You are on page 1of 13

CORREO MONETRIA

SUMRIO I. II. III. IV. V. VI. Conceito e Contextualizao Evoluo Histrica no Brasil Correo Monetria de Balano X Correo Monetria Integral Aplicao da Correo Monetria Concluso Referncias Bibliogrficas

I Contextualizao e Conceito
Contextualizao: Nos pases em que o grau de inflao elevado a moeda perde seu poder aquisitivo ao longo do tempo. Assim, as demonstraes contbeis tornam-se distorcidas a medida que seu valor histrico no reflete o atual poder aquisitivo da moeda. Correo Monetria: o sistema de reconhecimento dos efeitos da inflao nas demonstraes contbeis, atualizando os valores histricos dos elementos patrimoniais e de resultado inseridos nessas peas expositivas para uma nica data, tendo como base a utilizao de uma moeda de poder aquisitivo constante, sem prejuzo dos procedimentos relativos correo monetria oficial ou de balano.

I Contextualizao e Conceito
Inflao: A inflao um fenmeno que pode ser definido como uma reduo do poder aquisitivo de uma moeda ou como um aumento do nvel geral de preos de forma continuada (GRIFFITHS, 1981 apud MENDES, 2006). Hendriksen e Van Breda (2007) pontuam que a inflao um fato importante e que afeta quase todos os pases do mundo.

- Efeitos da Inflao: A inflao causa uma repercusso intensa a qualquer investimento, pois alm de se criar uma necessidade de se apurar um retorno adequado, se torna preciso avaliar o acrscimo de que deve ser exigido esse retorno.

II - Evoluo Histrica no Brasil


A Correo Monetria foi INSTITUDA no Brasil pelo artigo 185 da Lei 6.404/76 : - Correo Monetria Integral por meio da instruo do CVM nmero 64/87. - CMV 191/92 que instituiu a UNIDADE MONETRIA CONTBIL (UMC). Pelo art. 4 da Lei 9.249/95 foi revogada a Correo Monetria: - CVM emitiu a instruo numero 248/96. - Parecer de orientao da CVM numero 29/96.
4

II - Evoluo Histrica no Brasil


Tudo que avanou com a lei 6.404/76 a Lei 9.249/95 alterou. Portanto a correo monetria foi EXTINTA a partir de 01/01/96 e somente em 2000 a denominao Correo Monetria foi alterada para Atualizao Monetria pela resoluo CFC nmero 85/2000.

III Correo Monetria de Balano e Correo Monetria Integral


Correo Monetria de Balano: Consistia na correo do ativo permanente e do patrimnio lquido, sendo o valor dessa correo lanado na conta resultado do exerccio, aps o resultado operacional, como uma perda ou um ganho, dependendo da estrutura patrimonial da empresa.

Correo Monetria Integral: A adoo do sistema de Correo Monetria Integral visa a atualizao dos itens componentes das demonstraes contbeis sem se confundir com seus respectivos valores de mercado ou de reposio, atendendo ao princpio fundamental do Registro pelo Valor Original (ou do Custo Original como Base de Valor).

III- Correo Monetria de Balano e Correo Monetria Integral


Todos os itens das demonstraes financeiras so corrigidos por um ndice geral de preos, e como os componentes das demonstraes no so afetados da mesma forma, estes so classificados em monetrios e no-monetrios.

IV - Aplicao da Correo Monetria


Para corrigir um valor monetrio segue os seguintes passos: 1. Classificar as contas em ndices Monetrios e No Monetrios. Os primeiros esto expressos em unidades monetrias que no se alteram ao longo do tempo, mas cujo poder geral de compra varia. J os preos dos itens no monetrios deveriam variar ao longo do tempo, representando um nvel pr-determinado de poder aquisitivo. Os itens monetrios Ativos e Passivos, decorrentes de operaes pr-fixadas, devero ser trazidos a valor presente com base na taxa mdia nominal de Juros divulgada diariamente pela Associao Nacional dos Bancos de Investimento ANBID

IV - Aplicao da Correo Monetria

IV - Aplicao da Correo Monetria

10

V- Ajustes da Avaliao Patrimonial:


Dentre as alteraes aps a divulgao da Lei 11.638 de 2007 est a conta Ajuste de Avaliao Patrimonial (AAP). O ajuste da avaliao patrimonial o resultado do valor da avaliao dos bens em relao ao seu valor justo. O valor justo a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si. O objetivo est em garantir que a determinao do valor justo ocorra em condies usuais de mercado, ou seja, que fatores que pressionem para a liquidao da transao no interfiram na definio do valor final.
11

VI - Concluso
Importncia da Correo Monetria para a Contabilidade - Segundo Schalemberg e Schumacher (2005, pg: 143) a contabilidade entendida como um sistema capaz de transformar dados em informaes, as quais podero contribuir muito nas decises tomadas pelos gestores. A informao precisa ser fidedigna e chegar ao seu destino em tempo hbil, considerando-se as necessidades da entidade, a correo monetria dos demonstrativos financeiros vem colaborar com a preciso dessas informaes.

12

OBRIGADA! DVIDAS?

13

You might also like