser responsvel, algum que caminha pelas suas prprias pernas. Um crente responsvel pela sua prpria vida espiritual, bem como pelas vidas dos novos na f. Experimentado no se abala na f com os problemas nem segue aps ventos de doutrinas. Treinado sabe usar a Palavra de Deus, capaz de interceder eficazmente, apto para ministrar, evangelizar e discipular. Aperfeioado sadio, correto, de bom carter, um modelo para ser seguido. Esta maturidade no somente para pastores e lderes, mas para cada crente.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 72

73

II CARACTERSTICAS DA INFNCIA ESPIRITUAL A primeira coisa que precisamos fazer para crescermos espiritualmente rumo maturidade identificar onde estamos em nossa caminhada crist. Precisamos identificar se somos meninos na f ou se j somos homens maduros.

H quatro caractersticas criana espiritual:


bsicas

numa

1 - Ela no tem firmeza doutrinria - Ef 4.14; 2 - No suporta ensinamento mais profundo - 1

Co 3.1-2; Hb 5.11-14; 3 - carnal ainda apresenta costumeiramente as obras carnais que foram crucificadas com Cristo - 1 Co 3.2-4; Gl 5.19-21; 4 - Tem pouco discernimento espiritual - 1 Co 13.11-12; 14.20; Hb 5.14. Todo novo convertido apresenta estas caractersticas. O problema quando pessoas que j possuem um bom tempo como crentes ainda continuam apresentando estas caractersticas. Isto prova que elas no esto crescendo espiritualmente.

III DEUS DESEJA O NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL A Bblia nos ensina que a fase da infncia, que todos passam por ela, deve realmente passar na medida
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 73

74

em que crescemos na nossa f em Cristo (I Co 13.1112). Como novos convertidos, todos ns passamos por esta fase, mas ela no deve demorar muito, pois com o decorrer do tempo devemos nos tornar mestres (Hb 5.11-14). Na medida em que crescemos rumo maturidade em Cristo, as disputas, invejas e preferncias pessoais devem ficar para trs (1 Co 3.1-4). Para tanto, precisamos crescer na graa conhecimento de Jesus Cristo (2 Pd 3.18). e no

Deus tambm deseja que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.5), de modo que no podemos nos alimentar somente do leite da Palavra, mas precisamos crescer para nos alimentar de carne, alimento slido. O homem de Deus no pode ser uma criana na f, mas deve ser perfeito (sadio) e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.17). Somos exortados a crescer em tudo (Ef 4.15). Quantos crentes no estacionam s numa verdade ou prtica (salvao, batismo nas guas, lnguas e etc.), quando na verdade deveriam crescer e crescer em tudo?! De acordo com Efsios 4.13, o alvo de Deus para a Igreja : A unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus; A perfeita varonilidade; A medida da estatura da plenitude de Cristo.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 74

75

Para que cada um de ns faa parte da maturidade do corpo de Cristo, individualmente, ns temos que cultivar as virtudes crists, que devem existir e aumentar em nossas vidas (2 Pd 1.8-9). Isto necessrio para confirmarmos nossa vocao e eleio (2 Pd 1.10). IV A ESCADA DAS VIRTUDES Em 2 Pedro 1.5-7 ns encontramos uma escada de virtudes. Cada virtude pode representar um degrau de crescimento rumo maturidade, no que diz respeito ao nosso carter e viver cristo: F - convico, confiana, fidelidade, constncia na confisso da f em Cristo. Virtude - excelncia. Conhecimento - o ato de conhecer. Domnio Prprio - continncia. Perseverana - pacincia contnua. Piedade - profunda devoo a Deus; santidade. Fraternidade - amar aos irmos. Amor - afeio, benevolncia. BIBLIOGRAFIA: Material de uso pessoal: Pr. Sued Nogueira Muitos tpicos e assuntos foram extrados de vrios livros. E contextualizados ao seu propsito. Foram tambm abordados muitos conceitos de inmeros homens e mulheres de Deus, amigos e conhecidos, desconhecidos e annimos, porm pessoas de Deus.. Pessoas dedicadas ao ensino e a formao de Discpulos.
ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 75

76

A Deus, por sua infinita misericrdia, por me permitir montar esse material, afinal para edificar sua Igreja. Referncia: Fundamentos [Material para JA convertidos]. 1 Edio Fevereiro de 2013.

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 76

77

ENSINANDO COM EXCELNCIA A PALAVRA DE DEUS ! Pgina 77

You might also like