You are on page 1of 4

Professor: Velasco

COLETA SANGUINEA O sangue a poro lquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominado sistema circulatrio. constitudo por um fluido no qual existem clulas em suspenso, molculas e ons dissolvidos em gua. Composio: O sangue constitudo de duas fraes combinadas, na proporo de 55% de plasma e 45% de clulas. Plasma: contm 91,5% de gua que serve de solvente das substncias orgnicas e minerais e ainda de veculo para as clulas, molculas e ons. Poro celular: glbulos vermelhos (hemcias ou eritrcitos), glbulos brancos (leuccitos), plaquetas ou trombcitos. Formao do sangue: o plasma formado a partir da ingesto de gua, alimentos e da difuso e trocas lquidas entre os vrios componentes do organismo. As substancias orgnicas resultam da digesto dos alimentos. A parte celular tem origem mltipla. As hemcias, plaquetas e leuccitos granulcitos so originrios da medula ssea, enquanto que os linfcitos e moncitos tm origem no sistema retculo-endotelial (linfonodo e bao), que atuam tambm como rgos hemocaterticos. Funes: o sangue um meio de transporte que realiza as trocas de substncias entre os diversos sistemas do organismo. Suas principais funes so: respirao, nutrio, excreo, correlao humoral, regulao do balano hdrico, regulao do equilbrio inico e cido-bsico, regulao trmica, imunidade, regulao da presso sangunea, hemostasia. O sangue amostra de exames rotineiros Sangue venoso conseguido pela puno venosa que fornece quantidade aprecivel de sangue usado nos exames hematolgicos e bioqumicos. Locais de puno: fossa cbita (dobra do cotovelo), dorso da mo. Material utilizado na coleta do sangue venoso: - Seringas descartveis de 5, 10 ou 20 ml; - Agulhas descartveis: 25x7 ou 25x8(calibre usual); - Tubos de plstico calibrados e graduados - Soluo anti-sptica (lcool a 70%); - Garrote; - Luvas - culos de proteo - Anticoagulantes (Edta,heparina, citrato de sdio.etc....) - Algodo, e curativos especiais.

Professor: Velasco

Procedimento de Coleta de Sangue com Seringas: Preparar a seringa e a agulha, garrotear +ou-8cm acima do local de coleta, pedir ao paciente para fechar a mo. Escolher a veia mais proeminente apalpando-a (mediana, baslica, ceflica). Fazer a anti-sepsia, fixar a veia (distendendo a pele do paciente). Introduzir a agulha de uma s vez atingindo o interior da veia. Pedir a paciente para abrir a mo e colher o volume desejado. Soltar o garrote e s depois retirar a agulha. Faa compresso com o algodo. Distribuir o sangue nos frascos adequados. Desprezar o material adequadamente. Sangue arterial: Indicao absoluta: quando se trata de gasometria arterial. Eventualidades: recm-nascidos, presso muito baixa, choque. Locais de puno: artria radial( a mais indicada), artria femoral, artria braquial. Procedimento: Fazer a anti-sepsia. Preparar o material. Para a puno arterial no se deve garrotear. Na gasometria o sangue no pode ser retirado da seringa. Observao: ao trmino da puno arterial o local deve ser fortemente comprimido durante, no mnimo, 10 minutos(at parar o sangramento) para evitar os hematomas graves. Sangue capilar: conseguido pela puno do calcanhar, nas crianas e do lbulo da orelha na polpa digital, no adulto. No fornece um volume muito grande de sangue. Indicaes: demonstrao de tcnicas para tipagem sangunea, exame do pezinho, exame de glicemia. Locais de puno: face palmar dos dedos (4 dedo) da mo, margem livre do lbulo da orelha, calcanhar. Procedimento: aquecer o local se estiver frio, fazer assepsia. Perfurar com uma agulha os locais indicados. Deve-se desprezar a primeira gota. Ao trmino da coleta, limpar o local e colocar o curativo. Complicaes decorrentes das punes - Hematomas: pode ocorrer se o profissional tirar a agulha antes do garrote, transfixar a veia ou, em puno arterial, no for comprimido adequadamente o local; - Alergia: ao lcool iodado (deve-se perguntar antes); - Contaminaes: devido assepsia mal feita ou ao uso de material no-descartvel (estril) contaminado.

Professor: Velasco

Tubos de Coleta de Sangue - Cores !

Tampa azul-claro (citrato trissdico 9:1):

Testes de coagulao.

Tampa Preta (citrato trissdico 4:1):

Velocidade de Hemossedimentao.

Tampa Roxa/Lils (EDTA):

Hemograma; Plaqueta.

Tampa Cinza (Fluoreto/EDTA):

Glicose.

Tampa verde (Fluoreto/Heparina de sdio/heparina de ltio):


Exame de bioqumica em geral; Exame de urgncia e emergncia; Plasma Gasometria; Glicose.

Tampa Vermelha/Tijolo (Siliconizado):


Exames sorolgicos; Exames bioqumicos.

Professor: Velasco

Tampa Amarela (Ativador de cogulo e gel separador):


Exames bioqumicos e sorolgicos em geral; Imunologia; Marcadores tumorais e cardacos; Hormnios especficos; Drogas teraputicas.

Procedimento de Coleta de Sangue a Vcuo: A Coleta de Sangue a vcuo uma tcnica segura e eficiente em que, por meio de um adaptador e um tudo com vcuo pr-calibrado, mantm-se as qualidades dos elementos do sangue num sistema fechado e assptico. Com esta tcnica aps a venopuno,o sangue coletado por aspirao automtica,devido ao vcuo interno do tubo. - Rosqueie a agulha no adaptador, no remova a capa protetora de plstico da agulha. - Ajuste o garrote e escolha a veia. - Faa a anti-sepsia do local com algodo e lcool a 70%. - Remova o protetor de plstico da agulha, faa a puno. - Introduza o tubo no suporte pressionando-o at o limite.

You might also like