You are on page 1of 5

Universidade de Braslia Faculdade de Cincia da Informao

ESTEVON NAGUMO

Imagens e memria das manifestaes brasileiras


Trabalho final da disciplina Leitura de Imagens do programa de psgraduao da Faculdade de Cincia da Informao da Universidade de Braslia Professora: Miriam Paula Manini

Braslia DF Julho de 2013

Imagens e memria das manifestaes brasileiras Este trabalho surge das reflexes decorrentes da disciplina Leitura de Imagens sobre memria e imagens. Houve a produo de um vasto material audiovisual divulgado na internet das manifestaes que ocorreram a partir de junho de 2013 no Brasil. As leituras e discusses da disciplina apontaram para o desafio de arquivar o crescente montante de contedo produzido digitalmente. Com isso, surgiu a dvida de como todo este material audiovisual das manifestaes poder ser arquivado para consultas futuras, visto a pluralidade de pessoas que registraram por diferentes meios e disseminado em diferentes espaos. possvel fazer buscas no Flickr ou Instagram (fotos), no Youtube (vdeos), no Twitter (mensagens) a partir de algumas palavraschaves1 ou hashtags como #copapraquem #vemprarua #ogiganteacordou, e encontrar parte deste material. Contudo, muitos sites e plataformas na internet acabam fechando, o que pode ser um risco para a preservao deste material. Outra questo a falta de informaes como data ou local em inmeras fotos ou vdeos, o que acarreta pouco valor para um arquivo. Como este material audiovisual das manifestaes brasileiras podem ser organizadas para gerar um legado histrico? A fotografia independe de seu tempo e do modo como foi produzida pode atuar tanto na memria individual quanto na coletiva (FELIZARDO; SAMAIN, 2007). Para estes autores, se os elos documentais e afetivos responsveis pela perpetuao da memria individual que unem este documento a algum forem quebrados, o ciclo da lembrana e da recordao interrompido, de certa forma extingue-se o documento e a memria. Para evitar esta perda necessrio um cuidado ao arquivar estas imagens, principalmente adicionando informaes que possam auxiliar nesta preservao tanto para a memria pessoal como para a coletiva. Para Sorlin (1994) a imagem pode impressionar, interessar, comover, apaixonar, mas a imagem nunca informa, o que informa a palavra. Ou seja, fotos das manifestaes que no tiverem informaes escritas sobre data, local, aos poucos iro se tornar apenas objetos estticos que pouco podem contribuir para a histria por falta de informaes. Para alm das informaes bsicas, so poucas as fotos e vdeos que mantem tambm as impresses e emoes de quem registrou estes momentos. Tais relatos em geral no so escritos, talvez por que o fotgrafo s de olhar uma foto que tirou pode 1 Para mais detalhes sobre estas palavras-chaves sugiro conhecer o site Causa Brasil

reviver algumas emoes individuais. O compartilhamento destas impresses e emoes pode auxiliar na construo de uma memria coletiva, principalmente registrando esta pluralidade de pontos de vistas que formaram tais movimentos nas ruas brasileiras. Os relatos e as informaes destes registro podem auxiliar aos que quiserem no s olharem de forma superficial as imagens, como buscar seus significados mais profundos a partir de uma interpretao por meio de informaes contextualizadas (MANINI, 2011). Neste sentido, montei um Tumblr (http://parahistoria.tumblr.com/) a partir do registro pessoal das manifestaes que participei em junho de 2013, unindo fotografias e vdeos com minhas impresses e reflexes sobre o registro destes evento. Participei na manifestao que ocorreu em frente ao Estdio Man Garrincha no dia 15 (sbado) de junho na abertura da Copa das Confederaes quando ocorreu o jogo Brasil x Japo. Estive tambm no dia 17 (segunda) em que os manifestantes ocuparam toda a parte externa do Congresso Nacional. No dia 22 (sbado) fui na Marcha das Vadias e no dia 30 (domingo) fui na Marcha das Crianas. Este Tumblr ser um espao aberto para outros fotgrafos refletirem sobre seus registros tambm. Busquei nas postasgens relacionar as leituras da disciplina com reflexes sobre os registros. Vide estas postagens em que citei Sorlin (1994) e Barthes (1990).
15/06/2013 12h24 - Estdio Nacional Man Garrincha Toda foto uma relao entre o fotgrafo e o fotografado (quem fala isso o Pierre Sorlin). Esta foi minha nica foto nesta marcha em que pedi para a mulher que segurava este cartaz posar. Primeiro perguntei se poderia tirar uma foto dela com o fundo do estdio e ela disse Claro!". Logo depois elogiei o cartaz dela, falando que era um dos mais criativo que tinha visto na marcha. Ela disse que esta revoltada com o reprter preso em SP por portar vinagre. Concordei que achava ridculo, elogiei mais uma vez seu cartaz e parti para registrar outras coisas. Sorlin tambm afirma que fazer uma foto , de certa forma engajar-se.


15/06/2013 12h13 - Estdio Nacional Man Garrincha Em todas as manifestaes vi vrias pessoas usando a mascara do V de Vingana. J ouvi um fotgrafo chamar algum que estava vestindo esta mascara assim: Oh Anonymous, para a para uma foto!" Mas o que pretendo refletir a partir desta foto sobre uma citao de Roland Barthes do texto A Mensagem Fotogrfica". Para ele a conotao ideolgica introduz na leitura da imagem razes ou valores Visto que a conotao poltica na maioria das vezes confiada ao texto, j que cada fotografia permite-me fazer uma leitura de direita ou de esquerda Vi nesta passagem a relao entre a leitura ideolgica de uma imagem e a leitura poltica das manifestaes. Que valores a foto acima representa? Ela induz a pensar questes de direita ou de esquerda? A dificuldade de responder no fica s num problema do que esta imagem pode conotar a partir de cada reportrio pessoal, mas reflete tambm a dvida de muitos se as manifestaes na rua eram de direita ou esquerda. Minha impresso era de que a maioria das pautas eram de esquerda, mas o pblico em geral era conservador, ou com pouca formao poltica, assim que no h uma respostas simples e direta para isso. Acho que foi um movimento que gerou um aprendizado poltico importante para todos.

Por mais que eu tenha divulgado fotos e vdeos via Twitter, Flickr, Google + e Facebook, sei que grande parte deste material acabou sendo visto principalmente por amigos e conhecidos, ou pessoas que estavam inscritas nos eventos do Facebook. De qualquer forma, pouco divulguei minhas impresses e posturas sobre estes registros como fiz neste Tumblr. Acredito que este exerccio foi importante pois alcancei o objetivo principal de cursar esta disciplina, visto que consegui realizar reflexes interessantes que contriburam para meu exerccio como fotgrafo amador. Saio da disciplina consciente no s da complexidade de leitura de imagens, como mais atento na produo, distribuio e arquivamento destas.

Referncias BARTHES, R. A mensagem fotogrfica. In: O bvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 1125. FELIZARDO, A.; SAMAIN, E. A fotografia como objeto e recurso de memria e recurso de memria. Discursos fotogrficos, v. 3, p. 205220, 2007. MANINI, M. P. A leitura de imagens fotogrficas: preliminares da anlise documentria de fotografias. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Cincia da Informao Polticas de Informao para a Sociedade Braslia, 2011. SORLIN, P. Indispensveis e enganosas, as imagens, testemunhas da histria. Estudos Histricos, v. 7, p. 8195, 1994.

You might also like