You are on page 1of 6

Aula 01

A Literatura no Perodo Colonial Brasileiro


Estudar literatura , basicamente, ampliar nossas habilidades de leitura do texto literrio. No Ensino Mdio, esse estudo acrescido da histria literria, que objetiva acompanhar a evoluo cronolgica da literatura de determinado povo e cultura, observando suas transformaes de acordo com o momento histrico. Por isso, a histria da literatura organiza-a em movimentos, perodos e geraes.

Pero Magalhes Gndavo Provncia de Santa Cruz.

Histria

da

Viagem ao Brasil Jean de Lry Entre os Tupinambs Hans Staden

Literatura de Catequese
Ligada Contrar-reforma a literatura de catequese tinha como objetivo de ampliar a f crist, atravs da catequizao dos nativos. Utilizava como recursos o teatro e a compreenso da lngua Tupi, por parte de seus autores. Dentre os escritores desta literatura, destacam-se: O Padre Jos de Anchieta que utilizava o teatro e a poesia como forma de expresso. Padre Manuel da Nbrega conhecido por Cartas do Brasil e Dilogo sobre a converso do gentio.

Quinhentismo (Sculo XVI)


Viemos buscar cristo e especiarias
O Quinhentismo corresponde poca do descobrimento do Brasil, movimento paralelo ao Classicismo Portugus que, por sua vez, possui ideias relacionadas diretamente ao Renascimento. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os prprios objetivos da expanso martima: a conquista espiritual e a conquista martima.

Barroco (sculo XVII)


Principais caractersticas:

Literatura Informativa
A literatura informativa se refere aos relatos dos viajantes, que eram enviados a corte portuguesa. O contedo deste tipo de literatura descrevia a natureza brasileira, com foco nos aspectos exticos, nos nativos e nas riquezas naturais. Dentre os autores destes relatos, destacam-se: Pero Vaz de Caminha Carta a El-Rei Dom Manuel; Fernandes Brando Dilogos das Grandezas do Brasil; Convivendo com o sensualismo e os prazeres trazidos pelo Renascimento, os valores espirituais to fortes na Idade Mdia e desprezados pelo Renascimento voltaram a exercer forte influncia sobre a mentalidade da poca. Uma nova onda de religiosidade foi trazida pela Contra-Reforma e pela fundao da Companhia de Jesus. Neste sentido, o homem do sculo XVII era um homem dividido entre duas mentalidades, duas formas diferentes de ver o mundo:

A Cidade da Bahia
Renascimento influncia dos clssicos (racionalismo, equilbrio, clareza, linearidade de contornos), viso antropocntrica ou humanista, sensualismo, valorizao da vida corprea, etc.; Idade Mdia teocentrismo, valorizao da vida espiritual, f, etc. A Arte Barroca ir expressar esta tenso entre ideias e sentimentos opostos. Destacam-se dois autores da literatura barroca no Brasil: A cada canto um grande conselheiro Que nos quer governar cabana e vinha No sabem governar sua cozinha E podem governar o mundo inteiro Em cada porta um freqentado olheiro Que a vida do vizinho, e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha Para levar Praa e ao Terreiro Muitos mulatos desavergonhados Trazidos pelos ps os homens nobres Posta nas palmas toda picardia* Estupendas usuras nos mercados Todos os que no furtam, muito pobres E eis aqui a cidade da Bahia.

Gregrio de Matos Guerra, nascido na Bahia


em 1633, tambm conhecido como Boca de Inferno, o primeiro poeta brasileiro e o maior poeta do Perodo Colonial. Sua obra costuma ser dividida em trs vertentes bsicas: lrico-amorosa, lrico-religiosa e satrica. Abaixo citamos alguns poemas de Gregrio de Matos Guerra:

Mesma Dona ngela


Anjo no nome, Anglica na cara, Isso ser flor, e Anjo juntamente, Ser Anglica flor, e Anjo florente, Em quem, seno em vs se uniformara? Quem veria uma flor, que a no cortara De verde p, de rama florescente? E quem um Anjo vira to luzente, Que por seu Deus, o no idolatrara? Se como Anjo sois dos meus altares, Freis o meu custdio, e minha guarda, Livrara eu de diablicos azares. Mas vejo, que to bela, e to galharda, Posto que os Anjos nunca do pesares, Sois Anjo, que me tenta, e no me guarda.

A Jesus Cristo Nosso Senhor


Pequei, Senhor; mas no porque hei pecado, Da vossa alta clemncia me despido; Porque, quanto mais tenho delinqido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar- vos sobeja um s gemido: Que a mesma culpa, que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado. Se uma ovelha perdida e j cobrada, Glria tal e prazer to repentino Vos deu, como afirmais na Sacra Historia, Eu sou, senhor, a ovelha desgarrada; Cobrai-a; e no queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria.

Moraliza o poeta nos ocidentes do Sol a inconstncia dos bens do mundo


Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a luz , por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se a tristeza. Comea o mundo enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens da natureza A firmeza somente na inconstncia.

- No Brasil: ocorre em Minas Gerais (ciclo do ouro); - Ouro incrementou o incio de uma vida urbana; - Poetas so ligados ao movimento da Inconfidncia Mineira. Principais caractersticas:

O Arcadismo, tambm chamado neoclassicismo, recebeu este nome como uma referncia Arcdia, regio campestre do Peloponeso, na Grcia antiga, tida como ideal de inspirao potica. Podemos dividir seus autores em lricos e picos.

Padre Antnio Viera (1608 1697)


Considerado o maior orador sacro da nossa histria, Vieira escreveu cerca de duzentos sermes. Foi uma espcie de cronista da histria imediata. Foi tambm um defensor dos ndios e dos cristos-novos. Sua obra se divide em quatro temticas bsicas: a arte de pregar, a causa do indgena, o problema da escravizao do africano e a questo holandesa. Em todas elas, evidentemente, so debatidas questes existenciais e religiosas. Obra Principal: Sermes

Arcadismo (sculo XVIII)


Contexto Histrico - Influncia do Iluminismo, representado por filsofos como Rousseau e Voltaire;

A poesia lrica, no Brasil, tem como principais autores Toms Antnio Gonzaga, que escreveu Cartas Chilenas, uma obra satrica e a principal obra rcade do pas: Marlia de Dirceu. J Cludio Manuel da Costa autor de Obras poticas, com influncia da lrica camoniana, e Vila Rica, poema narrativo sobre Vila Rica, sendo este um poema pico.

Toms Antnio Gonzaga foi dos maiores


escritores do Arcadismo brasileiro. Sua obra, na verdade, vai alm das limitaes desta

escola, rodeando o pr-romantismo, principalmente ao referir-se mulher amada.

brevidade dolorosa do amor e da vida). Cultuou o soneto de Cames como modelo para seus poemas.

Obras:
Marlia de Dirceu (1792) - Dividido em 3 partes: Pastor Dirceu declara seu amor e celebra a beleza de sua pastora, Marlia; Traduz estado de esprito do tempo em que esteve na priso; Poemas variados.

Obras:
Obras Poticas (1768) Vila Rica (1839): poema narrativo sobre a fundao de Vila Rica.

Cartas Chilenas (1845) obra satrica: Cartas de Critilo para Doroteu Crticas a Fanfarro Minsio Na poesia pica do arcadismo brasileiro iniciou-se a delineao de uma literatura nacionalista, diferente da europeia por utilizar como temtica a histria colonial em meio descrio da paisagem tropical do pas e a insero do ndio como personagem. Entre os autores de poesia pica destaca-se Santa Rita Duro, que escreveu a obra Caramuru, utilizando o Modelo de Cames para contar a Lenda do descobrimento, atravs dos personagens Diogo, Paraguau e Moema. Outro destaque Baslio da Gama, autor de O Uraguai, poema pico pr-romntico, que aborda como tema a tomada das misses, atravs dos personagens Lindia e Sep Tiaraj.

J rompe, Nise, a matutina aurora O negro manto, com que a noite escura, Sufocando do sol a face pura, Tinha escondido a chama brilhadora. Que alegre, que suave, que sonora Aquela fontesinha aqui murmura! E nestes campos cheios de verdura Que avultado o prazer tanto melhora! S minha alma em fatal melancolia, Por te no poder ver, Nise adorada, No sabe inda, que coisa alegria; E a suavidade do prazer trocada, Tanto mais aborrece a luz do dia, Quanto a sombra da noite mais lhe agrada. Que deixa o trato pastoril amado Pela ingrata, civil correspondncia, Ou desconhece o rosto da violncia, Ou do retiro a paz no tem provado Que bem ver nos campos transladado O gnio do pastor, o da inocncia! E que mal no trato, e na aparncia Ver sempre o corteso dissimulado! Ali respira amor, sinceridade; Aqui sempre a traio seu rosto encobre; Um s trata a mentira, outro a verdade: Ali no h fortuna que soobre; Aqui quanto se observa, variedade: Oh ventura do rico! Oh bem do pobre.

Cludio Manuel da Costa - Utilizando o


pseudnimo Glauceste Satrnio (musa inspiradora Nise, a pastora inacessvel), foi um dos introdutores do Arcadismo no Brasil. No entanto, considerado um poeta de transio (Barroco > Arcadismo) por apresentar, ainda, uma temtica barroca (a

Exerccios
Instruo: aps a leitura do texto abaixo (extrado da Carta de Caminha), responda questo 1. Nela at agora no pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem de ferro; nem lho vimos. A terra, porm, em si, de muito bons ares.(...) Mas o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa Alteza em ela deve lanar. E que no houvesse mais ter aqui esta pousada para esta navegao de Calecute, bastaria, quanto mais, disposio para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentando de nossa santa f. 1) A respeito da Carta, de Caminha, podemos afirmar que (A) no h preocupao com a conquista material. (B) a nica preocupao era a catequese dos ndios. (C) representativa do Barroco brasileiro. (D) apresenta tanto preocupao material quanto espiritual. (E) no cita, em momento algum, os nativos brasileiros. 2) Considere as seguintes afirmaes sobre o Barroco brasileiro. I.A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra. II. O conceptismo e o cultismo, expresses da poesia barroca, apresentam um imaginrio

buclico, sempre povoado de pastoras e ninfas. III. A oposio entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas l e III. (E) I, II e III. 3) Pode-se reconhecer nos versos abaixo, de Gregrio de Matos, Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha." (A) o carter de jogo verbal prprio do estilo barroco, a servio de uma crtica, em tom de stira, do perfil moral da cidade da Bahia. (B) o carter de jogo verbal prprio da poesia religiosa do sculo XVI, sustentando piedosa lamentao pela falta de f do gentio. (C) o estilo pedaggico da poesia neoclssica, por meio da qual o poeta se investe das funes de um autntico moralizador. (D) o carter de jogo verbal prprio do estilo barroco, a servio da expresso lrica do arrependimento do poeta pecador. (E) o estilo pedaggico da poesia neoclssica, sustentando em tom lrico as reflexes do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.

4) Quanto ao perodo barroco representantes na literatura brasileira, correto afirmar que

e seus colonial

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

(A) os sermes de Antnio Vieira apresentam uma retrica complexa pela exuberncia de imagens e pelos postulados morais e religiosos. (B) a obra de Gregrio de Matos se distingue pela sua unidade temtica, expressa por um tom satrico. (C) a poesia irreverente de Gregrio de Matos satiriza diferentes tipos sociais, exceo feita aos representantes da Igreja. (D) o predomnio dos valores transcendentais, motivados pela Reforma, marca o estilo barroco da obra de Vieira. (E) Gregrio de Matos se ateve ao uso da lngua culta da Metrpole, ao contrrio de Vieira, que utilizou termos indgenas, africanos e populares. 5) Leia as afirmaes Arcadismo brasileiro. abaixo sobre o

I. Os poetas rcades colocavam-se como pastores para realizarem, dessa forma, o ideal de uma vida simples em contato com a natureza. II. O Arcadismo brasileiro, embora tenha reproduzido muito dos modelos europeus, apresentou caractersticas prprias, como a incorporao do elemento indgena e a stira poltica. III. O tema do Carpe diem, em que o poeta expressa o desejo de aproveitar intensamente o momento presente, fugaz e passageiro, foi ignorado pelos rcades brasileiros, excessivamente racionalistas.

Gabarito
1D 2D 3A 4A 5C

You might also like