You are on page 1of 42

www.ualdireitopl.no.sapo.

pt

I DIREITO ECONMICO

Falar de direito econmico como disciplina jurdica e como ramo de Direito , pressupe a enunciao de dois problemas: As relaes entre economia e direito enquanto fenmenos da vida social e

disciplinas das cincias sociais e humanas que estudam esses fenmenos; Saber que razes justificam a emergncia de um novo ramo e disciplina

jurdica Direito Econmico e quais as implicaes do seu aparecimento. Havendo vrios ramos e disciplinas jurdicas tradicionais com relevo para a economia ( direito patrimonial; dos contratos e obrigaes; direito comercial; direito financeiro; direito fiscal; direito trabalho; etc.) coloca-se a questo de definir qual o sentido de um direito econmico autnomo.

II RELAO ENTRE DIREITO E ECONOMIA O DIREITO ECONMICO E O DIREITO DA ECONOMIA

O Direito Econmico uma disciplina jurdica autnoma. O direito tem como funo enquadrar, reger e normalizar a economia ( uma disciplina com normas e princpios. Por um lado, Direito que tem o objectivo de resolver conflitos entre os indivduos e por outro, a economia, enquanto sistema econmico que visa a produo de bens para a satisfao de necessidades. O direito econmico no de facto, um novo ramo de Direito , mas de facto um direito novo que atravessa todo um exerccio jurdico, pretende dar respostas colectividade atravs de normas jurdicas. As relaes entre o direito e a economia podero ser definidas por uma interdependncia, embora possuindo uma autonomia prpria com funes e valores prprios .

III GNESE HISTRICA DO DIREITO ECONMICO

-1-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

a)

Traos essenciais do sistema liberal:

Existncia de pequenas empresas individuais que so caracterizadas pela livre concorrncia entre elas. As empresas no controlam os preos e o mercado, o

consumidor possui o poder econmico e o Estado no intervm na economia. A economia funcionaria por si s como se fosse uma mo invisvel a comandar a economia. No havia uma verdadeira ordem jurdica na economia devido estrutura econmica liberal que pretendia salvaguardar a liberdade individual e a propriedade sem a interferncia do Estado.

b)

A crescente interveno do Estado e as novas estruturas jurdicas aps a 1

Guerra Mundial: Uma crescente interveno por parte do Estado devido a satisfazer as exigncias e as necessidades trazidas pela 1 Guerra Mundial. Com a Revoluo Russa de 1917, surgem novas ideias polticas e econmicas enquanto que a Constituio de Weimar, de 1919, dedica uma seco especial economia. Com a 2 Guerra Mundial, o Estado desenvolve uma grande interveno econmica, isto , uma planificao econmica de guerra. Depois das guerras mundiais, os Estados desejam regressar a uma ordem polticoeconmica normal. Essa normalidade concretizada pelo Estado e, por conseguinte, o alargamento das tarefas do Estado. A interveno abarcou domnios de segurana social, poltica de emprego, proteco no trabalho, proteco famlia, poltica educacional, poltica de sade, etc. A crescente interveno do Estado na economia permite encontrar formas de equilbrio entre os poderes pblicos e os poderes privados.

c)

O papel do direito econmico na liberalizao da economia:

John Rawls A justia enquanto equidade surge quando os cidados possibilitam uma sociedade democrtica com representantes livres, iguais e como pessoas morais.

-2-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Uma sociedade bem ordenada, adopta um sistema que consagra a liberdade e a justia. As liberdades fundamentais da tradio liberal e democrtica consagram a liberdade poltica, liberdade de expresso e de reunio, liberdade de conscincia e de pensamento, entre outros. Rawls inscreve-se dentro do pensamento liberal e afasta-se do sistema de liberdade natural de Adam Smith por este ser insuficiente do ponto de vista da justia. Defende que um grupo est num ponto ptimo quando algum, embora no melhora a sua posio, no piora a de nenhum outro. A justia tem o objectivo de atenuar desigualdades econmicas pelo favorecimento dos mais pobres, se necessrio, custa dos mais ricos.

IV CARACTERIZAO DO DIREITO ECONMICO

Restries do formalismo jurdico e interaco entre a economia e o direito na interpretao e aplicao das normas. Existncia de um predomnio de conceitos de facto na preciso e na estatuio da norma de direito econmico. Um declnio da coercibilidade, caracter concreto e incondicional das regulamentaes legais. Mobilidade acentuada das normas jurdicas e ampliao das novas fontes de direito , relativa privatizao das fontes de direito econmico e necessidade de ir buscar teorias a outros ramos e normas de direito . O direito econmico sensvel s diversas alteraes sociais e polticas . Como um ramo de direito integrado por um conjunto de normas especficas, o direito econmico regula elementos jurdicos do sistema e do regime econmico, ou seja, equilbrio entre entidades pblicas e privadas.

V FUNDAMENTOS DA AUTONOMIA DO DIREITO ECONMICO

-3-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

So essencialmente trs, os pressupostos em que se fundamenta o direito econmico como disciplina e ramo de direito:

a)

Ncleo originrio do direito econmico

Com as transformaes da ordem liberal clssica, surgem formas especficas de regulao pblica da economia, dando origem a um conjunto de normas, princpios e instituies que regem a organizao e direco da actividade econmica, impondo limites, condicionando ou incentivando os agentes econmicos com o objectivo de colmatar as insuficincias ou disfunes do direito privado clssico.

b)

Desenvolvimento do direito econmico

Devido crescente complexidade e multiplicao dos agentes econmicos, as prprias entidades privadas passaram a produzir normas, ou por delegao pblica, ou no mbito da sua esfera de autonomia, ou ainda da negociao e concertao com os poderes pblicos. Pactos sociais, acordos de concertao social, regulamentos associativos, cdigos de conduta, instituies mistas so fenmenos de organizao e direco econmica que traduzem um envolvimento entre esferas pblicas e privadas.

c)

Problemtica da Constituio econmica

Perante um Estado de direito democrtico, os sistemas jurdico e poltico no podem ficar indiferentes ao poder do sistema econmico. Da resultam questes como as da subordinao do poder econmico ao poder poltico, do controlo ou do estabelecimento de uma democracia econmica.

VI O DIREITO ECONMICO COMO DISCIPLINA JURDICA AUTNOMA

1.

Origem e Desenvolvimento

-4-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A sistematizao doutrinal e cientfica do Direito Econmico como disciplina autnoma teve inicio na Alemanha, sob a Constituio de Weimar, tendo sido esta a 1 Constituio a inserir a vida econmica como objecto da lei fundamental. A Frana, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial, surge como outro plo de desenvolvimento do Direito Econmico, sendo este considerado como direito da interveno econmica do Estado. Nos pases anglo saxnicos, com sistemas baseados na common law, no se verificou semelhante desenvolvimento de uma disciplina jurdica autnoma de direito econmico, continuando esta rea a ser enquadrada em disciplinas tradicionais : public corporations, antitrust law, mercantile law, regulatory agencies, porm com tendncia a alterar-se, devido influencia do Direito Econmico Comunitrio. Em contrapartida, nos EUA floresce a anlise econmica do Direito. Quanto a Portugal, as primeiras abordagens do direito econmico foram tardias. A ideologia do direito corporativo impedia a sua afirmao autnoma. Aps 1974, verifica-se algum desenvolvimento que se traduz pela introduo da disciplina de Direito Econmico nas Universidades.

2.

A Autonomia do Direito Econmico

O direito econmico surge como um direito autnomo enquanto disciplina jurdica, mas interligado com outros ramos de direito . O direito econmico surge como um direito em formao, isto , transformao face realidade e s questes econmicas. No se afirma com uma disciplina isolada na ordem econmica, mas sim necessria e interligada a outros ramos de direito e que tem o objectivo de focar questes que as outras no abordam. O direito econmico estudar o enquadramento jurdico do circuito econmico, os sujeitos do processo econmico e os aspectos de produo e distribuio. No direito econmico, as normas e princpios jurdicos regem a actividade econmica na perspectiva do interesse geral (regulamentao econmica para garantir a liberdade de concorrncia e necessidade de ordenao econmica).

-5-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

VII SISTEMAS E REGIMES ECONMICOS

Os sistemas podem ser definidos como formas tpicas e globais de organizao e funcionamento da economia, baseadas em certos princpios fundamentais que regem economias com estruturas diversas. Pode-se falar de sistemas abstractos e sistemas concretos, consoante a concepo dos respectivos princpios, como modelos de diferentes realidades sociais. Os sistemas abstractos correspondem aos princpios ideais de organizao, s que contm critrios de funcionamento e no apenas de organizao. Tratam-se de princpios opostos que inspiram a organizao e o funcionamento da economia para resolver os trs problemas fundamentais, isto , do consumo, da produo e da repartio, com todos os demais fenmenos econmicos dele derivados: um, o princpio da direco central da economia, o outro o da economia livre.

Princpio da direco central da economia (direco central total/ planificao integral/economia centralizada)

O sistema da direco central parte do princpio que todas a decises econmica so tomadas por uma mesma entidade central, que dispe de meios para fazer executar as suas decises pelos membros da sociedade. A essa entidade cabe interpretar as necessidades dos sujeitos econmicos, estabelecendo quais so, as suas prioridades, quais os bens a produzir e em que quantidade. Cabe-lhe igualmente estabelecer a repartio dos resultados da produo, resolvendo assim, os problemas fundamentais da economia. Este sistema depende de um plano central obrigatrio que todos na economia executam.

Princpio da economia livre (economia de mercado/economia aberta/economia descentralizada)

-6-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Este princpio inspira um sistema totalmente descentralizado, em que a resoluo dos problemas fundamentais se passa espontaneamente, como se no houvesse Estado. O consumo determinado por cada consumidor que define as suas necessidades e prioridades, confrontando-se as posies de todos atravs dos mercados livres; a produo organizada pelos agentes econmicos que estabelecem as tcnicas e os bens a produzir; a repartio do produto feita atravs dos mercados de factores de produo, em que uns vendem trabalho, capital, terra ou tcnica, e outros ( as unidades de produo) compram esses bens com as receitas da venda dos seus produtos no mercado. Neste sistema o instrumento essencial de ajustamento da economia o mercado.

A questo doutrinria entre sistemas abarca apenas os tipos ideais. Procura-se apurar qual o mais racional, o mais eficaz ou o mais justo, mas, de facto, a realidade concreta no assim to definida. Os princpios ideais sofrem sempre limitaes pelas estruturas da sociedade e no raro , alguns elementos do sistema dominante serem influenciados por elementos do sistema oposto. Nenhuma economia totalmente livre e descentralizada, nem completamente planificada e centralizada. Assim, torna-se importante tipificar sistemas concretos. Um sistema concreto caracteriza-se pelas instituies fundamentais da vida econmica e social (1), pela tcnica dominante de produo (2) e pelo mbil que domina o comportamento dos sujeitos econmicos (3). Alm do princpio essencial de organizao e funcionamento (sistema abstracto) h a considerar os principais tipos de sistemas concretos da nossa civilizao: Economia dominial Economia urbana Economia capitalista Economia socialista

Os dois primeiros so pr industriais e os dois ltimos so prprios da sociedade industrial.

Economia dominial

-7-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A economia dominial pressupe uma actividade econmica-social segundo tcnicas e procedimentos rudimentares e exercida em unidades de dimenso reduzida. O princpio orientador o da direco central. Existem dois sub-tipos que podem interpretar as fases daquela forma econmica: Economia tribal que corresponde s formas de economia de subsistencia nas

sociedades mais primitivas. Economia feudal que consiste num sistema econmico dependente da

natureza, em que a mentalidade dos sujeitos fechada e tradicional e as instituies se baseiam na autoridade poltica como factor das decises econmicas.

Economia urbana

A economia urbana trata-se de organizaes econmicas que podem ser comuns a zonas rurais e urbanas, mas pressupe sempre a existncia de cidades onde coexistem as formas de produo primrias (agricultura, silvicultura e pesca) com outros sectorsde produo de tipo secundrio e tercirio (indstria artesanal e comrcio). As actividades so mais sofisticadas do ponto de vista tcnico e do origem a maior grau de iniciativa na produo de servios ou bens mais diversificados. Na economia urbana tende-se para uma actividade econmica livre.

Conforme esta economia se vai tornando nacional, ou mesmo internacional, aps os Descobrimentos e a intensificao do comrcio colonial, acentuam-se sinais de transformao qualitativa que evoluem para um novo sistema que poderemos qualificar de pr-capitalismo. De todas as grandes viragens da histria econmico-social, a Revoluo Industrial uma das mais profundas.

A partir dela alteraram-se de uma forma decisiva as tcnicas de produo e as instituies econmicas, com as inovaes tecnolgicas e o surgimento de novas instituies como o capital e a empresa; alteraram-se tambm as mentalidades e os comportamentos com a procura do bem-estar material e do progresso econmico, fazendo emergir a sociedade industrial.

-8-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A Revoluo Industrial ocorreu em Inglaterra, no final do sculo XVIII e primeiro quartel do sculo XIX, propagando-se gradualmente ao resto do mundo.

a partir da Revoluo industrial que podemos falar dos sistemas econmicos actuais (socialismo e capitalismo). As tcnicas de produo so mais evoludas e, encontram-se em constante transformao, assentando numa utilizao intensa de capital, infra-estrutura e estrutura produtiva de dimenso crescente. Estas transformaes do-se fundamentalmente a nvel institucional, por via da importncia crescente do capital (novo factor de produo) que vai modificar o sistema tradicional de propriedade dos meios de produo naturais, domsticos ou artesanais.

O processo produtivo passa a ser assegurado pela existncia de bens acumulados, em regime de propriedade privada, com base em restries de consumo. Assim, passamos a encontrar um terceiro factor, o capital, para alm do trabalho e dos factores naturais, e por isso a unidade de produo torna-se a empresa. Primeiro no capitalismo, e depois, de modo diverso, no colectivismo.

Com o advento do capitalismo a mentalidade passa a ser dominada pelo esprito de ganho, tanto do lado dos produtores como dos consumidores, e pela busca da inovao que proporciona os ganhos. No sistema socialista, o espirito de ganho muda, mas no deixam de se configurar um esprito e um tipo de comportamento, dominados pelos fenmenos materialistas e utilitaristas de obteno do mximo benefcio.

Ambos os sistemas so dominados pela predominncia de factores materiais, mas tambm so caracterizados por um esprito dinmico e inovador na busca de maiores nveis de satisfao e de tecnologia mais aperfeioada. A actividade dominante deixa de ser a agricultura e passa a ser a indstria com dimenso crescente e organizao tipo empresarial, primeiro sob a forma de manufactura e depois sob a de maquino factura. Apesar das diferenas ideolgicas,de mecanismos e fundamentos, os sistemas capitalista e socialista, integram-se ambos no modelo da sociedade industrial. Passamos assim a caracteriz-los:

-9-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

SISTEMA CAPITALISTA

O sistema capitalista ou de mercado, de economia livre ou de economia livre o sistema mais antigo da sociedade industrial que vigora entre ns. As instituies econmicas do capitalismo so o mercado, o capital e a empresa. Estas instituies assentam em dois princpios: o da propriedade privada, e o da liberdade de iniciativa privada.

As leis e os princpios econmicos fundamentais do sistema capitalista so informados pela ideia de que a liberdade econmica a melhor forma de realizar o progresso e o bem-estar econmicos. Assim, essencial o princpio de mercado com o mnimo de limitaes externas, e a generalizao da moeda e do crdito. Tanto o mercado como a moeda constituem as instituies de regulao dos mecanismos econmicos , completadas pelo contratualismo e pelo princpio da autonomia da vontade individual.

Atravs do mercado tero de resolver-se os problemas econmicos fundamentais: a produo, o consumo e a repartio. Existem diversas formas de mercado: a concorrncia perfeita, o oligoplio e o monoplio. Em todas elas, os preos formam-se pelo funcionamento da lei da oferta e da procura. Os consumidores tm a "soberania", na doutrina liberal, pois so eles que, em conjunto e pelo livre jogo da negociao, impem o preo aos vendedores, ajustando-se da melhor forma o consumo e as necessidades (procura) aos custos de produo (oferta). certo que as formas imperfeitas de mercado se afastam deste ideal, podendo justificar-se em alguns casos a interveno estatal. Todavia, o mercado da concorrncia perfeita que se afigura o mais adequado para a resoluo dos problemas fundamentais da economia.

- 10 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A forma como se estruturam unidades de produo especficas do capitalismo, permite dizer que a empresa uma instituio econmica prpria do capitalismo. As empresas capitalistas, tm um patrimnio autnomo, afecto especificamente produo especializada de certos bens ou servios. Esta autonomia do patrimnio resulta da especializao dos fins da prpria empresa que se destina a produzir determinados bens ou servios. Portanto, no faria sentido que a gesto racional da empresa no separasse responsabilidades e direitos, perdas e ganhos resultantes dessa explorao. A empresa expresso e consequncia da racionalidade do clculo capitalista. A empresa baseia a sua organizao na contribuio diferenciados factores de produo. Na oficina medieval era a mesma entidade que prestava os capitais e o trabalho, e a repartio do rendimento no tinha em conta o capital e o trabalho como factores de produo autnomos. Na empresa capitalista a estrutura econmica distinta. A iniciativa da empresa parte de uma entidade que assume a iniciativa e a responsabilidade de concretizar o empreendimento produtivo que idealizou, isto , do empresrio. ele que agrega os factores de produo em funo da da sua contribuio especfica para o processo produtivo. A contribuio dos factores de produo prestada recorrendo ao princpio do mercado e em funo dos preos que nele existem, ou seja, o empresrio vai buscar os factores de produo ao respectivo mercado em regime de concorrncia com os outros empresrios, pagando esses mesmos factores de produo ao preo de mercado. Tambm, o capital uma instituio fundamental do capitalismo. Neste sistema, o capital um elemento essencial no processo produtivo: No plano das instituies e da vida econmica, em que as poupanas acumuladas ou os instrumentos materiais de produo constituem o capital; no plano da tcnica de produo, sobretudo a partir da Revoluo Industrial, a produo capitalista exige um volume de capital considervel. Assim as instituies financeiras (que se multiplicam desde ento) ajustam as necessidades de quem tem poupanas (capital financeiro) e quer obter juros

- 11 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

da sua aplicao, e as de quem tem uma indstria e necessita de fundos para adquirir equipamentos e stocks de materiais de produo. O capital exprime um processo de clculo econmico racional, da a sua importncia no capitalismo, que tanto industrialismo (produto da Revoluo Industrial) como capitalismo (peso crescente da instituio capital: financeiro ou material) na produo e no clculo econmico. Este peso do capital est obviamente relacionado com a relao de foras entre os grupos e classes sociais dentro do sistema. O capitalismo liberal assenta em que os trabalhadores tm que trabalhar nas condies que lhes so impostas pelos capitalistas. Condies essas que se basearam numa condio infra-humana dos trabalhadores, que s a sua organizao sindical e o progresso de diferentes movimentos sociais vieram gradualmente corrigindo at ao sculo XX. O capitalismo social do sculo XX substancialmente diferente do liberal, tanto pela sua disperso pelos trabalhadores e pela mdia burguesia, como pela participao dos mesmos na direco da empresa; pela interveno correctiva do prprio Estado; como, ainda, pela aco dos movimentos sindicais, cooperativos e sociais.

A propriedade privada e a liberdade econmica de iniciativa privada so, como j se referiu, princpios essenciais do capitalismo. A propriedade privada configura-se com o modelo romanista da propriedade individual e absoluta de onde recorre o predomnio do capital apropriado e dos elementos naturais dentro da empresa . No capitalismo originrio, os detentores da propriedade privada tm direitos que prevalecem sobre os do trabalho: dirigem a empresa, dificilmente so restringidos e dominam os mercados. No ponto de vista dos liberais, tudo o que pode ser privado dever slo. A evoluo ir reduzir, no cariz social, estes princpios que marcaram principalmente o capitalismo do sculo passado.

O princpio da liberdade econmica de iniciativa privada tem diversas expresses nucleares:

- 12 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A liberdade de contratar, como princpio da autonomia da vontade, na medida

em que o princpio essncia do mercado a livre contratao. A liberdade de trabalho, em que cada um exerce uma profisso de acordo

com as suas opes, pelo menos teoricamente. A liberdade econmica que reconhece o direito de tomar iniciativas no

domnio da produo, particularmente na criao de unidades produtivas (liberdade de empresa). A liberdade de consumo tambm uma expresso relevante da liberdade

econmica. Desta resulta o livre funcionamento dos mercados.

O elemento mais caracterstico do sistema capitalista, resulta do facto de se estar perante uma economia de lucro, isto , os sujeitos econmicos so movidos pela inteno de obter ganhos nas suas actividades. Nas economias pr-industriais, a motivao estava ligada apenas subsistncia e estabilidade. A estas ideias sucedem-se outras totalmente diferentes, em que cada sujeito econmico pretende alcanar individualmente a mxima satisfao. Assim, o seu comportamento determina o esprito de competio, o dinamismo e a inovao constantes da economia.

Um sistema econmico tem caractersticas variveis nos diversos casos concretos. Estas caractersticas variam consoante as estruturas a que o sistema aplicado, sendo uma das principais causas de distino o grau de desenvolvimento de cada estrutura. Em termos polticos tentam-se contrapor os sistemas de regime democrtico aos de regime no democrtico. O regime poltico determina quase sempre o sistema econmico. O sistema capitalista no surge como resultado de uma revoluo, mas de uma evoluo histrica gradual em que factores culturais, econmicos e sociais se combinam para formar um novo sistema econmico. Essa evoluo permite distinguir trs fases no sistema capitalista: o pr capitalismo, o capitalismo industrial e o capitalismo social.

- 13 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O pr-capitalismo (sculo XV - XVIII) caracteriza-se pelo aparecimento da mentalidade, da prtica e das instituies capitalistas nas cidades do Centro e Norte da Europa, sem que todavia, o artesanato se tivesse transformado totalmente em indstria. A actividade comercial vai-se sobrepondo s actividades manufactureira e agrcola, caractersticas da economia urbana. O comrcio desenvolve a mentalidade capitalista gerando novas instituies e prticas. Os Estados asseguram uma estabilidade social que permite o progresso e oferece confianas actividades econmicas. Surge a actividade financeira como funo do intermedirio nos mercados da moeda e do crdito, e, com ela os banqueiros e financeiros que a asseguram atravs dos diversos instrumentos financeiros, como os bancos de depsito, das aplicaes e dos emprstimos de capital.

A Revoluo Industrial introduz profunda transformao nas tcnicas de produo. Os capitais, resultantes de uma agricultura prspera e do comrcio, aplicam-se em estabelecimentos industriais em que a maquinofactura vai substituindo a manofactura, tornando-se cada vez mais detentores de capital e menos necessitados de mo de obra.

A evoluo do capitalismo industrial vai provocar transformaes notrias no sistema. A correco de injustias, a Revoluo russa, em 1917 e o peso das correntes ideolgicas socialistas, aps a I Guerra Mundial fazem com que o capitalismo tenda a tornar-se social. O Estado aumenta o seu carcter intervencionista, no s no que respeita produo, mas tambm no que respeita satisfao das necessidades sociais. As actividades produtivas de servio aumentam em detrimento da indstria. Assim, o capitalismo deixa de ser liberal para se tornar predominantemente social, diferente do que tinha sido no sculo da industrializao.

Outra causa de variao resulta dos diferentes modos de funcionamento que so ditados pela forma com o poder poltico e a actividade econmica se articulam. No sistema capitalista distinguem-se trs modelos principais de regimes econmicos:

- 14 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O abstencionismo, em que a actividade econmica desenvolvida com base

na liberdade dos sujeitos e a liberalizao do Estado (estados liberais). O intervencionismo, em que o Estado intervm para corrigir e defender o

funcionamento do sistema e no para o orientar ou dirigir (a partir da I Guerra Mundial). O dirigismo, em que o Estado prope fins econmicos prprios e

procura dirigir ou orientar a economia, sem todavia, suprimir as instituies e os princpios bsicos da economia de mercado (nazismo - Alemanha; fascismo - Itlia; corporativismo - Portugal).

SISTEMA SOCIALISTA

Os sistemas socialistas ou de direco central caracterizam-se pelos seguintes traos: Apropriao pblica dos meios de produo, com tendencial desaparecimento

da iniciativa privada capitalista e gesto administrativa da economia; Subordinar a actividade econmica ao plano e retir-la s leis do mercado; Ideais de igualdade, solidariedade social e bem estar colectivo.

Em sentido amplo, inmeras correntes tm um ideal comum. Elas pretendem instaurar um sistema econmico-social que reduza as

desigualdades e injustias do funcionamento do princpio de mercado. Contudo, a concretizao deste ideal varia de corrente para corrente. Apenas Marx, com a teoria do socialismo cientfico, tentou demonstrar como a sociedade socialista se estabeleceria a partir da evoluo das estruturas capitalistas.

O socialismo inspirado por trs ideias fundamentais: Em primeiro lugar, a ideia de que no basta a liberdade para construir uma sociedade onde todos os homens sejam igualmente dignos. Para isso necessria a igualdade que poder ter diversas conotaes, mas ser sempre a reaco contra as desigualdades do liberalismo.

- 15 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Em segundo lugar, a ideia de que a deciso colectiva deve prevalecer sobre a deciso individual e a solidariedade sobre o individualismo, predominando as formas socialistas e estatais de propriedade e organizao sobre as privadas. Por fim, a ideia de que os trabalhadores devem assumir um papel primordial na conduo do processo econmico.

A implantao de um sistema colectivista, caracteriza-se por uma srie de transformaes da estrutura do Estado: a aco dirigente de um partido, como vanguarda da classe operria; a criao de uma nova mquina estadual destinada a executar a poltica

definida pelas massas trabalhadoras e pela vanguarda partidria - ditadura do proletariado; a atribuio ao Estado de um papel dirigente da economia - nacionalizaes; reforma agrria, fazendo cessar as relaes de produo capitalistas na

agricultura.

O colectivismo caracteriza-se pela apropriao colectiva dos meios de produo. O seu objectivo alcanar o comunismo como apropriao colectiva mais perfeita dos bens, com posse social de todos os bens e uso deles segundo o princpio, "de cada um segundo o seu trabalho, para cada um conforme as necessidades". A economia uma economia administrativa. O Estado e a administrao pblica ou as colectividades de base, asseguravam rigidamente o plano, no que respeita ao desenvolvimento dos mecanismos econmicos. A propriedade privada tende a desaparecer, assim como a iniciativa privada, a liberdade de empresa, a liberdade contratual e a prpria liberdade de trabalho. Tudo isto consequncia da existncia do plano imperativo de produo. A economia depende de planos globais que disciplinam a produo e consequentemente a repartio e o consumo. Tais planos, imperativos para todos os agentes econmicos, representam um conjunto de previses da evoluo da economia e decises sobre o que vai ser produzido, consumido, investido, repartido, etc.

- 16 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

No mbito dos modelos de socialismo marxista distinguem-se duas modalidades concretamente existentes: URSS; O socialismo autogestionrio, cuja experincia foi a ex- Jugoslvia. O socialismo de direco central, de que a principal experincia foi a ex-

SOCIALISMO DE DIRECO CENTRAL

Neste modelo, o funcionamento da economia dependia de uma mquina administrativa centralizada que actuava de forma autoritria. A sua pretenso era alcanar um rpido progresso, baseado na industrializao macia que assentava fundamentalmente nas infra-estruturas e nas industrias pesadas. O plano assumia um papel nuclear com a tcnica de planeamento imperativo, baseada no sacrifcio dos consumos privados e na afectao de larga parcela dos recursos nacionais s industrias bsicas.

Na fase de instaurao foram essenciais duas ordens de transformao para alterar a natureza de um estado burgus para um estado proletrio, isto , o domnio do aparelho do Estado pelo partido nico, representativo da classe operria, repudiando a democracia burguesa (ditadura do proletariado, poder dos trabalhadores); e, a transformao radical do sistema econmico e social atravs das nacionalizaes, reforma agrria e controlo operrio.

O modelo sovitico caracterizou-se por uma colectivizao avanada, principalmente no domnio das actividades do sector secundrio, a indstria. A poltica de investimentos, baseava-se, para alm da criao de um novo sistema estadual, na tentativa de recuperao da economia atravs da criao macia de capital. Todos os recursos eram concentrados na industria pesada com o objectivo de instaurar uma poderosa estrutura econmica ou de relevar o poder poltico.

- 17 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

SOCIALISMO AUTOGESTIONRIO

Este modelo caracterizou a organizao da ex-Jugoslvia. Partiu-se, igualmente, da estratgia adoptada na ex-URSS, isto , a industria foi o motor do desenvolvimento o Estado estenderia a sua produo em grandes unidades, aos vrios sectores de produo. A diferena fundamental em relao ao modelo sovitico, estava intrnseca na ideia de autogesto que correspondia a uma nova estrutura das unidades colectivas. Neste modelo, atribua-se autonomia s unidades de trabalho que se encarregavam da produo. As decises deviam ser tomadas pelos rgos da empresa, participando nelas todos os membros da comunidade de trabalho. No modelo autogestionrio que existiu apenas na ex-Jugoslvia, a posse, funo e gesto dos meios de produo caberiam aos trabalhadores. Trs principais razes deram origem ao aparecimento deste modelo de socialismo colectivista: A prtica revolucionria, na medida em que foi gerado por um movimento

revolucionrio inspirado no marxismo-leninismo, em que o controlo operrio tinha um papel fundamental numa sociedade socialista; O corte de relaes com o partido comunista sovitico, que implicou a e funcionamento da economia que

necessidade de criar um modelo de organizao fosse original, nacional e autnomo;

A necessidade de abertura dos mercados ocidentais, que devido ao bloqueio

a que foram sujeitos pelos pases do bloco socialista, obrigou existncia de um sistema que funcionasse com maior flexibilidade e abertura.

A autogesto como funcionamento da economia, aplicou-se com as seguintes

caractersticas: Como critrio geral de funcionamento das diversas instituies sociais; Coexistia com o partido nico e o controlo que da advinha; Supe um critrio de funcionamento de socialismo de mercado sendo o

primeiro exemplo histrico desta experincia.

- 18 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O modelo autogestionrio apresenta caractersticas de funcionamento que se aproxima dos modelos das economias de mercado: Plano formalmente descentralizado; Introduo de moeda; Liberalizao de preos; Acumulao de excedentes; Capitalizao dos planos da empresa.

Porm a propriedade continuava a ser pblica e no havia qualquer contestao imperatividade do plano.

REGIMES ECONMICOS

Designam-se por sistemas econmicos, as diversas formas como o poder se articula com a realidade econmica. A sua caracterizao constitui uma apresentao dos princpios da interveno do Estado e da sua actuao financeira.

A noo de regime no se esgota com a forma do poder poltico, incluindo tambm outras formas de poder, como os poderes sociais e os prprios poderes econmicos. A sua natureza importante para interpretar o ordenamento jurdico fundamental da economia. Ao longo dos tempos deparam-se-nos diversos regimes econmicos no mundo ocidental: o abstencionismo liberal, o intervencionismo correctivo, o dirigismo econmico, o corporativismo e a economia mista de concertao social. A caracterizao dos modelos de regime est implcita na ideia geral de sistema. Assim, a determinao dos elementos jurdicos do sistema concreto contm a caracterizao ideolgica e jurdico-institucional do regime econmico. Alis, ser tida em conta na caracterizao das diferentes constituies econmicas.

- 19 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

VIII

CONSTITUIO ECONMICA

A Constituio Econmica formada pelo ordenamento essencial da actividade econmica, ou seja, pela parte estruturadora e bsica da ordem jurdica da economia, que contm os princpios e as normas qualificadas como essenciais, formal e materialmente.

Formalmente, trata-se da parte econmica da Constituio do Estado, onde est contido o ordenamento essencial da actividade econmica, desenvolvida pelos indivduos, pelas pessoas colectivas ou pelo Estado. Esse ordenamento constitudo pelos direitos, liberdades deveres e responsabilidades destas entidades ao exercerem a actividade econmica.

A constituio Econmica garante a sua conformao atravs de normas estatutrias ou de garantia das caractersticas bsicas de determinado sistema, e de normas directivas ou programticas onde se enunciam as suas principais linhas de evoluo. Trata-se de normas que conferem o direito ao exerccio de actividades econmicas e enunciam as restries gerais a esse direito , alm de colocarem disposio do Estado um conjunto de instrumentos que lhe permitem regular o processo econmico e definir os objectivos dessa regulao.

Quanto ao seu objecto , a Constituio econmica visa a regulao dos aspectos jurdicos do sistema e do regime econmico. Poder-se- dizer que o seu 1 objecto a ordenao dos elementos jurdicos do sistema econmico e em coerncia, a das instituies fundamentais, variveis de sistema para sistema , como bases da ordem jurdica da economia.

A noo de Constituio econmica importante para a compreenso da ordem jurdica da economia, porm no constitui o exclusivo fundamento do Direito Econmico.

- 20 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Deve-se destacar a necessidade de distino e de articulao entre os dois conceitos: distino, na medida em que o Direito Econmico uma realidade mais ampla que tem que ver com a disciplina de situaes e instituies jurdicas; articulao, dado que os princpios e as normas de organizao inseridas na Constituio, tm que ser relacionados com as normas e princpios jurdicos que ordenam a direco e organizao econmicas. Alis, desta articulao que resulta a noo de constituio econmica material como conjunto de normas e princpios fundamentais que legitimam a ordem jurdica econmica. Ao olharmos, hoje, a evoluo dos regimes econmico sociais, detecta-se uma forma menos acentuada de interveno do Estado e da direco da economia e cada vez mais acentuada da definio dos limites dessa interveno e direco.

IX SISTEMAS E CONSTITUIO ECONMICA

A Constituio Econmica, como expresso do sistema econmico, constitui um factor influente, no amplo quadro do sistema econmico social na caracterizao dos sistemas cultural, poltico e jurdico.

Quanto ao sistema poltico, o modo como sistema econmico apresenta o poder poltico e a sua organizao reflecte-se na Constituio Econmica. Assim, conforme se consagrar a Constituio Econmica , variaro os direitos, liberdades e garantias, no domnio econmico social.

No que respeita ao sistema econmico , a Constituio Econmica , ou consagra o sistema existente ou se prope transform-lo, podendo ganhar, por fora dessa inteno, maior ou menor vigncia jurdica e eficcia social.

Relativamente ao sistema social, existe uma evidente coerncia interna entre o sistema social, em geral, e o sistema econmico.

- 21 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Finalmente, quanto ao sistema cultural, salienta-se a sua dupla dimenso de inspirao ideolgica e de conjunto de crenas, princpios e valores culturais que se projectam, tendo em conta as especifidades da rea econmica.

Na Constituio Econmica existe uma influencia notria do sistema jurdico, isto , do conjunto de princpios, normas e instituies jurdicas existentes em cada sociedade. Contudo, n apenas a Constituio Econmica, mas todo o sistema jurdico so marcados pelo sistema econmico, pois as instituies nele existentes so determinadas pela sua estrutura.

Modalidades de Constituio Econmica

a) Constituies explcitas ou implcitas

Quanto sua forma, as constituies econmicas podem ser implcitas ou explcitas.

Uma ordem jurdica, na medida em que incorpora uma ordem jurdica econmica, esta , por sua vez, incorporar uma Constituio Econmica, de cujos princpios essenciais decorre. Desta forma, poder-se- falar de Constituio Econmica implcita. As constituies econmicas liberais oitocentistas so, na sua maior parte, constituies econmicas implcitas. Porm, s sero explcitas as constituies econmicas que se traduzem na forma de produo legislativa de um conjunto de princpios e normas que caracterizam o sistema econmico na sua globalidade, com objectivos de orientao dos seus agentes, de enquadramento das instituies da economia e definio dos fins e programas de evoluo do sistema econmico.

b) Outros critrios

- 22 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Quanto ao contedo as constituies econmicas podem ser:

Capitalistas (liberais, intervencionistas, dirigistas) Socialistas (centralizadas, autogestionrias, mistas)

Quanto ao enquadramento poltico podem ser de:

Regimes democrticos Regimes autocrticos (autoritrios, totalitrios)

Quanto ao modo de regulao do sistema

Neutras , que para alm da garantia de um nmero limitado de

instituies, constituam apangio dos textos do liberalismo. Programticas que contm programas constitudos por normas que

visam atingir determinados objectivos nos domnios econmico e social que so executados pelo legislador ordinrio, no mbito dos princpios do Estado de Direito. Directivas que traam uma linha evolutiva no sentido de mudar a

sociedade por via de uma revoluo ou processo de mutao estrutural.

Nos tipos de constituio programtica e directiva encontram-se respectivamente, outras espcies de normas:

Normas de objectivo ou programa que definem objectivos a atingir nos

diversos domnios. Normas de garantia ou estatutrias que pretendem garantir determinadas

formas de evoluo social ou econmica.

a) Funo das constituies econmicas

As principais funes que as constituies econmicas podem realizar so:

(a)

Garantia dos direitos, liberdades e garantias no domnio econmico;

- 23 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

(b) Delimitao dos poderes do Estado, das entidades menores e dos grupos sociais no domnio econmico;

(c) Delimitao de objectivos scio econmicos a prosseguir pelo Estado ou por outras entidades;

(d) Definio dos elementos jurdicos do sistema econmico e do regime econmico (a ordem e o poder na economia) e dos princpios gerais da ordem jurdica econmica;

(e) Formulao de tarefas econmicas gerais do Estado e de critrios jurdicos para seleco dos objectivos da poltica econmica;

(f)

Definio de modelos de reformas estruturais (reforma fiscal, redistribuio de riqueza, descentralizao, etc);

(g) Formulao de um processo de evoluo histrica que visa a construo de novos sistemas econmicos.

Dentro de cada tipo de Constituio Econmica , propem-se diversos sub tipos de constituies :

Nas constituies de economia aberta temos:

Liberais Intervencionistas Dirigistas

Os seus elementos caracterizadores so:

de iniciativa Liberdade de empresa

- 24 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

de trabalho de consumo

Propriedade privada como princpio e instituio fundamentais;

Mercado como instituio instrumental de regulao espontnea;

Absteno do Estado com eventual admisso de interveno coerentes

com a lgica do mercado ou ligeiramente correctivas.

Nas constituies de economia fechada temos:

Centralistas

Auto gestionrias

Os elementos que se destacam so:

Iniciativa pblica e social (iniciativa privada residual):

Apropriao colectiva dos meios de produo como instituio

fundamental (propriedade privada residual);

Plano imperativo como instrumento regulador fundamental;

Planificao ou direco do sistema como comportamento fundamental

do Estado e dos agentes pblicos e sociais;

Nas constituies mistas temos:

desenvolvidos)

As que tomam por base a economia de mercado (pases semi

- 25 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

As que procuram estabelecer uma economia baseada numa interveno

dominante do Estado ou rgos sociais, regulada pelos planos ou pela concertao contratual e participada (pases menos desenvolvidos, situados no 3 Mundo ou for a da tradio ocidental) As sua caractersticas fundamentais so:

A combinao em diversos graus da liberdade de iniciativa privada com

a liberdade de iniciativa pblica e social; Tentativa de combinao do planeamento e do mercado; Definio de regimes diversos em relao interveno do Estado.

X EVOLUO DAS CONSTITUIES ECONMICAS EM PORTUGAL

Na histria constitucional da economia, em Portugal, importa acentuar as trs grandes fases das constituies econmicas modernas:

Liberalismo (1822-1926, com breve interregno entre 1828-1834) Corporativismo (1933-1974) Fase actual

Constituio de 1822

A constituio de 1822 rene uma filosofia individualista com grandes inovaes no domnio das Finanas Pblicas. Marca-o, desde logo, uma filosofia liberal com base nos principais preceitos de contedo econmico que consagravam a liberdade, a segurana, a propriedade. Dois destes artigos, (liberdade e propriedade) so caracterizadores do capitalismo liberal. Porm n se vai muito mais longe, dado que estes direitos so concebidos de forma muito geral e abstracta.

- 26 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Todavia como prprio dos regimes do liberalismo, o exerccio dos direitos de cidadania so condicionados subsistncia econmica.

No que respeita ao regime econmico, pouco existe de inovador. As Cortes tm competncia, para alm das matrias financeiras pblicas, a administrao dos bens nacionais. Aos municpios atribuda a competncia para regular a actividade econmica.

A natureza conservadora desta Constituio, no plano econmico, explica-se pela constituio sociolgica das Cortes e dos seus principais apoiantes no pas, pelas reformas pouco ambiciosas fora de estrutura estatal e por um liberalismo tambm embrionrios sem fora para derrubar as instituies tradicionais no criando quaisquer condies para poder vingar.

A Constituio de 1933

Esta Constituio uma constituio de ruptura, principalmente com os princpios de funcionamento da livre actuao dos sindicatos e do mercado, do que com a livre empresa que respeita e protege nos anos de depresso. uma constituio voluntarista de texto programtico. O seu enquadramento marcado por um regime poltico e scio econmico corporativo com a proibio de partidos polticos e livre expresso, isto , de teor autoritrio com forte dirigismo estatal de ideologia anti liberal, mas no totalmente anti capitalista, e fortes restries aos direitos fundamentais.

A iniciativa privada (grandes grupos econmicos) respeitada e fica protegida em relao concorrncia externa e interna (condicionalismo industrial, proteccionismo administrativo)

Esta constituio corporativa assume um caracter programtico, dado que funciona como instrumento de mutao da ordem scio econmica no nosso pas. De facto, o corporativismo afigura-se uma ideologia radicalmente oposta ao liberalismo.

- 27 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O seu objectivo de reestruturao da ordem econmica faz prevalecer a ordem social, baseada nos fins comuns e princpios integradores, e ainda, a ordenao institucional que atribui poderes de autoridade s diversas comunidades (corporaes).

Assim o texto constitucional de 1933 inspirado pelos seguintes princpios:

Integrao institucional, corporativa, das actividades econmicas subordinadas

ao Estado que tem o monoplio da representao poltica e scio econmica das diferentes categorias sociais e tambm, assume poderes de direco econmica sectorial e nacional. Afirmao do dirigismo estadual como garantia da unidade moral, da

harmonia de interesses com a censura prvia como restrio da liberdade de expresso; restrio de diversos direitos fundamentais; afirmao dos princpios de uma ordem econmica dirigida, sujeita a objectivos morais conservadores; defesa dos poderes do Estado com acentuada centralizao de poderes, sobretudo no Governo, no domnio do patrimnio, do oramento, da dvida e das autarquias locais. Afirmao do primado da economia nacional corporativa. Afirmao dos princpios da harmonia de interesses e do primado da funo

social dos meios econmicos. Afirmao do princpio da estrutura orgnica da sociedade, expresso na

organizao, representao e participao. Consagrao dos instrumentos da economia de mercado e da sua funo

social, integrada numa sociedade corporativa, baseada na colaborao e no na concorrncia visando o poderio do Estado e a subordinao das instituies capitalistas a objectivos nacionais. Criao da restrio especfica sobre o trabalho e os trabalhadores com a

integrao dos sindicatos na ordem corporativa, na proibio da greve e do lock-out; a criao de tribunais especiais para julgar os litgios laborais e a promoo, feita pelo Estado, de instituies de solidariedade, previdncia, cooperao e mutualismo.

A continuar Constituio de 1976 com as respectivas revises constitucionais.

- 28 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A Constituio Econmica de 1976

A.

A fase pr constitucional (1974-76)

O golpe militar de 25 de Abril de 1974, teve como objectivo pr fim ao Estado corporativo. At entrada em vigor da Constituio de 2 de Abril de 1976, no existiu, de facto, Constituio Econmica no s pela incompatibilidade da constituio corporativa com o programa do MFA, como pelas prprias transformaes ocorridos ao longo deste perodo. Assim, o enquadramento poltico ideolgico da constituio econmica marcado pelos seguintes traos fundamentais: Estrutura instvel do poder; Respeito pelos direitos fundamentais pouco estruturado; Prtica social, marcada por uma ideologia socializante (tenso acentuada e

lutas sociais); Proclamao do carcter social da revoluo e do regime estabilizado que

pretendia instituir.

Alm destes aspectos, a produo legislativa acusa profundas e rpidas variaes: 1 fase (25.04.74 28.09.74)

Predominam essencialmente medidas de emergncia ou com intuito social que visam uma melhoria das condies scio - econmicas da populao.

2 fase (28.09.74 25.1175)

Caractersticas cada vez mais marcantes de um regime socialista.

3 fase (25.11.75 25.04.76)

Refluxo favorvel liberdade econmica e economia de mercado. Os princpios fundamentais e as normas mais importantes da constituio econmica foram sofrendo rapidamente transformaes. Dessa transformao resultou o que se designou por pr-constituio , ou seja, o conjunto de princpios e normas que se estabilizou na fase revolucionria e mais tarde se reflectiu na Constituio Econmica de 1976.

- 29 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Os principais aspectos dessa pr-constituio foram: colectivos; Congelamento de preos; Criao do subsdio de desemprego; Nova lei sindical. De carcter social e laboral Criao do salrio mnimo nacional; Lei da greve; Regulamentao da contratao colectiva e dos despedimentos

De disposies limitativas do direito de propriedade Nacionalizaes; Regime de interveno do Estado nas Instituies de Crdito e similares; Regime de requisio civil de servios e bens; Regime de requisio tcnicas de empresas privadas; Restries ao regime de arrendamento urbano com integrao de

clausulas de proteco aos arrendatrios; Legislao da ocupao de casas;

De promoo da reforma agrria Arrendamento compulsivo de terras sub aproveitadas; Lei do arrendamento rural; Nacionalizao de prdios rsticos beneficiados por aproveitamentos

hidro agrcolas; Expropriao de prdios rsticos em zonas de latifndio.

De ocupao de bens ou empresas Criao de formas de autogesto pelas comisses de trabalhadores, de

delegados sindicais ou pelos trabalhadores em geral.

Formas especiais de proteco das pequenas e mdias empresas

- 30 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Criao do IAPMEI ( Inst. De Apoio s Pequenas e Mdias Empresas e

ao Investimento).

Punio e represso dos delitos anti econmicos Criao de um novo crime: sabotagem econmica .

O texto constitucional de 1976

O texto constitucional de 1976, no que respeita ordem econmica, foi elaborado pela Assembleia Constituinte no auge do perodo revolucionrio. Ele procura ser coerente com o conceito geral de democracia representativa pluralista, semi-presidencial, descentralizada, participativa e de Estado de Direito democrtico que o modelo essencial da Constituio originria de 1976. Nele constam os seguintes traos originais: O relacionamento entre democracia e socialismo, como o primado do

princpio democrtico, sem o caracter de constituio directiva fechada, mas programtica. A existncia das instituies fundamentais do sistema capitalista, como a

propriedade privada e a liberdade econmica e os respectivos instrumentos como o mercado e o plano indicativo e no imperativo. O Estado com um papel dirigente e vinculativo no mbito de regime

econmico misto. Importncia das formas sociais de iniciativa, como a forma cooperativa,

autogestionria e a tendncia propriedade social. Exerccio democrtico do poder, pelas classes trabalhadoras com o objectivo

da transformao numa sociedade sem classes. Garantia de algumas transformaes ocorridas no perodo revolucionrio,

nomeadamente, a irreversibilidade das nacionalizaes e a tentativa de impor outras inspiradas no modelo de economia mista.

Por estas razes, foram dadas mltiplas interpretaes CRP de 1976, sendo que a linha que prevaleceu, e qual se conformaram diversas leis, defendia que a CRP consagraria um sistema de economia de mercado, embora de regime fortemente intervencionista,

- 31 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

com o Estado a actuar no sentido da sua transformao socialista.

C.

Sistema econmico consagrado na CRP 1976

1. O modelo de transio

1.1 A propriedade

1.1.1 1.1.2

As diferenas entre o direito de propriedade e os sectores de propriedade O direito fundamental de propriedade privada

a. A natureza de direito anlogo aos direitos, liberdades e garantias b. As restries mais graves ao direito de propriedade

1.1.3

A propriedade dos meios de produo

a. As razes da existncia de regime especial para os bens de produo b. A distino entre bens de produo e bens de consumo c. A estrutura da propriedade dos bens de produo d. A lgica da propriedade pbica e. A lgica da propriedade privada f. A lgica da propriedade social g. O princpio da existncia dos trs sectores na fase de transio

1.1.4

O princpio da irreversibilidade das nacionalizaes

1.2 A liberdade econmica

1.2.1

A liberdade de empresa

a. A sua insero sistemtica b. A natureza de direito anlogo c. As principais restries ao direito de iniciativa econmica privada

- 32 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.2.2 1.2.3

A liberdade de trabalho A proteco ao consumidor

1.3 O plano e o mercado

1.3.1

O plano como instrumento dominante na orientao, coordenao e disciplina da actividade econmica ao nvel das proclamaes.

1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.3.5

A aceitao da existncia de mercado com equilibrada concorrncia. O carcter imperativo do plano apenas para o sector pblico estadual. O carcter indicativo para os restantes sectores. A escassa realizao de planeamento em Portugal e o domnio real do mercado.

1.4 Concluso acerca do modelo A consagrao no imediato de uma ordem jurdica integrada pelas instituies tpicas do capitalismo. O forte peso do sector pblico resultante das nacionalizaes, mas de dimenso idntica dos outros pases ocidentais.

2. O modelo final ou para o qual tende a transio.

2.1 O desenvolvimento pacfico em curso de um processo revolucionrio. 2.2 O objectivo da Repblica de assegurar a transio para o socialismo. 2.3 O empenhamento da Repblica na sua transformao numa sociedade sem classes. 2.4 A tarefa do Estado de abolir a Explorao e a opresso do homem pelo homem. 2.5 O objectivo da Repblica de criar as condies para o exerccio democrtico do poder pelas classes trabalhadoras. 2.6 A organizao econmico social assenta no desenvolvimento das relaes de produo socialistas e o Estado em como incumbncia prioritria impulsionar o seu desenvolvimento. 2.7 Estabelecimento de um rendimento mximo nacional.

- 33 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

2.8 O princpio da irreversibilidade das nacionalizaes ou a garantia das transformaes revolucionrias j efectuadas. 2.9 O princpio da apropriao colectiva dos principais meios de produo e solos, bem como dos recursos naturais e a eliminao dos monoplios privados e dos latifndios. 2.10 O princpio do desenvolvimento e predomnio da propriedade social dos meios de produo. 2.11 O princpio da evoluo das empresas pblicas para empresas autogeridas. 2.12 O sector privado como sector residual cuja existncia se tolera no perodo de transio. 2.13 A reforma agrria como um dos instrumentos fundamentais para a construo da sociedade socialista; os seus objectivos. 2.14 Concluso A consagrao do socialismo autogestionrio como modelo final a alcanar pela sociedade portuguesa

3. A conciliao entre o modelo imediato e o modelo final atravs do princpio democrtico.

3.1 A inexistncia de efeito de excluso entre socialismo (sistema econmico) e democracia (sistema poltico).

3.2 A afirmao do princpio democrtico

3.2.1 A garantia dos direitos e liberdades fundamentais e da organizao poltica e democrtica.

3.3 As teses em confronto acerca do modelo global

3.3.1 Constituio fechada e colectivista. 3.3.2 Constituio incoerente e incompatvel com as constituies europeias e a perspectiva de adeso CEE

- 34 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

3.3.3 Coexistncia e compatibilidade do princpio democrtico com o princpio socialista pela prevalncia do princpio democrtico. 3.3.4 Coexistncia e compatibilidade do princpio democrtico com o princpio socialista com prevalncia do princpio socialista.

3.4 Concluso acerca do modelo global A concepo mais adequada acerca do modelo. A lgica da concepo: A aceitao de uma economia capitalista no imediato. A vinculao do povo portugus a um fim: transio para o socialismo. A liberdade de meios: ser o povo portugus, atravs do sufrgio , a decidir em cada momento acerca da oportunidade da transio.

C.

As revises constitucionais e a evoluo da constituio de 1976

1.

As razes de cada reviso constitucional

2. As principais alteraes introduzidas com as revises ordinrias de 1982, 1989 e de 1997 e com a reviso extraordinria de 1992. 3. As implicaes em termos de sistema e de regime econmicos consagrados.

C.

A reviso constitucional de 1982

1. As principais alteraes

1.1 A neutralizao ideolgica

1.1.1

Manuteno dos objectivos da transio para o socialismo (art 2), da

transformao numa sociedade sem classes (art 1) e da abolio da explorao e da opresso do homem pelo homem (art 9/d) 1.1.2 Substituio da expresso exerccio do poder democrtico pelas classes

trabalhadoras pela expresso interveno democrtica dos trabalhadores (art 80/f). 1.1.3 Eliminao de expresso relaes de produo

- 35 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.2 O fim do processo revolucionrio

1.2.1 A extino do Conselho de Revoluo. 1.2.2 A eliminao do poder poltico revolucionrio e a democratizao plena do regime poltico (art 10).

1.3 O reforo do sector privado

1.3.1 1.3.2

definido em segundo lugar e pela via positiva (art 89) Consagrao do princpio da coexistncia dos trs sectores (art 89/1; 80/ c).

1.4 Substituio do princpio do predomnio da propriedade social pelo princpio do desenvolvimento da propriedade social (art 80/e) 1.5 Substituio do objectivo das unidades de produo do sector pblico estadual para formas de autogesto, pelo objectivo da co-gesto (art 90/3) 1.6 Manuteno da garantia do sector pblico estadual

1.6.1 83) 1.6.2

Manuteno do princpio da irreversibilidade nas nacionalizaes (art

Manuteno do objectivo da apropriao colectiva dos principais meios

de produo (art 80/c) 1.6.3 Manuteno dos sectores reservados iniciativa pblica (art 85/3 e L

46/77)

1.7

Reduo da reforma agrria a um do instrumentos da realizao dos objectivos da poltica agrcola instrumento de realizao do socialismo, antes (art 96/2)

1.8

O reforo da propriedade privada

1.8.1 Restrio da possibilidade de no pagamento de indemnizao ao caso da expropriao por abandono injustificado

- 36 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.8.2 Eliminao do rendimento mximo nacional (art 107/1)

1.9

O reforo da iniciativa privada

1.9.1 Insero entre os direitos fundamentais, a par da iniciativa cooperativa e da iniciativa auto gestionria (art 61) 1.9.2 Eliminao da subordinao do seu exerccio ao plano

1.10 A proteco dos consumidores atravs do reconhecimento de direitos (art 110) 1.11 Afirmao expressa do carcter meramente indicativo do plano para os sectores pblico no estadual, privado e cooperativo (art 92/2)

2. As implicaes em termos de sistema econmico consagrado a. Reforo das instituies capitalistas b. Manuteno do objectivo do socialismo c. Maior indefinio de contornos do socialismo final d. Eliminao do caminho revolucionrio

C.

A reviso constitucional de 1989

1. As principais alteraes

1.1 Descarga ideolgica

1.1.1 Substituio do objectivo da transio para o socialismo pelo objectivo da realizao de uma democracia econmica, social e cultural (art 2) 1.1.2 Substituio do empenhamento na transformao numa sociedade sem classes, pelo empenhamento na construo de uma sociedade livre, justa e solidria (art 1)

- 37 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.1.3 Manuteno da tarefa de promover o bem estar e a qualidade de vida e a igualdade real, e fim da tarefa estadual de abolir a explorao a opresso do homem pelo homem (art 9)

1.2 Duplo esvaziamento do sector pblico

1.2.1 Sada do subsectores auto gestionrio e comunitrio (art 82/2) 1.2.2 Substituio do princpio da irreversibilidade pelo princpio da reprivatizao de empresas antes nacionalizadas (art 85)

1.3 Triplo esforo do sector privado

1.3.1 1.3.2

Possibilidade de receber empresas atravs das reprivatizaes Possibilidade de criar empresas em reas antes vedadas (as alteraes e, 1983 e em 1988 Lei 46/77 Lei de delimitao dos sectores vedados iniciativa privada, a qual faz parte da constituio econmica em sentido material)

1.3.3

Diminuio da possibilidade de perder empresas pela substituio do princpio da apropriao colectiva dos principais meios de produo pelo princpio da apropriao colectiva de meios de produo de acordo com o interesse pblico (art 80/c; 83)

1.4 Reunio da propriedade social num s sector (art 82/4) e supresso do objectivo do seu desenvolvimento. 1.5 Fim da reforma agrria e adeso poltica agrcola comum 1.6 Paridade de reconhecimento dos direitos do consumidor com direitos de outros agentes econmicos ( trabalhadores, empresrios, simples proprietrios) com a sua insero entre os direitos fundamentais (art 60) 1.7 Consolidao do mercado como instrumento base de coordenao da actividade econmica ou o fim da imperatividade do plano (art 91) 1.8 Criao de uma economia concertada.

- 38 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.8.1 Extino do Conselho Nacional do Plano e criao do Conselho Econmico Social (art 95)

2. As implicaes em termos de sistema econmico consagrado a. O sector privado tornado regra, a perda da importncia real do sector pblicoou o triunfo da lgica capitalista b. O reconhecimento terico, por um lado, da falncia do planeamento e, por outro, dos mritos da concertaoou o triunfo da economia do mercado (economia de mercado concertada entre os parceiros sociais) c. O fim do socialismo

C.

A reviso constitucional extraordinria de 1992

1. As razes desta reviso extraordinria

1.1 A necessidade de ratificao para a entrada em vigor do tratado de Maastricht pelos Estados que o aprovaram 1.2 A incompatibilidade com a Constituio

1.2.1

A criao de um Banco Central Europeu com competncia exclusiva para a elaborao e execuo de uma poltica monetria nica

1.2.2

A colaborao dos bancos centrais nacionais (que integram o SEBC)

2. As principais alteraes

2.1 A alterao do art 105 sobre a competncia do Banco de Portugal

3. As implicaes em termos de modelo econmico perfilhado 3.1 A aplicao directa do direito comunitrio e a sua primazia sobre o direito comum interno, incluindo a Constituio 3.2 As implicaes do Tratado de Maastricht ao nvel da Constituio econmica europeia

- 39 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

3.2.1

Os princpios da UE (arts 102-A a 104-C)

a. Coordenao das polticas econmicas dos estados membros b. Actuao de acordo com o princpio de uma economia de mercado aberto e de livre concorrncia (art 102-A) c. A obrigao de os estados membros manterem a estabilidade financeira (evitar deficits oramentais superiores a 3% do PIB a dvida pblica superior a 60% do PIB (art 104-C)

3.2.2

Os princpios da Unio Monetria (arts 105 a 109-M) a. A poltica monetria e cambial nicas b. Actuao o de acordo com o princpio de uma economia de mercado aberto e de livre concorrncia (art 105/1) c. O objectivo primordial da estabilidade dos preos (art 105/1) d. O apoio s polticas econmicas gerais da Comunidade, sem prejuzo da estabilidade dos preos (art 105/1)

3.3 Concluso a. A reviso das constituies nacionais como prius para a entrada em vigor da reviso dos tratados comunitrios ou o implcito reconhecimento dos tratados como autentica constituio europeia. b. A entrada pela porta comunitria de alteraes fundamentais constituio econmica portuguesa. c. A perda pelo Estado portugus de dois importantes instrumentos de poltica econmica (poltica monetria e cambial) e a reduo da margem de manobra nas restantes polticas econmicas, em especial na poltica oramental. d. A subordinao do Estado portugus a evidentes princpios liberais nas polticas monetria, cambial e oramental.

H.

A reviso constitucional de 1997

1.

As principais alteraes

- 40 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.1

Retraco da iniciativa pblica empresarial e liberalizao de actividades econmicas bsicas.

1.1.1

A substituio da obrigao de reservar sectores bsicos para a iniciativa pblica pela faculdade de os reservar ou no (art 86/3)

1.2

Reforo da iniciativa privada

1.2.1

A ascenso da liberdade da iniciativa privada a expresso princpio fundamental de organizao econmica (art 80/c)

1.2.2

A obrigao do Estado incentivar a actividade empresarial privada (art 86/1)

1.3

Reforo da regulao pblica

1.3.1 1.3.2

Para assegurar o funcionamento eficiente dos mercados (art 81/e) Para garantir o cumprimento das obrigaes legais, em especial por parte das empresas que actuam em sector bsicos (art 80/1)

1.4

Acentuao da diversidade da estrutura da propriedade dos meios de produo

1.4.1

Alargamento do sector econmico e social com o sub sector de solidariedade social (art 82/4/d)

1.4.2

Qualificao expressa da economia portuguesa como economia mista (art 80/c)

2. As implicaes em termos de modelo econmico consagrado a. Reforo de base capitalista como motor da economia, pelo apoio directo ao sector privado e pela criao da possibilidade de esvaziar o sector pblico empresarial b. Tentativa de criar contrapesos base capitalista, atravs do apoio a iniciativas de lgica alternativa (ou o estmulo ao 3 sector)

- 41 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

c. Reconhecimento da crescente necessidade do Estado regulador para contrabalanar o crescente desaparecimento do Estado empresrio d. A integrao constitucional europeia com a adeso total ao modelo de economia de mercado aberto e livre concorrncia resguardando a diversidade dos tipo de propriedade , j que o Tratado das Comunidades Europeias neutro nessa matria (art 222 TCE) e. Se as outras revises constitucionais clarificaram o sistema econmico, esta clarificou, sobretudo o regime.

- 42 -

You might also like