You are on page 1of 16

Escola de sociologia

Desenho de Pesquisa
Jos Moreno

Trabalho submetido como requisito parcial para avaliao na unidade curricular

Desenho de Pesquisa
do mestrado em Comunicao, Cultura e Tecnologias de Informao

Docente: Doutora Rita Espanha

RESUMO Neste trabalho irei esboar as linhas principais do projecto de investigao que pretendo desenvolver neste mestrado, centrado na temtica do valor econmico e social da informao no quadro da sociedade em rede. O trabalho estar dividido em cinco partes principais. Na primeira parte procederei definio e explicao do tema. Na segunda parte abordarei os objectivos do trabalho de investigao a realizar. A terceira parte tratar de definir os conceitos principais envolvidos e formular as hipteses do estudo. Na quarta parte procederei operacionalizao dos conceitos e escolha das melhores metodologias para os estudar, assim como definir um calendrio para a respectiva efectivao. E, na quinta parte, falarei de quais os resultados que espero obter com esta pesquisa. Iniciarei este trabalho com uma introduo que explica as motivaes para o desenvolvimento deste estudo e terminarei uma anteviso das linhas de pesquisa futura que ele poder abrir.

Introduo
A inteno de estudar a temtica do valor da informao no quadro da sociedade em rede resultou da conjugao de motivaes profissionais e pessoais, tanto umas como outras construdas ao longo de um perodo de tempo relativamente longo. A motivao pessoal prende-se com o interesse que desde sempre nutri pela funo social da comunicao. Essa foi em parte uma das razes que me levou a fazer uma licenciatura em Comunicao Social em 1993. Por um lado, para poder vir a trabalhar nessa rea, por outro lado, para tentar perceber o funcionamento dos meios de comunicao social e a sua funo enquanto forma institucional de distribuir informao socialmente relevante. Ou seja, a questo de perceber qual a funo dos mass media, quais as distines funcionais e sociais entre os vrios media e quais as tcnicas e deontologia do jornalismo foi sempre central nas minhas motivaes pessoais para aprender mais sobre o sector e sobre a minha profisso. Por isso, quando a internet comeou a surgir na redaco onde trabalhava, eu percebi imediatamente que aquele recurso informativo tinha condies de ter um impacto fortssimo nos mass media, na sua funo social, na forma de produzir, distribuir e consumir informao, em todos os seus formatos e variantes. Desde essa altura, o meu foco de ateno pessoal transferiu-se para os efeitos que a internet e as tecnologias associadas podiam ter nos mass media e na forma de comunicar em sociedade. E comecei a acompanhar essa evoluo com grande proximidade, procurando sempre perceber de que forma que as novas tecnologias de informao e comunicao podiam ser usadas no processo de trabalho dos jornalistas. Ou seja, como que podiam e deviam ser integradas no exerccio da minha prpria profisso. A motivao profissional resultou disso, uma vez que o meu envolvimento com as novas tecnologias de informao e comunicao aplicadas ao jornalismo levou a que assumisse na empresa onde trabalho um cargo com responsabilidade pelo desenvolvimento da rea digital, tanto na vertente editorial como na vertente de negcio. Ou seja, essa mudana colocava-me profissionalmente muito perto daquela que tinha sito a minha motivao para acompanhar o sector desde h muito tempo. Desde a, a questo do modelo de negcio dos mass media em geral e do jornalismo em particular passou a ser uma preocupao central para mim, tanto do ponto de vista pessoal como do ponto de vista profissional. Em meados de 2011, a administrao da empresa participou num rgo colectivo onde esteve em discusso confrontar a Google devido deteriorao do modelo de negcio dos media impressos na sua actividade internet. Eu considerei essa perspectiva simplista e ofereci-me para produzir um relatrio sobre o modelo de negcio dos media na era da internet. Esse documento ficou

pronto em Outubro de 2010, com o ttulo Um Novo Modelo de Negcio para os Media1. Nesse relatrio terico mas fundamentado no conhecimento que j tinha do funcionamento do modelo de negcio dos media abordava precisamente as questes do valor da informao no quadro da nova sociedade em rede. Posteriormente, medida que ia continuando a estudar os novos media, ia percebendo que as questes do valor da informao colocavam-se no apenas aos media tradicionais, mas tambm aos novos media. Isso era muito notrio, por exemplo, na forma como as novas tecnologias de informao e comunicao permitiam aos utilizadores serem produtores de contedos (user generated content), mas tambm no garantiam a sua subsistncia profissional. Desse modo, a motivao inicial tentar encontrar um modelo de negcio sustentvel para os media na era da internet converteu-se na motivao actual contribuir para tentar encontrar um novo mtodo de atribuio de valor a todas as formas de produo informativa na sociedade em rede. O primeiro passo para esse contributo, naturalmente, tem que passar por uma investigao cientfica ao valor da informao no quadro das novas caractersticas da sociedade em rede, que ser o tema do meu projecto de investigao.

1. Definio do tema O meu tema de investigao que ir culminar na minha dissertao de mestrado ir portanto ao encontro das motivaes enunciadas acima, seguindo o princpio de que deve ser escolhido um tema que esteja de acordo com as nossas motivaes profundas (Hill, 1998,4). Desse modo, o tema do meu trabalho no mestrado ir girar volta das questes relacionadas com as alteraes produzidas no valor econmico e social da informao em resultado do desenvolvimento da sociedade em rede. Ou seja parto do princpio que as mudanas na forma de comunicar em sociedade que culminaram naquilo a que chamamos sociedade em rede tiveram consequncias ao nvel do valor econmico e social atribudo informao e que isso que explica, por exemplo, a desregulao operada no modelo de negcio dos media, entre outras consequncias. Obviamente, este tema obriga a investigar os fenmenos de comunicao e informao no contexto social e econmico: como que a informao criada e produzida, como distribuda e como consumida. No entanto convm salientar que, embora o valor econmico da informao seja uma das variantes centrais do estudo, no pretendo fazer uma anlise econmica, mas sim uma anlise social. Ou seja, vejo a distribuio de informao como um fluxo necessrio para o funcionamento da sociedade e o que me interessa para a estudo o tipo de relacionamentos sociais que que estabelecem em funo desse fluxo, assim como as formas como ele organizado e institucionalizado socialmente. A existncia de meios de comunicao social uma das formas de fazer essa institucionalizao, mas no a nica. E poder estar ameaada pela desregulao referida. Por isso, o que pretendo investigar no o valor econmico da informao em si mesmo, mas a forma como ele expressa, ou no, uma determinada relevncia e funo social. O valor social da informao, por seu lado, expressa a relevncia que a informao tem para os indivduos enquanto agentes de um contexto social, ou seja, enquanto instrumento que lhes permite ou facilita a vida em sociedade. Ambos os conceitos tero que ser criteriosamente definidos, como veremos mais frente. Em suma, combinando o valor econmico com o valor social da informao e tendo por contexto o desenvolvimento da sociedade em rede, o meu tema de mestrado sintetiza-se nesta frase, que tambm servir de ttulo respectiva dissertao: O valor econmico e social da informao no quadro da sociedade em rede.

Documento consultvel em: http://www.academia.edu/2512192/Um_novo_modelo_de_negocio_para_os_media

2. Definio dos objectivos O objectivo genrico do trabalho que pretendo realizar neste mestrado produzir conhecimento atravs o relacionamento de variveis e dados empricos j compilados ou atravs do relacionamento de conceitos usados por outros autores. Como ficou claro na introduo, a motivao inicial do trabalho serve um propsito fornecer pistas para um novo modelo de negcio para a distribuio de informao mas pretende transcender esse propsito meramente utilitrio, uma vez que pretende fornecer pist as sobre a forma de atribuio genrica de valor informao no contexto social. Por isso, aplicando a distino entre trs tipos de investigao em cincias sociais, referida por Manuela Magalhes Hill e Andrew Hill (1998, 2), a ideia no fazer investigao pura, sem sequer aplicada, mas sim aplicvel. No sentido em que os resultados esperados desta investigao caso seja bem sucedida devero fornecer pistas para novas formas de atribuio de valor informao no contexto social mas tambm linhas de evoluo para o seu aproveitamento prtico. Ou seja, no se trata de uma investigao pura stricto sensu, nem uma investigao que tem por nico objectivo ser aplicada, mas sim produzir pistas tericas que podero ter aplicao prtica. Descompondo este objectivo nos seus componentes principais, temos como primeira abordagem tentar clarificar o conceito de valor da informao. Este um conceito complexo bastante mais complexo do que parece primeira vista mas cuja clarificao se torna necessria para podermos analisar as respectivas transformaes. Como j disse, irei separar artificialmente as suas componentes econmica e social de forma a poder analisar cada uma delas individualmente, antes de as juntar numa abordagem global final. Os contributos de vrios autores para a definio do conceito de valor da informao sero naturalmente decisivos, tanto na vertente econmica como na vertente social. O segundo objectivo decorrente deste trabalho analisar as transformaes do valor da informao, em ambas as acepes referidas, na transio para a sociedade em rede. Isso, obviamente impe uma investigao s caractersticas da sociedade em rede e em que que ela diferente da sociedade que a antecedeu, tanto do ponto de vista da comunicao como do ponto de vista da relao entre os indivduos (uma vez que esta influi nos sistemas sociais de comunicao). Neste ponto, os dados empricos, recolhidos sobretudo em fontes secundrias, directos e combinados, devero desempenhar um papel principal. O terceiro e ltimo objectivo concreto deste trabalho suscitar uma reflexo sobre novas formas de valorizar a informao no quadro da sociedade em rede. Se o trabalho vier a concluir como eu espero que as actuais formas de valorizar a informao em sociedade so incompatveis com as caractersticas da sociedade em rede, ento tambm dever fornecer indicaes de formas alternativas vlidas de fazer essa atribuio de valor. Por isso que desta investigao poder resultar uma vertente no imediatamente aplicada, mas desejavelmente aplicvel.

3. Definio dos conceitos e hipteses 3.1.Pergunta de partida Em face do que foi escrito atrs quanto definio do tema e dos objectivos do meu trabalho de investigao neste mestrado, a pergunta de partida para esta investigao a seguinte: De que forma que a sociedade em rede afecta o valor econmico e social da informao no contexto social? . 3.2. Leituras preliminares Para sustentar a construo desta investigao tenho vindo e tenciono continuar a fazer vrias leituras exploratrias relacionadas com o enquadramento terico da sociedade em rede. Desde logo, Manuel Castells fornecer o sedimento terico das caractersticas da sociedade em rede, sobre o qual assentaro as abordagens parcelares de vrios outros autores j parcialmente explorados ou a explorar. Dentro do mesmo esprito de caracterizao da sociedade em rede e levantamento das suas

consequncias globais, tanto ao nvel econmico como social, tenciono utilizar tambm as obras principais de Jan van Dijk, Barry Wellman e Yochai Benkler. Para enquadrar teoricamente as questes relacionadas com o valor econmico da informao na sociedade em rede tenciono aprofundar a leitura das teses de Robert Picard, Dan Schiller, Carl Shapiro e Hal Varian, Eric Von Hippel, Benjamim Bates e Jose van Dijk, com a sua teorizao sobre o valor econmico dos utilizadores. Neste ponto, o meu interesse principal ser procurar as diferentes perspectivas sobre a atribuio de valor informao: Dan Schiller, por exemplo, fornece um amplo fundamento terico sobre a forma como o sistema capitalista apropria o valor econmico gerado pelos utilizadores na sociedade em rede enquanto Von Hippel oferece vrias abordagens para analiar o acrscimo de valor que os utilizadores aportam produo informativa em rede. Por outro lado, Roger Silverstone fornecer a espinha dorsal das leituras para a compreenso do que poder ser a funo social da informao, complementado numa primeira fase por autores que trataram o conceito de capital social nas suas diversas variantes (comeando por Pierre Bordieu mas passando por Jyri Engestrm e Elinor Ostrom); e numa segunda fase atravs de autores que estudaram empiricamente a participao dos indivduos em redes sociais e outras plataformas de user generated content, como os de Ellison, Steinfeld e Lampe e de Petersen. Com esta abordagem pretendo explorar e identificar as razes que levam os indivduos a colocar o seu tempo, esforo e criatividade na participao em plataformas de comunicao e informao que no lhes do uma retribuio de valor econmico imediata. Ou seja, nestas leituras preliminares procurarei identificar que valor extraem os utilizadores dessa participao, de maneira a complementar a abordagem terica ao problema e preparar a abordagem emprica que tambm pretendo fazer. Todas estas referncias esto detalhadas na bibliografia preliminar apresentada no final. Para alm disso, a abordagem exploratria envolver tambm uma consulta prvia aos dados secundrios disponveis para alimentar a investigao projectada, nomeadamente tentando perceber que estatsticas esto disponveis, como que podem ser mobilizadas para o estudo e como podem ser combinadas entre si para proporcionar abordagens de estudo diferentes das originais e mais adequadas aos objectivos definidos. Por exemplo: convm tentar perceber exploratoriamente se esto disponveis estatsticas de utilizadores de internet portugueses, se h dados sobre o valor de investimento publicitrio nesse sector e se os dois dados podem ser combinados para proporcionar um indicador diferente dos dados originais isoladamente considerados. Do mesmo modo, ser necessrio explorar previamente a existncia ou no de estudos empricos j realizados sobre a participao dos indivduos em plataformas de produo informativa no remunerada e sobre as razes que os levam a essa participao. Ambas as coisas devem ser exploradas previamente. 3.3 Conceitos a explorar So vrios os conceitos que tero que ser cuidadosamente definidos no decurso desta investigao, antes de podermos analisar a forma como se tero transformado na transio para a sociedade em rede (Della Porta, Keating, 2008, 182). Desde logo, obviamente, os conceitos de informao e comunicao. So dois conceitos com amplo tratamento terico, mas cujo sentido no quadro deste trabalho convm delimitar logo de incio. Depois, naturalmente, ser dado um espao importante delimitao do conceito de valor da informao, decomposto, como j disse, em duas vertentes: o valor econmico da informao e o valor social da informao. O facto de ter como objectivo analisar este conceito em duas vertentes diferentes no significa que elas sejam separveis. Na prtica das relaes e das instituies sociais, ambas as vertentes do conceito de valor da informao surgem naturalmente entrecruzadas. Mas, do ponto de vista da anlise, essa separa o deve ser feita. O valor econmico da informao refere -se forma de institucionalizar socialmente a distribuio de informao em sociedade, que, na nossa sociedade actual e praticamente desde a inveno da imprensa, est associada monetizao. Na arquitectura social anterior sociedade em rede e tambm na sociedade em rede, existiu e existe um sistema de atribuio de valor monetrio informao distribuda socialmente. esse valor que pretendo estudar com o conceito de valor

econmico da inform ao. O dinheiro que um indivduo d para comprar um jornal, por exemplo, uma das manifestaes do valor econmico da informao. De uma forma diferente, o valor social da informao refere-se funo social da informao independentemente do seu valor econmico. Ou seja, o que me interessa investigar de que forma os indivduos usam a informao para sustentar as relaes sociais que constituem a sua convivncia uns com os outros. Por exemplo, quando algum usa o Facebook para avisar os amigos vai fazer anos e convid-los para uma festa, estamos perante uma manifestao social do valor da informao. Outro conceito central nesta investigao o conceito de sociedade em rede. Naturalmente, Castells aborda abundantemente este conceito e por isso ser a fonte principal para sua delimitao. Mas, no conceito se sociedade em rede , interessa-me investigar no apenas as caractersticas desse modelo de sociedade mas tambm essas caractersticas por comparao com o modelo de sociedade anterior. E, ainda mais especificamente, as formas de distribuir socialmente a informao actualmente por comparao com as formas de o fazer antes da sociedade em rede. Ou seja, h aqui uma componente de transformao que tambm interessa a este estudo investigar. No apenas o que a sociedade em rede, mas tambm o que a sociedade em rede por oposio ao modelo de sociedade que a antecedeu. Essa transformao estar na base da confrontao entre dois outros conceitos que tero que ser delimitados neste estudo: mass media e novos media. Se o primeiro destes conceitos est relativamente bem definido na teoria da comunicao, o segundo no o est tanto. E, mais do que comparar, aqui haver que distinguir um do outro: o que so mass media e o que so novos media, pois s distinguindo um do outro poderemos analisar de que forma cada um dos tipos de media considerados se relacionam com o conceito de valor econmico da informao. Outra oposio que surgir no mbito deste trabalho e que obrigar a definir os respectivos plos entre o digital e o analgico. Eles surgem em oposio porque, como foi possvel perceber das leituras preliminares j feitas para esta investigao, a passagem de uma comunicao social predominantemente analgica para outra sobretudo digital tem reflexos profundos na forma de comunicar em sociedade e portanto na forma de valorizar social e economicamente a informao no contexto do seu uso social. Por fim, irei tambm abordar e portanto delimitar o conceito ingls de commodification, que, pelo menos provisoriamente, traduzirei por mercantilizao. um conceito importante no contexto deste estudo porque nalguns casos a informao que circula socialmente mercantilizada e noutros no o . Logo interessa tentar perceber porque razo nuns casos e noutros no, justamente porque essa atribuio de valor de mercadoria informao pode revelar um valor econmico ou um valor social subjacente. H certamente outros conceitos menos centrais que tambm tero que ser definidos ao longo da investigao, assim como novos conceitos cuja relevncia surgir certamente ao longo da mesma, mas estes so os conceitos mais importantes com que irei trabalhar. 3.4. Hipteses Neste estudo trabalharei com uma hiptese geral e trs hipteses operacionais (Hill, 1998, 1011). Combinando os conceitos de valor econmico e social da informao e o conceito de sociedade em rede, a hiptese geral corresponde seguinte afirmao: A sociedade em rede reduz o valor econmico e aumenta o valor social da informao . Ou seja, subjacente hiptese est a transformao de que j falmos, de uma sociedade de um determinado tipo numa outra de outro tipo a sociedade em rede - sendo que essa transformao acarretou uma reduo do valor econmico da informao, medido por indicadores monetizados ou monetizveis, e um aumento do valor social da informao, medido pelas transaces sociais relevantes que os indivduos podem fazer com ela. Esta hiptese, que, como se pode perceber, muito genrica, decompe-se em trs hipteses operacionais, duas decorrentes de consideraes sobre o valor econmico da informao e uma decorrente de consideraes sobre o valor social da informao. As hipteses operacionais destinam-se

a facilitar a pesquisa de informao, terica ou emprica, tendente respectiva validao ou no, por um lado; e, por outro, a permitir manejar um nmero mais limitado de conceitos em cada uma delas, tornando-as assim mais operacionais. A hiptese operacional A1 afirma que o valor econmico da informao distribuda pelos mass media reduziu-se na transio para a sociedade em rede. Ou seja, esta hiptese parte do princpio que as dificuldades apontadas ao modelo econmico dos mass media no contexto da sociedade em rede resultam, no de qualquer razo atribuvel aos prprios mass media, mas a uma reduo do valor econmico da informao. Foi a informao em si que perdeu valor e isso que explica as dificuldades do modelo de negcio dos mass media no quadro da sociedade em rede. A hiptese operacional A2, por seu lado, complementar desta, afirma que o valor econmico da informao distribuda pelos novos media da sociedade em rede menor que o valor econmico da informao distribuda pelos mass media antes da sociedade em rede . Ou seja, esta hiptese comparativa e o que afirma que, independentemente das suas competncias prprias, os novos media da sociedade em rede operam com unidades de informao cujo valor econmico menor que o das unidades de informao com que trabalhavam tradicionalmente os mass media. Isso, por um lado, um indicador de reduo do valor econmico da informao, tal como afirmado na hiptese geral, mas, por outro lado, tambm uma atribuio de causalidade, uma vez que essa reduo atribuda ao prprio valor e no a qualquer mrito ou demrito dos mass media ou dos novos media. Esta questo importante porque muitas vezes a anlise deste problema feita justamente na base de consideraes sobre mritos ou demritos de uns ou outros. A hiptese operacional A2 se confirmada, naturalmente nega a pertinncia dessa anlise. Por fim, a hiptese operacional B1 tem um teor mais social que econmico e afirma que no contexto social, a informao tanto mais valiosa quanto mais abundante for . Ou seja, primeiro que tudo, esta hiptese vlida no contexto social e portanto no contm indicadores de carcter econmico. E o que ela afirma nesse contexto, que os relacionamentos sociais entre os indivduos, que so materializados por via de fluxos informativos que se estabelecem entre eles, so sempre favorecidos pela mxima abundncia de informao e que, portanto, essa informao tanto mais valiosa, desse ponto de vista, quanto mais abundante for. Tendo em considerao as caractersticas da sociedade em rede, o que a hiptese tem subjacente que, justamente, a multiplicao das possibilidades de comunicao resultantes da arquitectura em rede (para alm de outros factores) um elemento de gerao de abundncia informativa. E portanto de maior valor social. Esta obviamente uma hiptese de carcter mais genrico e que poder vir ela prpria a ser decomposta em funo das leituras preliminares que ainda vierem a ser feitas no mbito deste estudo. Seja como for, esta hiptese, como veremos mais frente, ser sustentada com recurso a estudos empricos j publicados e a estudos empricos a desenvolver especificamente para esta investigao.

4. Operacionalizao dos conceitos e metodologia A definio precisa dos conceitos referidos anteriormente um passo necessrio sua operacionalizao em termos tais que permita a sua investigao. Ou seja, a definio precisa dos conceitos de partida para este trabalho sobretudo os conceitos de valor econmico e social da informao ser determinante para a correcta aplicao das metodologias de pesquisa consideradas. A metodologia a adoptar para a recolha de dados e informao, assim como a calendarizao do processo seguir a diviso efectuada para as trs hipteses operacionais consideradas. 4.1. Hiptese A1 e A2 Operacionalizao e metodologia de estudo A hiptese A1, recorde-se, afirma que o valor econmico da informao distribuda pelos mass media reduziu-se na transio para a sociedade em rede. E portanto o primeiro passo para projectar a metodologia para estudar essa hiptese passa por operacionalizar o conceito de valor

econmico da informao. No contexto deste trabalho em geral e des ta hiptese em particular, o mais importante indicador do valor econmico da informao distribuda pelos mass media ser dado pelo respectivo preo no mercado de informao. Ou seja, a anlise quantitativa do preo pago pelos consumidores de informao para aceder informao dos mass media e do preo pago pelos anunciantes para associarem a sua publicidade a esse contedo so indicadores do valor socialmente atribudo a essa informao. Da que se possa inferir o valor atribudo informao distribuda pelos mass media a partir das suas receitas, combinadas com a quantidade de informao distribuda. Isto significa que tanto podemos analisar a receita mdia de venda de venda de um rgo de informao, por exemplo, como o volume total de receitas de uma empresa de comunicao social, dividido pela quantidade de informao produzida, em pginas, horas de emisso ou outro indicador adequado. No caso dos mass media, a evoluo da rentabilidade da publicidade exibida, por exemplo, funo da quantidade de impactos publicitrios conseguidos e, desse modo, tambm um indicador indirecto do valor social atribudo a essa informao. Ao analisar este tipo de indicadores, estaremos obviamente a analisar alis por a que comea a anlise o estado e evoluo do modelo de negcio dos mass media, uma vez que se considera no estudo, como j disse atrs, que o modelo de negcio dos mass media apenas uma forma particular de institucionalizar a distribuio de informao em sociedade. Ao olhar para o estado e evoluo do modelo de negcio dos mass media espero poder demonstrar que a respectiva deteriorao se deve a uma deteriorao do valor atribudo informao que eles distribuem, precisamente a hiptese colocada. minha inteno fazer esta anlise em trs planos: no plano nacional, com dados referentes aos media em Portugal; no plano internacional, com dados referentes sobretudo realidade norte-americana; e no plano nacional restrito, com dados especficos decorrentes de um estudo de caso que ser referido mais frente. Assim esta hiptese ser confrontada com os dados secundrios e documentais provenientes sobretudo de trs grupos de fontes: a) Estatsticas de consumo de media: inclui indicadores como as vendas globais de jornais e revistas, as audincias de televiso, as audincias de rdio, etc. Estes so dados que normalmente so tornados pblicos por entidades colectivas ou pblicas e que portanto so de acesso relativamente fcil b) Estatsticas econmico-financeiras dos mass media: inclui indicadores de rentabilidade econmica-financeira dos mass media, que nalguns casos so divulgadas publicamente por entidades que fazem a compilao e divulgao pblica dessas informaes e noutros casos so objecto de comunicao pblica da prpria empresa atravs do seu relatrio e contas; c) Estudo de caso Autohoje: inclui o acesso a todas as informaes de mercado e financeiras incluindo as que no so pblicas relativas ao rgo de comunicao social Autohoje, uma revista especializada de grande consumo e difuso nacional, e empresa que o edita, a Motorpress Lisboa. Com os dados provenientes deste trs grupos de fontes, espero poder construir um quadro bem fundamentado da evoluo do modelo de negcio dos mass media nos ltimos 10 anos, em Portugal e internacionalmente. E, com isso, espero poder confirmar duas coisas: primeiro, que houve uma deteriorao geral desse modelo de negcio; e, segundo, que essa deteriorao se ficou a dever a uma degradao do valor socialmente atribudo informao, segundo indicao da respectiva monetizao. O estudo de caso Autohoje pretende desempenhar aqui um papel de elemento de controlo, permitindo confirmar ao nvel micro aquelas que sero as concluses resultantes da anlise feita ao nvel macro. Ou seja, no irei fazer uma descrio completa do caso Autohoje, mas sim us-lo para demonstrar, na prtica, as concluses gerais retiradas da anlise anterior, sustentando essa demonstrao no acesso a dados mais detalhados da respectiva operao, que no so considerados ou no esto disponveis nos indicadores macroeconmicos referidos acima, mas que podem ser importantes para compreender a situao, como os custos com pessoal, o preo mdio de pgina, a relao directa entre receitas e despesas, etc.

Quanto hiptese A2, recorde-se, ela afirmava que o valor econmico da informao distribuda pelos novos media da sociedade em rede menor que o valor econmico da informao distribuda pelos mass media antes da sociedade em rede. Ou seja, esta hiptese de certo modo uma decorrncia da anterior e estabelece com ela uma relao comparativa. Depois de analisar o estado e evoluo do modelo de negcio dos mass media jornais, revistas, televises, rdios irei olhar para o modelo de negcio dos novos media da sociedade em rede websites, redes sociais, motores de pesquisa, plataformas de partilha de informaes e documentos, etc. Nalguns casos, tratar-se- de operaes exploradas pelos mass media tradicionais no novo ambiente informativo os websites dos jornais, por exemplo. Noutros casos tratar-se- de meios de distribuio de informao novos e nativos da internet, como o motor de pesquisa da Google ou a rede social Facebook. Obviamente, isso ser objecto de definio precisa quando for delimitado o conceito de novo s media Mas o que me interessa verdadeiramente abordar, tanto num caso como noutro, mais uma vez o valor econmico da informao socialmente distribuda por esses novos media. E, mais uma vez, interessa-me abordar a questo tanto no mbito nacional como no mbito internacional, tanto mais que neste caso o alcance global das redes aparecer como um elemento estruturante do seu funcionamento e respectiva anlise. Tal como a anterior, esta hiptese ser sustentada em dados secundrios e documentais provenientes de trs grupos de fontes: d) Estatsticas de consumo de novos media: inclui indicadores como a quantidade de utilizadores nicos, de visitantes e de pginas vistas dos websites, tanto nacionais como internacionais. Quando nos referimos s operaes na internet dos mass media tradicionais, existem colectivamente validados para essas medies (como o sistema Netscope da Marktest, em Portugal, por exemplo); quando nos referimos aos novos media nativos, digamos assim, existem ferramentas online que permitem fazer comparaes entre websites, esses e os anteriores (Alexa, Google Analytics, etc). e) Estatsticas econmico-financeiras dos novos media: inclui indicadores de rentabilidade das empresas de media tradicionais que exploram os novos canais de distribuio de informao, por um lado, e das empresas de distribuio de informao que so nativas da internet, por outro. Tal como no ponto b), esta informao tanto pode ser compilada e publicada por entidades colectivas que tm essa funo como pelas prprias empresas atravs dos seus relatrios e contas obrigatoriamente pblicos. Por exemplo, muita da informao relativa s operaes globais da Google ou do Facebook vir deste tipo de fonte. f) Estudo de caso Autohoje: inclui o acesso a todas as informaes de mercado e financeiras incluindo as que no so pblicas acerca das operaes da revista Autohoje na internet e noutros mbitos da comunicao digital. Com os dados provenientes destes trs grupos de fontes, espero poder provar que tal como afirma a hiptese a rentabilidade dos media que operam na internet sejam eles um brao dos media tradicionais ou novos media menor que a dos mass media tradicionais e que essa reduo de rentabilidade se fica a dever a uma reduo da atribuio de valor informao que eles distribuem. O estudo de caso Autohoje desempenha aqui tambm o papel de fiel da balana, permitindo olhar para o detalhe de todas as operaes digitais e comparar essas operaes com as dos canais tradicionais de distribuio de informao, de modo a identificar a degradao de valor da informao que a hiptese postula. Em suma, a abordagem destas duas hipteses deve ocorrer em sequncia, no sentido em que se procura caracterizar um modelo de negcio e depois avaliar a respectiva viabilidade no novo paradigma comunicativo da sociedade em rede. Esta comparao, devidamente fundamentada em dados secundrios recolhidos para o efeito, j permitir tirar algumas concluses relevantes para o estudo, nomeadamente aquelas que tm que ver com a vertente econmica da valorao social

atribuda informao. Mas fica a faltar a respectiva valorao social, que ser abordada na terceira hiptese operacional deste estudo. 4.2. Hiptese B1 Operacionalizao e metodologias de estudo A terceira hiptese operacional deste estudo, recorde-se, afirma que no contexto social, a informao tanto mais valiosa quanto mais abundante for . Esta obviamente uma hiptese bastante mais genrica e mais difcil de operacionalizar que as anteriores. Em primeiro lugar, pelas dificuldades em identificar e analisar a utilizao social da informao e, em segundo lugar, ainda mais, pela dificuldade em medir a respectiva valorao. Por isso, em primeiro lugar, de esperar que esta parte do estudo venha a sustentar-se, mais que as anteriores, em vrios contributos tericos da sociologia sobre a funo social da informao. E, em segundo lugar, este estudo ir procurar recolher dados de outros estudos j realizados e publicados sobre esta matria antes de projectar uma recolha emprica prpria. Seja como for, o que me interessa perceber nesta parte do estudo qual a utilizao que os indivduos, enquanto agentes sociais, fazem da informao que tm ao seu dispor; que parte dessa utilizao que se destina a melhorar as prprias condies de funcionamento das suas relaes sociais; e que valor que atribuem a essa funo social da informao. O conjunto dos trs parmetros de observao dar-nos- aquilo a que chamamos o valor social da informao. Assim, para estudar a hiptese B1, irei usar fontes secundrias e primrias: a) Estudos empricos j realizados e publicados: inclui uma pesquisa sobre estudos empricos j realizados sobre as razes que levam os indivduos a participar em redes sociais mediadas por computador, tentando identificar, nessas razes, o que que os indivduos esperam tirar de positivo dessa participao. E, portanto, que valor atribuem informao que circula nessa redes. H inquritos feitos aos utilizadores de redes sociais que pontualmente abordam estas questes e que portanto podem ser consultados. E h tambm estudos empricos j realizados que podem ser analisados, como por exemplo o estudo de Ellison, Steinfeld e Lampe sobre utilizadores do Facebook que citado na bibliografia preliminar (2007). Outros estudos semelhantes sero utilizados como fonte documental nesta investigao. b) Estudo laboratorial online: a disseminao controlada de uma informao potencialmente valiosa para os indivduos, controlando a respectiva utilizao, disseminao e partilha. Este estudo possvel pelo facto de eu ter acesso s redes sociais exploradas pela Motorpress Lisboa e portanto s ofertas e passatempos realizadas no mbito dessas redes sociais. A inteno, nesta parte do estudo, utilizar uma dessas redes sociais (ou vrias) para colocar disposio dos utilizadores uma informao que lhes pode trazer benefcio directo ou atravs da partilha com os seus pares; e depois controlar o que que os indivduos que usam essa informao fazem realmente com ela. c) Inqurito online: realizar um inqurito online, com uma amostra no estratificada, sobre a atribuio genrica de valor informao que circula nas redes sociais, sendo que uma parte das questes ser decorrente do estudo laboratorial online anterior e seguir os mesmos canais. A amostra ser constituda de forma que possa identificar, nos respondentes, aqueles que tomaram conhecimento da informao referida no ponto b) e aqueles que a utilizaram ou partilharam de alguma forma. O inqurito deve ter entre 150 e 200 respostas. Este inqurito no pretende ser uma pea central do estudo, mas antes um elemento informativo complementar em relao pesquisa documental referida no ponto a). Os dados documentais recolhidos sobre estudos empricos j realizados acerca das razes que levam os indivduos a participar em redes sociais, combinados com as abordagens tericas sobre esta matria, constituiro a parte mais importante dos dados que devero confirmar a hiptese referida. O estudo laboratorial seguido de inqurito online tem por funo complementar essas informaes e

eventualmente deixar pistas para uma investigao do mesmo tipo, mas com uma abordagem metodolgica mais completa. O que se pretende com o conjunto formado pelo estudo laboratorial seguido de inqurito online (ambos esto relacionados e actuam em sequncia) tentar controlar as respostas dos inquiridos que participaram no estudo laboratorial face s respostas dos inquiridos que ignoraram ou no tomaram conhecimento desse estudo laboratorial. 4.3. Cronograma Em termos de explanao temporal, este projecto de investigao prolonga-se entre Setembro de 2013 e Junho de 2014 e culmina, naturalmente, com a entrega da dissertao de mestrado correspondente e com a respectiva defesa. Como j disse antes, as vrias sub-temticas a investigar esto relacionadas entre si e tm uma lgica sequencial, pelo que possvel estabelecer um cronograma de tarefas (que est representado graficamente no anexo I) e que tem o seguinte encadeamento: no ms de Setembro tenciono completar as leituras preliminares j efectuadas. Entre Outubro e Novembro procederei recolha e anlise de dados relativos hiptese A1. Entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014, recolherei e analisarei os dados relativos hiptese A2 (trabalhando naturalmente sobre os dados recolhidos e analisados nos dois meses anteriores, uma vez que ambas as hipteses esto relacionadas). Em ambos os casos, tenciono referir todos os dados ao ano de 2012 completo, eventualmente com alguns dados complementares relativos a 2013 (total ou parcial) nos casos em que estes dados estejam disponveis. No anexo II esto parcialmente exemplificados alguns dos dados que iro ser recolhidos nestas duas fases da investigao. Entre Maro e Abril de 2014 procederei recolha e anlise dos dados relativos hiptese B1. Estimo cerca de quatro semanas para a recolha de documentao secundria (estudos empricos j realizados e abordagens tericas) e outras quatro para a implementao do estudo laboratorial e respectivo inqurito subsequente.

5. Resultados esperados Do ponto de vista terico, este projecto de investigao baseia-se na anlise daquilo que mudou no paradigma da comunicao social na transio para a sociedade em rede. Considera-se e isso ser fundamentado teoricamente que os meios de comunicao de massa desempenharam historicamente um papel na forma institucional de distribuir informao na sociedade e que essa forma institucional revestiu vrias caractersticas legais, polticas, econmicas, etc uma das quais foi organizar-se segundo modelos de negcio baseados no valor econmico da informao. O que este trabalho pretende provar que as mudanas que observamos na forma de distribuir informao em sociedade resultam de uma alterao de fundo do valor econmico da informao, que por sua vez resulta de uma alterao ao nvel da apropriao social da informao. A passagem de uma informao predominantemente distribuda por via analgica para uma criao e distribuio que hoje sobretudo digital um factor decisivo nesta transformao, uma vez que altera as condies sociais de produo, distribuio e consumos de informao. Depois de consultadas as anlises tericas e recolhidos os dados empricos previstos neste estudo, espero obter pelo menos trs resultados principais. Em primeiro lugar, demonstrar com dados quantitativos que o modelo de negcio dos mass media est esgotado e no pode ser recuperado no quadro da sociedade em rede, porque o que se alterou nas condies do exerccio da comunicao em termos sociais resulta de uma mudana no valor econmico da informao no qual se baseia esse modelo de negcio. Em segundo lugar, este estudo espera tambm demonstrar que o modelo de negcio dos novos media da sociedade em rede no substitui directamente o modelo de negcio dos media tradicionais, que tambm este afectado pela reduo do valor econmico da informao e que por isso depende de uma escala global ou quase global para subsistir de uma maneira economicamente vivel.

10

Por fim, em terceiro lugar, espero que este estudo contribua para uma investigao mais abrangente sobre formas alternativas de atribuir valor informao no quadro da sociedade em rede, considerando que o modelo actual est esgotado e preciso encontrar um modelo alternativo que garanta as funes sociais de distribuio de informao dentro de parmetros de racionalidade econmica e relevncia e adequao social. Por exemplo: neste modelo organizativo, a incorporao da produo informativa dos indivduos o chamado user generated content no est actualmente enquadrada em mecanismos institucionais vlidos e sustentveis. Por um lado os indivduos que produzem informao na sociedade em rede no podem continuar a contribuir graciosamente para sistemas privados que capturam o valor desse contributo; e, por outro lado, um tal sistema no deixa qualquer margem de competio leal ao sistema profissional de produo de informao. Ou seja, precisamos de encontrar uma nova forma de associar o valor informao para suplantar esta incongruncia. O que eu espero desejo que este trabalho possa dar algum contributo terico nesse sentido.

Concluso A minha motivao profunda para trabalhar neste mestrado vai no sentido de compreender to integralmente quanto possvel as grandes transformaes pelas quais est a passar o sector da comunicao social. No apenas como forma de reflectir sobre ele, mas sobretudo como forma de reflectir sobre o modo como enquanto sociedade escolhemos organizar os meios de que dispomos para comunicar uns com os outros. Porque, apesar das mutaes pelas quais passou, o modelo organizativo dos mass media conferiu uma notvel estabilidade de fundo funo de distribuir informao socialmente relevante. As novas tecnologias de informao e comunicao vieram romper esse equilbrio, sem que seja ainda claro que equilbrio viro a instituir em seu lugar. Dito de outro modo, os mass media e os seus modelos de negcio foram a forma institucional encontrada pelas sociedades para, durante um perodo de tempo relativamente longo, assegurarem a distribuio social de informao, de acordo com um conjunto de tecnologias de informao e comunicao que foram mudando ao longo do tempo, mas dentro do mesmo paradigma comunicativo. Agora, aquilo a que assistimos a uma mudana desse paradigma, com um conjunto de tecnologias de informao e comunicao que, pelas suas caractersticas, suscitam formas de organizao social diferentes a sociedade em rede e exigem novos modelo de organizao e novas formas de institucionalizao. Se o trabalho de investigao que pretendo desenvolver contribuir minimamente para esse debate, o seu resultado j ter sido positivo.

11

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIA METODOLGICA


CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications, Incorporated, 2003. DELLA PORTA, Donatella; KEATING, Michael (ed.). Approaches and methodologies in the social sciences: A pluralist perspective. Cambridge University Press, 2008.
HILL, M. M.; HILL, A. - Investigao emprica em cincias sociais: um guia introdutrio Lisboa : DINMIA, 1998. (Dinmia Working Paper, 1998/10). HILL, M. M.; HILL, A. A construo de um inqurito, Lisboa : DINMIA, 1998. (Dinmia Working Paper, 1998/11).

KING, Gary; KEOHANE, Robert O.; VERBA, Sidney. Designing social inquiry: Scientific inference in qualitative research. Princeton University Press, 1994. QUIVY, Raymond; VAN CAMPENHOUDT, Luc. Manual de investigao em cincias sociais. 1998. RAGIN, Charles C. The comparative method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies. Univ of California Press, 1989.

BIBLIOGRAFIA TEMTICA PRELIMINAR

BATES, Benjamin J. Information as an economic good: Sources of individual and social value. The political economy of information, 1988, 1988: 76-94. BENKLER, Yochai. The wealth of networks: How social production transforms markets and freedom. Yale University Press, 2006. BOURDIEU, Pierre. The Forms of Capital. Readings in economic sociology, 2008, 280. CASTELLS, Manuel. The rise of the network society: The information age: Economy, society, and culture. Wiley-Blackwell, 2011. CASTELLS, Manuel. Communication power. OUP Oxford, 2009. ELLISON, Nicole B.; STEINFIELD, Charles; LAMPE, Cliff. The benefits of Facebook friends: Social capital and college students use of online social network sites. Journal of ComputerMediated Communication, 2007, 12.4: 1143-1168. ENGESTRM, Jyri. Sizing up social capital. Engestrm, Y. Activity Theory and Social Capital. Technical Reports, 2001, 5. JENKINS, Henry. Convergence culture: Where old and new media collide. NYU press, 2006. MANOVICH, Lev. The language of new media. The MIT press, 2001. NEGROPONTE, Nicholas. Being digital. Vintage, 1996. OSTROM, Elinor. Governing the commons: The evolution of institutions for collective action. Cambridge university press, 1990. PETERSEN, Sren Mrk. Common banality: The affective character of photo sharing, everyday life and produsage cultures. 2009. PhD Thesis. IT-Universitetet i KbenhavnIT University of Copenhagen, InstituttetInstituttet, Innovative CommunicationInnovative Communication. PICARD, Robert G. Money, media, and the public interest. Oxford: Oxford University Press, 2005. SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal. Information rules. Harvard business school press, 1998. SCHILLER, Dan. How to think about information. University of Illinois Press, 2006. SCHILLER, Dan. Digital Capitalism: Networking Global. MIT press, 2000. SILVERSTONE, Roger. Why study the media?. SAGE Publications Limited, 1999. SILVERSTONE, Roger; HADDON, Leslie. Design and the domestication of ICTs: technical change and everyday life. Communication by design. The politics of information and communication technologies, 1996, 44-74.

12

THOMKE, Stefan; VON HIPPEL, Eric. Customers as innovators: a new way to create value. Harvard business review, 2002, 80.4: 74-81. VAN DIJK, Jan. The network society. SAGE Publications Limited, 2012. VAN DIJCK, Jose. Users like you? Theorizing agency in user-generated content. Media, culture, and society, 2009, 31.1: 41. VON HIPPEL, Eric. The sources of innovation. Gabler, 2007. WELLMAN, Barry, et al. Computer networks as social networks: Collaborative work, telework, and virtual community. Annual review of sociology, 1996, 213-238.

13

Anexo I

CRONOGRAMA

Preliminares

Recolha e anlise de dados (H-A1)

Recolha anlise

dados (H-A2)

Recolha e anlise de dados (H-B1)

Elaborao

Elaborao da dissertao

14

Anexo II Exemplos do tipo de dados a explorar para confirmar as hipteses operacionais A1 e A2

Quadro-exemplo 1 Repartio das receitas publicitrias, entre 2003 e 2011, nos E.U.A.

Grfico-exemplo 1 Autohoje Variao de vendas e facturao nos ltimos 3 anos 120 100 80 60 40 20 0

2010 2011 2012

15

You might also like