You are on page 1of 49

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Aula 01

Assuntos: Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal - Decreto n 1.171, de 22/6/1994. Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal (Decreto n 6.029, de 1/2/2007). Conflito de Interesses no Servio Pblico (Resoluo n 08, de 25/9/2003, da Comisso de tica Pblica da Presidncia da Repblica).

Exerccios Comentados 1. (ESAF/MI/2012) Nos termos do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o conceito de servidor pblico, para fins de apurao do comprometimento tico, a) restritivo, abrangendo apenas os que, por fora de lei, prestem servios de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer rgo do poder estatal. b) restritivo, abrangendo apenas os que, por fora de lei ou contrato, prestem servios de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer rgo do poder estatal. c) relativamente restritivo, abrangendo apenas os que, por fora de lei, contrato ou outro ato jurdico, prestem servios de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer rgo do poder estatal. d) bastante amplo, abrangendo at mesmo os que, por fora de qualquer ato jurdico, prestem servios de natureza excepcional, mesmo que no remunerados para tanto e ligados apenas indiretamente a um rgo do poder estatal. e) amplo, abrangendo tambm os que, por fora de qualquer ato jurdico, prestem at mesmo servios de natureza temporria ou excepcional, desde que com retribuio financeira e ligados diretamente a algum rgo do poder estatal. Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal foi aprovado pelo Decreto n 1.171/94. Portanto, trata-se de um ato normativo que estabelece padro de conduta a ser observado no mbito do funcionamento da Administrao Pblica Federal. Percebam que esse Cdigo de tica aplica-se aos servidores da Administrao Pblica federal direta, autrquica e fundacional, bem como aos empregados das sociedades de economia mista e das empresas pbicas. Em outras palavras, aplica-se aos rgos e s entidades da Administrao Pblica Federal, direta ou indireta. Com efeito, as empresas estatais federais, independentemente de explorarem atividade monopolizada ou no, sujeitam-se s regras do Cdigo de tica, assim como seus dirigentes e empregados. Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado (inciso XXIV).
Portanto, a resposta desta questo a letra d.

2. (ESAF/AFT/MTE/2010) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o servidor pblico deve: I. exercer, com estrita moderao, as prerrogativas do cargo, abstendo-se de us-las em benefcio prprio ou de terceiro. II. escolher a opo que melhor atenda aos interesses do governo, quando estiver diante de mais de uma. III. zelar pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva, quando no exerccio do direito de greve. IV. agir com cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos. V. resistir s presses ilegais ou aticas e denunci-las, mesmo que os interessados sejam seus superiores hierrquicos.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Esto corretas:
a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II e V. c) apenas as afirmativas I, II e IV. d) apenas as afirmativas I, II e III. e) apenas as afirmativas I, III, IV e V.

Comentrios: O item I est certo. dever fundamental do servidor exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos (Dec. n 1.171/94, XIV, t).

Importante: O servidor no pode utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas.

O item II est errado. dever fundamental do servidor ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (Dec. n 1.171/94, XIV, c)

Importante: Quando estiver diante de duas opes, dever do servidor escolher, sempre, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. A escolha no ser feita, por exemplo, em funo do interesse do governo.

O item III est certo. dever fundamental do servidor zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva (Dec. n 1.171/94, XIV, j).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O item IV est certo. A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. (Dec. n 1.171/94, IX). Por isso, dever fundamental do servidor ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano mora (Dec. n 1.171/94, XIV, g). O item V est certo. dever fundamental do servidor resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las (Dec. n 1.171/94, XIV, i).

Importante: No dever do servidor abster-se de denunciar os superiores hierrquicos.

Logo, a resposta desta questo a letra e.

3. (ESAF/AFT/MTE/2010) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. solicitar a um servidor, que lhe subordinado, que decida a pretenso deduzida por um amigo seu, de acordo com o que foi por ele postulado. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no autorizados.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ III. informar a um amigo o teor de um ato governamental, ainda no publicado, o qual afetar interesses de muitas pessoas, inclusive desse mesmo amigo. IV. determinar a um outro servidor, que lhe subordinado, que execute algumas tarefas que so do seu interesse particular (interesse do mandante), salvo se o mandante ocupar cargo de elevada posio na hierarquia funcional. V. fazer exigncias desnecessrias que retardem o exerccio regular de um direito, pelo seu titular. Esto corretas:
a) apenas as afirmativas I, II, III e V. b) apenas as afirmativas II, III, IV e V. c) as afirmativas I, II, III, IV e V. d) apenas as afirmativas III, IV e V. e) apenas as afirmativas II e IV.

Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem (Dec. n 1.171/94, XV, a). O item II est certo. vedado ao servidor pblico exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (Dec. n 1.171/94, XV, q). O item III est certo. vedado ao servidor pblico fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros (Dec. n 1.171/94, XV, m). O item IV est errado. vedado ao servidor pblico desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular (Dec. n 1.171/94, XV, m). Note que essa regra absoluta, no admitindo qualquer exceo. O item V est certo. vedado ao servidor pblico usar de artifcios para procrastinar (retardar) ou dificultar o exerccio regular
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material (Dec. n 1.171/94, XV, d). Por isso, a resposta desta questo a letra a.

4. (ESAF/ATA/MF/2009) Conforme disciplinado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, so deveres fundamentais do servidor pblico federal, exceto: a) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas. b) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. c) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. d) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes. e) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito. Comentrios: Sob a tica do Cdigo de tica, dentre outros, so deveres fundamentais do servidor pblico (item XIV): Exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias (atrasadas, demoradas), principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio; Zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum;

Zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva; Facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito; Exercer com estrita moderao (e no utilizar-se, a todo tempo) as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos.

Logo, a resposta desta questo a letra a.

5. (ESAF/Analista/ANA/2009) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lcito, inserido em sua esfera de atribuies; II. fazer uso de informao privilegiada obtida no mbito interno do seu servio, salvo quando a informao afetar interesse do prprio servidor; III. utilizar, para fins particulares, os servios de servidor pblico subordinado; IV. utilizar-se da influncia do cargo para obter emprego para um parente prximo; V. procrastinar a deciso a ser proferida em processo de sua competncia porque tem antipatia pela parte interessada. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II, III e V. e) apenas as afirmativas III, IV e V. Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim (item XV, g). O item II est errado. vedado ao servidor pblico fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros (item XV, m). O item III est certo. vedado ao servidor pblico desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular (item XV, j). O item IV est certo. vedado ao servidor pblico o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem (item XV, a). O item V est certo. vedado ao servidor pblico usar de artifcios para procrastinar (atrasar) ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material (item XV, d). Portanto, a resposta desta questo a letra c.

6. (ESAF/Analista/ANA/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ I. a tica no servio pblico exige do servidor uma conduta no apenas de acordo com a lei, mas, tambm, com os valores de justia e honestidade; II. o servidor no pode omitir a verdade, ainda que contrria aos interesses da Administrao; III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo; IV. as longas filas que se formam nas reparties pblicas no podem ser qualificadas como causadoras de dano moral aos usurios dos servios pblicos porque no decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administrao; V. para consolidar a moralidade do ato administrativo necessrio que haja equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV. Comentrios: O item I est certo. O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal (inciso II). O item II est certo. Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao (inciso VIII). O item III est certo. Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar (inciso VII).

Importante: Regra: publicidade de qualquer ato administrativo (requisito de eficcia e moralidade). Excees: (1) segurana nacional, (2) investigaes policiais e (3) interesse superior do Estado e da Administrao Pblica.

O item IV est errado. Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos (inciso X).

Importante: As longas filas que se formam nas reparties pblicas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, podem ser qualificadas como causadoras de grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

O item V est certo. A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo (inciso III).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Com efeito, a resposta desta questo a letra b.

7. (ESAF/Processo Seletivo Simplificado/2008) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres ticos do servidor pblico: I. tratar cuidadosamente os usurios dos servios pblicos. II. ser assduo e freqente ao servio. III. abster-se de exercer as prerrogativas da sua funo com finalidade estranha ao interesse pblico. IV. abster-se de denunciar os superiores hierrquicos, em respeito ao princpio da hierarquia. V. apresentar-se ao exerccio da funo. Est(o) correta(s): a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III e IV. c) apenas a afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I e III. e) apenas a afirmativa III. Comentrios: O item I est certo. dever do servidor tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico (item XIV, e). O item II est certo. dever do servidor ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema (item XIV, l). O item III est certo. dever do servidor abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com
Prof. Anderson Luiz

trabalho

com

vestimentas

adequadas

ao

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei (item XIV, u). O item IV est errado. dever do servidor resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las (item XIV, i).

Importante: No dever do servidor abster-se de denunciar os superiores hierrquicos.

O item V est certo. dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo (item XIV, p). Assim a resposta desta questo a letra c.

8. (ESAF/Processo Seletivo Simplificado/2008) De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 ( Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ), vedado ao servidor pblico: I. praticar agiotagem. II. retardar indevidamente deciso de sua competncia porque o interessado seu desafeto. III. valer-se do prestgio do cargo para obter emprego para um familiar. IV. deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance, ou do seu conhecimento, para atendimento do seu mister funcional. V. receber vantagem de qualquer espcie para a prtica de ato da sua competncia. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e V.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) apenas as afirmativas III e V. d) apenas as afirmativas II e V. e) apenas as afirmativas I e III. Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (item XV, q). O item II est certo. vedado ao servidor pblico usar de artifcios para procrastinar (atrasar) ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material (item XV, d). O item III est certo. vedado ao servidor pblico o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem (item XV, a). O item IV est certo. vedado ao servidor pblico deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister (item XV, e). O item V est certo. vedado ao servidor pblico pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim (item XV, g). Por isso, a resposta desta questo a letra a.

9. (ESAF/AFT/MTE/2006) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ I. determinar a um servidor que lhe subordinado que v ao banco pagar suas contas pessoais (contas do mandante). II. informar a um amigo sobre ato de carter geral que est para ser publicado, cujo teor o beneficia (o amigo), mas que ainda considerado assunto reservado no mbito da Administrao Pblica. III. exercer atividade no setor privado. IV. ser membro de organizao que defende a utilizao de crianas como mo-de-obra barata. V. representar contra seus superiores hierrquicos. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I e IV. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II e IV.

Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular (item XV, j).

O item II est certo. vedado ao servidor pblico fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros (item XV, m).

O item III est errado e o item IV est certo. vedado ao servidor pblico exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (item XV, q). Todavia, isso no o impede de exercer atividade no setor privado. O servidor pode exercer atividade no setor privado, desde que no ocorra conflito de interesses e que essa atividade seja atica. O item V est errado. dever do servidor resistir a todas presses de superiores hierrquicos, de contratantes, www.pontodosconcursos.com.br 14

as

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las; Logo, a resposta desta questo a letra a.

10. (ESAF/Analista/ANEEL/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. ser scio de empresa que explore atividade considerada ilegal ou imoral. II. sugerir ao usurio do servio pblico que d uma colaborao em dinheiro para as reunies de confraternizao da repartio. III. deixar de dar regular andamento a um processo administrativo porque o interessado seu desafeto. IV. determinar a servidor subordinado que realize servios do seu interesse particular (interesse do mandante). V. deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas II, III e IV. d) apenas as afirmativas II e IV. e) apenas as afirmativas III e IV. Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (item XV, q). O item II est certo. vedado ao servidor pblico pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim (item XV, g). O item III est certo. vedado ao servidor pblico usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material (item XV, d). O item IV est certo. vedado ao servidor pblico desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular (item XV, j). O item V est certo. vedado ao servidor pblico deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister (item XV, e). Por isso, a resposta desta questo a letra a.

11. (ESAF/Tcnico/ANEEL/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, bem pertencente ao patrimnio pblico. II. efetuar determinado investimento que, em face de informao obtida em razo do cargo e ainda no divulgada publicamente, sabe que ser altamente lucrativo. III. participar de organizao que atente contra a dignidade da pessoa humana. IV. representar contra o seu superior hierrquico, perante a Comisso de tica. V. nomear, para exercer um cargo pblico, parente aprovado em concurso pblico para esse mesmo cargo. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e III.

Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico (item XV, l). O item II est certo. vedado ao servidor pblico fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros (item XV, m). O item III est certo. vedado ao servidor pblico exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (item XV, q). O item IV est errado. dever do servidor resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las (item XIV, i) O item V est errado. No vedado ao servidor nomear, para exercer um cargo pblico, parente aprovado em concurso pblico para esse mesmo cargo. Destarte, a resposta da questo a letra e.

12. (ESAF/Tcnico/ANEEL/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. o servidor pblico, quando estiver diante de mais de uma opo, deve escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. os atos da vida privada do servidor pblico podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que, nos termos da lei, deva-se manter o sigilo. IV. os registros sobre a conduta tica do servidor pblico devem ser fornecidos aos rgos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, para fins de instruir e fundamentar promoes. V. servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II, III, IV e V. Comentrios: O item I est errado. dever fundamental do servidor ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (item XIV, c). O item II est certo. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional (inciso IV). O item III est certo. Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ de eficcia (no requisito de validade) e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar (inciso VII).

Importante: Regra: publicidade de qualquer ato administrativo (requisito de eficcia e moralidade). Excees: (1) segurana nacional, (2) investigaes policiais e (3) interesse superior do Estado e da Administrao Pblica.

O item IV est certo. Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico (inciso XVIII). O item V est certo. Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado (item XXIV). Assim, a resposta desta questo a letra e.

13. (ESAF/AFC/CGU/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994 "o servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4o, da Constituio Federal". Esse enunciado expressa:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) o princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) a regra da discricionariedade dos atos administrativos. c) a impossibilidade de um ato administrativo, praticado de acordo com a lei, ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) um valor tico destinado a orientar a prtica dos atos administrativos. e) que todo ato legal tambm justo. Comentrios: O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal (item II). Esse enunciado expressa um valor tico destinado a orientar a prtica dos atos administrativos, bem como exprime que a finalidade do ato administrativo influencia a sua anlise sob o aspecto da moralidade. Por isso, a resposta desta questo a letra d.

14. (ESAF/AFC/CGU/2006) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, exalta alguns valores que devem ser observados no exerccio da funo pblica, a saber: I. verdade, como um direito do cidado, ainda que contrria aos seus interesses ou da Administrao. II. dignidade, que deve estar refletida em comportamentos e atitudes direcionados preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. III. moralidade, representada legalidade e a finalidade do ato. pelo equilbrio entre a

IV. decoro, que deve ser mantido pelo servidor no apenas no local de trabalho, mas, tambm, fora dele. V. cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Esto corretas: a) apenas as afirmativas II, III, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas III, IV e V. Comentrios: O item I est certo. Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao (inciso VIII). Os itens II e IV esto certos. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos (inciso I). O item III est certo. A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo (inciso III). O item V est certo. A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los (inciso IX). Logo, a resposta desta questo a letra b.

15. (ESAF/AFC/CGU/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, vedado ao servidor pblico: I. receber gratificao financeira para o cumprimento de sua misso. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no-autorizados. III. informar, a um seu amigo de muitos anos, do conhecimento que teve, em razo das funes, de uma minuta de medida provisria que, quando publicada, afetar substancialmente as aplicaes financeiras desse amigo. IV. permitir que simpatias ou antipatias interfiram no trato com o pblico. V. ser, em funo do seu esprito de solidariedade, conivente com seu colega de trabalho que cometeu infrao de natureza tica. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III, e V. d) apenas as afirmativas I, II e V. e) apenas as afirmativas I e II. Comentrios: O item I est certo. vedado ao servidor pblico pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim (item XV, g).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

O item II est certo. vedado ao servidor pblico exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (item XV, q). O item III est certo. vedado ao servidor pblico fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros (item XV, m). O item IV est certo. vedado ao servidor pblico permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores (item XV, f). O item V est certo. vedado ao servidor pblico ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso (item XV, c). Por isso, a resposta desta questo a letra b.

16. (ESAF/AFC/CGU/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22.6.1994, so deveres fundamentais do servidor pblico: I. abster-se de exercer as prerrogativas funcionais do cargo de forma contrria aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico. II. quando estiver diante de mais de uma opo, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. III. exigir de seus superiores hierrquicos as providncias cabveis relativas a ato ou fato contrrio ao interesse pblico que tenha levado ao conhecimento deles. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. V. materializar os princpios ticos mediante a adequada prestao dos servios pblicos.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V . c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas I e IV. e) apenas as afirmativas I, IV e V. Comentrios: O item I est certo. dever fundamental do servidor absterse, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei (item XIV, u). O item II est errado. dever fundamental do servidor ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (item XIV, c). O item III est certo. dever fundamental do servidor comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis (item XIV, m). O item IV est certo. dever fundamental do servidor facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito (item XIV, s). O item V est certo. dever fundamental do servidor ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos (item XIV, f). Portanto, a resposta desta questo a letra b.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 17. (ESAF/AFC/CGU/2006/Adaptada) As comisses de tica previstas no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22.6.1994: I. devem orientar os servidores do respectivo rgo ou entidade sobre a tica no servio pblico. II. devem informar aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros relativos s infraes de natureza tica apuradas. III. tm competncia para aplicar a pena de censura ao faltoso. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I e II. b) as afirmativas I, II e III. c) apenas as afirmativas I e III d) apenas as afirmativas II e III. e) apenas a afirmativa III. Comentrios: Os itens I e III esto certos. De acordo com o item XVI do Cdigo de tica, em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica.

Importante: Onde deve existir uma Comisso de tica? Em cada rgo ou entidade da APF direta e indireta; Em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico.

Cada Comisso de tica ser encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. O item II est certo. Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico (item XVIII do Cdigo de tica). Assim, a resposta desta questo a letra b.

18. (ESAF/Analista/ANEEL/2004) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. II. no prejudicar a Administrao Pblica, mesmo que, para tanto, seja necessrio omitir a verdade sobre fato relevante. III. abster-se de observar as formalidades legais desde que no cometa qualquer violao expressa lei. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. V. apresentar-se ao exerccio da funo. Esto corretos os itens: a) I, II e III. b) II, IV e V. c) III, IV e V. d) I, II e IV. e) I, IV e V. Comentrios: trabalho com vestimentas adequadas ao

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O item I est certo. dever fundamental do servidor ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (item XIV, c).

O item II est errado. Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao. O item III est errado. No dever do servidor abster-se de observar as formalidades legais desde que no cometa qualquer violao expressa lei. O item IV est certo. dever fundamental do servidor facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito (item XIV, s). O item V est certo. dever fundamental do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo (item XIV, p). Com efeito, a resposta desta questo a letra e. 19. (ESAF/AFC/CGU/2004) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico: I. tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. II. omitir a verdade sobre fato que prejudique a Administrao e beneficie o cidado. III. ser assduo e freqente ao servio. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. Esto corretos os itens: a) I, II e III
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

Comentrios: O item I est certo. dever fundamental do servidor tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico (item XIV, e). O item II est errado. Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao. O item III est certo. dever fundamental do servidor ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema (item XIV, l). O item IV est certo. dever fundamental do servidor facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito (item XIV, s). Por isso, a resposta desta questo a letra c.

20. (ESAF/AFC/CGU/2004) No tm a obrigao de constituir as comisses de tica previstas no Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal): a) as autarquias federais. b) as empresas pblicas federais.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) as sociedades de economia mista. d) os rgos do Poder Judicirio. e) os rgos e entidades que exeram atribuies delegadas pelo poder pblico. Comentrio: De acordo com o item XVI do Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica.

Importante: Segundo o Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, onde dever existir uma Comisso de tica? Em cada rgo ou entidade da APF direta e indireta; Em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico.

Importante: Sujeitam-se ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: Servidores do Poder Executivo Federal: sim Empregados e dirigentes de EP ou SEM da Unio: sim Militares: no Servidores dos Poderes Legislativo ou Judicirio: no Servidores dos Poderes Executivos Estaduais, Distritais ou Municipais: no

Desta forma, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 21. (ESAF/AFC/CGU/2004) Para os fins do Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, entende-se por servidor pblico: I. os servidores pblicos titulares de cargo efetivo. II. os titulares de cargo em comisso. III. os empregados de sociedades de economia mista. IV. os que, temporariamente, prestam servios Administrao Pblica Federal, desde que mediante retribuio financeira. Esto corretos os itens: a) I, II, III e IV b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II e III Comentrios:

Apenas o item IV est errado. Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado (inciso XXIV). Assim, a resposta desta questo a letra e.

22. (ESAF/AFC/CGU/2004) As infraes de natureza tica apuradas pelas comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: a) no podem ser informadas a outros rgos encarregados de apurao de infrao disciplinar ou criminal, mesmo que sejam de natureza grave. b) devem ficar restritas ao mbito da prpria comisso, sob pena de configurar um bis in idem.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) devem ser informadas ao rgo encarregado da execuo do quadro de carreira do servidor infrator, para o efeito de instruir e fundamentar promoes. d) no podem ser sancionadas com a pena de censura tica se o processo de apurao no tiver observado o contraditrio e a ampla defesa, com todos os meios de prova assegurados em direito, inclusive testemunhal e pericial. e) no podem ser objeto de qualquer recurso. Comentrios: Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico (item XVIII). Logo, a resposta desta questo a letra c.

23. (ESAF/AFT/MTE/2003) No mbito das regras deontolgicas do Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, assinale a afirmativa falsa. a) Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. b) O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando, a conduta negligente. c) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. d) O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. e) A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, no se integra na vida particular de cada servidor pblico. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Destarte, a resposta da questo a letra e.

24. (ESAF/AFRF/2003) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, "a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo". Esse enunciado expressa: a) o sentido do princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) que o estrito cumprimento da lei conduz moralidade na Administrao Pblica. c) que o ato administrativo praticado de acordo com a lei no pode ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) que todo ato legal tambm moral. e) um valor tico administrativos. Comentrios: que deve nortear a prtica dos atos

O Cdigo de tica traz um rol de valores que sempre devero ser buscados pelos servidores pblicos durante o desempenho de suas atribuies. Esses valores, que so chamados de regras deontolgicas, representam o padro tico desejvel na Administrao Pblica Federal, ou seja, expressam valores ticos destinados a orientar a prtica dos atos administrativos. Logo, a resposta desta questo a letra e.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

25. (ESAF/AFRF/2002) Pelo Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, a sano aplicada pela Comisso de tica de: a) multa b) advertncia c) suspenso d) censura e) repreenso Comentrios:

Importante: A censura nica pena que pode ser aplicada pela Comisso de tica. As penalidades previstas no art. 127 da Lei n 8.112/90 no podem ser aplicadas pela Comisso de tica.

Com efeito, a resposta desta questo a letra d.

26. (ESAF/TRF/2002) No mbito do Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, no se considera vedao ao servidor pblico: a) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos de seu conhecimento para aprimorar o seu desempenho. b) pleitear vantagem de qualquer espcie para o desempenho de sua misso. c) tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento do servio pblico. d) desviar servidor pblico para o atendimento a interesse particular. e) incidir em acumulao remunerada de cargos pblicos, no autorizada constitucionalmente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Questo decoreba. A acumulao ilegal no listada pelo Cdigo de tica como uma vedao ao servidor. Por isso, a resposta desta questo a letra e.

27. (ESAF/AFRF/2001) So vedaes ao servidor pblico, previstas no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n 1.171, de 22.06.94), exceto: a) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular b) proceder a prticas religiosas no recinto do servio c) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos d) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso e) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias Comentrios: Mais uma questo decoreba. No tem jeito. Vocs devem memorizar as vedaes previstas no Cdigo de tica. O Cdigo de tica no veda que o servidor proceda a prticas religiosas no recinto do servio. Assim, a resposta desta questo a letra b. Amigos(as), At a prxima aula! Bons estudos, Anderson Luiz

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Lista das Questes Apresentadas nesta Aula 1. (ESAF/MI/2012) Nos termos do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o conceito de servidor pblico, para fins de apurao do comprometimento tico, a) restritivo, abrangendo apenas os que, por fora de lei, prestem servios de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer rgo do poder estatal. b) restritivo, abrangendo apenas os que, por fora de lei ou contrato, prestem servios de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer rgo do poder estatal. c) relativamente restritivo, abrangendo apenas os que, por fora de lei, contrato ou outro ato jurdico, prestem servios de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer rgo do poder estatal. d) bastante amplo, abrangendo at mesmo os que, por fora de qualquer ato jurdico, prestem servios de natureza excepcional, mesmo que no remunerados para tanto e ligados apenas indiretamente a um rgo do poder estatal. e) amplo, abrangendo tambm os que, por fora de qualquer ato jurdico, prestem at mesmo servios de natureza temporria ou excepcional, desde que com retribuio financeira e ligados diretamente a algum rgo do poder estatal. 2. (ESAF/AFT/MTE/2010) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o servidor pblico deve: I. exercer, com estrita moderao, as prerrogativas do cargo, abstendo-se de us-las em benefcio prprio ou de terceiro. II. escolher a opo que melhor atenda aos interesses do governo, quando estiver diante de mais de uma. III. zelar pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva, quando no exerccio do direito de greve. IV. agir com cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos. V. resistir s presses ilegais ou aticas e denunci-las, mesmo que os interessados sejam seus superiores hierrquicos. Esto corretas:
a) as afirmativas I, II, III, IV e V. Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ
b) apenas as afirmativas I, II e V. c) apenas as afirmativas I, II e IV. d) apenas as afirmativas I, II e III. e) apenas as afirmativas I, III, IV e V.

3. (ESAF/AFT/MTE/2010) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. solicitar a um servidor, que lhe subordinado, que decida a pretenso deduzida por um amigo seu, de acordo com o que foi por ele postulado. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no autorizados. III. informar a um amigo o teor de um ato governamental, ainda no publicado, o qual afetar interesses de muitas pessoas, inclusive desse mesmo amigo. IV. determinar a um outro servidor, que lhe subordinado, que execute algumas tarefas que so do seu interesse particular (interesse do mandante), salvo se o mandante ocupar cargo de elevada posio na hierarquia funcional. V. fazer exigncias desnecessrias que retardem o exerccio regular de um direito, pelo seu titular. Esto corretas:
a) apenas as afirmativas I, II, III e V. b) apenas as afirmativas II, III, IV e V. c) as afirmativas I, II, III, IV e V. d) apenas as afirmativas III, IV e V. e) apenas as afirmativas II e IV.

4. (ESAF/ATA/MF/2009) Conforme disciplinado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, so deveres fundamentais do servidor pblico federal, exceto: a) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas. b) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. c) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes. e) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito. 5. (ESAF/Analista/ANA/2009) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lcito, inserido em sua esfera de atribuies; II. fazer uso de informao privilegiada obtida no mbito interno do seu servio, salvo quando a informao afetar interesse do prprio servidor; III. utilizar, para fins particulares, os servios de servidor pblico subordinado; IV. utilizar-se da influncia do cargo para obter emprego para um parente prximo; V. procrastinar a deciso a ser proferida em processo de sua competncia porque tem antipatia pela parte interessada. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II, III e V. e) apenas as afirmativas III, IV e V. 6. (ESAF/Analista/ANA/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. a tica no servio pblico exige do servidor uma conduta no apenas de acordo com a lei, mas, tambm, com os valores de justia e honestidade; II. o servidor no pode omitir a verdade, ainda que contrria aos interesses da Administrao; III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IV. as longas filas que se formam nas reparties pblicas no podem ser qualificadas como causadoras de dano moral aos usurios dos servios pblicos porque no decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administrao; V. para consolidar a moralidade do ato administrativo necessrio que haja equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV. 7. (ESAF/Processo Seletivo Simplificado/2008) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres ticos do servidor pblico: I. tratar cuidadosamente os usurios dos servios pblicos. II. ser assduo e freqente ao servio. III. abster-se de exercer as prerrogativas da sua funo com finalidade estranha ao interesse pblico. IV. abster-se de denunciar os superiores hierrquicos, em respeito ao princpio da hierarquia. V. apresentar-se ao exerccio da funo. Est(o) correta(s): a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III e IV. c) apenas a afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I e III. e) apenas a afirmativa III. 8. (ESAF/Processo Seletivo Simplificado/2008) De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 ( Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ), vedado ao servidor pblico: I. praticar agiotagem.
Prof. Anderson Luiz

trabalho

com

vestimentas

adequadas

ao

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. retardar indevidamente deciso de sua competncia porque o interessado seu desafeto. III. valer-se do prestgio do cargo para obter emprego para um familiar. IV. deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance, ou do seu conhecimento, para atendimento do seu mister funcional. V. receber vantagem de qualquer espcie para a prtica de ato da sua competncia. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e V. c) apenas as afirmativas III e V. d) apenas as afirmativas II e V. e) apenas as afirmativas I e III. 9. (ESAF/AFT/MTE/2006) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. determinar a um servidor que lhe subordinado que v ao banco pagar suas contas pessoais (contas do mandante). II. informar a um amigo sobre ato de carter geral que est para ser publicado, cujo teor o beneficia (o amigo), mas que ainda considerado assunto reservado no mbito da Administrao Pblica. III. exercer atividade no setor privado. IV. ser membro de organizao que defende a utilizao de crianas como mo-de-obra barata. V. representar contra seus superiores hierrquicos. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I e IV. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II e IV.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 10. (ESAF/Analista/ANEEL/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. ser scio de empresa que explore atividade considerada ilegal ou imoral. II. sugerir ao usurio do servio pblico que d uma colaborao em dinheiro para as reunies de confraternizao da repartio. III. deixar de dar regular andamento a um processo administrativo porque o interessado seu desafeto. IV. determinar a servidor subordinado que realize servios do seu interesse particular (interesse do mandante). V. deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas II, III e IV. d) apenas as afirmativas II e IV. e) apenas as afirmativas III e IV. 11. (ESAF/Tcnico/ANEEL/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, bem pertencente ao patrimnio pblico. II. efetuar determinado investimento que, em face de informao obtida em razo do cargo e ainda no divulgada publicamente, sabe que ser altamente lucrativo. III. participar de organizao que atente contra a dignidade da pessoa humana. IV. representar contra o seu superior hierrquico, perante a Comisso de tica. V. nomear, para exercer um cargo pblico, parente aprovado em concurso pblico para esse mesmo cargo. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e III.

12. (ESAF/Tcnico/ANEEL/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. o servidor pblico, quando estiver diante de mais de uma opo, deve escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. II. os atos da vida privada do servidor pblico podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que, nos termos da lei, deva-se manter o sigilo. IV. os registros sobre a conduta tica do servidor pblico devem ser fornecidos aos rgos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, para fins de instruir e fundamentar promoes. V. servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II, III, IV e V. 13. (ESAF/AFC/CGU/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994 "o servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ regras contidas no art. 37, caput, e 4o, da Constituio Federal". Esse enunciado expressa: a) o princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) a regra da discricionariedade dos atos administrativos. c) a impossibilidade de um ato administrativo, praticado de acordo com a lei, ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) um valor tico destinado a orientar a prtica dos atos administrativos. e) que todo ato legal tambm justo. 14. (ESAF/AFC/CGU/2006) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, exalta alguns valores que devem ser observados no exerccio da funo pblica, a saber: I. verdade, como um direito do cidado, ainda que contrria aos seus interesses ou da Administrao. II. dignidade, que deve estar refletida em comportamentos e atitudes direcionados preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. III. moralidade, representada legalidade e a finalidade do ato. pelo equilbrio entre a

IV. decoro, que deve ser mantido pelo servidor no apenas no local de trabalho, mas, tambm, fora dele. V. cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos. Esto corretas: a) apenas as afirmativas II, III, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas III, IV e V. 15. (ESAF/AFC/CGU/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, vedado ao servidor pblico:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ I. receber gratificao financeira para o cumprimento de sua misso. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no-autorizados. III. informar, a um seu amigo de muitos anos, do conhecimento que teve, em razo das funes, de uma minuta de medida provisria que, quando publicada, afetar substancialmente as aplicaes financeiras desse amigo. IV. permitir que simpatias ou antipatias interfiram no trato com o pblico. V. ser, em funo do seu esprito de solidariedade, conivente com seu colega de trabalho que cometeu infrao de natureza tica. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III, e V. d) apenas as afirmativas I, II e V. e) apenas as afirmativas I e II. 16. (ESAF/AFC/CGU/2006) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22.6.1994, so deveres fundamentais do servidor pblico: I. abster-se de exercer as prerrogativas funcionais do cargo de forma contrria aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico. II. quando estiver diante de mais de uma opo, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. III. exigir de seus superiores hierrquicos as providncias cabveis relativas a ato ou fato contrrio ao interesse pblico que tenha levado ao conhecimento deles. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. V. materializar os princpios ticos mediante a adequada prestao dos servios pblicos. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V . c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) apenas as afirmativas I e IV. e) apenas as afirmativas I, IV e V. 17. (ESAF/AFC/CGU/2006/Adaptada) As comisses de tica previstas no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22.6.1994: I. devem orientar os servidores do respectivo rgo ou entidade sobre a tica no servio pblico. II. devem informar aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros relativos s infraes de natureza tica apuradas. III. tm competncia para aplicar a pena de censura ao faltoso. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I e II. b) as afirmativas I, II e III. c) apenas as afirmativas I e III d) apenas as afirmativas II e III. e) apenas a afirmativa III. 18. (ESAF/Analista/ANEEL/2004) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. II. no prejudicar a Administrao Pblica, mesmo que, para tanto, seja necessrio omitir a verdade sobre fato relevante. III. abster-se de observar as formalidades legais desde que no cometa qualquer violao expressa lei. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. V. apresentar-se ao exerccio da funo. Esto corretos os itens: a) I, II e III. trabalho com vestimentas adequadas ao

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) II, IV e V. c) III, IV e V. d) I, II e IV. e) I, IV e V. 19. (ESAF/AFC/CGU/2004) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico: I. tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. II. omitir a verdade sobre fato que prejudique a Administrao e beneficie o cidado. III. ser assduo e freqente ao servio. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. Esto corretos os itens: a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

20. (ESAF/AFC/CGU/2004) No tm a obrigao de constituir as comisses de tica previstas no Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal): a) as autarquias federais. b) as empresas pblicas federais. c) as sociedades de economia mista. d) os rgos do Poder Judicirio. e) os rgos e entidades que exeram atribuies delegadas pelo poder pblico. 21. (ESAF/AFC/CGU/2004) Para os fins do Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, entende-se por servidor pblico:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ I. os servidores pblicos titulares de cargo efetivo. II. os titulares de cargo em comisso. III. os empregados de sociedades de economia mista. IV. os que, temporariamente, prestam servios Administrao Pblica Federal, desde que mediante retribuio financeira. Esto corretos os itens: a) I, II, III e IV b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II e III 22. (ESAF/AFC/CGU/2004) As infraes de natureza tica apuradas pelas comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: a) no podem ser informadas a outros rgos encarregados de apurao de infrao disciplinar ou criminal, mesmo que sejam de natureza grave. b) devem ficar restritas ao mbito da prpria comisso, sob pena de configurar um bis in idem. c) devem ser informadas ao rgo encarregado da execuo do quadro de carreira do servidor infrator, para o efeito de instruir e fundamentar promoes. d) no podem ser sancionadas com a pena de censura tica se o processo de apurao no tiver observado o contraditrio e a ampla defesa, com todos os meios de prova assegurados em direito, inclusive testemunhal e pericial. e) no podem ser objeto de qualquer recurso. 23. (ESAF/AFT/MTE/2003) No mbito das regras deontolgicas do Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, assinale a afirmativa falsa. a) Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando, a conduta negligente. c) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. d) O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. e) A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, no se integra na vida particular de cada servidor pblico. 24. (ESAF/AFRF/2003) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, "a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo". Esse enunciado expressa: a) o sentido do princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) que o estrito cumprimento da lei conduz moralidade na Administrao Pblica. c) que o ato administrativo praticado de acordo com a lei no pode ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) que todo ato legal tambm moral. e) um valor tico administrativos. que deve nortear a prtica dos atos

25. (ESAF/AFRF/2002) Pelo Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, a sano aplicada pela Comisso de tica de: a) multa b) advertncia c) suspenso d) censura e) repreenso

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

26. (ESAF/TRF/2002) No mbito do Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, no se considera vedao ao servidor pblico: a) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos de seu conhecimento para aprimorar o seu desempenho. b) pleitear vantagem de qualquer espcie para o desempenho de sua misso. c) tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento do servio pblico. d) desviar servidor pblico para o atendimento a interesse particular. e) incidir em acumulao remunerada de cargos pblicos, no autorizada constitucionalmente. 27. (ESAF/AFRF/2001) So vedaes ao servidor pblico, previstas no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n 1.171, de 22.06.94), exceto: a) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular b) proceder a prticas religiosas no recinto do servio c) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos d) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso e) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias Gabarito

1-D 11-E 21-E

2-E 12-E 22-C

3-A 13-D 23-E

4-A 14-B 24-E

5-C 15-B 25-D

6-B 16-B 26-E

7-B 17-B 27-B

8-A 18-E

9-A 19-C

10-A 20-D

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE TICA NA ADMINISTRAO PBLICA P/ ATRFB (EXERCCIOS ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Bibliografia ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2012. BARCHET, Gustavo. Elsevier, 2010. Direito Administrativo. Rio de Janeiro:

CARVALHO, Antonio Carlos Alencar. Manual de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicncia: luz da jurisprudncia dos Tribunais e da casustica da Administrao Pblica. Braslia: Fortium, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. de Direito

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO Manual de PAD Apostila de Texto. Braslia: ESAF, 2012. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: Podivm, 2010. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2011. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. Improbidade

MADEIRA, Vinicius de Carvalho. Lioes de Processo Disciplinar. Braslia: Fortium, 2008. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2011. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2011. de Direito

MIRABETE, Jlio Fabbrini. Manual de Direito Penal. So Paulo: Atlas, 2011. MORAIS, Jos Leovegildo Oliveira. tica e Conflito de Interesses no Servio Pblico. Braslia: ESAF, 2009.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

49

You might also like