You are on page 1of 4

As ferramentas do Composto de Comunicao

Promoo de vendas Tcnica especifica para gerar vendas. Atua internamente na empresa junto a equipe de vendas e/ou direto no ponto de vendas. Em muitos casos a verba de comunicao para esta ferramenta atinge os 50%, sendo os outros 50% direcionados a propaganda. Assim como na propaganda, qualquer promoo de vendas deve ser iniciada tendo em vista um problema a resolver, estabelecendo os objetivos a serem atingidos e, a partir da, desenvolver a estratgia ou o como atingiremos nossos objetivos e metas. Normalmente, a Promoo de Vendas envolve a utilizao e divulgao do produto atravs de brindes, prmios, sorteios e concursos. . Relaes pblicas uma atividade planejada e organizada para atingir resultados determinados de comunicao junto ao pblico-alvo. Divulgando mensagens mais deslocadas do foco da propaganda. Seu objetivo tornar as relaes entre a empresa e seu pblico-alvo ou a comunidade mais transparente, contribuindo para melhorar a imagem institucional da empresa. . Assessoria de imprensa Desenvolve e publica informaes de carter tcnico (pressrelease) sobre a empresa, profissionais ou determinado produto para a comunidade ou a um pblico-alvo especifico.

Essa forma de divulgao das publicaes no paga e potencialmente podem ser de grande influencia junto a opinio publica. Merchandising uma ferramenta que pode estar entrosado pelas outras: Promoo de vendas, propaganda, etc. Material desenvolvido para o ponto de venda sob forma de cartazes, mbiles, fitas de gndolas, etc. Pode ser entendido quando o produto, a sua meno ou peas publicitrias passam a fazer parte integrante do programa, filme ou reportagem paga. o exemplo de uma nica marca (de automvel, detergente, refrigerante) ser veiculada em um programa de televiso ou filme. .Propaganda um dos componentes do mix de comunicao. Contribui para atingir um objetivo determinado. A propaganda uma das ferramentas mais indicadas para atingir os objetivos comunicacionais. O seu desenvolvimento, orientao e realizao devero estar embasados no planejamento de marketing, e seu significado proveniente da analise das influencias do contexto onde a empresa est inserida. Exemplo: Tendncia crescente de sites de busca. Neste caso, a empresa decide lanar um produto/servio desta categoria. A rea de marketing desenvolve um planejamento para o lanamento do produto/servio. O passo seguinte ser a elaborao de um briefing dar incio ao planejamento, criao e a programao de mdia para a efetivao da campanha. . Funo da propaganda:

- Produzir resultados para a campanha; - Informar ao pblico-alvo a existncia de um novo produto - Motivar a compra - Ao da compra (ou seja, realizou o objetivo de vendas) A avaliao dos resultados da campanha ir medir estes aspectos, considerando a forma (criao e execuo) e a fora (intensidade de mdia durante o perodo determinado) com que a campanha foi realizada. Muitas empresas atribuem o sucesso ou o fracasso de vendas unicamente Propaganda. Vale ressaltar que a comunicao tem como prioridade estimular as vendas e no obrigatoriamente vender. Atribuir a propaganda a responsabilidade de vendas ter uma viso reducionista da sua funo e que poder trazer consequncias desastrosas, pois significa no ter um verdadeiro conhecimento das causas do problema. . A propaganda como ferramenta de comunicao A propaganda se apia em trs necessidades, que conduzem a diversos estgios de percepo: 1 Necessidade: Difundir determinado produto/servio relacionando-o a uma imagem pretendida - estgio cognitivo. Quando a marca lembrada: brand awareness Quando a marca lembrada em primeiro lugar: top of mind Quando a marca est associada a uma determinada imagem pretendida pelo anunciante: brand image ou product image. 2 Necessidade: Persuadir o consumidor de que o produto a melhor opo de compra - estgio afetivo. 3 Necessidade:

Motivar o consumidor em potencial para a compra - estgio da ao de compra. Resumindo, a eficcia da propaganda a difuso da mensagem de modo claro e duradouro, de forma correta a fim de persuadir o consumidor a preferir determinada e consequentemente a efetivao da ao da compra do produto. Portanto, fazer propaganda despertar a Ateno, o Interesse, o Desejo de compra e a efetivao da Ao. Podemos concluir que a propaganda a AIDA (as primeiras letras de cada etapa acima). . Avaliao da propaganda em sua funo de comunicar para alcanar os resultados estabelecidos, baseia-se nos aspectos abaixo: - Causou impacto ou despertou a ateno; - Despertou o interesse sobre o produto; - Despertou o desejo de possu-lo; - Motivou o consumidor a ao de compra. . Caractersticas bsicas e comparativas entre propaganda, promoo de vendas e relaes pblicas.
Caractersticas Objetivo Pblico-alvo Durao/tempo Retorno Avaliao Propaganda criar imagem, motivar compra, consumidor final por perodos mdio prazo possvel Prom. Vendas aumentar vendas circulao consumidor final, equipe de vendas um s perodo curto prazo possvel Rel. Pblicas Formar a imagem cons. final, fornecedores contnua longo prazo difcil

You might also like